News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito dos comentários aos jogos...

Started by ric, 21 de October de 2011, 09:56

Previous topic - Next topic

ric

Já todos sabemos que o futebol é ingrato. passa-se de besta a bestial e do oito ao oitenta por uma questão de ...uma bola na trave!

O SB cria um tópico onde os foristas podem ir colocando posts á medida que acompanham os jogos. Seria uma tentiva de tornar mais participativo e emocionante o acompanhamento dos jogos. No entanto, parece-me que em determinadas alturas se usa este fórum de uma forma muito pouco racional e inteligente, servindo para tudo menos um acompanhamento dos jogos on-line. A reptição de posts com "Goooloooo!", com a indicação do resultado, e comentários muitas vezes absurdos, fazem-me começar a pensar que não estamos a prestar um bom serviço aos foristas nem ao nosso próprio clube. Durante esta semana iremos - a moderação - repensar esta situação.

Outra situação que urge comentar e estabelecer limites é a forma como muitos foristas se insurgem e opinam sobre a nossa equipa, técnicos e dirigentes. Muitas vezes parece-me mais que estou num fórum do Bitorinha do que no do nosso Enorme.
Não interessa trazer para aqui a questão de que não podemos ter censura, que o fórum é livre de expressão, que podemos e devemos criticar os atletas.
Volto a dizer - o fórum é livre e revela a opinião critica de cada um. No entanto, muitas vezes a critica é contundente, ofensiva e pejorativa.

Somos um fórum de adeptos do Braga. Não somos dos "contra o Braga".

Não se trata de minorar a opinião mas sim condicioná-la aquilo que se acha de bom-senso. Não podemos estar aqui a chamar nomes aos intervenientes. podemos criticá-los por não atingirem objectivos e performances mas tudo tem limites.

Volto ainda a lembrar que repetimos á exaustão os mesmos conceitos e tipos de posts anteriores, tornando a navegação complicada e de dificil leitura.
Continuamos a citar posts por inteiro criando páginas e páginas de "copy-paste" que chateiam.
Não pode ser. Nem a máxima atenção da moderação pode estar 100% alerta com isto.

A gestão e "sanidade" deste fórum deve começar pelos próprios foristas. Devem compreender que um fórum de discussão não é um chat nem sequer um facebook ou twitter com frases curtas e sem significado de maior.

Li com alguma mágoa que muitos foristas não se estão a entender neste emaranhado de opiniões 8muitas bacocas e sem sentido). peço-lhes que repenssem e que só com a ajuda de todos podemos manter este fórum activo, coeso e respeitado. por isso estamos on-line há mais de 10 anos.

è esta compreensão que peço a todos, ciente que o futebol é , infelizmente espelho de alma e praça para mostrar todas as nossas frustações.
Sei que o futebol é paixão. Que passa da racionalidade á loucura e que é comentado (o futebol) com disparates, atoardas, bitaites e insinuações. Isso é normal e todos sabemos que isso acontece.
Mas deixemos estas discussões acaloradas e mais "de coração na boca" para o café, para a escola ou para os amigos do trabalho.

No SB, saibamos ser dignos do clube que amamos e respeitemos opiniões desde que escritas de forma racional e ponderada.

Volto a frisar que não se trata de estar a condicionar opiniões. Nem questionar porque nas derrotas os indices de "violencia verbal" e indignação se alastram. Sei que isto é normal porque se trata de futebol.

Não podemos é deixar que a nossa liberdade colida com a o do colega e que impeçam a livre convivência neste espaço.

Ninguém é obrigado a gostar de uma qq prestação de ateleta, treinador ou equipa. Pode criticar, podendo e devendo dizer qual a alternativa. Mas estar a chamar nomes é demais e não será tolerado neste fórum.

Quem não quiser seguir estas regras de educação e civilidade ( não de carreirismo) o meljhor é abandonar o fórum.

Espero que compreendam.

davi73

Concordo, venho a este fórum quase todos os dias e o tópico que menos frequento é o de comentários aos jogos, por exemplo no jogo contra o Maribor nem sequer abri nenhuma vez nem abro.
Se por acaso tivesse uma opinião para dar para ser correcto teria que ler todos os comentários anteriores, e isso não é possível para mim 13 paginas de comentários são demais.
Os administradores do fórum deveriam pensar em introduzir outras regras e obrigar que as mesmas fossem lidas e assinadas.

