News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/06

Started by JotaCC, 01 de June de 2011, 07:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

O «puzzle» de Leonardo Jardim

Leonardo Jardim não estará, assim, longe de ser confirmado como o sucessor de Domingos, quando se abre um novo ciclo no clube minhoto, e para as aventuras que se seguem há um plano mais que definido e que compreende uma reformulação profunda das opções.

O puzzle vai sendo montado, há já três nomes oficialmente garantidos no Braga de 2011/12, sobram ainda muitas mais aquisições para realizar, mas com a SAD em pleno domínio da situação e a trabalhar em várias frentes para cobrir as necessidades existentes em todos os sectores do plantel.

Da baliza ao ataque, há espaço, pelo menos, para mais sete ou oito novos jogadores, número entendido como suficiente para a garantia de equilíbrio nas soluções.

A BOLA

JotaCC

Rodrigo Galo: "Sp. Braga é um grande clube"

"O Sp. Braga é um grande clube. Um dos melhores". É desta forma que Rodrigo Galo revela a satisfação por ter assinado contrato com o emblema arsenalista para as próximas quatro temporadas. O médio ex-Gil Vicente - que falou à margem da homenagem da autarquia de Barcelos à equipa campeã da Liga de Honra - chega a Braga depois de ter festejado o título de campeão nacional ao serviço dos gilistas e de ter sido uma das peças-chave do sucesso da equipa de Paulo Alves na temporada que agora encerrou.

O excelente percurso do médio brasileiro motivou o negócio em Janeiro, contratação oficializada, ontem, pelo clube arsenalista. Galo rubricou contrato válido para as próximas quatro épocas, até ao final de 2014/15.
"É um grande salto na minha carreira. O Sp. Braga é um grande clube, tem uma óptima equipa e é um dos melhores a nível nacional", revelou o polivalente brasileiro, que jogou nas últimas três épocas no Gil Vicente.

Rodrigo Galo quer agora "descansar nas férias" depois de um campeonato "desgastante" na segunda Liga e "voltar com todo o fôlego para fazer uma boa época".
"Quero afirmar-me na equipa do Sp. Braga e fazer um bom campeonato", realçou o novo reforço bracarense.

Juntamente com Galo, de Barcelos chega a Braga o avançado Zé Luís (ainda não oficializado), o único jogador que, para já, o brasileiro conhece: "é o único que conheço, mas isso depois acontece com o decorrer do tempo, haverá mais intimidade com os colegas de equipa".
Agora, acrescentou, "é desejar boa sorte para quem vai ficar no Gil Vicente e boa sorte para mim também que vou para Braga e espero fazer uma boa época".

Ao site oficial do Sp. Braga, o médio, de 24 anos, confessou: "há muito tempo que sonhava com este dia e hoje posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo. Vou ser mais um 'guerreiro do Minho' para ajudar o Sp. Braga a conquistar os seus objectivos".


E agora?

Dissidências


autor
Grito Bracarense


Confesso que tem sido com tristeza que tenho vindo a assistir à desagregação do plantel do Sporting Clube de Braga. Depois do rei Domingos Paciência, foram os príncipes Artur Morais, Vandinho e Sílvio. E agora parece que vão sair Rodriguez, Káká e Paulão. E nem sei quem mais. Isto atinge fundo qualquer adepto que se preze e que se tenha entregue ao longo da época...

Parece que já temos um novo treinador... Leonardo Jardim. Bem... só espero é que este Leonardo Jardim seja primo do outro Jardim lá da Madeira e que tenha igualmente a sua fibra para levar o Braga pela senda do sucesso. Ai pois é, agora não queremos a coisa por menos... Depois de disputarmos uma final da Liga Europa, as expectativas para o novo ano futebolístico são elevadas... muito eleva- das mesmo!

Mas como também não há muito mais a falar esta semana sobre o Sporting de Braga, falemos hoje sobre outras coisas. E que tal se começássemos pela vitória do Barcelona sobre o Manchester United? Parece que um dos golos (e por sinal, único) do Manchester foi feito em fora de jogo... Mas que interessa isso? Aposto que a equipa de arbitragem deixou passar essa irregularidade para que o jogo não perdesse interesse...

