News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/05

Started by JotaCC, 14 de May de 2011, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Relâmpago de emoções

Braga tem jogo de excepção frente ao Sporting. Não é só o terceiro lugar a estar em causa. É a vista que se oferece para Dublin, a despedida do AXA e o goodbye para muita gente.

Dublin anda presente no espírito de toda a gente mas antes de chegar à Irlanda o SC Braga vai lidar com a última oportunidade no campeonato. Recebe o Sporting na perspectiva de consumar o terceiro lugar da Liga, basta-lhe para isso o empate. Na história dos campeonatos os bracarenses nunca finalizaram nesta posição mas o estímulo não vem particularmente daí, resulta também do facto de estar na iminência de voltar a entrar no pódio depois de um tremendo 2009/2010, selado no segundo lugar (ver quadro). Seria o consumar de dois anos de ouro com Domingos Paciência ao leme, que se assume já como o treinador mais distinto da história do clube.

HOJE SCB, AMANHÃ SCP

O jogo com os leões, último e 26.º em casa esta época, fica assim directamente ligado a um relâmpago de emoções, porque não representa apenas o terceiro lugar e a vista que já oferece para a final de Dublin. Marca também uma série de despedidas, algumas das quais a proporcionar eventual confusão de siglas: o que hoje é SCB vai ser amanhã SCP para algumas figuras que se distinguiram ao longo da temporada... Domingos, Rodriguez, talvez até Artur Moraes.



Próxima paragem para Domingos: banco de Alvalade

Adeus de Domingos a Braga. Após Dublin é hora... de rugir. Volta com o leão na mente.

Há semanas que não se fala de outra coisa e este sábado, 14 de Maio, foi bem sublinhado em vários calendários, uma vez que este embate de hoje em Braga significa muito mais que um mero jogo com 90 minutos que serve de ponto final à Liga 2010/11. Porque encerra, afinal, a particularidade de opor o próximo treinador do Sporting à sua futura equipa.

E logo num contexto com requintes de alguma malvadez - desconfortável mas encarado de forma natural por ambas as partes -, pois a verdade é que Domingos pode, literalmente, atirar os leões para a fossa, ou seja, deixá-los no quarto lugar, agravando uma época que já não era para ser lembrada em Alvalade e que terá de ser rapidamente esquecida, como a que a precedeu.



Artur Moraes na lista de opções

Ainda sem saber como solucionar o futuro de Roberto, que como ontem Jorge Jesus recordou tem mais quatro anos de contrato com o Benfica, a SAD encarnada há muito pesquisa no mercado uma alternativa para a baliza tendo em vista a próxima temporada.

Um dos alvos é mesmo Artur Moraes, brasileiro de 30 anos, que esta época representou o SC Braga por empréstimo da Roma, clube com quem finaliza contrato. Artur é, assim, um jogador livre para decidir o futuro e nas últimas horas o seu empresário, Ovidio Colucci, terá mantido diversos contactos com os representantes da SAD benfiquista no sentido de perceber quais os valores a apresentar.

Seja como for, Artur, que apenas garantiu que não continuará em Braga na próxima época, ainda não decidiu o rumo a dar à carreira, até porque tem ofertas de outros clubes. O nome de Artur Moraes também esteve em destaque na conferência de imprensa de ontem de Jorge Jesus: «Não vou especular, não vou falar de jogadores que não estão no Benfica», referiu o treinador encarnado.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência rejeita poupanças frente ao Sporting

