News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/05

Started by JotaCC, 21 de May de 2011, 08:01

Previous topic - Next topic

JotaCC

Festa do orgulho arsenalista

Apoteose aos 'Guerreiros do Minho' já apelidados de 'Guerreiros da Europa' e heróis de Dublin. Centenas de pessoas fizeram questão de receber a equipa à entrada da Câmara Municipal de Braga, onde a comitiva do Sp. Braga foi homenageada pela autarquia.
Cântigos, bandeiras, cachecóis e aplausos, muitos aplausos para os jogadores, equipa técnica e Domingos Paciência, o mais requisitado para fotografias, abraços e palavras de carinho.
'Mesmo depois de perder, esta é a recepção merecida; nunca deixareis de ser heróis da nossa vida', lia-se num cartaz de apoio à equipa, entre frases de incentivo como 'Campeões, campeões' e 'ninguém pára o Braga'.
Uma verdadeira festa de orgulho bracarense que juntou perto de 500 pessoas orgulhosas pela equipa do Sp. Braga que se sagrou vice-campeã da Liga Europa, em Dublin, na inédita final frente ao FC Porto.
Um a um, os jogadores encaminharam-se em fila no meio de uma multidão de adeptos, que encheu por completo a entrada dos Paços do Concelho, onde a equipa foi recebida no Salão Nobre por Mesquita Machado e vários elementos do executivo. A cerimónia foi reservada à comitiva liderada por António Salvador, presidente da SAD arsenalista, representantes da autarquia e comunicação social. Cá fora, continuaram a ouvir-se cânticos em honra ao clube.

António Salvador: "Clube vai continuar vencedor"


Orgulhoso. Visivelmente emocionado pela homenagem e carinho dos adeptos. E pela histórica presença na final da Liga Europa. António Salvador é o rosto do sucesso de um Sp. Braga à escala europeia, depois de sete anos de crescimento sustentado à frente dos destinos do emblema arsenalista. O presidente confessa orgulho pela caminhada da equipa esta época e deixa a garantia aos sócios de novas conquistas no próximo ano.
"Evidente que este é o ponto mais alto da história. Chegar a uma final da Liga Europa não é todos os dias, nem todos os anos, e o Sp. Braga chegou. Chegou porque este clube tem grandes profissionais, grandes jogadores, teve grandes treina-dores e tem grandes profissionais a apoiar a estrutura de futebol. Aos jogadores e treinadores que vão partir, agradecer publicamente por tudo o que fizeram por este clube, porque foram incansáveis por conseguir as me-tas que atingimos", sublinhou o presidente, no final da homenagem na autarquia.
Aos que ficam, acrescentou Salvador, "dizer que vamos continuar a ganhar e a ser mais competentes". "Vamos continuar a ganhar, é para isso que o clube trabalha. Prometo aos sócios e aos que cá ficam, para o ano, o clube vai continuar a ser vencedor", frisou António Salvador, apontado ao objectivo do quarto lugar no campeonato.
Orgulhoso "pelos profissionais do Sp. Braga, por este clube, por esta cidade, por esta região do Minho", Salvador diz que vai precisar de tempo para 'curar a ferida' de ter perdido a final: "quando se chega a uma final, que se calhar muita gente não acreditava ser possível lá chegar e ser definida em pequenos detalhes, é doloroso. E é preciso o tempo para curar", revelou o presidentes comovido.
Sem desvendar o pano quanto ao sucessor de Domingos Paciência, Salvador espera "ter a mesma sorte na escolha do novo treinador". "A partir de agora vamos trabalhar nesse assunto, até agora, estivemos concentrados na Liga Europa. O futuro é a partir de hoje. Não vou confirmar o Leonardo Jardim, porque o Sp. Braga não tem nenhum treinador definido, vai ver quais são as melhores opções, o que existe no mercado e analisar com calma. Foi sempre assim que fizemos, com ponderação. Espero ter a sorte que tivemos até hoje na escolha dos treina-dores", rematou.

