News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/11

Started by Bruno3429, 30 de November de 2011, 06:49

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vencer o Birmingham para cumprir objectivo

O Sporting de Braga pode garantir, hoje, a passagem à próxima eliminatória da Liga Europa se vencer o Birmingham, em partida a disputar a partir das 18h00 no Estádio Municipal. Depois do triunfo em Inglaterra, sobre este mesmo adversário, os arsenalistas arrumam hoje a questão do apuramento se, frente aos seus adeptos, repetirem o feito.

Diario do Minho

Bruno3429

Leonardo Jardim: "Resolver já qualificação"
Joana Russo Belo

Uma vitória garante a passagem aos dezasseis avos-de-final da Liga Europa. Por isso, Leonardo Jardim é peremptório: vencer é a palavra para o jogo desta noite (18 horas), frente ao Birmingham, a contar para a quinta jornada do Grupo H. Apesar das baixas e de apenas contar com 17 jogadores disponíveis, o técnico desvalorizou as lesões e garante terem soluções para assegurar já a eliminatória.

"É um lema de trabalho não dar muita importância às ausências, porque o fundamental é contabilizar os que estão disponíveis para o jogo. Mas uma equipa que apresenta um terço de lesionados, e alguns sectores extremamente frágeis, isso condiciona. Temos de pensar sempre em rentabilizar ao máximo os que estão e jogar de forma a concretizar o nosso objectivo que passa por resolver já a presença na fase eliminatória da Liga Europa", sublinhou.

Na primeira ronda da fase de grupos, o Sp. Braga venceu em Inglaterra, por 3-1, triunfo que Jardim espera repetir. "A vitória, isso é que era importante repetirmos, conseguir os três pontos. Ficava já arrumada a situação da qualificação. Isso é que era importante, sabendo que na Liga Europa este é o segundo jogo mais importante", reforçou o treinador, lembrando que o jogo mais importante da prova europeia "foi o de apuramento para a fase de grupos".

Considerando a passagem aos dezasseis avos-de-final como "um dos objectivos da época" Jardim está consciente que será um jogo "de características especiais", onde o Sp. Braga terá de ser capaz de "impor o futebol" e "identidade" própria. E deixa o alerta.

"O Birmingham é uma equipa de grande poderio físico que defende bem, concentra-se muito atrás da linha da bola e utiliza muito, quer esquemas tácticos, quer transições para o contra-golpe. Sabemos que temos de contrariar essa forma de estar e contrariar é marcando primeiro, para o adversário se expor um pouco. Depois o nosso jogo terá mais facilidades".

Apelo "especial" para adeptos

Leonardo Jardim considera o duelo desta noite, diante do Birmingham, "o segundo mais importante" na Liga Europa. E aproveitou para deixar o apelo. "Faço um pedido especial ao público e massa associativa para apoiar a equipa de forma a conseguirmos este segundo objectivo em termos de Liga Europa", referiu o técnico do Sp. Braga.

Jardim recusou estar "em guerra" com os adeptos - perante algumas críticas quanto às opções do técnico nos últimos jogos e substituições - e foi claro: "sinceramente, não tenho que fazer pazes com a massa associativa, não andei em guerra com nenhuma massa associativa. Acredito, e volto a referir, que a massa associativa gosta de vencer, mas o Leonardo Jardim está aqui para defender os interesses do clube e para colocar aqueles que acha que rendem mais no momento actual, independentemente dos gostos não serem os mesmos".

Quanto à presença de António Salvador no último treino de preparação para a recepção ao Birmingham, Jardim relativizou e diz ser habitual o presidente acompanhar os trabalhos.
"É sempre importante ter o presidente presente, é uma pessoa solidária com o grupo, nos bons e maus momentos, é por isso que tem conquistado muitas coisas a favor do Sp. Braga. É a confiança normal, ele está habitualmente presente uma vez por semana", rematou.


Hélder Barbosa: "queremos arrumar já o assunto Liga Europa"

Foi herói em Inglaterra, ao apontar dois golos, no primeiro triunfo do Sp. Braga por terras de 'Sua Majestade'. E espera voltar a ajudar a equipa a vencer. Hélder Barbosa está confiante para o duelo decisivo desta noite - que poderá garantir a passagem à próxima fase da Liga Europa - e garante que o pensamento está em vencer, novamente, o Birmingham.

"Esperamos as mesmas dificuldades que passámos lá, sabemos o resultado que fizemos, mas sabemos o que sofremos. Por isso não esperamos facilidades nenhumas. Queremos arrumar já com o assunto Liga Europa e conquistar os três pontos", deixou claro o extremo.

Perfeitamente consciente "das dificuldades que vamos ter", Barbosa aponta o objectivo de "conseguir a qualificação o mais cedo possível" para "não irmos a Brugge [na última jornada] com uma pressão ainda maior do que a que podemos ter".

O melhor marcador arsenalista na Liga Europa, com quatro golos - um frente ao Young Boys, outro ao Brugge e dois ao Birmingham - espera voltar a festejou ou, pelo menos, ajudar à conquista da vitória.

"Espero ajudar a equipa da melhor maneira, seja com golos, com assistências ou apenas com o meu contributo. Quero dar o meu melhor e ajudar a equipa a vencer o jogo", confessou.
Pela frente vai estar um adversário inglês "muito difícil": "é uma equipa que joga muito com o físico, tem um poderio físico enorme, com um jogo típico de Inglaterra e que nos vai dificultar ao máximo a nossa tarefa". No entanto, a ambição está em alta. "Vamos ter de ganhar", frisou Hélder Barbosa.

Nuno Valente chamado ao satélite para completar lista

Com apenas 17 jogadores disponíveis, Leonardo Jardim foi obrigado a chamar o médio Nuno Valente ao satélite FC Vizela para a recepção ao Birmingham. O jovem internacional sub-19 completa a lista de 18 atletas, numa convocatória que volta a ter o nome de Elderson, após castigo no campeonato.
Vinicius, Rivera e Meyong ficam de fora por não estarem inscritos, enquanto Imourou, Baiano, Nuno André Coelho, Custódio, Zé Luís, Ukra e Carlão continuam lesionados.

Os convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni
Defesas: Rodrigo Galo, Ewerton, Douglão, Paulo Vinícius e Elderson
Médios: Djamal, Salino, Mossoró, Nuno Valente, Hugo Viana e Mérida
Avançados: Alan, Lima, Nuno Gomes, Hélder Barbosa e Paulo César

Correio do Minho

Bruno3429

É muito simples: basta ganhar!
Por Pascoal Sousa

Não há equívoco possível quanto ao favoritismo que é atribuído ao SC Braga no jogo com o Birmingham. É o mesmo que lhe era reconhecido antes do desafio, em casa, frente ao Club Brugge, que os minhotos perderam por 1-2, complicando momentaneamente as contas no grupo H. A candidatura ao apuramento foi relançada com a goleada ao Maribor (5-1).

Ambos os jogos devem servir de linha de orientação para o SC Braga simplificar processos, fintar obstáculos e aproveitar o facto de depender de si próprio para atingir os 16-avos-de-final da Liga Europa. A percepção de que o Birmingham está uns furos abaixo em experiência internacional em relação ao SC Braga dissimula um perigo muito real: a eficácia do jogo directo dos ingleses. A mesma arma que os belgas utilizaram para abater o SC Braga no Axa.

Tendo este dado compilado e bem estudado, a equipa de Leonardo Jardim assume claramente o desejo de ganhar. Acima de tudo, ganhar e apurar-se automaticamente. Mas o SC Braga também quer marcar cedo, porque esta equipa inglesa puxa até ao limite pela paciência dos adversários, fecha-se bem na defesa e destila veneno a sair para o ataque.

A Bola

Bruno3429

Olhar para cima
minhotos defrontam hoje o birmingham

EUGÉNIO QUEIRÓS

O Sp. Braga defende hoje a sua condição de finalista da última edição da Liga Europa com a certeza de que pode resolver já a passagem à fase de eliminatórias, indo depois passear até à bonita cidade de Brugge.

