News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Discutir Braga e o futuro

Started by ric, 24 de August de 2011, 15:06

Previous topic - Next topic

ric

A questão da academia está a ser um projecto megalómano que não se justifica nos moldes actuais.
Fiquei agradado por ver que a minha ideia é tb seguida por terceiros.

No meu entender, o SCBraga já dispoem de boas condições para as camadas jovens, O complexo da ponte formado pela Ponte, 1º de maio e camélias representa um investimento alto do clube. O 1º de maio tem estrutura fisica para ter o dep de formação todo integrado, inclusivé tem espaços para sectores vários que podem ir desde o simples gabinete dos directores/treinadores a áreas colectivas para estudo, palestras e actividades lúdicas.
Com alguns milhares de euros, pode dar-se ainda uma refrescadela aos "baixos" do estádio e ficariamos com uma estrutura fisica invejável, bem localizada, com facilidade de estacionamento, com um pavilhão ao lado e uma mata frondosa (parque da ponte) como veiculo de lazer e manutenção.
Quem , a nível nacional, tem estes 3 campos e este espaço para a sua formação?

fala-se da academia tb no sentido de colocar a "tropinha" toda no mesmo sitio, tipo hospedaria. Não seria possivel fazer o mesmo criando ou inteerligando 3/4 apartamentos tipo hospedaria ou residencia (tipo universidade), em que houvesse uma responsável pela casa (governanta)e uma equipa de apoio pedagógico e psicológico?

Certamente que os custos seriam menores do que a enormidade de uma nova construção.

E continuo a dizer, o importante será a prospecção, os olheiros e a capcidade de retirar dividendos e aproveitamento dos atletas feito pelos treinadores e prepradores fisicos.

Academia???? huuummm...acho que já etsamos noutra onda

ruis

Há várias formas de definir uma academia!
As academias existentes em Portugal, denominado "Academia" só há uma, que é a do Sporting, em que toda a formação a nível de futebol está concentrada num único espaço, com escola perto. A do Benfica e a do Porto, fizeram um centro de treinos para a equipa principal e outra para a formação.
Ao que eu vejo neste fórum, o conceito que dão alguns foristas á academia é uma infraestrutura com campos de futebol, edificio de apoio para o alojamento dos atletas que são de fora e estrutura para as restantes modalidades, que é um pavilhão.
Na minha opinião é a mesma do ric, Braga tem infraestruturas desportivas para o S.C.Braga aplicar com sucesso a formação aos seus atletas, futebolistas e outras modalidades e o local perfeito para isso era sem dúvida o Estádio 1º de Maio, campos das camélias e a zona do parque da ponte. Utilizava-se os campos das camélias, da ponte e também o estádio 1º de Maio para a formação do futebol, onde a formação está instalada, remodelava-se o Parque de Exposições de Braga e o Braga utilizava a "grande Nave" que chegou a ser denominada "Palácio de Desportos e Exposições de Braga" para as modalidades Amadoras (futsal, voleibol, basquetebol) e anexava-se um edificio servindo de centro de estágio.
O S.C.Braga fazia um protocolo com a Câmara de Braga, a Câmara investia em metade das obras, o S.C.Braga outra parte e reaproveitava-se "espaços mortos" da cidade.
Caso quisessem avançar mesmo para uma academia, um sítio ideal era o Parque Norte, ao lado do Estádio Axa. A entrada por lado de São Vicente, com um edifício para alojar os atletas e jogadores do S.C.Braga, Servia também como centro de estágio. Continuava-se a utilizar os dois relvados adjacentes ao Estádio, avançava-se com o acabamento da piscina olímpica, para a utilização da secção de Natação, e contruia-se o projectado pavilhão multiusos de Braga, que servia para o futsal, basquetebol e Voleibol.
Isto tudo são só análises que se fala, mas não vejo nada em concreto nem pelo S.C.Braga nem pela Câmara Municipal intenções em avançar com este projecto pelo seguinte motivo: Não vejo o Braga com capacidade financeira de avançar com um projecto desta envergadura. Só se porventura arranjar um patrocinador que queira pagar parte do custo de construção como foi o caso do Benfica e do porto com o pavilhão. Depois de construido há custos de manutenção e nestes tempos de crise vejo que investimentos deste tipo não trazem retorno.
Apesar de António Salvador dizer que a academia é para avançar eu vejo um longo caminho a percorrer quer pela direcção, quer pelo clube no sentido de concretizar isso.
Compreendo a ambição do nosso presidente querer que o Braga tenha uma academia para que o clube possa formar bons atletas e sobretudo bons homens. No entanto para avançar para projectos destes é preciso ter os pés bem assentes na terra e uma das coisas que admiro em António Salvador é ter os pés bem assentes na terra apesar do sucesso que o clube está a vir a ter e não cair na tentação em cometer loucuras com o dinheiro porque bem mesmo perto de nós temos um exemplo que por andar pelos primeiros lugares quiseram-se mostrar que eram grandes e avançaram para a construção do seu próprio estádio. Vejam agora por onde anda, cheio de dívidas e viver com a ajuda das pessoas, sem saber o dia de amanhã.
Acho que salvador tem a mesma lema de vida do que o meu: Se há possibilidades compra-se, se não há não se compra, compra-se uma coisa mais barata e que seja o melhor possível, não entrando em excessos ou loucuras. Depois tenta.se rentabilizá.la ao máximo para lucrar e desse lucro tentar poupar o mais posível, para que na próxima vez se compre uma coisa melhor. ;) ;) ;)