Mesquita Machado: "Não somos derrotados, somos vice-campeões"

Mesquita Machado aproveitou a homenagem na autarquia para manifestar, publicamente, "orgulho" pela caminhada do Sp. Braga esta época, que culminou na final da Liga Europa.
"Estamos orgulhosos pelos feitos alcançados, esta época e na anterior, cheia de glória, em que o Sp. Braga esteve perto de conquistar o campeonato. Não somos derrotados, somos vice- -campeões e fomos uns grandes vencedores da Liga Europa. E, se não fomos campeões, foi por-que faltou aquela pontinha de sorte por vezes importante", destacou o presidente da autarquia, sublinhando a importância do trabalho realizado pelo clube arsenalista, "pela divulgação do nome de Braga em todo o mundo".
O edil deixou ainda "votos de maior sucesso desportivo" aos jogadores que vão deixar o clube e ofereceu a todos os elementos da comitiva arsenalista um livro sobre os 25 anos de Braga.
Vandinho, capitão de equipa, foi a voz do grupo, agradecendo "todo o carinho e palavras das pessoas que sempre nos apoiaram". "Estamos satisfeitos com o nosso feito", confessou o brasileiro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Atlético de Madrid pagou oito milhões por Sílvio

São finalmente conhecidos todos os detalhes da venda de Sílvio ao Atlético de Madrid. Os valores envolvidos na transferência impressionam: oito milhões de euros foi quanto pagaram os espanhóis para levar o internacional português e esse número adquire dimensão superior se nos lembrarmos que se trata de um defesa.

Na história do emblema arsenalista, nunca um jogador rendeu tanto dinheiro. Até ao anúncio da saída de Sílvio, era Eduardo quem ocupava a liderança do top das maiores vendas do SC Braga. Há um ano, o guardião mudou-se para o Génova, de Itália, a troco de 4,5 milhões de euros, mas no acordo com os italianos, António Salvador, líder do clube arsenalista, assegurou ainda 30 por cento do passe, o que poderá significar lucro acrescido num futuro negócio que envolva o dono da baliza da Selecção Nacional.


A BOLA

JotaCC

Salvador aponta ao quarto lugar

Finda a segunda temporada de sonho consecutiva do Braga, António Salvador não perdeu tempo e já apontou baterias para a que se avizinha. O presidente arsenalista não entra em loucuras nem promete repetições dos feitos vividos recentemente, definindo objectivos mais compatíveis com a realidade do Braga. De resto, ao nível interno, a meta é exactamente a mesma que foi estabelecida no início de 2010/11.

"Os objectivos são sempre os mesmos: ser um clube vencedor e ambicioso. Podemos não cumprir os objectivos, mas vamos dar sempre tudo por eles, e são claros: ficar entre os quatro primeiros lugares no campeonato e, na Europa, ninguém pode garantir nova presença na final, nem os grandes, pelo que queremos entrar na fase de grupos e passar aos oitavos-de-final", afirmou ontem o presidente arsenalista, após a homenagem da Câmara Municipal de Braga à equipa minhota, por esta ter conseguido a inédita participação numa final de uma prova organizada pela UEFA.

Mesmo com os pés bem assentes na terra, depois de uma proeza com que poucos contavam, António Salvador deixou uma mensagem aos jogadores que vão continuar no Braga, na próxima época, isto depois de "agradecer aos atletas e treinadores que vão partir, por tudo o que fizeram pelo clube e a forma incansável com que se entregaram para atingir todas estas metas". "Aos que vão ficar, digo que para o ano vamos continuar a ser profissionais, mais competentes ainda e, acima de tudo, continuar a ganhar. É para isso que este clube trabalha e é isso que prometo aos sócios e aos que cá vão ficar: o clube vai continuar a ser vencedor", frisou o líder bracarense.

Bem viva, continua a final de Dublin e, nesse capítulo, António Salvador não tem dúvidas em rotular este como o "o ponto mais alto da história do clube". "Não é todos os dias nem todos os anos que se chega a uma final da Liga Europa, e o Braga conseguiu atingir esse momento, porque tem grandes jogadores, grandes treinadores, uma estrutura forte e grandes profissionais no apoio. Só assim foi possível", elogiou o presidente do Braga.

Ainda não curou ferida de Dublin

Volvidos alguns dias após a final da Liga Europa, António Salvador ainda continua a sofrer com a derrota diante do FC Porto, conforme o próprio admitiu ontem. "Quando se chega a uma final em que muita gente não acreditava que seria possível lá chegar, e ela acabar por ser definida em pequenos detalhes, é doloroso. É preciso tempo para curar, mas estou orgulhoso pelos profissionais do Braga, pelo clube, cidade e região do Minho. Os jogadores foram incansáveis; eles próprios uniram-se em prol de uma causa e vi que, no final, estavam de rastos, a chorar", revelou o dirigente.


