News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/09

Started by JotaCC, 14 de September de 2011, 07:23

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um trio em estreia e...Ewerton


São vinte os eleitos para a primeira jornada do grupo H da Liga Europa, numa convocatória recheada de novidades. Os principais destaques são mesmo as estreias dos reforços Douglão e Carlão, bem como Paulo César, avançado que se encontrava lesionado desde o arranque da temporada.

A convocatória do defesa-central que na época passada militou no campeonato grego, tinha estado presa devido à falta de documentação. O Sporting Clube de Braga aguardava pela chegada do certificado internacional por parte da Federação helénica, via FIFA.

O brasileiro entra assim nas opções para Birmingham, contudo a sua utilização não é um dado adquirido, uma vez que o habitual titular Ewerton também figura nos eleitos. Ewerton recuperou de uma entorse que o colocou de fora no jogo com os galos, mas entra agora nas contas e pode até ter entrada directa no onze inicial, actuando ao lado de Paulo Vinicius.

O avançado Carlão é outra das novidades nas convocatórias. Reforço de Verão ainda não tinha sido chamado por parte de Leonardo Jardim e é concorrência directa a Lima e Nuno Gomes, em detrimento do camaronês Meyong, que não foi inscrito nas competições europeias.

Há ainda o regresso de Paulo César, avançado que este ano ainda não tinha sido convocado por Leonardo Jardim, em virtude de ter contraído uma lesão nos trabalhos de pré-temporada. É igualmente uma estreia oficial esta temporada.
Por seu turno, destaque ainda para as chamadas de Rodrigo Galo (que não estava inscrito no play-off de acesso) e o espanhol Frán Mérida, que só chegou a Braga depois dos jogos com o Young Boys.

Convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni.
Defesas: Baiano, Rodrigo Galo, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Douglão e Imorou.
Médios: Djamal, Salino, Hugo Viana, Mossoró e Frán Mérida.
Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes, Paulo César e Carlão.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

À conquista de Inglaterra

Não se pode dizer que Inglaterra seja um palco de sonho para o SC Braga. Os ares da ilha britânica têm feito claramente mal ao emblema do Minho nestas andanças europeias, ao ponto de os portugueses nunca terem conquistado uma vitória diante de adversários ingleses.

Será assim uma dura batalha para os Guerreiros do Minho, que têm uma imagem a defender além- fronteiras na Liga Europa, depois de terem sido os finalistas vencidos em Dublin.

Ciente dessa hercúlea tarefa, Leonardo Jardim tem sede de sucesso e quer guindar o emblema do Minho o mais longe possível nesta prova com a chancela da UEFA.

A ausência de vitórias em Inglaterra será um factor motivacional para o treinador utilizar na palestra antes do encontro com o Birmingham, um adversário que milita no segundo escalão do futebol inglês, a denominada Championship, mas que esta época já deixou pelo caminho o Nacional da Madeira.

A BOLA

JotaCC

Douglão convocado

A inclusão de Douglão foi uma das principais novidades da lista de convocados para o jogo com o Birmingham, revelada após o treino vespertino do Braga, mas a utilização do brasileiro é uma incógnita. Tudo porque, ao contrário do que era esperado, ainda não foi ontem que o certificado internacional do central deu entrada nas instalações da Federação Portuguesa de Futebol. Contudo, ainda há esperança na sua utilização em Inglaterra. Basta, para tal, que durante o dia de hoje a FIFA informe os clubes envolvidos neste caso de que vai emitir um documento provisório via TMS (Transfer Matching System), um sistema criado pelo organismo presidido por Joseph Blatter que torna as transferências internacionais mais rápidas.

Se os desejos dos responsáveis arsenalistas se concretizarem, então Douglão poderá entrar directamente no onze, a fim de neutralizar o fortíssimo jogo aéreo do Birmingham. Caso a FIFA não emita o tal certificado internacional provisório, então Leonardo Jardim terá de tomar uma decisão: apostar em Ewerton, que passou as últimas semanas de baixas e surge surpreendentemente no lote de convocados, ou lançar Salino para o meio-campo, mantendo Djamal na defesa.

Face à dúvida que rodeia Douglão, Leonardo Jardim preferiu chamar, excepcionalmente, 20 jogadores. Entre estes, os nomes de Paulo César e Carlão acabam por saltar à vista. No caso do avançado emprestado pelos suíços do Neuchâtel Xamax, trata-se mesmo de uma estreia. O brasileiro já havia recebido luz verde para ser convocado frente ao Gil Vicente, como o próprio havia revelado na página oficial do Facebook, mas o treinador madeirense preferiu aguardar mais uns dias até que estivesse em perfeitas condições físicas.


