News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/07

Started by JotaCC, 12 de July de 2011, 07:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Quim causa apreensão

Guarda-redes queixou-se de dores num adutor durante o treino. Reavaliado durante o dia de hoje para se perceber a gravidade do problema. Voltou a jogar um ano e uma semana depois.

Quim volta a ser notícia pelas piores razões. Durante o treino, o guarda-redes do SC Braga queixou-se do adutor da perna esquerda e hoje realiza uma exame médico para se perceber a gravidade da lesão. Coloca-se o cenário de nova paragem.

Sábado, no ensaio com o Freamunde, o guardião voltou a calçar as luvas para jogar, precisamente um ano e uma semana depois da gravíssima lesão sofrida no tendão de Aquiles.

Tudo parecia estar a correr bem, mas, mas enquanto realizava um exercício normal de treino, Quim sentiu uma dor forte num adutor e foi prontamente assistido pelo médico dos bracarenses, João Pedro Araújo, que acabou por aconselhar o atleta a deixar o relvado.

A BOLA

JotaCC

Custódio: "Clube ansioso por conquistas"


Um clube e um novo grupo de trabalho "ansioso por conquistas". Custódio é o rosto da ambição da nova era do Sp. Braga. O médio considera que o trabalho da pré-época está a ser positivo e destaca o desejo de conquista para esta temporada.

"O Sp. Braga reforçou-se bem, tem um plantel bastante numeroso, quer em qualidade como em quantidade, e esperamos conseguir coisas bonitas esta época", revelou o médio, apontando a um lugar entre os quatro primeiros. "O objectivo é o quarto lugar e tentar vencer alguma das provas em que estamos inseridos, porque temos um grupo e um clube que está ansioso por conquistas. Esperamos corresponder", frisou.

Custódio partilha da opinião do técnico, Leonardo Jardim, e do presidente, António Salvador, e garante que a luta será pelos quatro primeiros lugares, inclusivamente, pelo título.
"Esperamos corresponder aos objectivos traçados. O nosso objectivo é ficar nos quatro primeiros lugares, logo o primeiro também faz parte dos quatro primeiros. É um objectivo que foi proposto desde início, se pudermos ficar em terceiro, não vamos ficar em quarto. É uma meta traçada de início", deixou claro o médio.

Para Custódio, o grupo já está imbuído no espírito do novo treinador: "naturalmente temos uma semana de trabalho e há ainda muito trabalho a efectuar, mas penso que estamos no bom caminho e que chegaremos ao primeiro jogo oficial com a lição bem estudada e um Sp. Braga forte".
Quanto à adaptação, "é uma diferença que existe a novos métodos mas Custódio considera que "toda a gente tem correspondido de uma forma positiva", sem comentar as diferenças entre Jardim e Domingos e garantindo que vai dar "o máximo" para ajudar às conquistas.

Nuno André Coelho: "Ser campeão seria fantástico"

Tal como Custódio, Nuno André Coelho revela grande ambição para a nova temporada. O central diz estar já adaptado ao novo clube e ao grupo, destacando a qualidade do plantel.
"Os primeiros dias estão a ser fantásticos, temos um bom grupo, um bom treinador e estou num grande clube", sublinhou o jovem, ex-Sporting, lembrando que a adaptação "está a ser boa" e que "lentamente" todos estarão envolvidos no espírito do novo técnico.

Nuno André Coelho revela que em termos individuais quer "mostrar ao treinador que pode contar comigo" e "que estou aqui para ajudar a ganhar títulos" e "mostrar a toda a gente que tenho valor".
Para o central, independentemente do calendário, o Sp. Braga "tem que se focar em ganhar jogo-a-jogo", independentemente dos adversários.