Imorou preferiu o Braga a muitos outros


Depois de O JOGO já ter confirmado oportunamente que Imorou vai actuar no Braga na próxima temporada, eis que ontem foi o próprio jogador que revelou o acordo em declarações à Imprensa francesa. "Vários clubes estiveram interessados no meu serviço, mas já tomei uma decisão e vou jogar no Braga", afirmou o lateral-esquerdo, de 22 anos, que confirmou também que o contrato será válido durante cinco épocas.

O ex-Châteauroux, do segundo escalão de França, vai lutar por um lugar no onze com o nigeriano Elderson, uma vez que Sílvio está de partida para o Atlético de Madrid. Imorou é a sexta contratação dos arsenalistas para a próxima temporada, depois de Douglas (Guimarães), Djamal (Beira-Mar), Rodrigo Galo e José Luís (Gil Vicente) e Bracali (Nacional), embora nenhuma delas tenha sido confirmada oficialmente pelo clube.


Arraial minhoto ao segundo dia

Após as dúvidas sobre a possibilidade de a equipa ser recebida pela Câmara Municipal, o Braga deslocou-se ontem, ao final da manhã, aos Paços do Concelho para ser homenageado pela autarquia liderada por Mesquita Machado. Todos os elementos do grupo de trabalho estiveram presentes e, depois da recepção frouxa da véspera, sentiram finalmente o calor dos adeptos. O largo da Câmara pintou-se de vermelho e branco com os cachecóis e bandeiras das cerca de 500 pessoas presentes e, num clima de festa e euforia, os guerreiros, que chegaram no autocarro do clube, caminharam até à porta de entrada envoltos num corredor humano.

Os adeptos não tiveram acesso ao salão nobre onde decorreu a rápida cerimónia, mas no final voltaram a conviver com os ídolos. Isto já depois de Mesquita Machado ter agraciado a equipa com um discurso emotivo e uma lembrança (um livro sobre a história da cidade). Feliz, o autarca enalteceu a campanha dos arsenalistas. "Nós somos os vice-campeões da Liga Europa; não somos derrotados. Somos uns grandes vencedores da Liga Europa", começou por dizer o edil bracarense, lamentando apenas a falta daquela "pontinha de sorte que por vezes é necessária para definir um campeão".

No meio dos elogios, houve até tempo para Mesquita Machado revelar uma história que lhe foi contada por um conhecido seu no Ministério da Agricultura. "A divulgação do nome de Braga já existe em qualquer parte do mundo, e foi por intermédio do clube que isso se concretizou. Disse-me ele: 'Sou sportinguista, mas no Brasil perguntei a um taxista se ele conhecia os clubes portugueses. E ele disse que sim, FC Porto e Benfica. E o Sporting? Conheço, sim, o Sporting Clube de Braga'", contou o autarca gerando aplausos e sorrisos.

Para o futuro desejou sucesso a todos, mas com uma ressalva. "Aqueles que eventualmente não jogarão por nós, que percam quando nos defrontarem", disse, num trocar de olhares curioso com Domingos Paciência. A cidade está orgulhosa do seu "enorme Braguinha" e António Salvador, confessou, quer voltar à Câmara no próximo ano.


Jardim de contradições


À mesma hora que António Salvador voltava a negar o acordo com Leonardo Jardim para a próxima época, Pedro Martins, treinador do Marítimo, cometia a inconfidência de revelar que tinha de mudar de adjunto: "Nélson Caldeira vai abraçar outro projecto. Na próxima época será adjunto de Leonardo Jardim no Braga."

O choque de certezas continua a propósito do futuro treinador do Braga. Para adensar a confusão, também Jardim fez questão de mais tarde negar à Antena 1 a convicção do homólogo do Marítimo. "Nunca fui contactado e sou um treinador livre. Acredito que esta situação me está a prejudicar, pois outros clubes podem ter interesse no meu trabalho e não me contactam por causa dessa situação", vincou. As contradições são evidentes, até porque há muito se tem como certo que Jardim treinará mesmo o Braga..

