News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by JotaCC, 16 de May de 2011, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Meyong e a Liga Europa: "é o jogo das nossas vidas"

Confiança inabalável. Para um jogo considerado o mais importante da vida de cada jogador e elemento do Sp. Braga. A derrota com o Sporting e a perda do terceiro lugar do campeonato nacional não abalou a confiança dos arsenalistas para Dublin. Meyong lembra que o grupo está já concentrado na final inédita com o FC Porto.

"Era um jogo que queríamos ganhar, mas não conseguimos é o futebol. Temos outro jogo e uma final já na quarta-feira, muito mais importante", frisou o avançado.
O camaronês confessa que o grupo está "triste" por ter falhado o terceiro lugar da Liga, "mas no futebol é assim".

Para o ponta-de-lança, ficou por marcar uma grande penalidade que poderia ter alterado o rumo dos acontecimentos no jogo de sábado.
"Geralmente, marcamos golos em casa, mas não conseguimos. Também houve uma grande penal idade sobre mim que o árbitro não viu. Não marcámos golos e começámos mal o jogo também", referiu em jeito de balanço do último encontro do campeonato.

A presença na final da Liga Europa e o percurso do Sp. Braga esta época nas competições europeias é o ponto alto da história do emblema arsenalista. O clube já tem no currículo a Taça Intertoto, o único troféu internacional ganho pelo Sp. Braga, mas Meyong garante que nada se compara com o que a equipa está a viver e a sentir neste momento, pelo feito histórico da Liga Europa.

"Foi uma conquista com o antigo treinador, Jorge Jesus, mas foi normal, não fizemos festa, não tem nada a ver com o que estamos a viver agora. Estamos a preparar uma final muito mais importante, é o jogo das nas nossas vidas e da história do clube. Não tem comparação. É muito mais importante o jogo de quarta-feira", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Artur Moraes recebeu proposta em Lisboa

Artur Moraes já conhecerá os números que o Benfica tem para lhe oferecer, num contrato nunca inferior a quatro épocas que o deverá ligar ao clube da águia.

A BOLA surpreendeu o guarda-redes de quem se fala às 21.55 horas de ontem, no Terminal 2 da aerogare lisboeta, quando se preparava para apanhar o voo TP1988, de regresso ao Porto, para chegar a tempo de descansar e estar hoje, às 10.30 horas, na pedreira, no treino dos comandados de Domingos Paciência.

Artur, de 30 anos, com uma estampa física imponente e até semelhante à de Roberto (o espanhol tem mais um centímetro, 193, para 192 do brasileiro) terá, alegadamente, aproveitado a tarde livre - de manhã, treinou-se com o SC Braga, e voou do Porto para a capital ao início da tarde - para acertar os detalhes com o Benfica, o mais forte interessado na contratação do jogador (livre, em fim de contrato), e o clube para o qual o guarda-redes sempre esteve mais inclinado em jogar, pela possibilidade de participar na Champions.

«Quero ganhar liga europa»


A viagem-relâmpago de Artur a Lisboa dificilmente poderá ser dissociada do contrato que o irá vincular aos encarnados nas próximas épocas. Mas, com uma final europeia para disputar pelo SC Braga, depois de amanhã, percebe-se algum enfado e aborrecimento do profissional por A BOLA estar à sua espera na gare lisboeta quando chegou, acompanhado por «dois amigos».

Artur não queria as suas fotos no jornal, com receio de eventuais reacções adversas: afinal, ainda é profissional dos minhotos. «Vim visitar uns amigos, só. Benfica? Não, ainda nada decidi. Estou concentrado na Liga Europa, quero ganhar a competição, quarta-feira, pelo SC Braga, em Dublin. E é só nisso que estou focado», disse o guardião nascido há 30 anos em Leme (São Paulo).

A BOLA

JotaCC

Mentores do sonho com o selo portista
VILLAS-BOAS E DOMINGOS lideram TÉCNICoS COM FORMAÇÃO AZUL E BRANCA

De André Villas-Boas e Domingos Paciência já muito se disse sobre o facto de ambos serem portistas e que o atual treinador dos azuis e brancos era fã do seu adversário de quarta-feira quando este vestia a camisola 9 dos dragões. Não sendo propriamente amigos, nutrem simpatia e respeito um pelo outro.

De um lado triunfa um 4x3x3 com vocação ofensiva, dando liberdade aos médios para apoiar o ataque, ao passo que do lado minhoto vinga um 4x2x3x1 com linhas mais recuadas e uma rigidez defensiva que lhe permitiu consentir apenas 4 golos desde que entrou em ação na Liga Europa.


O cozinheiro de Domingos

MEMÓRIAS DO EURO'96 POR UM LUSO-CABO-VERDIANO QUE CONHECE OS CANTOS À CASA DO SP. BRAGA EM DUBLIN

Todos sabemos que a vida dá muitas voltas. É uma frase feita. Poucos sabem, porém, que Domingos Paciência regressa amanhã a um local que lhe diz muito e lhe traz memórias de quase 15 anos. Dificilmente o estaríamos a contar se as tais voltas da vida não nos tivessem feito cruzar com Carlos Lopes, um luso-cabo-verdiano que cresceu em Portugal, mas que está radicado em Dublin e foi cozinheiro no Fitzpatrick Castle Hotel.

Não lhe diz nada? Pois será essa a casa do Sp. Braga na capital irlandesa e que Domingos conhece desde 1996, quando aqui esteve no estágio de preparação para o Euro'96, disputado em Inglaterra e no qual marcou 1 golo (à Croácia de Suker). "Lembro-me dele e tenho t-shirts e bandeiras com a sua assinatura. Toda a equipa era muito simpática e o João Pinto até me deu uma camisola", conta Carlos Lopes, que desconhece que há outro elemento da estrutura do Sp. Braga a quem também deu de comer. "Fernando Couto? Claro que sim. Aquele cabelo... Como esquecer?"