Questionado se em Braga poderá continuar a lutar pelo título, o jovem é peremptório: "é claro que sim. O Sp. Braga, neste momento, tem que atingir outros patamares maiores do que nos últimos anos. Ao longo do tempo o clube tem subido gradualmente e espero, tal como já foi dito pelo treinador, atingir os quatro primeiros lugares".
"Ser campeão seria fantástico", confessou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim com cláusula histórica

O Braga não se tem afirmado como um dos grandes do futebol português apenas no plano desportivo. Numa das cláusulas de rescisão dos treinadores, os bracarenses também começam a destacar-se dos demais. Exceptuando Vítor Pereira (FC Porto), Jorge Jesus (Benfica) e Domingos Paciência (Sporting), nenhum outro técnico tem uma multa rescisória tão elevada como Leonardo Jardim, em quem António Salvador deposita uma confiança ilimitada. Aliás, isso mesmo já havia ficado provado no momento da assinatura do contrato, válido por três anos, duração que o presidente da SAD bracarense nunca havia proposto nos oito anos que leva à frente do clube. Mas Salvador não se ficou por aí. Na hora de estipular a cláusula de rescisão, elevou-a até aos dois milhões de euros, valor que deve ser suficiente para afastar os potenciais interessados, até porque, como demonstrou quando Jorge Jesus se transferiu para o Benfica, o líder dos arsenalistas não tem por hábito facilitar nas negociações.

Antes de Leonardo Jardim, era Domingos Paciência quem figurava no topo da lista de treinadores do Braga com maior cláusula de rescisão. Embora ninguém a tenha exercido, a verdade é que o valor que os bracarenses exigiam para libertar o agora treinador do Sporting, clube para o qual saiu após a conclusão do contrato, era de um milhão e 250 mil euros. A quantia já representava uma subida em relação à que havia ficado estipulada no contrato que António Salvador assinara com Jorge Jesus, em 2008, e que se cifrava em 900 mil euros, apesar de o técnico ter saído para o Benfica apenas por 700, uma vez que tinha prémios a receber no valor de 200 mil euros. No entanto, a do actual treinador dos leões ainda é 750 mil euros mais baixa do que a de Jardim, por quem Pinto da Costa, entre outros, já se desfez em elogios, muito por culpa do trabalho desenvolvido pelo madeirense no Chaves (subiu à II Liga) e no Beira-Mar (foi campeão da II Liga).

Desde 2003, ano em que ganhou pela primeira vez as eleições presidenciais do Braga, António Salvador já contratou oito treinadores: Jesualdo Ferreira, Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, Manuel Machado, Jorge Jesus, Domingos Paciência e Leonardo Jardim, respectivamente. Contudo, só fez dinheiro com um deles: Jesus. Os restantes foram destituídos devido aos maus resultados - Rogério e Machado são os principais exemplos - ou saíram após a conclusão do contrato (Jesualdo rumo ao Boavista e Domingos ao Sporting). Resta saber em qual dos cenários se enquadrará Leonardo Jardim no momento da despedida do clube da Cidade dos Arcebispos, pois é sabido que o treinador madeirense gere a carreira por um conjunto de patamares e o actual é apenas mais um. Até lá, porém, terá a difícil missão de conquistar um troféu, à semelhança do que fez "JJ" em 2008/09, na extinta Taça Intertoto.


Menos efusivo e muito analista


Comparando Leonardo Jardim com os antecessores na cadeira de treinador do Braga, facilmente se percebe que o madeirense é muito menos efusivo que Domingos Paciência ou Jorge Jesus. O novo técnico dos arsenalistas faz algumas correcções durante os jogos, como aconteceu no particular com o Freamunde, mas procura guardar qualquer tipo de reprimenda que tenha a fazer para um lugar mais privado. De resto, a abordagem aos encontros não é muito diferente. Tal como os agora comandantes de Sporting e Benfica, respectivamente, Jardim também analisa os adversários até à exaustão na tentativa de encontrar pontos mais débeis para poder explorar. Se os descobrir, procurar trabalhar a equipa nesse sentido nos treinos semanais.


