News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/10

Started by Bruno3429, 25 de October de 2011, 06:59

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Alan completa no sábado 350 jogos
Por António Casanova

É o estrangeiro há mais tempo em actividade na Liga. Em Coimbra, atinge marca especial.

Dez anos, onze épocas, quase meia vida passada deste lado do Atlântico e um currículo que impressiona.

No sábado, Alan atinge marca bem especial e soma o jogo 350 ao serviço de clubes portugueses.

No Campeonato, não há estrangeiro algum com registo de actividade superior ao dele.

A Bola

Bruno3429

Terrível mês de Novembro
Joana Russo Belo

Novembro vai ser um mês terrível para o Sp. Braga. E, se já se previa um ciclo infernal para os arsenalistas, o sorteio da Taça de Portugal (ver página 19) ditou o encontro com o Sporting, o que significa que, no próximo mês, o Sp. Braga medirá forças com os chamados três grandes a nível nacional e ainda terá pela frente os decisivos jogos do Grupo H da Liga Europa.
O ciclo terrível começa já no sábado fora de portas, em Coimbra, onde o Sp. Braga defronta a Académica, em jogo a contar para a 9.ª jornada da Liga.

Quatro dias depois (dia 3) segue-se o Maribor, na Liga Europa, no Estádio Municipal de Braga, precisamente o último adversário europeu dos bracarenses. Da Eslovénia veio um empate, daí que o jogo da quarta ronda europeia se assuma como determinante para as aspirações dos 'Guerreiros do Minho'.
Sem tempo para respirar, três dias depois (dia 6), domingo, o Sp. Braga recebe o Benfica, adversário directo na luta pelo topo da classificação.

O Sporting é o senhor que se segue no calendário dos arsenalistas, com o jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal agendado para 20 de Novembro, em Alvalade.
Depois dos 'leões', o Sp. Braga desloca-se ao Estádio do Dragão, onde mede forças com o FC Porto, na 11.ª jornada da Liga, dia 27. Novamente três dias depois (dia 30), a equipa de Leonardo Jardim recebe o Birmingham, na 5.ª ronda do Grupo H. Um mês duro para testar a fibra dos 'guerreiros'.

Sp. Braga em Alvalade no jogo grande da Taça

É o jogo grande da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Numa prova com ambições elevadas - já assumidas pelo técnico Leonardo Jardim no início da época - quis a sorte que o Sp. Braga fosse a Alvalade defrontar o Sporting, concorrente também directo na luta pelos lugares de topo do campeonato. Os arsena listas reencontram, assim, o antigo treinador Domingos Paciência, naquele que será o prato forte da quarta ronda da prova rainha do futebol português.

Depois de ter deixado pelo caminho o 1.º de Dezembro, fruto do triunfo de 3-1, em Sintra, o Sp. Braga vai à capital, num jogo novamente fora de portas, frente a um adversário que eliminou o FC Famalicão, da II divisão nacional, na última ronda.
Para encontrar um jogo entre ambos para a Taça de Portugal é preciso recuar à época de 1997/98, na qual o Sporting eliminou o Sp. Braga nos quartos-de-final, com uma vitória por 3-1, em Braga.

Já na última vitória dos bracarenses em Alvalade foi precisamente com Domingos Paciência, na segunda jornada da Liga 2009/10. Meyong e Alan marcaram os golos da vitória (2-1).
Rui Casaca, director-executivo do Sp. Braga, considera que o encontro será difícil para as duas equipas, mas deixou a garantia de que jogar fora de portas novamente não reduz as ambições.

"Vai ser um jogo complicado para os dois lados. Tem um cariz motivante para nós. É o jogo da jornada. Jogamos mais uma vez fora, como tem sido nossa sina nos últimos anos. Vamos tentar ultrapassar o Sporting, pois temos ambições nesta competição", sublinhou.
Já Beto, director de relações internacionais dos 'leões', deixou grandes elogios ao adversário.
"Queremos chegar longe na Taça de Portugal, mas vamos defrontar um clube que tem feito grandes progressos nos últimos anos", alertou.

