News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/07

Started by JotaCC, 11 de July de 2011, 07:25

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Muito trabalho pela frente


O primeiro teste da pré-época, em Freamunde, ditou uma vitória - moralizadora neste arranque de temporada - mas revelou um plantel ainda a necessitar de grandes afinações e muito trabalho pela frente. Depois de dez dias de treinos, Leonardo Jardim observou todos os jogadores do grupo já a pensar na redução do plantel que irá efectuar esta semana, no entanto, das três equipas que alinharam frente ao adversário da Liga de Honra, apenas uma mostrou qualidade e organização ofensiva, com Pizzi, Guilherme, Djamal e Nuno Gomes em destaque.

À falta de ritmo que alguns jogadores revelaram, as maiores dúvidas e alertas surgem na defesa. Aliás, o sector que mais alterações sofreu neste início de temporada. E que espera ainda a chegada de um central.

Com dois quartetos defensivos onde apenas Elderson e Marco Ramos (que voltou a não mostrar credenciais) são caras repetentes na ala esquerda, houve alguns erros e falta de tranquilidade entre os reforços Nuno André Coelho, Henrique, Ewerton e Palmeira. É neste capítulo que Leonardo Jardim terá mais dores de cabeça e preocupação, já que falta, claramente, uma referência defensiva e uma voz de comando . Por outro lado, há um meio-campo sem reparos e um leque de fortes promessas, onde Djamal, Pizzi, Guilherme e Zé Luís se assumem como pérolas.

Jovens promessas a ter em conta

Foram, sem dúvida, os grandes destaques do primeiro teste da época. E são dois dos mais jovens do plantel. Pizzi - que na época passada esteve emprestado ao Paços de Ferreira - protagonizou durante o mercado uma das mais sonantes notícias, com uma eventual transferência milionária para a Rússia, e voltou agora a ser protagonista, desta vez, pela classe e pormenor técnico diante do Freamunde.

A velocidade e inteligência do avançado mudou o jogo e ditou a reviravolta, com o jovem a desenhar as mais deliciosas jogadas e a oferecer os golos a Guilherme e Djamal.
Para além de Pizzi, que já deixou claro que pretende impôr-se no Sp. Braga, há outra jovem promessa a ter em conta: Guilherme. O irreverência e criatividade do médio brasileiro valem um lugar no plantel, quando paira no ar a possibilidade de o jogador rodar no Gil Vicente, cenário que se colocará caso Jardim dispense o médio. Mas Guilherme já revela ser um dos diamantes do novo grupo.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Magrão só espera luz verde de Kiev
BRASILEIRO firme na vontade de jogar no axa
   
Gerson Magrão está "empolgado com a possibilidade de jogar no Sp. Braga" e apenas falta a luz verde da parte do Dínamo Kiev para a mudança avançar. Quem é o garante é o empresário do jogador, Allison Costa, que tem acompanhado o processo desde a sua génese. De resto, o facto de a operação ser complicada e exigir algum tempo não abala a confiança do esquerdino, pelo que essa paciência será aliada da estratégia de António Salvador.

"O Sp. Braga é a prioridade do Gerson. Sabemos que o mercado está aberto até 31 de agosto e que estes processos levam o seu tempo. Todavia, quanto mais rapidamente surgir uma resolução, melhor, dado que ele está ansioso por voltar a jogar ao seu melhor nível", acrescentou o agente.


RECORD

JotaCC

Alerta máximo

A exibição de altos e baixos dos defesas-centrais do Braga no jogo da estreia, em Freamunde, acentuou a necessidade de contratar mais um jogador para aquele sector. Mas não poderá ser mais um. Terá de ser alguém experiente, de preferência na casa dos 30 anos, que chegue para ser titular indiscutível.

