News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/09

Started by JotaCC, 02 de September de 2011, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

ABC: Matos e Ferreira serão eternos

A noite era de festa e também reservou emoções fortes. O ABC apresentou-se aos sócios para a nova época, mas sem esquecer aqueles que muito deram ao clube num passado recente. Carlos Matos, que este ano colocou um ponto final na carreira, foi alvo de uma homenagem pelos companheiros de equipa. Mas o ponto alto da noite estava guardado no 'segredo dos deuses' quando foi anunciado que as camisolas com os números que Carlos Matos e, também, Carlos Ferreira usaram enquanto atletas do ABC serão retirados nas camisolas. Os equipamentos, aliás, usados pelos dois jogadores com os números 16 (Ferreira) e 20 (Matos) ficam expostos no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Foi uma homenagem que surpreendeu, por completo, duas das principais referências do ABC. "Esta foi a minha casa ao longo dos últimos anos, passei mais tempo aqui do que na minha própria casa e custa sempre deixar de fazer aquilo que sempre mais gostei. Fiquei surpreendido e não estava nada à espera desta homenagem que aconteceu em conjunto com um grande campeão como é o Carlos Ferreira", apontou Carlos Matos, ainda emocionado, após a homenagem e a ovação prestada pelo público presente na bancada.

Luís Teles destacou que "era importante homenagear aqueles que muito deram pelo ABC, a cima da média, e continuam a dar muito pelo clube. Por isso tínhamos de mostrar o nosso apoio", apontou o presidente.


Os campeões do presente e do futuro

Ao som da música "We are the Champions" a festa do ABC começou por um desfile dos jovens campeões, com as equipas de formação a exibirem troféus conquistados na época passada ao público. Os directores Jorge Contente e Manuel Marinho receberam os troféus dos campeões nacionais. Nota de destaque para a equipa de juvenis, sob a tutela de José Vieira e Rui Barreiras que já acumulam quatro títulos nacionais consecutivos. Os iniciados são bi-campeões nacionais. Os timoneiros foram também reconhecidos, os casos de Nuno Cardoso e Filipe Magalhães (infantis), Gabriel Oliveira e Fernando Fernandes (iniciados), José Vieira e Rui Barreira (juvenis) e Raúl Maia (juniores).


Vitória frente ao Teucro

A noite terminou com uma vitória esmagadora no jogo de apresentação aos sócios. O ABC de Braga 'esmagou' os espanhóis do Teucro de Ppntevedra por 39-20.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Teste com bom fim para o "portieri"
BERNI CAIU NO GOTO DOS ADEPTOS
   
Tommaso Berni não veio para o Sp. Braga para conhecer o Bom Jesus, o Sameiro ou a Fonte do Ídolo. O guarda-redes italiano de 28 anos nascido na renascentista cidade de Florença chegou para lutar pela posição de titular na baliza arsenalista. A primeira oportunidade surgiu na última jornada, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, no dia em que Quim teve de abandonar o estágio para se apresentar na Seleção Nacional.

Paulo Bento não o dispensou do primeiro treino de preparação para o jogo com o Chipre e, embora o Sp. Braga se tivesse disponibilizado para transportar Quim de imediato para o hotel da Seleção logo a seguir ao jogo, Leonardo Jardim foi obrigado a optar por Berni (ex-Lazio). O guarda-redes italiano avançou seguro e durante o jogo apenas teve uma falha. Desta forma, mostrou ao treinador dos guerreiros que pode contar com ele numa baliza que vai continuar a ser, porém, de Quim.


RECORD

JotaCC

Marcos fica sem competição

Até ao último dia útil para as inscrições na Liga, Marcos esteve parado na fronteira burocrática, à espera de visto para entrar na lista final de 27 jogadores com registo activo.

Não foi possível. Para encaixar todos os nomes do plantel do SC Braga, o guarda-redes teve de ser sacrificado e até Janeiro não será opção para Leonardo Jardim em nenhuma competição oficial, incluindo a Taça de Portugal, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.

