News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/12

Started by JotaCC, 31 de December de 2011, 07:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um golo retardado até surgir Nuno Gomes
adeptos tiveram direito a presente especial

Portas abertas no Axa. Uma centena de adeptos aproveitaram a oportunidade para seguir o penúltimo treino do ano dos Guerreiros do Minho, durante uma manhã fria, com o dia a acordar com os campos e o relvado de treinos pintados de branco pela geada.

Ainda não rolam em Braga os quatro reforços de inverno prometidos, mas ninguém desespera, pois os alvos estão definidos e os assuntos em marcha, embora sob segredo, como é costume por estas bandas.

RECORD

JotaCC

Ukra treinou mas sob vigilância

As portas do treino do Sporting de Braga abriram-se ontem, com Ukra a treinar com os restantes companheiros, perfeitamente integrado, pautando-se como a grande novidade aos olhos dos adeptos que chegaram a saudar o regresso do jovem atleta, arredado dos relvados desde a época passada, depois de operado ao joelho esquerdo.

Todavia, o boletim clínico do Sporting de Braga confere que o futebolista treina "de forma condicionada" e ainda "sob vigilância médica" perante a resposta que o futebolista é capaz de revelar no processo da recuperação da lesão que o apoquenta há vários meses.

Ukra não se encontra inscrito sequer em qualquer prova oficial e dificilmente esse registo vai proceder-se na reabertura de inscrições, na medida em que persistem algumas dúvidas quanto ao seu regresso a cem por cento à competição.

Sem contar com reforços, para já, Leonardo Jardim conta com mais duas opções, tendo em linha de conta as recuperações em pleno do médio Custódio e ainda o avançado Zé Luís.
O central Nuno André Coelho, operado aos ligamentos, esteve ontem no relvado mas apenas para cumprir exercícios específicos sob a vigilância do fisioterapeuta Francisco Miranda.

Leonardo Jardim voltou a contar com a presença de Nuno Valente, Wanderson e Rui Vieira e de Tiago Sá, guarda-redes dos juvenis. A sessão contou com a presença de várias dezenas de adeptos que fizeram questão de conferir a evolução dos trabalhos.


Dublin para sempre...

Sublime. Assim se pode definir o desempenho do Sporting de Braga no ano de 2011, essencialmente com a presença na final da Liga Europa, onde disputou o troféu, diante do FC Porto, saindo derrotado por 1-0, depois de ter deixado pelo caminho autênticos colossos do futebol europeu como Liverpool, Dínamo de Kiev e ainda Benfica.

O reconhecimento internacional do Sporting de Braga ganhou dimensão geral, depois de ter garantido o Troféu da Intertoto e ainda confirmado a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões.
A nível interno a equipa cumpriu os objectivos essenciais, assegurando o quinto lugar na classificação geral, encetando uma recuperação na tabela classificativa, depois de entrar em 2011 no sétimo lugar da classificação geral.

Domingos Paciência deixou o seu nome escrito na história do clube, sendo alvo de um convite para renovar o vínculo, mas rejeitou a proposta apresentada por António Salvador, perante o compromisso já assumido para rumar a Alvalade. Seguiu-se a aposta em Leonardo Jardim, que está a superar as marcas do seu sucessor no campeonato nacional em comparação com a época transacta. Além da alteração da equipa técnica, o Sporting de Braga também sofreu uma profunda reformulação no plantel, tendo em linha de conta a saída de jogadores que tiveram um peso substancial no clube.

Os casos de Artur Morais, Sílvio, Paulão, Rodriguez, Miguel Garcia e Vandinho. Deste rol de jogadores que deixou o emblema bracarense apenas Sílvio resultou num significativo encaixe financeiro, com o Sporting de Braga a lucrar cerca de oito milhões de euros com a saída do futebolista para o Atlético de Madrid.

Uns saíram e outros entraram. O plantel do Sporting de Braga foi sujeito a uma acentuada reformulação, com a chegada de novos reforços. Os casos de Berni, Nuno André Coelho, Ewerton, Baiano, Paulo Vinicius, Douglão, Djamal, Vinicius, Édson Rivera, Carlão, Zé Luís e ainda Nuno Gomes. A chegada deste último, oriundo do Benfica, pautou-se como a contratação mais sonante do defeso, depois de ter rompido uma ligação de vários anos no Benfica onde ostentou a braçadeira de capitão.