"Pelos nomes, grupo é acessível"

Com Birmingham (Inglaterra), Brugge (Bélgica) e Maribor (Eslovénia) como adversários no Grupo H da Liga Europa, Nuno Gomes concorda com a ideia generalizada de que o Braga tem a qualificação para a fase seguinte ao alcance, mas, ainda assim, a experiência acumulada leva-o a ter cautelas. "Olhando para o nome das equipas, podemos dizer que é um grupo acessível. No entanto, precisamos de prová-lo dentro de campo. Não estamos à espera de facilidades nenhumas para passar o grupo, antes pelo contrário", afirmou a O JOGO o avançado arsenalista, já muito bem informado sobre o primeiro opositor, o Birmingham. "Vimos o jogo em que venceu o Nacional. É uma equipa tipicamente inglesa, com um futebol muito directo e esperamos um jogo complicado em Inglaterra", projectou.

Suplente nas últimas três partidas oficiais do Braga (com Young Boys, Setúbal e Gil Vicente), Nuno Gomes pisca o olho ao onze inicial de amanhã, agora com a motivação proporcionada pelos dois golos marcados no domingo, diante do Gil Vicente: "Espero sempre jogar, mas não sou o único. Há muitos jogadores no plantel e todos querem jogar. Eu vou trabalhando para isso, esperando a minha oportunidade e tentando, sempre que for chamado, ajudar a equipa".


Ingleses são bons para abrir o apetite

Há três épocas, quando disputou pela terceira e última vez a fase de grupos da Liga Europa, o Braga tinha o bom hábito de não vacilar quando encontrava uma equipa inglesa na primeira jornada. Foi assim em 2007/08, na deslocação a Bolton, onde empatou 1-1 com a equipa local, e depois em 2008/09, quando despachou o Portsmouth, na Pedreira, por uns expressivos 3-0, com Alan a fazer o terceiro golo. Quando apanhou pela frente um adversário de outro país, porém, acabou derrotado, como sucedeu em 2006/07 com os holandeses do AZ Alkmaar (3-0).

Não se sabe o que acontecerá amanhã em Birmingham, mas a verdade é que, a julgar pelo que aconteceu nas outras dias ocasiões, sair de St. Andrews sem perder seria quase sinónimo de qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa. Aliás, na temporada em que eram orientados por Jorge Jesus (2008/09), os arsenalistas conseguiram mesmo avançar até aos oitavos-de-final da prova - a sua anterior melhor marca.


Boletim clínico perde dois clientes

Depois de ter falhado os dois últimos jogos devido a lesão, o central Ewerton está de regresso à lista de convocados, o mesmo acontecendo também com Paulo César. Neste caso, trata-se mesmo da primeira chamada para um jogo oficial esta época, depois de o avançado se ter lesionado na pré-época, no particular efectuado pelo Braga com o Trofense. O departamento médico está agora mais desanuviado, contando com quatro jogadores: Nuno André Coelho, Zé Luís e Ukra (estes em tratamento após cirurgias); e Custódio (condicionado).



A fortaleza de St. Andrews


O Birmingham tem vindo a revelar-se fortíssimo a jogar no St. Andrews esta época: em três jogos em casa, a equipa inglesa somou outras vitórias, marcou sete golos e ainda não sofreu nenhum. No Championship (equivalente à Liga Orangina), bateu Coventry City (1-0) e o Millwall (3-0); e no play-off da Liga Europa ganhou ao Nacional, também por 3-0.


O JOGO

JotaCC

Nuno vai regressar ao onze

Leonardo Jardim vai mexer no onze do Sp. Braga para a visita ao Birmingham e é praticamente certo o regresso de Nuno Gomes, de 35 anos, à titularidade, que brilhou com dois golos frente ao Gil Vicente, no triunfo dos bracarenses por 3-1. O duelo com os ingleses, a contar para a Liga Europa, está marcado para amanhã à noite (20h05).

Além de Nuno Gomes, tudo indica que Leandro Salino voltará ao onze inicial, para o lugar do médio Vinícius, que não foi inscrito na Liga Europa. O central Douglão chegou a ser pensado para aquele lugar, mas os atrasos na chegada do seu certificado internacional e a falta de ritmo levaram o técnico do Sp. Braga a ensaiar apenas Salino ao lado de Hugo Viana e Mossoró.