Câmara de Braga monta ecrã gigante no centro
para adeptos assistirem à final

A Câmara Municipal de Braga vai colocar um ecrã gigante e bancadas na Praça da República, no centro da cidade, para os adeptos minhotos assistirem à final da Liga Europa, quarta-feira, diante do FC Porto.

Segundo fonte camarária revelou à Agência Lusa, o cenário será em tudo semelhante ao que foi montado aquando do Mundial'2010, defronte às Arcadas.

A final da edição 2010/2011 da Liga Europa disputa-se quarta-feira, em Dublin (República da Irlanda), a partir das 19 e 45, entre FC Porto e Sp. Braga.


RECORD

JotaCC

Artur Moraes assina por quatro temporadas
acordo entre o guarda-redes brasileiro e o emblema da luz já está selado

Artur Moraes assinou ontem pelo Benfica um contrato válido para as próximas quatro temporadas. Este foi o culminar de uma série de negociações que tiveram lugar nos dias que antecederam a última jornada do campeonato, processo que Record acompanhou a par e passo.

O Benfica não quis perder muito tempo com a questão da baliza. Assim que caiu o pano sobre 2010/11, o emblema presidido por Luís Filipe Vieira acelerou o processo negocial com o brasileiro, de 30 anos, considerado o homem indicado para guardar as redes dos encarnados na próxima época.

O acordo já foi alcançado, apesar de Artur Moraes ser igualmente cobiçado por clubes da Alemanha, Itália e Turquia (a oferta mais tentadora em termos económicos), e o preto no branco, inicialmente previsto para depois da final da Liga Europa, foi antecipado. O que o fez decidir-se por permanecer em Portugal foi o aliciante projeto que lhe foi apresentado pelos responsáveis benfiquistas. O guardião aceitou quase de imediato integrar uma "empreitada" que lhe permitirá lutar por troféus, tanto a nível interno como no que respeita à UEFA.

RECORD

JotaCC

Domingos falado para o Atlético de Madrid

O rumor começou a circular quinta-feira e prosseguiu nos dias seguintes: Domingos Paciência estaria a ser desviado para o Atlético de Madrid, ficando sem efeito a ida para o Sporting. Desta vez o rumor (ainda) não chegou ao Facebook, como aconteceu quando foi anunciada a morte de Jorge Costa, que dias depois veio publicamente avisar que estava bem de saúde.

Desta vez, o rumor que ameaça(va) ser notícia não passa disso mesmo. O acordo com o Sporting não está em risco e aguarda apenas o final da temporada para ser anunciado oficialmente. Segundo O JOGO apurou, Domingos vai mesmo para o Sporting, mas antes ainda tentará dar a maior alegria aos adeptos do Braga, a conquista da Liga Europa. Será o derradeiro jogo no banco arsenalista, rumando depois a Lisboa para começar a preparar a nova temporada no Sporting, com quem assinou um contrato válido para as próximas duas épocas.

A ida de Domingos Paciência pode ainda ser uma boa notícia para Luis Enrique, pois não será o treinador português a afastá-lo do banco do Atlético de Madrid. O actual treinador do Barcelona B foi apontado como provável sucessor de Quique Flores no Vicente Calderón e, ontem, enquanto desmentia qualquer contacto nesse sentido, admitiu que a hipótese seria "mais do que interessante". No que diz respeito à concorrência de Domingos Paciência, o caminho está livre. De Norte a Sul de Portugal e de contactos em Espanha têm-se repetido as indicações de um iminente desvio do treinador da rota de Alvalade, com destino ao Atlético de Madrid. Nada mais falso. Aliás, e apesar do desmentido feito pelo Sporting à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, na semana passada -, Domingos Paciência é o eleito do actual presidente leonino para orientar a equipa, nas próximas duas temporadas. A escolha e o acordo remontam ao período eleitoral no clube de Alvalade e nem a valorização que o treinador conheceu, com a qualificação para a final da Liga Europa, diante do FC Porto, será suficiente para beliscar o projecto que ambos assumirão, assim que termine a época do Braga e logo que a situação contratual o permita. Recorde-se que Domingos Paciência está ligado à SAD bracarense até 30 de Junho.

Estádio aberto no centro de Braga

Os adeptos do Braga que não puderem estar na final de Dublin são convidados a assistir ao jogo histórico de quarta-feira num estádio improvisado no centro da cidade minhota. A iniciativa é da autarquia local e promete transformar a zona histórica da Arcada - para onde convergiram milhares de adeptos, na noite em que a vitória sobre o Benfica permitiu ao Braga alcançar um patamar inédito na história do clube - num segundo palco da final da Liga Europa. O jogo será transmitido num ecrã gigante que ali será instalado para o efeito - à semelhança, recorde-se, do que já foi anunciado em Guimarães, por iniciativa dos adeptos, para a final da Taça de Portugal, no próximo fim-de-semana.

No Porto, a outra cidade que estará representada em Dublin, depois de amanhã, há vários anos que a autarquia deixou de se associar aos momentos históricos do principal clube - os Paços do Concelho não recebem os campeões desde que Rui Rio assumiu a presidência e o edifício mantém-se fechado e vigiado pela polícia, quando a festa invade a Avenida dos Aliados. No entanto, em ocasiões anteriores, o clube já assumiu essa responsabilidade, agregando os adeptos na praceta do Dragão.


Finalista histórico na UEFA

Em 40 épocas, nunca a Taça UEFA ou a jovem Liga Europa, que lhe sucedeu no calendário, tiveram entre os treinadores finalistas um ex-jogador colocado perante o clube onde fizera carreira: Domingos Paciência, antiga glória do ataque do FC Porto, será o primeiro a disputar o troféu nessa condição, de acordo com o site da UEFA, que foi investigar as relações entre os vários protagonistas das finais e o mais próximo que encontrou foi gente que já passara pelo banco adversário. Sucedeu assim com Luigi Simoni, que treinara a Lázio e venceu a Taça UEFA com outro colosso italiano, o Inter, em 1997/98; o Sevilha de Juande Ramos também derrotou o Espanhol (2006/07), e o caso mais emocional foi o de Dick Advocaat, que, apesar da forte ligação aos escoceses do Glasgow Rangers, conquistou o troféu para os russos do Zenit. Nenhuma história se compara à de Domingos, ex-avançado que representou o FC Porto durante 12 dos 14 anos de carreira e se iniciou como treinador no FC Porto B. A história da Taça UEFA e Liga Europa regista, porém, casos de treinadores que, depois de derrotar um clube na final, vieram a orientá-lo: aconteceu com Friedel Rausch, vencedor pelo Eintracht Frankfurt (1979/80) e posterior treinador do Borússia Moenchengladbach, e com Bert van Marwiik, que treinou o Borússia Dortmund, anos depois de se ter superiorizado aos alemães, na final com o PSV Eindhoven (2001/02).


