News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/11

Started by JotaCC, 19 de November de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

A fórmula original

Paulo Vinícius deve fazer dupla com Ewerton no eixo da defensiva. Leonardo Jardim prepara o regresso à fórmula original, dupla que se tem revelado uma verdadeira muralha nesta temporada. Coesão, entendimento e o factor golos sofridos são razões de sobra para essa opção. Acrescidas da exibição de Leandro Salino diante do Benfica e a frescura apresentada por Elderson no regresso dos compromissos da selecção nacional, está deste modo constituído o quarteto defensivo do Sporting Clube de Braga para o jogo da Taça de Portugal, em Alvalade.
É certo que Douglão esteve igualmente em destaque no empate caseiro com o Benfica, todavia a maior mobilidade do holandês Wolfswinkel em comparação com o paraguaio Cardozo coloca Paulo Vinícius em plano de destaque, para além do facto de a dupla com Ewerton ter sido construída/trabalhada desde o arranque da temporada e com créditos reconhecidos.
A rapidez de Diego Capel também exige cuidados redobrados, contudo a esse nível Leandro Salino demons-trou frente às águias capacidade de aguentar com Nico Gaitán, numa fase inicial, e depois com o espanhol Nólito. Aliás, o brasileiro não se atemorizou e esteve igualmente em plano de destaque sob o ponto de vista ofensivo, nas combinações com Alan pelo corredor.
Elderson, que cumpriu castigo no embate com o Benfica, regressa assim às opções, voltando a ocupar o lugar no lado esquerdo da defesa, sendo o único elemento de raiz, já que Imorou continua lesionado.
Diga-se ainda que Ewerton vai cumprir o seu primeiro jogo na Taça de Portugal. O jovem brasileiro, que chegou esta temporada à capital do Minho, não esteve no triunfo diante do 1.º Dezembro, na altura foi poupado pelo timoneiro bracarense, em virtude da acumulação de jogos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim tem apenas 19 jogadores disponíveis

A convocatória do SC Braga para o jogo de Alvalade, a anunciar hoje, remete-nos um pouco para a história da pescada: antes de o ser já o era. Não há a mínima possibilidade de Leonardo Jardim fazer jogos de estratégia ou confundir Domingos Paciência, que por sinal passou pela mesma situação do seu homólogo, na época passada. O SC Braga tem 19 jogadores disponíveis e são esses que viajam amanhã para Lisboa, guiados por um inquebrantável espírito de missão.

Não é o cenário ideal, mas o treinador ainda se pode dar ao luxo de mandar alguém para a bancada.


Gregos na corrida por Ávila

O vem-não-vem de Irven Ávila, motivado por razões de ordem financeira, pode acabar a qualquer momento. Livre em Janeiro, o atacante peruano do Sport Huancayo esperava capitalizar este estatuto com um contrato chorudo, algo que o SC Braga não lhe pode oferecer.

No máximo, a SAD poderá aumentar os anos de contrato do jogador, diluindo em quatro ou cinco épocas os valores que Ávila pretende para dar o salto desejado para a Europa. A hesitação do internacional peruano tem origem em propostas oriundas de clubes gregos.

A BOLA

JotaCC

Foi só ponto de mira
salvador demorou a despertar e quando acordou o leão já tinha caçado a sua presa
   
A presença de António Salvador em Alvalade não está confirmada – o presidente bracarense passou os últimos dias no estrangeiro – mas a expectativa mantém-se: saber como vai ser recebido por dirigentes leoninos que criticou e pelo próprio Domingos Paciência.
Recorde-se que foi o próprio António Salvador que, a poucas horas da final da Liga Europa, em Dublin, confirmou Domingos Paciência como treinador do Sporting, levando a que as ações do clube leonino fossem suspensas pela CMVM.
O presidente bracarense foi sempre ultrapassado pelos acontecimentos neste processo. No final de dezembro de 2010, Domingos esteve disponível para renovar o seu vínculo com o Sp. Braga mas o presidente do clube arsenalista demorou demasiado tempo a reagir.