Recorde-se que Djamal não poderá fazer essa posição no meio-campo, por causa das lesões dos centrais Ewerton e Nuno André Coelho. O jogador vai ser, uma vez mais, adaptado ao eixo da defesa da equipa bracarense.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

FC Porto recebe ABC

FC Porto tenta hoje regressar aos triunfos diante do ABC de Braga num jogo em que Hugo Laurentino promete 'luta', até ao fim.
A segunda jornada do Campeonato Nacional Andebol 1 prossegue hoje com as atenções centradas no Dragão Caixa, com o FC Porto a receber, pelas 21h30, o ABC de Braga. Após a derrota na ronda inaugural da prova, diante do Benfica, os «dragões» querem carimbar o primeiro triunfo da época na competição e prometem 'lutar ro primeiro ao último segundo',
'Teremos de jogar tal como na primeira parte contra o Benfica, em que criamos bastantes situações de golo. Vamos lutar do primeiro ao último segundo, tal como é nosso apanágio', frisou Hugo Laurentino, em declarações ao site oficial do clube.
O guarda-redes do FC Porto não esconde a 'ansiedade', dos jogadores em regressar aos triunfos: 'Depois de dois resultados negativos, queremos às vitórias o mais depressa possível, pelo que aguardamos o jogo com alguma ansiedade', O «guardião» destaca ainda a importância da presença do público no Dragão Caixa, um fator de motivação extra.
'A presença dos nossos adeptos é muito importante: motiva-nos e limita os adversários', acrescentou.
Fora deste desafio estão Tiago Rocha (castigado) e Wilson Davyes (lesionado).
Para além deste «clássico» no Dragão Caixa, a segunda ronda reserva ainda os seguintes jogos: Águas Santas-Benfica (21h00, Madeira SAD-Belenenses (18h00), Xico Andebol-Maia ISMAI (21h00) e Sporting-São Bernardo (21h30). O encontro entre Sporting da Horta e Fafe foi adiado para dia 25 de outubro.

Hugo Laurentino. Guarda-redes promete luta até ao último segundo para derrotar hoje o ABC de Braga

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Um senhor do futebol português
MANUEL CASACA

Homem de palavra, Nuno Gomes cumpriu o que prometeu e concedeu a O JOGO a primeira entrevista como jogador do Braga, publicada na edição de ontem. Falou de tudo sem complexos ou sem revelar rancor a ninguém - também não faz parte da personalidade dele -, e não teve quaisquer problemas para elogiar avançados concorrentes. Disse ele sobre Lima. "Não somos rivais, somos apenas jogadores da mesma posição, tal como Meyong e Carlão". Mais do que ter ou não ter medo da concorrência, tem respeito por quem joga com ele, seja no Braga ou na Selecção. Quando ainda nem sabe se a camisola que guardou contra o Luxemburgo foi a última a que teve direito, não poupou nos elogios a Hugo Almeida, Hélder Postiga, Cristiano Ronaldo, João Tomás e Nélson Oliveira. A este último perspectiva um futuro risonho, considerando-o o próximo ponta-de-lança da Selecção Nacional. É por exemplos como estes que, aos 35 anos, o jovem veterano, como prefere que lhe chamem, continua a ser um fenómeno de popularidade.

O Jogo

Pé Ligeiro

Guerreiros partiram em silêncio

A comitiva do SC Braga embarcou há momentos num charter da Sata Internacional com destino a Birmingham, onde tem chegada prevista às 12.15 horas. O atraso na partida da aeronave desde Pedras Rubras poderá, no entanto, ter implicações na agenda bracarense.

A equipa deixou Portugal em silêncio. A tratar de negócio relacionados com a sua empresa, António Salvador viajou para Inglaterra noutro avião e chegará a Birmingham antes da restante comitiva.

Abola
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Minhotos partem em silêncio
comitiva seguiu para Birmingham
   
O Sp. Braga partiu esta quarta-feira de manhã para Birmingham, onde amanhã irá disputar o jogo de abertura do Grupo H da Liga Europa.

À espera da equipa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estavam cerca de duas dezenas de adeptos, mas a comitiva bracarense, composta por 20 jogadores, equipa técnica e pelo diretor desportivo Fernando Couto, partiu em silêncio. O presidente do Sp. Braga, António Salvador, irá rumar a Birmingham ainda hoje, mas num voo mais tarde.

Leonardo Jardim e um jogador farão a antevisão do jogo com o Birmingham às 19 e 30, meia hora antes do treino de adaptação ao relvado do St. Andrews.