Apesar de terem ganho a tão almejada Taça da Champions, aposto que a equipa do Barcelona deve estar frustrada... É que eles ganham, com futebol espectáculo, ao Real Madrid de Mourinho, e les ganham, praticando futebol de outro mundo, ao Manchester United de Sir Alex Ferguson. Ou seja, eles não têm nenhum adversário que lhes faça frente, eles não têm nenhum adversário à altura. Diga-me lá estimado leitor se é ou não frustrante...

A solução está na NASA, por-que só este organismo espacial pode tentar encontrar vida nou-tro planeta e, consequentemente, encontrar alguma equipa de futebol que consiga realmente fazer frente ao Barcelona, para que o Barça tenha, finalmente, o prazer de jogar uma partida de futebol a sério, de igual para igual. É que aqui no planeta Terra parece que está impossível essa tarefa... Por tudo isso, o Barcelona não é uma equipa... o Barcelona é "A Equipa"!

Apesar da supremacia do Barça, estou "em pulgas" para assistir à Supertaça Europeia, entre o Barcelona e o Porto, que se jogará a 26 de Agosto no Mónaco.
De uma coisa tenho a certeza: o Porto vai ultrapassar os 301 passes certos realizados pelo Manchester na final de Wembley e vai ultrapassar também as quatro tentativas de golo realizadas pelo Manchester...

Portugal defronta a Noruega no próximo sábado no Estádio da Luz, a contar para o Euro 2012, e só espero que tudo corra bem, principalmente com Eduardo.
Recordo aqui que quando Portugal jogou na Noruega, o nosso guardião Eduardo escorregou num bacalhau e pimba... golo para os noruegueses!

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Oito peças para acabar o puzzle

Leonardo Jardim não terá os problemas vividos por Domingos Paciência no arranque da época transacta. A um mês exacto da época começar para o plantel bracarense, o novo desenho já tem esboços bem definidos e, para o puzzle ficar completo, quase só falta fechar a defesa. O Braga contratará, daqui até ao fim do mercado, mais oito jogadores, sendo que aí não se incluem os nomes de Zé Luís e Djamal, há muito fechados mas por oficializar.

Estas contas pressupõem que ninguém seja transferido ou dispensado após mostrar as suas qualidades ao novo técnico. Nessas condições, o Braga irá ao mercado para as devidas compensações. Se tudo correr como o previsto, então são mesmo oito os jogadores que faltam contratar: um guarda-redes, dois laterais-direitos, quatro defesas-centrais e um médio-ofensivo. Lateral-esquerdo, trinco, extremo e avançado são os lugares já fechados.

A diferença de valores pretendidos por Miguel Garcia e oferecidos pelo Braga abrem à SAD um problema inesperado. Para a esquerda há três jogadores e o novo treinador até terá de dispensar um. Mas para a direita são precisos dois, uma vez que Rodrigo Galo, não obstante poder jogar como lateral, entra neste plantel como uma espécie de joquer: pode ser lateral, médio ou extremo.

O grande problema é mesmo o eixo do sector mais recuado. Rodriguez já foi para o Sporting, Paulão não renovará e Kaká tem ordens do Hertha de Berlim para se apresentar. Aníbal até podia manter-se como quarto central, mas o departamento técnico entende que o jovem precisa de consolidar a aprendizagem e jogar muito. O empréstimo é, por isso, o cenário mais provável. Nuno André Coelho há muito foi adiantado por O JOGO como o preferido. Kanu, do Standard de Liège é possibilidade, mas Marcos António, nome também lançado a circular, não virá do Rapid de Bucareste.

Para a baliza, falta mais um guarda-redes, mas não tem de ser um nome sonante, pois Quim oferece garantias e Marcos não lhe fica muito atrás.

Contas feitas, o défice numas posições é proporcional à fartura noutras. E ainda há Diogo Valente, Fernando Alexandre, Pizzi e Yazalde, quatro emprestados na última época que podem também integrar o plantel. Pizzi deve ser vendido, mas os outros três estarão sujeitos a uma decisão técnica.


Falta o Picasso para um miolo todo pintado

Três trincos - Custódio, Djamal e Vinícius - de inegável valia e dois médios de transição como Hugo Viana e Salino são suficientes para atacar a nova época, principalmente porque Rodrigo Galo é polivalente. No meio-campo ofensivo é que falta um concorrente para Mossoró, algo que em 2010/11 também faltou. Darragi é o eleito e nesta fase tudo aponta para que o negócio com o Picasso tunisino se faça. Mas há mais referenciados.

