News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/12

Started by JotaCC, 08 de December de 2011, 07:30

Previous topic - Next topic

JotaCC

Marcos vai ser colocado no início de 2012

O mês de Janeiro será de transformações no plantel do SC Braga. Ukra e José Luís vão ver a inscrição nos serviços da Liga em princípio reactivada e no horizonte do clube estão vários reforços para compor um grupo que tem sofrido muitas contrariedades nos primeiros seis meses.

E haverá, necessariamente, que fazer reajustamentos e encontrar colocação para um quarteto de atletas que tem estado um pouco à margem do projecto desportivo dos guerreiros: Marcos, Galo, Vinícius e Meyong.

A situação de Galo está praticamente definida. Em Dezembro vai regressar ao Gil Vicente, clube que o recebe de braços abertos, depois de meio ano em Braga em que só disputou um desafio na Taça de Portugal, frente ao 1.º de Dezembro.

Caso bem diferente é o de Marcos, que nem sequer foi inscrito e que, por inerência, não pode jogar oficialmente pelo SC Braga. Com contrato até Junho de 2012, o guardião não está numa posição confortável, ele que aos 35 anos mantém intactas as qualidades que o tornaram num dos melhores em Portugal entre os postes. A concorrência de Quim e a contratação do italiano Berni, somado às limitações no número de inscrições na Liga, atiraram-no para um quadro de utilização nula.


A BOLA

JotaCC

Lima: «Um pouco frustrado»
dá a entender que renovação já devia ter avançado

Lima é um dos principais ativos da SAD bracarense e da equipa de Leonardo Jardim. Ontem, depois de uma visita à escola da freguesia de Escudeiros, onde confirmou o seu estatuto de ídolo dos guerreiros do Minho, o avançado brasileiro assumiu que há não muito tempo houve conversações no sentido da renovação do seu contrato... "mas parou por aí". Embora, como salientou, "o Sp. Braga tenha a seu favor neste momento o facto de ter mais um ano e meio de contrato".

De qualquer maneira, Lima diz que não está triste com a suspensão do processo mas sim "um pouco frustrado, só". De resto, o artilheiro da equipa (ao lado de Hélder Barbosa), e o seu melhor assistente, confessa-se feliz com o que lhe tem sido pedido dentro do campo. "O Sp. Braga está um pouco diferente e na minha opinião hoje joga muito mais ao ataque", assinalou. "Não é que não tivesse liberdade com Domingos mas agora não estou numa posição fixa no ataque e jogo mais solto", completou a sua ideia. A subida de rendimento justifica-a ainda com uma adaptação ao clube. "Hoje estou mais em casa, estou mais à-vontade", disse.

RECORD

JotaCC

Escudeiros reforça legião com mais 50 'guerreiros'



O Sporting Clube de Braga angariou ontem mais 50 novos jovens sócios na Escola EB 1 e Jardim de Infância de Escudeiros, em mais uma campanha de marketing bem sucedida de aproximação do clube arsenalista às instituições de ensino do concelho. Lima e Dougão proporcionaram ao início da tarde uma aula diferente aos jovens alunos de Escudeiros, que entusiasmados com a visita dos craques arsenalistas, retribuíram o gesto dos Guerreiros do Minho com um ambiente fantástico e gargantas bem afinadas, entoando cânticos de apoio ao Braga.
"Apesar de sermos a última freguesia do concelho (em termos geográficos), somos a primeira a torcer pelo Sporting Clube de Braga, e têm aqui uma pequena legião de Guerreiros do Minho muito animada, pois dos cerca de 80 meninos desta instituição, 50 aderiram a esta campanha de sócios. É nas escolas que estão os futuros Guerreiros do Minho, pelo que foi enorme orgulho que recebemos esta visita", afirmou Rui Pereira, secretário da junta de freguesia de Escudeiros, desejando votos de "uma excelente época" a Lima e Douglão e ao clube arsenalista.
Como habitualmente, os jogadores do Braga ofereceram um galhardete e um livro dos 85 anos do clube autografados à escola, recebidos pela mão da directora Maria José.

Tiago Ferreira recebeu a prenda mais desejada: a camisola autografada pelos jogadores

O petiz Tiago Ferreira, de apenas três anos, foi o feliz contemplado, no sorteio da escola entre todos os alunos, com a camisola oficial do Sporting Clube de Braga e autografada pelos joga-dores. E com direito a colo de Lima na foto de recordação!


CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Com jardim, vão estar na luta com os grandes"

Só passaram quatro meses desde que Pizzi se despediu à pressa de Braga para voar para Madrid, e as saudades já batem forte. O candidato a sucessor de Futre e Simão Sabrosa no ataque do Atlético de Madrid segue atentamente o campeonato português e, numa entrevista exclusiva a O JOGO, fez a projecção do jogo Braga-Paços de Ferreira, não poupando nos agradecimentos aos dois clubes.

Vai torcer por Braga ou Paços de Ferreira?

