News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/01

Started by Bruno3429, 11 de January de 2012, 06:52

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Exames 'prendem' Samuel
Por Pascoal Sousa

A apresentação de Samuel como reforço do SC Braga foi adiada até serem conhecidos os resultados dos últimos exames a que o central se submeteu durante esta terça-feira.

O clube não quer deixar passar nenhum detalhe do cadastro clínico do jogador, que há cerca de quatro meses foi alvo de uma intervenção cirúrgica a um joelho, pelo que importa aos bracarenses perceber em rigor se o futebolista está preparado para enfrentar meio ano de competição.

Os exames radiológicos ajudarão a traçar um quadro definitivo. Samuel tem acordo para assinar contrato até 2013, com mais três anos de opção, mas a transferência só será efetiva se o brasileiro passar nos testes médicos. Em relação a Luís Alberto, o médio permanece na Madeira mas é aguardado esta quarta-feira em Braga. O Nacional espera pelo envio do documento que confirma a cedência de Keita de forma a oficializar a rescisão com Luís Alberto.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Samuel oficializado hoje
Joana Russo Belo

Nas próximas horas será oficializado o segundo reforço de Inverno do Sp. Braga. Apesar de já ter assinado contrato por um ano e meio, até 2013 - com mais três anos de opção - Samuel ainda não foi apresentado de forma oficial pelo clube arsenalista, prevendo-se que tal aconteça durante o dia de hoje, na página do emblema bracarense na internet.

O defesa central esteve, ontem, em Braga a ultimar o lote de exames médicos habituais durante o processo de transferência, esperando-se que hoje já se junte ao grupo de trabalho integrando o treino liderado por Leonardo Jardim, no regresso do plantel após um dia de folga.

O 'gigante' brasileiro, de 1,90 metros, é a segunda cara nova a chegar a Braga, depois de o lateral Miguel Lopes já ter sido oficializado, na passada sexta-feira. Samuel, de 25 anos, será uma peça importante para colmatar as baixas na defesa bracarense: é esquerdino e, para além de central, pode também ser utilizado como lateral.

Proveniente do Anderlecht, clube com o qual rescindiu amigavelmente permitindo chegar a Braga a custo zero, Samuel foi formado no Ituano, tendo representado no Brasil clubes como a Portuguesa, Comercial, Paraná Clube, Joinvi lle e São Paulo.
Em 2010, Samuel deixou o Brasil para dar o salto na Europa, assinando contrato de meio ano com o Werder Bremen, mas acabou por não ser feliz. Na Bélgica, ao serviço do Anderlecht, a experiência também não correu bem.

Em Braga, Samuel já revelou estar à procura de conquistar títulos e sucessos.
Para Jardim, a chegada de Samuel significa um sossego, perante as lesões de Paulo Vinícius e Nuno André Coelho.


Luís Alberto à espera

As próximas horas podem também trazer novidades quanto a Luís Alberto.
O médio aguarda apenas a resolução de uma questão burocrática para a rescisão do contrato com o Nacional da Madeira, esperando-se que ainda hoje possa ser anunciado como reforço do Sp. Braga.

Já com todos os pormenores acertados entre os dois clubes - e com a bateria de exames médicos concluída - o médio brasileiro espera a desvinculação do Nacional para ser, oficializado, como reforço e assinar contrato de três anos e meio, até Junho de 2015.
As características de Luís Alberto agradam a Leonardo Jardim que passa a ter novas soluções para o meio-campo e um jogador com um raio de acção mais alargado do que Djamal.

Correio do Minho

Bruno3429

Custódio honrou a profecia
PEDRO ROCHA

A previsão de Djamal bateu tão certa como o Big Ben londrino a dar as horas. Quando já preparava as malas para se juntar à selecção da Líbia, presente na próxima edição da Taça das Nações Africanas (CAN'2012); o médio-defensivo garantiu que o Braga não iria ressentir-se da sua ausência e apontou, sem qualquer hesitação, que Custódio seria o sucessor na posição, colocando-o mesmo num patamar superior ao seu. Adivinho ou não nas horas livres, a verdade é que o vaticínio do internacional líbio fez todo o sentido no jogo com o Beira-Mar, disputado em Aveiro: Custódio surgiu, de facto, na posição 6 e o meio-campo carburou sem problemas, embalando a equipa para uma preciosa vitória, a terceira fora de casa, para o campeonato.

