News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/05

Started by JotaCC, 28 de May de 2011, 07:48

Previous topic - Next topic

JotaCC

Kanu e Cristiano na mira

Defesa-central brasileiro pode reencontrar Leonardo Jardim, desta vez no Minho. Extremo também é desejado.

O SC Braga prepara forte investida no mercado no sentido de reforçar a equipa para a próxima temporada.

O central Kanu, que começou a época no Beira-Mar e conclui-a no Standard de Liège, está a tratar da rescisão com o clube belga, pois tem um contrato de três anos à sua espera na cidade dos arcebispos.

Coincidência ou não, Leonardo Jardim, de quem se diz ser o próximo técnico do SC Braga, sempre apreciou as qualidades de Kanu, elogiando sobretudo a sua atitude nos treinos.

Mas as caras novas na pedreira não se ficam por aqui. Cristiano, extremo-esquerdo que se notabilizou ao serviço do Paços de Ferreira, também poderá ser jogador do SC Braga nos próximos dias.


A BOLA

JotaCC

Nuno André Coelho
Braga agrada-me mas falta acordo"

Já não falta muito para Nuno André Coelho ser jogador do Braga. O defesa-central continua a encarar "com bons olhos" a possibilidade de jogar no clube minhoto, mas a verdade é que ainda não foi selado o acordo com a administração da SAD. "Ainda não cheguei a nenhum acordo com o Braga", garantiu a O JOGO, adiantando que tal não podia ter acontecido, atendendo a que "ainda" não foi "abordado para ter uma reunião com o presidente".

Nuno André Coelho sabe, no entanto, que "há interesse do Braga" nos seus serviços, mas "mais nada neste momento", adiantando que está "de férias e aberto a propostas". Seja como for, a Cidade dos Arcebispos seria um destino aprazível: "É um clube que me agrada e era uma boa hipótese de relançar a carreira, pois o clube tem agora outra visibilidade".

Os franceses do Saint-Étienne e os italianos do Palermo também estão na corrida pelo jogador, que ao serviço do Sporting fez apenas nove jogos na edição 2010/11 da Liga Zon Sagres.


Salvador já prepara época com Jardim

Se é que ainda havia dúvidas quanto ao treinador do Braga para a próxima época, ontem ficaram totalmente dissipadas. Leonardo Jardim é o senhor que se segue a Domingos Paciência. Ontem, no Porto, António Salvador, presidente da SAD do Braga, e o treinador madeirense começaram a planificar a época 2011/12, isto para além de terem feito os acertos finais num contrato de trabalho que deverá contemplar duas temporadas.

O novo treinador far-se-á acompanhar pela equipa técnica que com ele trabalhou em Aveiro: o adjunto Miguel Moita; o preparador-físico António Vieira; e o treinador de guarda-redes Carlos Pires. Leonardo Jardim, de 36 anos, revelou-se em 2009/2010, quando, pela primeira vez na sua carreira, treinou o Beira-Mar e levou os aveirenses ao título nacional da II Liga. Na temporada passada, Jardim decidiu deixar, de mote próprio, o Beira-Mar quando estavam decorridas 21 jornadas da Liga Zon Sagres. Estávamos em finais de Fevereiro e já então se falava do Braga.


Cristiano na lista de alvos

Livre para decidir o futuro depois de uma efémera passagem pelo Sporting, na qual não foi tão utilizado quanto gostaria por questões contratuais, Cristiano tem no Braga um dos clubes interessados em recebê-lo neste defeso.

Os arsenalistas têm vasculhado o mercado à procura de mais soluções para as alas, já que Paulo César pretende deixar o clube e Hélder Barbosa não teve o rendimento que todos esperavam, e vêem no brasileiro de 27 anos alguém com capacidade para concorrer com Pizzi por um lugar no lado esquerdo do ataque. As negociações, de resto, já estão em andamento há algum tempo e poderão ser concluídas aquando das de Nuno André Coelho, ou não tivessem ambos o mesmo agente. Ao que O JOGO apurou, há apenas um cenário que poderá desviar Cristiano da Cidade dos Arcebispos: a mudança de José Couceiro para a Turquia, mais concretamente para o Bursaspor, pois o treinador português aprecia bastante as qualidades do ex-leão.