joaobl03

#22
Devo confessar que algumas das ideias transcritas no teu texto vão de encontro aquilo que eu penso . Não é minha intenção criticar o Presidente Salvador , mas é bem verdade que esta ância de milhões tem afectado e de que maneira o planeamento desportivo desta temporada , como afectou o planeamento das temporadas anteriores .
Depois do extraórinario encaixe que obtivemos na temporada passada ( via competições europeias ) não seria a venda do Sílvio mas do que suficiente para equilibrar as contas ? Não tenho resposta para esta pergunta , mas sei que esta razia de jogadores pode afectar bastante a performance desportiva da equipa esta temporada .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

euxinha

Quote from: Sérgio Gonçalves on 25 de August de 2011, 16:01
A Academia servirá para muito apaziguados do Braga sentirem orgulho e alegria num (mais um) projecto megalomano do Braga e Camara e somente isso. Não é por termos academia que os juniores serão campeoes nacionais, nem tão pouco serão melhor aproveitados pelo clube. Um clube que tem por exemplo Guilherme há dois anos à espera de oportunidades e nunca lhe deu uma verdadeira oportunidade nao é por ter Academia que irá apostar nestes jovens. Não há cultura de aproveitamente dos jovens em Portugal. E porque? Porque todos os adeptos so pensam nas vitorias, o clube serve apenas para atenuar a dura realidade do dia a dia. Ninguem quer verdadeiramente saber dos jovens só quer é ganhar. Passam a vida a falar em apostar nos jovens mas quando eles sao lançados sao assobiados e/ou insultados, porque falham, porque erram seguramente mais do que os mais velhos e depois, depois eram fracos.

Academia só servirá para:
- Braga (Camara ou clube) se endividarem ainda mais para a sua construção;
- SCBraga terá um custo elevadissimo na sua manutençao. O Sporting gasta anualmente na Academia 6M€. Se actualmente temos de vender 1/2 jogadores para estarmos equilibrados financeiramente quando tivermos uma Academia precisaremos de vender pelo menos 3.
- Empresas de contrução da cidade meterem ao bolso mais alguns milhoes.

Mas lá que dá uma pinta do caraças dizer que o Braga tem academia, lá isso dá. Mas termina por aqui as vantagens da academia. Vejam o exemplo de Porto e Benfica que tem uma academia e quantos jovens lançam eles? 0, zero, um redondo zero, até mesmo o Sporting já se apercebeu que sucesso, competitividade em Portugal é sinonimo de jogadores já formados e assim estrangeiros, porque os portugues bons já estão lá fora. Não ha volta a dar-lhe. A nao ser que os clubes se juntem e acordem entre si, todos os anos lançar 1/2 das camadas jovens e dar-lhe pelo menos 900 minutos de jogo. É muito mais importante e premente uma equipa B do que uma academia.

PS - A noticia de hoje do Guilherme é absolutamente fabulosa. Tenho para mim que o menino vai vestir de azul e branco. Parece que estao a preparar o terreno...!

Concordo absolutamente. A aposta nos jovens é ainda uma utopia em Portugal, e como tal, não vejo qualquer tipo de vantagem em ter uma academia.
Concordo com quem diz que há muitos aspectos a serem melhorados, que nem vale a pena citar porque todos já os sabemos, antes de se pensar em academias.