Dos restantes minhotos em prova, o Vitória de Guimarães joga em casa do Desportivo das Aves (Liga de Honra), enquanto o FC Vizela vai ao terreno do Belenenses. O Moreirense recebe o Lousada (II divisão), enquanto o Santa Maria (III divisão) defronta o Leixões, da Liga de Honra. Já o FC Amares tem ainda um jogo em atraso.

Correio do Minho

Bruno3429

Novembro infernal
arsenalistas têm jogos decisivos pela frente

Autor:  RICARDO VASCONCELOS

A vitória robusta frente ao Feirense permitiu ao Sp. Braga continuar apenas a 3 pontos do 1.º lugar do campeonato, discutido taco-a-taco, até este momento, por FC Porto e Benfica. Sábado os arsenalistas deslocam-se ao terreno da Académica e Leonardo Jardim nem quis dar folga aos seus jogadores para ter mais tempo de montar a melhor equipa para sair de Coimbra com os 3 pontos. Este não é um momento de poupanças, até porque novembro promete ser infernal para o lado dos guerreiros.

O sorteio da Liga Zon Sagres já tinha ditado o encontro com águias e dragões, a 6 e 27 de novembro, respetivamente e, ontem, a meio do treino matinal, ficou-se a saber que, no dia 20, a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal terá de ser disputada em Alvalade, diante do Sporting, agora orientado por Domingos Paciência. Em apenas 21 dias, os arsenalistas vão medir forças com os três eternos candidatos ao título e apenas o jogo do Benfica será disputado no Axa.

Record

Bruno3429

#3
"Garoto" talismã
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Há 17 anos, quando Manuel José o lançou na primeira equipa do Boavista, Nuno Gomes não passava de mais um jovem em busca de um sonho. Volvido todo este tempo, e agora que já carrega o peso de 200 golos marcados ao serviço de clubes nacionais, deixou de ser o "garoto inibido" como Artur o via na altura. "Sempre achei que, se ele [Nuno Gomes] fizesse na relva o que fazia no pelado, pelos juniores do Boavista, iria rebentar. E a verdade é que conseguiu", referiu a O JOGO o antigo jogador dos axadrezados e do FC Porto, que fez dupla com o internacional português no jogo em que este se estreou, e logo a marcar. Foi frente aos finlandeses do Mypa 47, em 1994, num encontro da II Eliminatória da extinta Taça UEFA que ainda hoje o brasileiro guarda "em vídeo". "Como podia esquecer? Eu falhei um penálti nesse jogo, mas, felizmente, ele [Nuno Gomes] marcou e deu-nos a vitória por 2-1", recordou.

Até se transformar no jogador talismã que é hoje para o Braga - desde a deslocação a Birmingham que os arsenalistas só ganham quando o atacante é titular -, Nuno Gomes ouviu o conselho de várias pessoas.

Artur, cuja relação com a família Ribeiro foi sempre a melhor, gosta de se incluir nesse lote. "Os pais dele viam os treinos e criei um óptimo relacionamento com eles. Por isso, tentei sempre dar força ao Nuno, pois sabia que ele tinha muita qualidade; só lhe faltava confiança", contou o brasileiro, actualmente a trabalhar no Governo do estado do Acre, feliz por ver no que o amigo se tornou. "Sinto uma alegria enorme por saber que ele já tem 200 golos, que chegou à Selecção de Portugal e que representou um grande. É um exemplo para todos os jovens", afirmou Artur, que aproveitou o contacto de O JOGO para endereçar um "abraço" ao amigo e revelar um pedido especial: "Gostava de um dia receber a camisola do Nuno para guardar como recordação". Quem sabe se tal não acontece em breve, pois está nos planos do brasileiro viajar até Portugal com a família.


Dedicatória aos suplentes

Minuto 13 do Braga-Feirense. Nuno Gomes introduz a bola na baliza dos fogaceiros e, desta forma, alcança o golo 200 ao serviço de clubes portugueses. Alan é o primeiro companheiro que felicita o atacante pela proeza, mas este dirige-se pouco depois ao banco de suplentes para o dedicar aos companheiros que lá se encontravam, pois também ele sabe o significado de ser alternativa aos titulares em alguns encontros. Recorde-se que o tento 199 havia sido dedicado à embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Natália Carras-calão, e ao povo daquele país do sudeste asiático.