Num sector que sofreu uma profunda remodelação, com as saídas de Moisés, Rodriguez e Paulão, o Braga há muito procura um defesa-central, apesar de ter contratado três, concretamente Henrique, Ewerton e Nuno André Coelho. Mas falta um patrão. Paulão era o desejado, mas demorou a responder à proposta que lhe foi apresentada por António Salvador e acabou excluído das opções. A meio da semana, entretanto, o brasileiro assinou pelo Saint-Étienne. Gorada a renovação do contrato, o Braga viu-se novamente na obrigação de ir ao mercado. Ricardo Costa, do Valência, era um dos alvos, mas o internacional português tem propostas financeiramente muito vantajosas do Everton, Lázio e Parma. Isto, obviamente, caso não faça parte dos planos do clube espanhol para a nova temporada.

O Braga não quer perder tempo e está à procura de um central experiente que possa entrar de caras no onze titular. Henrique, Ewerton e Nuno André Coelho são vistos como jogadores de qualidade, mas precisam de alguém que lhes transmita confiança. Precisam de uma voz de comando. Essa lacuna tornou-se evidente no jogo com o Freamunde. A dada altura sucediam-se os maus passes, alguma falta de posicionamento, falhas de marcação e alguma dificuldade em sair com a bola controlada. Leonardo Jardim e Fernando Couto registaram essas falhas e tentam resolver a situação o mais rapidamente possível.


Como jogaram contra o Freamude

Henrique
Erro deixou-o nervoso

Titular na primeira equipa que o Braga apresentou esta época, jogou ao lado de Palmeira e realizou uma exibição de altos e baixos, com mais baixos do que altos. Um corte mal efectuado nos primeiros minutos deixou-o nervoso. Leonardo Jardim chamou-o à atenção, tentando corrigir os erros cometidos.

Nuno André Coelho
Lapsos e o penálti


Utilizado de início na segunda parte, jogou ao lado de Ewerton. Cometeu alguns lapsos, sobretudo a sair com a bola dominada. Por ser o central com mais cartel, falhou muito para o que se exige dele. Cometeu o penálti que resultou no golo do Freamunde. Num jogo oficial, teria sido expulso.

Ewerton
Ligado ao golo sofrido


Jogou ao lado de Nuno André Coelho em duas das três partes do jogo. Ficou directamente ligado ao golo marcado pelo Freamunde, pois estava a sair com a bola, perdeu-a e desse lance resultou o contra-ataque e o golo do adversário. Denotou dificuldades a sair a jogar e um ou outro passe mal efectuado.

Palmeira

Utilizado apenas na primeira das três partes, foi o que denotou menos problemas, o que não deixa de ser curioso, tendo em conta que até é o central que menos parece contar. Face à escassez de centrais, está no plantel para fazer número e também para ganhar experiência. Na próxima época irá rodar no Vizela.


Trio abre apetite para teste com o Brasov

Após o jogo-treino disputado em Freamunde, no sábado, o Braga gozou ontem um dia de folga e hoje regressa ao trabalho, com dois treinos (o da manhã será fechado e o da tarde será à porta aberta). Amanhã, a equipa arsenalista fará o segundo amigável da pré-época, defrontando os romenos do Brasov, equipa com nomes bem conhecidos dos bracarenses, como o treinador Toni e o guarda-redes Mário Felgueiras. Neste jogo, há, entre outros pontos de interesse, a curiosidade para saber se Djamal, Pizzi e Guilherme vão manter o mesmo nível exibicional que mostraram em Freamunde. Caso isso se confirme, os dois primeiros assumem-se como fortíssimos candidatos ao onze esta época, ao passo que o jovem brasileiro mostrará argumentos válidos para ficar no plantel, isto numa semana em que Leonardo Jardim tomará decisões no que toca a dispensas.


Só faltou o golo a Nuno

O primeiro teste do Braga, no sábado, em Freamunde, tinha em Nuno Gomes uma das principais atracções. O ponta-de-lança estreou-se com a nova camisola bem perto de Paços de Ferreira, onde marcou pela última vez pelo Benfica (dois golos a 21 de Março), e voltou a ter motivos para sorrir naquela zona. Além da vitória, por 2-1, exibiu-se a muito bom nível, participando na reviravolta no resultado e dando a ideia de jogar com Pizzi e Zé Luís, companheiros no ataque, há bastante tempo.

