News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/04

Started by JotaCC, 21 de April de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga - Kaká diz que não há favoritos na meia-final com Benfica


O defesa central Kaká considerou ontem que não há favoritos nas meias-finais da Liga Europa de futebol que o Sporting de Braga vai discutir com o Benfica e cuja primeira mão se realiza no dia 28, em Lisboa.

Os "arsenalistas" não têm qualquer jogo oficial antes do embate com os "encarnados" e os jogadores já só pensam nessa partida para continuar a fazer história no clube bracarense, que pela primeira vez disputa uma meia-final de uma competição europeia.

Para o jogador brasileiro, "não há favoritos" na eliminatória: "Temos demonstrado isso nas competições europeias, existe sim um respeito pelo Benfica, mas o Benfica também nos respeita e não há favoritos. Queremos fazer um bom jogo na Luz e para isso temos de estar concentrados".

Segundo Kaká, a equipa "tem tudo para dar continuidade" às campanhas europeia e interna e está "focada" nesses objetivos.

"A equipa vai com a força total para defrontar o Benfica, sem jogadores suspensos por cartões e alguns lesionados creio que vão estar a 100 por cento e à disposição do treinador. Agora, temos que pensar em fazer um bom jogo na Luz para depois, perante os nossos adeptos, podermos fazer mais uma grande partida", analisou.

A menos de um mês de completar 30 anos, Kaká, que chegou a Braga em janeiro emprestado pelos alemães do Hertha de Berlim, não sabe ainda se vai continuar no clube minhoto na próxima temporada, mas gostaria de permanecer.

"Se dependesse de mim ficava, qualquer jogador quer estar num grande clube e o Braga tem demonstrado para toda a Europa que é um dos grandes, mas não depende só de mim. Tenho contrato com o outro clube e ainda ninguém falou comigo, mas isso também não é o que mais me preocupa neste momento, antes em chegar à final da Liga Europa e em conquistar o terceiro lugar no campeonato", disse.

O plantel às ordens de Domingos Paciência regressa na hoje aos treinos, numa sessão que decorrerá à porta fechada, depois de dois dias de folga após o empate na Madeira (1-1), ante o Nacional, na segunda-feira, no jogo que encerrou a 27.ª jornada da Liga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Livre para decidir
salvador quer renovar com vandinho mas entende se o capitão preferir ir embora

O Sp. Braga continua a lutar em duas frentes e as expectativas são grandes para ver se a equipa consegue segurar o 3.º lutar e se alcança a final da Liga Europa. Pelos gabinetes, há muito que António Salvador começou a atacar a nova temporada. Um dos dossiês mais delicados é o de Vandinho. O médio, e capitão de equipa, está em final de contrato, tem uma importância extrema dentro e fora das quatros linhas e uma relação quase única com os responsáveis da SAD. Por isso, o presidente deu-lhe carta branca para decidir o futuro: ou renova ou sai a custo zero para assinar o contrato de uma vida.

Propostas não faltam ao experiente jogador, de 33 anos, principalmente das Arábias, onde parece não existir crise mundial que trave os chorudos ordenados. Vandinho está indeciso: o lado racional parece-lhe indicar o caminho da porta de saída para se aventurar num campeonato onde muitos craques terminam a carreira; o coração faz o brasileiro pensar que o melhor para si, e para a sua família, será ficar pelo Minho, onde o carinho e a admiração existem quase desde o primeiro dia em que trocou o Rio Ave pelo Sp. Braga, já lá vão 7 temporadas.

RECORD

JotaCC

Alan de folga ataque de férias

O acumulado de 46 jogos e 3665 minutos aconselha a descanso. Domingos Paciência sabe bem que Alan, por mais resistente que seja, precisa de repouso e tem-lho dado. Infelizmente para si - e para o próprio jogador - as pausas não têm durado mais do que 45 minutos. A equipa, sem a sua presença, não consegue marcar. Guimarães e Nacional aproveitaram bem esse período. Só depois cederam.