Custódio
"Clube está ansioso por conquistas"

Apontar aos lugares do pódio deixou de soar a demagogia em Braga. Os últimos anos foram suficientemente esclarecedores sobre a ambição e capacidade da equipa e não causará qualquer espanto se a próxima época se revelar ainda mais surpreendente. Custódio abriu o jogo. "Apontamos aos quatro primeiros lugares e vamos tentar vencer uma das provas em que estamos metidos. O clube está ansioso por conquistas. Se pudermos ficar em terceiro lugar, não vamos querer o quarto", observou, assumindo, sem rodeios, que os vice-campeões europeus contam intrometer-se mais uma vez na luta pelo título. "O primeiro lugar também faz parte dos quatro primeiros. Faz parte do nosso objectivo", precisou.

Para lá do discurso positivo, há uma equipa forte na Pedreira, dotada de "jogadores de grande qualidade". "Isso ficou demonstrado na época passada e só espero que os novos jogadores acrescentem um pouco mais", desejou o médio, deixando bem claro que "todos querem corresponder às expectativas do presidente do clube, do treinador e dos adeptos". O espírito guerreiro permanece, mas uma semana de trabalha não basta para alcançar a perfeição. "Ainda há muita coisa a fazer. Estamos no bom caminho: no primeiro jogo oficial já teremos a lição bem estudada", assegurou.

Até lá, pouco interessa pensar no arranque da época e no calendário dos jogos. "O importante nem é conhecer os adversários, antes traçar o nosso caminho, que é continuar na senda das vitórias", determinou Custódio, tranquilizando os mais cépticos, os que duvidam que este Braga não será capaz de voltar a encantar na Liga Europa. "O Braga reforçou-se bem. O plantel é numeroso e tem qualidade para encarar todas as provas". No plano individual, a "atitude e a vontade de vencer" são para repetir.


Jardim e Domingos são técnicos incomparáveis


Encontrar diferenças ou pontos comuns entre os treinadores com quem vai trabalhando não é passatempo para Custódio. O desafio veio à baila a propósito de Domingos Paciência e Leonardo Jardim e a resposta foi célere. "Por norma, não faço comparações", comentou, deixando escapar apenas que a equipa está "numa fase adaptação aos novos métodos e que tem reagido bem". Sobre as modificações do FC Porto, Benfica e Sporting, nem uma palavra. "Passa-me ao lado e ainda é cedo", alegou.


Viana considerava Robson um "pai"

Embora não tenha sido tão utilizado quanto desejaria, Hugo Viana não se arrepende de ter trocado o Sporting pelo Newcastle em 2002. Fê-lo conscientemente, como revelou numa entrevista à revista espanhola "Vavel", e muito por influência de Bobby Robson, um treinador que lhe marcou a carreira. "Foi como um pai para mim e com isto digo-te tudo sobre a melhor pessoa que conheci no mundo do futebol", confessou o médio, que hoje sonha "conquistar uma competição pelo Braga".


Covilhã receptivo a acolher Nuno Valente

A lista de dispensas de Leonardo Jardim ainda carece de um carimbo oficial, mas não faltam clubes interessados nos atletas excedentários. Nuno Valente, que ontem não treinou devido ao desgaste físico acumulado na primeira semana de trabalho, poderá ser cedido ao Covilhã, fazendo companhia a Dani (lateral-direito) e Aníbal (central). O médio mostrou pormenores interessantes, mas os responsáveis bracarenses consideram que nesta fase é melhor ser emprestado a uma equipa na qual possa ser utilizado com alguma regularidade, de forma a continuar o seu processo evolutivo.


Aníbal não irá à faca

O central Aníbal apresentou-se ontem em Braga para iniciar a sua recuperação a uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo. Apesar de o problema ser grave, os responsáveis pelo Departamento Médico dos arsenalistas decidiram tratá-lo sem recorrer à cirurgia e espera-se que dentro de oito semanas o atleta esteja apto a treinar.