Assistência do AXA superou a época anterior


Apesar de não ter discutido o título, como sucedeu na temporada anterior, o Braga conseguiu superar o número de espectadores, na Pedreira, nas provas organizadas pela Liga (Liga Sagres e Taça da Liga. Ao todo, 231 281 adeptos passaram pelas bancadas do AXA, ultrapassando os 216 503 de 2009/10. A melhor marca, porém, continua a ser a da época 2007/08, em que, de acordo com os registos da Liga, o clube bracarense recebeu um total de 234 211 espectadores - nestas contas não estão incluídas, registe-se, as assistências nos jogos da Taça de Portugal e das competições europeias.


Vitória na quarta dá festa... quinta


Se o Braga vencer a Liga Europa, os adeptos terão de esperar pelo dia seguinte para poder receber os jogadores e festejar com os heróis. Isto porque a viagem de regresso de Dublin será feita apenas na quinta, em horário ainda a designar e que pode ter que ver com o resultado da final. Isto ao contrário do que é habitual. Já o charter de ida, levanta voo amanhã às 9h30. A equipa almoça no Fitzgerald Hotel, em Dublin, e treina às 19h30, depois da conferência de Domingos Paciência.



Rodriguez é preocupação maior entre trio colocado numa redoma

Ainda que Domingos Paciência tivesse, no plano teórico, sempre colocado o terceiro lugar no campeonato numa fasquia de idêntica importância à final da Liga Europa, a verdade é que os objectivos foram sempre diferenciados. Nos últimos jogos do campeonato, as poupanças de jogadores foram especialmente notórias contra Leiria e Académica, mas contra o Sporting a equipa também não se apresentou na máxima força. Rodriguez, Miguel Garcia e Paulo César foram colocados numa espécie de redoma, tal a fragilidade dos respectivos estados físicos. E ainda que os dois primeiros não tivessem as condições ideais para jogar contra o Sporting, a verdade é que Paulo César foi mesmo poupado a esforços maiores. O extremo tem alguns problemas musculares, decorrentes de algumas pequenas lesões ao longo da época, e o treinador conta com ele para a equipa inicial a apresentar contra o FC Porto. Está explicada a misteriosa ausência na última jornada do campeonato, de um jogador apontado como titular.

Quanto a Miguel Garcia e Rodriguez, as lesões são reais mas não graves. O primeiro sofre de um edema na coxa esquerda. Já o peruano contraiu uma microrrotura, mas na coxa direita, detectada no sábado após realização de uma ressonância magnética. Por causa do diagnóstico, El Mudo foi desconvocado de imediato (Aníbal foi chamado de urgência para o seu lugar) e aconselhado a repousar. Ontem fez tratamento e trabalho condicionado. Hoje repetirá a dose, mas será convocado e viajará para Dublin. Quarta deve estar apto, mas neste momento esse não é um cenário absolutamente garantido. Seria se o jogo fosse no próximo fim-de-semana.

O empresário do jogador está tão confiante que até publicou no Twitter que Rodriguez foi poupado para a final europeia, depois de confirmar o exame a que foi sujeito.

Quanto a Miguel Garcia, a operacionalidade também deve ser confirmada até amanhã, dia em que a equipa viaja.

Para o Braga, a recuperação total deste trio é fundamental para que na dita final possa estar na máxima força dentro daquilo que os limites impostos pela UEFA para incrições permitem. E ainda que Elderson, Kaká e Meyong inspirem total confiança (foram titulares em muitos jogos anteriores), a identificação da equipa é bastante superior quando Garcia, Rodriguez e Paulo César ocupam os seus lugares no denominado onze-tipo.


Fun zone já definida


Os adeptos bracarenses que entre hoje e quarta viajam para Dublin já têm local de concentração. A UEFA definiu a Arena O2, em North Wall Quay, como a Fun Zone reservada aos minhotos. Estes vão aproveitar para se juntarem, festejarem e seguirem juntos para o AVIVA Stadium. Serão 1,5 km de peregrinação pelas ruas da capital irlandesa.


Alan e Viana destacados

Braga e FC Porto são, esta semana e por motivos óbvios, destaques da UEFA. Na informação dedicada à apresentação dos minhotos, o sítio do organismo máximo do futebol europeu destaca o contra-ataque e a velocidade de Alan, Paulo César e Lima. Mas, quando tem de escolher figuras, a preferência fica por Alan e Hugo Viana


Peterson e Dani na lista

Além dos 16 "principais", Domingos levará a Dublin Cristiano (guarda-redes suplente) e Aníbal (central que há muito trabalha com a equipa). Mas, além dos 18, podem seguir na comitiva Dani e Peterson, dois jovens que evoluem no satélite Vizela e têm sido chamados na caminhada europeia. Ontem, os dois foram chamados ao treino da equipa.


O JOGO

JotaCC

ABC e FC Porto apuram-se para as fases seguintes

Já são conhecidas as equipas que vão disputar a segunda fase e a fase final de dois escalões de formação do andebol, o Next 21 e os juvenis, realçando-se o facto de só o FC Porto - tricampeão nacional em seniores - e o ABC terem logrado o apuramento em ambos as competições, o que demonstra que naqueles dois clubes continua a apostar-se na excelência dos seus viveiros. No next 21 classificaram-se ainda o Sporting, o Belenenses, o Águas Santas, o Sporting de Espinho, o Marítimo e o São Bernardo, enquanto que no escalão mais novo, para além de bracarenses e portistas, os outros dois postos foram ocupados pelo Xico Andebol e Sismarias.