É complicado responder; são dois clubes muito especiais. O jogo é no AXA? Então, o Braga é claramente favorito e espero que ganhe. Sou adepto do Braga e tenho muito carinho por aqueles adeptos. Pelo Paços de Ferreira, estreei-me na I Liga; pelo Braga, aprendi quase tudo nos juniores, depois de ter dado o salto do Bragança. E os empréstimos só foram para meu benefício.

Na época passada, o Paços de Ferreira venceu duas vezes em Braga, para a Taça da Liga e para o campeonato. Receia uma repetição?

E até cheguei a marcar no jogo da Taça da Liga; no outro, não joguei. Se é possível uma repetição? É sempre possível. Todas as equipas da I Liga podem causar surpresas. Depois da vitória na Liga Europa, o Braga está confiante e com muita vontade de vencer o Paços para chegar mais próximo do Marítimo. Já o Paços vai estrear um treinador novo e a motivação dos jogadores será elevada, mas estou convencido de que o Braga vence.

O Braga é um capítulo fechado na sua carreira?

Nada na vida é um capítulo fechado. Os dois jogos que fiz pela equipa profissional ainda esta época souberam a pouco, e por isso conto regressar a Braga. Gostaria de ter marcado mais golos e de fazer mais assistências; enfim, dar mais alegrias aos adeptos.

Se tivesse ficado, qual seria a sua posição: extremo-esquerdo ou médio-ofensivo [10]?

Seria um 10. Leonardo Jardim não me disse nada, mas fui-me apercebendo disso durante a pré-época. Ele via em mim potencial para jogar como médio-ofensivo.

Que jogo guarda na memória?

Contra o Rio Ave, era a minha estreia e tudo saiu bem. O jogo com o Marítimo também foi especial, porque era a minha despedida de Braga.

Que opinião tem de Leonardo Jardim?

É um treinador jovem, com ambição, e dava-me muita confiança. Se eu tivesse ficado, estou certo de que me iria ajudar muito como jogador.

É verdade que ele é um treinador fechado, pouco conversador?

É um exagero dizer isso. Até brinca bastante com os jogadores. Tem uma diálogo aberto com todos e tem o cuidado de falar em particular com qualquer um em caso de necessidade.

Tendo cumprido a pré-época toda pelo Braga, como avalia o plantel?

É um plantel muito forte, dotado de bons jogadores, cheios de qualidade. Com a qualidade do míster Leonardo Jardim, vai fazer um campeonato muito positivo e intrometer-se na luta dos grandes.

No seguimento da sua transferência, Fran Mérida chegou a Braga por empréstimo. O que lhe dizem em Madrid sobre este médio-ofensivo?

Dizem que é um excelente jogador, tem muita qualidade e um pé esquerdo maravilhoso. No Atlético, não tinha as oportunidades que pretendia e aceitou ser emprestado. Já assisti a alguns jogos dele, contra o FC Porto, por exemplo. Vai triunfar. Só precisa de tempo para se adaptar a um futebol e uma cultura diferentes.


"Feliz por Barbosa"


Condenado a ser emprestado enquanto durou a pré-época, Hélder Barbosa começou a renascer das cinzas precisamente após a partida de Pizzi. Os problemas físicos de Paulo César abriram um pouco mais as portas da titularidade, e o extremo acabou por se revelar fundamental na primeira fase da Liga Europa, marcando golos decisivos e assistindo os companheiros do ataque com uma precisão notável. Pizzi não ficou assombrado. "É um jogador com muita qualidade. Ainda é jovem e tem muito para dar ao futebol português. Está com confiança, e as coisas estão a sair-lhe bem", observou, sem esconder que continuará a torcer pelo amigo. "Estou muito feliz por ele", assinalou.


"Sou Pizzi por causa de uma camisola"

Luís Miguel Afonso Fernandes diz-lhe alguma coisa? Traduzido para Pizzi, já nem é preciso perguntar. Em Espanha, a questão que se levantou foi outra: seria este Pizzi admirador do antigo avançado do Barcelona? "Lá já expliquei isso em várias entrevistas: em jogos do bairro, eu jogava como uma camisola do Barcelona, com o nome do Pizzi, oferecida pelos meus pais, e os meus amigos começaram a chamar-me esse nome. O meu ídolo era Figo", recorda.


"Só troquei o Peugeot por um BMW X6"

Estreou-se a marcar na vitória sobre o Levante. Era o que faltava para se afirmar em definitivo no Atlético?

Deu-me confiança. Mostrei ao treinador e aos adeptos que pouco me conheciam que estou aqui para conquistar o meu lugar. Espero jogar mais vezes.

Paulo Futre é conhecido pelos adeptos do Atlético como El Portugués. O Pizzi já ganhou algum título idêntico?

Isso ainda não.

Também comprou um Porsche amarelo?

Também não [risos]. Aproveitei só para trocar o meu Peugeot 308 por um BMW X6 branco; em Espanha, são mais acessíveis.

Vive sozinho em Madrid?

Os meus pais e a namorada vêm muitas vezes cá. Vivo nos arredores de Madrid, próximo do centro de treinos. Na rua, há quem me peça autógrafos, mas dá para jantar tranquilamente, sem problemas.


