News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/05

Started by JotaCC, 12 de May de 2011, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rodriguez: "É uma final, não há favoritos"

É conhecido como 'el mudo' e, em Dublin, o objectivo é silenciar o ataque do FC Porto, na final histórica da Liga Europa. Rodriguez garante que não há favoritos e, mesmo parco em palavras, deixou claro que a equipa do Sp. Braga está toda concentrada em vencer os 'dragões'.
"É uma final, não há favoritos. Final é uma final, qualquer uma das equipas pode conseguir. Vamos fazer todos os possíveis para ganhar a final", referiu em jeito de antevisão ao jogo.
Explicando entre sorrisos que a alcunha de 'el mudo' surgiu, precisamente, por não gostar de falar com a comunicação social, o central sublinhou que, em Dublin, "o importante é travar o ataque do FC Porto, evitar golos, porque nós também temos condições para marcar".
"Vai ser uma final muito dura para as duas equipas, marca quem estiver melhor e será campeão quem não cometer erros", frisou o peruano, acrescentando que para travar jogadores como Hulk e Falcao será preciso "estar concentrado durante todo o jogo".
Rodriguez está consciente do ataque eficaz do FC Porto, que em Braga marcou dois golos por intermédio de Otamendi, mas o central considera que o próximo desafio "é diferente". "É uma final, temos que pensar que as finais são para ganhar".
Quanto ao futuro, Rodriguez elogiou o Sporting - "é um grande clube" - mas diz não saber nada. "Depois da final logo se vê".

Pedro Proença dirige jogo decisivo na luta pelo terceiro lugar


O árbitro lisboeta Pedro Proença foi nomeado para o encontro entre o Sp. Braga e o Sporting, da última jornada da Liga portuguesa. Proença será auxiliado por Tiago Trigo e André Campos.
O encontro agendado para sábado (20.15 horas), em Braga, vai decidir o terceiro classificado da Liga, e será dirigido por um juiz que esteve em dois jogos dos arsenalistas - FC Porto (2 -3) e Nacional (2-0) - e apenas arbitrou a vitória do Sporting sobre o Estoril-Praia (2-1), na Taça de Portugal. O programa da última jornada do campeonato é o seguinte:
Olhanense - Rio Ave, João Ferreira (Setúbal); Beira-Mar - Nacional, Olegário Benquerença (Leiria); Naval 1.º Maio - V. Guimarães, Hélder Malheiro (Lisboa); Benfica - U. Leiria, André Gralha (Santarém); P. Ferreira - Académica, Marco Ferreira (Madeira); Marítimo - FC Porto, Hugo Miguel (Lisboa); V. Setúbal - Portimonense, Hugo Pacheco (Porto) e Sp. Braga - Sporting, Pedro Proença (Lisboa).

Sílvio e Vukcevic falham última ronda


O mapa de castigos divulgado pela Comissão Disciplinar da Liga confirma a ausência de Sílvio e Vukcevic do Sp. Braga-Sporting da última jornada. Ambos os jogadores completaram uma série de cartões amarelos, motivo pelo qual cumprem um jogo de castigo. Na mesma situação, mas devido a expulsão, estão Airton (Benfica), Rui Miguel
(V. Guimarães), Filipe Anunciação (P. Ferreira), Gottardi (U. Leiria) e Djamal (Beira Mar). Igor Rossi (Marítimo) e Nélson Oliveira (P. Ferreira).

Três 'guerreiros' em gestão de esforço

Com o pensamento no jogo decisivo do próximo sábado com o Sporting, da derradeira jornada da Liga que vai decidir o terceiro lugar, o plantel do Sp. Braga regressou aos trabalhos. Uma sessão que decorreu à porta fechada, com um trio em gestão de esforço: Miguel Garcia, Paulão e Rodriguez realizaram apenas trabalho específico de gestão física, com o intuito de estarem aptos para a recepção aos 'leões'.

Artur na secundária de Barcelinhos


Artur Moraes visitou, ontem, a Escola Secundária de Barcelos, onde foi recebido com muitas frases de felicitação e votos de boa sorte para a final da Liga Europa. O guarda-redes não teve mãos a medir para responder às imensas solicitações, autografando postais, bolas, camisolas e cachecóis.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Bracali assina por três épocas

Aos poucos, vai ganhando forma o desenho do SC Braga 2011/2012, ainda que a renovação da equipa possa vir a ser mais profunda, dependendo das saídas dos jogadores em final de contrato e de eventuais transferências que garantam mais-valias à SAD.

Como A BOLA anunciou na sua edição de ontem, Bracali será o substituto de Artur Moraes e sabe-se agora que irá assinar contrato por três anos. O guarda-redes do Nacional chega a Braga livre e com a tarefa de discutir a titularidade com Quim e Marcos. Depois de cinco épocas na Madeira, Bracali concretiza aos 30 anos uma viragem importante na carreira.


