News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/08

Started by Bruno3429, 21 de August de 2011, 09:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paolo Hurtado debaixo de olho
Por Pascoal Sousa

Bracarenses são um dos muitos clubes na corrida pela mais recente estrela peruana.

O SC Braga é um dos clubes que está na corrida pelo médio ofensivo Paolo Hurtado, sub-20 do Peru que foi agora chamado à selecção principal para o compromisso particular frente à Bolívia.

El Caballito, nome de guerra de uma das estrelas emergentes do futebol peruano, tem 21 anos, 1, 77 metros e está a poucos dias de terminar contrato com o Alianza Lima, clube que quer vender o seu passe esta semana, para não perder retorno financeiro.


Jardim chama Pizzi e Lima
Por Redacção

Apesar da iminente saída de ambos para o estrangeiro, médio e avançado estão entre os eleitos do treinador do SC Braga para a recepção de amanhã, ao Marítimo.

Convocados:

Quim, Nuno Coelho, Ewerton, Vinicius, Mossoró, Hélder Barbosa, Baiano, Lima, Meyong, Elderson, Nuno Gomes, Djamal,
Salino, Paulo Vinicius, Alan, Pizzi, Berni, Guilherme e Hugo Viana.

A Bola

Bruno3429

Jardim quer golos com urgência

CRISTINA AGUIAR

Há oito anos que o Braga não começava com o contador de golos a zero. A memória remonta à primeira jornada de 2003/04, com uma derrota no extinto Estádio das Antas. Nesse tempo, já os bracarenses tentavam superar dois arranques seguidos sem marcar - dois empates a zero: com Leiria (2001/02) e Santa Clara (2002/03). A deslocação ao Rio Ave, e depois a recepção ao Young Boys, deixaram a seco a equipa de Leonardo Jardim, pelo que agora, para o Marítimo, exige um Braga "mais agressivo em termos ofensivos", de modo a criar "mais situações de finalização e marcar". "Essa é uma necessidade urgente para ganhar", afirmou o treinador, que, para tal, sugere "direccionar o trabalho para a eficácia, atendendo ao número de ocasiões criadas". A estatística atesta as contas de Jardim - seis remates à baliza, em Vila do Conde -, pelo que a ideia, diz, "é aumentá-los e justificar o domínio". O facto de Nuno Gomes estar em branco não preocupa, pois o técnico entende que a "pressão é normal, e que a equipa não vai viver à custa do Nuno, mas do colectivo". Vem aí o Marítimo e a esperança "na primeira vitória". "Espero que o adversário jogue retraído, a explorar o contra-ataque", concluiu.


"Competência não está na idade"

Manuel Machado considerou, em entrevista, há uma semana, que a nova vaga de treinadores ascendeu rapidamente por não serem exigentes quanto à remuneração. De certa forma, Leonardo Jardim incluiu-se nessa geração que chegou num ápice ao escalão principal, ultrapassando uma série de barreiras que o seu homólogo de Guimarães entende como importantes. Leonardo Jardim respondeu que "a competência é independente da idade". "Lança a ideia de uma geração espontânea, sem crescimento sustentado. Mas, tal como ele, tenho duas subidas: à Liga de Honra e à I Liga", atirou.


Críticas são "acto isolado"

A recusa de João Ferreira em arbitrar o Beira-Mar-Sporting, em retaliação às criticas dos leões é, aos olhos de Leonardo Jardim, "um acto isolado". "Os árbitros têm estrutura mental para ultrapassar estas situações", comentou. A nomeação de Artur Soares Dias não suscitou qualquer reacção no treinador, que demonstrou uma sensibilidade particular. "Os árbitros são pressionados como nós. Acredito que fazem o melhor que sabem", realçou.


Pizzi e Lima entram para o Marítimo
CRISTINA AGUIAR

Pizzi e Lima estão de volta às opções de Leonardo Jardim, depois de terem sido excluídos do jogo com o Young Boys, na Liga Europa. Sendo praticamente certa a saída de Pizzi para o Atlético de Madrid e a perspectiva de Lima seguir para outras paragens, era lógico que os dois não esgotassem a possibilidade de actuar, ainda esta época, nas provas europeias pelos novos clubes. A perda iminente dos jogadores parece não perturbar o treinador, em especial, no que concerne a Pizzi, que catalogara de importante. "Apresentou, na época passada, um crescimento muito grande e mostrou todo o seu rendimento na pré-temporada. É um jogador de qualidade, mas neste momento está no Braga e não posso fazer futurologia", sublinhou, evitando pronunciar-se sobre as prováveis transferências de ambos. E como foram convocados, o técnico conta com eles até se consumarem os negócios.


