News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/04

Started by JotaCC, 27 de April de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Contrariar estatística para a história

Contrariar a estatística. E escrever mais uma página de ouro na história numa época de glória nos palcos europeus. Naquele que é o primeiro duelo cem por cento português nas taças europeias de futebol - e que vale um lugar na final da Liga Europa, a 18 de Maio, em Dublin - o Sp. Braga terá de contrariar uma estatística onde consta apenas um triunfo em casa do Benfica, uma espécie de terreno amaldiçoado para os arsenalistas.
Foi há 56 anos, a 31 de Outubro de 1954, no campeonato nacional de 1954/55. Um golo do argentino Imbeloni, aos 69 minutos, selou a vitória dos minhotos, no Estádio Nacional, em Lisboa. Desde então, e no total de 59 visitas oficiais a casa das 'águias', os arsenalistas conseguiram 11 empates, mas sofre-ram 47 derrotas.
E, nos últimos quatro duelos na Luz, os encarnados venceram sempre sem sofrer golos. David Luiz e Luisão selaram as vitórias de 2008/2009 e 2009/2010, respectivamente, e, esta época, foi Carlos Martins a ditar a vitória por 1- 0, para o campeonato, enquanto Saviola e Aimar marcaram os golos que afastaram o Sp. Braga da Taça de Portugal.
Na teoria, o Sporting de Braga não é favorito, no entanto, na bagagem europeia dos minhotos estão triunfos históricos frente a nomes de peso do futebol europeu, que permitem olhar para os encarnados, não como um 'papão', mas sim como um adversário à altura. É que o Sp. Braga já deixou pelo caminho e arrumou equipas como o Celtic e Sevilha, na Liga dos Campeões, e Liverpool e Dínamo de Kiev, na Liga Europa.
Na antevisão a este duelo português de emoções fortes, há ainda outro denominador que eleva a confiança bracarense. O Benfica começa em casa, onde só perdeu um dos 59 jogos frente aos arsenalistas, mas a moral encarnada surge em baixo, ainda como consequência do quarto desaire da época face ao FC Porto e depois do adeus ao Jamor e à Taça de Portugal. Há ainda a ter em conta o sonho inédito de estar a 180 minutos de chegar a uma final da UEFA.


HC Braga: "Queremos chegar à final"

Já falta pouco e, como é normal nestas ocasiões, a ansiedade co-meça a atacar. O Hóquei Clube de Braga, que, na presente época, já escreveu páginas douradas na sua história e também na do hóquei nacional, está prestes a embarcar em mais uma viagem que se espera de celebração, euforia e, mais uma vez, histórica.
A dias de viajar para Vilanova, em Espanha, onde vai disputar a 'final-four' da Taça CERS, juntamente com mais três das melhores equipas da Europa, sendo que entre elas estão mais duas portuguesas (Benfica e Física).
O primeiro jogo é contra a equipa da casa, o Vilanova, que, a jogar perante o seu público, quer fazer um brilharete. No entanto, o HC Braga SAD está pronto para enfrentar todas as adversidades e promete dar muita luta para tentar conquistar o seu primeiro objectivo que é, como revela o presidente Alberto Botelho, chegar à final.
"Sabemos que vai ser um jogo muito complicado contra uma equipa agressiva e aguerrida e que tem a vantagem de jogar em casa. No entanto, temos alguns factores que podem jogar a nosso favor. Em primeiro lugar não jogamos mesmo no pavilhão do Vilanova. Depois, e principalmente, temos uma equipa muito experiente, com jogadores que são dos mais experientes da competição, como são so casos do Guilherme e do Pedro Alves. O que é certo é que estamos animados, com vontade de vencer e a esperança é grande", referiu o presidente.

Isenção na arbitragem

Um dos grandes receios da comitiva bracarense que se vai deslocar a Espanha é o facto de haver a possibilidade da arbitragem acabar por ser "caseira", como aconteceu, por exemplo, no jogo dos quartos-de-final entre o Vilanova e a Oliveirense.
No entanto, e apesar desse receio ser uma realidade, Alberto Botelho acredita que a seriedade vai imperar: "vão estar presentes os dirigentes máximos europeus e certamente os árbitros não vão querer vacilar. No entanto temos sempre esse receio depois de termos visto o jogo dos 'quartos'. Mas estamos tranquilos e preparados para dar o nosso melhor para chegarmos à final e depois é como se costuma dizer: as finais são para ganhar".é o pedido principal

CORREIO DO MINHO


JotaCC

Paulo César só... na final

UEFA aplicou dois jogos de castigo ao avançado, que falha, assim, os duelos com o Benfica.

O comité de disciplina da UEFA desfez o sonho de Paulo César. No final do jogo com o Dínamo Kiev, o brasileiro penitenciou-se pela expulsão e partilhou a esperança de ainda poder ajudar a equipa nas meias-finais da Liga Europa: ontem, ficou a saber que lhe foi aplicado um castigo de dois jogos.

O avançado não é, assim, opção para o duplo confronto com o Benfica, cenário que admite apenas nova contribuição europeia... em Dublin, no caso de vitória nesta última etapa para a final do dia 18 de Maio.

Deste modo, Domingos Paciência debate-se com a necessidade de rever os seus planos e considerar outras soluções para o sector atacante.

A BOLA

JotaCC

Política de continuidade favorece Hélder Barbosa
é o favorito dada a ausência de paulo césar

Ainda não é desta que Domingos Paciência se vê livre de castigos ou lesões para preparar um jogo da Liga Europa. Longe vão os tempos em que só havia 12 jogadores de campo disponíveis, mas, mesmo assim, a baixa de Paulo César – expulso com vermelho direto na receção ao Dínamo de Kiev – obriga o treinador a fazer uma ginástica mental considerável na tentativa de arranjar a melhor solução para a esquerda do ataque.