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, assegurou ontem que não vai poupar jogadores na receção ao Sporting, hoje, na última jornada da Liga de futebol, decisiva para o terceiro lugar.
A equipa minhota só precisa de um empate para alcançar uma classificação inédita na sua história, mas o ainda técnico "arsenalista" diz que só sabe jogar para ganhar.
"O Sporting é um adversário difícil e se está a lutar pelo terceiro lugar é porque tem valor e jogadores com muita qualidade, mas a jogar em casa procuramos sempre a vitória, não sei jogar para o empate, só para ganhar", disse, acrescentando que a sua equipa tem a "grande vantagem" de, em caso de empate, garantir a terceira posição.
Quatro dias depois, o Sporting de Braga joga a final da Liga Europa, diante do FC Porto, em Dublin, mas Domingos Paciência garante que não vai fazer poupanças.
"Amanhã (hoje) não há poupanças. Um jogo de cada vez e é importante vencer o Sporting para ganhar confiança. A equipa tem que estar disponível para os dois jogos, porque são ambos importantes para a história do clube e quando sinto que um jogador não está no seu pleno corre o risco de saltar...", avisou, defendendo que, "nesta altura, é melhor jogar do que ficar parado muito tempo".
Será o último jogo de Domingos Paciência enquanto treinador do Sporting de Braga no campeonato e, também por isso, "torna-se especial", admitiu.
"É um grande jogo que se perspetiva, o mais importante da jornada, e todos estes jogadores e estrutura merecem terminar a Liga da melhor forma perante o seu público. Quero dar os parabéns aos jogadores e adeptos por esta temporada porque podemos ainda alcançar dois objetivos", disse.
O técnico assumiu terça-feira que não vai continuar em Braga, mas hoje não quis abordar o seu futuro, reservando-o para o "momento certo, por respeito ao Sporting de Braga".
Reforçou que o seu pensamento está somente em ganhar ao Sporting e ao FC Porto, este, entre outras razões, porque dá entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, disse.
Dado como futuro treinador do Sporting, Domingos notou apenas que, como jogador, contra o Sporting, marcou "vários golos que deram títulos" e como treinador já ganhou em Alvalade.
"Como profissional, ganho a qualquer equipa e defenso sempre os interesses da minha. Nesta altura, o Braga é tudo para mim", frisou.
O jogo entre o Sporting de Braga, terceiro classificado, com 46 pontos, e o Sporting, quarto, com 45, realiza-se no Estádio Municipal de Braga, hoje, às 20:15, e será arbitrado por Pedro Proença, de Lisboa.

Os 20 guerreiros convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;
Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká, Paulão e Elderson;
Médios: Custódio, Vandinho, Hugo Viana, Salino, Mossoró e Guilherme;
Avançados: Alan, Ukra, Paulo César, Keita, Meyong, Hélder Barbosa e Lima.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos Paciência
"Sem medo de nada"

Confirmada que está a saída do Braga, Domingos Paciência foi questionado oito vezes sobre o futuro. Foi contornado o assunto, colocado das mais diversas formas, até que, por fim, respondeu de forma peremptória quando lhe perguntaram se receava trocar o Braga por um clube inferior.

"A mim nada me mete medo. Infelizmente, já passei por situações muito complicadas na vida, coisas graves mesmo ao nível familiar, e ultrapassei-as. Por isso, o desafio ou obstáculo que se seguir não me mete medo. Os próximo são o Sporting e o FC Porto, e encaro-os com optimismo e confiança", afirmou o treinador, que "na altura certa" desvendará o futuro e que agora tem de "respeitar a estrutura e adeptos do Braga. "A ligação aos clubes acaba mais dia, menos dia, o que é perfeitamente normal. A vida é feita de ciclos", prosseguiu, considerando que o "maior reconhecimento é o Braga ser hoje um clube diferente". "Como profissional, ganho a qualquer equipa e defendo sempre os interesses da minha. Nesta altura, o Braga é tudo para mim", frisou.

Os compromissos que se avizinham são as principais preocupações de Domingos Paciência. "Quero ganhar ao Sporting e ao FC Porto. Ganhar a Liga Europa dá entrada directa na fase de grupos da competição na próxima época", referiu, garantindo que hoje não jogará para o ponto que é suficiente para garantir o terceiro lugar. "O Sporting é um adversário difícil, com valor e jogadores de muita qualidade, mas a jogar em casa procuramos sempre a vitória, não sei jogar para o empate, só para ganhar", sublinhou o técnico arsenalista.


