News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/01

Started by JotaCC, 14 de January de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Fechar primeira volta no pódio

Olhos postos no último lugar do pódio. O duelo de amanhã entre Sp. Braga e Sporting - na derradeira jornada da primeira volta do campeonato - poderá ditar o terceiro lugar da Liga aos arsenalistas, naquele que é o prato forte da 15.ª jornada. Em igualdade pontual na tabela (Sp. Braga é quarto e Sporting terceiro, ambos com 28 pontos), os 'guerreiros do Minho' preparam a batalha com os leões motivados pelo triunfo da última ronda fora de portas [em Aveiro, diante do Beira-Mar, por 2-1] e conscientes de que o vencedor pode descolar na luta pelo pódio e pela perseguição ao FC Porto e Benfica.
Num duelo que se prevê de emoções fortes, o Sp. Braga tem a favor o factor casa, já que na 'fortaleza' da Pedreira ainda não perdeu esta época em jogos para o campeonato, somando cinco vitórias e apenas um empate (1-1, com o Benfica). A par do registo vitorioso, Quim sofreu somente quatro golos, sendo o Sp. Braga e se assume neste campo como a defesa menos batida dentro de portas.
Esta temporada, as duas equipas já se defrontaram, no Estádio de Alvalade, tendo o Sporting vencido, por 2-0, afastando os arsenalistas da Taça de Portugal.
Mas em Braga, a história de confrontos aponta para o equilíbrio como nota dominante nos últimos anos, apesar de as vitórias terem sorrido mais vezes aos 'leões'.
Em 55 encontros disputados na capital do Minho, para o campeonato, o Sporting venceu 25, contra 18 triunfos dos arsenalistas. O empate registou-se 12 vezes.
Na época passada, o Sporting venceu por 1-0, com golo de Yannick Djaló, e, em 2010, foi Paulo César a marcar o golo da vitória bracarense (1-0).
Na memória está ainda o ano de 2007, que marcou uma das maiores goleadas do Sp. Braga ao Sporting, num triunfo por 3-0, com golos de Frechaut, Linz e Jorginho. Melhor só mesmo em 2002 (4-2, golos de Barroso, Artur Jorge e Glauber).

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hélder Barbosa na batalha
será trunfo para o embate com os leões


Um problema controlado. O sinal de alarme acendeu-se no Axa pelo facto de Hélder Barbosa ter realizado trabalho condicionado durante dois dias devido a problemas num tornozelo. Todavia, os últimos indicadores são positivos e o extremo será trunfo na batalha frente aos leões.

De resto, seria especialmente ingrato para o jogador, de 24 anos, perder a oportunidade tomar parte num embate de cariz simbólico por levar ao Axa o rival direto dos arsenalistas na corrida a um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. É que, esta época, o camisola 10 apenas ficou de fora na 2.ª jornada (receção ao Marítimo), e na última ronda, em Aveiro, voltou a realizar um partido completo pelo Sp. Braga, o que não aconteceu nas 19 ocasiões anteriores em que havia sido utilizado.

RECORD

JotaCC

Karoglan

"Hugo Viana e Nuno Gomes resolvem"


Na década de 90, o nome de Karoglan surgiu no topo da lista de jogadores com maiores possibilidades de resolver um Braga-Sporting a favor dos minhotos. O avançado croata sempre teve uma aptidão especial para marcar aos sportinguistas ao longo da carreira, ao ponto de ainda hoje ser um dos atletas da história dos arsenalistas - o outro foi Barroso - que mais vezes facturaram nos encontros com o rival lisboeta. No entanto, amanhã não poderá fazer outra coisa se não torcer por fora, a partir da sua Croácia natal, e a fazer figas para que Hugo Viana ou Nuno Gomes abatam os leões. "Gostaria que fosse o Hugo Viana ou o Nuno Gomes a marcar o golo da vitória, porque são meus amigos, muito boa gente e, acima de tudo, grandes jogadores", confessou Karoglan, que vai tentando manter-se informado sobre o dia-a-dia do antigo clube. Por isso, sabe que o avançado não tem sido muito utilizado nos últimos tempos. Mesmo assim, não perde a esperança. "O Braga vai ganhar por 1-0 ou 2-0, com o Nuno Gomes a saltar do banco para fazer um golo", antevê.