Lima sente-se "frustrado" por ainda não ter renovado

A renovação de contrato de Lima está a arrastar-se mais do que o esperado. Depois de ter sido sondado em Setembro, o brasileiro chegou a Dezembro sem nenhuma proposta nas mãos. Por isso não escondeu, ontem, no fim de uma visita à Escola EB1 de Escudeiros, algum desconforto. "Houve uma conversa e contactos com o meu empresário, mas parou não sei bem porquê. Triste, não posso dizer que esteja; apenas um pouco frustrado", confessou o actual rei dos golos e das assistências dos arsenalistas, que julga estar a tirar dividendos do comportamento mais ofensivo da equipa. "Tenho mais liberdade do que com Domingos [Paciência], e então surgem mais oportunidades para fazer assistências ou golos", explicou.

Apesar de já somar sete tiros certeiros - tantos quanto Hélder Barbosa -, Lima sabe que isso não é suficiente para agradar aos adeptos. Contudo, o atacante ficaria mais preocupado "se as oportunidades para marcar não estivessem surgindo". Desse modo, prometeu "tentar fazer mais golos" no futuro, a começar pela recepção ao Paços de Ferreira, um jogo para vencer. "O novo treinador do Paços vai tentar motivar os jogadores, mas, jogando em casa, o Braga tem de se impor e procurar fazer um golo cedo para matar a partida", vincou.


Douglão quer continuar a obra de Paulo Vinícius

A lesão de Paulo Vinícius dá a Douglão a oportunidade de regressar à titularidade, mas não era assim que o ex-Kavala gostava de a conquistar. "Infelizmente não vou voltar pelas melhores razões. Resta-me ajudar o máximo possível e tentar manter o trabalho que Paulo Vinícius estava fazendo", declarou Douglão, que acompanhou Lima na visita à Escola EB1 de Escudeiros, onde os dois entregaram um equipamento do Braga a uma criança e distribuíram autógrafos.


Fiusa desmente atrasos


Correu ontem a notícia de que o Braga não estaria a cumprir os prazos estipulados para o pagamento de Zé Luís ao Gil Vicente, mas António Fiusa nega esse cenário. "O Braga tem cumprido na íntegra o acordado no negócio de Zé Luís, tal como nos restantes que efectuámos com o clube", garantiu o presidente da equipa de Barcelos a O JOGO.


Suspense por Paulo Vinícius

Ainda não foi ontem que se ficou a saber a gravidade da lesão de Paulo Vinícius. O brasileiro já foi observado pelo cirurgião João Lourenço, mas tal não foi suficiente para tirar uma conclusão. Por isso, o Braga divulgou uma nota no sítio oficial do clube a revelar que o central "irá realizar novos exames complementares de diagnóstico até sexta-feira".


Rodrigo Galo no ginásio

Qualquer ausência do treino é por estes dias motivo de preocupação em Braga, mas, no caso de Rodrigo Galo, não há razão para alarme. A falta do lateral-direito da sessão de ontem deveu-se apenas a uma pancada levada na terça-feira que levou os responsáveis arsenalistas a aconselhá-lo a trabalhar no ginásio. Hoje, o defesa já deverá trabalhar normalmente.


O JOGO

JotaCC

Nem Campos evitou emoção até ao fim

Num jogo pautado pelo equilíbrio constante, pelas cautelas defensivas e pela exibição de António Campos (21 defesas em 37 remates), o Águas Santas venceu o ABC, conseguindo manter o segundo posto e a invencibilidade caseira. Os maiatos comandaram quase sempre o marcador, mas nunca tiveram mais de três golos de vantagem e terminaram sem marcar nos últimos cinco minutos. Os minhotos, que estrearam Ricardo Pesqueira, lutaram até ao fim, tiveram Miguel Sarmento em destaque, mas vão continuar a sofrer na luta a três pelos quinto e sexto lugares.

Madeira e ABC já sprintam

Iniciada a 26 de Novembro, a 14ª jornada do Andebol 1 só vai terminar hoje, com o Sporting a receber o ISMAI, um último classificado que não deverá impedir os leões de alcançarem de novo o Águas Santas na segunda posição. A segunda volta promete ser animada na discussão dos quinto e sexto lugares, como ontem se comprovou, com o Madeira SAD a alcançar o ABC depois de ter batido o Fafe. Os madeirenses voltam a jogar hoje, recebendo o Avanca para a Taça, enquanto o Xico visita o Marítimo.