Pela lógica, Hélder Barbosa é o candidato preferido para ocupar aquele corredor: extremo de raiz, forte no 1x1, rápido a sair em transições e exímio a tirar cruzamentos. Mas falta-lhe qualquer coisa... ritmo de jogo, fibra para os grandes jogos, alguma objetividade na hora de decidir. E os números não enganam: Domingos só apostou nele duas vezes a titular nas competições europeias, ambas diante do modesto Lech Poznan. E mesmo para o campeonato, Hélder Barbosa apenas entrou no onze inicial por 5 ocasiões, saindo em duas delas durante o intervalo.

RECORD

JotaCC

Atlético de Madrid segue Custódio, Hugo Viana e Alan

A cotação de Custódio, Hugo Viana e Alan está em alta para os lados da capital de Espanha. Segundo o jornal "El Mundo Deportivo", de Barcelona, o Atlético de Madrid esteve em Portugal nas últimas semanas para ver em acção o trio de jogadores do Braga, dos quais terá tirado excelentes ilações. A observação, confirmada a O JOGO por uma fonte do clube arsenalista, foi realizada no encontro da segunda mãos dos quartos-de-final da Liga Europa contra o Dínamo de Kiev, e por um elemento de peso na estrutura "colchonera": nada mais nada menos que Jesús García Pitchard, que é só o director-desportivo da equipa onde actua o internacional português Tiago.

Os nomes de Custódio, Hugo Viana e Alan não surgem por acaso na notícia, apesar de ninguém do clube madrileno ter adiantado fosse o que fosse sobre o assunto. De acordo com o "El Mundo Deportivo", os dois médios portugueses e o extremo encaixam no protótipo de jogador que o Atlético de Madrid está à procura no mercado para reforçar o plantel na próxima temporada. No entanto, a notícia tem algumas incongruências. A principal está relacionada com a duração do contrato de Alan. Ao contrário do que aquele diário da Catalunha escreve, o vínculo do luso-brasileiro de 31 anos não expira no final da presente época, mas sim em 2014, já que a ligação ao clube da Cidade dos Arcebispos foi prolongada no Verão passado por mais quatro anos.

Numa coisa o jornal acertou: se o Atlético de Madrid quiser contratar Custódio ou Hugo Viana - bem como Alan -, terá primeiro de convencer António Salvador a vendê-los. E sabe-se que o presidente da SAD do Braga não cede facilmente na altura de negociar, como ainda ficou provado no último defeso quando o Al-Sharjah atacou em força Alan, cuja cláusula de rescisão era (quase) proibitiva. Com a renovação do contrato, porém, o valor baixou substancialmente e é agora apenas de cinco milhões de euros.


Paulo César suspenso apenas por um jogo

Apesar de ter sido expulso com vermelho directo contra o Dínamo de Kiev, Paulo César foi suspenso apenas por um jogo, pelo que já poderá ser utilizado no embate da segunda mão das meias-finais da Liga Europa, com o Benfica, na próxima semana. O castigo aplicado pelo Comité de Disciplina da UEFA foi conhecido ontem e motivou um suspiro de alívio por parte da equipa técnica bracarense, uma vez que o avançado é visto por parte de Domingos Paciência como uma unidade muito importante nas acções defensivas e ofensivas. O brasileiro, que foi obrigado a deixar o encontro com os ucranianos mais cedo por ter pontapeado Yarmolenko, é o décimo jogador do plantel com mais minutos na Liga Europa (321') e, até agora, só falhou a partida da primeira mão dos 16 avos-de-final, com o Lech Poznan, porque se encontrava com problemas físicos.



Domingos não prescinde deles

Numa equipa constantemente fustigada por lesões e castigos, além de que tem menos inscritos na UEFA do que nas provas internas, Artur, Sílvio e Hugo Viana resistem a todas as contrariedades e formam o núcleo duro deste Braga europeu que amanhã se vai estrear numa meia-final de uma competição internacional.

Nos seis jogos disputados pelo Braga até ao momento na Liga Europa, Domingos Paciência nunca prescindiu destes três jogadores. Artur, Sílvio e Hugo Viana foram sempre titulares, nunca foram substituídos e, por isso, são os únicos totalistas dos arsenalistas na prova. Na globalidade, somam 540 minutos de utilização e o jogador que os persegue internamente, neste capítulo, é Lima, mas a uma distância considerável, com 514 minutos nas pernas. Titular nos seis jogos, o avançado foi sempre substituído nas segundas partes das últimas quatro.

Os dois jogos incompletos de Alan frente ao Lech Poznan retiram-lhe o estatuto de totalista, ao passo que, no caso de Miguel Garcia, este impedimento ficou a dever-se ao jogo de castigo que foi obrigado a cumprir contra o Dínamo de Kiev, na segunda mão dos quartos-final.

Se a situação de Artur e Sílvio é um pouco mais natural em função das posições que ocupam - o lateral jogou sempre no lado esquerda da defesa -, já o caso de Hugo Viana representa uma interpretação diferente. Num sector muito mais propenso a modificações, o médio tem vindo a assumir-se como uma peça fundamental para Domingos Paciência, depois de na primeira metade da época a sua utilização ter pecado por falta de cadência: na Liga dos Campeões, por exemplo, só entrou em três dos seis jogos que o Braga disputou na fase de grupos.