Hóquei em Patins » Taça
Resultados: Oitavos-de-final

Santa Cita 3-2 Riba d'Ave

Sporting 4-7 Oliveirense

Paço de Arcos 7-3 HA Cambra

Biblioteca 1-6 Valongo

Carvalhos 5-11 Benfica

J. Viana 3-2 Física

Candelária 6-2 HC Braga SAD

FC Porto 8-5 Ac. Espinho

Apurados Quartos-de-final (11 Junho)

Benfica-Candelária

Santa Cita-FC Porto

Paço de Arcos-Oliveirense

Juventude de Viana-Valongo

O JOGO

JotaCC

Rodriguez vai assinar por quatro anos

É para anunciar já esta semana a contratação de Alberto Rodriguez por parte do Sporting para as próximas quatro temporadas. A SAD verde e branca e o representante do defesa-central trataram há dias o pré-acordo que será oficializado com a assinatura do contrato e respectivo anúncio quando os compromissos oficiais do Braga terminarem. O internacional peruano, recorde-se, cessa contrato com o Braga em Junho, pelo que chegará a Alvalade sem encargo no que concerne ao valor a pagar pela sua transferência ao emblema minhoto.

O anúncio oficial da contratação está condicionado pela presença do Braga na final da Liga Europa, na próxima quarta-feira, em Dublin, na República da Irlanda, onde defrontará o FC Porto, pois tal confirmação poderia de algum modo afectar e perturbar a preparação do referido encontro, pelo que ambas as partes, jogador e clube, pretendem respeitar o vínculo ainda em vigor com o Braga. Anteontem, Rodriguez, que em Março último fez 27 anos, não foi utilizado pelo técnico Domingos Paciência no decisivo jogo frente ao Sporting para a definição do terceiro classificado da Liga ZON Sagres por ainda revelar algumas debilidades de ordem física que, em caso de utilização forçada, poderiam afectar a presença na final da Liga Europa, nomeadamente uma microrrotura fibrilar detectada através de uma ressonância magnética. Daí que o central tenha ficado fora das opções bracarences no fecho do campeonato, sendo substituído por Aníbal, do satélite Vizela, entre os 18 elementos então disponíveis para Domingos Paciência.

Com a contratação de Rodriguez, Luís Duque e Carlos Freitas dão mais um passo no sentido da prometida reforma no elenco que defendeu as cores do clube na época anteontem finda para os leões. Aliás, no sector mais recuado, no quadro de centrais, são previsíveis as saídas de Polga e Nuno Coelho. Rodriguez, que deverá marcar presença na próxima edição da Copa América, em Julho, na Argentina, em representação do Peru, será, tudo o indica, a segunda contratação oficializada pelos leões para 2011/12, depois de consumado o recrutamento do compatriota André Carrillo, do Alianza Lima, que custou ao emblema de Alvalade cerca de 1,3 milhões de euros.

Artur está a caminho da Luz

Artur está a caminho do Benfica. O guarda-redes que representou esta temporada o Braga é o eleito de Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus para reforçar uma posição que este ano causou muitas dores de cabeça aos responsáveis encarnados e deverá fechar em breve a mudança para a Luz.

O futebolista brasileiro representou o emblema bracarense por empréstimo do Roma, clube com o qual está a terminar contrato. Por isso, pode escolher o seu destino, tendo optado pelo Benfica apesar da existência de vários conjuntos interessados em assegurar os seus contributos - as boas exibições na Liga Europa levaram a que as águias enfrentassem uma dura competição para garantir o jogador, que também pelo facto de ter precisamente o passe na mão despertou ainda maior cobiça.

O guarda-redes, de 30 anos, está nesta altura concentrado em ajudar o Braga a conquistar a Liga Europa, prova na qual eliminou precisamente o Benfica, pelo que o acordo, sabe O JOGO, será selado apenas após a final da competição. Nesta altura, ainda não está totalmente definido o período durante o qual Artur irá vestir a camisola encarnada, sendo, porém, praticamente certo que a ligação entre o Benfica e o guardião seja de longa duração, ou seja, entre três a quatro anos.

Após o desaire do último sábado frente ao Sporting, Domingos Paciência concedeu uma folga ao guardião e, ao que O JOGO apurou, Artur aproveitou para se deslocar... até Lisboa. O guardião canarinho esteve alegadamente a tratar "de assuntos particulares" na capital portuguesa - segundo explicou a seu assessoria de Imprensa - e hoje já estará novamente na cidade minhota para o regresso aos treinos, tendo em vista a final da Liga Europa. Apesar disso, é praticamente um dado adquirido que Lisboa será mesmo a cidade onde Artur irá viver nos seus próximos tempos.

Com a chegada do ainda camisola 1 do Braga, quem vê reduzido claramente o seu espaço na Luz é Roberto. O espanhol não convenceu nem os responsáveis benfiquistas nem os adeptos, cometendo muitos erros ao longo da temporada, pelo que a SAD encarnada pretende por isso desfazer-se dele. Em cima da mesa estão, nesta altura, duas alternativas: o empréstimo ou mesmo uma transferência em definitivo. A cedência temporária do guardião contratado ao Atlético de Madrid a troco de 8,5 milhões de euros é a solução mais provável - o objectivo seria reabilitar as qualidades do camisola 12 - e em Espanha as portas continuam abertas, fruto da sua passagem pelo Saragoça, mas Luís Filipe Vieira não exclui a possibilidade de vender já o passe de Roberto, mesmo que esse cenário represente uma perda considerável do investimento feito no início da época.