Resultados 14ª jornada

Sporting da Horta 23-31 Benfica

Xico Andebol 29-30 Belenenses

Madeira SAD 31-26 Fafe

Águas Santas 17-16 ABC

FC Porto 32-22 São Bernardo

Sporting Hoje ISMAI

Classificação

J V E D GM-GS P

1º FC Porto 14 12 0 2 418-326 38

2º Águas Santas 14 11 1 2 399-347 37

3º Benfica 14 10 1 3 421-318 35

4º Sporting 13 10 1 2 349-289 34

5º ABC 14 7 1 6 361-341 29

6º Madeira SAD 13 8 0 5 382-323 29

7º Belenenses 13 7 1 5 371-362 28

8º Sp. da Horta 14 5 0 9 371-430 24

9º Xico Andebol 14 3 1 10 372-417 21

10º São Bernardo 14 2 2 10 329-442 20

11º AC Fafe 14 1 1 12 344-441 17

12º ISMAI 13 1 1 11 311-392 16

PRÓXIMA JORNADA 15ª

QUARTA-FEIRA 14/12/11


Xico Andebol-Madeira SAD (19h00)

Belenenses-Sporting (20h15)

Benfica-Fafe (20h30)

ABC-Sp Horta e ISMAI-FC Porto (21h00)

São Bernardo-Águas Santas (21h30)

O JOGO

JotaCC

Lima visita escola
"O Braga está mais ofensivo"

"O Sp. Braga joga muito mais ofensivamente e tenho muita liberdade. Não é que não tivesse com Domingos, mas ficava um pouco mais fixo na área. Agora estou mais solto e aparecem as oportunidades de fazer mais assistências e golos", disse ontem o avançado Lima, comparando a equipa do ano passado com a actual comandada por Leonardo Jardim.

À margem da visita de uma delegação dos bracarenses à Escola EB 1 de Escudeiros, o ponta-de-lança, de 28 anos, afirmou que, com Domingos Paciência (actual treinador do Sporting), a equipa era mais defensiva.

A cumprir o segundo ano de contrato nos arsenalistas, Lima considerou que o processo de renovação está parado. "O clube tem a seu favor mais um ano e meio de contrato. Já houve algumas conversas, mas depois pararam as negociações e não sei porquê. Não estou triste, apenas um pouco frustrado", concluiu.

Os bracarenses recebem amanhã (20h15, Sport TV 1) o Paços de Ferreira.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Lima compara equipa de Leonardo Jardim com a de Domingos Paciência

'Sp. Braga desta época é mais ofensivo '

O avançado brasileiro mostrou-se ainda frustrado pelas conversações para a renovação de contrato estarem, nesta altura, paradas.

Lima considera que o Sporting de Braga de Leonardo Jardim joga um futebol mais ofensivo do que o de Domingos Paciência, anterior treinador da equipa minhota, apesar de ter menos dois golos marcados, na mesma fase do campeonato, do que nas duas épocas em que o atual técnico do Sporting liderou os bracarenses. À margem de uma visita de uma delegação do clube à Escola EB 1 de Escudeiros, em Braga, o jogador, um dos melhores marcadores da equipa no conjunto das competições, considerou que 'o Sporting de Braga joga um pouco diferente da época passada',
'Na minha opinião, deixo isso bem vincado, o Sporting de Braga joga muito mais ofensivamente e tenho muita liberdade. Não é que não tivesse com o Domingos, mas ficava um pouco mais fixo na área, agora estou mais solto e aparecem as oportunidades de fazer mais assistências e golos', explicou Lima, admitindo também a importância de esta ser a sua segunda época no clube.
Por outro lado, o avançado de 28 anos, que tem mais um ano e meio de contrato, revelou que o processo de renovação está parado depois de algumas conversas há uns meses, situação que o deixa algo desapontado. 'O Sporting de Braga tem ainda a seu favor um ano e meio de contrato comigo. Houve uma conversa e contactos com o meu agente, mas parou, não sei porquê. Triste não fico, um pouco frustrado só', reconheceu o ex-jogador do Belenenses.
Amanhã, os «arsenalistas» apadrinham a estreia de Henrique Calisto no comando técnico do Paços de Ferreira, e Lima defende que a «chicotada psicológica» no adversário 'é mais um desafio porque o novo treinador vai procurar motivar os seus jogadores', 'Queremos acabar o ano a ganhar e nada melhor que vencer o Paços de Ferreira. Será um jogo difícil, mas em casa o Sporting de Braga tem que se impor e procurar o golo desde o primeiro minuto. Vamos procurar vencer e continuar a lutar pelos quatro primeiros lugares', salientou o jogador brasileiro, antes de reconhecer que a onda de lesões que tem assolado a equipa 'afeta de alguma forma', o grupo, mas que 'há outros jogadores que podem dar conta do recado',
Os bracarenses realizam hoje (10h30) o último treino antes da receção ao Paços de Ferreira.

Renovação em «stand by». Lima mostrou-se 'frustrado', pelas conversações com o clube estarem paradas

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Fiúsa nega dívida do SC Braga por José Luís
Por Rui Amorim

António Fiúsa, presidente do Gil Vicente, negou o incumprimento do SC Braga no pagamento da transferência do avançado José Luís.

«É mentira. Já tivemos vários negócios e cumpriram sempre. Só aos dois clubes diz respeito a modalidade de pagamento, já ninguém o faz a pronto. E não houve clube italiano algum, só o SC Braga mostrou interesse», concluiu.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga de Leonardo ao nível dos melhores

Apesar de algumas críticas, o Sp. Braga, orientado por Leonardo Jardim, está dentro da média dos últimos anos para esta altura da época: 5.º classificado, continua na 'Europa' e já foi eliminado da Taça de Portugal.