Samson faz três lugares

Carlão juntou-se, ontem, a Samson num treino à parte do plantel do Braga. Os mais recentes reforços dos bracarenses têm agora pela frente o desafio de retomarem o ritmo competitivo, após um longo tempo de paragem. Não há nada a saber sobre Carlão, um ponta-de-lança que mostrou, ao serviço do Leiria, ter excelente potencial como goleador, já de Samson pouco se conhece. Leonardo Jardim explicou que se trata de "um jogador que, à semelhança de Paulo César, tem capacidade para ocupar os três lugares na frente de ataque".

Marítimo reforçado com Salin e Ibrahim
CARLOS MANUEL

Salin e Ibrahim, reforços do Marítimo, foram chamados para o encontro de hoje, em Braga, já que têm regularizadas as suas inscrições. De fora das opções do técnico Pedro Martins ficaram Gonçalo Abreu, João Diogo, Ricardo Ferreira, Igor Rossi e Marquinho. Aliás, os últimos três elementos foram titulares no jogo que o Marítimo B realizou, ontem de manhã, em Santo António, frente ao Camacha. O central Robson está recuperado e vai ser titular, em detrimento de João Guilherme, naquela que deverá ser a única alteração no onze inicial, em comparação com o jogo do passado domingo, contra o Beira-Mar. Roberge, que apresentou queixas devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, recuperou e vai manter o seu lugar no centro da defesa. Os médios Hassan, Benachour e João Luiz continuam a recuperar de lesões e ficaram de fora.

O avançado Pouga voltou a não ser chamado por não estar inscrito, tudo devido à contestação do Vaslui, seu anterior clube, junto da FIFA. Os romenos consideram que o jogador não poderia ter alegado salários em atraso para rescindir o contrato que o ligava ao clube.

O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga, com Lima e Pizzi, à procura da primeira vitória

O Sporting de Braga recebe, esta noite (20h15), o Marítimo, em jogo a contar para a 2.ª jornada da Liga. O técnico dos guerreiros do Minho disse, ontem, que os seus jogadores têm de ser mais agressivos e eficazes no ataque. Leonardo Jardim chamou para o jogo com os insulares os avançados Lima e Pizzi, que estão apontados a outras latitudes. A equipa minhota averbou dois empates nos dois primeiros jogos oficiais da temporada.

Diario do Minho

Bruno3429

Leonardo Jardim: "Temos que ser mais agressivos"
Joana Russo Belo

Dois jogos, dois empates, nenhum golo marcado. O saldo do arranque da nova época deixa Leonardo Jardim com uma certeza para o duelo da segunda jornada da Liga, esta noite, frente ao Marítimo: "temos que ser mais agressivos". Uma urgência de olhos postos na finalização e em arrancar a primeira vitória da temporada. Na ante-visão ao desafio com os madeirenses (esta noite, no Estádio Municipal, a partir das 20.15 horas), o técnico revelou-se convicto na conquista do primeiro triunfo oficial, depois do empate na jornada inaugural em Vila do Conde e do nulo diante do Young Boys.

"Espero que seja a nossa primeira vitória. O adversário é forte, tem sido uma das boas equipas dos últimos anos e vai fazer um jogo de transição, espero um adversário retraído e a explorar a transição dos seus homens da frente. Nós, além do controlo de jogo, temos que ser mais agressivos em termos ofensivos e criar o maior número de situações de finalização para a obtenção de golos. É uma necessidade urgente para conquistarmos vitórias", destacou o treinador.

Jardim realça o trabalho defensivo do grupo - apesar de não marcar golos, o Sp. Braga ainda não sofreu - apontado como prioridade uma maior acutilância ofensiva: "o objectivo defensivo em termos de não sofrer golos tem sido conseguido, mas em termos ofensivos não conseguimos marcar. Acredito que vai ser neste jogo que vamos concretizar, para isso, temos que direccionar o trabalho para eficácia na finalização. Estamos a criar cinco/seis situações por jogo, mas temos que ser mais agressivos em termos ofensivos de forma a concretizar golos e justificar o domínio dos jogos que não se tem refl ectido em golos".