Alan é, aos 31 anos, cada vez mais influente no Braga. O início de época foi morno, talvez pela incerteza que durante um mês o colocou entre Al Sharjah e Braga. Em Novembro começou a melhorar vertiginosamente e neste momento vive a melhor fase. Se isto fosse basquetebol, estaria às portas de um duplo-duplo, pois já conta nove golos e nove assistências. Está a um remate certeiro de carimbar a época mais eficaz de sempre. Com pelo menos mais cinco jogos pela frente e a pontaria recente (cinco golos em dois meses) é bem provável que o consiga.

Alan já foi suplente quatro vezes este ano. Só nas duas últimas ocasiões (Guimarães e Nacional) conseguiu virar o jogo e intervir decisivamente para a equipa facturar. Mas a verdade é em Setúbal e Poznan a equipa também não marcou sem ele. Nos dois jogos em que não foi convocado, uma vitória (2-0 ao Nacional) e uma derrota (1-2 contra o Paços). Mas ambos numa fase em que o próprio Alan procurava a melhor forma. Afinal aquela em que há dois meses se mantém.

Com um milhão de euros é possível contratá-lo

A importância de Alan no Braga vice-campeão 2009/10 motivou uma dura batalha negocial com António Salvador para que fosse possível esse registo manter-se na época em curso. Alan acabou então por aceitar renovar até 2014, mas não ficou assegurado que a permanência no clube dure até aos 34 anos do jogador (tem 31). Isto porque o jogador só aceitou assinar um novo contrato e tirar a cabeça dos dólares do Al Sharjah mediante uma nova cláusula de rescisão, válida a partir de Junho: um milhão de euros. Diz-se que Domingos o quer levar para o Sporting.

46 | O Braga completou 48 jogos e Alan só não participou em dois. Foi cinco vezes suplente, mas em todas Domingos chamou-o à acção na segunda parte para ajudar a resolver. Nenhum jogador do plantel esteve tantas vezes presente

61 | O extremo esteve 3665 minutos em campo, num total ligeiramente superior a sessenta e uma horas de jogo. Quase três dias. Apesar de ter 31 anos, prova a cada jogo que a idade não passa por si

25% | Não é um goleador nato, mas no Braga só Lima marca mais. Este ano, Alan já marcou nove vezes (cinco no campeonato, três nas competições europeias e uma na Taça da Liga). Nove é também o número de passes seus que deram golo. Ou seja, esteve em 24% dos 74 golos da equipa.

7 | Para O JOGO, Alan foi sete vezes o melhor em campo. No Braga, não há ninguém com tantas distinções. Lima (cinco) ainda se aproxima, mas depois ninguém ultrapassou as três. Matheus, que já saiu, contava seis "prémios".


Kaká
"Se depender de mim, fico"

A par de Ukra, Kaká foi o grande reforço de Inverno do Braga. As lesões de Paulão e Rodriguez abriram-lhe as portas do onze e a resposta tem sido muito boa. Motivo mais do que legítimo para desejar continuar em 2011/12. "Se depender de mim, fico. Mas não depende de mim, pois tenho contrato com o Hertha de Berlim", frisou. "Ninguém ainda falou comigo e o meu pensamento é ajudar o Braga na Liga Europa e a ficar em terceiro no campeonato", prosseguiu, reforçando que se adaptou "muito bem aos adeptos e ao grupo" e que "o desejo de qualquer jogador é estar num grande".

Depois de ter sofrido "demais" ao ver a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa na bancada, o brasileiro corre o risco de não jogar na Luz por causa do regresso de Rodriguez. "É uma alegria ver um companheiro de volta", sorriu.

Admitindo preferir jogar primeiro fora "porque ter a decisão da eliminatória diante dos nossos adeptos é muito motivador", o defesa recorda "o crescimento do Braga" para sustentar a teoria de que "numa prova europeia, e como já mostrámos contra grandes clubes, não há favoritos". O Braga está mesmo apostado em "fazer história".


Imorou para contratar


Emmanuel Imorou está mesmo na órbita bracarense. O lateral/extremo esquerdo francês, que também possui nacionalidade do Benim, tem sido alvo de várias observações nos jogos que tem feito pelo Chateauroux e agradou sempre a quem o observou. Nas próximas semanas, é provável que o Braga entre em campo com mais clareza e faça saber a vontade de contar com ele em 2011/12.

Com 22 anos e em final de contrato, é garantido que Imorou vai deixar a segunda divisão francesa, onde se tem afirmado progressivamente (25 jogos, 12 como titular). Candidatos a contratá-lo há vários e ontem mesmo a Imprensa francesa também apontava o FC Porto como um dos clubes interessados.