Faz hoje seis meses que o treinador madeirense foi apresentado como novo técnico dos minhotos, substituindo Domingos Paciência, que conseguiu alguns dos melhores resultados de sempre do clube - um segundo lugar no campeonato, melhor classificação da sua história, e presença inédita numa final europeia (Liga Europa).

Os resultados alcançados pelo treinador madeirense estão dentro da média da era de António Salvador (desde 2003/2004).

Desde logo, e fazendo a comparação com a última época, melhorou o desempenho na Liga, prova em que, à 11.ª jornada, o conjunto comandado por Domingos Paciência, envolvido na Liga dos Campeões, era apenas 10.º, com 14 pontos. Actualmente é quinto, com 19 pontos, com menos dois golos marcados, mas menos nove sofridos, feito assinalável para quem teve que refazer a defesa. Leonardo supera também o desempenho de Jorge Jesus, que na mesma fase da Liga, em 2008/09, seguia em sétimo lugar, com 17 pontos.

Diario de Notícias da Madeira

rfg_mlk

Sp. Braga: Paulo Vinícius vai mesmo ser operado
Os exames complementares realizados nesta quarta-feira confirmaram o cenário de rutura parcial dos ligamentos

Péssima notícia para Leonardo Jardim. O treinador do Sp. Braga não vai poder contar com Paulo Vinícius durante largos meses. O polivalente defesa terá de ser operado e enfrenta uma paragem prolongada, na sequência de uma lesão no joelho direito.

Os exames complementares realizados nesta quarta-feira confirmaram o cenário de rutura parcial dos ligamentos cruzados do joelho direito. Paulo Vinícius lesionou-se sozinho no treino de sábado.

O clube arsenalista informa que o jogador será alvo de uma intervenção cirúrgica nos próximos dias. A operação estará a cargo do cirurgião ortopedista João Lourenço.

Paulo Vinícius, contratado esta época, era o único totalista do Sp. Braga. Douglão deverá passar a acompanhar Ewerthon no centro da defesa. Baiano está remetido a tratamento, enquanto Nuno André Coelho, Zé Luis, Ukra e Imorou dividem o seu tempo entre tratamento, ginásio e relvado.

Maisfutebol

JotaCC

Palmeira é novidade nos convocados

Palmeira é a grande novidade na lista de convocados do SC Braga para o jogo com o Paços de Ferreira, sexta-feira, às 20.15 horas, no Estádio Axa. O defesa-central cedido ao clube-satélite Vizela foi chamado para compensar a ausência de Paulo Vinícius, que vai estar cinco meses afastado dos relvados. Palmeira já tinha sido convocado por Jardim por duas vezes na Liga Zon Sagres, mas não chegou a ser utilizado.

Meyong e Vinícius também estão de regresso à convocatória de Leonardo Jardim. Aquele duo não foi chamado para o desafio com o Birmingham por não estar inscrito na Liga Europa. Nuno Valente, que foi opção no banco frente aos ingleses, ficou de fora.

Para além de Paulo Vinícius, José Luís, Ukra, Nuno André Coelho, Baiano, Imorou e Paulo Vinícius são afastados por lesão. Carlão e Custódio, já integrados no grupo, ainda não possuem ritmo para reentrar em competição.

A lista de convocados para o desafio com o Paço de Ferreira é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Galo, Douglão, Elderson, Palmeira e Ewerton;

Médios: Salino, Mossoró, Vinícius, Hugo Viana, Djamal e Fran Mérida;

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Meyong, Nuno Gomes e Lima


Acabou a temporada para Paulo Vinícius

O defesa-central Paulo Vinícius realizou, esta quinta-feira, o derradeiro exame à lesão no joelho, que acabou por confirmar o pior cenário possível. A época terminou para o jogador do SC Braga.

O exame detectou que a lesão nos ligamentos do joelho é muito grave e que irá implicar a reconstrução da zona afectada, pelo que irá precisar de pelo menos cinco meses de paragem.

A cirurgia, que ainda não foi marcada, será realizada pelo médico ortopedista João Lourenço.


«Temos obrigação de ganhar ao Paços» - Leonardo Jardim

Leonardo Jardim falou sobre a maré de lesões físicas que fez mais uma vitima no plantel, Paulo Vinícius, mas mantém intacta a fé nas qualidades da equipa e na sua capacidade de dar uma resposta forte no jogo de sexta, frente ao Paços Ferreira.

- O SC Braga maré em azar, com muitas lesões. Até que ponto isto pode afectar o rendimento da equipa no futuro?
- Em primeiro lugar, as lesões são negativas para os atletas que as tiveram porque limitam o seu desempenho desportivo nesta época. Muitos deles estavam a fazer a melhor época das suas carreiras. Em relação ao grupo, existem limitações, que temos o dever de ultrapassar com aqueles que estão disponíveis.

-Admite ter de recorrer ao mercado em Janeiro?
- Com certeza que o Braga terá necessidade de reforçar algumas posições dentro da estrutura da equipa. Estamos à procura das melhores soluções para o Braga.