RECORD

JotaCC

Paulo Vinícius e Salino juntos atrás de Capel

O suspense apenas será desfeito quando o onze do Braga subir ao relvado do Estádio de Alvalade para cumprir o aquecimento. Quem será o lateral-direito com a missão de vigiar a movimentação de Diego Capel, a flecha principal do ataque do Sporting: Paulo Vinícius ou Salino? Eis o mistério que nos últimos dias parecia já estar desvendado com a certeza, quase categórica, de que Paulo Vinícius seria o eleito. Na verdade, Leonardo Jardim continua a equacionar o nome de Salino e não se trata de um mero palpite, face à exibição do brasileiro contra o Benfica, precisamente no corredor direito da defesa, no seguimento da saída forçada de Baiano, cuja lesão apenas será ultrapassada em finais de Abril. Já Rodrigo Galo, o único lateral-direito de raiz que resta no plantel, não figura, em definitivo, como alternativa por tardar em adoptar a atitude defensiva desejada pelo técnico.

Capaz de jogar em várias posições na defesa e até a trinco, Paulo Vinícius oferece boas garantias e a adaptação bem sucedida a lateral-esquerdo, no lugar de Elderson (castigado), na jornada anterior, foi mais uma prova da sua competência. Por aí, Jardim bem pode dormir tranquilo, mas um segundo desvio do patrão da defesa para as laterais poderá revelar-se fatal. A veia goleadora do holandês Van Wolfswinkel recomenda a vigilância de um central experiente e, nesse sentido, é bem possível que o camisola 26 regresse ao centro da defesa, por troca com Douglão. Por outro lado, Salino ganha a Paulo Vinícius em matéria de velocidade, aspecto que se torna indispensável se do outro lado aparecer Capel, pelo que o mais certo é que apareçam juntos na mesma equipa em nome de uma estrutura forte, à prova de bala.

Em campo, Nélson, jogador do Bétis, cruzou-se duas vezes com o actual atacante sportinguista, então ainda ao serviço do Sevilha, e fala de trabalhos forçados. "Pelo Bétis, ganhei 2-1 (2008/09); pelo Osasuna (emprestado), perdi 1-0 (2010/11)... O Capel é muito rápido e conduz jogo com a bola colada ao pé. Faz lembrar o Di María (Real Madrid). É um jogador explosivo. Se o lateral-direito não tiver apoios na defesa, dificilmente conseguirá segurá-lo", explica, recomendando uma marcação apertada ao internacional espanhol. "Se lhe dão espaço, é o diabo. Aliás, o ideal é evitar que ele receba a bola. Quando encara os jogadores de frente, é muito difícil tirar-lhe a bola. Convém arriscar a antecipação, embora com sentido posicional, porque ele tem facilidade em mudar de rota, causando desequilíbrios", aconselha.

Leandro Salino foi lateral em Sintra

Caso Salino assuma a posição de lateral-direito contra o Sporting, será a terceira experiência esta época. A primeira aconteceu no jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao 1º de Dezembro, disputado em Sintra, durante o qual Leonardo Jardim teve de retocar a equipa para colmatar a saída forçada (por lesão) de Imorou: Rodrigo Galo migrou para o flanco esquerdo e Salino saltou do banco para actuar sobre a direita da defesa. Em condições idênticas, Salino repetiu a dose contra o Benfica. Coincidente, como titular, em seis jogos com Paulo Vinícius, Salino ficou associado a duas vitórias, três empates e uma derrota.


