News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/09

Started by Bruno3429, 17 de September de 2011, 09:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Os 100 dias felizes de Leonardo Jardim
Por Pascoal Sousa

A vitória sobre o Birmingham fechou com chave de ouro os primeiros 100 dias de Leonardo Jardim no SC Braga, ciclo que se completou ontem, na agradável ressaca do primeiro triunfo da história dos arsenalistas em Inglaterra.

O madeirense entrou a 8 de Junho, debaixo de forte pressão mediática. Agarrou com a serenidade que lhe é característica uma herança pesada e assumiu abertamente que estava perante o desafio da sua vida.

Nenhum dos treinadores que chegaram durante o consulado de António Salvador teve popularidade instantânea juntos dos adeptos. Tiveram que a conquistar com resultados. Uns demoraram mais a consegui-lo e outros nem isso alcan- çaram. No que toca a Leonardo Jardim, o quadro de profunda renovação no plantel não o impediu de calar algumas vozes discordantes.

Vejamos: 100 dias são pouco mais de 14 semanas. Não é muito tempo, atendendo à dimensão da empreitada. A defesa foi quase toda renovada, perdeu-se parte importante da espinha dorsal que levou o SC Braga à final de Dublin e nem assim o grau de exigência no clube desceu.

Jardim nunca arranjou pretextos para aliviar o peso do fardo. «Sou o primeiro a colocar pressão sobre o meu trabalho», declarou a dado passo da pré-época, abraçando a ideia de um SC Braga capaz de batalhar em todas as provas com o mesmo nível de competência e ambição. E é isso, por agora, que está à vista.

A Bola

Bruno3429





Quim: «Mentalidade é a mesma de sempre»
GUARDIÃO SEM VER DIFERENÇAS DO PASSADO

Autor:  ANTÓNIO MENDES

Ele não é homem de fazer grandes promessas e pensa sempre o discurso procurando ser igual ao que é no relvado. Sereno, reservado e determinado em não cometer erros.

É de Quim que se fala que, ainda em Birmingham, reforçou a "histórica vitória em Inglaterra", mas também foi o primeiro a colocar um travão numa eventual euforia, depois do arranque vitorioso na Liga Europa. Ele que, recorde-se, viveu de fora, devido a uma grave lesão, toda a época passada e o grande feito que acabou na final de Dublin.

"Não vamos estar a pisar muito nisso. Vamos pensar jogo a jogo nesta Liga Europa e chegar onde der", clarificou de forma simplista, juntando uma única certeza quando lhe pedem as constantes comparações com o passado recente. "Não há que dizer mais nada. O que senti na época passada, porque estava no balneário todos os dias com o grupo, é que os jogos foram sendo sempre preparados sem pensar à frente. A mentalidade de agora é a mesma de sempre. Vamos seguindo passo a passo e depois vê-se", garantiu o experiente guardião que voltou ao seu templo do Minho.


Douglão disponível para o dérbi
UMA QUESTÃO DE HORAS ATÉ CHEGAR O CERTIFICADO


Douglão estará à disponibilidade de Leonardo Jardim para o dérbi do Minho. Essa é uma certeza que a SAD do Sp. Braga já tem.

Depois de desbloqueada a resistência do Kavala, que acabou mesmo por cair para a 4.ª Divisão grega, a FIFA vai enviar a qualquer momento o tal certificado provisório, o que não sucedeu ontem, mas é mesmo uma questão de pormenor e de algumas horas

Record

Bruno3429

Legião foge ao rival
Rui Miguel Graça

Os números não enganam e o rei do Minho mora em Braga. Um crescimento vaporizante, uma onda contagiante, assente numa política de markting agressiva e nos melhores resultados desportivos de sempre, o Sporting Clube de Braga cimenta cada vez mais o estatuto de maior clube do Minho, terras onde o futebol é vivido com paixão, onde a rivalidade é intensa...

Segundos números oficiais, em menos de um ano, o emblema vermelho aumentou a diferença em mais do triplo em relação ao conjunto branco de Guimarães. Em Novembro de 2010 o Sporting Clube de Braga conseguia fazer história, ultrapassando o Vitória em 482 associados, um registo que continua a ter sequência. Agora, em Setembro de 2011, a diferença cifra-se nos 1695 associados.