A utilização de Pizzi nas três primeiras jornadas Liga Zon Sagres fechou automaticamente um lugar, pelo que o clube ficou com 26 vagas, uma das quais foi ocupada por Vinícius, cujo empréstimo ao Beira-Mar acabou por não se concretizar.

A BOLA

JotaCC

Juan Carlos na montra

O que era impensável até há bem pouco tempo, já se fez há dois meses pela calada. Em nome de um potencial bom negócio, o Braga resolveu desembolsar 2,5 milhões de euros para comprar ao Real Madrid a totalidade do passe de Juan Carlos e acredita que mais tarde ou mais cedo conseguirá recuperar o investimento com mais uma venda milionária. O extremo-esquerdo de 21 anos, que na época passada ainda actuava no Castilla (equipa B do Real), é tido como um dos valores emergentes do futebol espanhol e dizem os entendidos que a sua cotação subirá razoavelmente ao cabo de uma época de empréstimo ao Saragoça, ao lado dos portugueses Fernando Meira, Rúben Micael e Hélder Postiga. Foi seguramente a pensar nisso, incluindo em eventuais ataque furtivos de clubes rivais, que o Real Madrid tratou de salvaguardar a opção de recompra do passe do internacional sub-21 espanhol por cinco milhões de euros, o que significaria um encaixe real de 2,5 milhões por parte da SAD minhota. Ou seja, Braga e Real Madrid estão de acordo num aspecto concreto: o valor de mercado de Juan Carlos poderá dobrar no final de 2011/12. Resta saber se os "merengues" estarão realmente na disposição de materializarem semelhante palpite.

No início de Julho, quando os dois clubes selaram a transferência, nada disto era público em Espanha e muito menos em Portugal. Só o jornal espanhol AS esteve relativamente próximo da verdade ao avançar que Juan Carlos seria jogador do Saragoça. Por aí, a informação não poderia estar mais correcta; o que era inteiramente falso foi o detalhe que o mesmo clube espanhol teria adquirido o passe ao gigante de Madrid, por 2,5 milhões de euros. Dois meses volvidos, dias antes de o Saragoça receber em casa o Real, na primeira jornada da Liga espanhola, coube então ao técnico Javier Aguirre a missão de dar o tiro necessário para se conhecer... o resto da verdade, ao dar conta de que não poderia utilizar o jogador porque o seu certificado internacional ainda não tinha chegado a Espanha. Como? Nem mais. Consultados os registos de inscrições na Liga espanhola, percebeu-se finalmente que a dica do técnico do Saragoça não poderia bater mais certo: Juan Carlos provinha no papel do Braga e não do Real.



Madrid prefere esperar

Sem novidades do Dubai ou dos Emirados Árabes Unidos, destinos de eleição para jogadores em fim de carreira, Andrés Madrid acredita que ainda não se despediu, em definitivo, do futebol português. Já o capítulo Braga foi encerrado com diplomacia. "Acabou só um ciclo. Fiz muito pelo Braga durante sete anos e, por isso, não quero dizer coisas de que me venha a arrepender depois. Não estou preparado para falar do Braga. Simplesmente acabou", declarou, manifestando-se resignado com a situação que atravessa. "Em Portugal, não dá para jogar. Não recebi qualquer convite concreto, houve apenas sondagens que esbarravam sempre na questão salarial, mas eu só penso em jogar. É a única coisa que me interessa. O dinheiro nunca foi problema", assegurou.

Com residência em Vila Nova de Gaia desde que teve uma curta experiência ao serviço do FC Porto, o médio argentino diz-se preparado para vários cenários, incluindo ter de aguardar por uma oportunidade até Janeiro, altura em que reabrem os mercados na Europa. "Ainda cá estou. Se não arranjar nada, continuarei por cá. Tenho treinado para estar em condições de jogar mal apareça uma oportunidade", relatou, deixando bem claro que não esteve de modo algum próximo de se mudar para a Académica. "Nada de concreto", repetiu.

