News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/05

Started by JotaCC, 01 de May de 2011, 08:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um olho no pódio da Liga e outro na final de Dublin

O Sporting de Braga defronta esta tarde a União de Leiria, pelas 16 horas, em jogo da Liga Portuguesa, com o pensamento na vitória para cimentar a terceira posição na classificação. Domingos Paciência anunciou a intenção de proceder a uma gestão do plantel, tendo em conta o jogo da próxima quinta-feira, para a segunda 'mão' da meia-final da Liga Europa.
"Dentro dos jogadores disponíveis estão todos preparados para jogar. Este jogo é importante para o nosso objectivo porque queremos ficar em terceiro lugar. Mas sabemos que na quinta-feira temos um jogo importante para a história do clube e tudo será feito no sentido de ver que os jogadores estejam bem e obter a vitória neste jogo. Vamos fazer a gestão em termos de exigência física para estarmos nas melhores condições no jogo de quinta-feira", salientou o treina-dor do Sporting de Braga.
O Estádio Municipal de Braga vai registar uma moldura interessante na partida desta tarde, até porque as portas são abertas ao público e daí a esperança de Domingos Paciência em contar com apoio extra para a conquista dos três pontos, tecendo rasgados elogios ao valor do adversário.
"O Leiria é uma equipa perigosa, procura jogar em transições e não será um jogo fácil.A jogar em casa contamos com o apoio do nosso público e é evidente que queremos ganhar e resolver este jogo o quanto antes.
Os três pontos serão fundamentais para conquistar o terceiro lugar", salientou o treina-dor do Sporting de Braga.
Domingos Paciência ressalva a ambição sem limites, à imagem do que tem sido o seu percurso no futebol. O Sporting de Braga entra na recta final do campeonato com dois objectivos em aberto e que podem significar história. Interrogado sobre uma possível escolha, Domingos Paciência respondeu que não abdicaria nem de um ou outro. "Nest a altura não é possível escolher um nos dois. Escolhemos os dois. Podemos fazer isso por forma a estar bem nos dois jogos. Estamos a um passo de conseguir um feito inédito mas esse jogo é só na quinta-feira e não podemos, de maneira nenhuma, baixar os braços neste jogo do campeonato. Também será histórico neste clube alcançar o terceiro lugar", salientou. Por isso mesmo, o Sporting de Braga parte para o encontro desta tarde com um olho no pódio na Liga e outro na final da Liga Europa.

Leiria não aceitou alterar o jogo "talvez para não melindrar outros"


O jogo com a União de Leiria não vem na melhor altura para o Sporting de Braga, tendo em conta a eliminatória da meia-final da Liga Europa. Os responsáveis bracarenses ainda solicitaram a alteração do encontro, mas os leirienses não aceitaram. Domingos Paciência deixou algumas críticas perante este comportamento. "Pedimos para realizar este jogo na altura da Páscoa, para não ficar no meio dos dois jogos da meia-final da Liga Europa. O Leiria não aceitou, alegando argumentos que para mim não são válidos. O Leiria está numa posição em que não corre riscos, mas entenderam por bem não aceitar, talvez com a intenção de não melindrar outros", apontou o treinador do Sp. Braga. "O futebol é mesmo assim, hoje agrada-se a uns e amanhã não se agrada a outros. Já estamos habituados. Não há duas sem três, primeiro foi o Paços de Ferreira, o Guimarães e Leiria. Queríamos antecipar esses jogos mas nunca cederam. Só houve um clube que aceitou a alteração e na altura agradeci, que foi o Olhanense", vincou Domingos Paciência. "Quando se trata de um interesse do futebol nacional isso devia pesar, mas só o Olhanense teve isso em conta. Se fosse outros clubes a fazer o mesmo pedido teriam tratamento diferente", vincou o treinador.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Entre o sonho e a realidade