Só Quim e Nuno Gomes já eliminaram o Sporting

Se amanhã o Braga sair de Alvalade com o bilhete para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, serão muitos os jogadores a viver pela primeira vez essa experiência. Embora a maioria já jogue em Portugal há vários anos, só Quim e Nuno Gomes podem regozijar-se de terem afastado a equipa verde e branca da prova rainha do futebol nacional. O guarda-redes e o avançado alcançaram essa proeza na época de 2004/05, quando representavam o Benfica, mas sofreram bastante para abater os leões. O acesso à fase seguinte (quartos-de-final) só foi garantido no desempate por grandes penalidades, no qual Hugo Viana - acabou expulso nesse jogo, depois de até ter contribuído com um golo para o 3-3 verificado no final dos 120 minutos - e Custódio, então ao serviço dos sportinguistas, viram Miguel Garcia acertar na trave no sétimo e decisivo penálti.

Quim e Nuno Gomes poderiam ter repetido a experiência em 2007/08, novamente com o Benfica, mas viram a possibilidade fugir-lhe entre os dedos, perdendo por 5-3, num jogo em que o ponta-de-lança até marcou, de cabeça. Quem sabe se a vingança não é servida amanhã, embora tudo indique que os dois devam começar o encontro no banco de suplentes.


Esperados 700 adeptos em Alvalade

O Braga deverá contar com o apoio de cerca de 700 adeptos no jogo de amanhã, com o Sporting, em Alvalade. Até ao momento, os arsenalistas já venderam 500 dos 1300 ingressos solicitados aos leões, embora a procura inicial fizesse antever uma mobilização superior. No entanto, o facto de o encontro ser a um domingo, ainda por cima à noite, fez com que alguns bracarenses recuassem na intenção de realizar os mais de 300 quilómetros até à capital.


Vinícius apto apenas para o Dragão

A entorse no pé esquerdo sofrida por Vinícius há sensivelmente uma semana, na primeira parte do jogo-treino com o Freamunde, está a ser mais complicada de curar do que inicialmente se previa. O brasileiro ainda sente dores no pé e, por conseguinte, voltou ontem a trabalhar de forma bastante condicionada, pelo que é praticamente garantida a indisponibilidade para o encontro de amanhã à noite, com o Sporting, a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal. O médio, que esta temporada foi utilizado pelo treinador Leonardo Jardim apenas em três encontros oficiais (Young Boys, Gil Vicente e 1º de Dezembro), só deverá estar cem por cento recuperado do problema na próxima semana, a tempo de defrontar o FC Porto, no Estádio do Dragão.

Palmeira vai à capital... jogar pelo Vizela

Mesmo com um número limitado de jogadores disponíveis para o jogo com o Sporting, Leonardo Jardim decidiu ceder Palmeira ao Vizela. O mais curioso é que, apesar de preterido pelo madeirense, o central também viajará até à capital, uma vez que o clube satélite do Braga, que tem realizado uma boa recuperação no campeonato da II Divisão, vai bater-se com o Belenenses e o jovem bracarense tem sido um dos indiscutíveis do treinador Quim Berto. Ao invés, o mexicano Rivera, que ainda não soma qualquer minuto oficial, tem lugar reservado no lote de convocados para o encontro de Alvalade.


Recolha de sangue na terça

Será na próxima terça-feira que plantel, dirigentes, equipa técnica, médica e todos os funcionários do clube vão reunir-se no AXA, entre as 14h30 e 19h00, para uma recolha de sangue com o objectivo de encontrar um dador de medula óssea compatível com o filho de Carlos Martins . A iniciativa é aberta a todos os bracarenses.


O JOGO

JotaCC

Quarta-feira já com grandes

O sorteio da 3ª Fase da Bwin Cup - quatro grupos de quatro equipas, cada - realiza-se quarta-feira, na sede da Liga, no Porto. Nesta fase participam 16 clubes: as oito equipas apuradas na primeira eliminatória - Penafiel, Santa Clara, Gil Vicente, Marítimo, Moreirense, Estoril, Portimonense e V. Setúbal - e os oito primeiros da Liga 2010/11: FC Porto, Benfica, Sporting, Braga, V. Guimarães, Nacional, P. Ferreira e Rio Ave.