Atento à estreia do camisola 27, livre finalmente dos problemas físicos que o mantiveram afastado dos relvados desde o começo da época, Barroso apreciou, sobretudo, a disponibilidade. "Vem de um período de paragem longo e por isso é natural que estivesse esgotado a partir dos 70 minutos. Fez um bom jogo, não lhe podem exigir mais", observou o antigo médio do Braga, que sabe de cor e salteado as competências de um médio-defensivo. "Deve cumprir bem as instruções do treinador e ser solidário em todos os momentos. Tem de ter grande sentido posicional, ser equilibrado nas transições e eficiente no passe curto e longo. O Custódio sabe colocar a bola tão bem perto como longe", descreveu.

Entre Djamal e Custódio, não há grandes paralelismos na opinião do actual treinador do Vieira. Têm utilidades distintas e, por aí, Leonardo Jardim só sai a ganhar. "Enquanto o Custódio é um jogador com mais dinâmica e qualidade de passe, o Djamal é um jogador posicional, mais forte no jogo aéreo. São ambos de grande qualidade e adaptam-se a várias posições. A equipa sai valorizada e o treinador tem mérito nas escolhas", realça.


Encheu o campo em Aveiro

À luz dos números, percebe-se que a boa exibição de Custódio foi tudo menos ilusão de óptica. Sem qualquer jogo nas pernas esta época, o internacional português foi o melhor do Braga na recuperação de bolas (12) e o mais eficaz no capítulo do passe (34 passes certos), revelando maior dinamismo no primeiro tempo com oito roubos de bola e 22 passes certos. Utilizado em 13 partidas da I Liga, Djamal tem um média de 27,8 passes certos e 7,4 recuperações por jogo.


NÚMEROS
2

Foi campeão nacional (2001/02) e vencedor da Taça (06/07) pelo Sporting.

136
Jogos disputados na I Liga ao serviço do Sporting, V. Guimarães e Braga. Foi lançado em 2002 por Laszlo Boloni.

1
Apontou o golo ao Benfica na meia-final que carimbou o apuramento do Braga para a final da Liga Europa na época passada. Disputou sete jogos.


Raúl Ruidiáz estuda oferta

Com grande cotação no Peru, Raúl Ruidiáz despertou a atenção do Braga e poderá ser mais um sul-americano a cruzar o Atlântico para se juntar aos Guerreiros do Minho. O extremo, de apenas 21 anos, está na iminência de deixar o Universitário alegando justa causa (o clube deve-lhe seis meses de ordenados) e, segundo a Imprensa peruana, tem em mãos uma proposta concreta do clube português, razão pela qual rejeitou um convite do Dínamo de Zagreb (Croácia), do português Tonel (ex-Sporting).

La Pulga, como é conhecido no seu país, representou a Selecção do Peru na última edição da Copa América (2011) e pretende aventurar-se no futebol europeu ao serviço de um clube com ambições e projecção internacional, pelo que o Braga está nesta altura em vantagem na corrida pelo jogador, onde também estão envolvidos os brasileiros do Ponte Preta e Portuguesa dos Desportos. Adaptável aos dois flancos, Ruidiáz destaca-se pela velocidade e pela facilidade com que assiste os companheiros do ataque, fazendo algum sentido a sua eventual contratação pelo facto de Paulo César estar em fim de contrato e praticamente de saída no fim da temporada. A regeneração do plantel é uma das metas para a nova época e o clube arsenalista está, mais do que nunca, atento às oportunidades que vão surgindo no mercado.


Samuel alvo de exames Luís Alberto está quase
PEDRO ROCHA

O lateral-direito Miguel Lopes, emprestado pelo FC Porto, continua a ser a inscrição mais fresca do Braga na Liga de Clubes. Os contratos do central Samuel e do trinco Luís Alberto, que serão válidos por uma época e meia, com mais três de opção, e por três épocas e meia, respectivamente, estão há vários dias alinhavados, mas ainda não foram rubricados devido a imprevistos diferentes. O primeiro está a ser sujeito desde ontem a uma bateria de exames para se perceber até que ponto o seu joelho, operado há quatro meses, se apresenta em condições; já o médio-defensivo aguarda desde segunda-feira que o Nacional assine a rescisão do seu contrato, por mútuo acordo e conta voar ainda hoje para o Continente.