O Sporting de Braga fecha o ano de 2011 em quarto lugar com 25 pontos, em 13 jogos disputados na I Liga, dentro das metas estabelecidas. Está presente nos 16 avos-de-final da Liga Europa, onde vai defrontar o Besiktas, após ter garantido o segundo lugar na fase de Grupos. Mantém ainda aspirações firmes na conquista da Taça da Liga, apesar de já se ter despedido da Taça de Portugal, ao cair aos pés do Sporting, no jogo da quarta eliminatória da competição. Fica muito para contar, ainda, em relação ao ano de 2011, mas a expectativa de sucessos futuros em relação à nova temporada tendo em linha de conta a solidez que o clube revela no presente.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ukra corre contra o tempo

Condição física pode condicionar, ou não, a sua inscrição na Liga. Completou ontem todo o treino SAD e Jardim na expectativa.

Se há jogador no plantel do SC Braga que espera um 2012 diferente em termos desportivos é Ukra. O extremo, que se encontra no Minho cedido pelo FC Porto até final da presente temporada, quer recuperar totalmente da operação a que foi submetido ainda no defeso, pois só dessa forma será inscrito pelos arsenalistas na Liga Portuguesa.

Completa-se agora um ano sobre o dia em que Ukra chegou ao Axa com a ambição de projectar a carreira, mas problemas físicos impediram-no de mostrar valor ao serviço dos arsenalistas.


A BOLA

JotaCC

Alan acciona alarme

Todos os cuidados são poucos quando rareiam as opções. É o caso do Braga, constantemente fustigado por lesões de alguma gravidade e circunscrito a um leque reduzido de jogadores. A ascensão ao quarto lugar no campeonato e a passagem aos 16-avos-de-final da Liga Europa são indicadores irrefutáveis de uma curva ascendente, mas nem é preciso recorrer a uma lupa para perceber que a equipa está pelas pontas. Os sobressaltos sucedem-se como uma praga e o mais recente foi com Alan. Mal sentiu uma dor na coxa direita, o extremo deu conta do problema e as instruções foram claras: parar imediatamente e não forçar mais.

Ainda a quente, o brasileiro recolheu ao balneário optimista, com a firme convicção de que esta manhã poderá trabalhar sem restrições, mas a sua disponibilidade para o jogo com o Nacional, de terça-feira, a contar para a Taça da Liga, só será hoje confirmada após ser reavaliado pelo departamento médico. Como se não bastassem os recentes desaparecimentos de Baiano e Paulo Vinícius, resolvidos à pressa com a adaptação de Leandro Salino à posição de lateral-direito e a entrada de Douglão no centro da defesa; Leonardo Jardim corre então o risco de perder uma das unidades mais influentes da equipa.

Se assim for, o tridente ofensivo da época passada (Alan, Paulo César e Lima) volta a desfazer-se, após ter reaparecido em Olhão, na passada jornada do campeonato. O único aspecto relativamente agradável que parece acompanhar a escassez de soluções do Braga é a ausência de dúvidas no momento de proceder a remendos. Adaptável aos dois flancos no ataque, Hélder Barbosa perfila-se como única solução viável, embora pressionado por Carlão.

7 | Com uma média de sete cruzamentos por jogo, Alan é o grande municiador dos pontas-de-lança Lima e Nuno Gomes. Em Portugal, apenas Artur (Beira-Mar) e Diego Capel (Sporting) são superiores ao brasileiro, com médias de 7,8 e 8,5, respectivamente.

34,6 | Hugo Viana é o único arsenalista que faz sombra a Alan em termos de eficácia de passe. Por jogo, Viana costuma fazer, em média, 40,5 passes certos; já a média do extremo é de 34,6, sem qualquer risco de entregar o ouro ao adversário.

61,4 | No ranking oficial da Liga , Alan surge em sexto lugar entre os que mais intervêm num jogo. Presente em 61,4 lances por jornada, o brasileiro está nos calcanhares de Hugo Viana (média de 63 bolas jogadas) e bem distante do sportinguista Schaars (56,8).

Custódio guardado para Aveiro

De partida para a Líbia no dia 4 de Janeiro (quarta-feira), rumo à CAN'2012, Djamal não será dispensado do jogo com o Nacional, agendado para terça-feira, na Madeira. Face ao afastamento da Taça de Portugal, Leonardo Jardim aposta forte na conquista da Taça da Liga e apresentará o melhor onze, pelo que não prescinde do médio-defensivo, que somará um número considerável de horas de voo entre segunda-feira à noite e quarta-feira, por entre escalas em diversos aeroportos. Custódio é o trinco que se perfila para suceder ao líbio, mas apenas será titular contra o Beira-Mar, para o campeonato.