Recorde-se que no início deste ano, houve outro jogador do Chateauroux que interessou. Na altura, não houve acordo pelo médio Kevin Constant que, entretanto, rumou ao Chievo, de Itália, e está em vias de se mudar para o... Milão.

Jogo-treino com Gil Vicente para amenizar pausa


Um fim-de-semana sem jogo já não seria um fim-de-semana para os minhotos. Por isso, e a fim de minimizar 10 dias sem competição, o Braga agendou um jogo-treino com o Gil Vicente para as 10h30 de sábado. O desafio é no Estádio AXA e terá porta aberta.

Liga Europa com Benfica como se fosse campeonato

O adversário é o Benfica, mas o procedimento a seguir pelo Braga na Liga Europa será como se de um adversário estrangeiro se tratasse: viagem no dia anterior, conferência na Luz e treino de adaptação nesse estádio. Exigências da UEFA, pois claro.


O JOGO

JotaCC

Pongolle nas mãos de Domingos

O dossier relacionado com o futuro de Florent Sinama-Pongolle, que está emprestado ao Saragoça (marcou quatro golos em 21 jogos), já está em cima da mesa nos novos responsáveis pelo futebol do clube de Alvalade e a sua gestão vai merecer os maiores cuidados da dupla Luís Duque/Carlos Freitas, cientes que tem em mãos um problema avaliado em cerca de 6,5 milhões de euros.

O avançado francês de 26 anos foi a segunda contratação mais cara de sempre da centenária história do clube leonino, ficando apenas atrás da de Tello (custou sete milhões de euros), e representa também uma parte importante da massa salarial do plantel, outro factor a ter em conta na decisão a tomar.

Contactado por A BOLA, o empresário de Pongolle, Michael Manuello, disse estar à espera de um contacto dos novos homens-fortes do futebol do Sporting para definir o futuro do avançado. «Tudo mudou no Sporting desde que o Pongolle saiu para Espanha, mudou o treinador, o director, o presidente, e precisamos de saber o que pensam os novos responsáveis.

O Pongolle precisa de saber se pretendem contar com ele. Mais importante é saber a opinião do novo treinador, porque a decisão em contar com Pongolle será dele», disse Manuello a A BOLA.

A BOLA

Bruno3429

Primeira vitória do ABC

À quinta jornada, o ABC conseguiu a primeira vitória da fase final. Na Maia, frente ao Águas Santas, por 26-20, colando-se ao Madeira SAD, estando ambos a três e cinco pontos de Benfica e FC Porto, respectivamente.

Os maiatos entraram bem, com 2-0, mantiveram-se assertivos na primeira parte, mas depois os minhotos reagiram e venceram bem.

Grupo A | 5ª jornada
Benfica 25-24 Sporting
Aguas Santas 20-26 ABC
FC Porto 30-19 Madeira SAD

Classificação
J V E D GM-GS P
1º FC Porto 5 3 1 1 140-106 42
2º Benfica 5 4 0 1 129-118 40
3º Madeira SAD 5 2 1 2 118-123 37
4º ABC 5 1 0 4 110-121 37
5º Sporting 5 2 1 2 121-119 35
6º Águas Santas 5 1 1 3 113-144 31

Próxima jornada | 6ª

Segunda-feira 25/04
Sporting-ABC (15h00)
Águas Santas-Madeira SAD (18h00)
Quarta-feira 27/04
FC Porto-Benfica (21h30)

O Jogo

Bruno3429

Kaká reconhece respeito mútuo no Benfica-Braga

O defesa central Kaká disse, ontem, na visita à Creche, que o Sporting de Braga respeita o Benfica, mas este também respeita os arsenalistas, a propósito do jogo das meias-finais da Liga Europa entre as duas equipas, que começa a disputar-se na próxima quinta-feira, na Luz, acreditando ainda que tudo se vai decidir no Estádio AXA, no dia 5 de Maio.


ABC regressa aos triunfos

À quinta foi de vez e o ABC conquistou o seu primeiro triunfo na fase final do campeonato de andebol. Foi ontem, na Maia, frente ao Águas Santas, por 26-20.