O JOGO

JotaCC

Zé Pedro chega do Braga

O Vilaverdense, que esta época ascendeu à III Divisão, chegou a acordo com o Braga para a cedência da jovem promessa Zé Pedro. O jovem atleta de 19 anos começou no Limianos, tendo, depois, passado pelo FC Porto de onde transitou para o Braga. O treinador Nelito pode ainda contar com os reforços Pi e Dino, ambos ex-Terras de Bouro


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Nuno André Coelho quer títulos

O «central» que neste defeso trocou o Sporting pelos «arsenalista» quer contribuir para nova época de sucesso dos minhotos, desta vez coroada com a conquista de títulos. Nuno André Coelho elogiou a sua nova casa e os novos companheiros, sublinhando a ambição de ajudar o Sporting de Braga a conquistar os troféus que têm fugido. A conquista do título está na mira. 'O Sporting de Braga tem de atingir outros patamares e ser campeão seria fantástico. Cheguei a um grande clube e quero mostrar ao treinador que pode contar comigo. Estou aqui para ganhar títulos', salientou o jogador formado no FC Porto.


Custódio


'Clube está ansioso por conquistas '

O autor do golo que colocou os bracarenses na final da Liga Europa da época passada aponta a vitória em alguma prova como o principal objetivo do Sporting de Braga para 2011/2012. Em relação ao campeonato, o quarto lugar é o mínimo exigido, mas Custódio acredita que é possível chegar mais alto. 'Tem-se falado no quarto lugar, mas, claro que se pudermos ficar na terceira posição não vamos ficar na quarta. O clube está ansioso por conquistas e esta época queremos vencer alguma prova', referiu o ex-jogador do Vitória de Guimarães.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Pé Ligeiro

Ensaio com o Brasov sem três jogadores


O Braga disputa hoje, às 18 horas, no Estádio Municipal da Póvoa de Varzim, o segundo jogo da pré-época, frente ao Brasov, da Roménia, equipa orientada por António Conceição.

Ao contrário do que aconteceu no primeiro ensaio com o Freamunde, no qual o jogo foi dividido em três períodos de meia hora, esta partida frente ao Brasov terá o formato normal, com duas partes de 45 minutos. Por outro lado, o treinador bracarense será mais selectivo nas escolhas, deixando um grupo de jogadores de fora.

Ausentes por lesão vão estar Yazalde e Ukra. Quim deverá ser poupado. O guardião sentiu dores nos adutores no treino de ontem, causando apreensão, mas depois de uma avaliação médica concluiu-se que o problema resulta do esforço nos treinos. Quim faz ginásio e tratamento e, salvo qualquer imponderável, estará a treinar-se normalmente nos próximos dias

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Centrais dão triunfo diante do Brasov
VITÓRIA POR 2-0 DIANTE DOS ROMENOS


O Sp. Braga garantiu esta terça-feira a segunda vitória na pré-temporada, batendo na Póvoa de Varzim os romenos do Brasov por 2-0.

Depois de uma primeira parte sem golos, apesar do domínio bracarense, os homens de Leonardo Jardim conseguiram alcançar o triunfo com dois golos em três minutos. Primeiro foi Ewerton (74') e depois Henrique (77').

A preparação da equipa minhota prossegue no dia 16, com uma partida com o Leixões

Record

Bruno3429

Quim apenas com mialgia
Por Pascoal Sousa

Quim não participou no jogo-treino desta terça-feira frente aos romenos do Brasov (vitória por 2-0), mas o treinador de guarda-redes do conjunto bracarense garante que a situação do antigo internacional português não gera preocupação.

O guarda-redes apresentou queixas no joelho na sessão de treino da véspera, tendo abandonado o relvado. No entanto, Carlos Pires, treinador de guarda-redes da equipa bracarense, garantiu hoje que a situação de Quim não gera preocupações de maior.

«O Quim leva mais uma semana de trabalho do que os seus companheiros, depois de ter estado um ano parado. É natural que nesta altura se ressinta, mas trata-se apenas de uma mialgia», disse Carlos Pires.

Assim, é esperado que o guarda-redes possa regressar nos próximos dias ao trabalho de relvado.


Vitória por 2-0 frente ao Brasov
Por Pascoal Sousa

A equipa de Leonardo Jardim venceu hoje, na Póvoa de Varzim, os romenos do Brasov, por 2-0. Os centrais Ewerton e Henrique foram os autores dos golos.