No fundo, só faltou mesmo o golo a Nuno Gomes para dar ainda mais brilho à estreia, muito aplaudida pelos adeptos bracarenses presentes em Freamunde. Na meia-hora em que esteve em campo - a última de três partes do jogo - o 21 esteve particularmente feliz no movimento que o caracteriza: recuar no terreno para servir os colegas de ataque. Em três ocasiões, assistiu Zé Luís de forma primorosa, sendo que em duas das quais deixou o cabo-verdiano isolado, na cara do guarda-redes.

Nuno Gomes foi ganhando confiança e, mesmo sem rematar, cheirou o golo duas vezes na área: numa parou a bola no peito, mas permitiu o corte do defesa quando se virou; e na outra chegou ligeiramente atrasado a um passe que o isolava. Amanhã, tem nova oportunidade para tentar facturar.


O JOGO

JotaCC

Benfica campeão de juniores

O Benfica sagrou-se ontem, em Lisboa, campeão nacional de juniores em ambos os sexos. Em masculinos, somou 293,5 pontos, contra 118 do Vidigalense e 53 do Sporting. Em femininos totalizou 162 pontos, ficando à frente do Sporting (133) e do Sporting de Braga (118). Indivividualmente, depois do recorde do dardo de Tiago Aperta  conseguido na véspera, ontem o destaque foram os três juniores que conseguiram mínimo para o Europeu: André Biveti (Sporting), que já tinha mínimos nos 100 m, venceu os 200 m com 21,64s; Diana Cerqueira (Mazarefes) ganhou os 200 m com 24,49 segundos; finalmente Elisabete Silva (Operário) venceu o dardo com 50,06 m.

O JOGO

Bruno3429

Alan tornou-se no novo capitão dos guerreiros
Por Pedro Manuel Couto

Decisão natural porque é uma das vozes mais respeitadas no balneário.

Alan foi o jogador escolhido para assumir o papel de capitão da equipa do SC Braga na nova temporada.

O brasileiro transforma-se na voz de comando no balneário, responsabilidade que não será difícil, porque é respeitado por todos e sabe conduzir o grupo nos momentos mais difíceis.

No último ano, Vandinho, Rodriguez e Moisés foram os jogadores que usaram a braçadeira de capitão, mas, curiosamente, não resta nenhum neste plantel bracarense e isso obrigou à escolha de um novo líder de equipa.

Tarefa fácil, e decisão natural, quando existe no grupo um jogador com as características e a experiência de Alan.

A Bola

Bruno3429

Regresso ao trabalho em dose dupla
Por Pedro Manuel Couto

O plantel do SC Braga regressou esta manhã ao trabalho, cumprindo, à porta fechada, a primeira de duas sessões agendadas por Leonardo Jardim para esta segunda-feira.

Ukra e Yazalde, ambos a contas com problemas físicos, não integraram o apronto.

Aníbal, defesa-central que se lesionou ao serviço da Selecção Nacional sub-20 e ficou arredado do Mundial da categoria, já se encontra em Braga para cumprir o processo de recuperação.

Os bracarenses voltam a treinar-se a partir das 17.30 horas, sessão aberta aos sócios e à Comunicação Social. Antes do treino, um jogador falará em conferência de Imprensa.

A Bola

JotaCC

Custódio: «Queremos vencer alguma prova»

O quarto lugar, ou algo mais, e vencer uma competição são os objectivos que Custódio quer ver o SC Braga alcançar esta temporada. O médio fez um curto balanço da pré-temporada e acredita que a equipa está no bom caminho.

«Tem-se falado no quarto lugar, mas se pudermos ficar na terceira posição não vamos ficar na quarta», disse Custódio, esta segunda-feira. «O clube está ansioso por conquistas e queremos vencer alguma prova», completou.

Sobre a semana de trabalho, a primeira sob as ordens de Leonardo Jardim, Custódio entende que as coisas estão a correr da melhor maneira.

«Temos uma semana de trabalho e há muita coisa para fazer, mas estamos no bom caminho para chegarmos ao primeiro jogo oficial com a lição bem estudada e com um SC Braga forte», confessou.

O SC Braga já realizou um encontro de pré-época, tendo ganho ao Freamunde por 2-1, e o próximo adversário é o Brasov, com arsenalistas e romenos a terem encontro marcado esta terça-feira, às 18 horas.