A BOLA

JotaCC

Atentos a Nuno André Coelho

O Braga tem vindo a seguir com bastante atenção a situação de Nuno André Coelho. Os arsenalistas estão no mercado à procura de reforços para o eixo da defesa, uma vez que Paulão e Rodriguez encontram-se de saída, o contrato de empréstimo de Kaká expira no final da temporada, e o central do Sporting encaixa na perfeição no perfil de jogador pretendido: jovem, com experiência e ainda uma larga margem de progressão, o que poderá levar o clube a realizar um bom encaixe financeiro no futuro. De resto, o internacional sub-21 português, que já mereceu uma chamada à Selecção Nacional "AA" no passado, há muito que está referenciado pela SAD bracarense, embora o casamento nunca se tenha consumado. Desta vez, porém, a hipótese é real, pois "NAC" está a considerar seriamente deixar Alvalade, onde chegou no Verão envolvido no negócio de João Moutinho com o FC Porto. A única coisa que pode encravar um eventual negócio são os (dois) anos que este ainda tem de contrato com os leões e o assédio de que tem sido alvo por parte de clubes estrangeiros, com os italianos do Palermo a encabeçar a lista.

Depois de uma excelente temporada ao serviço do Estrela da Amadora, pelo qual realizou um total de 34 jogos em 2008/09, Nuno André Coelho não tem vindo a receber as oportunidades que desejava para jogar. No FC Porto, em 2009/10, alinhou em apenas sete encontros, a maior parte dos quais na Taça de Portugal, enquanto no Sporting, na época actual, contabiliza somente 15, 13 dos quais como titular e três como suplente utilizados. Esta, aliás, é a principal razão pela qual o internacional sub-23 de Portugal gostava de deixar os leões, até porque estes têm vindo a apetrechar-se com jogadores para a sua posição, entre os quais Rodriguez, que é apreciado pelo novo treinador da equipa: Domingos Paciência.

Comparado a Ricardo Carvalho

Produto das escolas do Penafiel e do FC Porto, clube no qual concluiu a formação, Nuno André Coelho desde muito cedo foi alvo de comparações com Ricardo Carvalho. Desde a fisionomia, à posição que ocupam no terreno (central) e até ao estilo de jogo, pouco parece distinguir os dois jogadores, embora o actual central do Sporting ainda não tenha conseguido afirmar-se em definitivo na alta-roda do futebol português. Apesar de tudo, "NAC" já afirmou por diversas ocasiões que, embora se sinta orgulhoso por ser comparado com a estrela do Real Madrid, prefere que seja conhecido por quem é.

FACTOS CURIOSOS

Jogos em 2010/11

15


Nuno André Coelho começou a época como titular - da primeira à sexta jornada jogou sempre os 90 minutos -, mas aos poucos começou a perder espaço para Polga e até Torsiglieri. Por isso, só contabiza 15 jogos esta época.

Golos em 2010/11

1


O pontapé canhão que mostrou pelo Estrela esteve na base do único golo que marcou esta época. Foi no segundo jogo do Sporting com o Brondby, na Dinamarca, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa.

Clubes que representou

7


Nuno André Coelho já alinhou em sete clubes ao longo da carreira. O arranque deu-se no Penafiel, seguindo-se o FC Porto, que nos primeiros anos como sénior o cedeu a quatro equipas: Maia, Standard Liège, Portimonense e Estrela. Actualmente joga no Sporting.

Internacionalizações

32


Apesar de já ter sido chamado aos treinos da Selecção "AA", foi nas mais jovens que o central mais actuou. Somando os jogos efectuados nos sub-20, sub-21 e sub-23, "NAC" tem no currículo 32 internacionalizações.

Vermelhos na carreira

0


De 2005/06 até agora, o defesa-central nunca foi admoestado com um cartão vermelho. Mas há mais: o máximo de amarelos que viu ao longo de uma época foram quatro, ou seja,nunca foi alvo de castigo disciplinar.

Anos de contrato

2


Os anos de contrato que Nuno André Coelho ainda tem com o Sporting, ao qual chegou no Verão envolvido no negócio de João Moutinho com o FC Porto.


Leonardo Jardim vai ver nova equipa a Dublin


Leonardo Jardim vai assistir ao vivo à final da Liga Europa, entre o Braga e o FC Porto, marcada para a próxima quarta-feira. O treinador tem presença confirmada em Dublin, onde vai ver jogar o seu próximo clube, o Braga, pelo qual deverá assinar um contrato válido durante duas temporadas. O madeirense, já elogiado também pelo presidente dos dragões, Pinto da Costa, é um dos principais interessados no jogo, cujo desfecho terá implicações na preparação da próxima época dos arsenalistas. Em caso de vitória, por exemplo, o Braga jogará a Supertaça Europeia, no Mónaco, frente ao vencedor da Liga dos Campeões, Barcelona ou Manchester United. E, de repente, Leonardo Jardim tem a hipótese de medir forças com nomes consagrados como Alex Ferguson ou Pep Guardiola.



Academia em África inaugurada em Junho

Preparada nos últimos meses em absoluto sigilo a Academia do Braga na África do Sul será inaugurada oficialmente no início de Junho, por António Salvador e Agostinho Oliveira, presidente e coordenador da formação. Apesar do Braga ter recusado prestar mais informações, O JOGO descobriu que a "Braga Soccer Academy" (é assim que se chama) foi edificada num country club em Bedfordview, a 15 quilómetros de Joanesburgo, na província de Gauteng, a mesma que acolheu Portugal no último Mundial.

Resumindo, esse clube já tinha alguns campos relvados e outras facilidades, que debaixo da supervisão de Agostinho Oliveira foram desenvolvidas de forma a que o agora renovado centro de treinos seja um exemplo em todo o continente. Agostinho Oliveira terá geminado a ideia a partir de uma série de contactos que desenvolveu ainda como adjunto da Seleccção Nacional. Depois, contou com a colaboração da SAD para avançar com o projecto, tendo António Salvador sido também peça-chave no estabelecimento de protocolos e até em algum investimento financeiro.