Nos tempos em que fazia a cabeça em água aos defesas do campeonato português, Karoglan considera que "era muito mais complicado ao Braga vencer um grande". Nos últimos tempos a história é diferente. "Agora o Braga também já é um grande e, por isso, pode ganhar a qualquer adversário", sustenta o croata, que esta época já teve a possibilidade de ver os arsenalistas jogarem várias vezes. Numa delas, em Maribor, em jogo da Liga Europa, até esteve nas bancadas. E, apesar de os bracarenses não terem ido além de um empate, ficou com uma ideia positiva da equipa treinada por Leonardo Jardim, confirmada na última jornada, na visita a Aveiro. "Vi o jogo contra o Beira-Mar e penso que o Braga venceu bem. Como está com o moral em alta, acredito que poderá derrotar o Sporting e ficar sozinho no terceiro lugar", referiu o croata, que prometeu ser um espectador atento do confronto com os leões.


Quatro golos marcados aos leões


Durante os primeiros dois anos em Braga, Karoglan nunca foi feliz quando defrontou Sporting. O melhor que o croata conseguiu foi festejar um empate (1-1) em 1994. A partir de 1995, porém, tudo mudou. Depois do primeiro golo, obtido no Estádio 1º de Maio, o extremo festejou a primeira vitória e daí até à despedida da Cidade dos Arcebispos viria a fazer mais três golos: dois em 1998, num triunfo por 2-0 do Braga em casa, e outro em 1999, também num triunfo por 2-0. Este acabaria por ser o último embate em que facturaria pelos arsenalistas, mas o momento que lhe ficou retida na memória foi outro. "Lembro-me mais de uma assistência que fiz para o Pedro Estrela em Alvalade do que um golo. Driblei dois ou três jogadores do Sporting, cruzei e o Pedro Estrela fez o golo", descreveu. Esse lance remonta a 1996, num jogo em que o Braga venceu por... 1-0.


Só o avançado marcou


Dos dois jogadores escolhidos por Karoglan para resolver o Braga-Sporting a favor dos arsenalistas, Nuno Gomes foi o único que já teve a possibilidade de festejar golos frente ao clube de Alvalade. Foram três no total, todos ao serviço do Benfica: o primeiro em 1999, o segundo em 2005 e o mais recente em 2008. Não deixa de ser curioso, contudo, que só o primeiro tenha estragado as contas dos leões, já que o encontro, realizado no antigo Estádio da Luz, terminou empatado (3-3). Já Hugo Viana ainda procura o primeiro tiro certeiro contra o ex-clube, apesar de até já o ter defrontado por cinco ocasiões, a última das quais esta temporada.

Seja como for, se o passado tivesse algum peso no jogo de amanhã à noite, então Paulo César deveria figurar no topo da lista de jogadores do actual plantel do Braga que mais possibilidades teriam de apontar o golo da vitória contra o Sporting. Isto, porque o brasileiro tem nos leões uma das suas vítimas favoritas desde que em 2000 chegou a Portugal, para representar o Gil Vicente Ao todo, o atacante já facturou por cinco ocasiões - mais uma do que Alan - e até pode gabar-se de ter estado na origem da última vitória na Pedreira dos arsenalistas frente ao rival de Lisboa apontado, curiosamente, na primeira época (2009/10) cumprida por Domingos Paciência como treinador dos minhotos.


Hélder Barbosa ataca o pódio

Ainda que os últimos treinos tenham levantado a dúvida sobre a disponibilidade de Hélder Barbosa para o jogo com o Sporting, fruto de problemas físicos resultantes de uma pancada sofrida no encontro com o Beira-Mar, o extremo deve recuperar a tempo de defrontar os leões. O esquerdino deve fazer parte das opções de Leonardo Jardim, que o colocou numa posição mais próxima de Lima durante a primeira parte do embate com os aveirenses, embora o previsível regresso ao 4x3x3 frente aos sportinguistas faça com que Barbosa volte ao flanco, onde, de resto, se tem destacado ao longo desta temporada. O internacional jovem português, que aproveitou da melhor maneira a saída de Pizzi para o Atlético de Madrid para conquistar um lugar entre os titulares, é mesmo o segundo melhor marcado da equipa arsenalista em 2011/12, embora só dois dos sete golos que contabiliza tenham sido obtidos no campeonato.