Ukra em "stand by" até ao fim de Janeiro

Prossegue o mistério em torno de Ukra. À vista desarmada, tudo parece correr sobre rodas: o avançado juntou-se ontem ao grupo e trabalhou sem restrições, participando em todos os exercícios com bola, incluindo num jogo-treino. Nos bastidores, ninguém dá certezas quanto à sua inscrição em Janeiro. Na melhor das hipóteses, só estará muito próximo da plenitude das suas capacidades no final do próximo mês e o clube não quer queimar uma inscrição sem ter certezas de que o internacional sub-21, emprestado há um ano pelo FC Porto, poderá ser utilizado com frequência na segunda volta do campeonato. A inscrição de Ukra será bem pesada pela SAD até ao fim de Janeiro, mas a sua devolução ao clube portista é uma possibilidade que vai ganhando definição.


Santo da casa já fez milagre na Madeira

Está para chegar o dia em que Leonardo Jardim terá o prazer de ganhar a um dos gigantes da Madeira (Nacional e Marítimo) na condição de treinador principal... de uma equipa continental. As reticências e o pormenor "continental" são para aqui chamados propositadamente, porque o actual técnico do Braga já apresenta no currículo um curioso triunfo sobre o Marítimo (2-0) e logo na final da Taça da Madeira. A época de 2003/04 caminhava para o fim, ao mesmo tempo que os verde-rubros aceleravam para mais uma qualificação europeia, e o Camacha (clube madeirense) comandado por Leonardo Jardim na sua primeira época como treinador principal, então um ilustre desconhecido no principal escalão do futebol português, teve a ousadia de chegar à final e reduzir a pó o favoritismo quase esmagador do Marítimo.

Com dois golos do veterano Humberto, por coincidência antigo jogador do Marítimo, estava cumprido o escândalo. Terá significado mesmo o princípio do fim de Manuel Cajuda no comando técnico do Marítimo. As relações do presidente Carlos Pereira e do treinador azedaram a partir desse momento e nem a confirmação da qualificação da equipa para a Taça UEFA ajudou a desanuviar o ambiente pesado que se fazia sentir ao nível das altas esferas do clube. Perder uma final para um modesto clube da II Divisão era de mais. Cajuda ainda chegou a preparar a nova época, mas já não tinha a confiança da Direcção e acabou por chegar a acordo para rescindir, numa altura em que a política de contratações já era cumprida à revelia das necessidades transmitidas pelo actual treinador do Leiria. Quanto a Jardim, continuaria no Camacha durante mais quatro épocas até se aventurar no Chaves, em 2007/08.


Caixinha de boas recordações

Substituto do madeirense Ivo Vieira como treinador do Nacional, Pedro Caixinha está longe de significar um bicho-de-sete-cabeças para Leonardo Jardim, outro madeirense. Os dois treinadores cruzaram-se duas vezes na época passada, em jogos do campeonato, e o saldo foi claramente favorável para Jardim, então ao comando do Beira-Mar, que empatou na primeira jornada (0-0) com o Leiria de Caixinha, vencendo depois no Municipal de Leiria por uns expressivos 3-0, em jogo a contar para 16ª jornada. Pouco depois, o treinador despedia-se de Aveiro para se preparar para um novo desafio ao serviço de um Braga, recém-finalista da Liga Europa.


Luís Alberto desejado para o meio-campo

Em fim de contrato com o Nacional, Luís Alberto é o alvo preferencial do Braga para o reforço do meio-campo. Leonardo Jardim alertou a SAD para a necessidade de contar com mais uma opção para as posições 6 e 8 e terá sugerido o nome do brasileiro de 28 anos, que tem sido motivo de conversações nos últimos dias entre os dois clubes. A transferência tem pernas para andar e na Madeira corre a informação de que será facilitada pelas cedências do guarda-redes Marcos, por inscrever na Liga desde o começo da época, e do avançado Keita, já regressado a Portugal após um ano de empréstimo aos chineses do Beijing Guoan. Natural de Salvador da Baía, Luís Alberto despontou ao serviço do Bahia e teve uma breve passagem pelo São Caetano até assinar pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. Contratado em 2008 pelo Nacional, figurou sempre entre os mais utilizados.