Titulares em gestão

Apesar de a equipa só jogar no sábado (18H15), com a Académica, ontem não foi dia de descanso. Os atletas que jogaram de início com o Feirense fizeram trabalho de recuperação, enquanto os restantes companheiros, entre os quais Meyong, Mossoró e Paulo César, que saltaram do banco de suplentes contra os fogaceiros, treinaram normalmente. Para hoje está agendado novo treino, a realizar da parte da tarde, nu dos relvados secundários do Estádio AXA.

Um Novembro de "grandes"

O mês de Novembro já prometia ser complicado para o Braga, mas o resultado do sorteio dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal elevou-o à categoria de dificílimo. Tudo porque, entre 6 e 27 do próximo mês, os arsenalistas vão defrontar os denominados grandes de forma seguida: primeiro o Benfica, dia 6, para o campeonato; depois o Sporting, dia 20, para a Taça de Portugal; e, por fim, o FC Porto, dia 27, para o campeonato. Destes três jogos, só o das águias será na Pedreira.

Dupla do Peru sob estudo?

A presença de um empresário português no último jogo do Alianza Lima, com o Iquitos, levou a Imprensa do Peru a ressuscitar um tema antigo: o alegado interesse do Braga em Paolo Hurtado. Desta vez, porém, juntou-lhe um dado novo. De acordo com o jornal "Depor", os bracarenses também têm Jorge Bazán debaixo de olho. Aliás, os dirigentes do clube peruano estão convencidos de que a transferência de ambos para o Minho poderá rendar cerca de 1,5 milhões de euros.


Paciência na festa de antigos alunos
PEDRO MIGUEL SILVA

Sporting-Braga é o cabeça de cartaz da IV eliminatória da Taça de Portugal, que inclui, ainda, a deslocação do FC Porto, detentor do troféu, a Coimbra, onde defrontará a Académica, assim como a visita do Benfica ao terreno da Naval. O duelo de Alvalade, agendado para 20 de Novembro, marca, porém, o reencontro de Domingos Paciência com a anterior equipa. O técnico tentará, pois, pela primeira vez, derrotar o Braga e afastá-lo da prova, facto que não acontece desde a época 1997/98, na qual o Sporting eliminou os arsenalistas, nos quartos-de-final, com uma vitória por 3-1, no Minho. Já em Alvalade, a última vez que se encontraram foi em 1993/94, com novo triunfo leonino, por 2-1, na V eliminatória da prova.

Quanto à história recente, o cenário não abona a favor dos bracarenses. Sob orientação do actual técnico leonino, o Braga perdeu os dois últimos embates, em 2010/11, incluindo o decisivo duelo da última jornada da Liga, que valeu o terceiro lugar à então formação de José Couceiro. Em 2009/10, porém, Domingos venceu, por 2-1, em Alvalade.

Curiosa é, também, a troca de camisolas entre jogadores: João Pereira, Evaldo e Rodriguez, todos ex-Braga, vestem agora de verde-e-branco, ao passo que Nuno André Coelho, Custódio e Hugo Viana, que já passaram por Alvalade, estão, agora, do outro lado da barricada.

Na ressaca da derrota por 3-0 para o campeonato, a Académica do ex-portista Pedro Emanuel tentará contrariar a superioridade do adversário. A última vitória estudantil (3-2) data de há 41 anos, enquanto, para a Taça, a ultima vez que se defrontaram foi em 1988/89, com triunfo dos dragões (1-0). Já o Naval-Benfica é um duelo inédito para a Taça. O saldo navalista é, porém, de um triunfo em seis jogos no "José Bento Pessoa"

Fátima eliminado na secretaria

O Fátima foi arredado da Taça de Portugal na sequência do processo disciplinar instaurado a este clube da II Divisão, relativo ao jogo da I eliminatória da prova. A punição diz respeito à utilização irregular de Nélson Sousa no referido encontro com o Pampilhosa, o qual venceu por 4-3, confirmada pelo presidente da Comissão Administrativa do Fátima, António Pereira. Além da eliminação da Taça de Portugal, o actual líder da Zona Sul terá de pagar uma multa de 750 euros. Já Nélson Sousa foi suspenso por um mês. Sendo assim, o Pampilhosa irá receber o Amares em jogo da segunda ronda da Taça e o vencedor deste encontro jogará, em casa, com o Olhanense, na III eliminatória. Quanto a esta ronda, o Alcochetense receberá o vencedor da eliminatória anterior.