Para tal, Leonardo Jardim conta sobretudo com a experiência de alguns dos seus jogadores nas competições europeias, alguns deles, como é o caso do capitão Alan, também protagonistas da campanha de 2008/2009 que culminou com a conquista da Taça Intertoto, no ano em que Jorge Jesus foi o treinador da equipa.

Record

Bruno3429

Apuramento vale mais 200 mil euros
PEDRO ROCHA/BRUNO FILIPE MONTEIRO

Grão a grão, o Braga não pára de facturar na Liga Europa. Dentro das quatro linhas, estará em jogo esta noite o prestígio internacional dos arsenalistas, dependentes apenas de uma vitória sobre o Birmingham para se apurarem para os 16-avos-de-final da Liga Europa, e as contas são tão cristalinas que o apuramento é garantido numa eventual situação de empate entre Braga, Brugge e Birmingham na derradeira jornada do Grupo H, uma vez que no somatório dos pontos nos confrontos directos, o Braga ficaria numa situação confortável, a par dos belgas. Fora das quatro linhas, a sobrevivência na prova é encarada como um objectivo essencial para as contas da SAD presidida por António Salvador. Observador atento do último ensaio da equipa, na companhia do director executivo, Rui Casaca, o dirigente personifica a face do Braga-empresa, que se prepara para ganhar mais 200 mil euros pela passagem à fase seguinte, daí que a sua presença no treino tenha sido muito mais do que simbólica.

Ofuscado pelo encaixe de 15,5 milhões de euros na Champions e na Liga Europa em 2010/11, o que ajudou a um lucro recorde de 5,3 milhões, o pote de euros que estará no fim da desejável vitória sobre os britânicos soa a "insignificante", mas ganha um peso considerável somado ao que o Braga já conquistou esta época (1,350 milhões de euros) só pela participação na Liga Europa (640 mil euros), por duas vitórias (280 mil euros), um empate (70 mil euros) e um bónus de 360 mil euros correspondente aos seis jogos da fase de grupos. Sem contar com as transmissões televisivas, as metas seguintes andarão pelos seguintes valores: 300 mil euros pelos oitavos-de-final, 400 mil euros pelos quartos e 700 mil euros pela disputa das meias-finais. Tal como na época passada, o vencedor arrecadará três milhões de euros e o finalista vencido terá direito a dois milhões.

M€1,35
Sem o apuramento garantido para os 16-avos-de-final, o Braga já arrecadou 1 milhão e 350 mil euros por duas vitórias, um empate e os bónus da fase de grupos


BRAGA-BIRMINGHAM
Sport TV1
18H00


ESTÁDIO AXA

ARBITRAGEM

Árbitro: Markus Strombergsson [Suécia]

Assistentes: Magnus Sjoblom; Daniel Warnmark

Assistentes Adicionais: Daniel Stalhammar; Johan Hamlin

4º Árbitro: Michael Lerjeus

Braga
Quim; Salino, Paulo Vinícius, Ewerton e Elderson; Djamal e Hugo Viana; Mossoró, Alan e Hélder Barbosa; Lima.

TREINADOR Leonardo Jardim

Outros convocados

32 Berni GR

2 Rodrigo Galo LD

44 Douglão DC

28 Nuno Valente MD

17 Mérida MO

9 Paulo César AE

21 Nuno Gomes AV

Birmingham
Myhill; Spector, Caldwell, Ibañez e Murphy; Fahey, N'Daw, Burke e Beausejour; King e Zigic.

TREINADOR Chris Hughton

Outros convocados

13 Doyle GR

24 Curtis Davies DC

14 Gomis MD

20 Vallès MO

15 Elliot AD

22 Redmond AE

17 Adam Rooney AV

39 Chris Wood AV


Não há lateral-direito

A exemplo do que acontece com o Braga, o Birmingham jogará desfalcado de um lateral-direito de raiz. Stephen Carr está lesionado, e o seu substituto, na condição de adaptado, será o médio Jonathan Spector. Já o defesa Ridgewell, um dos mais utilizados por Chris Hughton, ficou em Inglaterra para descansar para o jogo com o Cardiff.


Hélder Barbosa sem restrições

O alarme deixou de soar em relação a Hélder Barbosa. O extremo-esquerdo acabou por recuperar de um traumatismo num pé, motivo pelo qual fora dispensado do treino de segunda-feira, e juntou-se ontem ao grupo para trabalhar sem restrições, estando por isso em condições de jogar de início contra o Birmingham. Com o central Palmeira e o médio Nuno Valente (entrou na convocatória), oriundos do satélite Vizela, integrados nos trabalhos, Carlão está praticamente apto. O avançado emprestado pelo Kashima Antlers já se aproxima dos níveis físicos desejáveis e deverá reintegrar-se no grupo em breve. Ontem fez corrida nos relvado, exercitando-se depois com bola, embora ainda à parte.


Pedreira no sapato dos clubes ingleses

Os clubes ingleses deixaram de ser um bicho-de-sete-cabeças para o Braga nos jogos realizados em Portugal. Inicialmente, os arsenalistas sentiam sempre inúmeras dificuldades quando apanhavam pela frente equipas do país de Isabel II, mas a tendência sofreu uma alteração significativa a partir do momento em que os encontros se começaram a realizar no AXA. Talvez deslumbrados pelo imponente muro de pedra que se ergue por trás da baliza do topo sul do estádio, os ingleses começaram a vacilar e há três jogos que os bracarenses não sabem o que é perder na condição de visitados. Mais: também não sofreram nenhum golo. E não se pode dizer que o nome dos opositores fosse modesto. Exceptuando o Portsmouth, actual adversário do Birmingham na luta pelo regresso à Premier League, os outros foram nada mais nada menos do que Arsenal e Liverpool. Curiosamente, tanto gunners como reds sucumbiram na Cidade dos Arcebispos na última época, que terminou com os guerreiros do Minho a disputar a final da Liga Europa, em Dublin.

Desde que o Braga começou a jogar no AXA, só uma equipa inglesa conseguiu voltar a casa com a vitória. O autor dessa proeza foi o Tottenham, numa temporada (2006/07) particularmente agitada para os arsenalistas, que foram orientados por três treinadores: Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa. E foi precisamente o último que acabou por sair derrotado, por 3-2, com os ingleses, caindo nos 16-avos-de-final da então Taça UEFA.


Lateral Elderson regressa ao onze

Depois das novidades promovidas no encontro com o FC Porto, Leonardo Jardim deverá apostar nos jogadores mais utilizados na recepção ao Birmingham. Ou seja, Elderson, que cumpriu castigo frente aos campeões nacionais, voltará a ser o lateral-esquerdo contra a equipa inglesa, devolvendo Paulo Vinícius à posição natural (central) e atirando com Douglão, que realizou uma exibição manifestamente infeliz no Estádio do Dragão, para o banco de suplentes. O mesmo destino do brasileiro ex-Kavala deverão ter ainda Paulo César e Mérida, para a entrada de Hélder Barbosa e Mossoró, respectivamente.


Leonardo Jardim
"Não há guerra com os adeptos"


O ambiente que se viveu na ressaca da derrota com o FC Porto foi tenso e teve Leonardo Jardim como principal alvo da contestação dos adeptos. Por isso, a pergunta impunha-se: irá o jogo com o Birmingham servir para fazer as pazes entre as duas partes? "Não tenho de fazer as pazes com os adeptos, porque não ando em guerra com eles", atirou de imediato o treinador arsenalista, que mantém a mesma ideia já expressa no Dragão. "Os adeptos gostam de vencer, mas estou aqui para defender os interesses do clube e para colocar aqueles jogadores que acho que rendem mais, independentemente de os gostos não serem os mesmos", afirmou.

