News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/07

Started by JotaCC, 15 de July de 2011, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim deve anunciar lista dos dispensados

Após duas semanas intensas de pré-temporada, de análise mais pormenorizada do grupo de trabalho, chegou o 'dia D', o dia do anúncio dos dispensados.

Com 32 jogadores no plantel, número muito acima do desejado pelo técnico, Leonardo Jardim deverá hoje comunicar publicamente o emagrecimento da 'legião', e identificar possíveis lacunas para novos reforços.

O treinador do Sp. Braga vai à sala de imprensa do Estádio AXA, ao meio dia, para fazer o balanço da segunda semana de trabalhos, e deverá abrir este inevitável livro, já depois de ter comunicado primeiro e pessoalmente a os jogadores 'riscados' para empréstimo, como prometeu aos atletas.

Até porque o estágio em Melgaço arranca domingo, e o treinador já tinha dito que só iria levar os 'guerreiros' que não lhe oferecem dúvidas neste momento para 'atacar' em força o resto da preparação, de modo a entrar triunfante na nova temporada, para a qual traçou objectivos ambiciosos.

Palmeira (central), Nuno Valente (médio), Peña (médio), Marco Ramos (defesa esquerdo), quiçá Guilherme (médio) e Yazalde (avançado) podem ser os 'sacrificados', mas a palavra pertence ao técnico...


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pizzi ocupa quatro fatias do esquema
POLIVALÊNCIA É ARMA NA CARTILHA DE JARDIM

Já não há forma de fugir às evidências e Pizzi vai ser mesmo um caso sério neste Sp. Braga de Leonardo Jardim. Indiferente às constantes notícias que dão como certa a sua transferência, o jovem transmontano demonstra diariamente que, por agora, quer apenas concentrar-se em vingar no Sp. Braga, depois do normal tirocínio com uma época de grande nível em Paços de Ferreira.

Pizzi é, acima de tudo, um sangue novo que não pode ser ignorado por Jardim e o treinador já percebeu que pode fazer dele uma arma que será certamente mortífera para muitos adversários. A fogosidade e clarividência estão expostas em mistura explosiva com juventude e já alguma experiência. Foi isso que Pizzi demonstrou em apenas 2 jogos particulares, onde confirmou uma polivalência que todos os treinadores gostam de ter em grupo extenso e para uma época que se prevê longa em todos os sentidos. Pizzi pode ocupar sem problemas, pelo menos, quatro posições no terreno e isso não é só bom para ele, mas também para a concorrência interna. Ainda na sessão de ontem, Jardim colocou-o no treino de conjunto atrás do avançado, ali na ligação entre o meio-campo e a frente ofensiva. A pegar no jogo e a baralhar...


RECORD

JotaCC

Zé Luís é o mais caro do plantel

Natural da ilha do Fogo (Cabo Verde), Zé Luís não pára de fazer jus ao nome da terra desde que desembarcou em Portugal para representar os juniores do Gil Vicente, em 2009/10. Passou como um raio de luz por Barcelos, chamuscando uma série de defesas adversários, e acabou por ser vendido ao Braga por um milhão de euros. Com apenas 20 anos, o avançado assinou um compromisso de longa duração (cinco épocas), mas o mais certo é que a ligação termine antes do seu "terminus", em função de mais uma transferência milionária, na esteira de outras que fazem dos minhotos um clube modelar no mundo dos negócios. Por aí não será grande novidade; o que é realmente admirável no caso de Zé Luís é o facto ser o jogador arsenalista com a maior cláusula de rescisão: 15 milhões de euros. O transmontano Pizzi, outra maravilha do universo bracarense que encantou durante o empréstimo ao Paços de Ferreira, é o único a rivalizar com Zé Luís na questão do preço (também só é negociável a partir de 15 milhões, como O JOGO já contou), mas esse valor não está explícito no contrato, ao invés do que se verifica com o cabo-verdiano.