Perfil

NOME: Artur Guilherme Moraes Gusmão

IDADE: 30 anos (25/01/1981)

NATURALIDADE: Leme (Brasil)

NACIONALIDADE: Brasileira

POSIÇÃO: Guarda-redes

ALTURA: 1,92 m

PESO: 90 kg
Carreira:

2002/03 Paulista

2004/05 Cruzeiro

2006/07 Curitiba

2007/08 Cesena

2007/08 Siena

2008/10 Roma

2010/11 Braga

O JOGO

JotaCC

Final: Já há adeptos portugueses nas principais ruas da capital da Irlanda
Álcool aquece noites de Dublin

A noite de Sean é das raras aquecidas a trabalho, não a cerveja, nos seus 1,60 metros. E parece tirado do circo, desenvolto por entre as mesas apinhadas a empilhar canecas perdidas no Temple Bar, mítico pub de esquina que dá nome à zona agitada de Dublin. Ali se pratica um culto, o do álcool. Em regra, até cair. Novos e velhos, horas a discutir râguebi ou futebol, pregados ao balcão. "Sem praia nem sol", diz Shane, já cambaleante, "é o melhor que levamos da vida".

Todos se movem a cerveja, branca e sobretudo preta, a cinco euros no país já fustigado pela crise e intervenção do FMI. "Fica caro mas é tradição, somos nós. E a cerveja confunde-se com a nossa história", lembra a jovem Caroline, na cidade onde matar a sede a crianças com Guinness, numa versão enfraquecida, chegou a ser mais seguro do que água, contaminada em inícios de século passado.

Por ali passa Bono, vocalista dos U2, quando está de visita a casa, e João e Afonso Cerqueira, em contagem decrescente para "ver o FC Porto a arrecadar mais uma taça". Chegaram cedo de Gondomar, a cinco dias da final, mas "já rendidos" aos encantos da Irlanda. "Somos os batedores" para o embate de 4ª feira com o Sp. Braga, dizem, numa altura em que o centro de Dublin já está tomado pela Garda, polícia em alerta para o risco de atentado à rainha Isabel II, de visita à cidade amanhã.

O OLHAR DO ADEPTO

Derrota do Sp. Braga com o Sporting pode ter influência em Dublin?

FC PORTO: FRANCISCO JOSÉ VIEGAS, ESCRITOR


Pode ter. O Sp. Braga seguia uma trajectória ascendente e com ânimo redobrado depois de ter afastado o adversário das 'meias'; no fundo, era aparentemente mais fácil manter o terceiro lugar (bastava empatar). Claro que esta derrota é um balde de água fria mas, por outro lado, pode obrigar a equipa – e o treinador – a exceder--se, a lutar e a mostrar que continua a ser uma espécie de 'sensação' do futebol português. A reacção pode ter dois sentidos.

SP. BRAGA: ADOLFO lUXÚRIA CANIBAL, MÚSICO


Penso que não. O jogo de Dublin influenciou muito mais a derrota de domingo do que a derrota de domingo influenciará o jogo de Dublin. Nesta fase da época, o grande objectivo é a conquista da Liga Europa, é isso que está na mente dos jogadores. Por outro lado, o Sporting surgiu como um adversário acessível, o que motivou um certo facilitismo. A importância da final europeia é mais do que suficiente para motivar os jogadores do Sp. Braga.

DISCURSO DIRECTO

"ESPERO QUE O BRAGA TRAGA O CANECO": IVA DOMINGUES, APRESENTADORA DA TVI

Correio da Manhã – Vai estar presente em Dublin a convite do Sporting de Braga. Quais as expectativas?

Iva Domingues – Tenho as melhores. Espero que o Braga ganhe e que traga o caneco para casa. Mas também tenho consciência de que a tarefa será difícil. Basta ver o campeonato que o FC Porto fez.

– É fã de futebol?

– Sempre fui... Desde que vim morar para Lisboa, aos 20 anos, vou menos ao estádio. Mas até essa altura, lá estava eu de 15 em 15 dias no estádio a torcer pelo meu Braga. A minha mãe continua a ter lugar cativo, assim como toda a minha família.

– Qual o seu jogador preferido?

– Não consigo eleger um, mas o Alan é um bom jogador, e destaco o Custódio, que marcou o golo que nos levou à final.

– Caso o Braga ganhe, o que vai fazer?

– Não faço a mínima ideia. Quando o Braga derrotou o Benfica, estive os primeiros cinco minutos a chorar. Portanto, se trouxer a taça, vou chorar. Mas o melhor de tudo é que a festa será portuguesa.

ALERTA CONTRA A EUFORIA

André Villas-Boas alertou ontem o plantel do FC Porto para o perigo que pode representar a euforia resultante de uma época sem derrotas. O treinador portista não quer nenhuma veleidade na final da Liga Europa em Dublin, por isso exigiu aos seus jogadores "o máximo respeito pelo Sp. Braga", segundo apurou o CM junto de fonte do clube azul-e-branco.

Sem tempo para descansar, depois do triunfo (2-0) sobre o Marítimo, os jogadores do FC Porto treinaram ontem de manhã à porta fechada e foram obrigados a ouvir no final, já no balneário, uma mensagem do treinador contra a euforia, que durou cerca de 30 minutos.

O técnico portista vincou o prestígio do FC Porto e o facto de o clube disputar a terceira final europeia nos últimos oito anos. Como o primeiro treino para Dublin foi curto, e a maioria dos titulares se limitou a descomprimir e a recuperar energias, Villas-Boas apostou mais na motivação psicológica.

Também houve jogo psicológico no Sp. Braga. Domingos Paciência falou durante breves minutos, ainda no relvado, para pedir "uma equipa de cabeça limpa" em Dublin. O técnico dos minhotos, prestes a deixar o clube para rumar a Alvalade, disse aos jogadores do Sp. Braga que não queria "memórias do jogo displicente" da véspera contra o Sporting, no qual os minhotos perderam por 1-0.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Rodriguez em risco para Dublin

A dois dias da final de Dublin, Rodriguez é fonte de grande apreensão no SC Braga, ao ponto da utilização do central peruano no jogo com o FC Porto estar em sério risco.