Seja como for, uma coisa será certa no reencontro com os ingleses: em caso de triunfo, o Braga alcançará automaticamente o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Por isso, Jardim vincou a importância de "marcar cedo, para que o Birmingham se exponha um pouco mais ao jogo" e, dessa forma, facilite a concretização do objectivo dos bracarenses. "Era importante repetir a vitória de Birmingham, pois, com os três pontos, já ficava arrumada a questão da qualificação. Depois de ter caracterizado o jogo do apuramento para a fase de grupos, contra o Young Boys, como o mais importante da Liga Europa, este é o segundo mais importante. Por isso, faço um pedido especial à massa associativa para apoiar a equipa, de forma a que possamos atingir este segundo objectivo na prova", apelou.

Mesmo realizando boas exibições, o Braga não conseguiu evitar a derrota contra Sporting e FC Porto, jogos de que tirou algumas conclusões importantes. A incapacidade para finalizar nos períodos em que foram mais dominantes foi a principal, daí que Jardim tenha lembrado que "nem sempre jogar bem implica vencer". Todavia, não abdica desta forma positiva de actuar. "Sabemos que não é fácil jogar com os grandes, mas fomos discutir o resultado com qualquer um deles e agora temos um jogo da Liga Europa, diferente, em que queremos resolver já o problema da passagem", disse.


"Temos de rentabilizar os jogadores disponíveis"
Entre lesionados e não inscritos na UEFA, Leonardo Jardim não pode contar com um total de onze jogadores para a recepção ao Birmingham. No entanto, o treinador desvaloriza esse facto e prefere concentrar-se nos 18 atletas que hoje serão inscritos na ficha de jogo. "É normal que uma equipa que apresente um terço dos jogadores lesionados, alguns dos quais de sectores da equipa que estão extremamente frágeis, esteja condicionada. No entanto, temos de rentabilizar os que estão disponíveis e motivá-los de forma a concretizar o nosso objectivo", declarou o treinador dos bracarenses.


Pergunta O JOGO
"Salvador está connosco"

António Salvador esteve no treino. Sentiu a confiança do presidente após as derrotas com Sporting e FC Porto?
É sempre importante ter o presidente presente. Ele é uma pessoa solidária com o grupo, que está sempre connosco nos bons e nos maus momentos. Julgo que a confiança é a normal. Tal como todas as pessoas que trabalham no clube, mais alegre quando ganhamos e mais triste quando não conseguimos vencer.


Lima é o único em perigo de exclusão para a Bélgica

O amarelo visto contra o Birmingham (1ª jornada) e o Maribor (4ª jornada) obrigam Lima a ter mil cuidados na recepção aos ingleses. Isto porque, se o brasileiro for admoestado pelo sueco Markus Strombergsson no jogo de hoje será carta fora do baralho na visita a Bruges.

Nuno Valente convocado

Depois de no fim-de-semana ter alinhado apenas 12 minutos na vitória (2-0) do Vizela sobre a Oliveirense, Nuno Valente foi chamado por Leonardo Jardim para o jogo com o Birmingham. O médio é a grande surpresa da lista de convocados, da qual saíram Vinícius, Meyong e Rivera por não se encontrarem inscritos na UEFA.


Ingleses invadem AXA

Arrastados pelos bons resultados do Birmingham na Liga Europa, 1700 ingleses vão estar no AXA para seguir o encontro com o Braga. A equipa não atravessa uma boa fase na Champion-ship - só venceu um dos últimos cinco jogos e é oitava -, mas todos acreditam que hoje poderá dar um passo firme na qualificação para os 16-avos-de-final.


Hélder Barbosa
"Queremos ir a Bruges descansados"

PEDRO ROCHA

Sem entrar em pormenores, Hélder Barbosa sublinhou a ideia de que o Braga tem um bico-de-obra pela frente, de pouco valendo o optimismo resultante da vitória conseguida em Birmingham. "Esperamos as mesmas dificuldades que tivemos lá. Sofremos e não esperamos facilidades, mas queremos conquistar os três pontos", analisou, mostrando-se disponível para voltar a marcar à equipa inglesa. "Espero ajudar da melhor maneira, com golos ou de outra forma; o que interessa é ganhar", observou.

Preparado para um adversário "com muito poder físico, habituado a jogar com grande intensidade", o extremo-esquerdo confia num bom resultado e já se imagina a jogar contra o Brugge, na Bélgica, sem ansiedades. "Queremos ganhar e assegurar a qualificação para irmos a Bruges mais descansados. [O Birmingham] é uma equipa muito difícil, mas está no nosso caminho e é para ganhar", concluiu.


Hughton duvida do palpite de Jardim

Segundo as previsões de Leonardo Jardim, o Birmingham desta noite será uma equipa retraída na defesa, a apostar somente no contra-ataque. Surpreendido com os conhecimentos do treinador do Braga, Chris Hughton fez os possíveis por lançar a confusão. "Não tenho a certeza se o treinador do Braga conhece bem as nossas tácticas. Não vamos defender os 90 minutos; seria impossível. Vamos fazer o melhor possível, mas não vai ser só defender", garantiu. O treinador falou em ganhar, mas admitiu estar limitado nas escolhas face à proximidade do jogo com o Cardiff, para o campeonato.

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga quer garantir hoje continuidade na Liga Europa
'Arrumar já um dos objetivos da época '


O técnico bracarense lamenta as muitas ausências no plantel, mas espera regressar às vitórias na receção ao Birmingham.

Leonardo Jardim quer garantir já esta tarde, frente ao Birmingham, o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, apesar das muitas ausências no plantel. O Sporting de Braga vem de duas derrotas (uma que custou a eliminação da Taça de Portugal, pelo Sporting, outra para o campeonato, com o FC Porto), mas o treinador elogiou a postura da equipa nos dois jogos e quer repetir a vitória alcançada em Inglaterra para 'arrumar já a qualificação', 'um dos objetivos da época', 'Temos o lema de não dar importância às ausências, o importante é rentabilizar os disponíveis para o jogo, mas é normal que isso condicione quando um terço do plantel está lesionado, o que fragiliza muito alguns setores em termos de opção', lamentou Leonardo Jardim, durante a conferência de imprensa de antevisão à partida da quinta jornada do Grupo H.
Segundo o sucessor de Domingos Paciência, o Birmingham tem características especiais, como o 'poderio físico', por ser uma equipa inglesa, e um bom sistema defensivo, mas disse esperar um adversário 'retraído', e a sair em contra-ataque. 'Queremos contrariar essa forma de estar e isso passa por nos colocarmos à frente do marcador até para o adversário se expor um pouco', sublinhou o ex-treinador do Beira-Mar.
Noutro sentido, Leonardo Jardim recusou a ideia de estar 'em guerra', com os adeptos, que criticaram algumas opções do técnico nos últimos jogos, quer nos «onzes» apresentados quer nas substituições efetuadas. 'Sinceramente, não tenho de fazer as pazes com a massa associativa porque não entrei em guerra com ela. Os adeptos gostam de vencer, mas eu estou aqui para garantir os interesses do clube e para colocar em campo os jogadores que rendem mais, independentemente dos gostos não serem os mesmos', explicou o técnico madeirense.
Já Hélder Barbosa, melhor marcador dos bracarenses na Liga Europa, também salientou a importância de o Sporting de Braga não deixar para a última jornada as decisões sobre a continuidade nas competições europeias. 'Queremos ganhar e conseguir a qualificação para não irmos a Brugge, no último jogo, com mais pressão', referiu o extremo, que se mostrou preparado para continuar a ajudar a equipa 'da melhor maneira, com golos ou assistências',

Contestação. Leonardo Jardim desvalorizou as críticas que lhe têm sido feitos por adeptos do Sporting de Braga


Histórico
Braga mais feliz nos últimos jogos


Até 2006/2007 os bracarenses somaram por derrotas todos os confrontos com equipa inglesas, mas tudo mudou na época seguinte com um empate frente ao Bolton. A partir de 2007/2008, os minhotos jogaram mais seis vezes com adversários de Inglaterra, contando com quatro vitórias, um empate e uma derrota pesada aos pés do Arsenal (6-0).