- O facto do Paços estrear treinador aumenta o grau de dificuldade do jogo?

- O grau de dificuldade será sempre grande: Há dois factores a ter em conta: primeiro a mudança de treinador é sempre factor motivacional e nos últimos dois jogos que fez no Axa venceu, e isso também motiva. Temos de saber ultrapassar as dificuldades que o Paços nos vai colocar para ir ao encontro dos nossos objectivos no Campeonato e conquistar os três pontos.

- Que Paços espera no Axa?
- Vamos encontrar um Paços dentro daquilo que é normal, uma equipa de transições com elementos rápidos na frente. Uma equipa mais motivada do que nunca. Mas o Braga joga em casa e tem a obrigação de ganhar.

- Lembra-se onde estava na última vez que o Henrique Calisto treinou uma equipa em Portugal?
- Não me lembro onde estava e não me recordo bem das equipas dele em Portugal. Sei que fez bons trabalhos. Isso dificulta o nosso conhecimento do adversário, mas acredito que o Paços não vai mudar muito de uma semana para a outra.

- Faz hoje seis meses que foi apresentado como treinador do Braga. Que balanço faz?
- Foram seis meses em que tivemos algumas dificuldades, sobretudo na área das lesões, com limitações de atletas importantes. Perdermos um objectivo que era a Taça de Portugal e chegar ao Jamor; conseguimos a passagem à fase de grupos da Liga Europa; no Campeonato estamos bem posicionados para chegar à nossa meta e depois ainda vem a Taça da Liga. Julgo que o balanço é positivo, atendendo a que conseguimos ultrapassar várias dificuldades, desde reformulação do plantel às lesões de muitos atletas

- A entrada de equipas fortes da Champions na Liga Europa torna a prova em que o SC Braga está inserido mais importante?
- Liga Europa é sempre uma prova importante. Por vezes é desvalorizada, mas a entrada Man. City e do Man. United dará mais importância à esta prova. Penso que será extremamente disputada.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Temos de saber ultrapassar as dificuldades»

O SC Braga recebe o Paços de Ferreira na abertura da jornada 12 da Liga Zon Sagres e Leonardo Jardim chama à sua equipa a responsabilidade de conquistar os três pontos, apesar da motivação do lado pacense pela estreia do treinador.

«O grau de dificuldade é sempre grande e há que ter em conta dois factores: primeiro a mudança de treinador é sempre um factor motivacional e depois os últimos dois jogos que fez no Axa venceu, o que também motiva», começou por dizer.

«Temos de saber ultrapassar as dificuldades que o Paços de Ferreira nos vai colocar para irmos de encontro ao nosso objectivo, que é conquistar os três pontos», prosseguiu o treinador do SC Braga, que lamentou as lesões no plantel e admitiu que a equipa se vai reforçar em Janeiro.

Sobre os eleitos para o jogo desta sexta-feira, a novidade passa pela chamada de Palmeira, jogador que tem alinhado no Vizela, clube-satélite do SC Braga., de Vinícius e Meyong.

ZEROZERO

JotaCC

Exames confirmam gravidade da lesão de Paulo Vinícius
Rotura de ligamentos no joelho direito

Confirmou-se o pior cenário para Paulo Vinícius. Os exames realizados esta quinta-feira pelo defesa brasileiro confirmaram a gravidade da lesão nos ligamentos do joelho direito, pelo que o jogador arsenalista não vai escapar à operação, devendo perder o resto da temporada.

A operação deverá acontecer nos próximos dias e vai ficar a cargo do cirurgião João Lourenço.

Este é o terceiro caso grave de rotura de ligamentos no plantel minhoto, depois de Nuno André Coelho e Baiano terem sido atingidos pelo azar.



Jardim: «Vamos ter de reforçar algumas posições»
técnico diz que jogo com paços será difícil

   
O treinador Leonardo Jardim disse esta quinta-feira que o Sporting Braga terá que se reforçar no mercado de inverno por causa das várias lesões que assolam o plantel, sobretudo o setor defensivo.

"Com certeza que o Sporting Braga terá necessidade de se reforçar em algumas posições, para isso tem um gabinete de 'scouting' que está à procura das melhores soluções", afirmou o técnico, na antevisão da receção ao Paços Ferreira, sexta-feira (20h15), da 12. jornada da Liga Zon Sagres.

A defesa é o setor mais afetado: Paulo Vinícius é a mais recente baixa e vai ser operado ao joelho direito nos próximos dias, juntando-se a Baiano, Nuno André Coelho e Imourou.

Os avançados Zé Luís e Ukra são os outros lesionados do plantel, sendo que Custódio e Carlão foram integrados esta semana nos treinos sem limitações físicas, mas ainda não têm o ritmo necessário para serem opções, dadas as longas ausências.

"As lesões são muito negativas, limitam a sua performance competitiva, sendo que alguns deles estavam a fazer talvez a melhor época das suas carreiras", lamentou Leonardo Jardim.

Sobre o jogo de sexta-feira, salientou que "o grau de dificuldade será sempre grande", mas destacou a entrada do treinador Henrique Calisto e as vitórias do Paços Ferreira em Braga na época passada (Liga e Taça da Liga) como mais dois fatores motivacionais do adversário.