Vandinho e Custódio no limite

Paulo César é o único impedimento disciplinar do Braga na Luz, mas Vandinho e Custódio estão em risco de exclusão para o jogo da segunda mão. Se os médios virem um amarelo amanhã, irão completar uma série de três que os impossibilita de alinhar no jogo da próxima semana. Este é um cuidado especial que a dupla terá de levar em linha de conta para não passar pela mesma situação de Kaká e Miguel Garcia, que falharam, por esse motivo, a recepção ao Dínamo de Kiev.


Primeira vez de autocarro num jogo europeu


O programa do Braga para a deslocação à Luz só modifica no meio de transporte a utilizar (o autocarro substitui o avião) em relação às viagens para jogos internacionais. De resto, tudo será igual. Com partida para Lisboa marcada para as 9h00, a equipa vai realizar um treino no Estádio da Luz, às 19h00, em que, como habitualmente, só os 15 minutos iniciais serão abertos à Comunicação Social. Meia-hora antes da sessão começar, Domingos Paciência e um jogador vão projectar o jogo em conferência de Imprensa. A comitiva bracarense ficará hospedada no Hotel Altis.


Trio leonino sabe como se chega à final

Num clube que se estreia numa meia-final de uma competição europeia, há três jogadores que já viveram essa experiência, e com sucesso. Miguel Garcia, Custódio e Hugo Viana ajudaram o Sporting em 2004/05 a ultrapassar os holandeses do AZ Alkmaar e a chegar à final da então denominada Taça UEFA, perdida, depois, para os russos do CSKA de Moscovo em Alvalade. Na eliminatória com a equipa holandesa, Custódio foi titular nos dois jogos e Hugo Viana foi suplente utilizado na primeira mão. Já Miguel Garcia só jogou na segunda mão e tornou-se o herói de Alkmaar, ao marcar o golo da qualificação no último minuto do prolongamento.


Meias-finais com o Benfica equilibradas

O Braga já disputou quatro meias-finais contra o Benfica, todas elas referentes à Taça de Portugal, resultando daí duas vitórias para cada lado e um facto curioso: ambos perderam sempre a final depois de se terem encontrado nas meias-finais. Em 1964/65, a duas mãos, o Benfica venceu em Braga (4-1) e em casa (9-0), mas depois perdeu, no Jamor, com o Setúbal (3-1). Em 1981/82, os arsenalistas receberam e bateram as águias (2-1) e foram goleados (4-0) pelo Sporting, na final. Em 1988/89, o Benfica ganhou na Luz (3-1) e foi derrotado na final pelo Belenenses (2-1). Em 1997/98, o Braga triunfou no 1ª de Maio (2-1) e perdeu (3-1) com o FC Porto, no Jamor.


Mensagens injectam confiança no grupo

Apesar de o Braga ser apontado pela maioria das casas de apostas como o menos favorito a conquistar a Liga Europa, os bracarenses acreditam que a equipa poderá contrariar as "odds" e fizeram questão de o mostrar antes desta rumar a Lisboa. Enquanto Domingos Paciência orientava mais um treino longe de olhares indiscretos - o segredo nesta fase pode ser crucial -, um grupo de adeptos acercou-se do Estádio AXA e afixou uma série de tarjas com mensagens de incentivo que deixaram os atletas sensibilizados e com vontade de fazer um brilharete já na quinta-feira, no Estádio da Luz. "A história não acaba aqui... Dublin", "Unidos nesta batalha, o céu é o limite!" e "Yes we can" foi o que Alan e companhia puderam ler à medida que iam deixando o recinto, que na próxima semana promete transbordar de emoção, como sucedeu no jogo que os arsenalistas realizaram recentemente com o Benfica, da segunda volta do campeonato.

A possibilidade de o Braga alcançar, pela primeira no seu historial, o apuramento para a final de uma competição europeia está a criar uma enorme excitação na Cidade dos Arcebispos. Os adeptos que não vão poder marcar presença no Estádio da Luz estão mesmo a pensar juntar-se nos mais variados cafés e restaurantes espalhados pelo município para seguir o encontro com o Benfica, pois o pedido efectuado em vários fóruns e blogues para que a Câmara Municipal colocasse um ecrã gigante na Avenida Central ainda não teve resposta. Uma coisa é certa: se o resultado for positivo, está prometido um novo São João antecipado, à semelhança do que se verificou quando a equipa superou o Dínamo de Kiev.


Peña brilha na venezuela

Sem oportunidades para se mostrar no Portimonense, Peña aceitou rumar ao Caracas e tem aproveitado ao máximo este período de empréstimo. O médio-ofensivo, que ainda se encontra contratualmente ligado ao Braga, tem brilhado no clube da capital da Venezuela, pelo qual já realizou 15 jogos e três golos, um dos quais na Taça dos Libertadores.


O JOGO

JotaCC

"Domingos é um treinador que joga para a frente"

Ainda não é oficial, mas já toda a gente sabe que Domingos Paciência vai ser o treinador do Sporting nas próximas duas temporadas, no mínimo. Ocupando nesta altura um lugar inédito entre os semifinalistas da competição que vive na sombra da Champions, pode dar-se o caso de ele vir a entrar em Alvalade com a "inimaginável" coroa de vencedor da Liga Europa pelo Braga, sendo esse um enigma resolúvel até Maio. A primeira pronúncia das estrelas está reservada para amanhã, na Luz, mas há quem possua informação privilegiada e perspective o futuro para lá do duplo confronto ante o Benfica, antecipando o impacto da chegada de Domingos a um clube que anda há nove anos a correr pelo resgate do título nacional. "Ele é um treinador que joga para a frente e para ganhar em qualquer campo, sempre. Em termos de treino e de táctica, é muito bom no que faz. Sabe aguentar a pressão e tem capacidade para fazer um excelente trabalho, seja onde for", advoga o antigo leão e ex-arsenalista Moisés, em declarações a O JOGO.