Ewerton parado

A utilização de Ewerton continua incerta. O central voltou a fazer tratamento e, para já, ninguém arrisca uma data precisa para o seu regresso ao relvado. Se o cenário não se modificar até ao jogo com o Gil Vicente, ganha então força a manutenção de Nuno André Coelho como titular na defesa. O plantel arsenalista cumpriu ontem, à porta fechada, mais dois treinos e as ausências de Édson Rivera e Samson, recém-chegados à "Pedreira", autorizados a tratarem de assuntos pessoais, foram as únicas notas do dia. Custódio e Paulo César realizaram treino condicionado integrado, Imorou alternou o trabalho no ginásio com alguns exercícios na relva; por último, Ukra e Zé Luis fizeram companhia a Ewerton.


Arranque decalcado da época passada

A soma das três primeiras jornadas do campeonato combina, quase na perfeição, com o desejo assumido do presidente António Salvador de ver o Braga intrometido na luta pelo título, a exemplo do que se verificou em 2009/10, quando os minhotos terminaram o campeonato ombro-a-ombro com o Benfica. É mais ou menos a situação actual, embora falte contabilizar um jogo em atraso do FC Porto. O Braga já consegue ver as outras equipas do alto do primeiro lugar e ao (novo) técnico Leonardo Jardim já ninguém lhe tira o facto de comandar uma equipa que soma precisamente os mesmos sete pontos de há um ano, ainda em pleno reinado de Domingos Paciência.

A igualdade, a zeros, com o Rio Ave, na estreia do campeonato, chegou a ensombrar as intenções dos minhotos, mas a partida de Vila do Conde acabou por despertar consciências e a reacção traduziu-se em vitórias seguras frente ao Marítimo (em casa) e Setúbal (fora). O regresso de Lima à posição de ponta-de-lança e até os relâmpagos de Hélder Barbosa (Pizzi afinal terá aqui um bom sucessor) explicam uma parte desses êxitos, mas talvez nada disto fosse possível se Leonardo Jardim não tivesse resolvido rapidamente o mais óbvio dos problemas: construir uma nova defesa, depois das saídas de Rodriguez, Paulão, Sílvio e Miguel Garcia. Se era necessário escolher rapidamente e bem, o sucessor de Domingos Paciência não fez a coisa por menos: Baiano e Elderson para as faixas, Paulo Vinícius e Ewerton como dupla de centrais. É uma defesa de betão e, talvez por isso, não espanta que o Braga ainda não tenha sofrido qualquer golo para o campeonato, proeza que só é partilhada com o Beira-Mar. Só no último jogo, por força de um problema muscular de Ewerton, é que Nuno André Coelho figurou como novidade no quarteto defensivo.

Em nome do equilíbrio, Leonardo Jardim tem mexido o mínimo possível na retaguarda e também já se percebeu por que razão deu indicações para a contratação de Djamal: só ele é capaz de se transformar num terceiro central e, ao mesmo tempo, de dar liberdade a médios criativos como Mossoró e Hugo Viana, enquadrados num 4x3x3 elástico e com amplitude no terreno de jogo, que privilegia a exploração das faixas laterais, através da velocidade de Alan e Hélder Barbosa. As primeiras batalhas estão ganhas.


Folgas prolongadas quase à vista

Quase sem parar desde o começo da época, o plantel do Braga deverá recuperar o fôlego durante o fim-de-semana. Face à paragem do campeonato, Leonardo Jardim prepara-se para conceder os primeiros dois dias de folga da temporada e deverá marcar apenas para segunda-feira o regresso ao trabalho.

O jogo com o Gil Vicente (dia 11 de Setembro) passará então a pairar na linha do horizonte, sendo apenas o princípio de uma exigente série de três partidas, a envolver os ingleses do Birmingham (dia 15 de Setembro), a contar para o Grupo H da Liga Europa, e o eterno rival Guimarães, marcado para o fim-de-semana seguinte. Hoje, o plantel pela frente mais dois treinos.

Baiano e Djamal são os totalistas

Apenas dois jogadores ostentam nesta altura o estatuto de totalistas: Baiano e Djamal, ambos com 270 minutos contabilizados ao cabo de três partidas do campeonato. São caras novas no plantel 2011/12 do Braga, mas já é difícil imaginar um "onze" possível sem eles. O primeiro destacou-se no Paços de Ferreira e pegou de estaca como lateral-direito; por sua vez Djamal, contemporâneo de Leonardo Jardim no Beira-Mar, beneficiou da lesão de Custódio e venceu a concorrência.