"Teremos que saber ultrapassar as dificuldades e temos capacidade para vencer para ir ao encontro do objetivo de ficarmos entre os quatro primeiros lugares", disse.

O regresso de Henrique Calisto ao primeiro escalão do futebol português, após de 11 anos de ausência, pode ser outro fator contra, já que "esse desconhecimento de como as suas equipas jogam acrescenta dificuldade", frisando, contudo, não acreditar que o Paços de Ferreira "mude totalmente os seus comportamentos numa semana".

Cumprem-se hoje seis meses que Leonardo Jardim foi apresentado em Braga e o técnico faz um "balanço positivo", apesar das "dificuldades" que enfrentou, tendo salientado a "reformulação do plantel" as "lesões de aletas importantes".

"Mas, conseguimos ir ultrapassando isso com mais ou menos dificuldade e, em termos desportivos, perdemos um dos nossos objetivos, a Taça de Portugal, mas passámos à fase seguinte da Liga Europa e, no campeonato, estamos bem posicionados para atingir o objetivo", disse.


Calisto: «Temos de ser espertos em Braga»
Apontou ao pragmatismo


O treinador Henrique Calisto disse esta quinta-feira que o Paços de Ferreira terá de "ser esperto em Braga", na sexta-feira (às 20 e 15), para conseguir pontuar, o que será "ótimo", na abertura da 12.ª jornada da Liga Zon Sagres.

"Um ponto é sempre positivo e fora é duplamente positivo", disse Henrique Calisto, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo do seu jogo de estreia em Portugal, após 11 anos a treinar no estrangeiro.

O técnico reconheceu que jogar em Braga pode não ser "tão acessível em termos teóricos", mas "a pressão é mais diluída e pode libertar mais os jogadores", sendo bem diferente daquela que a equipa irá sentir nos próximos jogos na Mata Real, em que estará obrigada a vencer.

Calisto é favorável ao espetáculo, a bem dos espetadores, mas, nesta fase, defendeu que é preciso "ser pragmático" para ganhar pontos, precisando.

"Não há 'bluff' no futebol. Temos de jogar ao som da música, e, como o nosso parceiro de jogo é uma equipa forte, temos de estar mais concentrados e juntos", explicou.

Em relação ao adversário, Calisto falou numa "equipa com bons jogadores", que "está a render bem" e apresenta um "nível qualitativo de jogo bastante alto", situação bem diferente daquela que o Paços de Ferreira apresenta na classificação, em que ocupa a 16.¦ e última posição.

O técnico pacense elogiou a primeira semana de treinos na Mata Real, que considerou curta para impor as suas ideias, afirmando ter encontrado "uma equipa preocupada", a quem foi preciso incutir "confiança no futuro".

"O trabalho esta semana incidiu numa maior intensidade de treino, numa maior confiança no jogo de posse de bola e maior contenção de emoções quando sob pressão, na disposição dos jogadores em campo, na estrutura da equipa e num melhor conhecimento de ambas as partes", afirmou.

Nuno Santos está lesionado e é a única baixa da equipa para o jogo que assinala a estreia de Henrique Calisto pelo Paços de Ferreira, em substituição do técnico Luís Miguel, que sucedera também esta época a Rui Vitória.


RECORD

JotaCC

#13
Sp. Braga: Jardim satisfeito com o seu trabalho
Leonardo Jardim foi apresentado há seis meses. Em jeito de balanço, o treinador está feliz

Leonardo Jardim foi apresentado no Sp. Braga há seis meses. Em jeito de balanço, o treinador mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pela equipa até ao momento. A formação arsenalista foi eliminada da Taça de Portugal mas encontra-se em boa posição na Liga e já garantiu a passagem à próxima fase da Liga Europa.

«É um balanço positivo. Fizemos uma reformulação do plantel e tivemos as lesões de jogadores importantes. Mesmo assim, ir ultrapassando isso com mais ou menos dificuldade e, em termos desportivos, perdemos um dos nossos objetivos, a Taça de Portugal, mas passámos à fase seguinte da Liga Europa e, no campeonato, estamos bem posicionados para atingir o objectivo», frisou o técnico.

A equipa minhota defronta o Paços de Ferreira na próxima jornada da Liga. Paulo Vinícius é a baixa mais recente. Leonardo Jardim admite a necessidade de reforços na reabertura do mercado, em Janeiro.

«Com certeza que o Braga terá necessidade de se reforçar em algumas posições, para isso tem um gabinete de  que está à procura das melhores soluções», disse Jardim, em declarações reproduzidas pela Agência Lusa.

O técnico lamentou a onda de lesões. «As lesões são muito negativas, limitam a sua performance competitiva, sendo que alguns deles estavam a fazer talvez a melhor época das suas carreiras»

«Teremos que saber ultrapassar as dificuldades e temos capacidade para vencer para ir ao encontro do objetivo de ficarmos entre os quatro primeiros lugares», concluiu Leonardo Jardim.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

#14
Leonardo Jardim quer reforços

O treinador Leonardo Jardim afirmou hoje que o Sporting de Braga terá que se reforçar no mercado de inverno devido às várias lesões que assolam o plantel.