O que se faz actualmente nos comentários aos jogos é tipo um  chat. 

barinho

Concordo contigo ric mas infelizmente acho que vais ser acusado por muita gente de estares a tirar a liberdade de expressão e de estares a condicionar as pessoas que são mais críticas,o que não é verdade como tu bem expuseste.Há aqui muita gente que não percebe que o problema não é ser mais ou menos crítico ou elogioso,mas sim a maneira como fundamenta (ou na maioria dos casos não fundamenta).

rvx

Mesmo a propósito disto, fiquei surpreso quando, ontem, vim ao fórum durante o intervalo do jogo com o Maribor, e aquele tópico já tinha 5 páginas. Nunca tinha visto algo acontecer em nenhum outro jogo. Já aqui referi isso e volto a frisar que ser crítico não é ser do contra, mas sim pensar por si próprio e chegar às suas próprias conclusões, baseadas em deduções lógicas. O argumento de que, se não se deitar abaixo, então estamos a dar palmadas nas costas é ridículo. A atitude de criticar tudo e todos, apenas pela vontade de rebaixar ou de se afirmar pessoalmente, não ajuda, porque nem melhora os aspectos negativos, nem identifica os positivos, que devem ser mantidos.

A.COSTA

#4
Concordo com o conteúdo da mensagem do RIC. Até achava estranha alguma passividade dos administradores do superbraga.

Algumas mensagens roçam a má educação e as trocas de insultos têm sido regulares. Eu próprio andei afastado deste espaço devido a mensagens poucos aceitáveis. Já passou e não volto a isso. Entretanto regressei, mas tenho vontade de (re)ver aqui alguns foristas que exprimiam as suas opiniões sempre com elevação.

Por vezes sinto-me desgostoso de algumas prestações da equipa e de alguns jogadores em particular. Porém isso não me dá o direito de insultar, mesmo considerando que o emblemas que nos une merece imenso respeito e não deve ser nunca banalizado.

Dito isto faço votos para que este fórum eleve a sua qualidade, mas é preciso equilíbrio para que a cura não se traduza na morte do fórum. Sublinho uma frase do RIC que referiu que ESTE É UM ESPAÇO DE ADEPTOS DO S.C.BRAGA. Evitemos que o coração substitua sempre a razão, sem excluir a visão apaixonada dos assuntos do nosso clube. Por aqui também se reconhecerá o crescimento braguista.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

PAF

Como alguém disse, muita gente faz deste forúm um chat(mais nos tópicos dos jogos), basta um jogador apertar os cordôes já é motivo para um post de meia dúzia de linhas...  e X1,X2,X3.
Acho que isso se deve essencialmente á idade de quem posta, basta ver o tópico do Maribor, pessoal que está cá há pouco tempo, com poucos posts (mesmo assim conseguem uma média diária que parece que parece que o forúm é a vida deles...).
Falaram da liberdade de expresão, mas essa como todos sabem acaba quando entramos na liberdade dos outros, e isso no tópico do Maribor, é coisa que não falta.
Criticar tem todo o sentido, dizer mal, é no minimo falta de educação!
Eu participo noutros forúns, onde os administradores sãoa acusados por vezes de autoritaristas, ditadores, etc, mas eu participo lá sem nenhum problema, só que há pessoal que se esquece que não estão no tasco da aldeia onde podem insultar e dizer tudo o que lhes apetece... Por isto não me chocava que contas fossem bloqueadas por alguns dias, ou mesmo suspensas, fazer pré-avisos(tipo cartão amarelo) apesar disto dar um trabalho extra aos administradores (tempo que duvido que tenham...), assim sendo acho que só resta ao pessoal saber comportar-se! Mesmo que tenham 13 ou 14 anos e que não façam ideia do que é o Braga!

rfg_mlk

Geralmente a minha participação pode considerar-se mais passiva do que activa, mas não posso deixar de comentar neste post, pela sua tão grande relevância.
E as palavras do ric, e de toda a administração do forum devem ser levadas em conta.
A critica tem de ser construtiva, e o bom senso tem de prevalecer.
Partilhamos um espaço em que todos debatemos questões e situações relacionadas com o clube que acompanhamos, clube que por sinal é o motivo deste fórum. E não é carregando no trenador 'A' ou nos jogadores 'B' e 'C' da forma como alguns fazem que vai tornar este fórum mais saudável.