Sócios sub-14 não pagam contra o Gil Vicente

Os bilhetes para o jogo com o Gil Vicente, agendado para 11 de Setembro, serão postos hoje à venda e o grande chamariz serão as borlas concedidas a jovens associados com idades até aos 14 anos. Já os restantes sócios apenas terão de despender cinco euros para assistirem à recepção à equipa de Barcelos, recém-promovida ao escalão máximo, e eventualmente à estreia de Guilherme, na pele de inimigo. Para o público em geral, foram fixados bilhetes a 10 euros e a 20 euros para os cativos. Quem for detentor de lugar anual, terá acesso ao jogo sem qualquer custo adicional.


Ambição agradou ao médio Guilherme

Foi sob o olhar atento do presidente António Fiusa que os dois mais recentes reforços do Gil Vicente fizeram o treino de estreia pelos galos. E tanto o ex-Marítimo Sidnei como Guilherme, emprestado pelo Braga, não sentiram grandes dificuldades de adaptação, pelo menos a julgar pela forma como se empenharam nos trabalhos orientados por Paulo Alves.

Aliás, para Guilherme, jovem médio-esquerdo de 20 anos, "a integração foi muito fácil, até porque já conhecia alguns jogadores, como o Adriano, o Richard e o Cláudio". O jogador, que foi o último a abandonar o relvado de Santa Maria (Galegos), disse a O JOGO que não considera o empréstimo ao Gil Vicente uma despromoção: "Nada disso, aqui há um grupo tão ambicioso, ou mais, como o do Braga, por isso, estou feliz por aqui estar e poder ser mais um a ajudar o clube a atingir os seus objectivos."

Guilherme quer ajudar e, sobretudo, jogar no novo emblema. "Vim para jogar e estou preparado para isso mal seja chamado, se for já no próximo jogo melhor ainda."

No treino não faltaram adeptos para ver os novos craques, e foi clara a satisfação pelo plantel definitivo.


O JOGO

JotaCC

ABC e Águas vitoriosos

O ABC bateu ontem à noite o Teucro, equipa espanhola onde estão os ex-portistas Jorge Silva e Miguel Marinho, por 30-20 (18-6 ao intervalo), enquanto o Águas Santas superou o Atlético Novás, de Pontevedra, por 30-27 (19-16). As equipas nacionais tiveram boas apresentações perante os respectivos sócios, com os adversários espanhóis a darem um "cheirinho" internacional aos regressos. Refira-se que os maiatos voltam este ano a jogar na Europa, enquanto em Braga se homenagearam Carlos Matos e as várias equipas campeãs.


O JOGO

JotaCC

Defesa do Sp. Braga não quis ser cedido ao Beira-Mar, apesar de não fazer parte dos planos de Leonardo Jardim
Vinícius recusou Aveiro

O trinco Vinícius esteve para ser cedido ao Beira-Mar mas quebrou o acordo entre o Sp. Braga e o clube aveirense a três horas do fecho das inscrições. O jogador justificou o finca-pé com o desejo de lutar por um lugar na equipa, mesmo sabendo que Leonardo Jardim não contava com ele para a temporada.
As hesitações de Vinícius causaram embaraço aos dirigentes minhotos, que já tinham acertado a cedência por um ano ao Beira-Mar. Ao que o CM apurou, os aveirenses chegaram a enviar um dirigente à Liga de Clubes a fim de inscrever o trinco, que não chegou a sair do Minho e só ao final do dia explicou a sua posição.

Dependendo do seu rendimento até Janeiro, Vinícius poderá ser confrontado com novo cenário de empréstimo. Diga-se que Samson Olaleye, emprestado ao Sp. Braga pelo At. Madrid, foi assediado por clubes ingleses nos últimos dias, mas os bracarenses recusaram.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Fran Mérida mostra-se aos sócios
Por Paulo Horta

O SC Braga realiza nesta altura um treino que está a decorre no relvado secundário do Estádio AXA e que é aberto a sócios e Comunicação Social.