"Com certeza que o Braga terá necessidade de se reforçar em algumas posições, para isso tem um gabinete de 'scouting' que está à procura das melhores soluções", referiu o técnico, na antevisão ao jogo com o Paços de Ferreira.

A defesa é o sector mais afectado da equipa bracarences. Paulo Vinícius é o mais recente "cliente" do departamento médico sabendo-se já que vai ser operado ao joelho direito nos próximos dias, juntando-se a Baiano, Nuno André Coelho e Imourou.

Os avançados Zé Luís e Ukra são os outros lesionados do plantel, sendo que Custódio e Carlão foram integrados esta semana nos treinos sem limitações físicas, mas ainda não têm o ritmo necessário para serem opções.

"As lesões são muito negativas, limitam a sua performance competitiva, sendo que alguns deles estavam a fazer talvez a melhor época das suas carreiras", lamentou Jardim.

Sobre o jogo de sexta-feira, salientou que "o grau de dificuldade será sempre grande", mas destacou a entrada do treinador Henrique Calisto e as vitórias do Paços de Ferreira em Braga na época passada (Liga e Taça da Liga).

"Teremos que saber ultrapassar as dificuldades e temos capacidade para vencer para ir ao encontro do objectivo de ficarmos entre os quatro primeiros lugares", afirmou.

O regresso de Henrique Calisto ao primeiro escalão do futebol português, após de 11 anos de ausência, pode ser outro factor contra, já que "esse desconhecimento de como as suas equipas jogam acrescenta dificuldade", frisando, contudo, não acreditar que o Paços de Ferreira "mude totalmente os seus comportamentos numa semana".

Cumprem-se hoje seis meses que Leonardo Jardim foi apresentado em Braga e o técnico faz um "balanço positivo", apesar das "dificuldades" que enfrentou, tendo salientado a "reformulação do plantel" as "lesões de aletas importantes".

"Mas, conseguimos ir ultrapassando isso com mais ou menos dificuldade e, em termos desportivos, perdemos um dos nossos objectivos, a Taça de Portugal, mas passámos à fase seguinte da Liga Europa e, no campeonato, estamos bem posicionados para atingir o objectivo", concluiu.

O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim diz que Sporting de Braga "terá que se reforçar"

O treinador Leonardo Jardim disse que o Sporting de Braga terá que se reforçar no mercado de Inverno por causa das várias lesões que assolam o plantel, sobretudo no sector defensivo.

"Com certeza que o Braga terá necessidade de se reforçar em algumas posições, para isso tem um gabinete de 'scouting' que está à procura das melhores soluções", afirmou o técnico, na antevisão da recepção ao Paços de Ferreira, sexta-feira, da 12.ª jornada da Liga.

A defesa é o sector mais afectado: Paulo Vinícius é a mais recente baixa e vai ser operado ao joelho direito nos próximos dias, juntando-se a Baiano, Nuno André Coelho e Imourou. Os avançados Zé Luís e Ukra são os outros lesionados do plantel, sendo que Custódio e Carlão foram integrados esta semana nos treinos sem limitações físicas, mas ainda não têm o ritmo necessário para serem opções, dadas as longas ausências.

"As lesões são muito negativas, limitam a sua performance competitiva, sendo que alguns deles estavam a fazer talvez a melhor época das suas carreiras", lamentou Leonardo Jardim.

Sobre o jogo de sexta-feira, salientou que "o grau de dificuldade será sempre grande", mas destacou a entrada do treinador Henrique Calisto e as vitórias do Paços de Ferreira em Braga na época passada (Liga e Taça da Liga) como mais dois factores motivacionais do adversário. "Teremos que saber ultrapassar as dificuldades e temos capacidade para vencer para ir ao encontro do objectivo de ficarmos entre os quatro primeiros lugares", disse.

O regresso de Henrique Calisto ao primeiro escalão do futebol português, após de 11 anos de ausência, pode ser outro factor contra, já que "esse desconhecimento de como as suas equipas jogam acrescenta dificuldade", frisando, contudo, não acreditar que o Paços de Ferreira "mude totalmente os seus comportamentos numa semana".

Cumprem-se nesta quinta-feira seis meses desde que Leonardo Jardim foi apresentado em Braga e o técnico faz um "balanço positivo", apesar das "dificuldades" que enfrentou, tendo salientado a "reformulação do plantel" as "lesões de aletas importantes". "Mas, conseguimos ir ultrapassando isso com mais ou menos dificuldade e, em termos desportivos, perdemos um dos nossos objectivos, a Taça de Portugal, mas passámos à fase seguinte da Liga Europa e, no campeonato, estamos bem posicionados para atingir o objectivo", disse.

O Sporting de Braga, quinto, com 19 pontos, e o Paços de Ferreira, 16.º e último, com nove, defrontam-se sexta-feira, às 20h15, em Braga, num jogo que será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.

PUBLICO