Os resultados somados em dois anos de labuta no Braga - reforçando e valorizando o produto das empreitadas executadas no Leiria e na Académica - favoreciam a previsão de que o salto de Domingos Paciência para um crónico candidato ao título poderia acontecer... a qualquer momento. Moisés também não estranha a mudança de banco. "A opinião que tenho sobre o míster é a melhor possível. É uma pessoa muito honesta, passou por situações injustas na primeira fase da época derivado a um momento de transição na equipa, mas, juntamente com os jogadores e com a directoria, soube dar a volta ao problema. É ambicioso, tem carácter e sabe ter o grupo na mão. Como digo, é um treinador tacticamente para a frente, nunca vai para um jogo a pensar no empate. Consegue passar isso para os jogadores, mas não deixa de se preocupar com os aspectos defensivos, procurando o melhor equilíbrio. Lembro que no primeiro ano em que trabalhei com ele no Braga fomos muito fortes defensivamente."

Devido a uma embrulhada jurídica omitida pelo jogador, a ligação do brasileiro ao Sporting no Verão de 2006 foi quase tão fugaz como as trovoadas em Portugal nos meses de Agosto. Teve tempo, no entanto, para envergar a camisola cinco nos treinos de pré-temporada e conhecer alguns cantos à casa, confirmando que a cobrança de vitórias e de troféus faz parte do ADN do clube. Nada, porém, que possa constranger o futuro comandante, assegura Moisés, que no balneário de Domingos era um dos capitães. "Ele está num grande do futebol português. As pessoas ainda não assimilaram bem esta ideia, mas o Braga já é um grande em Portugal, pela estrutura e pela ambição que tem. Também por isto, sei que ele está preparado. Mas é preciso ver ainda que ele passou muito tempo no FC Porto, jogou em Espanha... Tem muita experiência. É uma pessoa que, pelo carácter, aguenta bem a pressão. Já está acostumado ao tipo de exposição que se enfrenta no Sporting, se for esse o destino dele. Por aí não há problema."

"Muito bom, mas não faz milagres"

O ex-Xerife do Minho confia cegamente nas capacidades e no potencial de Domingos, mas reage com alguma reserva e prudência quando se lhe pergunta se o Sporting vai finalmente entrar nos eixos e iniciar a retoma de êxitos com o novo comandante. "Isso é muito relativo. Ele é muito bom treinador, mas ninguém faz milagres", avisa o natural de Nanuque (Minas Gerais), lembrando que é indispensável um trabalho competente na composição e no fortalecimento do plantel, antes de o técnico meter as mãos na massa. "Não basta ter um treinador dotado, se depois este não tiver bons jogadores, isto é, as peças certas para armar uma equipa boa e competitiva. A questão táctica é muito importante, mas tem de haver jogadores inteligentes para assimilar o que ele quer. Domingos tem uma série de coisas boas para passar, mas também necessita de ter um grupo de jogadores que dê garantias de boa resposta. Um treinador só por si não consegue fazer essa diferença toda. É um papel importante, sim, mas toda a estrutura em redor é que dá confiança e respaldo para a equipa poder andar para a frente."


"O Catar é um mundo novo, mas o futuro... logo se vê"

A meio da temporada, o chamamento dos petrodólares foi forte e, somado a outros aliciantes, induziu Moisés a virar uma página na carreira e a embarcar num desafio que dá pelo nome de Al-Rayyan. É em representação das cores deste clube, no Catar, que o brasileiro de 31 anos junta o útil ao agradável, usufruindo de uma fonte de rendimento mais generosa e trabalhando por fim sob as coordenadas técnicas de Paulo Autuori, algo que, conta o Xerife, "estava para acontecer há bastante tempo". "Isto aqui é um mundo novo, um futebol diferente. Sabe-se que na Europa é mais forte e competitivo, mas, onde quer que vá, procuro aprender alguma coisa. Continuo motivado, fazendo o trabalho bem feito, porque a minha profissão é sagrada." Comprometido com o Al-Rayyan por ano e meio, Moisés não exclui a possibilidade de retornar ao espaço europeu já no próximo Verão. Portugal como destino? "Continuo a acompanhar o futebol português, e não só. É importante estar ao corrente do que se passa. O futebol é muito imprevisível, e eu não deixo de estar preparado para qualquer situação que possa aparecer. Logo se vê."


"Briga pelo 3º lugar vai durar até ao fim"

Moisés fez as malas e mudou-se para o Catar nos últimos dias de Janeiro (ver caixa), mas não é por estar a milhares quilómetros de distância que se desliga ou vira as costas a um país e a um campeonato que lhe dizem muito. Atento a tudo o que se passa no mundo do futebol, porque, como diz, "nunca se sabe o dia de amanhã", o central entende que o braço-de-ferro travado por Braga e Sporting pela posse da terceira posição na Liga ZON Sagres vai perdurar até ao correr do pano. "Sei muito bem o que vale esta equipa do Braga, e a briga em que se encontra envolvido é aquela que sempre se procura nesse clube. É o reflexo do bom trabalho de toda a estrutura. Sei também que o Sporting passa por um momento difícil, mas é um clube grande. Estive lá pouco tempo, mas deu para interiorizar bem essa grandeza. A briga vai durar até ao final, porque estamos perante duas grandes equipas e porque a última partida do campeonato é entre os dois."