Pela honra, história, presente e futuro[/b]

À partida para a derradeira jornada da Liga ZON Sagres, o principal foco de interesse competitivo está no Estádio AXA, onde o Braga recebe o Sporting no encontro que decide a identidade do terceiro classificado desta edição da prova. Em jogo está o prestígio, a facilidade de acesso à Liga Europa, uma diferença gigante na tranquilidade da preparação da próxima temporada e... o futuro de um homem. Domingos Paciência, o herói que conduziu os minhotos à final da Liga Europa - joga-se quarta-feira - despede-se do clube e dos seus adeptos, diante da equipa que começará a liderar mal termine a referida jornada europeia. Aliás, o ainda técnico do Braga é, entre os intervenientes, aquele que tem o terceiro posto garantido: ou o conquista, conseguindo (mais) um feito inédito, ou dele beneficia na próxima época. Recorde-se que o Braga tem um ponto de vantagem sobre o Sporting, o que obriga os leões a vencer para que o último objectivo de uma época desastrosa seja alcançado.

E se Domingos está entre o presente e o futuro, no banco verde e branco também se vive uma despedida: o último suspiro de José Couceiro.

20 h 15

tVI

estádio

AXA

Árbitro

Pedro Proença

[AF Lisboa]

Assistentes

Tiago Trigo e André Campos

Braga

Treinador

domingos paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

2 Rodriguez DC

20 Elderson LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MO

9 Paulo César MO

30 Alan AD

7 Ukra AE

18 Lima AV

26 Marcos GR

4 Kaká DC

27 Custódio MD

25 Leandro Salino MO

40 Guilherme MO

8 Mossoró MO

10 Hélder Barbosa AE

19 Meyong AV

11 Keita AV

Sporting

Treinador

José Couceiro

1 Rui Patrício GR

41 Cédric LD

3 Carriço DC

4 Polga DC

5 Evaldo LE

26 André Santos MD

21 Zapater MD

7 Izmailov AD

14 Matías Fernández MO

20 Yannick Djaló AE

23 Postiga AV

16 Tiago GR

2 Torsiglieri DC

44 Nuno Coelho DC

18 Grimi LE

15 Valdés MO

33 Salomão AE

80 Cristiano AE

9 Saleiro AV


A ANÁLISE DE COROADO

Pedro Proença

AF Lisboa

40 anos

internacional Sim

nº de jogos 132

GRau dE RISCO

Muito difícil

Difícil

MÉDIO

NORMAL

árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 3,47

personalidade 3,00

controlo disciplinar 3,50

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 4,00

média 3,49

Foi preciso a jornada trinta para se encontrar com leões de Alvalade e logo em jogo que concita demasiadas atenções, brios e orgulhos. Com nove jogos esta época arbitrados na primeira categoria, em todos eles a vitória sorriu aos visitados. A época desportiva prestes a terminar poderá tê-lo afirmado definitivamente, algo que terá de fazer por confirmar e justificar pois em jogos desta natureza tende a exorbitar, extrapolar comportamento, evidenciar-se demasiado altivo, quiçá arrogante. Sexto entre os que mais interrompe, é quarto na média de advertências. Sabe aferir tecnicamente, é exigente na disciplina, não admite contestações. Falta-lhe ser um pouco mais criterioso e coerente nas decisões punitivas.

árbitros assistentes

Tiago Trigo (AF Lisboa)

André Campos (AF Lisboa)

Fazem trio de grande entreajuda. Porque actua com regularidade, conhecem-se mutuamente, percebem como e quando o chefe de equipa gosta que intervenham, são ajuda preciosa em qualquer jogo, mesmo quando cometem lapsos de interpretação.


Em destaque


6

postiga, o melhor marcador do Sporting na Liga ZON Sagres, tem seis golos. A marca é magra, é certo, mas o ponta-de-lança internacional português não deixa de ser a maior esperança do Sporting para o(s) golo(s) de que o emblema verde e branco tanto necessita. É que, em Braga, os leões têm, obrigatoriamente, de vencer para ultrapassar os minhotos e assegurar o terceiro lugar da tabela, com os respectivos benefícios na preparação da próxima temporada.