Nova linhagem de avançados para os mesmos extremos


As contratações de Douglas e Zé Luís, bem como a provável permanência de Meyong, indicam desde já uma mudança de estilo de jogo. Domingos Paciência preferia avançados rápidos e móveis aos que acrescentam mais presença na área. Sem Matheus, vendido ao Dnipro, entre os jogadores com essas características restam Lima e Keita, que acumula os dois estilos. Já Douglas e Zé Luís, caras novas, são verdadeiros pontas-de-lança, fortes de cabeça e a jogar na pequena área. Mas os reajustes não se alargam aos extremos do campo. Com excepção do polivalente Rodrigo Galo, o Braga manterá os extremos de 2010/11: Alan, Ukra, Paulo César e Hélder Barbosa.

Quim faz ganhar tempo

A completa disponibilidade de Quim permite que o Braga faça a gestão da baliza com tempo e de forma cuidada. É que além do internacional português ainda há Marcos com contrato e, por isso, não há pressa para contratar um novo guardião. Nos seus quadros, o Braga tem ainda Mário Felgueiras, Diego, e Cristiano, mas nenhum vai integrar o plantel.

Deserto à direita

A direita da defesa é, para já, um autêntico deserto. O Braga só tem laterais canhotos - Elderson, Imourou e Marco Ramos - e um será dispensado, sendo o português o candidato. Na direita, duas vagas em aberto e no meio outras quatro, embora Nuno André Coelho e Kanu estejam na frente por duas delas. É pouco, porém.

13 | O plantel arsenalista terá 13 caras novas em relação à temporada passada. Cinco já estão contratados - Imourou, Galo, Djamal, Douglas e Zé Luís - e para os outros oito lugares há vários referenciados. Ao todo, as novidades representam metade do grupo final.

3 | Diogo Valente, Fernando Alexandre e Yazalde. Excluam Pizzi - deve ser vendido - e estes são os três ex-emprestados que, pela época feita, mais hipóteses têm de regressar à base. Nenhum é carta certa nem fora do baralho. Jardim decidirá, antes ou depois de os observar.


Darragi encaminhado para três temporadas

O negócio por Darragi conheceu evolução nos últimos dias, ao ponto de o jogador tunisino já estar envolvido no processo que, tudo indica, será resolvido a favor do Braga e com o médio a assinar por três anos.

O presidente do Esperánce de Tunis não quer mesmo vender o jogador, pelo facto de apostar na reconquista da Taça dos Campeões Africanos, perdida em 2010 para o Mazembe, que chegaria à final do Mundial de Clubes com o Inter de Milão. Mas, com apenas mais um ano de contrato, Darragi quer sair imediatamente, certo da valorização que terá na Europa e fascinado com a possibilidade de representar o finalista da Liga Europa.

A arma de António Salvador é precisamente essa e o jogador está a forçar a saída, ao mesmo tempo que o Braga procura seduzir o clube tunisino com valores apetecíveis para aquela realidade. Um jornal daquele país falou em 400 mil euros, mas a SAD minhota costuma comprar ainda por menos. De uma forma ou outra, são diferenças que não parecem capazes de fazer o negócio abortar.



Rodrigo Galo é a pessoa mais feliz do mundo

A contratação de Rodrigo Galo ao Gil Vicente foi ontem oficializada, depois de o jogador passar pelo Estádio AXA para ser fotografado e vestir pela primeira vez com a camisola arsenalista. "Há muito tempo que sonhava com este dia e agora posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo", expressou o polivalente jogador, que apesar de estar mais talhado para jogar como lateral ou extremo- direito, também pode actuar no meio-campo. "Vou ser mais um Guerreiro do Minho para ajudar o Braga a conquistar os seus objectivos", disse ainda, vincando implicitamente que está à disposição do treinador para alinhar na posição em que mais jeito der à equipa.