Reacções
20/11/2011 | Sporting-Braga
Estádio José Alvalade

Beto, Relações internacionais do Sporting

"Foi bom para nós o sorteio ditar um jogo em casa. O Braga tem uma grande equipa, que progrediu imenso nestes últimos anos. Queremos ir longe nesta competição, pelo que vamos fazer tudo para passar esta eliminatória".

Rui Casaca, Director-executivo da SAD do Braga

"É o jogo da ronda. Vai ser complicado para os dois lados, mas já parece sina ser outra vez fora de casa [desde 2009/10]. Vai ser um jogo emotivo, difícil, mas tentaremos passar esta eliminatória, pois temos ambições nesta competição".

O Jogo

JotaCC

Sporting e Sporting de Braga encontram-se para a Taça de Portugal

Alvalade recebe jogo grande da ronda


Sorteio da quarta eliminatória ditou ainda que FC Porto e Benfica joguem fora de casa, frente a Académica e Naval, respetivamente.

A 20 de novembro, o Estádio José Alvalade será palco do reencontro de Domingos Paciência com a sua anterior equipa. Sporting e Sporting de Braga vão decidir qual das duas irá seguir para os oitavos de final da Taça de Portugal. Domingos comandava os «arsenalistas» quando estes venceram em Alvalade pela última vez (1-2), na segunda jornada da Liga 2009/10, com golos de Meyong e Alan, contra um de Yannick. Nesse jogo, João Pereira, Evaldo e Rodriguez equipavam de vermelho e branco.
Para encontrar um jogo entre ambos para a Taça de Portugal é preciso recuar à época de 1997/98, confronto no qual o Sporting eliminou o Sporting de Braga nos quartos de final, com uma vitória por 1-3, no Minho.
Com um pedido de antecipação do jogo para 19 de novembro (sábado), devido ao compromisso da Liga dos Campeões na quarta-feira seguinte, o FC Porto prossegue a defesa do título no terreno da Académica, comandada pelo antigo capitão e ex-treinador adjunto portista, Pedro Emanuel. O atual sétimo classificado do campeonato terá a difícil tarefa de contrariar a superioridade dos «dragões» e a estatística, já que a última vez que a Académica venceu o FC Porto foi há praticamente 40 anos.
Na Figueira da Foz, em jogo que também deve ser antecipado, neste caso para 18 de novembro, o Benfica é favorito perante a Naval, num confronto inédito na Taça de Portugal. O histórico de encontros é também totalmente desfavorável à formação figueirense, que nunca venceu os «encarnados» em 12 partidas. O sorteio ditou ainda mais um encontro entre equipas da Liga, entre Paços de Ferreira e Nacional da Madeira.
Jogos da IV eliminatória: Leixões (LH)-Santa Maria (III), Alcochetense (III)-Amares (III)/Pampilhosa (III)/Olhanense (L), Ribeira Brava (II)-Sporting da Covilhã (LH), Juventude de Évora (II)-Marítimo (L), Estoril (LH)-Penafiel (LH), Rio Ave (L)-Torreense (II), Tondela (II)-Oliveirense (LH), Moreirense (LH)-Lousada (II), Belenenses (LH)-Vizela (II), Académica (L)-FC Porto (L), Mirandela (II)-Gondomar (II), Naval (LH)-Benfica (L), São João de Ver (II)-Tirsense (II), Paços de Ferreira (L)-Nacional (L), Aves (LH)-Vitória de Guimarães (L), Sporting (L)-Sporting de Braga (L).