Com Hélder Barbosa apto, Leonardo Jardim deve promover apenas uma alteração na equipa que defrontou o Beira-Mar. Hugo Viana, que cumpriu castigo em Aveiro por ter completado uma série de cinco cartões amarelos, voltará ao lote dos titulares em substituição de Rivera, de regresso ao banco depois da estreia como jogador arsenalista. O internacional português voltará, assim, a reeditar a dupla com Custódio, que havia sido vista pela última vez na final da Liga Europa, em Dublin, contra o FC Porto. Se na altura era um troféu que estava em discussão, agora é a possibilidade de os minhotos terminarem a primeira volta do campeonato no último lugar do pódio que se apresenta aos dois antigos atletas do Sporting.


Jardim procura a primeira vitória

Será desta que Leonardo Jardim alcança a primeira vitória da carreira frente ao Sporting? A resposta à questão será conhecida amanhã, quando o treinador reencontrar o clube de Alvalade, com o qual tem um curto historial de confrontos. No primeiro, ainda ao serviço do Beira-Mar (2010/11), conseguiu um empate (1-1) em Aveiro para o campeonato; no segundo, disputado já esta temporada, perdeu por 2-0 em Alvalade, acabando prematuramente eliminado da Taça de Portugal.


SAD assume o custo do aumento do IVA nos bilhetes

O aumento do valor do IVA de 6 para 23 por cento nos bilhetes não terá consequências para os adeptos em Braga, pois os responsáveis da SAD arsenalista decidiram suportar esse custo, a começar já no jogo com o Sporting, no qual são esperadas entre 15 a 18 mil pessoas. Uma atitude vista como necessária, mas que só acontece devido a uma tomada de posição do Governo, alvo de críticas por parte de João Gomes, director-geral da SAD bracarense. "O espectáculo desportivo, nomeadamente o futebol, é de todos o mais rentável ao Estado. Quer na carga fiscal que daí advém, quer nos interesses e nas verbas geradas em todo o mercado ligado a esta actividade. Os clubes andam há anos a lutar para vencer o maior problema do fenómeno: a falta de adeptos nos estádios. E depois deste esforço todo, vem o Estado, principal beneficiário do fenómeno futebol, e decide taxar as manifestações desportivas ao máximo", referiu o director-geral da SAD bracarense.


Trio do Vizela mantém-se entre as opções

O regresso de Hugo Viana não será suficiente para Leonardo Jardim compor a lista de convocados para o jogo com o Sporting. Por isso, Palmeira, Nuno Valente e Wanderson mantiveram-se a treinar na Pedreira ao longo da semana e, pelo menos, dois deles deverão fazer parte dos eleitos. É que apesar de já terem sido registados na Liga, os reforços Miguel Lopes e Luís Alberto - Samuel ainda não foi oficializado - só poderão ser utilizados no jogo em casa com o Penafiel, a contar para a segunda jornada da terceira jornada da Taça da Liga, marcado para quarta-feira, em Braga.


O JOGO

Bruno3429

Arsenalistas Luís Alberto e Miguel Lopes não jogam com o Sporting


O lateral-direito Miguel Lopes (ex-FC Porto) e o trinco Luís Alberto (ex-Nacional da Madeira) já assinaram contrato com o Sporting de Braga mas a dupla não foi, ainda, inscrita na Liga de Clubes e, por isso, ambos não vão estar à disposição de Leonardo Jardim para o jogo com o Sporting.

Diario do Minho

JotaCC

Luís Alberto é a novidade nos convocados do SC Braga

O médio Luís Alberto, reforço de inverno dos arsenalistas, é a grande novidade nos convocados de Leonardo Jardim para o jogo com o Sporting, amanhã, às 20.15 horas, no Estádio Axa.

O brasileiro apenas esta semana começou a treinar-se no Minho mas já faz parte dos planos do técnico madeirense.

Quem está de volta aos eleitos é Hugo Viana, que cumpriu um jogo de castigo.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni.
Defesas: Ewerton, Elderson, Douglão, Palmeira;
Médios: Leandro Salino, Luís Alberto, Hugo Viana, Custódio, Mossoró e Vinicius;
Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Rivera, Nuno Gomes, Alan, Lima e Carlão.