Aquiles

Bom Dia,

Subscrevo integralmente as palavras do "Ric".

Vamos lá ser mais construtivos e mais elevados, nas discussões sobre a nossa eterna paixão "SCBRAGA".

Abraço Braguista

Hugo Pena

#8
É importante fazer uma gestão dos posts colocados, não para colocar em causa a liberdade de quem os coloca mas para que o fórum não perca a qualidade que atingiu ao longo dos anos, os motivos não os vou repetir pois vão de encontro aos que o Ric referiu no lançamento do tópico.

Tenho por hábito no final dos jogos ver análise dos foristas à prestação da nossa equipa, mas confesso que ultimamente não é muito agradável fazê-lo, nomeadamente quando o Braga não consegue um resultado positivo é desconfortante ler páginas e páginas de comentários a criticar tudo e todos muitas vezes insultuosos e sem grande critério, o que vai afastando aqueles foristas que efectivamente gostam de discutir futebol e o Braga de uma forma mais racional e menos a "quente".

Julgo que isto também se deve ao crescimento do clube que tem trazido novos foristas ao Superbraga, o que é positivo, o que se deve fazer é desde o início fazer perceber a estes foristas que são bem-vindos mas que o fórum é pautado por uma política de qualidade que não se deve perder.

Lateralus

As observações do Ric são por demais evidentes. Acho que a solução para evitar a propagação do fenómeno passa, sobretudo, por haver uma moderação mais presente e activa. As regras do fórum preveem a atribuição de sanções a quem não as respeitarem, que vão desde o aviso por PM à suspensão temporária da conta. Se calhar, está na altura de se fazer valer estas regras, porque palavras de sensibilização não parecem estar a funcionar.
Contudo, compreendo que quem modera pode não ter a disponibilidade necessária para o fazer, pois, certamente, devem ter coisas bem mais importantes a fazer. Nesse caso, talvez seja a altura de delegar estes poderes a quem tenha o tempo e o perfil adequado para tal. Aqui fica a sugestão.

Somos Braga!

Concordo em absoluto com o Ric.

Efectivamente temos muitos foristas (a maioria deles muito jovens) que confundem a crítica com o insulto.

Uma coisa é discordar de uma determinada substituição, justificar e apresentar a nossa opção, outra coisa é dizer que o treinador é um burro!

Quando se chega ao insulto de chamar burro, cagão, etc... já perdemos a razão! Nunca consegui perceber como pode um adepto do Braga ter esse tipo de atitude num fórum público.

Acho muito bem que esse tipo de comentário insultuoso seja banido.

É possível criticar sem insultar!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Luís Duarte

#11
Quote from: Lateralus on 22 de October de 2011, 16:17
Acho que a solução para evitar a propagação do fenómeno passa, sobretudo, por haver uma moderação mais presente e activa.

Por falar nisso, e já ando a matutar nisto há algum tempo, há algum requisito para ser moderador ou há alguma altura em que se nomeia novos moderadores? É que eu, pelo tempo que passo aqui, não me importava nada. Ficaria sempre feliz em poder ajudar.

lezani

[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

sol

         Assino por baixo o post do ric. Sejamos Braga de alma e coração e sem lérias. Temos vivido momentos extraordinários graças ao Enorme, a maior parte deles na nossa história recente. Mas a bonança não dura sempre, a felicidade nunca é eterna, e é certo e sabido que tempos mais conturbados virão, e que também nós poderemos ser obrigados a fazer a nossa travessia do deserto. Como será nessa altura?

E só para exemplificar a qualidade das aprecições futebolísticas, ontem na poente só se ouvia uma voz "Ó Jardim, tira o Hugo Viana!"... Penso que está tudo dito. ;D

Sempre com o Braga, de vermelho e branco!