Num altura em que as duas formações vão medir forças, naquele que é o prato principal da quinta jornada da liga portuguesa, a luta é intensa igualmente fora do terreno de jogo, sendo que é o Sporting Clube de Braga que leva a melhor. />
Em relação ao merchandising, o actual líder do grupo H da Liga Europa amealhou na última temporada 460 mil euros só na venda de produtos oficiais, mais do dobro do que na época anterior. Recorde-se que o Sporting Clube de Braga atingiu a final da competição e, segundo o director de markting dos minhotos, Rui Romeiro, a curva continua em fase ascendente. Forte contribuição, na actual época, é o nome de Nuno Gomes.
A aquisição do internacional português, para além do valor desportivo, é tida como uma mais-valia publicitária.

Actualmente o Sporting Clube de Braga vendeu 9800 lugares anuais, ultrapassando a marca do último ano, que se cifrava nos 8600. Só nesse capítulo é que o Vitória de Guimarães leva a melhor sobre a formação da capital do Minho, já que os vitorianos têm 14403 lugares vendidos. Mesmo assim, ao nível de número de espectadores presentes nos estádios, recorde-se que o Sporting Clube de Braga ocupou o quarto posto no último ano desportivo.

Correio do Minho

Bruno3429

Jardim quase a quebrar recorde pessoal
BRUNO FILIPE MONTEIRO

A mudança para Braga tem possibilitado a Leonardo Jardim contrariar o que parecia estar a tornar-se um hábito: os maus arranques de época das suas equipas. Com os arsenalistas, o treinador nascido em Barcelona, Venezuela, soma sete jogos consecutivos sem perder desde o começo da temporada. Melhor, só mesmo no segundo ano em Chaves, no qual, entre campeonato da II Divisão e Taça de Portugal, contabilizou oito encontros seguidos sem ser derrotado. Curiosamente, haveria de sofrer o primeiro desgosto contra o actual clube, na V Eliminatória da prova rainha do futebol português.

A deslocação a Guimarães pode, por conseguinte, permitir a Leonardo Jardim igualar um de recorde pessoal. Basta, para isso, que consiga sair do D. Afonso Henriques com pontos, depois de já ter entrado para a história como o primeiro treinador a conduzir o Braga a uma vitória em Inglaterra. Se o fizer, obterá também algo que o seu antecessor não conseguiu. É que apesar de ter estabelecido um conjunto de recordes ao longo das últimas duas temporadas, Domingos Paciência saiu sempre derrotado do terreno do arqui-rival dos bracarenses. A última vitória, aliás, foi alcançada já em 2005/06, por outro técnico acarinhado na Cidade dos Arcebispos: Jesualdo Ferreira. O melhor que os Guerreiros do Minho conseguiram a partir daí foi uma igualdade sem golos, com Jorge Jesus, em 2008/09.

Fim da novela: Douglão já tem certificado

Impedido de alinhar contra o Birmingham, em virtude de o seu certificado internacional provisório não ter chegado à FPF em tempo útil; Douglão já está em condições formais de poder ser utilizado por Leonardo Jardim. O documento que faltava, dependente da confirmação da descida de divisão dos gregos do Kavala, chegou ontem e, por isso, o central poderá estrear-se já na segunda-feira, contra o Guimarães. Para a deslocação à Cidade Berço está praticamente descartada a utilização do médio Custódio, que continua a alternar trabalho no ginásio com treinos condicionados na relva.

Quim orgulhoso por entrar na história

Apesar de ter sido batido em Birmingham, Quim regressou a casa com um sorriso de orelha a orelha. E é fácil perceber porquê. "Conseguimos um resultado histórico e foi excelente viver esse momento", referiu o guarda-redes após o primeiro triunfo do Braga em Inglaterra, que fez disparar a motivação da equipa para o clássico minhoto. "Espero que seja um bom jogo em Guimarães e que o Braga vença", desejou o internacional português.