A ideia do Braga é descobrir os melhores jovens talentos africanos e não apenas sul-africanos, pois o espaço estará à disposição de todos os atletas que queiram desenvolver as suas capacidades, seja por iniciativa pessoal, seja a pedido dos directores da academia, que se manterão em estrita comunicação com o departamento de futebol juvenil minhoto. Os melhores serão depois "transferidos" para Portugal. A Academia receberá crianças, adolescentes e jovens e, na porta de entrada, tem o seguinte slogan: "O teu sonho é o teu golo."

Liga Europa adiou viagem com stop em Moçambique

A inauguração da Academia do Braga estava agendada para a segunda quinzena de Maio, mas foi adiada pela presença do clube na final da Liga Europa. Já remarcada e até com as passagens de avião já adquiridas, a comitiva bracarense que vai à África do Sul fará uma paragem em Moçambique, para participar num convénio organizado pelo Maxaquene, um dos principais clubes daquele país. Na forja está a assinatura de um protocolo de cooperação.


Artur não fica segue-se Bracali

Artur não quis renovar contrato com o Braga e está de saída no final da época. O guarda-redes pediu valores incomportáveis para a SAD arsenalista e, por isso, não aceitou a proposta que lhe foi feita, tendo já comunicado essa decisão ao presidente, António Salvador.

Chegado do Roma no início da temporada, o brasileiro assinou apenas por um ano e, dadas as boas exibições que tem vindo a efectuar na segunda metade da época, suscitou o interesse de clubes de maior dimensão, não só do estrangeiro mas também de Portugal, como são os casos de Benfica e Sporting. Certa que está a saída de Artur, o Braga está no mercado à procura de uma alternativa e Bracali, guarda-redes do Nacional, é o preferido para ocupar a vaga. As negociações com o brasileiro, considerado por muitos como um dos melhores guardiães do futebol português, vão muito adiantadas e tudo indica que o enlace será uma realidade. É verdade que Quim estará apto na próxima época, mas, mesmo assim, o Braga pretende um outro guarda-redes de créditos firmados, pelo que a luta entre o antigo guarda-redes do Benfica e Bracali promete.



Mossoró

"A final não pesará no jogo com o Sporting"

Será possível ao Braga concentrar-se na recepção ao Sporting, no sábado e a contar para a última jornada do campeonato, quando está a poucos dias do jogo mais importante da sua história? Mossoró garante que sim. "A final não pesará no jogo com o Sporting, porque a equipa está muito forte psicologicamente e isso disfarça o cansaço. Vamos estar fortes nos dois jogos", afirmou o médio-ofensivo, reconhecendo que a final de Dublin é algo que nunca lhe tinha passado pela cabeça. "Sempre imaginamos que poderia ser um ano muito bom, mas nunca pensámos que chegaríamos a uma final da Liga Europa", referiu, antevendo "um jogo muito complicado, porque as duas equipas conhecem-se bem". "O jogo vai ser decidido em detalhes", vincou o brasileiro, rotulando a final de Dublin de forma categórica. "É o jogo das nossas vidas e será inesquecível."


Mais de metade dos bilhetes já voaram

Algumas categorias de ingressos que o Braga colocou à disposição dos seus adeptos para a final da Liga Europa já foram vendidas. Por isso e de acordo com as estimativas, mais de metade está esgotada, ou seja, um pouco mais de 1500 bilhetes. Antes dessa deslocação, o Braga recebe o Sporting e este último jogo em casa esta época está a gerar grande entusiasmo juntos dos braguistas, pelo que já está garantida a ocupação de meia-casa do Estádio AXA para o último jogo antes da histórica final de Dublin.



Artur viu aluno dar show na escola


Sem mediatismo que normalmente marca estas iniciativas, Artur visitou ontem a Escola Secundária de Barcelinhos, onde recebeu vários incentivos dos alunos e distribuiu autógrafos. O guarda-redes entregou ainda um livro da história do Braga e um galhardete autografado ao Director daquele estabelecimento de ensino, além de oferecer uma camisola arsenalista a um aluno que venceu um concurso de toques na bola sem a deixar cair. O brasileiro ficou espantado com os 800 toques seguidos que o jovem conseguiu dar.


O JOGO


JotaCC

Salvador quis ser rei do bairro

Se uma cigana, algum dia, ler a palma da mão de António Salvador perceberá, com toda a certeza, que a linha do destino começou a ser definida muito cedo, revelando algumas bifurcações em direcção ao sucesso. Estava escrito que seria um presidente precoce e determinado a dar outro brilho aos clubes por onde passa. Não foram muitos, é certo, com o Braga perfaz dois, o que, aos 40 anos, é já um número interessante. A história de presidente nasceu há quase duas décadas, à frente do modesto Bairro da Misericórdia, cujo campo sobrevive actualmente na sombra das costas do Estádio AXA. Foi aqui, neste ponto escondido do que resta da pedreira, que o nome de António Salvador soou, pela primeira vez, pelos meandros do futebol.