O novo treinador dos bracarenses voltou a testar muitas opções, uma vez que dos 28 jogadores que trouxe à Póvoa para este particular apenas não utilizou Peña e Nuno Valente.

Quim, Elderson, Ukra e Yazalde também não foram utilizados, devido a lesão, razão pela qual nesm se apresentaram na Póvoa.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: 2-0 ao Brasov com golos de defesas
Henrique e Ewerthon fazem os golos dos minhotos.
No final, António Conceição admitiu sair dos romenos antes da época começar

O Sp. Braga prossegue a preparação para a nova época a vencer. Depois do Freamunde, o Brasov. Numa partida disputada na Póvoa de Varzim, Leonardo Jardim voltou a retirar boas ilações, certamente. O comportamento do quarteto defensivo, por exemplo, foi bastante melhor do que no pretérito teste.

Além de uma postura bem mais concentrada, os atletas do sector recuado acabaram por ser decisivos no ataque. Os dois golos da partida foram marcados por dois defesas centrais: Ewerthon aos 74 minutos e Henrique aos 77.

Leonardo Jardim utilizou todos os atletas à sua disposição, excepção feita ao venezuelano Peña e ao jovem Nuno Valente. Quim, Elderson, Ukra e Yazalde estão lesionados. O experiente guarda-redes tem apenas uma mialgia de esforço e será brevemente reintegrado no trabalho normal.

Do lado do Brasov, o treinador António Conceição utilizou cinco jogadores portugueses: os guarda-redes Mário Felgueiras e Hélder Godinho; os defesas Hugo Sousa e Ricardo Machado; e o médio Bruno Madeira.

No final da partida, o técnico português assumiu estar desiludido com o comportamento da direcção e admitiu demitir-se antes da época começar. «Vou falar com os responsáveis do clube, pois não sinto condições para continuar. Faltam-me cinco ou seis jogadores para ter um plantel competitivo.»

Maisfutebol

Pé Ligeiro

SC Braga venceu o FC Brasov por 2-0, com golos de Ewerthon e Henrique

O Sporting de Braga venceu hoje a equipa romena de futebol do Brasov, orientada pelo português António Conceição, por 2-0, num jogo de preparação realizado na Póvoa de Varzim.

Os defesas centrais Ewerton e Henrique, já na segunda parte, apontaram os dois golos do encontro.

O ensaio, condicionado pelo forte vento que se fez sentir na cidade nortenha, serviu para o técnico dos minhotos, Leonardo Jardim, testar várias soluções para a equipa, tendo utilizado durante a partida 26 jogadores.

O treinador do Sporting de Braga apostou em dois "onzes" distintos, aproveitando para ver em acção todos os reforços. Não participaram nesta partida os lesionados Ukra, Yazalde, Elderson e Quim, que permaneceram em Braga a efectuar trabalho específico.

Jogando contra o vento nos primeiros 45 minutos, o Sporting de Braga sentiu, inicialmente, muitas dificuldades para impor o seu futebol e apenas num lance de bola parada, por Rodrigo Galo, conseguiu levar algum perigo à baliza do Brasov.

Os romenos estiveram por duas vezes, na etapa inicial, perto de chegar ao golo, com iniciativas de Chipciu e Paez, que fizeram sobressair algumas fragilidades de entrosamento na defensiva bracarense.

No segundo tempo, já com Hugo Viana e Douglas em campo, ao qual se juntaram, nos instantes finais, Alan, Nuno Gomes e Pizzi, o Braga cresceu, mostrou mais consistência, surgindo mais afoito no ataque.

Apesar do maior caudal ofensivo, acabaram por ser os dois defesas centrais, Ewerton e Henriques, reforços para 2011/2012, a decidiram o desfecho de jogo, com golos de belo efeito, aos 74 e 76 minutos, respectivamente.

O Sporting de Braga volta no sábado, às 18h00, a realizar mais um jogo de preparação, desta vez no reduto do Leixões, na apresentação da equipa de Matosinhos aos seus associados.

Para segunda-feira, os minhotos partem para um período de estágio, em Melgaço, que se prolongará até 24 de Julho.

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!