Birmingham
'É o jogo mais difícil do grupo '


O treinador Chris Hughton elogiou a qualidade do Sporting de Braga, mas promete não remeter a sua equipa apenas a tarefas defensivas. 'É o jogo mais difícil do grupo. É importante entrar bem e vamos tentar impor um ritmo forte. Acredito que o Sporting de Braga vai ser mais ofensivo, mas não vamos defender os 90 minutos', garantiu o técnico inglês. 

O Primeiro de Janeiro

Bruno3429

"Não estou em guerra com os nossos adeptos"

"Pazes? Não estou em guerra com os nossos adeptos", disse ontem Leonardo Jardim na antevisão do jogo de hoje com o Birmingham da Liga Europa, recusando qualquer mal-estar com a massa associativa depois da eliminação da Taça de Portugal pelo Sporting (2-0) e da derrota na Liga frente ao FC Porto (3-2).
Por:Mário Figueiredo

Os adeptos bracarenses criticaram as opções feitas pelo técnico – onzes e substituições em Alvalade e no Dragão – após as duas derrotas consecutivas, embora Leonardo Jardim tenha elogiado a postura da equipa. "Os adeptos gostam de vencer, mas eu estou aqui para garantir os interesses do clube e para colocar em campo os jogadores que rendem mais, independentemente de os gostos não serem os mesmos", referiu.

E para contrariar a tendência dos dois últimos jogos, o treinador quer "arrumar" a qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa já neste jogo, embora lamente a onda de lesões que afecta o plantel. "Temos o lema de não dar importância às ausências, o importante é rentabilizar os disponíveis para o jogo, mas é normal que isso condicione quando um terço do plantel está lesionado, o que fragiliza muito alguns sectores em termos de opção", disse.

Segundo Leonardo Jardim, o Birmingham tem características especiais, como o "poderio físico", por ser uma equipa inglesa (está na segunda divisão), e um bom sistema defensivo, mas disse esperar um adversário "retraído" e a sair em contra-ataque. "Queremos contrariar essa forma de estar e isso passa por nos colocarmos à frente do marcador até para o adversário se expor um pouco", explicou o treinador consciente de que uma vitória pode sossegar os adeptos.

HÉLDER BARBOSA QUER AJUDAR

"O meu objectivo é ajudar a equipa da melhor maneira, com golos ou com assistências", disse ontem na antevisão ao jogo de hoje Hélder Barbosa, o melhor marcador do Sp. Braga na Liga Europa, com quatro golos.

"Esperamos as mesmas dificuldades que passámos lá, sabemos o resultado que conseguimos, mas também o que sofremos. Mas queremos arrumar desde já o assunto Liga Europa e conquistar os três pontos", afirmou o goleador.

"Queremos ganhar aqui em Braga e conseguir a qualificação para não irmos a Brugge, no último jogo, com mais pressão", concluiu.

Correio da Manhã

Bruno3429

Sp. Braga-Birmingham (antevisão): resolver já e sorrir
Minhotos qualificam-se para os 16-avos-de-final se vencerem; triunfo pode ajudar a esquecer um período negativo na temporada
Por Pedro Jorge da Cunha

O momento:
Sp. Braga:
Os minhotos vêm de derrotas em Alvalade e no Dragão. Nas últimas dez partidas oficiais venceram três vezes, empataram três e perderam quatro. A equipa de Leonardo Jardim está em quinto lugar no campeonato e foi afastada da Taça de Portugal pelo Sporting.

Birmingham:
Depois de seis triunfos consecutivos, os ingleses entraram numa fase irregular. Nos últimos seis encontros, apenas uma vitória (2-1 ao Burnley no campeonato), quatro empates e uma derrota (0-1 contra o Reading). O melhor marcador da equipa é Chris Wood, com 10 golos. Curiosamente, o neo-zelandês de 19 anos não deve ser titular em Braga.

Curiosidades:

. o Sp. Braga impôs ao Birmingham a primeira e única derrota europeia em casa;
. Hélder Barbosa marcou dois golos no Saint Andrews Park, Lima fez um;
. o Birmingham afastou o Nacional da Madeira nos play-off, com 0-0 no Funchal e 3-0 em Inglaterra;
. o Sp. Braga tem um saldo negativo frente a ingleses: 4 vitórias, 2 empates e 7 derrotas;
. o Birmingham marcou seis dos seus sete golos europeus na segunda parte;
. o Sp. Braga vai completar o seu 86º jogo nas provas da UEFA;
. o único português a jogar no Birmingham foi José Dominguez (época 1994/95);

Discurso directo:

Leonardo Jardim:
«O nosso lema é não valorizar as ausências. O fundamental é rentabilizar os que estão presentes mas, de qualquer forma, temos um terço do plantel lesionado e alguns sectores estão frágeis. Isso condiciona-nos, naturalmente, embora a nossa obrigação seja jogar de forma a chegar ao nosso objectivo.»

Chris Hughton: «Este é o jogo mais difícil do grupo. São momentos decisivos. Percebemos que, quando o grupo foi anunciado, qual era o principal favorito: o Sp. Braga. O treinador do Sp. Braga diz que vamos ser defensivos? Não sei se esse senhor sabe como vamos jogar. Acho que não.»

Situação do grupo:

. Sp. Braga, Club Brugge e Birmingham têm sete pontos. Os minhotos qualificam-se de imediato, em caso de vitória sobre os ingleses. O Maribor está fora da corrida, com um ponto.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Leandro Salino, Paulo Vinícius, Ewerton e Elderson; Djalma e Hugo Viana; Alan, Márcio Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.

Outros convocados: Tommaso Berni, Rodrigo Galo, Douglão, Nuno Valente, Paulo César, Fran Mérida e Nuno Gomes

BIRMINGHAM: Boaz Myhill; Jonathan Spector, Pablo Ibañez, Curtis Davies e David Murphy; Chris Burke, N¿Daw, Keith Fahey e Jean Beausejour; Marlon King e Nikola Zigic.

Outros convocados: Colin Doyle, Steven Caldwell, Morgaro Gomis, Wade Elliott, Enric Vallés, Nathan Redmond, Adam Rooney, Akwasi Asante e Chris Wood


Sp. Braga-Birmingham: «meia casa», 1700 ingleses
Britânicos tiveram 6000 adeptos no jogo realizado em Brugge
Por Pedro Jorge da Cunha

O Estádio AXA receberá cerca de 14 mil adeptos para a Sp. Braga-Birmingham. «Meia casa», à volta disso, para o jogo que pode sentenciar a qualificação dos minhotos para a próxima fase da Liga Europa.

De Inglaterra viajarão 1700 adeptos. O Birmingham não se poderá queixar da falta de apoio em Portugal. Ainda assim, como nos explicava um colega inglês, o número fica muito longe daquele registado na visita a Brugge. Nessa viagem estiveram 6000 mil fãs do clube britânico!


Maisfutebol

JotaCC

Liga Europa: SC Braga recebe Birmingham à procura do apuramento

O SC Braga recebe esta quarta-feira à tarde (18h00) o Birmingham City na 5ª jornada do Grupo H da Liga Europa. As duas equipas têm sete pontos, pelo que o duelo desta noite na «pedreira» assume um carácter vital para as duas formações, com os minhotos a poderem resolver desde já o apuramento para a próxima fase.

No encontro da primeira volta, no St. Andrews, a equipa de Leonardo Jardim fez história ao vencer em Inglaterra (1x3) numa caminhada que prometia ser tranquila para o finalista vencido da última época. No entanto, o desaire em casa com o Brugge e o empate na Eslovénia «baralharam» as contas do grupo onde três equipas seguem igualadas em pontos.

No papel, o Braga é favorito e isso reconheceu o técnico dos ingleses na antevisão ao encontro. Apontou a equipa portuguesa como candidata a vencer o grupo e o próprio Leonardo Jardim também não se esquivou às responsabilidades. O SC Braga quer passar o grupo, de preferência já hoje com um triunfo sobre a formação britânica.