Chegou pela mão de Manuel Costa, sobrinho de Pedro Freitas da Costa, o fundador de uma colectividade resumida agora ao ténis de mesa e à formação. Aos 22 anos, Salvador surgia com a ambição de levar o bairro à III Divisão Nacional. Fez investimentos considerados, na altura, astronómicos, e que o tempo provaria irreais para o contexto minúsculo do clube. João Novais defendeu a baliza do Soarense, clube rival do Misericórdia, lembra-se bem das razões que extinguiram o futebol sénior nos vizinhos de Dume. "António Salvador ia buscar jogadores a receberem 400 e 500 euros por mês; e na época seguinte já não havia dinheiro e ninguém queria ir para lá", contou a O JOGO João Novais, de resto, a única lembrança que tem da passagem do presidente do Braga pelo Misericórdia.

A sua juventude não perturbou os mais velhos e traquejados, caso de António Gomes Fontes, o actual líder, na altura um simples secretário-geral. "Ele apresentou-se como o homem do dinheiro, por que razão haveríamos de estranhar o facto de ele ser jovem?", reagiu, puxando dos galões os 42 anos de amor e dedicação ao Bairro da Misericórdia.

Durante duas épocas, António Salvador insistiu na mesma tecla, apontando o indicador bem alto, e desvirtuou a rotina de gestão de uma colectividade bairrista. Os jogadores passaram a receber ordenados, perdendo assim o estatuto de amadores. Contratou brasileiros e acenava com prémios chorudos, mas, realçou António Fontes, "pagou tudo do próprio bolso". O problema, contam, é que criou maus hábitos e tudo se complicou, porque ele deixou o clube e quem lhe sucedeu teve de lidar com as exigências, pois, lembra, "todos queriam ganhar dinheiro, o que era impraticável num clube dos regionais, sem qualquer fonte de receitas". Solução: acabar com o futebol sénior.

500

Contratou jogadores com salários mensais de 500 euros.


O luxo de ter uma bancada coberta

A inclinação para as obras estava-lhe no sangue. António Salvador assim que tomou posse do Bairro da Misericórdia começou logo a idealizar remodelações no campo da Mata da Ordem. E tudo a pensar em grande. Falar em bancada coberta em 1992 era qualquer coisa de extraordinário para a dimensão dos sonhos das pessoas que davam vida ao clube. Espaço havia, por isso foi fácil mandar construir uma estrutura mais confortável. Um "luxo naquela altura, que dá muito jeito quando chove ", conta Eduarda, a senhora que gere o bar de onde saem as parcas receitas que alivia a ginástica orçamental a que está obrigada a direcção de António Gomes Fontes. António Salvador ficou na memória como sendo o impulsionador do empreendimento mais importante da história do bairro, e que ainda está intacta e bem tratada por recente pintura. A bancada ficou pronta, mas já não foi no tempo de Salvador que se celebrou a grande festa da subida à III Divisão. O ciclo completou-se na época seguinte, à sua saída. O máximo que Salvador conseguiu foi o terceiro lugar.


Dois anos de "gestão razoável"

Estava destinado que a freguesia de Dume seria o ponto de consagração de António Salvador como presidente. O Bairro da Misericórdia foi apenas a fase de aprendizagem para o passo mais alto do currículo. Talvez não tenha pensado nisso, há 19 anos, quando se apresentou ao emblema da freguesia do bispo Martinho de Dume, tornado santo pela sua acção na conversão dos suevos ao Cristianismo. Muitos séculos depois, Dume voltou ao mapa histórico, desta vez, no contexto futebolístico. O Braga fez história ao qualificar-se para a final da Liga Europa, sob a liderança de um homem "que aprendeu a ser presidente no Misericórdia", o clube que representa a freguesia. Quem o garante é António Gomes Fontes, que testemunhou o primeiro contacto de Salvador com os assuntos da bola. O tirocínio durou dois anos "fazendo uma gestão razoável". O actual líder do clube reconhece que Salvador cometeu "alguns excessos, compreensíveis em quem é jovem e inexperiente".

Olhando para trás, António Fontes admite que "nunca" pensou que "algum dia, Salvador seria presidente do Braga". "Se me tivessem dito isso, naquela altura, não acreditaria; não que lhe faltasse vontade, mas porque não o via com capacidade para tal". O tempo foi passando, conduzindo Salvador de novo a Dume, onde está agora o Estádio AXA. O ciclo completou-se da melhor maneira, provando aos vizinhos do Bairro da Misericórdia que, afinal, consegue chegar longe. "Fez obra", reconhece, " e tem um bom staff que o ajuda bastante". "É mais difícil gerir este clube do que a SAD do Braga", completou.


Um presidente sem direito a fotografia

Estranho, mas é verdade. Não existe qualquer fotografia de António Salvador no arquivo do Bairro da Misericórdia. A questão levantou-se quando O JOGO tentava descortinar, por entre as muitas dezenas de fotos na parede, aquela onde estaria o presidente. Nem uma para amostra, o dedo acabaria sempre a apontar para o mesmo indivíduo. "Está aqui o 'nosso' Nelo, ele jogava na equipa dessa época, mas...não está aqui o António Salvador", respondiam desalentados, recordam-se que Salvador não gostava de ficar nas fotos. O miúdo de 22 anos ficou apenas na memória, deixando a imagem de "um presidente que incentiva à vitória e era rígido na derrota". António Gomes Fontes lembra-se disso, sobretudo "do sorriso efusivo nas reuniões de Direcção". O Nelo, por seu turno, tem um lugar cativo, pois é filho do bairro, e actuou como extremo-direito com o emblema do clube para onde levou António Salvador. Manuel Costa, dizem orgulhosamente, orienta as camadas jovens do Braga. É, sublinha o actual presidente do Misericórdia, uma "pessoa excepcional, que nunca esqueceu as suas raízes". Preservado nas molduras está também Zé Manel, o mister do tempo de Salvador, mais tarde adjunto de Manuel Cajuda no plantel do Braga.