A realidade do campeonato aconselha o Braga a manter a guarda se quiser impedir o assalto do Sporting ao terceiro lugar, mas a proximidade do sonho de atingir a final da Liga Europa é demasiado tentador para ser ignorado neste momento. Logo, é muito provável que Domingos Paciência até não se importe de correr alguns riscos frente a um Leiria que vem caindo dramaticamente na classificação e que, matematicamente, ainda não está a salvo da descida de divisão. Aliás, uma derrota contra os arsenalistas pode complicar bastante a vida à equipa da Cidade do Lis - especialmente se a Naval também superar o Nacional -, que nas últimas quatro deslocações à Pedreira venceu por duas ocasiões, ambas antes de 2008. Curiosamente, a primeira (2006/07) foi graças a um tiro certeiro de Paulo César, que, por não poder defrontar o Benfica na quinta-feira devido a castigo, será hoje uma das principais armas dos bracarenses. O atacante brasileiro tem um historial de fazer golos às ex-equipas e na temporada transacta confirmou-o na recepção aos leirienses, num jogo seguido por pouco mais de oito mil pessoas. Neste esperam-se muitos mais, já que as portas do AXA vão abrir-se.
Braga - Leiria

16 horas Sport Tv1

Estádio AXA

Árbitro Bruno Paixão [AF Setúbal]

Assistentes Paulo Ramos e António Godinho

-
Braga

Treinador Domingos Paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

2 Rodriguez DC

28 Sílvio LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MD

7 Ukra AD

8 Mossoró MO

9 Paulo César AE

18 Lima AV

-

26 Marcos GR

4 Kaká DC

20 Elderson LE

25 Salino MD

27 Custódio MD

30 Alan AD

10 Hélder Barbosa AE

11 Keita AV

19 Meyong AV

Leiria

Treinador Pedro Caixinha

85 Gotardi GR

25 Hugo Gomes LD

5 Paulo Vinícius DC

77 Zé António DC

80 Patrick LE

6 Diogo Amado MD

16 Iturra MD

21 Marcos Paulo MO

8 Brígido MO

19 João Silva AV

18 Fabrício AV

-

91 Mika GR

13 Bruno Miguel DC

7 Paulo Sérgio MD

70 Leandro Lima MO

23 Cacá MO

9 Rodrigo Silva AV

90 Bruno Cepeda AV


A Análise De Coroado

Bruno Paixão

AF Setúbal

36 anos

internacional Sim

nº de jogos 171

-
GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

Médio

NORMAL

-
Árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 2,94

personalidade 2,50

controlo disciplinar 3

interpretação das leis e regulamentos 3

condição física 4

MÉDIA 3,03

-

Por culpa própria, potenciada pela irresponsabilidade de terceiros que o impulsionaram na ascensão, constitui-se, indiscutivelmente, como o patinho feio da arbitragem nacional. Milita há 14 anos na principal categoria e ainda não conseguiu encontrar uma linha padrão, um fio condutor. Saberá o árbitro intervir adequadamente em jogo previsível de emoção? O histórico que evidencia não augura necessária serenidade e sensibilidade. Capaz do oitenta, facilmente descamba nos oito deixando cabelos em pé ao mais despreocupado dos participantes. Pelo estatuto que ocupa, a nomeação afigura-se certa, esperemos que confirme.

-
Árbitros assistentes

Paulo Ramos (AF Setúbal) / António Godinho (AF Setúbal)

São ambos muito semelhantes no estilo e na competência. Acompanham com razoável fiabilidade os penúltimos defensores embora nem sempre saibam colocar-se na melhor posição. São firmes na sinalética, determinados e intervirem em zonas que lhes estão atribuídas.



Em destaque

26
Zé António


Sem poder de fogo desde a saída de Carlão para o futebol chinês, o Leiria tem-se voltado para a eficácia defensiva como arma para pontuar e é nesse âmbito que Zé António tem sido especialmente importante. O central ainda só falhou um jogo esta temporada e participou activamente nos últimos dois encontros que valeram pontos aos leirienses, frente a Académica e Sporting, respectivamente. Hoje apresentar-se-á em Braga com a intenção de prolongar o jejum de Lima.


4
Derrotas vingadas

Das sete derrotas sofridas na primeira volta do campeonato, o Braga já conseguiu vingar quatro na segunda: Benfica, Beira-Mar, Rio Ave e Guimarães. Só o FC Porto saiu incólume nos dois encontros que realizou frente aos arsenalistas, que até ao final da competição ainda poderão redimir-se de mais dois desaires averbados na primeira metade, frente ao Leiria (3-1) e ao Sporting (2-1).


8
Jogos sem ganhar


O Leiria já não sabe o que é vencer um jogo para o campeonato desde o dia 12 de Fevereiro, quando defrontou (fora) o Nacional. Desde então já realizou mais oito encontros.