A importância de selar já hoje o apuramente assume contornos maiores se olharmos para o calendário da última ronda. O SC Braga visita o Club Brugge enquanto os ingleses recebem em casa o NK Maribor. Ou seja, uma deslocação difícil para os portugueses e um jogo teoricamente acessível para o Birmingham. Leonardo Jardim sabe isso e por isso alertou para a importância da vitória esta tarde.

Elderson e Nuno Valente chamados por Jardim


Em relação à lista de convocados, a presença de Elderson, que cumpriu castigo frente ao FC Porto no encontro da 11ª ronda da Liga portuguesa, e de Nuno Valente, que tem jogado no clube-satélite Vizela, são as grandes novidades de Leonardo Jardim para a recepção ao Birmingham. Já Chris Hughton convocou 20 jogadores para a deslocação a Portugal, entre os quais está Morgaro Gomis, que regressa após um mês de paragem por lesão.

ZEROZERO

Bruno3429

Jardim sente confiança "normal" do presidente do Braga
Publicado ontemJOÃO FARIA

Leonardo Jardim sente o apoio de António Salvador e diz-se "tranquilo", em relação aos focos de contestação, entre a massa associativa do Sporting de Braga, face à série de resultados negativos da equipa.


Leonardo Jardim

"Sinto a confiança normal do presidente. Como todos, está mais alegre quando ganhámos e mais triste quando perdemos", disse o técnico arsenalista, esta terça-feira, em conferência de imprensa.

"Não tenho de fazer as pazes com a massa associativa, dado que não estou em guerra com os adeptos. O que tenho é de procurar o melhor para a equipa e isso passa por vencer já o próximo jogo", acrescentou o treinador do Braga.

Jardim falava na antevisão do jogo de amanhã (18 horas, SportTv1), com o Birmingham, de Inglaterra, para a Liga Europa. Em relação à partida com os ingleses, o treinador disse acreditar "na conquista do triunfo" que, a concretizar-se, vale o apuramento antecipado para os 16 avos de final da prova europeia. "Queremos resolver já a qualificação. É um dos objectivos da época passar a fase de grupos", realçou.

Na lista de convocados, destaque para o regresso de Elderson, após castigo. Meyong, Rivera e Vinicius, que não estão inscritos na Liga Europa, saíram da convocatória. Com várias ausências devido a lesão, para compor o grupo o técnico foi obrigado a chamar o jovem Nuno Valente.

Convocados: Quim, Berni, Galo, Paulo Vinícius, Douglão, Elderson, Ewerton, Salino, Mossoró, Hugo Viana, Djamal, Mérida, Nuno Valente, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Nuno Gomes e Lima.

Jornal de Notícias

JotaCC

SC Braga quer vencer hoje o Birmingham

O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, lamenta as muitas ausências no plantel, mas disse querer "arrumar" já o apuramento para fase seguinte da Liga Europa de futebol, vencendo em casa o Birmingham no jogo do principio da noite

O treinador do Birmingham disse por sua vez que o jogo diante do Sporting de Braga, será "o mais difícil" no Grupo H da Liga Europa de futebol, mas prometeu que também vai atacar.


O jogo começa às 18:00 no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado pelo sueco Marcus Strombergsson.

ANTENA MINHO

Bruno3429

Bracarenses estão obrigados a vencer

O médio Nuno Valente, do "satélite" Vizela, foi ontem chamado pelo treinador do Sporting de Braga para a recepção ao Birmingham, hoje, da quinta jornada do grupo H da Liga Europa.

Leonardo Jardim tem apenas 17 jogadores do plantel principal disponíveis e para completar o lote de 18 optou por chamar o médio internacional sub-19, que joga habitualmente na equipa II divisão.

Registo ainda para o regresso de Elderson, que ficou de fora do último jogo (derrota com o FC Porto, por 3-2), por estar a cumprir castigo, e deverá entrar diretamente para o "onze".

De fora, em relação à última convocatória, ficaram Vinícius, Rivera e Meyong, que não estão inscritos na UEFA, enquanto Imourou, Baiano, Nuno André Coelho, Custódio, Zé Luís, Ukra e Carlão continuam lesionados.

O encontro entre bracarenses e ingleses está marcada para as 18:00 de hoje, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado pelo sueco Marcus Strombergsson. O embate terá transmissão directa na SportTV, sendoq ue os bracarenses chegam a esta penúltima jonara com sete pontos, tantos quantos o seu adversário de ronda e o Brugge, que actua na Eslovénia, frente ao Maribor.

Na primeira volta, o Braga venceu em Inglaterra, por 3-1.

É a seguinte a lista elaborada por Leonardo Jardim, treinador madeirense do Braga: Quim, Berni, Rodrigo Galo, Ewerton, Douglão, Paulo Vinícius, Elderson, Djamal, Salino, Mossoró, Nuno Valente, Hugo Viana, Mérida, Alan, Lima, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Paulo César.

Jornal da Madeira

JotaCC

Braga pronto para selar apuramento

O Braga sabe que se voltar a bater o Birmingham, na quinta jornada do Grupo H, garante automaticamente a passagem aos 16 avos-de-final em função do confronto directo.

Três equipas partilham a liderança do Grupo H com sete pontos, mas o Sp. Braga sabe que, se voltar a bater o Birmingham City FC garante automaticamente a passagem aos 16 avos-de-final da UEFA Europa League devido ao registo no confronto directo.

Encontros anteriores
• Os finalistas da UEFA Europa League de 2010/11 venceram o primeiro embate ante os ingleses, por 3-1, com Hélder Barbosa a bisar (6, 88), antes e depois de um tento do seu companheiro de equipa Lima (59) e outro de Marlon King para o Birmingham (71).

• Foi a primeira – e até agora única – derrota do Birmingham em casa nas competições europeias, pois, antes disso, não perdeu o único encontro disputado nas provas de clubes da UEFA e os 12 desafios na Taça das Cidades com Feira, prova não oficial precursora da Taça UEFA, na qual o Birmingham foi presença habitual no final da década de 1950 e início da de 1960.

• Este será o quarto embate seguido do Birmingham ante oposição portuguesa. Os "blues" bateram o Nacional no "play-off" a caminho da fase de grupos, tendo ganho por 3-0 em casa depois de empate 0-0 na Madeira.

• Os 13 jogos do Braga frente a adversários de Inglaterra apresentam o seguinte registo: quatro vitórias, dois empates e sete derrotas (três triunfos, nenhum empate e três desaires em Portugal). O conjunto do Minho ganhou os derradeiros três jogos em casa contra oponentes ingleses sem sofrer qualquer tento: 3-0 ao Portsmouth FC, 2-0 ao Arsenal FC e 1-0 ao Liverpool FC.

Retrospectiva
• A derrota do Braga contra o Club Brugge KV, por 2-1, na segunda jornada, foi o único desaire dos minhotos em casa nos últimos nove desafios europeus, série na qual constam seis vitórias e dois empates. Antes da recepção aos belgas, o Braga esteve sete jogos seguidos sem sofrer golos em casa nas provas da UEFA.

• O Braga terminou com a invencibilidade do Birmingham em casa nas competições europeias, mas o clube inglês continua sem perder fora. Depois do nulo em casa do Nacional, os britânicos venceram os dois jogos disputados na condição de visitante no Grupo H por 2-1 e, em ambos os encontros, estiveram a perder.

Factos das equipas
• O Birmingham marcou seis dos sete golos no Grupo E após o intervalo.

• O Braga está a três remates certeiros do 100º golo nas competições europeias. Este será o 86º desafio dos minhotos nas provas da UEFA.

• O único jogador português a ter representado o Birmingham foi José Dominguez. O extremo jogou no clube de St. Andrew's em 1994 e 1995, tendo mais tarde regressado a Inglaterra para actuar no Tottenham Hotspur FC entre 1997 e 2000.

• A mais notável ligação do Braga a Inglaterra é o seu equipamento. O clube mudou as cores de verde e branco para vermelho e branco em 1921, após o seu treinador ter visto um jogo do Arsenal durante uma visita a Londres. Desde então, os bracarenses passaram a ter a alcunha de "arsenalistas".