2

rodriguez. Quatro anos e meio depois de ter chegado a Braga, Rodriguez prepara-se para sair e, tudo indica, rumar a Alvalade com Domingos Paciência. Ao peruano faltam apenas duas partidas para completar o ciclo no Minho e em ambas pode acumular registos históricos: um inédito terceiro lugar para o clube e a conquista da Liga Europa.

6

ano favorece leão. Os resultados do Braga-Sporting nos últimos anos parecem ditados pelo arranque das pétalas de um malmequer. Ora ganha um, ora ganha outro. É assim há seis épocas e, pela tradição, esta é a época para os leões festejarem. Para os bracarenses, é excelente a oportunidade para provarem que a tradição não conta.



Hoje, não há poupanças

Domingos Paciência negou o cenário de poupanças para o encontro de hoje ante o Sporting a pensar na final da Liga Europa. "Um jogo de cada vez e é importante vencer o Sporting para ganhar confiança. Temos quatro dias para recuperar e muito tempo sem jogar pode causar dificuldades aos jogadores", explicou o treinador, deixando um aviso aos atletas se estes não colocarem o pé logo à noite: "Quando sinto que um jogador não está no seu pleno, corre o risco de saltar".


Rodriguez na selecção

Rodriguez voltou a ser convocado por Sergio Markarián para a selecção do Peru. O central do Braga foi um dos sete jogadores a actuarem fora do país que o seleccionador já colocou de reserva para a Kirin Cup, competição que terá lugar no Japão entre os dias 1 e 7 de Junho. Presença indiscutível na selecção, El Mudo vive uma fase importante na carreira, visto que, além de estar em final de contrato com o Braga e de ter o Sporting como destino provável, prepara-se para participar pela segunda vez na Copa América, que este ano vai decorrer na Argentina de 1 a 24 de Julho. Na primeira vez em que participou, em 2007, ajudou o Chile a chegar aos quartos-de-final.


Final para mais 700


O Braga colocou à venda uma nova remessa de bilhetes para a final da Liga Europa, marcada para a próxima quarta-feira e que vai opor o Braga ao FC Porto. Uma vez que os primeiros três mil ingressos que os arsenalistas colocaram à disposição já estão praticamente esgotados, o Braga accionou junto da UEFA uma pré-reserva de mais 700 bilhetes, que poderão ser adquiridos a 50 euros cada um. O Braga vai aumentando, assim, o apoio em Dublin, onde pela primeira vez disputará uma final europeia .


Leonardo Jardim
"Claro que o Braga me interessava"

O mais que provável futuro treinador do Braga, Leonardo Jardim, falou ontem publicamente sobre a possibilidade de rumar ao Minho na próxima temporada. Sem confirmar o acordo, o técnico admitiu que esta é uma hipótese que lhe agrada. "Neste momento, estou há dois meses sem estar no activo e, para qualquer treinador que não está no activo, é difícil projectar o futuro. Para já, são tudo suposições e o meu futuro não está definido, mas claro que o Braga me interessava. É um dos grandes clubes do futebol português", afirmou Leonardo Jardim em declarações à Rádio Renascença.


Paulo César com jeito para o leão

Indiscutível e multifacetado, Paulo César deve hoje reassumir uma posição central, depois do regresso à esquerda em Coimbra. O brasileiro tem sido nos últimos tempos utilizado como falso 10, em função da facilidade que tem para se juntar ao ponta-de-lança e disparar às balizas contrárias. Se hoje a aposta for idêntica, Rui Patrício pode tremer. É que se a pontaria do veloz avançado costuma estar afinada, contra o Sporting adquire a mira de um autêntico sniper. Entre as equipas que estão na Liga ZON Sagres, o Sporting é, a par do Guimarães, a principal vítima do "9" bracarense: cinco golos.