Domingos Paciência
"Se fossem outros"

A conferência de ontem de Domingos Paciência teve a particularidade de recordar uma notícia antiga, agora com a devida resposta do treinador. O Leiria, como anteriormente Paços e Guimarães, recusou antecipar este jogo para a semana da Páscoa, pretensão bracarense para que a preparação da meia-final contra o Benfica fosse mais fácil. "O Leiria lá teve as suas razões, mas para mim não são válidas, pois não correm risco nenhum. Talvez não tenham querido melindrar outros. Noutras alturas aceitaram e nós não gostamos", criticou, em alusão à antecipação pedida ao mesmo clube pelo Benfica em 2009/10, quando disputava o título com... o Braga.

Por isso, Domingos não tem dúvidas. "Se calhar, se fossem outros a fazer o mesmo pedido, teriam tratamento diferente", frisa, embora salvaguardando que, se estivesse do outro lado "teria de ponderar as situações".

O jogo terá mesmo de ser feito e, por "ser também histórico para o clube poder ficar em terceiro lugar" não haverá muitas poupanças, embora algumas sejam certas. "É um jogo importante para o objectivo do campeonato, mas quinta temos um jogo importante para a história do clube. Vamos pensar em ganhar e depois em fazer a gestão física", respondeu, dizendo que não pode escolher entre os dois objectivos.


Sílvio
"Atlético é um sonho"


Sílvio continua a alimentar páginas de jornais em Espanha. Desta vez porque falou ao diário "AS" sobre o interesse do Atlético de Madrid. "É uma honra que uma grande equipa como o Atlético pense em mim. Vejo com muito bons olhos poder jogar num grande europeu. Ser contratado por eles é um sonho", admitiu, recusando adiantar pormenores sobre as conversações "por estar nesta altura concentrado no Braga".

Ainda assim, voltou a frisar que "o Atlético é um clube fantástico" e admitiu estar empolgado com a possibilidade de jogar ao lado de Aguero: "É um sonho. Kun é um craque mundial."


Marcelo Rebelo de Sousa

"Braga melhor que em 2009/10"

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no Estoril Open e falou a O JOGO sobre o momento da sua equipa - o Braga - que viu ao vivo no jogo da primeira mão da Liga Europa, disputada no Estádio da Luz.

Como está a ver a carreira do Braga na Liga Europa?


Está a ser excepcional. Estive na Luz a sofrer e foi um resultado razoável. Até diria bom, não muito bom, mas bom. O resultado abre hipóteses para a segunda mão, mas é muito difícil. O Braga já fez o que podia fazer, agora é questão de boa vontade, de apoio do público, de determinação e sorte.
Já não tem fé então na qualificação do Braga para a final?

Tenho, mas sou de um optimismo muito moderado. Sempre tive este princípio na vida de baixar expectativas. É possível mas, digamos, que o Braga terá 40% de chances.
O que poderá fazer, na sua opinião, a diferença no jogo da segunda mão?

Um golo nos primeiros 15 minutos pode dar a passagem. O Benfica fazer golo nesses primeiros minutos e praticamente liquida o apuramento.
Comparando com a recta final do ano passado, acha que o Braga está melhor agora?

Talvez esteja melhor, porque embora não esteja tão bem na disputa pelo título, está na disputa de duas competições, A dupla-frente é mais exigente do que uma só frente.
Como vê a eventual saída de Domingos Paciência para o Sporting?

Para já nem quero falar nisso. Não quero falar disso porque desmotiva-me para o jogo de quinta.



O JOGO

JotaCC

Recuperação notável salvou o ABC

Comandado pelo capitão Carlos Matos, o ABC efectuou uma recuperação notável nos 15 minutos finais, conseguindo sair ontem do Funchal com um empate, a abrir a sétima jornada do Andebol 1, e atrasando o Madeira SAD na luta pelo título.

Houve muita emoção nos últimos segundos, num jogo nem sempre bonito. Numa fase em que o Madeira SAD actuava com menos um jogador - João Ferraz acabou desqualificado -, os bracarenses ganharam, na derradeira jogada, um livre de sete metros, concretizado por Mário Peixto, que evitou a derrota. Um final dramático para os madeirenses, que pareciam ter os acontecimentos controlados. Exímios a impedirem contra-ataques adversários e com Telmo Ferreira inspirado na baliza, os comandados de Paulo Fidalgo venciam por 16-11 no início do segundo tempo. Mas um parcial de 4-0 recolocou os bracarenses na discussão do resultado e, depois, a inexperiência e a imaturidade de alguns insulares, nomeadamente de João Ferraz, deitaram tudo a perder.