Salvador diz que só agora vai escolher um novo timoneiro. "Neste momento, o Braga não tem nenhum treinador definido. Vai ver quais serão as melhores opções que existem no mercado e analisá-las com calma. Foi sempre assim que fizemos, com ponderação. Espero ter a sorte que tivemos até hoje", explicou, embora daqui não se possa extrair que o futuro não dê razão aos rumores que circulam desde Janeiro e que Jardim circunscreveu aos "últimos dois meses", depois de ter saído do Beira-Mar. "Não tenho compromisso com o Braga nem com qualquer outro clube. Mas até ao final do mês quero ter a possibilidade de tomar uma decisão para conseguir fazer aquilo de que gosto. Em Portugal ou no estrangeiro, quero um clube com ambição de lutar pela Europa. Foi com essa ambição que saí de Aveiro", detalhou. À TSF, contudo, lá admitiu que vê o Braga "como um excelente clube, uma equipa de topo", mas não é a ele "que compete a decisão, embora fosse uma proposta aliciante."

E por falar em contradições, mais tarde Pedro Martins corrigiu a afirmação inicial e disse que só sabe que Caldeira será adjunto de Leonardo Jardim e que o Braga surgiu na frase por depreensão lógica. Não deixa de ser curioso, porém, que sem ter certeza de trabalho, o adjunto deixe o Marítimo.


Braga-Benfica bateu recorde de audiência


O Braga-Benfica das meias-finais da Liga Europa foi o jogo mais visto em toda a história da prova em Portugal. A SIC registou um "share" de 53 por cento nesse horário, correspondente a 2,1 milhões de pessoas que passaram pelo canal para pelo menos deitar um olho ao jogo. Em toda a Liga Europa, só um jogo em que uma equipa lusa interveio registou um "share" abaixo de 30 por cento, sendo que todos os outros se cifraram entre os 30 e os 50 por cento. Ao todo, o interesse na competição cresceu seis por cento em Portugal, por comparação com a última edição. Mas foi na Polónia, que só este ano teve, no Lech Poznan, um participante a chegar longe, que houve um crescimento mais evidente: 107 por cento.

Para se ter uma ideia, o número é excelente para o mercado português, mas ainda se situa muito abaixo de outros países europeus. O jogo mais visto da Liga Europa foi o Sevilha-Borússia de Dortmund, ainda da fase de grupos, com uma audiência de 5,4 milhões de espectadores.


Melgaço alinhavado

A preparação da próxima temporada inclui o habitual estágio de pré-época. Ainda sem datas, é certo que Melgaço é a preferência do Braga e que o centro de treinos onde na época finda Domingos arrancou deve voltar a receber os guerreiros do Minho. A intenção de repetir foi expressa há um ano e, neste momento, já se conversa para definir os pormenores relativos a 2011. Falta ainda acertar datas, pois do resultado do Guimarães na final da Taça de Portugal depende o arranque do Braga.


Vandinho não joga em mais nenhum clube português


Vandinho vai continuar a jogar, mas fora de Portugal. Essas são as duas únicas certezas a propósito do futuro do capitão bracarense, que tomou esta decisão por questões meramente financeiras. As sondagens de que tem sido alvo fizeram Vandinho entender que o Braga nunca se poderia aproximar dos valores com que lhe acenam do estrangeiro e, por isso, nem sequer os propôs a Salvador. Mas no seu íntimo, tomou a decisão de, em Portugal, nunca mais voltar a jogar. Para o fazer, teria de ser no Braga, clube que marcou a sua carreira e lhe roubou o coração. Como não há possibilidades de, no Minho, assinar um contrato milionário, então parte com o sentimento do dever cumprido.

Vandinho terá agora alguns dias para descansar desta época desgastante e depois vai debruçar-se sobre as propostas que estão para chegar. Algumas já existem, inclusive, mas o anúncio feito de forma cirúrgica após a final da Liga Europa garante automaticamente mais umas quantas.


O JOGO

JotaCC

Quatro homens e dois destinos

Isto uma pessoa passa anos a ouvir que o futebol é prazer, que nem deve ser levado muito a sério e a ver os mais doutos intelectuais a zurzirem no espaço e no tempo que os meios de comunicação dedicam ao fenómeno e fica quase convencida a mudar de área. A deixar a bola para trás e a apostar em meios onde a verdade e o rigor sejam à prova de bala.