Almoços e autocarro por conta de Salvador

Vencedor - concorreu em lista única -, António Salvador introduziu uma série de regras mais adequadas aos clubes profissionais. De repente a equipa de bairro passou a ter direito a uma espécie de estágio. Moela, "o João Pinto dos regionais", recorda-se desse tempo luxuoso, de almoços no dia de jogos, "pagos pelo presidente", que também disponibilizava o autocarro da empresa para que os jogadores chegassem todos juntos e sem despesas. Pelo sorriso de Moela (alcunha que gosta de manter), nota-se que foram épocas douradas para as bandas do Misericórdia. O esforço, porém, de Salvador não resultou tal como desejara: não foi além de um terceiro lugar nos regionais, o que dá acesso a nada.


Duas épocas a aplaudir os êxitos do FC Porto

Enquanto António Salvador se empenhava em tirar o clube do espaço exíguo do bairro da Misericórdia, o FC Porto ia somando títulos. Entre 1992 e 1994, venceu um campeonato, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. E, de certeza, que Salvador aplaudiu todas estes momentos épicos, sendo ele um portista assumido, contam, que já naquele tempo tinha uma bancada no extinto Estádio das Antas. Em Braga, lutava para levar o seu clube aos Nacionais.


O JOGO

JotaCC

Bracalli tem acordo verbal
guarda-redes deve assinar um contrato de três anos
   
Rafael Bracalli tem o caminho aberto para se tornar no próximo guarda-redes do Sp. Braga. O brasileiro, que está em final de contrato com o Nacional, já tem um acordo verbal com os arsenalistas e deve assinar um contrato de três anos.

As partes envolvidas na consumação desta transferência escusam-se, no entanto, a confirmar o que quer que seja, já que foi estabelecido um "acordo de cavalheiros" para que a notícia fique no frigorífico até à final da Liga Europa.


Três dúvidas na defesa complicam a gestão
CASOS DE MIGUEL GARCIA, PAULÃO E RODRÍGUEZ NÃO DEIXAM MARGEM DE MANOBRA
   
Domingos Paciência tem em mãos uma complicada gestão do seu sector defensivo, tendo em vista o jogo com o Sporting que faz a "ponte" para a final da Liga Europa. O treinador debate-se com três sérias dúvidas, começando pela de Miguel Garcia, que pode ter mesmo de falhar a receção aos leões, devido a uma lesão muscular na perna esquerda.


RECORD
Um problema, de resto, que já tinha afastado o defesa-direito do jogo em Coimbra, onde foi rendido por Sílvio, mas este acabou por ver o cartão amarelo que o deixa agora de fora do jogo de sábado à noite. Ou seja, sem Miguel Garcia, resta Elderson para a esquerda, sendo que o internacional nigeriano já alinhou em Coimbra. A confirmar-se a ausência de Miguel Garcia que, recorde-se, apresentou muitas queixas no treino aberto de anteontem e recolheu ao balneário depois de uma ligeira corrida, Domingos Paciência terá de adaptar novamente um defesa-direito e as duas últimas experiências não correram bem.

JotaCC

Negociações também desmentidas


Sporting nega que já tenha treinador para 2011/2012

Em comunicado, os «leões» esclareceram que o processo de contratação do novo técnico arranca apenas no fim desta temporada.

O Sporting negou todas as notícias vindas a público que dão conta de que Domingos Paciência já tem um compromisso com os «leões» válido para as próximas duas temporadas. Em comunicado enviado à CMVM, o clube «leonino» não só desmentiu a existência de qualquer acordo, como também adiantou que ainda não encetou qualquer conversação tendo em vista a contratação do treinador da equipa para a temporada que se avizinha. 'Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, face às sucessivas notícias que têm vindo a ser publicadas em vários órgãos de comunicação social e na sequência do pedido da CMVM, a Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD vem esclarecer que não se encontra em negociações, nem estabeleceu Acordo ou Pré-Acordo com nenhum Treinador, dado que o processo de contratação de uma nova Equipa Técnica nunca terá o seu início antes do final da presente época desportiva, como, aliás, tem sido reiterado', pode ler-se no comunicado.
Domingos já confirmou que a final da Liga Europa será o último jogo como treinador do Sporting de Braga e a capital deverá mesmo ser a sua próxima paragem.

Domingos por confirmar. O Sporting anunciou que só a partir de domingo começará a negociar com o futuro treinador



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC





«Irlandeses vão puxar pelo Braga»

Nascido em Dublin, Karl Donnelly é um dos mais fiéis adeptos do SC Braga. Veio de férias, viu a equipa golear o Sporting e apaixonou-se por clube e cidade. Traz na bandeira o sentimento de um povo alegre e hospitaleiro.

Karl Donnelly é um irlandês que não cabe em si de feliz com a carreira do SC Braga na Liga Europa. Irlandês? Sim, não há confusão. É um irlandês avassaladoramente apaixonado pelo clube da terra que o acolheu há oito anos:
- Na Irlanda há uma cultura de proximidade, normalmente puxamos pelo clube local. Às vezes perguntam-me se sou do Benfica ou do Sporting. Respondo que sou do Braga e ponto final.