• Chris Hughton rendeu Alex McLeish como treinador do Birmingham em Junho, após a despromoção do clube da Premier League. O antigo internacional irlandês, nascido em Londres, passou a maior parte da carreira no Tottenham, ao serviço do qual também se iniciou como treinador. A estreia como técnico principal aconteceu no Newcastle United FC, de 2009 a 2010.

• Leonardo Jardim dirige o Braga desde o Verão e rendeu Domingos Paciência no cargo após a saída deste para o Sporting. O treinador nascido na Venezuela orientou o Camacha (2003-08), o Chaves (2008-09) e o Beira-Mar (2009-11) antes de chegar à equipa do Minho, em Maio de 2011.

UEFA

Bruno3429


Leonardo Jardim quer "arrumar" hoje o apuramento


Leonardo Jardim recusou a ideia de estar "em guerra" com adeptos"
Leonardo Jardim quer resolver hoje a passagem


O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, lamentou ontem as muitas ausências no plantel, mas frisou querer "arrumar" já o apuramento para fase seguinte da Liga Europa, vencendo em casa o Birmingham.   

"Temos o lema de não dar importância às ausências, o importante é rentabilizar os disponíveis para o jogo, mas é normal que isso condicione quando um terço do plantel está lesionado, o que fragiliza muito alguns sectores em termos de opção", disse, na antevisão da partida. 

O Sp. Braga vem de duas derrotas (uma que custou a eliminação da Taça de Portugal, pelo Sporting, outra para o campeonato, com o FC Porto), mas Leonardo Jardim elogiou a postura da equipa nos dois jogos e quer repetir a vitória alcançada em Inglaterra para "arrumar já a qualificação", "um dos objectivos da época". 

Segundo Jardim, o Birmingham tem características especiais, como o "poderio físico", por ser uma equipa inglesa (milita no segundo escalão), e um bom sistema defensivo, mas disse esperar um adversário "retraído" e a sair em contra-ataque.   "Queremos contrariar essa forma de estar e isso passa por nos colocarmos à frente do marcador para o adversário se expor um pouco", disse.   

Leonardo Jardim recusou estar "em guerra" com os adeptos, que criticaram algumas opções do técnico nos últimos jogos, quer nos onzes apresentados como nas substituições efectuadas. "Sinceramente, não tenho de fazer as pazes com a massa associativa porque não entrei em guerra com ela. Os adeptos gostam de vencer, mas eu estou aqui para garantir os interesses do clube e para colocar em campo os jogadores que rendem mais, independentemente dos gostos não serem os mesmos", afiançou.

Birmingham respeita

Por sua vez, o treinador do Birmingham, Chris Hughton, disse   que o jogo será "o mais  difícil" no Grupo H, mas prometeu que também vai  atacar.  "Não sei se o treinador do Sp. Braga conhece as nossas tácticas.  Sabemos que vamos jogar com uma equipa muito boa, muito competitiva e ofensiva.  Temos que tentar anular as suas qualidades e é impossível defender durante  os 90 minutos. Temos as nossas armas e vamos também tentar atacar", disse.

Liga europa (5.ª jornada)
Hoje     
   
Rubin - Shamrock Rovers     17h00
Braga - Birmingham     (SportTV1) 18h00
Celtic - Atlético Madrid      (SportTV2) 18h00   
Malmö - AZ     18h00
Maribor - Club Brugge     (SportTV4) 18h00
Rennes - Udinese     18h00
Metalist - Austria Viena    (SportTV1) 18h00
Tottenham - PAOK     20h05
S. Liège - Hannover     (SportTV2) 20h05
Legia - PSV     (SportTV4) 20h05
Vorskla - Copenhaga    20h05
Rapid Bucuresti - H. Tel-Aviv     20h05

Amanhã
Lokomotiv M. - Sturm     17h00
Schalke - Steaua     (SportTV1) 18h00
OB - Wisla     18h00
Twente - Fulham     (SportTV2) 18h00
AEK Larnaca - M. Haifa     18h00
AEK - Anderlecht     (SportTV4) 18h00
Sporting - Zurique     (SIC) 20h05
Stoke - Dynamo Kiev     20h05
Athletic - Slovan Bratislava      20h05
Salzburg - PSG     (SportTV4) 20h05
Vaslui - Lazio     (SportTV2) 20h05
M. Tel-Aviv - Besiktas     (SportTV4) 20h05

DN Madeira

JotaCC

Dave quer entoar na Pedreira o orgulhoso hino do Birmingham

Cerca de 1700 adeptos do Birmingham deverão seguir a equipa até Braga. Dave Fisher, 47 anos, gerente numa empresa que garante habitação a idosos, é apenas um dos blues que vão invadir a Pedreira. Apenas mais uma viagem de quase 30 anos a acompanhar o seu clube de coração. «Vi o meu primeiro jogo com oito anos, em 1972, contra o Norwich City. Ganhámos 4-0. E estava a nevar», recorda, explicando que é do Birmingham City por uma questão geracional:

«No futebol, excepto se torcemos pelo Manchester United ou por outra equipa grande, normalmente torcemos pela equipa que a família também segue. O meu pai ainda vai aos jogos e o meu avô também era um adepto dos blues.»
O amor pela cidade natal e pelo clube faz com que tenha lugar cativo. Não perde um jogo do City em casa, seguindo sempre o mesmo ritual: uma ida ao pub White Swan, cerveja Guinness e a companhia de quatro amigos para a partida no Estádio Saint Andrews.

A conquista da Taça de Liga da última época, contra o gigante Arsenal (2-1), proporcionou a chegada do Birmingham, que caiu para a Championship, à Liga Europa:
«Ninguém acreditava. Agora já posso pôr no meu curriculum que fomos às competições europeias.»

Greve pode afectar ida a Braga
A vontade de ver o Birmingham brilhar na Liga Europa está, no entanto, condicionada pela possibilidade de poder ou não voar. É que quarta-feira é dia de greve da função pública no Reino Unido e a polícia de fronteiras do aeroporto de Heathrow decidiu aderir ao protesto. Ainda assim, Dave espera seguir viagem. «Eu e outro colega vamos de Heathrow até Madrid e depois para o Porto. Mas penso que vamos ter sorte, porque o voo é às 6.20 horas e não deve haver grandes confusões nessa altura», diz.

Clube de amor e sofrimento
Dave Fisher não esconde a sua paixão pelo clube e também a rivalidade com a outra equipa da cidade, o Aston Villa. Nisso é peremptório: «Somos a equipa que enverga o nome da cidade. Por isso somos muito leais e temos passado por muitos momentos difíceis. O clube nasceu em 1875 e nunca teve muito sucesso... Até agora».

É por isso com orgulho que este adepto blue entoa o tema mais cantado pelos adeptos do Birmingham, Keep right on to the end of the road, um hino ao sacrifício e à continuação de uma viagem, apesar do cansaço e do sofrimento. «Tivemos de continuar a acreditar ao longo dos anos que algo de glorioso aconteceria, como isto! Quanto a mim, estarei sempre aqui. É o meu clube. É um caso de amor», atira Dave, esperançado de poder cantar esse hino em Braga.

A BOLA

JotaCC

Braga garante apuramento com vitória sobre Birmingham

O Sporting de Braga venceu o Birmingham por 1-0 em jogo da 5.ª e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa e carimbou o apuramento para os 16-avos-de-final da competição.

Foi uma entrada muito forte do Birmingham na partida, com o endiabrado Burke a pedir um penalty por mão de Elderson dentro da área. O árbitro não assinalou à primeira mas sim à segunda (10 minutos). Ewerthon comete penalty claro ao agarrar Elliot mas o gigante sérvio Zigic desperdiça a flagrante oportunidade ao permitir a defesa de Quim. Pensou-se que o Braga ia, nesse momento, acordar para o jogo mas foi o Birmingham que continuou a mandar e a criar perigo. Dois livres de Murphy praticamente seguidos (14 15) foram problemas difíceis de resolver, com Quim a salvar a equipa nas duas ocasiões.