ZEROZERO


JotaCC

Pedro Seabra assina pelo ABC
depois de duas épocas no Sporting 

Pedro Seabra assinou no fim-de-semana um contrato, válido por duas temporadas, com o ABC, confirmando-se como o segundo reforço depois da entrada de José Pedro Coelho do Madeira SAD.

Aos 21 anos e depois de duas épocas no Sporting, Pedro Seabra dá um novo andamento à sua carreira desportiva.

RECORD

JotaCC

«Estou aqui para ganhar títulos» - Nuno André

Defesa-central diz que SC Braga «é um grande clube» e, como tal, «tem de atingir outros patamares». Conquista do título não é uma miragem.

«A integração está a ser fantástica. Cheguei a um grande clube e quero mostrar ao treinador que pode contar comigo», afiança Nuno André Coelho.

«Estou aqui para ganhar títulos», vinca o jogador, que não duvida da capacidade dos minhotos de lutar pelo título.

«Claro que sim! O Braga tem de atingir outros patamares. Ser campeão seria fantástico!», diz.



«Clube está ansioso por conquistas» - Custódio

Custódio dá voz à ambição do SC Braga para a época que se avizinha. Médio aponta ao quarto lugar da Liga, mas não enjeita posição melhor. «Vencer alguma prova» é objectivo a atingir.

«Temos uma semana de trabalho, há muita coisa para fazer mas estamos no bom caminho. Queremos chegar ao primeiro jogo oficial com a lição bem estudada e com um Braga forte», diz Custódio.

Quanto à classificação pretendida no final da época... «Tem-se falado no quarto lugar, mas, claro que se pudermos ficar na terceira posição não vamos ficar na quarta», observa, apontando ainda como objectivo «vencer alguma prova».

«O clube está ansioso por conquistas», atira.

A BOLA

Bruno3429

Custódio: «Vamos ter a lição bem estudada»
médio confiante para 1.º jogo oficial

Nas entrevistas rápidas que antecederam do treino da tarde, Custódio frisou a vontade e a ambição de "corresponder às expetativas do presidente, treinador e adeptos" e "ficar entre os quatro primeiros lugares".

O médio quer "vencer alguma das provas" porque "o clube está ansioso por conquistas".

Custódio lembrou que o plantel tem apenas uma semana de trabalho, decorrendo a natural adaptação a novos métodos do treinador e dos jogadores que chegaram ao clube.

"Há ainda muita coisa para fazer, mas vamos chegar ao primeiro jogo oficial com a lição bem estudada e com um Braga forte", assegurou


Nuno André Coelho: «Ser campeão seria fantástico»
Minhotos querem lutar pelo titulo

Nuno André Coelho afirmou, esta segunda-feira, que o clube minhoto também é candidato ao título de campeão nacionall e que "está ansioso por conquistas".

O jogador veio do Sporting, um crónico candidato ao título, mas chegou a Braga com vontade de também lutar pelo mesmo objetivo: "Claro que sim, o Sp. Braga tem que atingir outros patamares, tem subido gradualmente ao longo do tempo e espero atingir um dos quatro primeiros lugares. Ser campeão seria fantástico", disse André Coelho.

Individualmente, o central quer "mostrar a toda gente" o seu "valor" e a Leonardo Jardim que pode contar com a sua ajuda para a equipa "ganhar títulos".

Record

Bruno3429

Elderson ausente; Quim sai mais cedo
Por Pedro Couto

O lateral Elderson não marcou presença na sessão da tarde do SC Braga. O jogador deverá ter acusado o toque sofrido frente ao Freamunde e ficou no ginásio.

O guarda-redes Quim também teve de sair mais cedo da sessão, mas apenas por precaução. Ukra e Yazalde continuam a recuperar dos respectivos problemas.

O SC Braga regressa ao trabalho na terça-feira, às 9.30 horas. Depois, às 18 horas, a equipa dirigida pelo treinador Leonardo Jardim tem um particular marcado com os romenos do Brasov, no Estádio Municipal da Póvoa.

A Bola