Diario do Minho

Bruno3429

ABC vence o Águas Santas

O ABC garantiu a primeira vitória na fase final do campeonato nacional ao bater o Águas Santas por 20-26.

Com este triunfo o ABC fica em igualdade pontual com o Madeira SAD, ambos com 37 pontos.

Depois da vitória de ontem sobre o Águas Santas, o ABC volta a jogar na próxima segunda-feira, tendo o Sporting como adversário.

Antena Minho

JotaCC

Kaká já pensa na Liga Europa

'Ter segundo jogo em casa é importante '

«Central» do Sporting de Braga acredita que é possível eliminar os «encarnados» e marcar presença na final de Dublin.

É um Sporting de Braga motivado aquele que vai entrar no Estádio da Luz para o encontro da primeira «mão» das meias-finais da Liga Europa. Na última ronda do campeonato, os bracarenses consolidaram o terceiro lugar e ficaram com mais de uma semana para preparar o próximo compromisso europeu, ao contrário do adversário que ainda disputa a final da Taça da Liga.
Kaká considera que é importante ter mais tempo para preparar o jogo e mostra-se confiante na obtenção de um bom resultado no terreno do Benfica. A 180 minutos da final, o defesa brasileiro defende que não há favoritos na eliminatória. 'Já demonstrámos o nosso valor na Europa e penso que não há favoritos. Respeitamos o Benfica, assim como penso que o Benfica nos respeita. A equipa vai ter uns dias para trabalhar descansada, praticamente sem baixas, por isso temos tudo para dar continuidade ao nosso percurso. Queremos continuar a fazer história', declarou Kaká, à margem de uma iniciativa que decorreu na Escola/Creche de Braga.
Ao contrário do previsto, o Sporting de Braga vai jogar o encontro decisivo no seu estádio, fator que para o «central» pode ser determinante na eliminatória. No entanto, para que os «arsenalistas» tenham possibilidades de resolver a questão em Braga é necessário fazer um bom resultado na casa do Benfica. 'Prefiro jogar primeiro fora para depois trazer a decisão da eliminatória para nossa casa, diante dos nossos adeptos, que é sempre mais motivante. Mas o importante é fazer um bom jogo na Luz e estarmos muito concentrados. Dessa forma, com certeza que conseguiremos um resultado para decidir a eliminatória em Braga', sublinhou o jogador brasileiro.
Por fim, Kaká, que está emprestado até ao final da temporada, confidenciou que gostaria de permanecer no Sporting de Braga, mas ressalva que a decisão final não depende de si.

Futuro em aberto. Kaká está emprestado pelo Hertha, mas gostaria de ficar em Braga

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

«Não nos preocupamos com o Benfica» - Hugo Viana
Por Nuno Vieira

Já com as meias-finais da Liga Europa no pensamento, Hugo Viana diz que o SC Braga não está preocupado com o momento do Benfica, pensa sim na capacidade própria da equipa comandada por Domingos Paciência.

A derrota de ontem do Benfica diante do FC Porto ainda estava fresca, pelo que Hugo Viana, em visita a campo de férias organizado pelo FC Foz, clube das distritais da AF Porto, foi questionado sobre o momento do adversário nas meias-finais da Liga Europa:

«Não nos preocupamos com o adversário, mas sim com o nosso jogo. Por isso, não pensamos se o Benfica vai chegar menos forte. Trata-se de uma grande equipa, com um treinador com provas dadas e de certeza que não é pelo resultado de ontem que estará mais fragilizado.»

Sobre a equipa bracarense, mostrou-se sobretudo orgulhoso por poder estar a disputar esta fase da competição europeia: «Estar nas meias-finais da Liga Europa por uma equipa pela qual inicialmente ninguém dava nada é motivo de grande satisfação. Já tive oportunidade de estar numa final desta mesma competição, ao serviço do Sporting, mas isso é passado, agora quero concentrar-me em ajudar o SC Braga em chegar a esta final.»

Ditou a UEFA que o primeiro jogo das meias-finais fosse disputado no Estádio da Luz. Hugo Viana diz que isso é indiferente, até porque a equipa já jogou primeiro em casa em eliminatórias anteriores: «Este ano já vivemos as duas situações com sucesso, como por exemplo em Kiev e ou em Liverpool. É óbvio que vamos tentar trazer um bom resultado da Luz para depois podermos repetir aquilo que conseguimos com o Kiev, mas para tal é fundamental jogarmos como temos feito tanto nesta Liga Europa como no Campeonato.»