"É lógico que espero marcar. Espero um grande jogo e que possamos consolidar o terceiro lugar, que para o clube também será histórico", comentou a propósito. "Desde que o Braga ganhe não interessa quem marca. A minha única obrigação é dar o melhor", completou.

A saga de Paulo César contra os leões começou em 2003/04, ainda jogava no Rio Ave. Nos Arcos, apontou o terceiro dos quatro golos com que o Rio Ave goleou o adversário. A história diz que um golo do brasileiro é mais de meio caminho andado para a equipa vencer. Nas quatro ocasiões em que marcou (bisou numa delas), ganhou três. Só perdeu mesmo na última, esta época, curiosamente única fora de casa . Pelo meio, marcou pelo Leiria em 2007/08 (nova goleada, agora por 4-1) e na época transacta, quando ao vencer por 1-0 recuperou o primeiro lugar do campeonato que o Braga disputou com o Benfica.


Eskisehirspor aposta em Paulão

O Eskisehirspor, actual sétimo classificado da Turquia, está interessado em Paulão. A notícia foi ontem difundida pela Imprensa local e é verdadeira. O central, que também tem proposta do Besiktas, já conhece os termos do contrato proposto e terá de decidir. Aliás, na Turquia perspectiva-se uma luta intensa pelo central brasileiro, sendo que se o Besiktas acena com a reputação, do lado do clube onde jogam Diego Ângelo, Pelé e Rodrigo Tello, a vertente financeira pesa muito.

Artur diz que Liverpool marcou o trajecto

Artur acredita que a chave do sucesso do Braga foi eliminar o Liverpool. "A partir do momento em que eliminámos um clube tão importante, acreditámos que seria possível vencer a prova. E sentimos que os clubes começaram a olhar para nós com grande respeito. Soubemos que alguma coisa muito boa estava guardada para nós", afirmou à ESPN Brasil. O guardião destaca a "organização e espírito de grupo muito forte" como trunfos do Braga para uma final em que a "sensação será única." O FC Porto é "muito forte", mas "quem chegou à final não pode pensar noutra coisa senão vencê-la.


O JOGO

JotaCC

Matías Degrà pode ser alvo
guarda-redes argentino

Matías Degrà, guarda-redes ddo Astera Tripolis (Grécia), pode ser um dos alvos do Sp. Braga para cobrir a saída de Artur Moraes. Degrà é argentino e tem 27 anos, medindo uns apreciáveis 1,92 metros.

Artur anunciou a sua saída e restam no plantel Marcos e Quim. O segundo, porém, irá começar a época com algumas limitações, após a grave lesão que sofreu no início da temporada corrente.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga - Domingos
"Não vou efectuar poupanças"

Domingos Paciência quer "vencer o Sporting" na última jornada da Liga, apesar de precisar apenas de um empate para garantir o terceiro lugar. Certo no comando dos leões na próxima temporada, o treinador do Sp. Braga só admite o máximo empenho frente à equipa de José Couceiro.
"Não sei jogar para o empate. Vamos jogar para ganhar e não vamos efectuar poupanças. A minha equipa está preparada para fazer um grande jogo", avisou, totalmente focado na Liga, a poucos dias da final da Liga Europa com o FC Porto (quarta-feira à noite).

Alan e Vandinho estão de volta aos convocados e a um onze que não terá Sílvio (castigado). O Sp. Braga já vendeu 3000 bilhetes para Dublin e accionou junto da UEFA a pré-reserva para mais 700 ingressos, de 50 euros.


RECORD

Bruno3429

Sp. Braga-Sporting (antevisão): e o bronze vai para...

Arsenalistas e leões frente a frente na luta pelo último lugar no pódio da Liga. Empate basta aos minhotos
Por Pedro Jorge da Cunha

É a derradeira decisão da Liga 2010/11: quem acaba a prova no lugar mais baixo do pódio? Sp. Braga e Sporting lutam pela medalha de bronze no Estádio AXA. Os minhotos têm um ponto de vantagem e para eles um empate basta. O Sporting está obrigado a vencer se quiser começar mais tarde a próxima campanha europeia.