Provas de selecção arancam amanhã

Três dos principais países com ambições a ganhar medalhas no Europeu de corta-mato, que se realiza dia 11 de Dezembro em Velenje (Eslovénia), iniciam amanhã o processo de selecção para a referida prova.

Em Portugal, o Crosse de Torres Vedras terá Jessica Augusto que regressará à competição duas semanas após a desistência na Maratona de Nova Iorque. Jessica apostou várias semanas de preparação para a Maratona de Nova Iorque, disputada no passado dia 6, mas aos 30 km foi obrigada a desistir, pelo que o objectivo competitivo do Inverno passou para o Europeu, onde defenderá o título conquistado há um ano em Albufeira.

Ana Dias, Daniela Cunha, Anália Rosa, Mónica Silva e Leonor Carneiro (todas do Maratona), Ercília Machado, Filomena Costa e Catarina Ribeiro (Sporting de Braga) são, para já, as principais inscritas.

Em masculinos, Alberto Paulo (Benfica), José Rocha e Rui Teixeira (Maratona), Tiago Costa (Conforlimpa), Bruno Jesus (Maia) e Bruno Albuquerque (Sporting) estarão também presentes. Em Espanha, o crosse de Sória será o primeiro de observação dos responsáveis espanhóis, enquanto em França, o Crosse de Allonnes, onde estão previstos os lusos Luís Feiteira e Fernando Silva, definirá uma parte da selecção francesa.

O JOGO

JotaCC

Treinador do Sp. Braga vai apresentar uma defesa inédita em Alvalade
Jardim sem dúvidas no sector recuado

Leonardo Jardim já não tem dúvidas quanto à defesa que vai apresentar amanhã em Alvalade, em jogo a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal.

Com Elderson de regresso ao lado esquerdo, depois de ter estado duas semanas ao serviço da selecção da Nigéria, o treinador do Sp. Braga vai adaptar Paulo Vinícius à ala direita, defrontando os leões com uma defesa inédita esta temporada. Para além do sector recuado, o técnico dos minhotos tem previstas duas alterações no meio-campo e no ataque. Entre outros cenários, Jardim tem testado Nuno Gomes na frente do ataque com Lima e deverá apostar na titularidade do espanhol Fran Mérida no miolo, relegando para o banco de suplentes o brasileiro Mossoró.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

«Ávila tem potencial» - Leonardo Jardim

Leonardo Jardim levantou um pouco o véu sobre o avançado peruano Irven Ávila, que o SC Braga tenta contratar a custo zero. «Conheço. É um jogador internacional, um jovem que tem potencialidade, mas que como todos os jogadores que passam para um futebol mais competitivo, terá de ter uma fase de adaptação.»

O treinador não reclama por reforços, mas admite que a estrutura do SC Braga está a trabalhar para o futuro. «Sobre este assunto, e como já referi, temos um gabinete de scouting e uma organização interna que nos permite fazer captações e vender atletas. Vamos com certeza arranjar melhores soluções», declarou.


Rivera estreia-se na convocatória

Leonardo Jardim chamou todos os jogadores disponíveis para o jogo com o Sporting, ao todo 19. Destaque para a entrada do internacional sub-20 Rivera, uma estreia absoluta na lista de convocados. Nota ainda para o regresso de Elderson, depois de ter cumprido castigo.

Em matéria de baixas, Leonardo Jardim aborda o desafio com os leões sem oito jogadores. Vinícius é a baixa mais recente. O médio sofreu um traumatismo no tornozelo esquerdo e passou a semana a desenvolver treino condicionado. José Luís, Ukra, Nuno André Coelho e Baiano recuperam de intervenções cirúrgicas, enquanto Custódio, Imorou e Carlão estão ainda sonb alçada do departamento médico

A lista de convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Berni

Defesas: Galo, Elderson, Paulo Vinícius, Douglão e Ewerton

Médios: Salino, Mossoró, Hugo Viana, Djamal e Fran Mérida

Avançados: Meyong, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Nuno Gomes, Lima e Rivera


«Jogo com o SC Braga será especial», diz Domingos Paciência

Domingos Paciência abordou, há momentos, a partida de amanhã, com o SC Braga, para a Taça de Portugal. O treinador mostrou-se feliz pelo actual momento da equipa, que está a crescer de dia para dia.