A extraordinária história de Zé Luís não tem mais do que dois anos. Chegou com o rótulo de jovem promessa oriundo do Batuque, juntamente com outros dois compatriotas, e precisava de algum tempo para se adaptar ao futebol português e às tácticas. "Não tinha, por exemplo, grande noção de posicionamento em campo", recordou António Fiusa, o presidente do clube gilista, embora ressalvando que o actual craque do Braga já tinha impressionado em dois jogos que realizou em Lisboa, ao serviço dos sub-20 de Cabo Verde. "Já tínhamos boas referências dele e tirámos logo as dúvidas", comentou. A verdade é que o tal compasso de espera voou, tal era a qualidade do atacante. Na mesma época em que foi conduzido para os juniores, estreou-se pela equipa profissional contra o Chaves e, frente ao líder Beira-Mar, só precisou de 15 minutos em campo para marcar um golo, oferecendo ao Gil um precioso empate (1-1). Em cinco jogos, marcou quatro golos; já na época passada marcou dez ao cabo de 22 partidas da Liga Orangina. Só falta saber quanto tempo faltará para esta valiosa bomba rebentar na Pedreira.


Empresário Jorge Baidek diz que Magrão já "baixou muito"

Por mais "doido" que esteja por se apresentar em Braga, Gérson Magrão continua a negociar à distância. Entre o que oferece a SAD e o que pretende auferir o médio-ofensivo, há uma diferença para esbater e o acordo só será possível mediante uma aproximação dos minhotos. Jorge Baidek, o empresário do brasileiro, foi explícito. "Ele já baixou muito, nem quer saber de salário milionário nenhum", esclareceu o agente FIFA, que ontem se encontrava em Genebra para fechar as transferências de Carlão (ex-Kashima Antlers) e Rodrigo Gallato (ex-Málaga) para o Neuchâtel Xamax (Suíça). Se o acordo avançar, Magrão chegará a Braga num quadro de empréstimo (pertence ao Dínamo de Kiev), com opção de compra.


Peña emprestado para "ganhar calo"

Já não restam dúvidas de que Angelo Peña não irá participar no estágio de pré-temporada que o Braga vai efectuar a partir de domingo em Melgaço. À semelhança de Nuno Valente, que continua limitado por problemas físicos, o internacional venezuelano não alinhou no particular com o Brasov e ontem, no segundo treino do dia, foi dos que menos jogaram na peladinha organizada por Leonardo Jardim, passando até alguns minutos sentado, cabisbaixo, longe dos companheiros.

Não se pense, contudo, que os dirigentes arsenalistas desistiram de Peña. Apesar de o médio ter apenas mais um ano de contrato, o que poderia facilitar uma rescisão do vínculo, é vontade dos bracarenses vê-lo jogar com regularidade num clube antes de tomarem uma decisão definitiva. Por isso não têm preferência por emprestá-lo a uma equipa da divisão principal, até porque, como se percebeu na última época, na qual foi cedido ao Portimonense, nem sempre isso facilita a demonstração de valor.


Roberge olha para o Braga como uma "tentação"


Alvo do Braga desde meados de Junho, Roberge reagiu com surpresa às sondagens que o clube tem feito junto do Marítimo, confirmadas a O JOGO por Carlos Pereira, presidente do clube insular. O assunto era um segredo bem guardado e deixou o jogador encantado, por entre algumas dúvidas. "Tive a oportunidade de ler a notícia, mas até ao momento ninguém falou comigo. Ainda hoje [ontem] conversei com o meu empresário, e ele não me disse nada", declarou o central francês, de 24 anos, citado pelo sítio "Blogolo". Se o interesse dos minhotos redundar num acordo com o clube madeirense, Roberge não colocará nenhum entrave à transferência. "É claro que seria uma possibilidade tentadora, pois trata-se de um clube que tem provado a sua qualidade nos últimos anos", observou, ressalvando, porém, que a mudança para os guerreiros do Minho está dependente de "um entendimento" entre os emblemas, como mandam as regras.