Tudo a favor do Sp. Braga, portanto, pelo menos antes de a bola começar a rolar. Depois, 90 minutos para cada um dos candidatos apresentar credenciais. É justo referir que, pelos sintomas mais recentes, a formação de Domingos Paciência parece ter argumentos suficientes para segurar a exígua supremacia pontual.

Mas há mais dados a lançar para a conversa. Os minhotos, como se sabe, têm uma histórica final europeia para jogar na quarta-feira, em Dublin. E o treinador do Sp. Braga já disse preferir o troféu da Liga Europa a um terceiro lugar no campeonato.

E já que se fala em Domingos, talvez valha a pena sublinhar a verdadeira cruzilhada emocional em que se encontra. Se o técnico vencer entrega ao Sp. Braga a sua segunda melhor classificação de sempre; se perder, o seu mais-do-que-provável futuro clube chega ao terceiro posto. Isto, naturalmente, se Domingos for mesmo para Alvalade na próxima época.

Dados históricos? O Sporting venceu 24 vezes, empatou 12 e perdeu 18 nas visitas a Braga para o campeonato.


Como vai Domingos gerir a equipa?

Em relação à constituição das equipas, o Sp. Braga está dependente da gestão física que o seu técnico entender fazer. Há 20 jogadores convocados, várias opções, e não admiraria por aí além ver em campo alguns jogadores que em Dublin não deverão ter lugar. Keita, por exemplo, até pode ser titular. Ele que nem inscrito está na Liga Europa, tal como Ukra.

No Sporting é provável que José Couceiro mantenha a aposta em Cédric Soares e faça regressar Daniel Carriço ao eixo da defesa. Provavelmente para a saída de Anderson Polga. Izamilov pode voltar a fazer parte dos planos iniciais do técnico.


Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodríguez, Paulão e Elderson; Custódio, Vandinho e Hugo Viana; Alan, Lima e Ukra.

Outros convocados: Marcos, Kaká, Leandro Salino, Mossoró, Guilherme, Paulo César, Meyong, Hélder Barbosa e Keita

SPORTING: Rui Patrício; Cédric Soares, Carriço, Torsiglieri e Evaldo; André Santos, Izamilov e Matías Fernandez; Yannick Djaló, Hélder Postiga e Jaime Valdés.

Outros convocados: Tiago, Anderson Polga, Grimi, Nuno André Coelho, Zapater, Cristiano, Diogo Salomão e Saleiro.

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga e Sporting decidem terceiro lugar

Disputa-se este sábado, às 20h15, a 30ª e última jornada da Liga Zon Sagres, na qual o maior foco de interesse vai para Braga onde o Sporting local recebe o Sporting Clube de Portugal, numa partida em que ficará definido o terceiro lugar da tabela classificativa.

Nesta frente, os "arsenalistas" partem em vantagem uma vez que jogam em casa e têm um ponto de vantagem, bastando-lhes um empate para assegurar a entrada directa na Liga Europa. Aos "leões", apenas a vitória interessa.

O FC Porto desloca-se ao terreno do Marítimo, onde vai tentar tornar-se o segundo campeão nacional sem derrotas, sucedendo ao Benfica de 1972/73.

30ª jornada
Sábado, 14 de Maio
Olhanense - Rio Ave, 20:15
Beira-Mar - Nacional, 20:15
Naval 1.º de Maio - Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV3)
Benfica - União de Leiria, 20:15 (SportTV2)
Paços de Ferreira - Académica, 20:15
Marítimo - FC Porto, 20:15 (SportTV1)
Vitória de Setúbal - Portimonense, 20:15
Sporting de Braga - Sporting, 20:15 (TVI)

O JOGO

JotaCC

Braga e Sporting na batalha final pelo terceiro lugar

À entrada para a última jornada, são poucos os motivos de interesse reservados para as derradeiras partidas da Liga Zon Sagres. Um dos pontos de interesse, no entanto, é o confronto entre Sporting de Braga e Sporting, que lutam pela conquista do terceiro lugar.