Declarações
Paulo Fidalgo, treinador Madeira SAD: "Precipitados..."

"Controlamos 80% do desafio, mas houve um período que a equipa foi precipitada e o ABC fez um parcial de 4-0 que o relançou. Temos um grupo um pouco inexperiente e fomos pouco maduros na parte final. Matematicamente, não é um mau resultado."

Jorge Rito, treinador ABC: "Temos de estar contentes"

"Tendo em conta o que se passou, temos de estar contentes. Acreditámos e lutámos até o último fôlego. Penso que merecemos o empate pela nossa prestação defensiva."

Madeira SAD 19 | ABC 19

Pavilhão do Funchal

1º árbitro Eurico Nicolau 2º árbitro Ivan Caçador

-
Madeira SAD

Telmo Ferreira Gr

Luís Ferra Gr/nj

Gustavo Castro 2

Gonçalo Vieira 5

Leandro Nunes 1

Mário Costa -

João Nuno 2

Nuno Silva 1

Daniel Santos 1

Luís Marques -

João Ferraz 3

José Coelho 3

Mauro Aveiro 1

Albano Lopes nj

Treinador Paulo Fidalgo

ABC

Gr Humberto Gomes

Gr/nj Bruno Dias

3 José Rolo

1 Fábio Antunes

- João Rodrigues

- Tiago Pereira

1 Miguel Pereira

3 Rui Lourenço

3 Mário Peixoto

3 Carlos Matos

1 José Ricardo Costa

- Hugo Rosário

2 Álvaro Rodrigues

2 Luís Bogas

Treinador Jorge Rito

-

Marcadores 2-2 (5'), 3-3 (10'), 4-4 (15'), 6-5 (20'), 8-7 (25'), 11-8 (30'), 13-9 (35'), 14-9 (40'), 16-12 (45'), 16-15 (50'), 17-17 (55'), 19-19 (60')


Benfica suou com Valongo


O Benfica teve que se aplicar a fundo, até ao fim do encontro, para poder ultrapassar o Valongo, no seu recinto. A equipa nortenha esteve a ganhar durante algum tempo e, bem perto do final, ameaçou retirar pontos aos encarnados, numa fase em que qualquer contrariedade pode ser fatal na luta pelo título. Os homens do Valongo desperdiçaram um livre directo a menos de cinco minutos do apito final, quando o resultado estava em 4-3.

Nesta jornada, salienta-se o facto de o Limianos, vergado por mais uma derrota, ter regressado à segunda divisão e de se ter ainda mais complicado a vida do Cambra, Tomar e Juventude de Viana, perante os resultados gerais e mais concretamente os triunfos do Cascais e da Académica de Espinho.

Resultados 26ª jornada

Candelária 5-1 Oliveirense

FC Porto 7-4 Juventude de Viana

Ac. Espinho 4-2 Barcelos

Porto Santo 2-2 Sp. Tomar

Benfica 5-3 Valongo

HC Braga 7-4 Gulpilhares

HA Cambra 3-4 Cascais

Limianos 1-6 Física

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Defesa disposto a dar o salto para Espanha no final da temporada
Sílvio já sonha com o At. Madrid

"É um sonho que uma equipa como o Atlético Madrid tenha pensado em mim. Vejo com muito bons olhos a possibilidade de jogar num grande de Espanha e da Europa." As palavras pertencem a Sílvio, citado pelo diário espanhol 'As'. O lateral de 23 anos não esconde o desejo de dar o salto no final da época, projectado por um trajecto europeu brilhante dos minhotos, que também querem o pódio no campeonato.

"Queremos fazer história na Liga, e para isso é necessário vencer a U. Leiria [hoje, 16h00, Sport TV1] e manter o 3º lugar", avisou Domingos Paciência, mostrando o seu "desagrado" por o adversário se ter recusado a adiar o encontro da 28ª jornada, que se situa no meio da eliminatória europeia (1-2, na 1ª mão das 'meias') com o Benfica: "Não é o primeiro clube a fazê-lo. Mas os argumentos da U. Leiria não me parecem válidos."