«O jogo com o SC Braga será especial pelo meu passado recente. Tendo um grande orgulho e é de realçar o que foi feito nos últimos dois anos no clube. Um trabalho de qualidade por parte da Direcção e dos seus jogadores», disse o treinador, que conhece bem o adversário:

«O facto das duas equipas se conhecerem bem não irá dar vantagem a nenhuma delas. O próprio jogo é que irá determinar o que poderá acontecer. Sinto que tenho um grupo muito alegre fora de campo, que cada vez se conhece melhor. Existe muita alegria no trabalho e queremos ultrapassar esta eliminatória».

A BOLA

JotaCC

Jardim chama todos os disponíveis para Alvalade

Leonardo Jardim chamou todos os jogadores disponíveis - 19 jogadores - para o jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal contra o Sporting, que terá lugar amanhã em Alvalade.

Com oito homens de fora por lesão, o técnico madeirense chamou o mexicano Rivera, que se estreia assim numa convocatória em jogos oficiais.

Elderson regressa após cumprir castigo e deverá o lugar que é habitualmente seu na lateral-esquerda.

De fora ficam Custódio, Imorou, Carlão e a mais recente baixa, Vinícius, para além dos lesionados de longa duração: Ukra, Baiano e Nuno André Coelho.

ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Acredito nos meus jogadores»
Técnico não responde a Jesus
   
Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, não quis fazer muitos comentários sobre as críticas que Jorge Jesus e Eusébio dirigiram a a Alan, num caso que envolve também o médio líbio Djamal. "Acredito naquilo que dizem os meus atletas e confio plenamente no meu capitão de equipa e em alguém que já está comigo há 3 anos", referiu, salientando apenas estar triste pelo facto de "apenas 20 por cento da crítica relativa ao nosso último jogo ter sido direcionada para a qualidade e a intensidade da partida".

Quanto ao jogo domingo com o Sporting, para a Taça de Portugal, lamentou ter um terço do plantel lesionado e destacou a qualidade de um adversário que disse ter alterado o seu núcleo relativamente à última época. O treinador bracarense colocou o Sporting ao nível de Benfica e de FC Porto em termos de qualidade de espetáculo.

RECORD

JotaCC

Jardim: «Sporting? Queremos estar no Jamor!»
Grupo tem muitas ausências, adversário é difícil e joga em casa, mas o treinador do Sp. Braga não se esconde: é para ganhar.

Apesar das muitas baixas no plantel, o objectivo é o traçado no início da temporada: chegar ao Jamor. Leonardo Jardim não se esconde perante as adversidades e mesmo que o adversário dê pelo nome de Sporting, ainda para mais em Alvalade, não mexe um milímetro no discurso.

«Temos de lutar com os disponíveis e acreditamos que vamos conseguir passar esta eliminatória. O Sporting é um adversário com valor, joga em casa, mas temos de ter argumentos para os superar e conseguir o nosso objectivo na Taça que é ir ao Jamor. É um jogo decisivo e queremos vencer para conseguir um dos objectivos da época», afirmou o técnico, em conferência de imprensa.

A paragem no campeonato «não foi benéfica» para o Sp. Braga, defende Jardim, pois nem permitiu recuperar qualquer um dos muitos lesionados (oito no total) e ainda cortou o ritmo à equipa. Ainda assim, o objectivo é dar continuidade aos últimos seis jogos, onde o Braga não perdeu. O adversário é difícil mas não assusta.

«Alan? Acredito nos meus atletas»

«O Sporting é uma equipa que alterou grande parte da estrutura, valorizando o seu plantel, com jogadores que têm mostrado rendimento alto neste início de temporada. Mas nós temos a nossa forma de pensar e de estar e, independentemente do valor do adversário queremos passar», reiterou.