O técnico desvalorizou ainda uma eventual pressão sobre Nuno Gomes, o goleador sensação da nova época. "Pressão é normal em todos os profissionais de futebol, têm que estar preparados para isso. O Sp. Braga vai viver à custa do colectivo e todos somos responsáveis por não marcar golos, não é somente um elemento. Uma equipa tem de funcionar no seu todo".

Com os últimos dias férteis em entradas e notícias de eventuais saídas de jogadores - como Pizzi e Lima na véspera do encontro da Liga Europa - Jardim lembra que são "situações normais" no futebol" e que a equipa tem de "gerir" da melhor forma esses casos, "sempre com o colectivo em detrimento de individualidades".
"A preocupação é dar resposta em campo para vencer, é para isso que trabalhamos diariamente", acrescentou, sem se alongar sobre possíveis saídas de jogadores.

Questionado sobre Pizzi, Leonardo Jardim voltou a elogiar o jogador, sem abrir o jogo sobre o futuro do jovem craque apontado ao Atlético de Madrid.
"Continua a ser um jogador importante que teve um crescimento grande na época transacta e, este ano, na pré-temporada, foi capaz de mostrar todo o seu rendimento. É um jogador de qualidade do Sp. Braga. Neste momento está connosco, não posso fazer futurologia", frisou.

Jardim comentou ainda a troca de árbitro no jogo Beira-Mar-Sporting, face à recusa de João Ferreira em dirigir a partida, situação que acredita ser "um acto isolado" e defendendo a profissionalização dos árbitros "se for necessária para maior competência".

Correio do Minho

Bruno3429

Lima e Pizzi convocados
para jogo com Marítimo

Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS

Leonardo Jardim chamou 19 jogadores para o jogo de domingo com o Marítimo, agendado para as 20 e 15).

Lima e Pizzi, que estão na iminência de ser transferidos, integram a convocatória.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni

Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Baiano, Elderson e Paulo Vinícius

Médios: Vinícius, Mossoró, Djamal, Salino, Guilherme e Hugo Viana

Avançados: Hélder Barbosa, Lima, Nuno Gomes, Alan, Pizzi e Meyong

Record

Bruno3429

Sp. Braga: Jardim convoca Pizzi e Lima
Dupla está de saída do Estádio Axa mas, para já, integra as opções para o jogo com o Marítimo. Arsenalistas ainda sem os reforços Samson e Carlão

Leonardo Jardim convocou Pizzi e Lima para a recepção ao Marítimo. Os dois jogadores estarão perto da saída para Atl. Madrid e Besiktas, respectivamente, e até ficaram fora do jogo frente ao Young Boys de forma a não comprometer os negócios.

Imorou, Zé Luis, Ukra, Paulo César e Custódio, lesionados, não fazem parte da lista de escolhas, à semelhança dos reforços Samson e Carlão.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Tommaso Berni;

Defesas: Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Ewerton e Elderson;

Médios: Djamal, Vinícius, Guilherme, Leandro Salino, Hugo Viana e Mossoró;

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Pizzi, Nuno Gomes e Meyong.

Maisfutebol

Bruno3429

Equipas portuguesas já conhecem árbitros
Por Redacção

A UEFA divulgou este domingo as equipas de arbitragem dos jogos da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, que envolvem quatro equipas portuguesas.

O romeno Ovidiu Alin Hategan vai estar na recepção do Sporting ao Nordsjaelland, jogo que os leões têm forçosamente de ganhar após o empate sem golos na Dinamarca.

O V. Guimarães-Atl. Madrid será dirigido pelo inglês Andre Marriner (a equipa minhota perdeu por 0-2 na capital espanhola), ao passo que no encontro entre o Young Boys e o SC Braga (0-0 na primeira mão) vai estar o croata Ivan Bebek.

O russo Vladislav Bezbonodov foi nomeado para dirigir o jogo do Nacional no reduto do Birmingham (0-0 no primeiro jogo).

A Bola

Bruno3429

SC Braga vence (2-0) Marítimo
Por Redacção

Ao terceiro jogo, a primeira vitória do SC Braga na época 2011/2012. Os bracarenses receberam e venceram o Marítimo, por 2-0, em encontro relativo à segunda jornada da Liga.

Depois de uma primeira sem grandes motivos de interesse, em que as duas equipas se equivaleram e anularam, entrou melhor o SC Braga na etapa complementar, ganhando vantagem logo aos 47 minutos, por intermédio de Elderson – pertenceu ao defesa nigeriano o primeiro golo oficial da temporada.