RECORD

Bruno3429

Comitiva chegou a Birmingham
Por Pascoal Sousa

O SC Braga já está em Birmingham, onde aterrou às 11.47 horas, conseguindo anular a meia hora de atraso com que deixou o aeroporto de Pedras Rubras.

A comitiva vai agora almoçar no hotel onde está hospedada naquela cidade do norte de Inglaterra.

Às 19.30 horas, Leonardo Jardim e um jogador farão a projecção do jogo com o Birmingham. Às 20 horas o grupo de 20 futebolistas chamado para a Liga Europa subirá ao relvado do St. Andrew's Stadium para o habitual treino de adaptação ao palco do desafio.

O jogo Birmingham-SC Braga abre a 1.ª jornada do Grupo H e disputa-se quinta-feira, às 20.05 horas.

A Bola

Bruno3429

Duarte Gomes fica de fora
Por Redacção

O árbitro Duarte Gomes, de Lisboa, não irá apitar nenhum jogo na próxima jornada, após a polémica arbitragem entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, na Luz, referente à quarta jornada da Liga portuguesa.

A partida entre o Benfica e o Vitória de Guimarães ficou marcada por três grandes penalidades assinaladas por Duarte Gomes, onde os dois últimos castigos máximos terão suscitado dúvidas.

Para a próxima jornada, de salientar que Bruno Esteves apita o Feirense – FC Porto, Vasco Santos está no Benfica – Académica e Hugo Miguel no Rio Ave – Sporting.

Nomeações da quinta jornada:
Feirense – FC Porto, Bruno Esteves
Nacional - P. Ferreira, Rui Costa
Benfica – Académica, Vasco Santos
Rio Ave – Sporting, Hugo Miguel
V. Setúbal - Beira-Mar, Manuel Mota
Leiria – Marítimo, Jorge Sousa
G. Vicente – Olhanense, Hélder Malheiro
V. Guimarães – SC Braga, Pedro Proença

A Bola

Pé Ligeiro

Birmingham: «Não temos medo do Braga», diz Marlon King

Avançado jamaicano é o porta-voz da ambição do Birmingham para a recepção ao SC Braga. «Não temos medo», atira.

«Vi a final [da Liga Europa] da época passada, têm uma equipa muito boa. Mas vêm jogar ao St. Andrews e não temos medo. Não defrontamos equipas com base na sua reputação, se o fizéssemos não valia a pena vestirmos a camisola», diz Marlon King, 31 anos, deixando o aviso: «O Braga terá de aplicar-se se nos quiser vencer. Vamos dificultar-lhes a vida».

O avançado, contratado no último defeso ao Coventry, considera que os adeptos do Birmingham têm um papel importante a desempenhar no jogo com a equipa portuguesa, recordando «o ambiente fantástico» que rodeou o encontro com o Nacional.

«No último jogo europeu que disputámos no nosso estádio, as bancadas estavam repletas. O ambiente estava fantástico e isso é motivador para os jogadores».
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

«SC Braga é favorito», diz treinador do Birmingham

Chris Hughton não hesita em apontar o SC Braga como o principal candidato a vencer o Grupo H da Liga Europa. Treinador do Birmingham diz que o plantel que tem à disposição não foi construído a pensar na participação em provas europeias.

«Eles têm muita qualidade, não há dúvidas quanto a isso. São favoritos pelo que têm feito nas épocas recentes, especialmente na última. Temos consciência disso», refere Chris Hughton, reconhecendo que a formação do plantel não acautelou a participação do Birmingham na fase de grupos da Liga Europa.

«Se isso pode ser um obstáculo? Sim, pode. Mas se olharmos para a atmosfera e para a prestação dos jogadores no jogo em casa com o Nacional, então não poderemos falar em obstáculo. Estamos numa competição que abre portas aos jogadores e que é importante para o clube. Estaríamos melhor sem estes jogos, mas já que aqui estamos temos de aproveitar da melhor maneira possível», sublinha.

Para Chris Hughton, o Birmingham tem pela frente um calendário muito exigente até ao Natal, o qual vai obrigar a fazer uma gestão cuidadosa do plantel.

«Vamos disputar dois jogos por semana até ao Natal, vai ser duro. Temos de gerir bem o plantel, pois temos um jogo importante no domingo, com o Sunderland. É imperdoável a quantidade de jogos que temos para disputar, mas de uma coisa tenho a certeza: independentemente do adversário e do onze que subir ao relvado, os jogadores vão dar o seu melhor. O principal objectivo é fazer a melhor classificação possível no campeonato e tentar o regresso à Premier League, mas temos a responsabilidade de proporcionar alegrias aos nossos adeptos», indica.