O JOGO

JotaCC

Guilherme continua a ser um alvo prioritário

O Gil Vicente continua na expectativa para conhecer a lista de jogadores excedentários no plantel do Braga e a fazer figas para que Leonardo Jardim dê o aval para o empréstimo de Guilherme. O jovem brasileiro, que tão boas indicações tem dado na pré-época dos arsenalistas, é um jogador muito desejado por Paulo Alves, que já solicitou a António Fiusa a contratação de mais unidades de ataque. No entanto, a eventual chegada do médio ao clube de Barcelos só acontecerá depois do estágio que os bracarenses vão realizar em Melgaço, tal como O JOGO já anunciou, até porque as exibições que realizou contra o Freamunde e o Brasov deixaram Jardim bastante curioso.

Fora do campo, o Gil Vicente tem agendado para hoje um jantar de gala no qual será homenageado João Trigueiras, ex-presidente da Assembleia Geral do clube. Do programa consta ainda a entrega de medalhas a sócios e algumas glórias gilistas.


Roberge está de volta e Salin a caminho


A recuperação física do central Roberge, cujo nome está na lista de possíveis reforços do Braga, como O JOGO noticiou ontem, é a principal nota de destaque de mais um dia de preparação do plantel do Marítimo. Assim, de fora das sessões de trabalho por lesão continuam Ricardo Ferreira, João Luiz e André Vilas Boas. De referir ainda que, também como O JOGO avançou, o elenco de jogadores sob as ordens do técnico Pedro Martins deverá conhecer nas próximas horas mais um reforço, dado que o guardião Salin (ex-Naval) foi contratado para concorrer com Peçanha pela titularidade.


O JOGO

JotaCC

#4
Meyong no mercado

Meyong surge como um dos jogadores que podem agitar o mercado.

A concorrência no ataque do Braga aumentou exponencialmente e o camaronês pode ser transferido até Agosto. Pelo menos o seu nome tem circulado com insistência na Grécia e no Chipre.

Com mais um ano de contrato com o Braga, Meyong gosta de viver em Portugal e por isso tem resistido aos convites para mudar de campeonato.

Na época passada declinou proposta muito vantajosa do APOEL e acabaria por renovar contrato, depois de um longo braço-de-ferro negocial. O cenário, agora, é bem diferente.


A BOLA

Bruno3429

Hélder Barbosa na agenda de dois clubes
Por Pascoal Sousa

Gregos do Panetolikos desejam a cedência do extremo. Marítimo também o quer.

O Marítimo abre-lhe as portas e da Grécia o Panetolikos, recentemente promovido à 1ª Liga, solicitou a sua cedência, aguardando decisões do Braga.

Há ainda solicitações de outros mercados da Europa para Hélder Barbosa, um jogador que não perde cotação e é visto por muitos treinadores como a solução ofensiva ideal, a arma que falta para tornar o ataque mais letal.

A Bola

JotaCC

Jardim espera central experiente

Leonardo Jardim abordou esta manhã, após o treino matinal, o momento do SC Braga, deixando expressa alguma satisfação pelo que já viu.

«Temos razões para estar entusiasmados e confiantes pelo que fizemos nos jogos já efectuados. Vejo que existem alguns processos já assimilados e só falta melhorar em termos defensivos», disse a propósito de um sector ainda necessitado de um patrão e profundamente transformado relativamente à temporada transacta.

Elderson, por agora lesionado, é o único defesa que transita de 2010/11. Além do defesa-esquerdo nigeriano, o técnico madeirense continua privado dos avançados Ukra e Yazalde, tendo assistido esta manhã à reintegração do jovem Nuno Valente.

O SC Braga desloca-se amanhã pela tarde a Matosinhos para um jogo-treino com o Leixões, a partir das 18 horas. Para domingo está prevista a chegada a Melgaço, a acontecer ao final do dia e já a contemplar jantar.

A BOLA

Pé Ligeiro

Magrão faz ´forcing` para ser guerreiro  

Médio brasileiro do Dínamo Kiev quer rumar a Braga. Representante diz que o jogador aceita receber menos para ser guerreiro. Tem outros interessados mas dá prioridade aos minhotos.