Depois da experiência no PAOK, ao qual chegou em Janeiro de 2010 a pedido de Fernando Santos, Cristiano acedeu ao apelo do Sporting e regressou a Portugal, onde se notabilizara ao serviço do Paços de Ferreira.

Em Alvalade, contudo, o atacante só fez cinco jogos, mas não porque Couceiro não o desejasse ter utilizado mais vezes. O problema foi o contrato assinado entre as partes quando a transferência ficou consumada, que previa a renovação automática do vínculo do brasileiro, que expira a 30 de Junho, se este cumprisse no mínimo oito jogos. Como a Direcção dos leões não queria correr o risco de estar a renovar com alguém que poderia não fazer parte dos planos de Domingos Paciência, como veio a confirmar-se, deu indicações ao treinador interino para gerir a sua utilização com pinças.

Velocidade e técnica impressionaram o Paços

Cristiano foi descoberto pelo Paços de Ferreira há sete épocas, quando ainda representava o modesto São Raimundo, de Manaus. Na altura, os responsáveis pacenses ficaram impressionados com a velocidade e a capacidade técnica do atacante, ainda que tais características o levassem a agarrar-se um pouco à bola. Com a chegada à Europa (2005/06), porém, o brasileiro começou a adaptar o seu estilo de jogo e, com José Mota e Paulo Sérgio, começou a dar nas vistas dentro... e fora do relvado. É que a sua saída da Mata Real, em 2009/10, foi pouco pacífica.

Percurso de Cristiano

Época Clube Jogos Golos marcados

2005 São Raimundo - -

2005/06 Paços de Ferreira 8 2

2006/07 Paços de Ferreira 26 2

2007/08 Paços de Ferreira 29 2

2008/09 Paços de Ferreira 33 8

2009/10 Paços de Ferreira 25 11

2009/10 PAOK 9 -

2010/11 PAOK 9 -

2010/11 Sporting 5 -


Renovação de Miguel Garcia na próxima semana

Miguel Garcia ainda não chegou a acordo para prolongar o vínculo com o Braga - em princípio por mais três anos -, mas tudo indica que o definitivo "sim" será dado na próxima semana. Depois de ter revelado que a renovação de contrato com os bracarenses poderia ficar resolvida até ao final desta semana, ou seja, que daria uma resposta, afirmativa ou não, Miguel Garcia foi obrigado a adiar essa decisão. O experiente lateral-direito, que em Dublin voltou a perder a possibilidade de vencer uma competição europeia - também havia sido titular em 2005 pelo Sporting, contra o CSKA de Moscovo, na final da Taça UEFA -, está a gozar férias em Itália, razão pela qual não teve hipótese de se deslocar a Braga.

Curiosamente, as alternativas à permanência no clube que o contratou ao Olhanense passam precisamente por Itália. Tanto o Atalanta como o Siena, que concretizaram esta temporada o desejado regresso à Serie A, já manifestaram interesse na contratação de Miguel Garcia. A preferência deste parece, no entanto, pender para a continuidade em Braga, estando agora tudo dependente de uma contraproposta que apresentou à SAD liderada por António Salvador.


Rodriguez assinou

A contratação de Alberto Rodriguez por parte do Sporting, firmando o defesa-central peruano, como O JOGO oportunamente deu conta, um contrato por quatro anos, foi "relativamente fácil", como assegurou ontem, em Alvalade, o director-geral desportivo, Carlos Freitas, durante a apresentação oficial do atleta. Aliás, Alberto Rodriguez, na cerimónia em que vestiu pela primeira vez a camisola verde e branca, deixou bem clara a razão da escolha que o levou a deixar o Braga, finalista vencido da Liga Europa da última temporada, para ingressar no Sporting, quando, recorde-se, tinha terminado o vínculo laboral com o emblema arsenalista e propostas em carteira não lhe faltavam. "Escolhi o Sporting porque me deram as condições para poder ingressar no clube, creio que fiz uma boa escolha. Vou dar tudo de mim", assegurou.