Se a transferência de Luís Alberto é encarada como um facto praticamente consumado, ao abrigo de uma permuta com o avançado senegalês Ladji Keita, que já se encontra a trabalhar com a equipa madeirense; o caso de Samuel é substancialmente diferente. Após ter rescindido sexta-feira amigavelmente com o Anderlecht (Bélgica), ao serviço do qual jogou muito pontualmente; o central levantou, inesperadamente, dúvidas e a sua contratação está a ser bem pesada do ponto de vista clínico, isto para além de uma contrariedade desportiva já considerada e depois desvalorizada: à semelhança de Luís Alberto, o defesa brasileiro não poderá alinhar em partidas da Liga Europa, pelo que Douglão e Ewerton continuarão a ser as únicas opções de raiz disponíveis para o centro da defesa enquanto Nuno André Coelho não receber alta médica.

Numa situação de urgência, outros jogadores poderão actuar, na condição de adaptados, na posições de Ewerton ou Douglão, mas é ponto assente que Samuel só será contratado se não chumbar numa minuciosa avaliação médica, com recurso a exames ecográficos de grande precisão.


Rivera admirava Nuno Gomes quando era criança
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Já se sabia quase tudo sobre Edson Rivera. Quase. A cada convocatória pelo Braga, a Imprensa mexicana ia acrescentando novos dados, mas ainda faltava o grande momento: jogar. Aconteceu em Aveiro e, no final, o jovem avançado até conseguiu antecipar-se aos jornais do seu país com uma curiosa "cacha". "Desde criança, sempre admirei o Nuno Gomes", revelou, confirmando sentir-se razoavelmente bem sobre a esquerda, apesar de se assumir como um 10. "Não desconheço a posição de extremo-esquerdo. Gosto de ter a bola nos pés", declarou. Grato a Leonardo Jardim pela "oportunidade" e por lhe ter transmitido "confiança", Rivera fez por cumprir as instruções: "Tocar bem a bola e combinar com o Custódio e o Alan. Senti-me bem em campo e agora só penso em somar mais minutos e vitórias", avançou, dizendo-se totalmente adaptado ao futebol português, "mais rápido" do que o mexicano.


Hugo Viana disponível para jogo com o Sporting

Ausente, por castigo, em Aveiro, após somar o quinto cartão amarelo; Hugo Viana regressa à equipa no jogo contra o Sporting. O esquerdino deve trocar com Rivera, estreado no jogo com o Beira-Mar, no "onze" inicial, que deverá manter Custódio na posição de "trinco".


Regresso ao trabalho de novo à porta fechada

Cumprida a folga de ontem, o Braga retoma esta manhã os treinos (10h30), numa sessão à porta fechada. Analisada a partida com o Beira-Mar, Leonardo Jardim dará início à preparação do jogo com o Sporting, avaliado em pormenor pelo treinador no clássico de sábado.

O Jogo

JotaCC

«Espero somar jogos e vitórias» - Rivera

Foi longa a espera de Edson Rivera, mas a estreia com a camisola do SC Braga foi adocicada com a vitória da equipa em Aveiro. Para o internacional sub-20 mexicano o sentimento, agora, é de libertação. Sentia alguma ansiedade pela estreia, porque há meses que a estava a preparar. Agora espero dar continuidade e começar a somar jogos e vitórias.»

Utilizado a médio esquerdo frente ao Beira-Mar, para compensar a baixa de Hugo Viana, Rivera sentiu «desde o princípio do jogo a confiança» dos seus «companheiros e da equipa técnica.»

A adaptação a Portugal não foi fácil, apesar da presença dos progenitores em Braga. «A realidade aqui é muito diferente da do México. Custou-me um pouco, mas agora já estou mais acostumado à língua, ao clima e às pessoas. O futebol é muito diferente, mais rápido, nem nos dá tempo para pensar, e também tive de adaptar-me a essa realidade.»