Quaresma ia estragando Barbosa
PEDRO ROCHA

Outrora comparado a Quaresma - hoje em dia no Besiktas, da Turquia -, pelos toques de calcanhar e trivelas que volta e meia ensaiava em treinos e jogos, Hélder Barbosa alcançou o firmamento à velocidade da luz e nem precisou de recorrer a truques mágicos para brilhar. As armas do extremo do Braga são agora outras: velocidade, simplicidade de processos e uma eficácia incrível no momento de disparar, somando cinco golos, alguns dos quais sensacionais como o primeiro que marcou ao Birmingham, abrindo alas para a primeira vitória do Braga em Inglaterra. A transferência de Pizzi para o Atlético de Madrid era a deixa que faltava para entrar em cena o tal Hélder Barbosa desconhecido, o mesmo que correu o risco de rodar por empréstimo na Grécia.

Os tempos de foca recreativa já lá vão, mas o talento sempre acompanhou Hélder Barbosa, desde os tempos da formação do FC Porto, que o premiou com um Dragão de Ouro em 2004, já depois de ter sido "baptizado"por Mourinho na inaguração do estádio portista, tal como... Messi. Manuel Machado apanhou-o ainda imberbe, ao serviço da Académica, há cinco anos, e deparou-se com um curioso dilema: por um lado, encantava; por outro, perdia-se em "artifícios" que pouco acrescentavam à equipa. "Essas comparações com o Quaresma foram-lhe nocivas. Já tinha um potencial enorme, mas tantos enfeites retiravam-lhe objectividade e rendimento", recorda o treinador, que fez os possíveis por desviá-lo, progressivamente, da tentação da finta. "Tivemos várias conversas com vista a suprimir aquele tipo de gestos técnicos", revela.

Por essa altura, Manuel Machado ainda não vislumbrava um jogador "de alto rendimento". O tempo passou e o "contexto favorável do Braga", incomparável aos que teve na Académica, Trofense e Setúbal, fizeram o resto. "Ganhou maturidade e beneficia de ter companheiros de excelente nível. Ao lado de profissionais como Alan, Lima ou Mossoró, entre outros, tudo se tornou mais fácil", observa o ex-treinador do Guimarães. "Ninguém ganha confiança com más exibições. Soube esperar e tem correspondido à confiança de Leonardo Jardim."

Canhoto do diabo é uma raridade

O que hoje é uma qualidade inata já teve conotações negativas, relacionadas com "o diabo". "Na escola, os canhotos até eram forçados a escrever com a mão direita", brinca Manuel Machado. Os tempos mudaram de tal forma que Hélder Barbosa figura actualmente como uma preciosidade entre os portugueses. "Esquerdinos? Só me lembro do Luís Boa Morte, Diogo Valente e Fábio Coentrão. Na Académica, não era dos melhores, agora é", defende o treinador.

Selecção Nacional "se mantiver o nível"

Só a inflação de extremos de valor acrescentado poderá protelar uma futura primeira chamada de Hélder Barbosa à Selecção Nacional. Internacional pelas selecções mais jovens, o extremo já terá despertado a atenção do seleccionador Paulo Bento, mas os holofotes da fama podem ser efémeros. "Deve manter o nível durante toda a época; caso contrário, não convence. Não bastam quatro jogos", estima o técnico Manuel Machado, lembrando que Portugal está muito bem e recomenda-se em matéria de gente para os corredores laterais. "Há o Nani, o Cristiano Ronaldo, o Varela, o Danny e o Quaresma... Não faltam bons jogadores. É uma questão para o seleccionador nacional resolver com tempo, não posso ser eu a dizer se deve ser chamado já ou não", alega.

O Jogo

Pé Ligeiro

Douglão pode jogar

Ultrapassado o imbróglio com o Kavala, Douglão já entrará definitivamente nos planos de jogo de Leonardo Jardim.

A FIFA emitiu o certificado internacional do defensor, que passa a ser alternativa à dupla de centrais composta por Paulo Vinícius e Ewerton.

Menos uma dor de cabeça para o treinador, que continuará a ter Palmeira como quarto central.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!