A partir daí o Birmingham baixou o ritmo, o Braga passou a ter mais bola mas oportunidades de golo não surgiram. O que assistiu até ao intervalo foram tentativas de remate de longe, sem nexo, como foram os remates de Lima, Mossoró e Hélder Barbosa. De resto o extremo inglês Burke continunou a causar bastantes problemas ao lado esquerdo da defesa bracarense. Tanto Elderson como Ewerthon foram várias vezes ultrapassados por Burke, que fez valer a velocidade e a boa técnica para fazer a cabeça em água à defensiva do Braga.

Na segunda parte o Braga entrou melhor, com Hugo Viana a ser o rosto de uma nova atitude bracarense. Primeiro a isolar Hélder Barbosa (Myhill chegou primeiro à bola) e depois a inaugurar o marcador através de um remate de longe que sofreu um desvio em Davies e enganou Myhill.

Depois do golo o Birmingham continuou a chegar à baliza de Quim mas sem o perigo da primeira parte, notando-se que o Braga tinha o jogo controlado e que até podia aumentar o ritmo sempre que necessário. Foi até do Braga a melhor oportunidade da segunda parte, com Lima a partir isolado desde o meio campo até à baliza mas a permitir a defesa de Myhill. Mais difícil de compreender foi a recarga de Paulo César nesse mesmo lance uma vez que tinha tudo para fazer o segundo golo mas enviou a bola por cima da barra.

Não foi um jogo espectacular do Braga, tendo passado mesmo por algumas dificuldades a nível defensivo. No entanto, o mais importante que era ganhar o jogo foi alcançado.

O Braga reservou, assim, um lugar na próxima fase da competição, num grupo em que Birmingham e Club Brugge vão lutar pela segunda vaga nos 16-avos-de-final. O próprio Braga pode ter uma palavra a dizer nessa luta, pois desloca-se ao terreno dos belgas na última jornada da fase de grupos.


«Tivemos a felicidade que não temos tido» - Leonardo Jardim


O treinador do SC Braga reconheceu que a equipa foi feliz no período inicial da partida com o Birmingham, mas acabou por justificar a vitória, que garante já o apuramento antecipado para os 16 avos-de-final da Liga Europa.

«Entrámos muito ansiosos, com muitas perdas de bola, estivemos aquém daquilo que normalmente realizamos. Mas tivemos aquela felicidade que não temos tido, pois o adversário não conseguiu finalizar no nosso pior momento», começou por reconhecer Leonardo Jardim.

«Após os 15 minutos iniciais começamos a controlar e a ter mais posse de bola. Mesmo sem criar muitas oportunidades de golo acabámos por justificar a vitória que nos permite alcançar o primeiro objectivo no que diz respeito à Liga Europa», vincou Leonardo Jardim.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Conseguimos o 1.º objetivo da época»
qualificação para os 16 "avos"
   
Leonardo Jardim não escondeu a felicidade de ver o seu Sp. Braga apurado para os 16 avos de final da Liga Europa após a vitória por 1-0 frente ao Birmingham esta quarta-feira.

"Os primeiros 15 minutos foram muito maus para o Sp. Braga. Entrámos muito ansiosos, sofremos muitas perdas de bola, não estivemos ao nível a que estamos acostumados. Mas tivemos sorte: no nosso pior momento, o adversário também não conseguiu controlar e desperdiçou muitas oportunidades. Depois, acabámos por justificar o resultado e conseguimos o 1.º objetivo da época que era chegar aos 16 avos", afirmou o treinador dos bracarenses à Sport TV após o final da partida.

A partir daqui, Jardim espera apenas tranquilamente pelo adversário que lhe calhará em sorte. "Vamos esperar pelo sorteio e queremos ultrapassar jogo a jogo".

RECORD

JotaCC

Hugo Viana apura Braga

O Sp. Braga venceu, esta quarta-feira, o Birmingham por 1-0, em jogo da 5ª jornada do Grupo G da Liga Europa. Um golo de Hugo Viana já na segunda-parte, valeu o apuramento para os 16-avos-de-final.

A equipa de terras de sua majestade teve uma entrada muito forte na partida, logo aos 12 minutos, grande penalidade a favor do Birmingham, Ewerthon agarrou Elliot na área e o árbitro não teve dúvidas e assinalou o castigo máximo. Na transformação, Zigic permitiu a defesa de Quim.

Este desperdício não desmotivou os ingleses que aos 14 e 15 minutos voltaram a criar perigo em dois livres de Murphy, que Quim teve que corresponder com duas boas intervenções.

A partir daí, o Braga começou a despertar da sua letargia, mas não criou perigo, Mossoró ainda ameaçou num cruzamento remate (26), pouco depois Hélder Barbosa ainda apareceu sozinho na área, mas falhou o remate, após um cruzamento de Alan (40).

A verdadeira "revolução" na atitude teve lugar na segunda parte, com o conjunto da casa a entrar "guerreiro" e "mandão" no jogo, com o seu maestro Hugo Viana a pautar os ritmos e as dinâmicas da equipa.

Primeiro isolou Hélder Barbosa, que no entanto permitiu a antecipação do guarda-redes, logo depois fez o golo num remate de fora da área (51 minutos), que ainda desviou em Davies e traiu o guardião Myhill.

O Birmingham tentou chegar ao empate, mas nunca conseguiu criar verdadeiro perigo, à excepção de um cabeceamento de Zigic, que saiu por cima (73 minutos).

Com este triunfo, o Sp. Braga assegurou presença nos 16-avos-de-final da Liga Europa e vai discutir na última jornada o primeiro lugar do grupo com os belgas do Club Brugge.


O JOGO

JotaCC

SC Braga precisou de um desvio mas o caminho levou ao apuramento (1x0)


O SC Braga assegurou esta quarta-feira um lugar nos 16-avos de final da Liga Europa com um triunfo por 1x0 sobre os ingleses do Birmingham City, no Minho, num encontro da 5ª jornada da segunda prova da UEFA.

A primeira parte não foi fácil para a formação de Leonardo Jardim e o grande susto acabou por acontecer à passagem da primeira dezena de minutos. Ewerton errou a dobrar, primeiro ao perder a bola perto da área, depois a derrubar o adversário em zona proibida. Zigic foi para a marca da grande penalidade mas Quim travou o remate do avançado sérvio.

O SC Braga precisou de meia-hora para entrar na partida, altura em que começou lentamente a tomar conta das operações no relvado do Estádio AXA. No entanto, e até ao intervalo, a equipa bracarense não foi capaz de criar nenhuma grande ocasião de golo.

Desvio rumo ao apuramento


A entrada da equipa portuguesa no segundo tempo foi bem mais afirmativa que no primeiro e o golo não tardou em surgiu. Minuto 51, Hugo Viana remata de fora de área, a bola sofre um desvio decisivo em Curtis Davis e só pára dentro da baliza de Myhill. O SC Braga ganhava vantagem e ficava a 39 minutos do apuramento.

Até final, nota para uma perdida escandalosa do SC Braga, aos 81 minutos. Primeiro é Lima que se isola e permite a defesa a Myhill. Depois é Paulo César que, na recarga e com a baliza escancarada consegue o impossível: atirar por cima.

A perdida da dupla avançado dos minhotos acabou por não custar caro à equipa de Leonardo Jardim, que conseguiu confirmar o triunfo pela margem mínima e assegurar o apuramento para a próxima ronda da Liga

ZEROZERO

JotaCC

LE: Sp. Braga-Birmingham, 1-0 (destaques)
Quim foi o escudo e permitiu a ofensiva de Hugo Viana

Figura: Quim
As mãos de Quim seguraram o Sp. Braga. Não se deixou afectar pela forma sonolenta como a equipa entrou no jogo e por sua conta segurou a ofensiva inglesa. No primeiro quarto de hora fez três intervenções de elevado grau de dificuldade, entre as quais uma grande penalidade. A entrada atrevida do Birmingham podia ter causado mossa não fossem as defesas do guarda-redes.

