News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/07

Started by JotaCC, 09 de July de 2011, 07:23

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luta pelos primeiros quatro lugares

Uma semana depois, a meta está já bem definida. E no pensamento de todo o grupo de trabalho. Lutar pelos primeiros quatro lugares do campeonato é a palavra de ordem de Leonardo Jardim desde que tomou o leme do Sp. Braga. Numa luta, diz o técnico, pelo título com os denominados grandes do futebol nacional.

"Em termos de objectivos classificativos, definimos as primeiras quatro posições. Não definimos ser primeiros, segundos ou terceiros, mas quem joga para as quatro primeiras posições não quer dizer que vá jogar para o quarto lugar", revelou o treinador, na conferência de imprensa que serviu para balanço da primeira semana de trabalho em Braga.

Para Leonardo Jardim, o mais forte candidato ao título na nova temporada será a "equipa que acabou de ganhar" [FC Porto], porque "tem a estrutura mais forte" e a "lógica de sustentação de ser ou não candidato é uma lógica de produtividade do ano anterior".
No entanto, é peremptório: o campeonato será disputado numa luta a quatro.

"O importante é ficar nos quatro primeiros lugares e direccionar forças para que isso aconteça. O Sp. Braga, neste momento, é uma equipa que ganhou o seu espaço e torna-se a quarta equipa em termos de resultados desportivos. O Sp. Braga também está a crescer pelo envolvimento e número de adeptos que tem. Hoje em dia, as equipas não são só pela qualidade dos jogadores, treinadores ou dirigentes, mas também pelo crescimento dos adeptos", frisou o técnico.

Quanto à pré-temporada, Jardim diz que os objectivos do primeiro ciclo de trabalho "foram atingidos", sobretudo em termos de "adaptação dos novos atletas ao clube e às novas metodologias de treinador", assim como, "consolidação dos aspectos físicos e tácticos".
"Os jogadores têm dado uma resposta positiva", garantiu o novo treinador.

Plantel vai emagrecer antes do estágio


Uma semana de trabalho e já uma garantia. O plantel é extenso, por isso, haverá uma primeira triagem na próxima semana. Actualmente, são 32 os jogadores que compõem o plantel do Sp. Braga neste arranque de temporada, sendo que nem todos vão integrar o estágio de pré-época, em Melgaço, a partir do próximo dia 17. Dispensas serão anunciadas brevemente.

"Numa primeira fase, o Sp. Braga terá que diminuir o número de atletas e na próxima semana iniciará essa etapa de diminuição de número de jogadores, depois teremos quinze dias de trabalho para detectar as carências em termos de plantel e pode ser que entrem dois ou três atletas", revelou Leonardo Jardim.

O técnico diz ser preciso emagrecer o grupo, daí que esteja já a observar ao pormenor todos os jogadores: "a primeira selecção será feita já na próxima semana. Esta primeira semana tive a preocupação de juntar toda a gente, dar as mesmas oportunidades, e realizar um jogo-treino [hoje, com o Freamunde] para os atletas terem hipótese de mostrar o que valem, onde terão os mesmo períodos competitivos semelhantes, para depois as minhas decisões se basearem em algo palpável e não em meras análises de currículos do passado", explicou.

Leonardo Jardim aponta como número "ideal" um plantel com 22/23 jogadores de campo e três guarda-redes, "acho que é o número suficiente para termos capacidade de nos apresentarmos nas quatro provas de uma forma qualitativa e, mesmo com lesionados, termos sempre qualidade do treino". "Um grupo com 26/27 jogadores era para mim o número ideal", reforçou.

Quanto à escolha dos capitães de equipa, é um assunto "que deixarei para depois do estágio". "Tenho que ver quais são os jogadores que encaixam no perfil. Um capitão terá de ser uma continuidade do treinador dentro da estrutura da equipa", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Aníbal Capela falha Mundial 2011

O central sofreu uma lesão impeditiva da sua participação na prova, que treinador e capitão lamentam

Aníbal Capela vai falhar o Mundial sub-20 de futebol, que vai decorrer, na Colômbia, entre 29 de julho e 20 de agosto.

O central do Braga, emprestado ao Vizela, lesionou-se num ligamento do joelho esquerdo, que uma ressonância magnética comprovou.

O treinador nacional, em declarações à página da FPF na net, publicadas esta sexta-feira, lamenta a perda de "um elemento importante... numa competição tão importante como é um Mundial".

Para Ilídio Vale, Capela é "um jogador de qualidade que poderia colocar em evidência o seu valor num grande palco, mas estou certo que terá oportunidade para o fazer em outras situações no futuro. Este é um momento que nos entristece e faço votos que melhore rapidamente".

O capitão Nuno Reis, falando em nome dos jogadores, sublinha que "era um elemento importante para o grupo, não só pelo seu valor desportivo, mas também pelo seu companheirismo e qualidades humanas", lamenta que o seu concorrente de posição falhe "um momento importante na sua carreira, mas estou certo que terá muitas outras oportunidades para brilhar ao mais alto nível".

RTP

JotaCC

Grupo para emagrecer
dispensas num PLANTEL QUE só TERÁ 25/26

Jardim (na foto) revelou que a partir da próxima semana dá início ao processo de emagrecimento do plantel. Neste momento, o treinador tem 32 jogadores ao seu dispor, embora Ukra e Yazalde estejam lesionados, e a ideia final é ficar com um grupo na ordem dos 25/26 elementos.

Assim sendo, e tendo em conta que ainda haverá, pelo menos, mais duas contratações, há muita gente a dispensar antes da entrada no estágio de Melgaço (dia 17). "Preferi dar oportunidade a todos, pois quero tomar decisões com base em algo palpável e não apenas pelo mero currículo do passado", clarificou Jardim, sabendo que "a qualquer momento as ideias podem ser alteradas em função do que der o mercado".