O que trouxe Karl a Portugal? «Vim cá de férias em 2002 e assisti em Braga a um jogo frente ao Sporting, que vencemos por 4-2. Ainda me lembro de quem marcou os golos: dois do Barroso, um do Artur Jorge e outro do Glauber. Depois voltei a Dublin... Estava a chover, um tempo esquisito, e decidi regressar a Portugal», conta, divertido.

Na cidade dos Arcebispos, fez um pouco de tudo: tomou conta de um bar, foi professor de inglês, até se fixar numa empresa do ramo informático. Paralelamente, emergiu como um dos mais populares adeptos do SC Braga nas redes sociais, escrevendo crónicas quinzenais no Diário do Minho e noutras publicações. «Sempre com o Braga como tema», sublinha, num português fluente mas carregado dum sotaque orgulhosamente irlandês.

A BOLA

braga11

Braga já conhece adversários

Quarta-Feira , 11 Maio 2011

O anfitrião, Associação de Futebol de Braga, vai defrontar Zlín Region, Yednyst Plysky e Württembergischer FV no Grupo A da sétima edição da Taça das Regiões da UEFA, depois do sorteio que se realizou esta noite na cidade minhota.

O sorteio − que resultou em dois grupos de quatro − foi supervisionado por Jim Boyce, primeiro vice-presidente do Comité Jovem e Amador da UEFA, e conduzido pela lenda portuguesa Eusébio, que disse ao UEFA.com: "Estou muito orgulhoso por participar num evento tão importante".

"Estes jogadores vão ter o mesmo sonho que eu tive há muitos anos: tornar-me num futebolista de sucesso. Aguardo com expectativa o início do torneio e estou certo que vai ser um grande sucesso entre os adeptos".

O principal torneio amador europeu vai realizar-se na região do Minho, de 21 a 28 de Junho. Os anfitriões foram colocados na posição A1 do Grupo A, enquanto o resto das equipas foram sorteadas sem qualquer condicionalismo.

A Associação de Futebol de Braga, finalista vencido em 2001, vai defrontar Zlin Region, Yednyst Plysky, da Ucrânia, e os alemães do Württemberg, que já contam com experiência na Taça das Regiões, visto terem acolhido a fase final de 2003, onde foram afastados na fase de grupos.

O Grupo B é composto por Região Sul da Rússia, Belgrado, Ancara e os irlandeses do Leinster & Munster. Ancara é a única equipa que percorreu o caminho desde a ronda preliminar, fazendo da Turquia o 25º país a estar representado na fase final.

Grupo A: Braga (POR), Zlín Region (CZE), Yednyst Plysky (UKR) e Württembergischer FV (GER).

Grupo B: Região Sul da Rússia (RUS), Belgrado (SRB), Ancara (TUR), Leinster & Munster (IRL).

Os jogos vão ter lugar no Estádio de Fão, Estádio 1º Maio, em Braga, no Estádio Municipal de Vila Verde e no Estádio Cidade de Barcelos, que foi um dos locais do Campeonato da Europa Sub-21, em 2006. Os dois vencedores da fase de grupos defrontam-se na final.

Calendário de jogos
21 Junho 2011 Jornada 1
23 Junho 2011 Jornada 2
26 Junho 2011 Jornada 3
28 Junho 2011 Final


Orgulho e empenho

Quarta-Feira , 11 Maio 2011

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, congratulou-se, esta quarta-feira, com a atribuição ao nosso País da organização da fase final da 7ª Taça das Regiões da UEFA. O líder da FPF, que falava durante o sorteio dos grupos da competição, recordou o sucesso de anteriores provas que o organismo máximo do Futebol Europeu confiou a Portugal e prometeu o mesmo empenho para este novo desafio.

"A Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Braga estão orgulhosas da confiança que a UEFA volta a depositar em Portugal e no Futebol Português para organizar uma grande competição da UEFA. Tudo faremos para estar à altura deste desafio. O nosso Know-how e a experiência acumulada ao longo dos últimos anos em importantes torneios como o Europeu Sub-17 de 2003, o EURO 2004, a final da Taça UEFA de 2005, o Campeonato da Europa Sub-21 de 2006, o Europeu de Futsal de 2007 ou a final four da UEFA FUTSAL CUP de 2010 são testemunhos da competência, do rigor e da qualidade de todas as organizações que a UEFA tem atribuído ao nosso País", referiu, dirigindo ao primeiro vice-presidente do Comité de Futebol Jovem e Amador da UEFA, Jim Boyce.

Gilberto Madaíl não esqueceu a "preciosa e decisiva colaboração da AF Braga e das quatro Autarquias, e dos respectivos Clubes residentes, em cujos estádios decorrerão os jogos, nomeadamente Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde. Sem a vossa disponibilidade, não teria sido possível levar a bom porto esta prova", sublinhou.

"Termino, lembrando que o Distrito de Braga tem, por estes dias, alguns dos adeptos mais felizes da Europa. Estando no coração do Minho, não poderia deixar de me congratular os sucessos que o Sporting Clube de Braga e o Vitória Sport Clube alcançaram esta época. Sinal disso mesmo é as suas presenças, nos próximos dias 18 e 22 de Maio, em duas finais de enorme prestígio. O Braga na Final da Liga Europa e o Vitória de Guimarães na Final da Taça de Portugal. Não posso desejar que vençam os jogos – até porque pela frente terão uma equipa Portuguesa, o FC Porto –, mas endereço as minhas calorosas felicitações pelos feitos alcançados, estando certo que a presença nestes jogos decisivos reforçará o seu prestígio a nível nacional e internacional", concluiu.