Na prática, entre o terceiro e o quarto classificado não há grandes diferenças, embora a equipa que ficar fora do pódio tenha de começar a próxima temporada mais cedo, devido à participação nas eliminatórias de acesso à Liga Europa. Todavia, com a participação certa nas competições europeias da época que vem, a conquista do terceiro lugar é importante para ambos os conjuntos.

O Sporting de Braga quer terminar o campeonato no último lugar do pódio, de forma a fazer história novamente, depois de ter sido vice-campeão nacional na última temporada. Domingos Paciência quer ganhar mais um motivo para ficar na história dos minhotos e para isso bastará o empate diante do Sporting, clube que irá treinar no próximo ano. Por sua vez, para os leões está em jogo a honra e o prestígio porque o terceiro lugar foi a motivação encontrada o objectivo traçado quando a equipa ficou arredada da conquista de qualquer título.

O empate serve para o Sporting de Braga conquistar o terceiro lugar. Curiosamente, esse é um resultado que não se verifica nos jogos entre os bracarenses e leões, na cidade dos arcebispos para o campeonato, desde a temporada de 1993/1994. Nessa altura, Fernando Pires deu vantagem aos da casa, mas Luís Figo empatou para a equipa, na altura, treinada por Carlos Queiroz.

Domingos Paciência, na antevisão ao encontro, disse que não sabe jogar para o empate e, na verdade, o treinador dos minhotos sabe que num jogo pode ganhar, ainda mais, o respeito dos adeptos bracarenses. Primeiro, porque o terceiro lugar permite ao técnico conquistar as melhores classificações de sempre do Sporting de Braga na Liga, segundo porque pode ganhar o jogo 600 da equipa no principal escalão e, em último, um triunfo sobre o Sporting, se qualquer dúvida possa haver sobre o profissionalismo de Domingos será completamente dissipada.

O Sporting, por sua vez, vai em busca da 25ª vitória no reduto dos bracarenses para o campeonato, onde leva a melhor no confronto directo com a equipa da casa. A conquista dos três pontos, no entanto, é a única forma possível da formação orientada por José Couceiro, que vai fazer o seu último jogo como treinador da turma de Alvalade, alcançar o terceiro lugar.

Para isso, espera contar com a veia goleadora de Hélder Postiga, jogador que assumiu posição de destaque no ataque do Sporting, principalmente após a saída de Liedson no mercado de inverno. O internacional português é o melhor marcador do plantel, tendo, inclusive, apontado o golo que há duas épocas deu a vitória ao Sporting sobre o Sporting de Braga no Minho.

ZEROZERO

JotaCC

Artur prefere as águias
tem propostas de turquia, alemanha e itália
   
Artur Moraes, o guarda-redes pretendido pelo Benfica para ocupar o lugar entre os postes na próxima temporada, dá prioridade aos encarnados. Concentrado para os últimos dois compromissos do Sp. Braga (Sporting, hoje, e FC Porto, quarta-feira), o brasileiro tem outras propostas em carteira. No entanto, a possibilidade de representar o emblema da águia está a seduzi-lo sobremaneira.

A pouco mais de um mês de ficar com o passe na mão, uma vez que termina contrato com a AS Roma, Artur, de 30 anos, é um jogador pretendido em vários cantos da Europa: Turquia, Itália e Alemanha são os países onde há emblemas interessados em contratar o ainda camisola 1 do conjunto minhoto, ao qual está cedido pelos romanos. A proposta mais forte é oriunda do país onde jogam Quaresma, Simão e companhia.

RECORD

JotaCC

Sporting garante terceiro lugar com vitória (1-0) em Braga

Sporting garantiu o terceiro lugar na Liga com vitória, por 1-0, diante do SC Braga. Yannick apontou, aos cinco minutos, o tento solitário no Estádio Axa.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.