Reagiu o Marítimo no lance imediato, obrigando Quim a aplicar-se na baliza do SC Braga. Não marcaram os madeirenses, voltaram a fazê-lo os minhotos, por Lima, no minuto 61, na marcação de um livre directo.

A equipa de Pedro Martins correu então atrás do prejuízo e deu espaço ao SC Braga para se acercar com perigo da baliza à guarda de Peçanha, que evitou o avolumar do resultado.


Lima sem certezas quanto ao futuro
Por Redacção

Avançado brasileiro desconhece se vai sair do SC Braga até ao próximo dia 31. Diz estar «à disposição» de Leonardo Jardim.

«Estou tranquilo, não sei se foi o meu último jogo. Estou preparado para ajudar o meu clube», disse Lima, em declarações à Sport TV no final do jogo com o Marítimo, no qual apontou o segundo golo da vitória (2-0) dos minhotos.

«Se estou mais perto de ficar ou de sair? Não sei, compete ao clube resolver a situação. A direcção é que sabe o que será melhor», referiu.

Questionado se espera ser convocado para o jogo com o Young Boys, na próxima quinta-feira, Lima foi claro: «Espero que sim, estou sempre à disposição».

A Bola

Bruno3429

SC Braga vence Marítimo por 2-0 e cola-se ao Benfica

O SC de Braga venceu hoje em casa o Marítimo, por 2-0, e colou-se ao Benfica (ambos com quatro pontos) na classificação, na segunda jornada da Liga Zon/Sagres. Os golos "bracarenses" forma marcados por Elderson aos 46 e Lima aos 61 minutos.

Os minhotos vinham de dois empates a zero (Rio Ave, para o campeonato, e Young Boys, para a Liga Europa), e Leonardo Jardim pedira na véspera maior agressividade ofensiva para a equipa chegar aos golos.

Os jogadores responderam positivamente, mas apenas na segunda parte, porque na primeira, que terminou sem golos, a falta de ideias e criatividade foram evidentes, apesar da titularidade de Pizzi e Lima.

Ambos os jogadores ficaram de fora do jogo da Liga Europa de quinta-feira, alegadamente porque podem estar de saída para clubes estrangeiros que também jogam nas competições europeias e, se jogassem pelos minhotos, não podiam depois alinhar por essas equipas.

Internamente a questão não se coloca, pelo que o técnico, Leonardo Jardim, utilizou-os no "onze", sendo que Pizzi passou um pouco ao lado do jogo, mas Lima acabou por ser determinante no resultado final, ainda que contando com a "ajuda" decisiva de Peçanha.

Numa primeira parte globalmente de fraca qualidade, o primeiro lance de perigo surgiu cedo (08), por Alan, mas o guarda-redes maritimista defendeu para canto o forte remate cruzado do ala brasileiro.

Pouco depois (17), Mossoró centrou tenso da direita e Peçanha por pouco não traía a sua equipa, já que não conseguiu segurar a bola e esta quase tomou a direção da baliza e, aos 25 minutos, Pizzi, de cabeça, quase marcou após excelente trabalho de Mossoró.

O Marítimo, demasiado preocupado em suster o adversário, não criou qualquer situação de perigo neste período e logo a abrir a segunda parte (47), a equipa da casa colocou-se em vantagem.

Livre de Alan sobre a direita, a bola foi desviada por um defesa da equipa insular "assistindo", nas costas, Elderson que só teve que encostar para o fundo das redes, já que Peçanha também tinha saído da baliza de forma algo extemporânea.

No mesmo minuto, Danilo colocou Quim à prova num rápido contra-ataque, mas seria o Sporting de Braga a dilatar o marcador, com alguma felicidade, por Lima, na conversão de um livre directo: a bola embateu primeiro no poste e só depois nas costas de Peçanha, anichando-se nas redes (61).

Robson (66), de cabeça, após canto da esquerda, falhou o alvo por muito pouco, mas pouco depois (70) e após um livre de Hugo Viana que Peçanha defendeu para a frente, Alan "roubou" o golo a Paulo Vinícius quando este tinha tudo para marcar.

O Marítimo na segunda parte esteve perto de marcar, quase sempre na sequência de bolas paradas como aos 76 minutos, novamente por Robson.