Oitavos-de-final à vista. Sporting e Sporting de Braga vão discutir a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

A Figura
Alan, mas também Nuno

O Sp. Braga tem apostado na recuperação/ressurreição de jogadores com passado nos três grandes e, de um modo geral, tem-se dado bem com essa aposta.

No plantel deste ano há sete futebolistas nessa situação: Quim e Nuno Gomes, Benfica - embora Quim também seja um regresso a casa; Hugo Viana e Custódio, Sporting; Alan e Hélder Barbosa, FC Porto; Nuno André Coelho, FC Porto e Sporting. Dois deles marcaram ao Feirense: Nuno Gomes e Alan. Nuno, 35 anos, tem 4 golos e já igualou à 8ª jornada a produção total da época passada. Alan, 32 anos, assinou uma obra de arte. Desaproveitado por Jesualdo Ferreira no FCP, este extremo continua a ser, 'tout court', o melhor jogador do Sp. Braga. Tem classe, é virtuoso, desequilibra e ainda por cima é uma figura simpática - como Nuno, aliás. A quem me estiver a ler: antes de soletrar mentalmente a palavra 'veterano', atente nas idades dos seguintes cavalheiros: Filippo Inzaghi (38); Ryan Giggs (37); Del Piero (36); Totti (35); Van Nistelrooy (35); Seedorf (35); Ballack (35); Raúl (34); Liedson (33, quase 34). Estão velhos?...


Taça de Portugal: Sporting recebe o Sp. Braga

"Queremos chegar longe"

"Queremos chegar longe, mas vamos defrontar um clube que tem feito grandes progressos nos últimos anos", disse ontem Beto, director do departamento de relações internacionais do Sporting, após o sorteio da IV eliminatória da Taça de Portugal, em que os leões vão defrontar o Sp. Braga.

Como o jogo vai ser em Alvalade, o dirigente verde-e-branco classificou o sorteio como "favorável". "Para nós é bom jogar em casa, perante os nossos adeptos. Mas julgo que será um jogo difícil para as duas equipas", observou.

Já Rui Casaca, director executivo do Sp. Braga, adiantou que o facto de jogar fora não diminuiu a ambição da equipa.

"Vai ser um jogo complicado para os dois lados. Tem um cariz motivante para nós. Por isso, vamos tentar ultrapassar o Sporting", observou.

Já o FC Porto vai defrontar a Académica, em Coimbra, partida que Fernando Gomes espera que tenha o mesmo desfecho da realizada para a Liga (2 de Outubro, 4-0) para a 7ª jornada da Liga. "Já vencemos este ano em Coimbra e espero que o resultado se repita. No entanto, temos de manter uma atitude competitiva e continuar a ser competentes", afirmou o membro do departamento de 'scouting' dos dragões

Luís Godinho, vice-presidente da Académica, mostrou-se conformado com o sorteio. "Temos uma enorme vontade em contrariar algum favoritismo que possa ser dado ao FC Porto. Vamos fazer tudo para passar a eliminatória", afirmou ao site do clube.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Hóquei em Patins » Guilherme Silva

Estrela por culpa de Franklim


No próximo domingo, Guilherme Silva faz 41 anos. O jogador mais velho do Braga é mais um caso de longevidade e um dos principais responsáveis pelo sucesso da equipa, quinta classificada na época passada. Quando fecha a baliza faz-nos viajar num tempo em que foi campeão no Barcelos, no Follonica e na Selecção. A última vítima foi o Benfica, que nele esbarrou e perdeu pontos na primeira jornada do campeonato.