RECORD

JotaCC

Jardim não exclui candidatos

Se Domingos Paciência ignorou ou não o Braga quando afirmou que a luta pelo título seria a três, só o treinador do Sporting o poderá dizer. No entanto, Leonardo Jardim tem uma opinião oposta à do antecessor no cargo de técnico do Braga. "O que posso dizer é que o campeonato será disputado por 16 equipas, porque não quero deixar ninguém de fora. Ao longo do campeonato é que vamos verificar por que objectivos as equipas lutam", declarou o madeirense com um sorriso maroto, em forma de indirecta para Domingos, até porque os bracarenses partem para esta época com os mesmos níveis de ambição das últimas épocas. "O nosso objectivo passa por terminar nos quatro primeiros lugares. O que não definimos foi acabar em terceiro, segundo ou primeiro. Agora, quem joga para os quatro primeiros lugares...", atirou Jardim, deixando para os bons entendedores o remate final na afirmação.

Por força dos êxitos obtidos em 2010/11, Leonardo Jardim coloca o FC Porto na "pole position" da corrida pelo ceptro de campeão, mas os dragões, tal como o Braga, não têm um calendário meigo. Pelo menos no início. Contudo, Jardim dá pouca importância a esse facto. "Não existem calendários fáceis ou difíceis, porque temos de jogar com todos os adversários, que apresentam um grau de dificuldade muito grande. Por isso, a perspectiva é de entrar bem no campeonato", revelou.

Apesar disso, as preocupações de Leonardo Jardim neste momento são outras. A escolha do capitão, por exemplo, será uma das próximas decisões do treinador madeirense, que, também neste assunto, não exclui ninguém da lista. No entanto, o perfil está definido. "Na minha forma de ver, quando conseguimos aliar esses dois factores [mais anos de casa e mais experiência no futebol português], é bom. Quando não conseguimos, dou mais importância a um elemento que consiga traduzir de uma forma mais real as ideias da equipa técnica ao grupo e a toda a estrutura", explicou. O substituto de Vandinho será conhecido "após o estágio".


"Magrão e Michel referenciados"

O objectivo de Leonardo Jardim na próxima semana será "diminuir o número de atletas" do plantel. Nesta altura, porém, é de hipotéticas entradas que mais se fala. Gerson Magrão e Michel são dados como reforços quase garantidos, mas o treinador colocou ontem um travão no fluxo jornalístico. "É normal que exista algum acompanhamento dos atletas que têm sido apontados. Se depois forem reunidas as condições financeiras para a aquisição desses atletas, irão ser contratados. Se não, passarão ao lado. É o que acontece com o Michel e o Magrão, que estão referenciados pelo clube. Mas do referenciado ao assinar ainda vai uma longa distância", frisou Jardim, que até ao fecho das inscrições espera ainda a contratação de mais dois ou três jogadores. "O eixo central da defesa necessita de mais um atleta. Depois, veremos se existe a possibilidade de contratar um jogador mais ofensivo para o meio-campo, que, se for esquerdino, poderá dar-nos mais algumas respostas", explicou o madeirense.


Nuno André Coelho é a voz de comando

Uma das preocupações de Leonardo Jardim será trabalhar o quarteto defensivo, totalmente remodelado em relação à época passada.

Hoje, em Freamunde, o técnico madeirense vai apresentar o seu primeiro onze como treinador do Braga. Entre as curiosidades da equipa titular merece destaque o quarteto defensivo. Pelo que se viu no treino de ontem de manhã, Nuno André Coelho poderá vir a assumir um papel preponderante. O ex-jogador do Sporting esteve constantemente a dar indicações aos companheiros de sector, ou seja, uma espécie de voz de comando. Nos exercícios específicos, ao seu lado jogou Ewerton, central brasileiro contratado ao Corinthians Alagoano. Como laterais, a aposta recaiu em Rodrigo Galo (ex-Gil Vicente) e em Imorou, internacional do Benim.

Estes jogadores trabalharam aspectos defensivos, com os mais recuados do meio-campo, enquanto outro grupo, constituído por jogadores de características ofensivas, fez exercícios de circulação de bola e de ataque.


Sete mil lugares anuais já foram renovados

A renovação dos lugares anuais está a decorrer a um excelente ritmo. A dois dias de expirar o prazo já foram renovados aproximadamente sete mil lugares. A partir de segunda-feira, esta operação entra na segunda fase (troca de lugares), seguindo-se a compra, a última fase.



Baptismo em Freamunde

O Braga faz hoje, em Freamunde, o primeiro jogo da "era Jardim" e versão 2011/12. O particular com a equipa de Nicolau Vaqueiro suscita uma natural curiosidade, não só por ser a primeira oportunidade para ver a equipa jogar, mas também por assinalar a estreia de Nuno Gomes, o mais mediático reforço, com a camisola do Braga.


Desacordo por Magrão

Magrão ainda não é jogador do Braga pelo facto de ainda não ter sido alcançado um acordo de verbas entre as partes envolvidas no negócio. Essa, de resto, é a principal razão pela qual o brasileiro ainda não recebeu autorização por parte do Dínamo de Kiev - clube a que está vinculado - para conversar com os bracarenses.


O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga assume interesse em Magrão e Michel

O técnico do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, confirmou, ontem, que os guerreiros do Minho estão interessados em contratar o médio Magrão (Dínamo de Kiev) e o avançado Michel (Penafiel). O treinador garantiu revelou que os arsenalistas têm capacidade para ombrear com FC Porto, Benfica e Sporting na luta pelos primeiros lugares. Hoje, pelas 18h00, os minhotos realizam o primeiro teste da época, em Freamunde, com a turma local. 

Diario do Minho