«Existe uma vontade muito grande do atleta, baixou o valor que recebe no Dínamo para poder jogar no Braga», conta Jorge Baidek, em declarações à Renascença.

O agente destaca «o esforço do jogador e do Braga» para a consumação do negócio, indicando que «falta uma aproximação maior da parte do Dínamo para que a negociação possa ser concluída»

«Há outros clubes interessados, mas a primeira possibilidade seria o Braga», refere Jorge Baidek.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim quer reforçar defesa, o sector mais frágil da equipa

O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, considerou hoje que o sector defensivo é o mais frágil da sua equipa, da Liga de futebol, e avisou que precisa de reforços com mais maturidade para essa zona.

Instado a identificar as principais lacunas da formação bracarense, Leonardo Jardim destacou que "o sector mais frágil da equipa é o defensivo".

"Pela saída, quase na totalidade, do sector defensivo anterior, porque os jogadores têm um nível etário baixo, o que traz alguma imaturidade, e ainda porque alguns não estão adaptados a jogar ao nível de um clube como o Braga", explicou.

O técnico considerou que os defesas do plantel têm "extremas potencialidades para o futuro", mas em termos de maturidade ainda "estão longe" do que pretende e, por isso, o clube "está no mercado" para reforçar a "globalidade do sector" com jogadores mais experientes.

Esta ambição visa dar "estabilidade" e ajudar ao "crescimento dos jovens atletas", salientou.

Quanto ao médio ofensivo, preferencialmente esquerdino para fazer mais do que uma posição, pode chegar "numa segunda vaga de prioridades", afirmou Leonardo Jardim, durante a conferência de imprensa, em que fez um balanço positivo das duas primeiras semanas de trabalho.

"Conseguimos concretizar os vários objectivos: primeiro identificar melhor a qualidade do plantel, trabalhar no limite a vertente física e começamos a definir os princípios de organização da equipa", disse.

Sobre a digressão à África do Sul, que foi cancelada na quarta-feira, o técnico admitiu que "não era um grande defensor de sair muitos dias para um país africano, porque são viagens com grande desgaste, ainda por cima, a 10, 12 dias do início do campeonato".

"Os benefícios não eram muitos, para o clube sim, em termos financeiros, mas conseguimos alterar o que já estava definido e penso que em termos de equipa saímos a ganhar", defendeu.

No sábado, às 18:00, o Sporting de Braga defronta o Leixões no Estádio do Mar, em Matosinhos, e no domingo, ao final da tarde, parte para Melgaço onde inicia uma semana de estágio.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Leonardo Jardim espera reforços para a defesa

Há fragilidades na defesa e por isso são esperados reforços no Minho. Palavra de Leonardo Jardim que fez esta sexta-feira um balanço das duas primeiras semanas de trabalho do SC Braga.

«É óbvio que o sector defensivo é o mais frágil neste momento. Não podemos esquecer que saiu praticamente todo o bloco defensivo anterior. Agora temos um nível etário baixo o que proporciona alguma imaturidade. Os novos elementos estão em processo de adaptação ao clube, à equipa técnica, e esperamos reforços», começou por dizer o treinador do minhotos.

Por isso, quem reforçar o plantel arsenalista, tem que marcar «a diferença a nível etário, até para proporcionar aos novos jogadores uma maior segurança», descreveu Leonardo Jardim.

O técnico acrescentou que as novidades quanto ao ou aos reforços a chegar ao Minho são esperadas «a qualquer momento».

No Domingo arranca o estágio dos arsenalistas, que vai decorrer em Melgaço, e o grupo, que neste momento é constituído por 32 jogadores, no sábado, vai ser reduzido em dois ou três atletas, após a partida amigável com o Leixões.


ZEROZERO

JotaCC

Jardim: defesa «é o sector mais frágil» do Sp. Braga
Treinador no mercado, à procura de experiência

Leonardo Jardim assume que a defesa é «o sector mais frágil» da equipa do Sp. Braga nesta fase da pré-época, e espera reforçá-la no mercado com jogadores experientes.