Há quatro anos, quando deixou Itália para voltar a Portugal, o treinador campeão pelo FC Porto, Franklim Pais, disse, na altura, que, para ele, Guilherme Silva era ainda o melhor guarda-redes português. O elogio não veio de uma pessoa qualquer, mas de um ex-guarda-redes, que Guilherme Silva admira e que em tempos lhe tapou o lugar na baliza dos dragões, pois, após um percurso de oito anos na formação portista, a juventude de Guilherme não tinha como competir com a genialidade de Franklim. Foi assim que chegou a Barcelos, onde esteve 12 anos, vivendo um período de ouro no clube minhoto que lhe valeu um título europeu, uma Taça CERS e dois títulos nacionais, entre outros troféus. "No FC Porto vivi oito anos maravilhosos. Foi uma escola de virtudes, onde se aprende a vencer, mas onde deixei de ter lugar. O Franklim, que sempre foi a minha grande referência, era experimentadíssimo e eu fui procurar o meu espaço noutro clube. No Barcelos, fiz-me jogador e ganhei tudo. Mas não tenho muita noção desses tempos, talvez porque era muito jovem e a vida passava a correr. Hoje sei que fizemos história", conta o guardião.

Foram duas lesões graves nos joelhos que o afastaram dos rinques durante dois anos no final da década de 90. O fim da carreira esteve iminente, mas a persistência e a paixão triunfaram ao ponto de Vítor Hugo o convocar para a Selecção que, em 2003, se sagrou campeã mundial e que, de resto, ainda é o último título conquistado por Portugal. "Pensei que o hóquei ia acabar para mim. Mas depois decidi que não era um menisco que me ia vencer", recorda. Uma breve passagem pelo Gulpilhares (2 anos) e pela Oliveirense (1) antecedeu a transferência para o Follonica. Em Itália, voltou a ser campeão europeu (2005/06) e por três vezes venceu o campeonato transalpino. O regresso a Portugal impôs-se aos 37 anos. Confrontado com o fim da licença sem vencimento que permitia à mulher Isabel permanencer em Itália, e com novas regras de limitações para jogadores estrangeiros na Serie A1, Guilherme Silva fez as malas e, ao chegar ao Porto, cidade de origem, não tardaram os convites. Optou pelo Braga, onde agora é treinado pelo ex-colega do Barcelos, Vítor Silva.

A uma semana de mais um aniversário, Guilherme Silva, com um currículo invejável, ironiza: "A minha carreira já acabou, só ainda não recebi o postal em casa. Já não há grandes planos a fazer. Vivo o dia-a-dia e gosto muito do que faço".


Mau médio, grande guarda-redes

"Treino intenso, paixão e disciplina às refeições" justificam a longevidade de Guilherme Silva. Vive para a família - a mulher Isabel, o filho Guilherme, de 11 anos, e a filha Carolina, de 6 -, é um "apaixonado pelo hóquei" e admite tornar-se "treinador de jovens guarda-redes". Os primeiros passos deu-os aos cinco anos no Águias do Porto por influência de um primo. De miúdo recorda ter sido "um mau médio". Aos sete foi para as Antas, onde alguém descobriu que dele faria um grande guarda-redes. E assim foi. Diz que é portista e lamenta não ter vestido de azul e branco como sénior: "Nos primeiros anos de Barcelos, vivi esse fantasma, mas passou-me e tenho noção que ninguém podia substituir o Franklim, nem mais tarde o Edo Bosch, que é só um dos melhores do Mundo. Sou portista e gosto que o FC Porto ganhe, menos quando joga contra mim". No Braga é "feliz" e explica: "É um clube bem estruturado que dá estabilidade e o Vítor Silva foi talhado para ser treinador. Quando chegou, o Braga não estava bem. Com ele recuperámos, porque quem sabe, sabe".


O JOGO

Bruno3429

«Até que enfim que o golo 'saiu'» - Ewerton
Por Pascoal Sousa

Ewerton marcou frente ao Feirense o seu primeiro golo ao serviço do SC Braga, contribuindo decisivamente para o triunfo folgado por 3-0 da equipa minhota.

Em declarações à sua assessoria de imprensa, o defesa-central brasileiro congratulou-se com o golo e espera que a inspiração o continue a acompanhar: «Até que enfim saiu! Fico feliz pelo golo marcado e por ter ajudado a equipa a sair com a vitória sobre o Feirense. Espero que seja o primeiro de muitos.»

O golo de Ewerton entrou para a história do Estádio Axa, uma vez que aconteceu na 100.ª vitória do clube desde que o recinto foi inaugurado, há sete anos.

A Bola