Por seu lado, Jim Boyce começou por enaltecer a escolha de Eusébio com embaixador da 7ª Taça das Regiões da UEFA, lembrando o seu passado como atleta de eleição e o seu prestígio presente. Depois de elogiar as virtudes da competição, o responsável da UEFA manifestou-se muito satisfeito com as condições que encontrou no Distrito de Braga, quer ao nível dos campos e hotéis, quer de toda a logística necessária à realização da prova.

Apresentado pela jornalista Cláudia Lopes, o sorteio contou com diversas personalidades da vida desportiva, cultural e autárquica do Distrito de Braga, que responderam presente e mostraram que o Minho está com a Taça das Regiões da UEFA.

In fpf.pt
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

JotaCC

"Sp. Braga tem as mesmas hipóteses do FC Porto"

Sp. Braga e FC Porto voltam a encontrar-se esta época

O presidente da Associação de Futebol de Braga, Carlos Coutada, diz à Antena1 que o Sporting de Braga tem tantas hipóteses de vencer a final da Liga Europa como o FC Porto.

"O Sporting de Braga eliminou o Arsenal, o Celtic, o Liverpool e o Benfica, além do Dínamo de Kiev, que são cinco equipas com títulos europeus. Por isso, terá hipóteses de discutir a final de igual para igual com o FC Porto", defende.

"As hipóteses são verdadeiramente 50/50. Se tivéssemos que colocar o palmarés desportivo do FC Porto em jogo, o Sporting de Braga estaria na posição daquele que quer conquistar um primeiro troféu. Mas isto é também uma motivação extra, o que fará aproximar os jogadores de Braga da equipa do FC Porto", antevê Carlos Coutada.

O presidente da Associação de Futebol de Braga deixa elogios a ambas as equipas. "O FC Porto tem demonstrado um futebol de altíssima qualidade e competitividade, mas o Sporting de Braga também fez um campeonato brilhante e brilhou nos momentos certos das competições europeias", recorda.

A final da Liga Europa está marcada para a próxima quarta-feira, dia 18, às 19h45, na Arena de Dublin, na Irlanda.

RTP

JotaCC

Artur, Ansaldi e Damião na lista do Benfica

São três nomes que têm vindo a ser cada vez mais relacionados com o Benfica e que poderão chegar à Luz na próxima época. O guardião Artur, que tem dado nas vistas no Sporting de Braga, o lateral-esquerdo Cristian Ansaldi e o avançado Leandro Damião. Reforços cirúrgicos para a equipa de Jesus.

Face à falta de consenso que a presença de Roberto na baliza dos encarnados ainda suscita, é cada vez mais provável que o Benfica avance para a contratação de um novo guarda-redes para a próxima época.

O eleito é Artur Moraes, que tem dado nas vistas na defesa da baliza do Sporting de Braga. Apesar de ainda não terem sido iniciados contactos o jornal Record sublinha que Luís Filipe Vieira vai tentar assegurar o guardião o mais rapidamente possível.

Tendo em contas as investidas de que foi alvo na época passada o lateral-esquerdo das águias Fábio Coentrão, é mais que provável que neste defeso o internacional português rume a outras paragens.

Assim, há vários laterais-esquerdos referenciados pelo Benfica mas é o internacional argentino Cristian Ansaldi, que joga actualmente no Rubin Kazan, da Rússia, o preferido das águias. O defesa está avaliado em mais de dez milhões de euros e na corrida pelos seus serviços está também a Roma.

O substituto que o Benfica pretende para Óscar Cardozo no ataque encarnado chama-se Leandro Damião e milita actualmente no Internacional de Porto Alegre. O próprio vice-presidente do emblema brasileiro, Roberto Siegmann, afirmou que há disponibilidade para negociar o avançado, avaliado em 20  milhões de euros.


ZEROZERO

JotaCC

Artur é o eleito
BENFICA JÁ DEFINIU QUEM QUER NA BALIZA EM 2011/12


O guarda-redes do Sp. Braga, Artur Moraes, está identificado pelos responsáveis do Benfica como um dos alvos prioritários para a nova época. Não foram ainda iniciados contactos, mas Record sabe que Luís Filipe Vieira está determinado em assegurar os serviços do número 1 dos bracarenses o mais rapidamente possível.

A revolução no plantel dos encarnados com vista a 2011/12, repensada após o frustrante afastamento da final da Liga Europa, vai começar assim pela baliza. O presidente das águias tinha garantido no início da semana, em entrevista à Benfica TV, que o clube iria ter de "ser muito mais rigoroso nas aquisições", e o primeiro passo nesse sentido, a confirmar-se o avanço para Artur nos próximos dias, fica assim ligado ao jogador mais criticado esta época, Roberto, que custou aos cofres da Luz 8,5 milhões de euros.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga pode garantir segunda melhor classificação de sempre


O Sporting de Braga pode alcançar a sua segunda melhor classificação de sempre na Liga Zon Sagres, o terceiro lugar, se não perder na receção ao Sporting, na 30.ª e última jornada.

Com 55 presenças no principal campeonato, em 90 anos de história, os minhotos podem terminar pela primeira vez em terceiro lugar, um ano depois de terem conseguido a sua melhor classificação de sempre.