Obrigado a vencer para concluir o campeonato no pódio, encheu-se de brio o leão, arrancando triunfo moralizador em Braga. Entrada de rompante valeu a obtenção de um golo madrugador, por intermédio de Yannick.

Quiçá com a cabeça em Dublin, entraram desconcentrados os bracarenses no jogo em que o empate seria suficiente para segurar a terceira posição.

O início da etapa complementar foi tirado a papel químico dos primeiros 45 minutos. Isto é, Yannick podia ter "bisado" logo a abrir, esbarrando o avançado em grande defesa de Artur Moraes.

Obrigado a correr atrás do prejuízo, arregaçaram as mangas os minhotos, fazendo perigar as redes de Rui Patrício.

O resultado, porém, manteve-se inalterado, saltando o Sporting para o terceiro lugar na derradeira jornada. O SC Braga falhou a segunda presença no pódio na história do clube.



«Teremos de ser mais fortes para vencer o FC Porto» - Domingos

Domingos Paciência lamenta a displicência do SC Braga no início do jogo com o Sporting. Treinador aponta baterias à final da Liga Europa com o FC Porto, alertando que os minhotos terão de ser «mais fortes» para vencer o dragão.

«Não entrámos bem, algo displicentes e com alguma falta de atitude», apontou Domingos, sublinhando que as limitações de ordem física «mão justificam tudo».

«Toda a equipa tinha uma vontade muito grande de ficar no terceiro lugar. Infelizmente não conseguimos», lamentou.

Confrontado com a hipótese Sporting, jogou à defesa o treinador... «Há um jogo da Liga Europa que queremos ganhar. Para vencer o FC Porto teremos de ser mais fortes do que fomos hoje. É essa a nossa preocupação».

O desaire com os leões, realçou, deve «servir de ajuda para o que não deve ser feito» em Dublin.


«Derrota não vai influenciar» - Hugo Viana

Hugo Viana diz que o SC Braga pagou caro o mau início de jogo com o Sporting. O desaire, afiança, não vai ter influência na prestação da equipa na final da Liga Europa.

«Entrámos com bastante ansiedade, não é normal entrarmos tão mal. Custou-nos caro. Temos de levantar a cabeça, temos uma boa oportunidade para emendar este resultado na próxima quarta-feira», apontou.

A derrota com o Sporting, que ditou a queda para a quarta posição da Liga, «não pode nem vai influenciar» a prestação em Dublin. «Vamos entrar com muita força», prometeu.

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: «Não entrámos bem»
agora só pensa no embate com fc porto

Domingos Paciência não gostou nada da prestação da sua equipa frente ao Sporting, no fecho da Liga Zon Sagres, mas garantiu que a formação saberá emendar a mão na quarta-feira, frente ao FC Porto, na final da Liga Europa.

"Não entrámos bem, até fomos algo displicentes e quando assim é tudo se complica. Tivemos algumas dificuldades com ausências de jogadores. Tivemos de alterar posições de jogadores, como o Salino, mas isso não justifica tudo", iniciou.

Questionado sobre se este desaire vai ter implicações no embate europeu contra os dragões, Domingos fechou o rosto: "Há um jogo da Liga Europa que queremos ganhar ao FC Porto. Isso é que me preocupa. Este embate tem de servir de exemplo para o que não devemos fazer. De qualquer forma temos de fazer mais e melhor."


Hugo Viana: «Não é normal entrarmos tão mal»
quer reação positva na final da liga europa
   
Hugo Viana, médio do Sp. Braga, falou aos microfones da TVI depois da derrota frente ao Sporting e lamentou a má entrada da sua equipa.

"Não é normal entrarmos tão mal, mas custou caro. Eles tiveram duas ou três oportunidades logo no arranque. Não fomos a equipa que costuma-mos ser, mas agora com a Liga Europa na frente, não podemos fazer nada a não ser reagir", disse.

"Sair com este mau resultado não é bom para a cabeça, mas vamos entrar com muita força ja na quarta-feira, na final da Liga Europa", rematou.


RECORD