Guilherme equaciona deixar o Gil

Cedido por empréstimo, ao Gil Vicente, Guilherme está tentado a deixar o clube de Barcelos, embora com a devida autorização do Braga. O médio-ofensivo tem sido pontualmente utilizado por Paulo Alves e acredita que terá mais hipóteses de jogar ao serviço do Braga, sob o comando de Leonardo Jardim, que sempre viu no brasileiro qualidades especiais. A devolução de Mérida ao Atlético de Madrid ajudará ao regresso.


Sem parar até segunda

As despedidas a 2011 e as boas-vindas a 2012 serão feitas à porta fechada. O plantel treina esta manhã e repetirá a dose amanhã, ligeiramente mais tarde, trabalhando somente na segunda-feira de tarde, voando de seguida para a Madeira. A equipa regressa a casa logo após o jogo com o Nacional.


Madrid indiferente ao Braga

Andrés Madrid reencontra terça-feira o Braga, a sua ex-equipa em Portugal, em jogo da 1ª jornada do Grupo C da Bwin Cup. "Temos consciência que este é um adversário directo e se vencermos ficamos com uma importante vantagem", acentuou o médio argentino, exaltando que a equipa minhota "é um adversário muito complicado e difícil". "Há sete anos que vem apresentando boas exibições e está a ganhar o conceito de equipa grande", analisou, garantindo que "não é um jogo especial", antes uma oportunidade de "rever alguns amigos".

Ambicioso, Madrid não verga ao estatuto de favorito dos arsenalistas: "O objectivo do Nacional é ganhar sempre e é claro que encaramos esta competição com esse mesmo espírito. Acredito que vamos vencer este adversário directo."

Na preparação do embate de terça-feira, Pedro Caixinha orientou ontem mais dois treinos, ambos de cariz táctico, com particular incidência para as movimentações ofensivas. O treinador conta com importantes regressos, desde logo com o próprio Andrés Madrid, mas também com Juliano e Luís Alberto.


Rodrigo Galo já trabalha em Barcelos

Rodrigo Galo realizou ontem o primeiro treino com os seus novos colegas. O seu mais do que desejado regresso a Barcelos aconteceu após o esperado sim do atleta à proposta gilista, pelo que ontem de manhã voltou a vestir o equipamento que envergou ao longo de três temporadas, antes de rumar a Braga, com quem assinou por quatro épocas. De fora dos trabalhos continuam João Vilela e João Pedro, ambos a contas com problemas físicos. Paulo Alves marcou um treino para esta manhã, à porta fechada, seguindo-se uma conferência de Imprensa que servirá não só para projectar o encontro com o Moreirense, para a Taça da Liga, como, ainda, para apresentar Rodrigo Galo.


O JOGO


JotaCC

Dor na coxa obriga Alan a parar

Não é motivo de preocupação, conforme o próprio confirmou aos jornalistas no final do treino, mas Alan não terminou a sessão matinal de ontem devido a arreliadoras dores numa coxa. Leonardo Jardim procurou de pronto inteirar-se da situação, mas foi informado que a lesão do capitão não inspira cuidados de maior.

O brasileiro ficou a observar os restantes companheiros no relvado e hoje já deve ser reintegrado. Alan, salvo qualquer imponderável, será titular na Choupana.


A BOLA

Pé Ligeiro

Último treino do ano em marcha

O plantel do SC Braga cumpre esta manhã o último treino do ano, preparando o encontro com o Nacional referente à jornada inaugural da terceira fase da Taça da Liga, marcado para terça-feira (19.15 horas).

Expectativa maior sobre a condição física do brasileiro Alan, que não terminou a sessão matutina da véspera devido a dores numa coxa.

De resto, no relvado anexo ao Estadio AXA, Leonardo Jardim continua sem poder contar com Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Baiano (todos a recuperar de cirurgias) e Imorou (problemas musculares).
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Alan treinou-se sem limitações
Por António Casanova

Falso alarme por Alan. O extremo brasileiro já se treinou sem limitações na sessão de trabalho desta manhã, a última do ano realizada pelo plantel do SC Braga.

O jogador tinha abandonado a sessão da véspera com dores numa coxa, mas esta manhã apresentou-se totalmente à disposição de Leonardo Jardim, sendo por isso opção para o jogo de terça-feira, com o Nacional, referente à jornada inaugural da terceira fase da Taça da Liga.

O plantel tem nova sessão marcada para as 11 horas deste domingo. A viagem para a Madeira só acontecerá na segunda-feira à noite, pelo que antes, durante a tarde, ainda haverá outro treino, pelas 15.30 horas.

A Bola