A três rondas do termo da competição, o Braga, valendo-se da contabilização de mais dois pontos do que o perseguidor, está em vantagem na corrida ao lugar mais baixo do pódio. É um sinal, mas a definição ainda está para chegar. Cauteloso, Moisés evita um prognóstico, mas não esconde uma especial simpatia e inclinação pela ex-equipa. "O Braga está a viver um momento melhor. Conheço bem aquela casa, os jogadores... Quando estão motivados, são muito fortes. E sendo o último jogo no Estádio AXA, acho que a maior percentagem de favoritismo está do lado do Braga."

A presença dos Guerreiros do Minho nas meias-finais da Liga Europa é vista por Moisés como um factor adicional de estímulo e não de potencial distracção quanto às obrigações no campeonato. A força anímica é o motor mais potente para ultrapassar o stresse ou o desgaste físico que se possa acumular na ponta final da época. "O que o Braga está a fazer é uma surpresa para muita gente, mas sabemos que esse tipo de competição é diferente, pois tudo se resolve numa eliminatória. Trabalha-se muito bem naquele clube e, se a equipa chegar à final, para mim não será surpresa."


O JOGO

JotaCC

Custódio, Hugo Viana e Alan têm sido observados
Trio do Sp. Braga na mira do Atlético de Madrid

O avançado Alan e os médios Custódio e Hugo Viana estão na lista de reforços do Atl. Madrid.

Segundo o diário espanhol 'Mundo Deportivo', o director desportivo dos 'colchoneros', Jesús Garcia Pitarch, esteve recentemente em Portugal e já terá colocado na mesa uma proposta ao presidente dos 'arsenalistas', António Salvador. Alan tem contrato até 2014, e Viana até ao Verão de 2013.

ADEPTOS APOIAM SP. BRAGA: "O SONHO NÃO ACABA AQUI"

Os jogadores do Sp. Braga treinaram ontem à porta fechada, mas isso não atenuou a euforia de um grupo de adeptos que surgiu de manhã bem cedo na 'Pedreira', para motivar a equipa antes do duelo na Luz para as 'meias' da Liga Europa. Impedidos de assistir aos preparos, afixaram várias tarjas com mensagens escritas a branco, onde se podia ler: "Dublin, yes we can", "O sonho não acaba aqui" e "Unidos nesta batalha, o céu é o limite".

Domingos Paciência, Alan e Lima não conseguiram disfarçar a surpresa e a satisfação quando chegaram ao estádio e viram as mensagens de apoio, num sinal de que a cidade acredita na progressão do Sp. Braga até à final da Liga Europa. Nas bilheteiras do clube, a mensagem de crença também foi inequívoca, já que voaram os 3200 bilhetes disponibilizados pelo Benfica.

A principal baixa nos minhotos é o avançado Paulo César, obrigado a cumprir um jogo de suspensão, depois de ter sido expulso na última eliminatória, frente ao D. Kiev. Rodríguez e Elderson livraram-se das lesões musculares que os afectaram, mas só o primeiro deverá regressar ao onze, para jogar ao lado de Paulão. Quim e Vinícius, entregues ao departamento médico, não estão inscritos nas provas da UEFA.

COMITIVA VIAJA HOJE ÀS 09H00

A comitiva do Sporting de Braga deixa hoje o Minho às 09h00, rumo a Lisboa. Após um treino ligeiro de descompressão junto ao hotel onde a equipa vai estagiar, jogadores, técnico e dirigentes almoçam juntos. Segue-se um período de repouso absoluto, até às 18h00. Trinta minutos depois, realiza-se a habitual conferência de imprensa do técnico Domingos Paciência e de um jogador, sob supervisão da UEFA. O treino na Luz está agendado para as 19h00.

PORTA ABERTA COM A U. LEIRIA

O Sp. Braga-U. Leiria, de domingo, vai ter entrada gratuita para os sócios e adeptos bracarenses. Segundo uma nota publicada no site oficial dos 'arsenalistas', a partida, agendada para as 16h00, "é à porta aberta" para que os adeptos lotem as bancadas" do estádio municipal e "apoiem em massa" a equipa.

A formação orientada por Domingos Paciência está em terceiro lugar no campeonato, com 44 pontos, enquanto a União de Leiria é 11ª com 30.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Para jogo com U. Leiria


Direção bracarense abre as portas

O jogo Sporting de Braga-União de Leiria, agendado para domingo, vai ter entrada gratuita para os sócios e adeptos «arsenalistas». Segundo uma nota publicada no «site» oficial do vice-campeão nacional, a partida, que tem início marcado para as 16 horas, 'é à porta aberta', para que 'os bracarenses lotem as bancadas', do estádio municipal e apoiem em massa a equipa.


Sem «baixas»


Sporting de Braga na máxima força

Domingos Paciência tem todos os jogadores inscritos na Liga Europa disponíveis para o encontro com o Benfica, com exceção para Paulo César, que irá cumprir castigo. Com as recuperações dos defesas Rodriguez e Elderson, Quim e Vinicius, que não estão inscritos na UEFA, passaram a ser os únicos casos clínicos. O «central» peruano está parado há mais de um mês e não tem o mesmo ritmo competitivo, enquanto o lateral nigeriano está afastado da competição há três semanas, pelo que é muito improvável que os dois jogadores tenham entrada direta no «onze».


Em tarjas


Mensagens de apoio no estádio


No último treino realizado em Braga antes da partida para Lisboa, os jogadores e técnico «arsenalistas» foram surpreendidos com mensagens de apoio que foram escritas por adeptos e fixadas à entrada das instalações do clube. 'Dublin, yes we can', 'o sonho não acaba aqui... Dublin', e 'unidos nesta batalha, o céu é o limite!', foram as três mensagens que apanharam de surpresa o plantel e que têm como objetivo motivar a equipa para a deslocação ao Estádio da Luz. A comitiva parte esta manhã para Lisboa e às 18h30, Domingos Paciência fará a habitual antevisão da partida, em conferência de imprensa. 