Ukra e Paulo César regressam à convocatória e ao onze. O extremo livrou-se de uma lesão muscular e o avançado volta após ter cumprido um jogo de castigo.


CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sp. Braga-U. Leiria: sem tempo para parar (antevisão)
Formação de Domingos terá de ganhar para recuperar o terceiro lugar antes da meia-final da Liga Europa

O Sp. Braga recebe este domingo a U. Leiria (16 horas, Sporttv) num momento delicado: a formação de Domingos tem na quinta-feira seguinte aquele que pode ser o jogo mais importante da época, mas continua obrigado a ganhar os respectivos jogos. Isto se pretender terminar a Liga no pódio.

Até porque terminar no pódio não traz apenas prestígio, traz também benefícios: podia começar a próxima época quase um mês mais tarde. O que dá mais tempo e tranquilidade. Depois da vitória do Sporting sobre o Portimonense, o Braga caiu para quarto e ganhar ao Leiria é fundamental.

Domingos sabe-o melhor do que ninguém e não entende a data do jogo. «Pedimos com muita antecedência a antecipação deste jogo para não ficar entre a meia final, mas a verdade é que a U. Leiria não aceitou, lá teve as suas razões, mas considero que os seus argumentos não são válidos», disse.

Mais do que isso, o treinador aproveitou para apontar o dedo. «Nestas situações o interesse nacional está em causa e devia pesar, mas só o Olhanense teve isso em conta, P. Ferreira, V. Guimarães e Leiria não tiveram. Se calhar, se fossem outros clubes a fazer os mesmos pedidos teriam tratamento diferente.»

Perante estes condicionalismos, Domingos garante que não vai descansar jogadores a pensar no jogo de quinta-feira. «Se prefiro o pódio ou a final da Liga Europa? Escolho os dois. Estamos a um passo de alcançar um êxito inédito na história, mas não vamos baixar os braços na luta pelo terceiro lugar.»

Nesse sentido, o treinador chamou vinte jogadores, fazendo regressar Paulo César, Ukra e Keita e mantendo todos os habituais titulares. Do outro lado surge uma U. Leiria que já se salvou da descida, também já não consegue chegar à Europa e por isso entra completamente tranquilo em campo.

Sem Panandètiguiri, castigado, e Pateiro, lesionado, o treinador Pedro Caixinha promoveu os regressos de Cepeda e Bruno Miguel aos convocados. De fora continuam Obradovic, Marco Soares, Zhang e NGal, todos eles com problemas físicos. O jogo no Municipal de Braga terá arbitragem de Bruno Paixão.


Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká e Sílvio;
Vandinho; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Ukra e Lima.
Suplentes: Marcos, Paulão, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Salino, Meyong, Keita e Paulo César.

U. LEIRIA: Gottardi; Hugo Gomes, Bruno Miguel, Zé António e Patrick; Paulo Sérgio; Marcos Paulo, Leandro Lima e Ruben Brígido; Rodrigo Silva e João Silva.
Suplentes: Mika, Paulo Vinícius, Iturra, Diogo Amado, Cepeda, Caca e Fabrício.


Maisfutebol

Pé Ligeiro

Campanha minhota ao nível dos grandes

Bracarenses completam jogo 50 da época.

São números que impressionam e justificam verdadeiramente a projecção do SC Braga na presente campanha. O registo de jogos já realizados pelos bracarenses torna ainda mais clara a ascensão da equipa orientada por Domingos Paciência a patamar de exclusividade incomparável, tanto a nível interno como, ou especialmente, na Europa.

Esta tarde, os arsenalistas completam meia centena de desafios oficiais e uma vitória diante do U. Leiria, além de permitir a continuidade do SC Braga no pódio da Liga, terá uma relevância suplementar, pois o jogo 50 poderá coincidir com o triunfo 25 na época, uma percentagem garantidamente de sucesso, reforçada ainda pelos oito empates, com as derrotas a não ultrapassarem a barreira das 17. Em termos de golos, o somatório também não engana e é francamente entusiasmante: 75 marcados, 59 sofridos.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Braga procura segurar o terceiro lugar
   

O Sporting de Braga quebrou na Luz uma série de 12 jogos consecutivos sem perder, a melhor da temporada, mas a derrota frente ao Benfica permite manter a esperança de alcançar a final da Liga Europa, continuando a fazer história na Europa.