El Mudo, alcunha justificada pelas poucas palavras proferidas ontem, diz que nem "ouviu falar" do alegado interesse do Benfica no seu concurso, sublinhando que "o importante é ter assinado pelo Sporting", pois, revelou, "este é o ponto mais alto da minha carreira". "É um clube com outras ambições e dimensões [relativamente ao Braga]. Um clube grande", acrescentou, reconhecendo o agora sócio 87 783 que a contratação de Domingos Paciência como treinador, ele que também transita do Braga, acabou por ser um "aspecto preponderante na escolha" que efectuou: "Claro que pesou, é um treinador que me conhece bem, tenho de agradecer a sua confiança dentro de campo. É o que quero fazer."

E nem as exigências que a pressão da constante procura de títulos acarreta amedrontam Rodriguez. "O Sporting é de outra dimensão, luta sempre pelos títulos. Vou dar tudo para conseguir os objectivos. E o objectivo é ser campeão nacional. É preciso trabalhar para o conseguir", disse.

Paulão pode ser o próximo

As movimentações no mercado ainda estão no início para os lados de Alvalade e, acertadas que estão as contratações de Rodriguez, Rinaudo, Carrillo e Moreno, a SAD pode avançar agora para a contratação de Paulão, parceiro de El Mudo em Braga. O central está em final de contrato e a sua aquisição pode estar para breve.

Entretanto, Carlos Freitas, director-geral desportivo, fez o ponto da situação sobre outros dois nomes na agenda dos leões, Alex Silva e Bobô, que "ainda estão em avaliação".

"São jogadores em que sabemos qual o ponto da situação, que pode levar ou não à aquisição dos mesmos. Fazem parte de um leque em que temos estabelecidas as condições para consumar a aquisição. A decisão final vai depender de alguns factores que ainda estão em avaliação", assegurou". Quanto às previsíveis saídas de atletas, que, lembra, não foram colocados em qualquer lista de dispensas, Carlos Freitas foi claro. "Optámos por não publicar qualquer lista de dispensas por respeito aos profissionais e pela abordagem que se faz ao mercado, porque numa linguagem de sociedade desportiva, não faz sentido desvalorizar qualquer activo. Todos os elementos têm a situação clara. Vai haver saídas, é uma inevitabilidade", concluiu.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga será cabeça-de-série

O Sp. Braga será cabeça-de-série nos sorteios a realizar pela UEFA. O clube arsenalista entra na quarta eliminatória da Liga Europa, na próxima temporada, no pote dos melhores, depois de ter sido finalista vencido da competição esta época, evitando, assim, colossos do futebol europeu.
Entre outros, o Sp. Braga evitará adversários como Tottenham (Inglaterra), Sevilha (Espanha), Lazio (Itália), Schalke 04 (Alemanha), PSV Eindhoven (Holanda), Besiktas (Turquia), AEK (Grécia) e Anderlecht (Bélgica).
Se ultrapassarem a eliminatória, os arsenalistas seguem para a fase de grupos da competição europeia.

Na mesma situação do Sp. Braga está o Sporting. Dos representantes portugueses em prova, na terceira ronda também o Vitória de Guimarães será cabeça-de-série, tal como o Nacional, caso os madeirenses passem a segunda pré-eliminatória.
Destaque para o facto de todas as equipas portuguesas que vão participar na Liga Europa e na Liga dos Campeões serem cabeças-de-série nos sorteios a realizar pela UEFA, o que permite evitar no início as equipas mais fortes em competição.

No que diz respeito à 'Champions', o FC Porto tem entrada directa na fase de grupos da liga milionária e estará no sorteio no pote um, evitando, assim, cruzar-se com FC Barcelona, Real Madrid, Man. United, Chelsea e Inter. Quanto ao Benfica, entra na terceira pré-eliminatória e o adversário será Rubin Kazan, Odense, Timisoara, Trabzonspor ou o Zurique.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Yazalde de volta à 'pedreira'

SC Braga recusou vendê-lo ao Steaua de Bucareste. Atacante fará a pré-época no Minho.

Yazalde tem clubes interessados e, se quisesse, o SC Braga já podia ter negociado o seu passe. Mas depois de ter disputado 28 jogos na Liga pelo Rio Ave e apontado 6 golos, talvez tenha chegado a altura de fazer nova pré-época completa na Pedreira e mostrar o que vale.

Com contrato até 2014 e 22 anos cheios de genica, Yazalde está pronto para agarrar o desafio.

A BOLA