Até ao final, o Sporting de Braga controlou as despesas do jogo, vencendo com toda a justiça, e os últimos 45 minutos foram um bom ensaio para a segunda mão do "playoff" da Liga Europa, quinta-feira, na Suíça, diante do Young Boys.

FC Porto e Académica lideram a prova, com seis pontos, mais dois que o Benfica e Sporting de Braga, quando faltam disputar os encontros Olhanense-Vitória de Setúbal (segunda-feira) e Nacional-Vitória de Guimarães (04 setembro).

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga -- Marítimo, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Elderson, 46 minutos.

2-0, Lima, 61.


Equipas:

- SC Braga:
Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson (Nuno André Coelho, 73), Djamal, Salino, Mossoró (Hugo Viana, 67), Pizzi (Nuno Gomes, 89), Alan e Lima.

Suplentes:
Berni, Nuno André Coelho, Vinícius, Hugo Viana, Hélder Barbosa, Meyong, Nuno Gomes.

- Marítimo:
Peçanha, Briguel, Robson, Roberge, Ruben Ferreira, Roberto Sousa, Rafael Miranda (Olberdam, 83), Danilo Dias (Edi, 84), Heldon (Ibrahim, 67), Sami e Baba.

Suplentes:
Salin, Ibrahim, Olberdam, Edi, Luís Olim, Adilson, João Guilherme.

Árbitro:
Artur Soares Dias (Porto).

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Paulo Vinícius (32), Ewerton (41), Robson (60), Roberge (68), Hugo Viana (81), Ibrahim (84).

Assistência:
Cerca de oito mil espectadores.

O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo, 2-0 (destaques)
Pizzi volta a estrelar antes da anunciada partida para Madrid. Golo de Elderson resgata das cinzas um jogo que parecia condenado a não se salvar
Por Pedro Jorge da Cunha

Figura: Pizzi
Compêndio de dribles, assistências, remates e arrancadas. Um talento absurdo, um geniozinho em formação. O Sp. Braga até poderá arrecadar uns milhões generosos se o vender ao Atl. Madrid, como se diz. Mas perderá, por outro lado, o seu melhor jogador. Isso mesmo, Pizzi já é o melhor jogador desta equipa desenhada por Leonardo Jardim. Esta nem foi uma das suas melhores noites, mas basta a bola chegar ao seu pé direito para o jogo sorrir. A juntar a esta qualidade certificada há ainda uma nobreza de carácter evidente. Pizzi é dos que mais corre, dos que mais apoia a defesa. Um portento, caros amigos.

Desilusão: Heldon e Sami
No papel seriam os extremos do Marítimo. Homens incumbidos da alimentação ao ponta-de-lança Baba. Foi só no papel, porém. É desolador ver um extremo (Sami) chegar tantas vezes ao momento de cruzar e fazê-lo sempre da mesma maneira: mal. É triste ver outro surgir duas vezes em áreas prometedoras e decidir de uma forma tão deficiente. O futebol do Marítimo foi tão encolhido muito por culpa da inoperância dos alas.

Momento: o golo de Elderson
Desbloqueador da monotonia regente. Tudo bocejava, tudo não passava de uma chatice pegada até ao 1-0. Mérito do internacional nigeriano pela forma como acreditou e cabeceou para o fundo da baliza do Marítimo. Daqui em diante as águas agitaram, deram uma ondulação crispada ao encontro e adicionaram uma dose interessante de expectativa. O golo chegou aos 47 minutos. Devia ter chegado muito antes.

A surpresa: Ewerton
Tranquilidade monástica, sólido pé esquerdo, posicionamento sempre correcto. O salto gigantesco do Corinthians Alagoano para o Sp. Braga não intimida. Tem apenas 22 anos e, aparentemente, qualidade insuspeita. Enquanto Nuno André Coelho continua no banco e longe de corresponder às expectativas criadas há algumas épocas, este brasileiro chega e impõe-se de forma determinada. Uma surpresa para confirmar à medida que a Liga avança.


Outros destaques

Danilo Dias
Olhamos para ele e retiramos quase sempre a mesma ilação: tem capacidade para jogar ainda melhor. Repentista, objectivo, desequilibrador e muito intermitente. É pena, de facto, que não seja mais consistente. A qualidade está lá e salta à vista. Dois remates bons, um par de passes a rasgar a defesa do Sp. Braga e pouco mais. Ainda assim, o suficiente para ser dos melhores em campo. Pedro Martins tem aqui um belo desafio. Transformar Danilo Dias. De jogador da bola em verdadeiro futebolista.