Agora, o campeonato está de regresso e a equipa de Domingos Paciência continua a perseguir outro objectivo que, caso seja alcançado, ficará para a história do clube: alcançar o terceiro lugar, posição na qual o Sporting de Braga nunca terminou, mas que seria digna de realce, depois da vice-liderança na época passada.

Na Pedreira, o Sporting de Braga terá a União de Leiria como adversária. Uma equipa que chegou a ser a sensação da temporada, mas que em 2011 apenas venceu por uma vez e apenas conquistou seis pontos em 13 jogos.

O Nacional da Madeira foi a única formação que perdeu diante da turma de Pedro Caixinha, que nas 13 partidas, para além da conquista dos três pontos em território insular, somou nove derrotas e três empates, diante de Paços de Ferreira, Académica e Sporting, o principal adversário dos bracarenses na luta pelo terceiro lugar.

O confronto histórico de jogos entre as duas equipas, disputados em Braga para o campeonato, é equilibrado, apesar da equipa de Domingos Paciência estar em vantagem. Até ao momento, em 16 jogos, o Sporting de Braga venceu sete e a União de Leiria cinco, tendo-se registado o empate por quatro ocasiões.

Na época passada, a melhor dos minhotos, o Sporting de Braga venceu por 2-0, com golos Paulo César e Matheus. Se este Domingo repetir a conquista dos três pontos, então os minhotos, na Pedreira, diante do seu público, irão conquistar a vitória 600 no campeonato.

É uma marca histórica, mais uma sob o comando de Domingos Paciência, que pode dar ainda mais moral para a partida de quinta-feira frente ao Benfica, na qual se vai decidir o finalista que vai defrontar o FC Porto ou o Villarreal e Dublin, na final da Liga Europa.

ZEROZERO

Bruno3429

Juniores: SC Braga vence Benfica e garante terceiro lugar
Por António Casanova

O SC Braga bateu este domingo o Benfica por 1-0, em jogo realizado no campo da Ponte, da penúltima jornada do campeonato de juniores, perante cerca de 300 espectadores.

O único golo da partida foi marcado por Afonso aos 76.

O jogo terminou com os ânimos exaltados, depois de o guarda-redes encarnado ter pontapeado uma bola logo após o apito final. Da bancada, o gesto de frustração de Ederson Moraes foi interpretado na bancada como provocação, com o árbitro a ter de chamar os jogadores para o meio-campo.

No final, o treinador do Benfica, João Santos, reconheceu que o jogador se excedeu.

A Bola

JotaCC

UD Leiria empata e garante manutenção

O UD Leiria acabou de garantir a permanência na Liga. Mesmo empatando a zero com o SC Braga, os leirienses beneficiaram da derrota da Naval para assegurar a manutenção.

O UD Leiria conseguiu segurar o nulo em Braga, somou mais um ponto no campeonato, chegou 31 e assegurou a manutenção esta temporada, podendo encarar o que resta da liga com tranquilidade.

Do lado do SC Braga, o empate permite-lhe voltar ao terceiro lugar, estando, neste momento, e de acordo com os regulamentos da Liga, à frente do Sporting, ainda que ambas as equipas somem 45 pontos.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.



Negadas agressões no fim do jogo com o Leiria

A SAD do SC Braga desvaloriza as queixas do União de Leiria, negando que tenha existido qualquer agressão de Fernando Couto a Iturra.

Os bracarenses entendem que nada de grave se passou no final do encontro com os leirienses, que terminou empatado a zero, confirmando apenas uma acesa troca de palavras no final do jogo, em virtude do empate registado.


«Está tudo em aberto» - Domingos Paciência

Com o empate ante o UD Leiria, o SC Braga viu o Sporting colar-se no 3.º lugar.

«Está tudo aberto, ainda estão seis pontos em disputa. Não ficamos contentes [com o resultado]. É evidente que não estou contente, nem os jogadores podem estar contentes, nem os adeptos podem estar contentes. Foi um jogo ingrato, com uma sensação de desgosto. O SC Braga não foi muito forte no ataque na primeira parte, mas podia ter marcado por Mossoró. Na segunda parte o jogo foi outro.