Protegido por um balneário que o considera já o benjamim da família, o mexicano elege Nuno Gomes como o jogador que mais admira. «Desde criança que o vejo jogar e agora... Quem diria que viria a ser companheiro dele? Sem dúvida que o Nuno Gomes é a pessoa que mais admiro na equipa.»

A BOLA

JotaCC

Nova abordagem por Paulão

O presidente do SC Braga está em França para relançar as negociações com o Saint Etienne com vista a resgatar o central Paulão.

Segundo o 'Blogolo.fr', António Salvador deslocou-se a Lyon para tratar da transferência de Paulão para o SC Braga. É a segunda vez que o responsável máximo do clube minhoto tenta resgatar o central que já passou pelo Estádio AXA depois da abordagem efetuada no início do mês.

Desta feita, António Salvador negocia com esperanças renovadas uma vez que, ainda segundo a mesmo a fonte, o treinador do St. Etienne, Christophe Galtier, está disposto a libertar o jogador ainda nesta janela do mercado de transferências. Paulão não tem jogado e as relações com treinador são tensas, situação que pode facilitar a saída do brasileiro para o clube que representou entre 2009 e 2011.

A BOLA

JotaCC

Édson Rivera: «Nuno Gomes é a pessoa que mais admiro na equipa»

Édson Rivera estreou-se com a camisola do SC Braga na vitória diante do Beira-Mar, que valeu a subida da equipa de Leonardo Jardim ao terceiro lugar do campeonato, a par do Sporting.

O jovem mexicano foi titular, jogou durante 60 minutos mas admite que a adaptação a uma nova realidade foi complicada.

«A realidade aqui é diferente da do México. Custou-me um pouco, mas agora já estou mais acostumado à língua, ao clima e às pessoas. O futebol é muito diferente, mais rápido e também tive de me adaptar a essa realidade», explicou o atacante que foi o melhor marcado do México no Mundial de sub-20.

Questionado sobre quem o jogador que mais admira no plantel do qual faz parte, a resposta foi pronta: Nuno Gomes.

«Desde criança que o vejo jogar. Quem diria que viria a ser companheiro de equipa dele? Sem dúvida que o Nuno Gomes é a pessoa que mais admiro na equipa», confessou.

ZEROZERO

Bruno3429

Melhor classificação de sempre
Liga portuguesa é a quarta mais forte do Mundo em 2011


A Liga portuguesa de futebol foi considerada a quarta mais forte do Mundo em 2011, à frente das Ligas francesa, alemã ou italiana, segundo a Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Desde 1991 que a IFFHS analisa todos os anos as melhores Ligas do Mundo, com base nos resultados dos clubes a nível nacional, nos campeonatos e Taça, e internacional, nas provas das confederações e da FIFA.         

Portugal, que tinha como melhor registo o sétimo lugar, em 1991 e 1993, consegue em 2011 a sua melhor classificação de sempre, num ano em que viu três das suas equipas (FC Porto, Sporting de Braga e Benfica) chegarem às meias-finais da Liga Europa.     

No "ranking" divulgado esta quarta-feira pela IFFHS, Portugal, que somou mais 96,5 pontos do que em 2010, ano em que foi oitavo lugar, fica apenas atrás das Ligas espanhola (primeira), inglesa (segunda) e brasileira (terceira).     

Espanha mantém-se na frente, conseguindo alargar a distância, em mais 91 pontos, para o segundo classificado.

'Ranking' das melhores Ligas de 2011 da IFFHS:

1. Espanha       1.194,0 pontos.           
2. Inglaterra     1.103,0.           
3. Brasil               889,0.           
4. Portugal          886,0.           
5. França             883,0.           
6. Alemanha        880,0.           
7. Itália                873,0.           
8. Argentina         840,0.           
9. Holanda           791,5.         
10. Chile              741,5.

Correio da Manhã

Bruno3429

Imorou no relvado
Por Redação

O SC Braga treinou hoje à porta fechada, no Estádio Axa, para preparar a receção ao Sporting, no domingo, em jogo da 15.ª jornada da Liga.

Imorou foi o principal destaque no treino. O lateral franco-beninense subiu ao relvado para iniciar a última fase de recuperação da lesão muscular que o mantém afastado dos relvados desde outubro.