A Bola

Bruno3429

Hugo Viana: «Derrota com o Porto não vai fragilizar Benfica»
Médio não espera equipa em baixo para o duelo da Liga Europa


Hugo Viana não acredita que a derrota do Benfica frente ao F.C. Porto e consequente eliminação na Taça de Portugal afecte a equipa da Luz para o duelo com o Sp. Braga, tendo em conta que estará em jogo a vaga numa final europeia. Apesar disso, o médio bracarense lembra que não é ele que tem de «responder sobre as consequências do desaire».

«Não é por um resultado menos positivo que o Benfica vai chegar menos forte ao jogo. É uma grande equipa, liderada por um treinador que tem dado provas no futebol português e não é pelo resultado de ontem que a equipa vai ficar fragilizada», anteviu Hugo Viana, falando à margem de uma visita à «Soccerade Arena Foz», juntamente com Sílvio, numa sessão de autógrafos e de confraternização com as crianças inscritas no campo de férias.

O médio português, de resto, não é virgem nestas andanças. Em 2005, então no Sporting, Viana era um dos leões de José Peseiro que chegaram à final da Liga Europa, como o próprio lembrou.

«Já tive a felicidade de estar na final desta competição pelo Sporting, mas isso é passado e temos de viver o presente. É com o Braga que tenho hipóteses de viver outra final. É óbvio que, para nós, a época seria diferente se lá chegássemos. Com uma equipa que ninguém dava nada por ela, ao princípio, chegar a uma meia-final da Liga Europa é bastante satisfatório, para nós», assumiu.

«Empate com golos? Poderíamos ficar contentes ou tristes»

O momento histórico do Sp. Braga vai aumentando a confiança dos jogadores, que acreditam poder escrever mais uma página dourada frente ao Benfica. O jogo da primeira mão será disputado no Estádio da Luz. Foi desta forma que os minhotos ultrapassaram Lech Poznan e Dínamo Kiev, por exemplo.

«Já demonstrámos este ano que somos capazes de passar das duas formas. É diferente jogar primeiro fora, mas na segunda mão, com o apoio dos nossos adeptos, vamos tentar conseguir o nosso objectivo. É fundamental jogar como temos vindo a fazer. Temos feito um bom trabalho e vamos tentar repetir isso na Luz», garantiu.

E o que seria um bom resultado? Se lhe garantissem um empate com golos, assinava por baixo? Hugo Viana sorriu, antes de responder: «Não sei...É complicado ficar logo com um resultado antes de jogar. Dependia sempre do jogo que fizéssemos lá. Poderíamos ficar contentes com um empate com golos, mas também poderíamos ficar tristes.»

Maisfutebol

JotaCC

Hugo Viana: «Benfica continua a ser grande equipa»
LANÇA ENCONTRO COM EQUIPA DA LUZ

Hugo Viana esteve com Sílvio na visita à Arena Soccerade, na Foz e abordou já o jogo frente ao Benfica, na Luz, daqui a uma semana. O médio do Sp. Braga não acredita que a derrota dos encarnados ante o FC Porto venha a ter influência nas meias-finais da Liga Europa.

"Temos de nos preocupar essencialmente connosco e não com o adversário. O Benfica continua a ser uma grande equipa e liderada por um treinador com provas dadas no futebol português. Não é pelo resultado de ontem que o Benfica vai ficar fragilizado e isso nem tem de nos preocupar."

Hugo Viana considera que é "fundamental" o Sp. Braga ser igual a si próprio no encontro da 1.ª mão, sendo que a ideia é ter a eliminatória em aberto para decidir tudo em Braga, no dia 5 de maio: "Vai ser um jogo algo diferente por ser europeu, mas no essencial temos de fazer o bom trabalho que temos feito tanto na Liga como na Liga Europa. Claro que temos de conseguir um bom resultado, mas não sabemos qual é. Tem de ser um que nos permita resolver a eliminatória em Braga e com o apoio do nosso público. É isso que esperamos conseguir."

RECORD