Questionado sobre o valor do Sporting, comparativamente com Benfica e F.C. Porto, Jardim referiu que há duas análises que podem ser efectuadas: «Pelos pontos, está um pouco abaixo. Pelo espectáculo, tem tido um rendimento semelhante.»

«Domingos conhece os jogadores, mas isso tem pouca importância»

O encontro tem, ainda, a particularidade de marcar o reencontro de Domingos Paciência com o Sp. Braga. A equipa mudou muito desde então, mas Jardim não vê esse dado como um factor extra que pese a seu favor.

«Não estamos aqui para surpreender ninguém», afirmou, lembrando que o valor do seu grupo «está bem identificado».

«O Domingos conhece os jogadores que estavam cá no ano transacto, mas isso tem pouca importância porque o Sp. Braga desta época pouco tem a ver com o das épocas anteriores», considera.

Em relação ao onze que entrará em Alvalade, Leonardo Jardim não esclareceu se joga Quim ou Berni na baliza e deixou em aberto a possibilidade de o lado direito da defesa ser ocupado por um destes três jogadores: Rodrigo Galo, Leandro Salino ou Paulo Vinícius.



Domingos e o Sp. Braga: «Eu sei como eles jogam»
Treinador do Sporting fala em «jogo especial» contra a sua antiga equipa

Domingos Paciência não esconde que o jogo deste domingo frente ao Sp. Braga, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, no Estádio de Alvalade, vai ser um «jogo especial». O treinador conhece bem os jogadores da equipa minhota, depois dos dois anos que passou no Minho, mas lembra que eles também conhecem os seus métodos de trabalho. Pormenores que «vão ter influência» num jogo que consomem a total concentração do treinador que, para já, não quer pensar no «derby» da próxima semana.

Além da proximidade afectiva com o adversário, o jogo também é especial porque é o 200º do treinador na Liga. «É um jogo especial pelo passado recente, um, passado de grande orgulho. É de realçar o que foi feito nestes últimos dois anos em Braga. Um trabalho das pessoas que lá estão e dos jogadores que se mantêm lá. Se é verdade que hoje sou um treinador diferente, do outro lado também estão jogadores diferentes, muito mais experientes, muito mais confiantes no seu valor e isso deve-se ao trabalho deles e ao que foi feito no passado», começou por destacar na antevisão da partida.

Domingos considera que este conhecimento mútuo não resulta propriamente numa vantagem para qualquer um dos lados, mas admite que vai ter influência. «É evidente que isso possa ter alguma influência, mas o jogo é que vai ditar. O Braga tem grandes jogadores e neste momento tem uma equipa que praticamente pouco tocou. Se mudou em algumas oposições, foi mais por obrigação do que por opção. Tirando o lateral direito, os dois centrais e o médio defensivo, os jogadores são os mesmos do ano passado. Do meio-campo para a frente é praticamente a mesma equipa. Eu também os conheço, sei como jogam, eles também sabem como trabalho. Vejo nesses jogadores muita qualidade, grandes profissionais, portanto as dificuldades vão ser muitas», acrescentou.

Um teste difícil, mas para o treinador não será necessariamente o mais difícil desde que chegou a Alvalade. «Se tirarmos os dois primeiros classificados da liga italiana [Lazio e Udinese], a própria Juventus e o Valência também foram bons testes. É numa eliminatória em que o favoritismo em termos de igualdade poderá estar mais evidente. Agora diante do nosso público, queremos manter a identidade. Preocupa-me acima de tudo a nossa equipa e, quando temos bola, aquilo que possamos fazer», comentou.