A expectativa é ter Imorou à disposição no jogo com o Besiktas, a 14 de Fevereiro, uma vez que Elderson, único lateral-esquerdo disponível no plantel, vai cumprir castigo na próxima ronda da Liga Europa.

O treinador Leonardo Jardim chamou quatro jogador do satélite Vizela para treinar com o plantel principal dos minhotos: o guarda-redes Rui Vieira, Wanderson, Palmeira e Nuno valente, que integraram a convocatória para Aveiro.

A Bola

JotaCC

«Espero conquistar títulos» – Luís Alberto

Luís Alberto foi há momentos apresentado oficialmente pelo SC Braga como reforço da equipa. O médio brasileiro desvinculou-se de manhã do Nacional e já falou como Guerreiro do Minho.

«Escolhi o Braga porque é uma grande equipa, que me dá condições para conquistar títulos. É com esta ambição que venho para o Braga, para estar em patamares elevados. Espero desempenhar o meu futebol e ajudar o SC Braga a conquistar os seus objetivos», declarou Luís Alberto ao site oficial do emblema minhoto.

A BOLA

JotaCC

Luís Alberto no SC Braga: «Ambição de conquistar títulos»

O médio Luís Alberto já é oficialmente reforço do SC Braga, depois de ter colocado um ponto final na sua ligação ao Nacional esta manhã. Em declarações ao site dos minhotos, o brasileiro explica a opção de rumar a Braga.

«Escolhi o Braga porque é uma grande equipa, que me dá condições para conquistar títulos. É com esta ambição que venho para o Braga, para estar em patamares elevados. Espero desempenhar o meu futebol e ajudar o SC Braga a conquistar os seus objetivos», disse.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga: Djamal convocado para a CAN
O médio bracarense foi chamado para a selecção da Líbia

Djamal, jogador do Sp. Braga, faz parte dos 23 convocados da Líbia para a Taça das Nações Africanas (CAN), escreve a Agência Lusa. A competição decorrerá entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro, na Guiné Equatorial e no Gabão.

A Líbia faz parte do Grupo A e terá como adversários a Guiné-Equatorial, o Senegal e a Zâmbia.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Djamal confirmado na seleção líbia
MÉDIO ESTARÁ PRESENTE NA CAN

Djamal foi esta quarta-feira confirmado na lista de convocados da seleção da Líbia que vai disputar a Taça das Nações Africanas (CAN), que terá lugar no Gabão e na Guiné-Equatorial, entre 21 de janeiro e 12 de fevereiro.

O jogador do Sp. Braga faz parte da lista de 23 elementos que o selecionador da Líbia, o brasileiro Marco Paqueta, chamou para participar na maior competição africana, onde a Líbia estará presente no Grupo A, juntamente com Guiné-Equatorial, Senegal e Zâmbia.


Luís Alberto: «Condições para lutar pelo título»
MÉDIO EXPLICA POR QUE ESCOLHEU O SP. BRAGA

Luís Alberto trocou o Nacional pelo Sp. Braga, por quem vai alinhar nas próximas três épocas e meia, confirmou o clube minhoto. "Vim para o Braga porque é uma grande equipa e dá-me condições para lutar pelo título. Espero vir a consegui-lo nesta nova caminhada", disse o médio, ao site oficial dos bracarenses.

O brasileiro, de 28 anos, quer ser uma mais-valia: "Espero poder contribuir para o projeto que é o Sp. Braga, para as suas ambições. Quero conquistas e estar em patamares elevados com este grupo. Espero apresentar o melhor futebol e ajudar o clube a atingir os seus objetivos".

RECORD

JotaCC

Luís Alberto confirmado no Sp. Braga

Luís Alberto foi hoje apresentado pelo Sp. Braga como reforço de inverno dos arsenalistas. O brasileiro, ex-Nacional da Madeira, mostrou ambição e satisfação por ter assinado com o emblema minhoto:

"Vim para o Braga porque é uma grande equipa e dá-me condições para lutar pelo título. Espero vir a consegui-lo nesta nova caminhada", disse o brasileiro ao site oficial do Sp. Braga.


O JOGO