Paulo Vinícius
Lateral, médio defensivo, agora defesa central. Jogador de rara capacidade e polivalência. Muito certinho, discreto, alérgico ao estrelato ou a qualquer manifestação de vedetismo. Leonardo Jardim não abdica dele e começa a perceber-se por quê. Não foi pela dupla de centrais que o Sp. Braga não teve uma noite melhor. Longe, muito longe, disso.

Lima
Um bom golo na marcação de um livre e um pontapé a obrigar Peçanha a defesa exigente. Dois momentos de excelente nível numa noite de timidez e apatia.


Sp. Braga-Marítimo, 2-0 (crónica)
Recolher confiança e motivação em pleno império do nada. Uma boa forma (talvez) de preparar a deslocação decisiva ao terreno do Young Boys
Por Pedro Jorge da Cunha

O Sp. Braga propõe-se a seguir os seguintes passos: primeiro, ganhar; com isso adquirir confiança e, só mais lá para a frente (quando?), jogar bem. Se a equação for, de facto, esta - e nós até nem somos brilhantes em cálculos matemáticos -, então tudo está óptimo no reino de Jardim. Se, por outro lado, a exigência for meticulosa e imediata, é bem provável que o treinador arsenalista ande preocupado.

Na verdade, a vitória sobre o Marítimo é justa. Nada a dizer relativamente a isso. Mas quem viu esta equipa na época passada e a vê agora, não pode deixar de ficar indiferente à redução troikista na produção da qualidade de jogo.

Os mais conservadores dirão que Domingos Paciência teve também um início desequilibrado no exercício anterior em Braga. Verdade, verdadinha. Os que se concentram no presente, porém, replicarão com a pobreza tenebrosa e evidente. Nada mais justo.

Como se pode facilmente constatar, há pelo menos dois ângulos analíticos a este novo Sp. Braga. O mais sensato será dar tempo a esta equipa. E esperar por aquilo que fará no estádio do Young Boys, para a Liga Europa. Muito se jogará e decidirá na Suíça. Até o enquadramento do próximo ângulo de análise.


A justiça no império do nada

Relâmpagos flamejantes a cruzar os céus, tormenta equatorial a derreter a verde relva, duas equipas desorientadas num pântano de ideias e planos. É óptimo ver futebol numa noite de Verão.

Duas balizas condenadas ao isolamento durante 47 minutos, ideias encorrilhadas num meio-campo de labor sem nexo, um verdadeiro império do nada. Lanças em riste rumo a moinhos de vento, pontapés ridiculamente quixotescos, pedaços de um jogo inadmissíveis numa competição que se diz (e deseja) cada vez mais profissional.

Até ao golo de Elderson Echiejile, abençoado golo, o duelo foi isto. O verdadeiro império do nada, como escrevemos, excepção feita a uma fuga de Márcio Mossoró pela direita e a dois ou três lampejos geniais de Pizzi.

E o nulo ficava-lhes tão bem.


Dois golos antes de pensar na Liga Europa

Livre de Alan na direita, cabeceamento de Elderson Echiejile e as águas finalmente agitadas. Ritmo intensificado, ambições restruturadas, toada mais dinâmica e digna do excelente palco onde teve lugar.

O Sp. Braga, a vencer, uniu as linhas e tornou-se mais compacto. Até mais inteligente. Soube gerir a posse de bola, encarregou Pizzi de dinamitar as linhas contrárias e refugiou-se no conforto do próprio meio-campo nos períodos em que convidou o Marítimo a atacar.

E já que se fala do Marítimo, impõe-se um rápido olhar à formação de Pedro Martins. Heldon e Sami foram de uma extrema ineficácia, Baba raras vezes teve bola para jogar, Danilo Dias foi o único com capacidade para fazer algo de jeito.

Para azar dos insulares, no momento em que pareciam dispostos a lançar uma ofensiva, o Sp. Braga fez o 2-0 num livre de Lima e dissipou as dúvidas que ainda pairavam no ar. Mais tarde, ainda se deu ao luxo de colocar à prova Peçanha em dois lances. Nessa altura já todos pensavam no que os arsenalistas conseguirão fazer na Suíça.

Para chegar à fase de grupos da Liga Europa é preciso bem melhor do que isto.