O treinador explica os motivos para as limitações defensivas, depois de ter perdido opções como Rodríguez, Paulão, Sílvio ou Miguel Garcia. «Pela saída, quase na totalidade, do sector defensivo anterior, porque os jogadores têm um nível etário baixo, o que traz alguma imaturidade, e ainda porque alguns não estão adaptados a jogar ao nível de um clube como o Braga», afirma, citado pela Lusa.

Jardim acha que os actuais defesas do plantel têm «extremas potencialidades para o futuro», mas falta-lhes maturidade, pelo que o clube procura opções no mercado para reforçar a «globalidade do sector» e ajudar ao «crescimento dos jovens atletas».

O treinador, que falou em conferência de imprensa, diz de resto que a chegada de um médio ofensivo entra «numa segunda vaga de prioridades», enquanto faz um balanço positivo das primeiras duas semanas de trabalho: «Conseguimos concretizar os vários objectivos: primeiro identificar melhor a qualidade do plantel, trabalhar no limite a vertente física e começamos a definir os princípios de organização da equipa.»

Por fim, Jardim admite que lhe agradou o cancelamento da prevista digressão à África do Sul: «Não era um grande defensor de sair muitos dias para um país africano, porque são viagens com grande desgaste, ainda por cima, a 10, 12 dias do início do campeonato. Os benefícios não eram muitos, para o clube sim, em termos financeiros, mas conseguimos alterar o que já estava definido e penso que em termos de equipa saímos a ganhar.»

O Sp. Braga visita o Leixões neste sábado para um confronto de pré-época, seguindo depois para uma semana de estágio em Melgaço.


MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Caso das fotos: Bracarenses multados
Por Redacção

O SC Braga foi castigado com advertência e uma multa de 2000 euros pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Na origem do castigo está o conhecido «caso da foto», que ocorreu da partida frente ao UD Leiria (0-0), em encontro relativo à 28ª jornada.

Recorde-se que no intervalo do encontro entre SC Braga e UD Leiria, apareceram no balneário do árbitro duas fotos de lances que ocorreram na primeira parte, em que os arsenalistas reclamavam ter sido prejudicados.

O SC Braga ficou ainda a saber que terá de pagar uma multa de 2000 euros pelo caso, agravada com duas outras de 500€ e 1750€, sendo que mais 1500 euros de coima são atribuídos ao director de campo bracarense, Joaquim Ramôa, por «permanência em zona de ligação balneário/campo» não autorizada.

A Bola

JotaCC

"Caso da foto" custa 4.250 euros ao Sporting de Braga

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aplicou hoje uma multa de 4.250 euros ao Sporting de Braga, em consequência do "caso da foto", no encontro com a União de Leiria, de 2010/2011.

A LPFP divulgou hoje as decisões tomadas pela Comissão Disciplinar (CD), a mais relevante relativa à partida entre "arsenalistas" e leirienses (0-0), da 28.ª jornada, em que foi colocada, ao intervalo, uma fotografia debaixo da porta do balneário da equipa de arbitragem.

A imagem fotográfica, relativa a um lance ocorrido na primeira parte, custou 4.250 euros à SAD bracarense, por violação do Regulamento Disciplinar e de Competições.

O mesmo encontro originou igualmente uma multa de 1.500 euros ao director de campo, Joaquim Marques Ramôa, por "violação do dever previsto no artigo 19.º, número 12, alínea b)", relativo ao impedimento da "entrada ou permanência na zona de ligação balneário/campo de pessoa não autorizada".

O CD da Liga decidiu ainda arquivar o processo disciplinar aplicado ao árbitro Olegário Benquerença, na sequência da participação apresentada pelo Sporting, após o encontro com a Olhanense (2-2), da 19.ª jornada.

Também presidente e vice-presidente da Olhanense foram multados em 500 euros cada, por "violação do dever de confidencialidade", relativamente a uma "acção de controlo de dopagem" ao guarda-redes Ricardo Batista.

O JOGO