Positivo: Chris Burke
O inglês foi um autêntico quebra-cabeças para o lado esquerdo do Braga. Com enormes facilidades se desfez de Elderson e Ewerton Foi o elemento mais em foco da armada inglesa estando ligado a grande parte dos lances de perigo do Birmingham na pedreira.

Negativo: Ewerton
Muito desorientado, foi o expoente máximo da forma passiva como a equipa minhota iniciou o jogo. Ingénuo na forma como cometeu a grande penalidade logo aos dez minutos; podia ter resolvido o lance de outra maneira. Passados apenas três minutos foi novamente grosseiro a recorrer à falta muito perto da área. Faltou-lhe concentração.

Momento: minuto 10
Quim adivinhou o lado e susteve o remate de Zigic. Calafrio no Estádio Axa, que apenas não foi sentido pelo guarda-redes arsenalista; a convicção com que se fez ao remate do atacante do Birmingham foi excelente. O abraço dos colegas não era para menos. Foi enorme no voo para o seu lado esquerdo e na defesa do penálti.

Outros destaques:

Hugo Viana
A tranquilidade habitual no meio campo bracarense a dar estabilidade ao conjunto treinado por Leonardo Jardim. A meias com Davies, defesa do Birmingham, apontou o golo que coloca o Sp. Braga na próxima fase da prova. Poucos passes falhados e ocupação exemplar dos espaços.

Leandro Salino

Mais uma exibição positiva numa posição que não é a sua. Eficaz a defender não permitiu veleidades no seu flanco. A predisposição atacante permitiu-lhe investidas fortes pelo seu flanco, ao contrário de Elderson que quase sempre foi permeável no lado esquerdo.

Apuramento
Com uma jornada ainda para cumprir no Grupo H da Liga Europa o Sp. Braga já está apurado para a próxima fase confirmando o cada vez maior estatuto europeu dos minhotos.


LE: Sp. Braga-Birmingham, 1-0 (crónica)
Um milhão e 350 mil euros no bolso, o champanhe no frigorífico e sorrisos amarelos na hora de festejar

Celebrar sim, mas sem direito a champanhe. Ao champanhe das grandes conquistas, dos triunfos implacáveis. Celebrar sim, afinal o Sp. Braga está qualificado para a próxima fase da Liga Europa. Mas - um «mas» carregadíssimo - vencer de sorriso amarelo não é a mesma coisa. Não sacia, não preenche, não realiza. Alimenta sem matar o vício da gula, forra o estômago sem rechear a alma.

Talvez o nível de exigência esteja demasiado alto. Talvez. Provavelmente, este Sp. Braga olha-se no espelho e já não encontra o finalista vencido da Liga Europa. Talvez. Há mais rugas nas feições conhecidas e sinais estranhos (alguns preocupantes) nas novas marcas da equipa. Uma plástica, neste caso, não é solução.

Tudo passa pela harmonia das peças de Jardim, por reaproveitar a memorabilia do passado e encaixá-la nas tendências menos retro.


Caiu o Birmingham, é verdade. Como também é verdade que podia ter caído o Sp. Braga. Os primeiros 20 minutos arsenalistas foram abomináveis, péssimos. Ewerton, um dos elementos mais admiráveis nos últimos tempos, teve um bloqueio cerebral.

Só pode. Complicou, perdeu o controlo do lance, derrubou o endiabrado Chris Burke na área. Grande penalidade, mãos à cabeça, o inconfundível odor do vírus de pessimismo.

Então, apareceu Quim. Defendeu o penálti, defendeu mais três lances de perigo ultrajante, deu ao Sp. Braga o sopro motivacional que era necessário. Mais do que isso, urgente e decisivo.

As melhoras foram evidentes, obrigado. A palidez ruborizou, a anemia do medo estancou, os minhotos saíram à rua e cumprimentaram os presentes. Ora seja bem aparecido!

Ainda assim, é precipitado falar-se em cura total. Hugo Viana e Hélder Barbosa pegaram no jogo, assumiram a responsabilidade de grande parte da reabilitação e o primeiro até apontou o único golo do jogo.

Um golo de crença e muita sorte, disparado num remate de meia-distância, e desviado pelo corpo abençoado de Curtis Davies.

Os Destaques: Quim, o salvador

A ideia mais forte, porém, é outra. Este Sp. Braga tem uma tendência assustadora: ser o pior inimigo de si mesmo. Quando os ventos sopram de feição, os olhos brilham e o destino aprova, há uma qualquer pulsão interior a travar a felicidade.

A mesma, por sinal, que terá travado Lima e Paulo César aos 80 minutos na cara do golo. Do 2-0. Lima, sozinho, atira contra o guarda-redes; Paulo César, sozinho, dispara a recarga para a pedreira.

O retrato não é famoso, de facto, mas o Sp. Braga venceu. Venceu e, por isso, a crónica merece um final feliz. Quase cor-de-rosa. O triunfo e a qualificação juntam 200 mil euros ao milhão e 350 mil euros anteriormente conquistados.

Nada mau. Parte do investimento é já para a viagem turística a Brugge, na última jornada. Primeira classe, máquinas fotográficas ao pescoço e um tour por uma das mais belas cidades europeias.

Há equipas com sorte.


Leonardo Jardim: «Tivemos alguma felicidade»
Treinador diz que o Braga entrou mal no encontro com o Birmingham.

Leonardo Jardim, treinador do Sporting de Braga, depois da vitória frente ao Birmingham, que apurou os minhotos na Liga Europa, em declarações à SportTV:

«Os nossos primeiros 15 minutos foram maus. A equipa entrou demasiado ansiosa, houve muitas perdas de bola e a nossa organização esteve aquém da que habitualmente temos. Tivemos alguma felicidade, no nosso pior momento o nosso adversário não finalizou. Depois começámos a controlar, tivemos mais posse de bola, o que criou dificuldades ao nosso adversário, mesmo sem criarmos grandes oportunidades de golo. Mas, depois, também na segunda parte, conseguimos justificar a vitória, conseguindo o primeiro objectivo na Liga da Europa, que era passar esta fase de grupos.»


[Assobios dos adeptos estão ultrapassados] «Não tenho nada contra os adeptos. São situações pontuais. Eles gostam de vencer e de mais um ou outro atleta na altura das substituições. Eu estou aqui como profissional e tento fazer o meu melhor.»

[Perspectivas do Sp. Braga na competição] «Vamos esperar pelo sorteio, e tentar ultrapassar cada jogo.»


Alan: «Vamos a tentar o primeiro lugar»
Avançado do Braga considera justo o triunfo sobre o Birmingham
Por Redacção com Bruno Ferreira2011-11-30 21:02h
PUBBarclaycard, adira e receba uma Maq café NESPRESSO

Alan, avançado do Sp. Braga, em declarações após o triunfo sobre o Birmingham:

«Estamos fortes, mostramos mais uma vez que somos uma grande equipa. Entrámos um pouco ansiosos e depois conseguimos controlar a partida. Foi um resultado justo, criamos oportunidades só que não concretizamos, foi uma bola que bateu num no adversário e entrou, mas trabalhamos para isso. Vamos a Brugge para tentar o primeiro lugar.»



Quim: «Posso ser útil à selecção»
Guarda-redes acredita que pode voltar à equipa nacional

Quim, guarda-redes do Sp. Braga, em declarações após a vitória sobre o Birmingham por 1-0:

«Foi um jogo difícil, tal como nós esperávamos. Houve muitas bolas bombeadas para a nossa área mas conseguimos a vitória para chegar ao primeiro lugar que é importante e tudo faremos para ir ganhar a Brugge. Uma chamada à selecção? Trabalho diariamente para fazer o meu melhor pelo meu clube. Acredito que posso voltar a ser chamado e ser útil à selecção.»


MAIS FUTEBOL