Maisfutebol

Bruno3429

Jardim destaca domínio, Martins reclama falta
Sp. Braga venceu o Marítimo por 2-0, com golos de Elderson e Lima.

Leonardo Jardim e Pedro Martins, treinadores de Sp. Braga e Marítimo, respectivamente, analisam o jogo entre as duas equipas, em declarações à Sport TV:

Leonardo Jardim:

«Na primeira parte não fizemos nenhum golo mas fomos dominantes. Poucas vezes o Marítimo chegou à nossa baliza. Com o golo o adversário teve de atacar, e isso cria-nos espaços. Em transição criámos várias situações e fizemos 2-0. O resultado podia ter sido mais dilatado. Sem ser em pontapé de canto, não me lembro de nenhuma intervenção do Quim.»

«Temos cinco jogos em quinze dias. Temos de gerir o plantel para apresentar um futebol de qualidade. O Sp. Braga não se vai lamentar por ter jogado três dias depois do compromisso europeu. É normal haver dificuldades de quem joga a meio da semana, mas a equipa deu uma boa resposta. E para o adversário, perder 2-0 com um candidato ao título, não é nada de mais.»

[sobre a visita ao Young Boys, para a Liga Europa] «Conseguimos chegar aos lugares cimeiros. É normal que esteja vitória dê motivação para a Suíça, e queremos agora passar a eliminatória.»

[conta com Lima e Pizzi para esse jogo?] «Se estiverem disponíveis, claro que vão ser. Disponíveis a todos os níveis. Não vale a pena alimentar esse assunto. Conto com eles, como tenho contado até agora.»


Pedro Martins:

«Na primeira parte não fomos a equipa que pretendíamos. Sabíamos que queríamos levar o jogo para determinadas zonas e momentos. O Sp. Braga só criou oportunidades numa transição e em bolas paradas. Na segunda parte há uma falta evidente sobre o Robson, e complicou a nossa estratégia. Podíamos ter feito o empate logo a seguir. Temos de continuar a trabalhar.»

[o que falta para vencer?] «Finalizar as oportunidades criadas. Tivemos duas ou três situações. Não conseguimos conquistar pontos, que era o nosso objectivo. Sofremos dois golos de bola parada, o que é não é normal.»

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga: Pizzi e Lima são assunto tabu
Leonardo Jardim prefere não falar sobre as anunciadas saídas dos dois atletas. Vitória sobre o Marítimo merece aplausos do treinador arsenalista

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, prefere não falar sobre as situações de Pizzi e Lima. O Atl. Madrid e o Besiktas, respectivamente, devem ser os destinos dos atletas, mas o técnico madeirense recusa gentilmente abordar o assunto publicamente.

«O jogo foi totalmente dominado por nós. Conseguimos traduzir o domínio em golos. Tivemos uma boa capacidade de recuperação no campo e o Quim quase não teve de trabalhar. O resultado espelha a nossa exibição. Quero que a equipa cresça cada vez mais. Tivemos um bom índice de aproveitamento. Gostei de ver a equipa em bom nível físico depois de termos jogado na última quinta-feira.»

Nesta altura é mais importante ganhar ou jogar bem?

«É importante ganhar e jogar bem. Quem joga menos bem, tem menos probabilidades de vencer. O crescimento está a ser sustentado. A Liga Europa é outra prova, mas a vitória moraliza sempre.

Está a contar com Pizzi e Lima para a Suíça?

«Peço desculpa, mas não quero falar sobre o assunto.»

Acha que o fecho de mercado de transferências devia ser antecipado?

«Preferia ter o plantel mais cedo fechado, claro. Seria mais fácil, mas sabemos que não é possível. Temos de estar preparados para eventuais alterações no plantel. O mais importante é que os que estão trabalhem de forma assertiva para ajudar o Sp. Braga. Os nossos objectivos estão traçados. A equipa teve uma remodelação profunda e queremos crescer para atingir os patamares que ambicionamos.»


Lima: «Não sei se é o último golo pelo Sp. Braga»
Avançado brasileiro não confirma saída do Sp. Braga.

Lima, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport TV, analisa a vitória sobre o Marítimo (2-0), para a qual contribuiu com um golo, e também os rumores de uma provável saída:

«Estou tranquilo. Não sei se é o último golo pelo Sp. Braga. Tenho de estar sempre preparado para ajudar o clube. É uma vitória que nos dá tranquilidade, para começar a época da melhor maneira. Compete ao clube resolver a situação. Sou jogador do clube, e tenho de estar sempre à disposição. A direcção sabe o que é melhor.»