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Só não vale empatar
Por António Casanova

O jogo começa amanhã ou será já hoje? Domingos Paciência e Jorge Jesus num duelo privado muito interessante e que já adquiriu contornos de rivalidade insuperável Com estes treinadores Braga e Benfica só ganham ou perdem.

E amanhã, quem sairá por cima? Domingos ou Jesus? O duelo privado entre os técnicos de SC Braga e Benfica adquiriu nos últimos dois anos estatuto especial e contornos de uma rivalidade insuperável, marca também evidente de uma heróica e surpreendente intromissão do emblema minhoto em lutas que habitualmente estavam reservadas apenas aos três grandes.

Agora, envolvidos por projecção mediática superior, à boleia da presença em fase tão adiantada da Liga Europa - Domingos Paciência e Jorge Jesus fazem a estreia nas meias-finais de uma competição com selo da UEFA -, sobra a curiosidade natural, de quem tem acompanhando o crescendo tremendo da animosidade entre os dois técnicos, em saber se a envolvência singular destes jogos entre SC Braga e Benfica será suficiente para ambos mudarem o tom do discurso ou se os ódios ficarão ainda mais vincados.

Tudo depende, naturalmente, da abordagem que Domingos e Jesus fizerem nas conferências de Imprensa desta tarde (falará primeiro o treinador do Benfica), mas ninguém estranhará que, desta vez com toda a Europa a assistir, a guerrilha verbal e os mind games à moda lusitana transformem o pre-match num novo episódio de rivalidade elevado ao extremo pelos dois treinadores.

Das palavras aos actos, das mensagens passadas à equipa às projecções e desenhos estratégicos efectivos, há, para lá da idade (Domingos tem 42 anos, Jesus completa 57, em Julho), um mundo de diferenças a separá-los. Também isso ajuda a potenciar incrivelmente o interesse com que Portugal inteiro se vai deliciando, desde que o primeiro sucedeu ao segundo na liderança do SC Braga, com tão evidente choque de personalidades e concepções tácticas.


Domingos quer Vital em Alvalade
Por António Casanova

Próximo treinador verde e branco pretende levar todo o «staff» do SC Braga para o reino do leão. Até o técnico da preparação de guarda-redes, há quase uma década a trabalhar no Minho, recebeu convite Aceita regressar a «casa»?

A mudança para o Sporting ainda não foi assumida publicamente por Domingos Paciência, neste momento envolvido na luta pelo 3.º lugar da Liga e pelo acesso à final da Liga Europa, mas quem manda no reino do leão (Godinho Lopes) e no SC Braga (António Salvador) já conhece há muito a decisão do treinador em rumar a Alvalade.

Num processo inteiramente conduzido por Carlos Freitas, o dono da pasta do futebol sportinguista, e que com ele trabalhou no Minho, Domingos aceitou vincular-se ao Sporting mediante algumas exigências que pretende ver inteiramente satisfeitas. Uma delas relacionada com os nomes dos adjuntos que o acompanharão nesta futura etapa da carreira.

O treinador do SC Braga quer ficar rodeado apenas pelos seus homens de confiança, precisamente os mesmos que integram a actual equipa técnica bracarense.

A maior novidade é que, além de Miguel Cardoso (técnico-adjunto, 38 anos), João Carlos (técnico-adjunto, 37 anos), Rui Santos (preparador-físico, 34 anos) e Sérgio Vieira (observador e analista de jogos, 28 anos), também Jorge Vital (49 anos), responsável pela preparação dos guarda-redes do SC Braga desde a época 2001/2002, Domingos Paciência deseja levar para Alvalade.

A Bola

JotaCC

SC Braga a caminho de Lisboa

A equipa do SC Braga já está a caminho de Lisboa, viajando de autocarro, com chegada prevista à capital para o meio-dia.

A comitiva vai ficar instalada no hotel Altis.

Às 18.30 horas, no Estádio da Luz, há conferência de imprensa de de Domingos Paciência e de um jogador, seguida de treino.

Esta quinta-feira, jogo com o Benfica para as meias-finais da Liga Europa.

A BOLA

JotaCC

Atlético Madrid garantiu contratação de Sílvio
diretor-desportivo garcía pitarch fechou o negócio

O Atlético Madrid já chegou a acordo com o Sporting de Braga para a transferência de Sílvio já no final da corrente temporada, segundo apurou Record junto de fonte próxima do emblema espanhol. O diretor-desportivo dos colchoneros, Jesús García Pitarch, deslocou-se a Portugal para assistir in loco ao encontro dos minhotos com o Dínamo Kiev e, nessa altura, chegou a um entendimento total com o emblema liderado por António Salvador.

O internacional português, de 23 anos, estava na mira de outros clubes estrangeiros, tal como dos três grandes em Portugal, mas o At. Madrid foi mais lesto e garantiu uma aquisição que só deverá ser tornada pública no final da época.

RECORD

JotaCC

Cada clube finalista recebe 12 mil bilhetes

Os responsáveis da UEFA revelaram que na final da Liga Europa cada clube irá receber 12 mil bilhetes.

Levando em conta que a lotação do estádio é de 45 mil espectadores, a UEFA irá ficar com 10 mil bilhetes, cada clube finalista irá receber 12 mil e vão ser colocados à venda para o público cerca de 10 mil.

É certo que uma equipa portuguesa estará na final, visto que nas meias-finais estão três emblemas nacionais, Benfica, SC Braga e FC Porto. Existe ainda a possibilidade de serem dois clubes, mas para isso os «dragões» têm de derrotar os espanhóis do Villarreal.

O último vencedor da Liga Europa foi o Atlético Madrid.