Depois do Braga segue-se a visita à Luz para o embate com o Benfica., mas Domingos não quer pensar já no «derby». «Temos consciência disso, quem está atento ao calendário sabe perfeitamente que é um jogo a eliminar e outro frente a um candidato ao título. Vamos pensar neste primeiro porque é um jogo que não tem recuperação. Em relação ao jogo seguinte, não estou preocupado, porque ainda está longe. Muita coisa ainda pode acontecer. Depois deste jogo há uma análise que tem de ser feita», limitou-se a referir.

O treinador quer, acima de tudo, ver o melhor Sporting em campo e não aquele que mostrou alguma intranquilidade na parte final do jogo com a U. Leiria. «Entrámos bem no jogo e depois um momento de intranquilidade acabou por afectar toda a equipa. Posso dizer que foi o jogo menos bem conseguido (3-1) e o melhor conseguido foi o jogo com o Olhanense em casa (1-1). A gente não se agarra àquilo que mal se faz no passado, mas àquilo que fizemos bem», destacou ainda.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Leonardo Jardim: «Objectivo do Braga é chegar ao Jamor»
Por Pascoal Sousa

O treinador do SC Braga respeita o Sporting mas não teme o leão. Ataca o jogo de Alvalade com a convicção firme de que os bracarenses têm valor para atingir a final do Jamor. Pelo meio, falou sobre as críticas de Jorge Jesus a Alan.

- Com tantos lesionados, como é que a equipa vai abordar o jogo com o Sporting?
- Em relação a lesionados, temos um terço do plantel de fora, mas como é habitual temos é que contar com os que estão disponíveis e é com estes que acreditamos que vamos passar a eliminatória. O Sporting é um adversário com valor, que joga em casa, mas temos de ter argumento para ir ao encontro do nosso objectivo, que é estar no Jamor. Não há outra forma de encarar o jogo que não seja vencê-lo.

- Esta paragem foi benéfica?
- Para o Braga acabou por não ser. O grande número de lesões graves que temos leva muito tempo a curar. Não conseguimos recuperar nenhum jogador nestes 15 dias e vínhamos de uma boa fase. Mas acredito que vamos manter esta forma de estar.

Quais as principais dificuldades que o Sporting coloca?
- A qualidade global do adversário. O Sporting alterou grande parte da sua estrutura, valorizando o seu plantel com jogadores que têm mostrado bom rendimento. Nós corremos atrás do nosso objectivo e queremos vencer para concretizar um dos objectivos a época.

- Poderá surpreender Domingos com um onze diferente?
- Não estamos aqui para surpreender ninguém. O plantel não permite termos grandes oscilações em termos de jogadores a apresentar. O Domingos conhece parte do plantel do ano transacto, mas isso pouca importância tem, porque o Braga desta época pouco tem a ver com os das épocas anteriores.

- Acha que o Sporting está ao mesmo nível do FC Porto e Benfica?
- Depende da análise. Se fizermos a análise pelos pontos, está um pouco abaixo. Pelo espectáculo que oferece tem um nível de rendimento semelhante.

- Esta semana, Jorge Jesus criticou o comportamento de Alan. Como treinador do SC Braga, tem algum comentário a fazer?
- Se o criticou, não sei. Acredito nos meus atletas, no caso os dois envolvidos neste processo [Alan e Djamal, n.d.r.]. Um é capitão e o outro conheço-o há três anos. O Alan está há mais de 10 anos em Portugal, mas sobre o caso não vou dizer mais nada. Fiquei triste porque 20 por cento da crítica foi direccionada para o jogo e 80 por cento para aspectos exteriores ao jogo.

- Vai utilizar Paulo Vinícius no lado direito da defesa para compensar a baixa de Baiano?
- No lado direito não temos nenhum lateral de raiz. Temos o Galo que é um médio direito que se pode adaptar, dando-nos mais profundidade ofensiva mas menos capacidade defensiva; temos o Salino; e temos o Paulo Vinícius, que nos dá mais capacidade defensiva.

- Berni vai ser o guardião titular?
- Quim e Berni estão convocados e eles sabem quem vai jogar, isso ficou logo definido. Vamos ver o que vai acontecer.

A Bola