Com 24 anos, Rodrigo Galo assinou por quatro temporadas com os bracarenses. A presença no próximo plantel é o objectivo imediato, sendo que o Gil Vicente já se colocou na linha da frente se a decisão dos arsenalistas for emprestar o jogador. Para já, nada indica esse caminho, pois a ideia é que o brasileiro faça a pré-época e se mostre a Leonardo Jardim, que depois decidirá a melhor solução.

Ao Gil Vicente foi também contratado Zé Luís, avançado cabo-verdiano, que será oficializado nos próximos dias.

Sevilha escolheu Paulão e vai apresentar proposta

O JOGO já tinha dado conta do interesse do Sevilha em Paulão e ontem foi a Imprensa espanhola a confirmá-lo. De acordo com as notícias, os andaluzes querem um defesa barato e escolheram Paulão. Agora vão fazer uma proposta concreta, depois de já o terem sondado.

Promovido Vilaverdense será satélite não oficial

O Vilaverdense, recém-promovido à III Divisão, receberá vários ex-juniores do Braga a partir de Julho. O clube de Vila Verde - ao lado de Braga - não substitui o satélite Vizela, mas complementa-o para acolher os juniores que menos impacto tiveram na época finda.


Sporting em queda livre contraria estabilidade

O que sobra em cadeiras vazias nos diversos palcos do futebol português, que surge na 11ª posição no top 20 dos países europeus com melhores médias de assistências em 2010/11, com 10.056 espectadores por jogo, falta em acções de marketing. É a convicção de Daniel Sá, director do IPAM (Instituto de Gestão e Marketing), que traça um surpreendente cenário de estabilidade em Portugal, depois de se ter debruçado sobre o panorama das assistências no futebol europeu, analisando mais de 300 clubes de 20 países. Apesar da crise, as médias de assistências não se alteraram muito nas últimas cinco épocas e até poderá falar-se num conservadorismo positivo do FC Porto, interrompido somente pelo título alcançado pelo Benfica em 2009/10. "Foi o efeito Jorge Jesus, fase I", gracejou. O único caso realmente preocupante chama-se Sporting (média de 24.857), cada vez mais distanciado dos rivais Benfica (38.146) e FC Porto (36.986). O fosso já se manifestava em 2006/07 (32.000), mas ao fim de cinco anos transformou-se numa cratera em Alvalade. Já lá vai o tempo em que fazia todo o sentido o célebre "só eu sei por que não fico em casa".

De acordo com o estudo apresentado por Daniel Sá ontem em Aveiro, mesmo a dois passos de um dos elefantes brancos do futebol português (Municipal de Aveiro), há um desequilíbrio evidente nas médias de assistências do campeonato nacional, com dois clubes acima dos 30 mil espectadores, um acima dos 20 mil, dois (Braga e Guimarães) acima dos 10 mil e, por fim, 11 com valores de assistências abaixo dos 10 mil. O cenário é quase o mesmo em termos de taxa de ocupação, embora com o FC Porto a liderar, com um valor de 73,39%. "Há sete segmentos de adeptos. Os clubes portugueses só estão a atrair dois: primeiro, os que compram lugares cativos e os membros das claques; depois, os sócios que assistem a todos os jogos em casa", alegou o director do IPAM.

O JOGO

JotaCC

Ricardo Lemos na comunicação

Ricardo Lemos vai assumir o cargo de director de comunicação do Benfica no início da nova época desportiva. O ex-jornalista do jornal O JOGO vai deixar a chefia do departamento de comunicação e marketing do Sporting de Braga, onde exerceu funções nas últimas três temporadas, e mudar-se para o Estádio da Luz.

João Gabriel não abandona o Benfica, antes passa a exercer funções superiores, subindo degraus na hierarquia da SAD. Recorde-se que João Gabriel foi assessor de Imprensa de Jorge Sampaio na Presidência da República e adjunto do presidente executivo da Amorim Turismo antes de assumir a direcção do departamento de comunicação do clube encarnado, em Maio de 2008.

Ricardo Lemos foi editor da secção Benfica do jornal O JOGO desde Outubro de 2003 a Maio de 2008, depois de ter acompanhado de perto também o Sporting e a Selecção Nacional. No passado, chegaram a circular rumores sobre uma eventual entrada para o departamento de comunicação do Benfica, dada a relação de confiança que mantém com Luís Filipe Vieira, mas só agora se reuniram condições para que tal acontecesse. O ex-jornalista, que ontem comemorou 34 anos, volta assim a trabalhar com Jorge Jesus, com quem se cruzou durante uma temporada, ainda no Sporting de Braga.