Os minhotos não divulgaram o quadro clínico do futebolista, sabendo-se apenas que uma lesão de natureza muscular o impediu, à última hora, de alinhar frente o Sporting.

Aníbal, defesa do satélite Vizela, acabou por entrar à pressa nos convocados para ser o terceiro central, enquanto El Mudo era submetido a uma ressonância magnética para determinar a gravidade da lesão.

Atendendo ao encurtamento de prazos, o cenário não é de todo animador, mas o departamento médico tem ainda uma réstia de esperança de colocar o jogador em condições mínimas para a final, na Arena de Dublin.

De qualquer modo, Kaká está de prevenção e Aníbal preparado para a eventualidade de voltar a ser o único central de raiz de reserva na discussão pelo troféu da Liga Europa.

A dúvida sobre a extensão da lesão de um atleta fundamental no equilíbrio defensivo da equipa irá, muito provavelmente, condicionar a estratégia de Domingos Paciência até muito perto da hora do jogo, pese Kaká e Paulão formarem também uma parceria com rotinas adquiridas desde Fevereiro.


Árbitro espanhol no SC Braga-FC Porto

O espanhol Carlos Velasco foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir a final da Liga Europa entre FC Porto e SC Braga, quinta-feira, em Dublin.

Roberto Fernández e Jesús Guadamuro vão ser os árbitros assistentes. David Borbalán desempenhará a função de quarto árbitro, enquanto Carlos Gómez e Antonio Pérez serão os auxiliares de baliza.

Na primeira divisão espanhola desde 2004, Carlos Velasco, 40 anos, entrou para a elite de árbitros da UEFA no início de 2011.

Engenheiro de profissão, o juiz eleito para dirigir a final portuguesa da Liga Europa arbitrou recentemente o jogo entre Schalke e Manchester United (0-2), na Alemanha, referente à primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões.

Carlos Velasco estreia-se a arbitrar equipas lusas.

A BOLA

JotaCC

#9
FC Porto e Sp. Braga esquecem amizade e empenham-se na glória europeia

FC Porto e Sporting de Braga vão esquecer quarta-feira a sólida amizade que os une, empenhados em conquistar a Liga Europa de futebol, em Dublin, na primeira final do velho continente totalmente portuguesa.

Numa final tudo pode acontecer, mas os "dragões" recolhem, naturalmente, maior favoritismo: estão a fazer uma época memorável – campeões invictos, vencedores da Supertaça e ainda finalistas da Taça de Portugal -, têm maior experiência internacional e estão em forma.

Tudo isso confere à equipa de André Villas-Boas maior responsabilidade e pressão, um trunfo que os "guerreiros do Minho" podem aproveitar, como, aliás, o têm feito com mestria: que o digam os "favoritos" Celtic, Sevilha, Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica, todos colecionadores de títulos nas provas da UEFA e que caíram aos pés dos minhotos.

Esta época, os portistas venceram ambos os desafios entre si e na história triunfaram nas duas finais anteriores na Taça de Portugal e uma na Supertaça, mas uma final europeia é um desafio com um espírito diferente: esta é a oportunidade de uma vida para os "arsenalistas" fazerem história.

Duas Taça dos Campeões (1987 e 2004) e uma Taça UEFA (2003), sem esquecer duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia, já moram no museu do FC Porto, enquanto o do Sporting de Braga procura o mais importante troféu dos seus 90 anos de história – só venceu uma Taça de Portugal.

O FC Porto tem como trunfos a maior experiencia internacional e a superior qualidade individual dos futebolistas, mas o Sporting de Braga já mostrou capacidade para se transcender, com uma capacidade ímpar de criar um todo de valor superior à soma das partes.

André Villas-Boas, discípulo de José Mourinho, está apenas a terminar a primeira época completa como treinador e quis o destino que fosse defrontar Domingos Paciência, o seu ídolo de menino no FC Porto e protagonista do melhor ciclo da longa história bracarense, na qual está determinado a ganhar um lugar imortal, antes de partir para o Sporting.

Tal como a maioria dos que acompanham o futebol, as casas de apostas atribuem favoritismo aos "dragões", mas é no campo que os portistas têm de mostrar a aparente superioridade: no percurso até Dublin, impressionaram, pelas 13 vitórias em 16 jogos, com 43 golos marcados, dois recordes lusos.

Falcao (17 golos, recorde na Europa numa só época) e Hulk (oito) são as setas apontadas à baliza minhota, enquanto Guarín (cinco) tem sido um surpreendente desequilibrador do meio-campo e Helton mais seguro do que nunca na baliza.

O saudoso Matheus (já não faz parte do plantel) é o melhor marcador "arsenalista", com seis golos, seguido de Lima (cinco), especialista a marcar ao FC Porto: Alan brilha nas alas, Mossoró a construir, Vandinho é o "patrão" à frente da defesa, comandada pelo sólido guarda-redes Artur Moraes.

Os portistas estão desfalcados do lateral direito Fucile e do extremo Cristian Rodriguez, com o lateral esquerdo Emídio Rafael a juntar-se aos uruguaios no lote de indisponíveis. No Braga, apenas Vinícius está inapto.

Pinto da Costa tem como grande amigo no futebol António Salvador, mas os cúmplices presidentes têm agora interesses antagónicos, pois ambos querem segurar o sétimo título europeu que viajará para Portugal.

Prognósticos... só no fim. Certo, certo é que a festa será portuguesa, com certeza.

Programa da Jornada:

- quarta-feira, 18 de Maio de 2011
FC Porto – Sp. Braga, 19:45


Liga Europa: Dito considera Braga muito próximo da valia do FC Porto
   
Dito, antigo central do Sporting de Braga e FC Porto, considera muito pequena a margem de favoritismo dos "dragões" na final de quarta-feira da Liga Europa de futebol, entre os dois clubes que representou.

"As realidades são hoje muito diferentes e o Sporting de Braga está, em termos competitivos, muito mais próximo do FC Porto do que na altura", afirmou Eduardo Mendes, mais conhecido por Dito, que brilhou nos anos 80 nos dois clubes e também no Benfica.