«Este Sporting é o mais forte dos últimos anos» - Leonardo Jardim

Leonardo Jardim fez há instantes a projeção do encontro com o Sporting, que, em caso de vitória, colocará os minhotos isolados no terceiro lugar da Liga portuguesa. O treinador do SC Braga está confiante e acredita que os bracarenses podem conquistar os três pontos.

- SC Braga e Sporting estão empatados na classificação. Espera um jogo equilibrado?
- Sim! Em temos de valia efetiva e performance são equivalentes. O Sporting é um clube que esta temporada fez um grande investimento para não acontecer a diferença em relação aos outros candidatos verificado nos outros anos. Mas o SC Braga em casa quer demonstrar qualidade e a vencer. É esse o nosso objetivo.

- Depois dos quatro empates consecutivos do adversário, o SC Braga é favorito?
- Não! O SC Braga não quer saber de onde parte o favoritismo. Queremos ser competitivos e fortes para consolidar a nossa posição. O objetivo de andar entre os quatro da frente e melhor sempre a nossa posição.

- Após o que aconteceu em Alvalade no jogo da Taça de Portugal, é importante conter o Sporting nos instantes iniciais?
- Não! O segredo é continuar a explanar bom futebol como fizemos em Alvalade. Há que ter maiores cuidados e rigor defensivo. Ambicionamos os três pontos.

- Que Sporting espera?
- Espero um Sporting forte. É um dos candidatos ao título, fez um grande investimento e muitos internacionais A e torna-o o Sporting mais forte dos últimos anos. Mas, apesar de ter muito respeito pelo Sporting, queremos conquistar os três pontos.

- Considera, face aos últimos resultados, o Sporting está num processo descendente e o SC Braga ascendente?
- Vocês é que têm de fazer essa análise. O Sporting está a fazer um excelente campeonato e por perder alguns pontos não quer dizer que está num processo descendente.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim espera "Sporting forte"

O treinador do Sporting de Braga, na habitual antevisão aos jogos que a sua equipa disputa, recusou assumir o favoritismo para a recepção a um "Sporting forte", mas assegurando que pretende vencer a partida.

Leonardo Jardim considera as duas equipas "equivalente", defendendo que este é o "o Sporting mais forte dos últimos anos", uma vez que "fez um investimento grande para evitar o que aconteceu nos últimos anos, em que ficou a uma diferença muito grande do título".

"Está a oito pontos [do líder], mas tem o objectivo de ser campeão. Contudo, temos os mesmos pontos e o Braga, com muito respeito que tem pelo Sporting, joga em casa, com o apoio do seu público e pretende continuar a demonstrar qualidade e vencer para consolidar a sua posição na tabela", afirmou o técnico bracarense.

O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Este é o Sporting mais forte dos últimos anos»

Leonardo Jardim, treinador do SC Braga, está confiante na vitória frente ao Sporting, mas alerta que a turma de Domingos Paciência está mais forte do que em épocas anteriores.

Na véspera do confronto entre as duas equipas, que se encontram empatadas na tabela da Liga Zon Sagres, Jardim garantiu que a equipa está pronta para assegurar o terceiro lugar da classificação, mas disse também estar à espera de um jogo equilibrado.

«Em termos de valia efetiva e performance, as duas equipas são equivalentes. O Sporting é um clube que fez um grande investimento esta temporada, para não acontecer a diferença em relação aos outros candidatos. Mas o SC Braga em casa quer demonstrar qualidade e vencer. É esse o nosso objetivo», atirou, em conferência de imprensa.

Sporting «mais forte» dos últimos anos

Sem querer apontar um favorito para o jogo, Leonardo Jardim garantiu que o reforço do plantel de Domingos Paciência está a dar frutos.

«Espero um Sporting forte. É um dos candidatos ao título, fez um grande investimento  e tem muitos internacionais A. Isso torna-o o Sporting mais forte dos últimos anos. Mas queremos conquistar os três pontos.»

O técnico madeirense negou esperar um Sporting fragilizado por alguns resultados menos bons e deu ainda a receita para não repetir a derrota em Alvalade, que ditou a eliminação dos minhotos na Taça de Portugal (2x0).

«O segredo é continuar a explanar bom futebol, como fizemos em Alvalade. Há que ter maiores cuidados e rigor defensivo.»

ZEROZERO