Maisfutebol

Bruno3429

Sp Braga ganhou ao Marítimo por 2-0

O Sporting de Braga estreou-se hoje a marcar e a ganhar ao bater em casa o Marítimo, por 2-0, com golos de Elderson e Lima, na segunda jornada da Liga de futebol.

Os minhotos vinham de dois empates a zero (Rio Ave, para o campeonato, e Young Boys, para a Liga Europa), e Leonardo Jardim pedira na véspera maior agressividade ofensiva para a equipa chegar aos golos.

Os jogadores responderam positivamente, mas apenas na segunda parte, porque na primeira, que terminou sem golos, a falta de ideias e criatividade foram evidentes, apesar da titularidade de Pizzi e Lima.

Ambos os jogadores ficaram de fora do jogo da Liga Europa de quinta-feira, alegadamente porque podem estar de saída para clubes estrangeiros que também jogam nas competições europeias e, se jogassem pelos minhotos, não podiam depois alinhar por essas equipas.

Internamente a questão não se coloca, pelo que o técnico, Leonardo Jardim, utilizou-os no "onze", sendo que Pizzi passou um pouco ao lado do jogo, mas Lima acabou por ser determinante no resultado final, ainda que contando com a "ajuda" decisiva de Peçanha.

Numa primeira parte globalmente de fraca qualidade, o primeiro lance de perigo surgiu cedo (08), por Alan, mas o guarda-redes maritimista defendeu para canto o forte remate cruzado do ala brasileiro.

Pouco depois (17), Mossoró centrou tenso da direita e Peçanha por pouco não traía a sua equipa, já que não conseguiu segurar a bola e esta quase tomou a direção da baliza e, aos 25 minutos, Pizzi, de cabeça, quase marcou após excelente trabalho de Mossoró.

O Marítimo, demasiado preocupado em suster o adversário, não criou qualquer situação de perigo neste período e logo a abrir a segunda parte (47), a equipa da casa colocou-se em vantagem.

Livre de Alan sobre a direita, a bola foi desviada por um defesa da equipa insular "assistindo", nas costas, Elderson que só teve que encostar para o fundo das redes, já que Peçanha também tinha saído da baliza de forma algo extemporânea.

No mesmo minuto, Danilo colocou Quim à prova num rápido contra-ataque, mas seria o Sporting de Braga a dilatar o marcador, com alguma felicidade, por Lima, na conversão de um livre direto: a bola embateu primeiro no poste e só depois nas costas de Peçanha, anichando-se nas redes (61).

Robson (66), de cabeça, após canto da esquerda, falhou o alvo por muito pouco, mas pouco depois (70) e após um livre de Hugo Viana que Peçanha defendeu para a frente, Alan "roubou" o golo a Paulo Vinícius quando este tinha tudo para marcar.

O Marítimo na segunda parte esteve perto de marcar, quase sempre na sequência de bolas paradas como aos 76 minutos, novamente por Robson.

Até ao final, o Sporting de Braga controlou as despesas do jogo, vencendo com toda a justiça, e os últimos 45 minutos foram um bom ensaio para a segunda mão do "playoff" da Liga Europa, quinta-feira, na Suíça, diante do Young Boys.

Antena Minho

Bruno3429

«Resultado poderia ter sido mais dilatado» - Leonardo Jardim
Por Redacção

Treinador enaltece exibição do SC Braga frente ao Marítimo. Diz que o primeiro golo abriu o jogo e que «o resultado poderia ter sido mais dilatado».

«Apesar de não termos feito qualquer golo na primeira parte, fomos sempre uma equipa dominante. O adversário não chegou à nossa baliza. Depois do golo o Marítimo teve que atacar e deu-nos espaços, permitindo-nos criar várias situações de golo. O resultado poderia ter sido mais dilatado», argumentou Leonardo Jardim, em declarações à Sport TV.

«Conseguimos chegar aos lugares da frente do campeonato, e isso é importante. A primeira vitória dá-nos maior motivação, foi o terceiro jogo sem sofrer golos e isso é um sinal de consistência», considerou.

Questionado sobre o futuro de Lima e Pizzi no plantel, e sobre a presença de ambos na convocatória para o jogo com o Young Boys, o treinador foi prudente: «Serão convocados se estiverem disponíveis. Não vale a pena alimentar esse assunto».

A Bola