A BOLA

Bruno3429

Chris Hughton: «SC Braga é favorito, não há dúvidas»
Liga Europa, Birmingham


Duarte Monteiro

Favoritismo 100 por cento bracarense. É assim que Chris Hugthon, treinador do Birmingham, vê a relação de forças para o encontro de amanhã da 1ª jornada da Liga Europa.

«Eles têm muita qualidade, não há dúvidas quanto a isso. São favoritos pelo que têm feito nas épocas recentes, especialmente na última. Temos consciência disso», refere Chris Hughton, que admitiu que o plantel inglês não foi preparado para jogar na Liga Europa.

«Se isso pode ser um obstáculo? Sim, pode. Mas se olharmos para a atmosfera e para a prestação dos jogadores no jogo em casa com o Nacional, então não poderemos falar em obstáculo. Estamos numa competição que abre portas aos jogadores e que é importante para o clube. Estaríamos melhor sem estes jogos, mas já que aqui estamos temos de aproveitar da melhor maneira possível», sublinha.

O Birmingham tem pela frente um calendário muito exigente até ao Natal, o qual vai obrigar a fazer uma gestão cuidadosa do plantel, conforme disse Hughton.

«Vamos disputar dois jogos por semana até ao Natal, vai ser duro. Temos de gerir bem o plantel, pois temos um jogo importante no domingo, com o Sunderland. É imperdoável a quantidade de jogos que temos para disputar, mas de uma coisa tenho a certeza: independentemente do adversário e do onze que subir ao relvado, os jogadores vão dar o seu melhor. O principal objectivo é fazer a melhor classificação possível no campeonato e tentar o regresso à Premier League, mas temos a responsabilidade de proporcionar alegrias aos nossos adeptos», indica.

Zerozero

JotaCC

Leonardo Jardim aponta à primeira vitória em Inglaterra

Leonardo Jardim quer contrariar a tradição e conduzir o SC Braga à sua primeira vitória em Inglaterra, amanhã, diante do Birmingham.

«Um bom resultado é ganhar. Gostava que este grupo ganhasse pela primeira vez em Inglaterra. Além de significar a liderança do grupo, teríamos a possibilidade de ficar associados a uma conquista importante do clube», disse o treinador, na conferência de Imprensa de lançamento do jogo da primeira jornada do Grupo H da Liga Europa.

Pela frente, vão ter os minhotos «uma equipa tipicamente inglesa, com um futebol muito directo e vertical».

Leonardo Jardim deixou em aberto a possibilidade de Douglão ser utilizado no St. Andrews: «Se o jogo fosse hoje ele não estaria disponível. Até amanhã...»

A BOLA

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim: «Queremos liderar o Grupo H»

Sp. Braga, finalista da Liga Europa, defronta o Birmingham na primeira jornada da prova


O Sp. Braga chega a Inglaterra com o estatuto de finalista da última edição da Liga Europa, mas para Leonardo Jardim as comparações entre a anterior e a actual equipa não se devem fazer. O treinador garante, contudo, que os minhotos estão determinados a vencer o Grupo H.

«Não podemos fazer comparações de uma época para outra, porque existem muitas alterações. E sem voltar muito tempo atrás, o Sp. Braga foi finalista na temporada transacta, mas dois anos antes não passou o play-off de apuramento, por isso não pode existir este tipo de analogia, pois podemos cair num erro grave», argumentou o técnico, nesta quarta-feira, na antevisão da primeira jornada do grupo, frente ao Birmingham.

«Aquilo em que acreditamos é que estes jogadores e esta estrutura trabalha no limite e com o objectivo de passar a fase de grupos, é isso que queremos. Este é o primeiro jogo de uma série de seis que queremos vencer, de forma a liderar este grupo e passar à fase seguinte», ambicionou Leonardo Jardim.

Para o treinador madeirense uma bom resultado passa por «ganhar», sobretudo em Inglaterra. «Gostava que este grupo ganhasse pela primeira vez em Inglaterra. Além de significar a liderança do grupo, teríamos a possibilidade de ficar associados a uma conquista importante do clube», perspectivou, sem desvalorizar o facto de o adversário ter sido despromovido ao segundo escalão inglês: «É uma equipa tipicamente inglesa, com um futebol muito directo e vertical.»

O Birmingham-Sp. Braga tem início às 20h05 e pode ser seguido EM DIRECTO no Maisfutebol.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!