Em declarações à Agência Lusa, Dito afirmou que "as possibilidades do Sporting de Braga ganhar a Liga Europa são, hoje em dia, superiores" às do seu tempo, "quando as diferenças entre os dois os clubes eram muito acentuadas".

Oriundo dos juniores, Dito subiu à equipa principal dos minhotos na época de 1979/80, ai permanecendo até ao início de 86/87, quando ingressou no Benfica, do qual saiu em 88/89 para jogar essa época nos "dragões".

O atual treinador da seleção da Associação de Futebol de Braga (jogadores amadores, que em junho disputam a Taça UEFA das Regiões) sublinha o momento dos bracarenses.

"É uma equipa que, legitimamente, acredita que pode ganhar, sobretudo depois de ter deixado para trás equipas de valor muito idêntico ao do adversário na final, como Liverpool, Sevilha e Benfica", afirmou.

Para Dito, os "dragões" têm, ainda assim, 51 por cento de hipóteses de ganhar, conta 49 dos bracarenses: "Os números não mentem e esta época o FC Porto está fortíssimo: melhor ataque, melhor defesa e o melhor goleador no campeonato nacional e na Liga Europa".

Segundo o antigo central, "há uma pequena janela de oportunidade para o Sporting de Braga por não haver animosidade ou enorme rivalidade entre os dois emblemas, o que normalmente é favorável ao FC Porto".

"Por outro lado, o treinador André Villas-Boas tem demonstrado respeito por todos os adversários e com isso põe sempre a fasquia muito elevada para que a equipa não se acomode, gerindo muito bem os fatores emocionais dos jogadores", afirmou.

FC Porto e Sporting de Braga defrontam-se quarta-feira (19:45), em Dublin, na final da Liga Europa, naquela que é a primeira final de uma competição internacional de futebol entre duas equipas portuguesas.

LUSA

JotaCC

Marcos António em aceleração

O SC Braga vai perder todos os defesas-centrais no final desta temporada. Como A BOLA anunciou, Marcos António, brasileiro que em Portugal jogou no Belenenses, Gil Vicente, Leiria, Académica e FC Porto, e está neste momento no Rapid Bucareste, perfila-se como uma das primeiras soluções para o eixo.

A presença de George Copos, presidente do clube romeno, em Dublin, a convite de António Salvador, irá acelerar os contactos para a transferência do jogador. Os dois clubes mantêm estreitos laços de colaboração e os dois líderes são amigos, o que pode facilitar o negócio. Marcos António está preso por um contrato até 2013 e tem um valor de mercado que ronda os 2,5 milhões de euros.

A BOLA

JotaCC

Dito considera Braga muito próximo do FC Porto
pequena margem de favoritismo para dragões

Dito, antigo central do Sporting de Braga e FC Porto, considera muito pequena a margem de favoritismo dos dragões na final de quarta-feira da Liga Europa, entre os dois clubes que representou.

"As realidades são hoje muito diferentes e o Sp. Braga está, em termos competitivos, muito mais próximo do FC Porto do que na altura", referiu à Lusa.

Dito afirmou que "as possibilidades do Sp. Braga ganhar a Liga Europa são, hoje em dia, superiores" às do seu tempo, "quando as diferenças entre os dois os clubes eram muito acentuadas".

Oriundo dos juniores, Dito subiu à equipa principal dos minhotos na época de 1979/80, ai permanecendo até ao início de 86/87, quando ingressou no Benfica, do qual saiu em 88/89 para jogar essa época nos "dragões".

O atual treinador da seleção da Associação de Futebol de Braga (jogadores amadores, que em junho disputam a Taça UEFA das Regiões) sublinha o momento dos bracarenses.

"É uma equipa que, legitimamente, acredita que pode ganhar, sobretudo depois de ter deixado para trás equipas de valor muito idêntico ao do adversário na final, como Liverpool, Sevilha e Benfica", afirmou.

Para Dito, os dragões têm, ainda assim, 51 por cento de hipóteses de ganhar, conta 49 dos bracarenses: "Os números não mentem e esta época o FC Porto está fortíssimo: melhor ataque, melhor defesa e o melhor goleador no campeonato nacional e na Liga Europa".

Segundo o antigo central, "há uma pequena janela de oportunidade para o Sporting de Braga por não haver animosidade ou enorme rivalidade entre os dois emblemas, o que normalmente é favorável ao FC Porto".

"Por outro lado, o treinador André Villas-Boas tem demonstrado respeito por todos os adversários e com isso põe sempre a fasquia muito elevada para que a equipa não se acomode, gerindo muito bem os fatores emocionais dos jogadores", afirmou.


Barroso torce pelo Sp. Braga

ex-médio também jogou no FC Porto
   
Barroso, antigo médio do Sporting de Braga e do FC Porto, confessou à Agência Lusa a sua preferência pela vitória dos minhotos na Liga Europa.

Foi no clube bracarense que José Barroso começou e terminou a sua carreira, o que lhe permite estabelecer algumas comparações com significado para a final de quarta-feira, em Dublin: "O Sporting de Braga de hoje está muito diferente, em tudo, daquilo que foi até há bem pouco tempo".

"Passei pelas fases muito complicadas do clube, com meses de salários em atraso, e apanhei os primeiros dois ou três anos do projeto do presidente António Salvador, que mudou tudo", disse.

Para Barroso, "o Sporting de Braga também teve, nesses tempos mais complicados, grandes equipas e grandes jogadores, mas, comparando as condições e estruturas de então para agora -- costumo dizer -- é como da água para o vinho".

O atual treinador do Vieira, equipa minhota da terceira divisão nacional, iniciou (1990/91) e terminou (2004/05) a sua carreira como jogador profissional em Braga, mas, pelo meio, passou pelo FC Porto, ao serviço do qual foi duas vezes campeão nacional, entre 1996 e 1998.

No caso dos dragões, Barroso sublinha: "O FC Porto tem pessoas extraordinárias, de grande caráter e dignidade, e é uma estrutura muito forte, pelo que não é nenhuma surpresa estar em mais uma final europeia".