Viu-se um adversário com uma estratégia bem preparada, a gerir o tempo de jogo. Ao intervalo pedi para os meus jogadores serem mais agressivos nas situações de um contra um, porque o UD Leiria usou uma estratégia de intimidação para que os meus atletas pensassem mais no jogo de quinta-feira.», começou por dizer Domingos Paciência na zona de entrevistas rápidas, aproveitando a ocasião para criticar a arbitragem de Bruno Paixão:

«Foi uma entrada do Fabrício ao nível do pescoço, que podia ter provocado outro tipo de jogo. Acho que o árbitro e o assistente não viram, porque se tivessem visto seria de certeza cartão vermelho directo», explicou


«Há gente que só fala de arbitragem, ganhe ou perca», diz Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, falou no final do jogo com o União de Leiria sobre a arbitragem de Bruno Paixão, aproveitando para se referir às queixas feitas ontem pelo Sporting, que o presidente bracarense entende estar a pressionar a arbitragem.

«Estamos atentos, ainda há pouco tempo chegou gente nova ao futebol que só fala de arbitragem, ganha ou perca jogos. Antigamente alguns deles falavam só quando ganhavam nalguns clubes onde estavam, agora falam percam ou ganhem. Ainda ontem se passou o mesmo, quando todos viram que a única equipa prejudicada foi o Portimonense. E continua-se a meter pressão. Pedimos seriedade e honestidade para o que falta jogar», disse António Salvador, falando depois sobre a actuação de Bruno Paixão:

«Uma das primeiras preocupações foi ir ao balneário ver se o Hélder Barbosa estava em condições, porque toda a gente viu aquela agressão logo aos três minutos, que só não teve consequências mais graves por sorte.»


«Banco do Leiria provocou a assistência», diz António Salvador

Sem se referir aos incidentes registados no final do encontro com o União de Leiria, António Salvador, presidente do SC Braga, mostrou desagrado pela forma como se comportou o banco dos leirienses ao longo da partida.

«O banco do União de Leiria todo o jogo provocou a assistência, como é possível um quarto árbitro que está ali ao lado deixar acontecer aquela palhaçada que se viu. Mas nós queremos ganhar o nosso jogo dentro de campo, não na guerra das palavras, porque trabalhamos com seriedade», disse António Salvador.

A BOLA

JotaCC

Braga empata e é apanhado pelo Sporting no 3º lugar

O Sporting de Braga empatou a zero com a União de Leiria e foi apanhado pelo Sporting no terceiro lugar, depois dos leões terem vencido o Portimonense por 2-1.

Domingos Paciência fez algumas alterações na equipa, a pensar no jogo contra o Benfica na próxima quinta-feira, mas não foi por isso que os minhotos deixaram de conquistar os três pontos.

Houve vontade, crer e espírito para ganhar o jogo, mas a ineficácia, a inspiração de Gottardi e a consistência defensiva da União de Leiria impediram o Sporting de Braga de conquistar a vitória 600 no principal escalão do futebol português.

A primeira parte foi parca em ocasiões de perigo. O Sporting de Braga entrou com vontade de marcar cedo, Paulão e Kaká estiveram perto de o conseguir, mas, do outro lado do campo, foi Artur que segurou a igualdade com uma grande defesa após um livre cobrado em posição frontal.

A equipa de Pedro Caixinha esteve em bom plano a defender e obrigou os jogadores do Sporting de Braga a ficarem longe da baliza de Gottardi, sendo que Ukra foi o único que conseguiu furar a barreira defensiva da turma da cidade do Lis. No entanto, o remate do jovem avançado saiu muito perto do poste da baliza da União de Leiria e deixou os adeptos presentes na Pedreira com um amargo na boca, pois já se preparavam para gritar golo.

Obrigado a vencer para voltar a ocupar o terceiro lugar, devido à vitória do Sporting sobre o Portimonense, Domingos apostou na entrada de Hugo Viana para chegar ao golo. A equipa minhota estava órfã de um organizador de jogo, mas foi com a entrada de Alan, ao minuto 61, que o Sporting de Braga realmente melhorou.

O ataque tornou-se mais veloz, mas no capítulo da finalização a lição não estava bem estudada e, apesar das oportunidades, o nulo manteve-se. A União de Leiria, por sua vez, ia tentando criar perigo no contra-ataque e essa opção tornou-se ainda mais clara quando Pedro Caixinha substituiu os dois jogadores da frente por outros com as mesmas características, dando mais frescura física ao sector mais adiantado.