A principal curiosidade prende-se com a possibilidade que os sócios têm de assistir pela primeira vez aos trabalhos de Fran Mérida, médio proveniente do Atlético Madrid e reforço para esta temporada.

Ausentes desta sessão de trabalho estão Samson e Edson Rivera, ambos autorizados a tratar de assuntos pessoais.

Ewerton, Zé Luís e Ukra realizam tratamentos médicos, enquanto Imorou, Paulo César e Carlão fazem trabalho condicionado.

A Bola

Pé Ligeiro

Nuno André Coelho sai mais cedo

O treino do SC Braga, desta sexta-feira, ficou marcado pela mazela sofrida por Nuno André Coelho, que obrigou o jogador a sair mais cedo.

Nuno André Coelho será observado ainda hoje pelo departamento médico do SC Braga e o seu estado poderá ser clarificado.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

«O SC Braga irá terminar entre os quatro primeiros» – Berni

O guarda-redes italiano Tommaso Berni revelou que está cada vez mais adaptado ao SC Braga e acredita que o clube irá terminar nos lugares cimeiros da Liga portuguesa.

«A minha estreia correu muito bem e sinto-me satisfeito. A adaptação corre bem, ainda não falo português, mas entendo perfeitamente», afirmou Berni

O guarda-redes acredita nas potencialidades do plantel em alcançar um bom resultado na Liga: «O grupo tem muita confiança e competitividade e isso é muito bom, porque dificultas as escolhas do treinador. Depois, já sabia que o campeonato era muito competitivo, mas acredito que o SC Braga irá terminar entre os quatro primeiros».
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

«Estou a lutar para ficar no onze» – Hélder Barbosa

Hélder Barbosa reconheceu que atravessa um bom período, está mais confiante e que quer garantir a titularidade no SC Braga.

«Atravesso um bom período. O meu forte não são os golos, mas estou mais confiante. Quero dar continuidade ao meu trabalho e lutar para ficar mais tempo no onze titular», realçou Hélder Barbosa.

O extremo português elogiou o início de época do SC Braga: «Globalmente a equipa está a evoluir bem, com resultados positivos e garantiu a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. Agora, temos de pensar jogo a jogo para conquistar mais objectivos».

A BOLA

JotaCC

Berni: «O SC Braga irá terminar entre os quatro primeiros»

No dia em que Fran Mérida se mostrou aos sócios e adeptos arsenalistas, o guarda-redes Tommaso Berni puxou dos galões do SC Braga finalista da Liga Europa e voltou a lembrar que a fasquia no Minho está alta: os minhotos inscreverão o seu nome entre os quatro primeiros do campeonato.

«Já sabia que o campeonato era muito competitivo, mas acredito que o SC Braga irá terminar entre os quatro primeiros», projectou o guarda-redes, não se mostrando preocupado com a concorrência existente para a defesa da baliza arsenalista: «O grupo tem muita confiança e competitividade e isso é muito bom, porque dificulta as escolhas do treinador».

O mais importante, sublinha Berni, é o facto de a sua estreia ter corrido «muito bem» o que o deixa «satisfeito»: «A adaptação corre bem, ainda não falo português, mas entendo perfeitamente», ressalvou.

Hélder Barbosa também falou aos jornalistas, admitiu que atravessa um bom momento no SC Braga e que pretende convencer Leonardo Jardim a dar-lhe a titularidade: «Atravesso um bom período. O meu forte não são os golos, mas estou mais confiante. Quero dar continuidade ao meu trabalho e lutar para ficar mais tempo no onze titular».

Quanto ao início de época do emblema minhoto, o extremo elogiou a evolução que a equipa tem apresentado com «resultados positivos», ressaltando a «qualificação para a fase-de-grupos da Liga Europa»: «Agora, temos de pensar jogo a jogo para conquistar mais objectivos», rematou.

Fran Mérida no treino

Hoje foi o dia em que o reforço proveniente do Atlético de Madrid, Fran Mérida, se treinou pela primeira vez sob as ordens de Leonardo Jardim.

Samson e Edson Rivera falharam a sessão, autorizados para tratar de assuntos pessoais.