Em 2009/10, o Sporting de Braga terminou na segunda posição, tendo lutado pelo título com o Benfica até à última jornada e somado 71 pontos, o que ter-lhe-ia garantido a conquista do campeonato por quatro vezes nas últimas sete épocas.

Além deste objetivo, os "arsenalistas" ambicionam ainda a conquista da Liga Europa, na inédita final 100 por cento portuguesa que vai disputar com o FC Porto, em Dublin, na Irlanda, a 18 de Maio.

A notável campanha europeia começou há mais de nove meses, a 28 de Julho, frente ao Celtic, da Escócia, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, tendo depois eliminado o Sevilha com uma exibição de sonho de Lima, com um "hat-trick" em pouco mais de meia hora em jogo na Andaluzia, que selou a entrada na fase de grupos da Liga "milionária".

Na "Champions", o Sporting de Braga somou nove pontos – ajudando a "engordar" a conta bancária que, só em prémios, já amealhou 13,3 milhões de euros -, ficou em terceiro lugar e passou para a Liga Europa e até chegar à final afastou equipas como Liverpool, Dínamo de Kiev ou Benfica.

Mesmo se perder na final da Liga Europa, e a par da época 1965/66, quando conquistou a sua única Taça de Portugal, as temporadas de 2009/10 e 2010/11 são as mais gloriosas do historial "arsenalista".

Em ambas o timoneiro da equipa foi Domingos Paciência que, na terça-feira, assumiu pela primeira vez, de forma explícita, que não vai continuar em Braga, devendo provavelmente rumar ao Sporting, precisamente o adversário de sábado, em luta direta pelo terceiro lugar do campeonato.

Internamente, o Sporting de Braga começou a Liga de forma razoável, mas à 11.ª jornada perdeu em Guimarães o "clássico" minhoto, somando três derrotas consecutivas e descendo para a 10.ª posição, numa altura em que António Salvador foi reeleito presidente do clube.

Na reabertura do "mercado", em Janeiro, o clube operou uma "revolução" no plantel, com oito saídas - algumas de jogadores titulares absolutos como Filipe, Moisés e Matheus, e ainda Madrid e Luís Aguiar (Elton, Léo Fortunato e George Lucas foram apostas falhadas) -, e as entradas de Marco Ramos, Vinícius, Kaká e Ukra.

O plantel ficou mais curto ao ponto de, em vários jogos europeus, Domingos ter sido obrigado a recorrer a jovens "colocados" no clube "satélite", o Vizela, devido a lesões, castigos e ao critério de jogadores inscritos na UEFA.

De então para cá, a equipa iniciou uma lenta recuperação, mas apenas voltou, em definitivo, aos primeiros cinco lugares na 23.ª jornada, tendo ultrapassado duas rondas depois o Sporting, com quem define o terceiro lugar no sábado.

FUTEBOL365

JotaCC

Artur confirma saída

Através da rede social Facebook, Artur Moraes confirmou que não vai prosseguir no SC Braga para além do final da época. O guarda-redes garantiu ainda que não tem ainda contrato assinado com qualquer outro clube.

«Gostaria que os adeptos do SC Braga compreendessem a minha não permanecia! Ate o presente momento não tenho contrato assinado com ninguém, prometi esperar o final da temporada para definir o meu destino e o mesmo estou fazendo! Pois quero continuar focado ate o fim!», vincou o brasileiro, salientando a forte ligação afectiva que construiu no clube.

«Serei eternamente grato e levarei por toda a minha vida a alegria de ter vivido momentos inesquecíveis aqui! E quero dizer especialmente que, independentemente de onde eu estiver, o meu respeito e admiração por todos aqueles que me apoiaram, confiaram em mim, me trouxeram palavras de forca, credibilidade e reconheceram o meu trabalho e profissionalismo .... não mudara!»


A BOLA

JotaCC

«Forte abraço do rei Artur» na despedida de Braga

O guarda-redes do Sporting de Braga já anunciou aos adeptos minhotos que não vai permanecer na cidade dos Arcebispos na próxima época. Artur Moraes garante que ainda não assinou por outro clube e deixa palavras de agradecimento.

A confirmação surge na página oficial da rede social do Facebook do guardião: «Gostaria que os adeptos do Sporting de Braga compreendessem a minha não permanência», escreveu Artur Moraes para logo a seguir garantir que «até ao presente momento» não tem «contrato assinado com ninguém».

O guarda-redes explica que prometeu «esperar pelo final da temporada» para definir o seu destino e é o que vai fazer, afiança Artur, que fica livre no final da época: «Saibam que reconheço e valorizo todo o carinho e confiança que sempre foi depositado por parte de todos! São adeptos calorosos e especiais!»

Com um jogo do campeonato e a final da Liga Europa pela frente, Artur descansa os adeptos afirmando pretender «continuar focado até ao fim» e deixou um agradecimento generalizado: «Serei eternamente grato e levarei por toda a minha vida a alegria de ter vivido momentos inesquecíveis aqui! E quero dizer especialmente que, independentemente de onde eu estiver, o meu respeito e admiração por todos aqueles que me apoiaram, confiaram em mim, me trouxeram palavras de força, credibilidade e reconheceram o meu trabalho e profissionalismo não mudará», afiança, rematando com «um forte abraço do rei Artur».

ZEROZERO