O JOGO

JotaCC

Parceria será decisiva para resgatar Darragi
CRAQUE TUNISINO QUER MUDAR-SE PARA O MINHO

A SAD arsenalista aposta forte na contratação de Oussama Darragi. O tunisino, que Record colocou na rota do Estádio Axa a 24 de maio, é o grande craque do Espérance, o maior clube do país, e que se tem mostrado renitente a permitir a sua saída devido à forte aposta na Liga dos Campeões de África. É que, na época passada, o emblema do magrebe foi batido pelos congoleses do Mazembe na final e perdeu a ida ao Mundial de Clubes, causando enorme desgosto.

Todavia, os valores envolvidos são de monta e o Sp. Braga procura realizar uma parceria que permita ao jogador valorizar-se numa montra com a visibilidade que a presença na final da Liga Europa permite augurar. Nesse cenário, o investimento da SAD seria de 400 mil euros, com Darragi a assinar um contrato por 3 temporadas. O médio criativo, que é conhecido como "Picasso", já foi confrontado com o interesse bracarense e remeteu a decisão para o final do campeonato tunisino, em meados de julho.


RECORD

JotaCC

Sporting de Braga

Rodrigo Galo foi apresentado

O médio brasileiro de 24 anos, que jogou nas últimas três épocas no Gil Vicente (promovido à Liga de Honra), foi ontem confirmado como contratação do Sporting de Braga, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas. 'Há muito tempo que sonhava com este dia e posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo. Vou ser mais um «Guerreiro do Minho» para ajudar o Sporting de Braga a conquistar os seus objetivos', disse Rodrigo Galo, citado pelo «site» oficial dos bracarenses, realçando o facto de ter chegado a 'um dos melhores clubes portugueses da atualidade'.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Djamal desejava ser Guerreiro desde pequenino

Depois de Imorou, Douglas e Rodrigo Galo, o SC Braga oficializou esta quarta-feira a contratação de Djamal, antigo médio do Beira-Mar, que chega ao Minho por indicação de Leonardo Jardim. O contrato do internacional é válido por quarto épocas, ou seja, até Junho de 2015.

Em declarações à página oficial do SC Braga, Djamal disse ter concretizado um sonho antigo: «Cheguei a um clube de top em Portugal, sendo este um desejo que tinha desde pequeno. O SC Braga, hoje em dia é um dos clubes mais organizados e ambiciosos em Portugal, por isso aceitei de imediato o convite. Estou orgulhoso por poder vestir esta camisola e prometo que tudo irei fazer para respeitar este símbolo.»

A BOLA


JotaCC

Djamal assina por quatro épocas
jogador diz estar orgulhoso
   
O Sp. Braga oficializou no site oficial a contratação de Djamal. O contrato é válido até ao final da temporada 2014/15.

"Cheguei a um clube de top em Portugal, sendo este um desejo que tinha desde pequeno. O Sp. Braga, hoje em dia é um dos clubes mais organizados e ambiciosos em Portugal, por isso aceitei de imediato o convite. Estou orgulhoso por poder vestir esta camisola e prometo que tudo irei fazer para respeitar este símbolo", disse o médio.


RECORD

JotaCC

OFICIAL: Djamal no Sp. Braga
Médio ex-Beira Mar assina contrato válido por quatro épocas.

O Sp. Braga oficializou nesta quarta-feira a contratação de Djamal, médio oriundo do Beira Mar que assina um contrato válido por quatro épocas.

«Cheguei a um clube de top em Portugal, sendo este um desejo que tinha desde pequeno. O Sp. Braga, hoje em dia, é um dos clubes mais organizados e ambiciosos em Portugal, por isso aceitei de imediato o convite. Estou orgulhoso por poder vestir esta camisola e prometo que tudo irei fazer para respeitar este símbolo», disse o jogador, em declarações reproduzidas pelo site dos «arsenalistas».

O internacional líbio assumiu-se, na terceira época ao serviço do Beira Mar, como uma das figuras da Liga, e acompanha o técnico Leonardo Jardim, ainda que esta mudança não esteja oficializada.

MAIS FUTEBOL