O Sporting de Braga, no entanto, manteve o controlo do jogo até ao final da partida, mas tal facto não foi suficiente para a equipa de Domingos marcar e conquistar os três pontos. Com isso, os minhotos passam a partilhar o terceiro lugar com o Sporting, depois de duas jornadas sozinhos no último lugar do pódio.

ZEROZERO

JotaCC

António Salvador: «Passam o tempo a criticar arbitragens»
Carlos Freitas e Godinho Lopes visados

O residente do Sp. Braga criticou de forma implícita os dirigentes do Sporting, nomeadamente Carlos Freitas, por, "percam ou ganhem", criticarem e pressionarem a arbitragem.

António Salvador começou por criticar o árbitro por não ter expulso Fabrício logo aos três minutos por suposta "agressão" a Hélder Barbosa, num lance em que Bruno Paixão mostrou amarelo ao jogador da União de Leiria, e passou depois ao "ataque" ao atual adversário direto no campeonato.

"Estamos atentos, chegou gente nova ao futebol há pouco tempo, mas passam o tempo a criticar as arbitragens. Antigamente, alguns deles só falavam quando ganhavam nos clubes em que estavam, agora, percam ou ganhem, estão sempre a falar das arbitragens. Vocês viram que o Portimonense foi a única equipa prejudicada e continuam a meter pressão", disse numa crítica implícita ao diretor desportivo 'leonino', Carlos Freitas, que, no sábado, no final do jogo entre Sporting e Portimonense, criticou a arbitragem de Duarte Gomes.


Domingos Paciência: «Sei que é um jogo histórico»
TÉCNICO LANÇA ENCONTRO COM O BENFICA

No final do empate frente à U. Leiria (0-0), o técnico do Sp. Braga Domingos Paciência lançou o encontro da próxima quinta-feira, frente ao Benfica, a contar para a 2.ª mão das meias-finais da Liga Europa.

"Não considero que esta seja a semana mais importante da minha carreira. É um jogo como este e como os próximos dois que temos na Liga, que queremos ganhar. Mas sei que é um jogo histórico para este clube, que pode marcar a minha carreira", afirmou.

"Também sei que vivi momentos muito grandes enquanto jogador de futebol. Os meus atletas já têm muitos jogos e sabem perfeitamente que é importante. O jogador vive, e tem de viver, com pressão. Eles vão saber ultrapassar o nervosismo", concluiu.

RECORD

JotaCC

Minhotos empatam em Leiria
Sp. Braga cede terceiro lugar ao Sporting

O Sp. De Braga empatou este domingo a zero com a União de Leiria e cedeu o terceiro lugar ao Sporting, que ontem derrotou em casa o Portimonense por 2-1.

Numa primeira parte muito equilibrada entre as duas equipas, coube a Mossoró a melhor oportunidade, que o guarda-redes dos leirienses Gottardi travou.

Para o segundo tempo, a equipa de Domingos Paciência entrou mais forte e agressivo. Os bracarenses intensificaram a pressão junto à defesa do Leiria, que apostava em contra-ataque. Alan e Hugo Viana estiveram muito perto de marcar, mas o marcador havia de sair imaculado.

O ponto conquistado no Estádio Magalhães Pessoa deixa o Braga em quarto lugar, com 45 pontos, os mesmos que o Sporting, que tem vantagem sobre os minhotos.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga e U. Leiria empatam sem golos

Os bracarenses empataram sem golos com a U. Leiria em casa, em jogo da 28ª Jornada da I Liga.

Depois da vitória do Sporting sobre o Portimonense no Sábado, os bracarenses precisavam de ganhar para manter o terceiro lugar. Assim, Sporting e Sp. Braga somam os mesmos pontos (45), sendo que os "leões" viajam até Braga na derradeira jornada do campeonato.

No Naval-Nacional, a equipa da Figueira da Foz perdeu por 2-1 com os insulares, resultado que deixa a formação orientada por Mozer na penúltima posição.

No outro jogo da tarde, Rio Ave e Beira-Mar empataram a uma bola, o que deixa os vila-condenses na 6.ª posição, seguidos pelo Paços de Ferreira (7.º) e V. Guimarães (8.º), todos com 37 pontos.

O Marítimo venceu a Académica por 1-0, golo de Baba. Os estudantes ficam no 13.º lugar, à espera do resultado do V. Setúbal-FC Porto. Se os setubalenses vencerem os "dragões", podem ultrapassar a Académica.

O JOGO