Depois, olha-se para o que se passa com o caso Domingos e a confusão instala-se na cabeça dos mais esclarecidos. Domingos fez um excelente trabalho no Braga, acaba contrato, comunicou oficialmente ao presidente António Salvador que não renova, o que nem devia ser grande surpresa para este, pois já apalavrara Leonardo Jardim para lhe suceder.

Este segredo de Polichinelo foi-se mantendo enquanto durou a temporada competitiva de Sporting e Braga e isso até se compreendia. Era preciso não fragilizar equipas que tinham objectivos. Mas agora, que as férias substituíram as provas, o discurso continua a ser o mesmo. Domingos diz que quer saborear o momento de glória; Salvador revela que ele vai para Alvalade, mas que, mesmo tendo Jardim estado em Dublin, não tem substituto; Godinho Lopes responde que não tem novidades mas terá treinador em Julho; Jardim fica calado e ouve o treinador do Marítimo lamentar a perda de um elemento da equipa técnica, que vai com Jardim para Braga.

Dizem que é por causa da CMVM. Das bolsas e das SAD. Que antigamente, quando era só futebol, não era assim. Está visto que a economia não é alternativa.



António Salvador
"Sporting nunca falou comigo"

António Salvador, presidente do Braga, esclareceu ontem as suas declarações polémicas. "A Direcção do Sporting nunca falou comigo sobre a contratação de Domingos Paciência, e não sei se teria que falar. O contrato do Domingos acaba a 30 de Junho, e ele decidiu não renovar. A partir daí, ele está livre para decidir o seu futuro", garantiu, sendo ainda mais preciso: "Um colega vosso perguntou-me se eu queria que o Domingos fosse feliz no Sporting e fui correcto e coerente, e disse: desejo as maiores felicidades ao Domingos a nível profissional e pessoal. Agora, obviamente no Sporting não lhe vou desejar isso, porque é um concorrente directo nosso. Queremos ser um dos quatro grandes do futebol português e vamos querer ficar à frente do Sporting."


Traz equipa de craques


Ao mudar-se para Alvalade, Domingos vai trazer consigo toda a equipa técnica que com ele evoluiu na Cidade dos Arcebispos. José Miguel Cardoso e João Carlos (adjuntos), Rui Santos (preparador-físico), Jorge Vital (técnico de guarda-redes) e Sérgio Vieira (observador) serão reforços de peso. Moisés explica porquê: "Todos os auxiliares do Domingos desempenham um papel importante, especialmente nessa fase de preparação. Em termos de trabalho, são excepcionais. Serão grandes reforços para o Sporting."


O JOGO

JotaCC

Pizzi a caminho de Itália ou Inglaterra
ANTÓNIO SALVADOR ESTÁ A ANALISAR PROPOSTAS

Pizzi, jogador que deu nas vistas ao serviço do Paços de Ferreira esta temporada, dificilmente voltará a jogar no Sporting de Braga, clube detentor do passe do médio ofensivo.

Ao que Record apurou, o jogador é pretendido por clubes italianos e ingleses a quem não passou despercebida a época fantástica rubricada na equipa da Capital do Móvel.

António Salvador, presidente do emblema minhoto, está a analisar as propostas dos vários emblemas interessados.

RECORD

Pé Ligeiro

Toshack também está na lista 

A escolha do futuro técnico vai, segundo António Salvador, ser alvo de análise. O líder do SC Braga não traça cenários, resumindo tudo a uma questão de ver as opções disponíveis e tentar acertar em cheio, como tem acontecido até à data.

Nesta altura, a lista de candidatos à sucessão de Domingos Paciência inclui quatro nomes, um de dimensão internacional. Trata-se de John Toshack (62 anos), que já foi campeão no Real Madrid e no Sporting, tendo orientado também a selecção do País de Gales.

Leonardo Jardim, Rui Vitória e Paulo Sérgio, os técnicos portugueses melhor colocados para assumirem a liderança da equipa arsenalista, têm garantidamente adversário de peso na corrida a um lugar cada vez mais apetecível, ao ponto de a SAD ter recebido, nos últimos dias, currículos de muitos outros técnicos estrangeiros interessados em abraçar um projecto cada vez mais ambicioso como é o do SC Braga.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!