Algo dividido por respeito ao seu próprio percurso profissional, Barroso confessa que, emocionalmente, estará do lado dos minhotos na final de Dublin.

"Como bracarense, gostava que ganhasse o Sporting de Braga, mas todos sabemos que o FC Porto tem do seu lado, além do excelente momento que atravessa, o facto de estar habituado a presenças nas finais", reconheceu.

RECORD

JotaCC

Miguel Garcia, Rodriguez e Paulo César em pleno

O lateral-direito Miguel Garcia, o central Rodriguez e o avançado Paulo César estão recuperados e às ordens de Domingos Paciência para a final da Liga Europa.

Os três jogadores apresentaram-se em pleno no treino desta manhã, sinal de que os problemas físicos que os afectavam já foram ultrapassados.

O treinador arsenalista confirmou, entretanto, a chamada de todos os atletas do plantel para o embate com o FC Porto, em Dublin, numa medida que visa premiar o comportamento do grupo e, simultaneamente, conservar o espírito de união para este desafio histórico.

Por fim, a equipa viaja amanhã de manhã para a Irlanda.

A BOLA

JotaCC

Domingos chama todos os jogadores para final de Dublin

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, convocou todo o plantel para a final da Liga Europa de futebol, quarta-feira, em Dublin, diante do FC Porto.

O técnico, que vai cumprir o último jogo ao serviço do clube bracarense, decidiu premiar o grupo de trabalho e levar à capital irlandesa todos os jogadores, incluindo atletas lesionados e outros que nem sequer estão inscritos na UEFA.

Domingos convocou os quatro guarda-redes e ainda cinco jogadores que jogaram regularmente no Vizela, clube "satélite" dos bracarenses, mas que por diversas vezes nesta campanha europeia foram chamados para completar o grupo.

Miguel Garcia, Paulo César e Rodríguez foram convocados para a recepção ao Sporting, para o jogo da última jornada do campeonato, mas não estavam em condições físicas de alinhar e ficaram de fora dos 18.

Os três foram integrados na convocatória para Dublin, pelo que deverão estar recuperados para defrontar a equipa portista.

A comitiva minhota parte na terça-feira, às 09h30, para a capital da República da Irlanda, onde, às 18h45, Domingos Paciência e dois jogadores farão, em conferência de imprensa, no Dublin Arena, a antevisão da partida, o que precederá em 45 minutos o treino no relvado do estádio.

O jogo entre o FC Porto e o Sporting de Braga, tem lugar no Dublin Arena, quarta-feira, às 19h45, e será arbitrado pelo espanhol Velasco Carballho.

Lista dos 28 convocados

Guarda-redes: Artur Moraes, Marcos, Cristiano e Quim.

Defesas: Miguel Garcia, Dani, Sílvio, Rodriguez, Kaká, Paulão, Elderson, Marco Ramos, Aníbal.

Médios: Custódio, Vandinho, Hugo Viana, Salino, Mossoró, Guilherme, Vinícius, Peterson.

Avançados: Ukra, Paulo César, Alan, Meyong, Hélder Barbosa, Lima, Keita.

PUBLICO


Bruno3429

«Vamos sair de cabeça erguida» - Vandinho
Por Redacção

O capitão do SC Braga diz que uma eventual derrota com o FC Porto na final de Dublin não vai retirar brilho à campanha bracarense na Liga Europa.

«Pensámos sempre jogo a jogo, acreditando que tudo seria possível. Enfrentámos grandes equipas mas, com muito querer, conseguimos os nossos objectivos. Só com muito trabalho foi possível chegar à final. Estamos aqui com mérito», destaca Vandinho, em declarações ao site oficial da UEFA.

Perca ou ganhe, o SC Braga regressará a Portugal «de cabeça erguida». «Já é uma vitória chegar à final. Vamos trabalhar pela vitória, mas, independentemente do que acontecer, todo o grupo está de parabéns», enfatiza o brasileiro.

A Bola




JotaCC

Helton motivado, Vandinho sublinha mérito minhoto

Helton está confiante para a final da Liga Europa e garante que os azuis e brancos vão entrar em campo com a atitude de sempre. Do outro lado surge Vandinho que realça o mérito da sua equipa e afiança que o grupo arsenalista vai trabalhar pela vitória.

Nada mudará no FC Porto. Palavra do capitão, Helton: «A preparação para a final vai ser a mesma: o pensamento, o trabalho, vai ser tudo igual. Não temos que melhorar ou deixar de fazer algo só porque chegámos à final. O objectivo é sempre o mesmo: trabalhar com seriedade e humildade», declarou Helton numa entrevista concedida ao site oficial da UEFA.

O guarda-redes e capitão dos azuis e brancos diz que a equipa rema «toda para o mesmo lado», explicando assim que o pensamento de todos está na conquista do sétimo título internacional do historial do clube.

O ataque do FC Porto tem vindo a destacar-se mas Helton deixa também elogios à defesa portista que tem contribuído para o sucesso da equipa: «Tenho muito para agradecer a quem está à minha frente. Tenho orgulho nos meus companheiros. É importante saber que tenho quem me ajude a não sofrer. Têm sido fantásticos», atira Helton.

Em oposição, também numa entrevista concedida ao site da UEFA, surge Vandinho, porta-voz de um grupo motivado, confiante e realista: «Pensámos sempre jogo a jogo, acreditando que tudo seria possível. Enfrentámos grandes equipas mas, com muito querer, conseguimos os nossos objectivos. Só com muito trabalho foi possível chegar à final. Estamos aqui com mérito», referiu Vandinho.

O jogador dos arsenalistas salientou ainda que independentemente do resultado que o Sporting de Braga alcance na quarta-feira, chegará sempre«de cabeça erguida» a Portugal. «Já é uma vitória chegar à final. Vamos trabalhar pela vitória, mas, independentemente do que acontecer, todo o grupo está de parabéns», elogiou o atleta dos minhotos.

ZEROZERO