RECORD

JotaCC

Sílvio a caminho do Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid tem um acordo com o Sporting de Braga para que o lateral Sílvio se transfira para a capital espanhola no final da época. O negócio foi fechado no dia em que o Sporting de Braga eliminou o Dynamo Kyiv da Liga Europa.

O jornal Record anuncia acordo total entre os colchoneros e os arsenalistas, com vista à transferência de Sílvio para Madrid no final da temporada.

Segundo o referido jornal, o director-desportivo do Atlético de Madrid, Jesús García Pitarch, esteve no estádio Axa a assistir ao encontro europeu que opôs os arsenalistas ao Dynamo Kyiv, e chegou a um entendimento total com António Salvador, presidente dos minhotos.

Sílvio vinha a ser apontado com frequência ao FC Porto, havendo até notícias de que o lateral já tinha um acordo com os dragões. Contudo, a confirmar-se esta notícia do jornal Record, o internacional português vai envergar a camisola do Atlético de Madrid na próxima época. Os colchoneros só deverão proceder ao anúncio oficial desta contratação no final da época.

ZEROZERO

Bruno3429

Bracarenses já chegaram a Lisboa
Por António Casanova

A equipa do SC Braga chegou há instantes a Lisboa, depois de uma viagem de quatro horas.

A equipa comandada por Domingo Paciência saiu da Cidade dos Arcebispos às 9 horas e pelo caminho fez uma paragem numa estação de serviço para descomprimir.

O SC Braga treina ao final da tarde no Estádio da Luz para adaptação ao relvado que vai acolher esta quinta-feira o encontro da primeira mão da meia-final da Liga Europa com o Benfica.


Sílvio certo no Atlético Madrid
Por António Casanova

O lateral-direito Sílvio vai jogar no Atlético de Madrid. O acordo entre o emblema espanhol e a SAD bracarense está estabelecido e o próprio jogador já tem tudo acertado com os colchoneros.

Depois de muito tempo associado ao interesse do FC Porto, o Atlético Madrid bateu toda a concorrência e assegurou o concurdo de um jogador muito cobiçado.

À espera de Sílvio em Madrid está um contrato de longa duração.

A Bola

Bruno3429

Árbitros: Duarte Gomes em Alvalade, Paixão em Braga
Rui Costa dirige o V. Setúbal-F.C. Porto

Bruno Paixão foi o árbitro nomeado para dirigir o Sp. Braga-U. Leiria, da 28ª jornada da Liga. Já Duarte Gomes vai a Alvalade para apitar a recepção do Sporting ao Portimonense, anunciou a Liga, através de comunicado.

O Olhanense-Benfica será dirigido por Vasco Santos. Rui Costa vai apitar o V. Setúbal-F.C. Porto.


Árbitros da 28ª jornada

Beira Mar-Rio Ave, André Gralha
Naval-Nacional, Hugo Miguel
P. Ferreira-V. Guimarães, Bruno Esteves
Sp. Braga-U. Leiria, Bruno Paixão
Marítmo-Académica, Jorge Ferreira
V. Setúbal-F.C. Porto, Rui Costa
Sporting-Portimonense, Duarte Gomes
Olhanense-Benfica, Vasco Santos

Maisfutebol

JotaCC

Elderson e Rodriguez para a Luz

Domingos Paciência levou até Lisboa 18 jogadores para o encontro de amanhã, com o Benfica, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

A inclusão de Rodriguez e Elderson, que falharam os últimos jogos devido a lesão, é a grande novidade:

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano
Defesas: Miguel Garcia, Sílvio, Kaká, Paulão, Rodriguez, Elderson e Aníbal
Médios: Vandinho, Custódio, Hugo Viana, Leandro Salino e Mossoró
Avançados: Lima, Alan, Meyong e Hélder Barbosa

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Rodríguez e Elderson a postos

Domingos Paciência anunciou esta quarta-feita a lista de convocados do Sp. Braga para a deslocação  à Luz. Rodríguez e Elderson, de regresso após paragens por lesão, são as grandes novidades nos escolhidos.

Desta forma, é um Sp. Braga quase na máxima força o que estará na capital para medir forças com o Benfica. Dos habituais titulares, só Paulo César não poderá dar o seu contributo devido a castigo. Quim e Vinícius são as baixas por lesão, Marcos, Marco Ramos e Ukra não estão inscritos nas provas europeias.

Os minhotos já se encontram em Lisboa.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Artur e Cristiano;
Defesas: Rodríguez, Paulão, Kaká, Miguel Garcia, Elderson, Sílvio, Aníbal;
Médios: Mossoró, Salino, Custódio, Hugo Viana, Vandinho;
Avançados: Lima, Hélder Barbosa, Meyong e Alan.

ZERZERO

JotaCC

Domingos quer marcar na Luz

Domingos Paciência acredita que o SC Braga não vai sair em branco do Estádio da Luz. Para tal, pede eficácia aos seus jogadores diante Roberto. Lembra ainda que o Benfica «sofre golos há 14 jogos seguidos».

«O Benfica sofre golos há 14 jogos seguidos, também jogamos com esse factor, sabendo que é possível fazer golos. A minha equipa consegue criar três/quatro ocasiões de golo por jogo, umas vezes concretiza outras não», disse Domingos, desejando: «Esperemos que amanhã [quarta-feira] seja eficaz nas situações em que vai ter o Roberto pela frente».

«Peço aos meus jogadores que sejam eficazes. Se assim acontecer, pode ser que consigamos fazer um bom resultado», realçou.