Ewerton, Zé Luís e Ukra limitaram-se a realizar tratamento médico e Imorou, Paulo César e Carlão trabalharam condicionados.

Destaque ainda para Nuno André Coelho que abandonou a sessão mais cedo com dores.


ZEROZERO

JotaCC

Sílvio "financiou" contratações do Sporting de Braga

A transferência de Sílvio possibilitou ao Sporting de Braga reforçar o plantel de futebol, além de ter sido determinante para os 5,3 milhões de euros (ME) de lucro que os bracarenses apresentam em 2011.

O resultado positivo da formação minhota, referente às entradas e saídas de jogadores entre 01 de Janeiro e 3 de Agosto deste ano, resulta dos 9,75 ME encaixados e dos 4,46 ME gastos em aquisições.

Após o encerramento do "mercado" de transferências, o resultado da balança de transacções dos bracarenses ultrapassou mesmo os registos de FC Porto e Sporting, que apresentaram resultados negativos, mas ficou distante dos 24,5 ME do Benfica.

A transferência do lateral Sílvio para o Atlético de Madrid, por 8 ME, foi decisiva para o lucro alcançado, mas que teve ainda a contribuição de Matheus (Dnipro) e Moisés (Al-Rayyan), que saíram no "mercado" de Janeiro.

As três transacções permitiram que o Sporting de Braga investisse em sete jogadores, entre os quais se destaca o espanhol Juan Carlos (ex-Real Madrid), que custou 2,5 ME, verba recorde na história do clube, mas que entretanto foi emprestado ao Saragoça.

Além do avançado "merengue", também Vinicius (ex-Olhanense), Káká (ex-Hertha), ambos em Janeiro, Rodrigo Galo (ex-Gil Vicente), Baiano (ex-Paços de Ferreira), Henrique (ex-Feirense) e Zé Luis (ex-Gil Vicente) obrigaram os "arsenalistas" a utilizar o livro de cheques.

Apesar do bom resultado, o Sporting de Braga perdeu perto de 5 ME relativamente a 2010, já que este ano investiu mais 4,2 ME e recebeu menos 750 mil euros pelas transferências dos seus jogadores.

O JOGO

Bruno3429

Nuno André Coelho vai ser operado
Por Paulo Horta

O central Nuno André Coelho lesionou-se com extrema gravidade no treino desta manhã e vai parar por tempo ainda indeterminado. A realização de exames médicos revelou uma entorse no joelho direito, com rotura do ligamento cruzado anterior da articulação, e o defesa aguarda cirurgia.

A formação minhota cumpriu hoje dois treinos nos relvados de apoio do Estádio Axa e vai folgar amanhã e depois. O regresso aos trabalhos está agendado para a manhã da próxima segunda-feira.

A Bola

Bruno3429

SC Braga: Nuno André Coelho com rotura de ligamentos no joelho direito

O futebolista Nuno André Coelho, do Sporting de Braga, lesionou-se hoje com gravidade, uma rotura de ligamentos do joelho direito, e vai ser alvo de uma cirurgia nos próximos dias, informou o clube minhoto.

O defesa central de 25 anos, ex-Sporting, titular em Setúbal na última jornada, por causa da lesão de Ewerton, saiu mais cedo do treino matinal e os exames realizados posteriormente revelaram que o atleta sofreu uma entorse no joelho direito com rotura do ligamento cruzado anterior.

O Sporting de Braga não avança uma estimativa do período de paragem do jogador.

Lesionados continuam Ukra, Zé Luís e Ewerton, que fizeram tratamento, assim como Imourou e Paulo César, que realizaram trabalho condicionado em ginásio e relvado.

A boa notícia é a recuperação total do médio Custódio, que já trabalhou integrado, sem qualquer impedimento físico.

Depois das duas sessões de treino de hoje, o plantel às ordens de Leonardo Jardim vai ter dois dias de folga e só volta a treinar na manhã de segunda-feira, para começar a preparar a recepção ao Gil Vicente, no domingo (11 de setembro), às 17h00, em jogo da quarta jornada da Liga.

O Jogo