A BOLA

Bruno3429

Domingos: «Somos do Minho, somos guerreiros, queremos ir a Dublin»
Treinador diz que os seus jogadores acreditam numa vitória na Luz
Por Ricardo Gouveia

Domingos Paciência diz que os seus jogadores acreditam que podem ganhar esta quinta-feira no Estádio da Luz. O treinador do Sp. Braga recusou comentar o momento do Benfica e preferiu destacar a confiança da sua equipa, sobretudo nesta competição, e a grande vontade de chegar a uma final depois de já ter ultrapassado adversários como o Liverpool e o Dínamo Kiev.

O Braga começou mal a época, mas chega ao final com dois grandes objectivos. O terceiro lugar na Liga e a final da Liga Europa. «Se pudermos concretizar os objectivos que ainda estão em aberto em relação a essas duas competições seria uma boa época. O objectivo era ficar em terceiro ou quarto lugar na Liga, mas é natural que nesta altura este possa ser o jogo mais importante para nós e para a história do clube. Como dizia o Paulão, não há favoritos nesta altura. Temos de dar os parabéns a uma equipa que começou muito cedo e eliminou equipas de grande valor para chegar aqui. Tivemos de passar o Liverpool e o Dínamo Kiev e, portanto, é legítimo que aspiremos a estar na final. Somos de Braga, somos apelidados como guerreiros e queremos ir á final», começou por destacar.

Paulo César, expulso no último jogo, vai ser o grande ausente, mas Domingos não tem dúvidas quanto ao onze que vai entrar em campo. «Mau era se nesta altura tivesse dúvidas em relação à estrutura da equipa. Sabemos que o Paulo César é um elemento importante, mas noutras alturas também faltaram jogadores importantes e conseguimos suprimi-las», referiu, sem querer divulgar quem vai render o avançado, mas garantindo que vai manter a mesma estrutura.

«Não vou mexer na estrutura porque quem segue o Braga sabe perfeitamente que há vários jogadores identificados com a posição que tem de ocupar em determinados momentos do jogo. Neste momento não adianto a equipa, vamos defrontar uma equipa portuguesa que nos conhece bem e é natural que o segredo se mantenha, quer de um lado, quer do outro», acrescentou.

Jesus disse que a eliminatória ia ficar decidida por pormenores, Domingos não pensa de forma muito diferente. «A equipa que conseguir ser mais fria, estiver mais inspirada, cometer menos erros e acusar menos o nervosismo vai seguir em frente. O erro pode ser fatal, pode tirar a final a uma das equipas. Isso é que pode fazer com os jogadores não tenham a frieza necessária. Sabemos que quem cometer menos erros vai passar. Conhecemos o valor do Benfica, esperamos que a abordagem e a superação da equipa volte a acontecer, estes jogadores bem merecem», referiu.

Jesus revelou que Roberto vai ser titular. Domingos não quis comentar, mas recordou que o Benfica tem sofrido golos nos últimos jogos e pede aos seus jogadores que sejam eficazes em frente à baliza. «Não vou comentar aquilo que é o adversário, ao contrário do que fiz em relação aos outros adversários que defrontámos na Liga Europa. Do Benfica toda a gente os conhece, não faz sentido estar a falar dos jogadores do Benfica. Temos de jogar com todos os factores. Se analisarem, o Benfica sofre golos há catorze jogos consecutivos, temos de jogar com esse factor. As situações que o Roberto vai ter pela frente, peço aos meus jogadores que as concretizem, peço aos meus jogadores que sejam eficazes», destacou.

Um jogo sem golos podia, à partida, ser um bom resultado para o Braga, mas Domingos considera que tudo depende do segundo jogo. «Há um jogo para fazer, um 0-0 pode ser um bom resultado como pode não ser. Se analisarmos o jogo com o Dínamo Kiev, em que jogámos com dez e desperdiçámos muitas oportunidades, o 0-0 até foi um mau resultado», referiu.

A verdade é que o Braga parece estar numa fase ascendente, ao contrário do Benfica, pelo menos em termos físicos. «Não sei quem está melhor ou pior, mas sinto que os meus jogadores estão muito confiantes, querem fazer um grande jogo, querem ganhar aqui na Luz», destacou ainda.


Paulão: «Viemos aqui para discutir a eliminatória»
Central diz que o Benfica é «forte», mas diz que «não há favoritos»
Por Ricardo Gouveia

Paulão considera que nas meias-finais da Liga Europa «não há favoritos». O central espera defrontar um Benfica «forte», mas lembra que o Sp. Braga, no percurso até à meia-final, também deixou outros adversários com credenciais pelo caminho.

«É um jogo importante como todos os outros que já disputámos até aqui. Na minha opinião não tem favoritos, viemos aqui para discutir a eliminatória e é isso que vamos fazer. Estamos bastante concentrados para estes dois jogos, o primeira é em Lisboa e viemos aqui para conseguir um bom resultado», começou por destacar na antevisão da partida.

Cardozo e Saviola são uma dupla temível, mas a verdade é que, nos últimos jogos, não parecem tão letais como já foram frente à baliza. «Mais fácil? Acho que não. Os dois já demonstraram que têm qualidade. Vai ser um jogo diferente, amanhã, com certeza, que vão dar o máximo para a sua equipa», comentou.

Este vai ser o quarto embate entre os dois emblemas esta temporada e, apesar do momento menos bom da equipa de Jesus, Paulão não espera facilidades. «Acho que não, o Benfica vai ser sempre uma equipa forte, que luta pelos títulos», referiu.

Os jogos entre os dois emblemas têm sido marcados, desde a época passada, por polémicas ao nível da arbitragem. Desta vez o árbitro é escocês. «Vamos procurar fazer o nosso trabalho e esquecer o árbitro», limitou-se a comentar.

Maisfutebol