News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/04

Started by Bruno3429, 17 de April de 2011, 08:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Gverreiros com a moral em alta para a Choupana
Miguel Machado

Onze jogos consecutivos invencíveis - sete das quais vitórias! - o Sp. Braga está a realizar uma recta final de época de sonho. A encantar na Liga Europa, e a deixar também os portugueses de boca aberta, num sensacional terceiro lugar do pódio. A equipa de Domingos está numa fase diabólica de jogos e sem direito a descanso, o plantel já está de alta rotação, em direcção à Madeira. O jogo na Choupana é mais uma etapa de grau de dificuldade elevado na corrida pelo pódio, tradicionalmente difícil para os 'guerreiros', mas a alma minhota está forte e a confiança atinge níveis elevadíssimos, até porque o ciclo é de alto gabarito. A equipa treinou ontem e viaja hoje à procura de novo triunfo.


Vandinho continua na defesa

Rodríguez e Elderson, parados há mais de um mês, n ão vão recuperar a tempo de entrar nas opções de Domingos Paciência para o jogo frente ao conjunto madeirense.
A formação aposta forte na deslocação à Choupana, até porque nesta jornada há um
FC Porto-Sporting, clássico que pode cair favoravelmente para os guerreiros do Minho.
De fora também estará Kaká. O defesa-central brasileiro vai cumprir castigo por ter atingido uma série de cinco cartões amarelos.


Arsenalistas em último na bolsa das apostas

Já não é novidade e tem sido assim, desde que o número tem encurtado em direcção à final. Uma sondagem levada a cabo pelo site francês Football365" dá o FC Porto como principal favorito na Liga Europa. Em segundo lugar aparece o Villarreal, o Benfica é terceiro, enquanto o SC Braga não foi além de 0.90 por cento.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga sem Rodriguez para a Madeira

O Sporting de Braga parte ao princípio da tarde de hoje para a Madeira, onde, é certo, Domingos Paciência não vai poder contar, amanhã, com o contributo de Rodriguez.

Diario do Minho

Bruno3429

Marca de Jesualdo sob ameaça
BRUNO FILIPE MONTEIRO / BRUNO CABRAL

Domingos Paciência parece ser um treinador talhado para bater recordes. Na época passada conseguiu quebrar uns atrás dos outros, mas não ficou satisfeito e na actual prepara-se para voltar a entrar para o livro de ouro das estatísticas do clube. O de maior número de jogos sem perder, por exemplo, até pode ser igualado já amanhã. A equipa, como ainda ontem referiu em exclusivo a O JOGO, mudou por completo a partir do embate com o Benfica, mas a série de 11 encontros sem conhecer o sabor da derrota nas duas competições em que ainda está envolvida, Campeonato e Liga Europa, começou a ser construída a 24 de Fevereiro, com um triunfo contra o Lech Poznan, que se seguiu a um desaire com o Paços de Ferreira. Se vencer ou empatar na Choupana, um recinto tradicionalmente complicado para os minhotos, Domingos atingirá a melhor marca de sempre do clube, que perdura desde a temporada de 2005/06, quando aquele que os adeptos consideravam o melhor técnico da história dos arsenalistas, Jesualdo Ferreira, contabilizou 12, entre os meses de Agosto e Outubro.

Apesar de terem sido registadas em momentos diferentes da temporada, as marcas de Domingos e Jesualdo são em tudo semelhantes. Se o Braga conseguir derrotar fora o Nacional, algo que só conseguiu uma vez em 11 deslocações à Choupana para o Campeonato, o técnico natural de Leça da Palmeira igualará o número de vitórias somadas pelo "professor": oito. Mas se empatar, poderá sempre gabar-se de, neste período, ter visto a equipa marcar mais golos (actualmente tem 14) do que a que Jesualdo orientou em 2005/06 (facturou apenas por 13 ocasiões), da qual Vandinho é o único sobrevivente.

Dissecando as 53 participações do Braga no principal campeonato português, chega-se à conclusão que apenas mais uma dupla de treinadores esteve 11 jogos consecutivos sem perder: Fernando Castro Santos e Alberto Pazos. A série, iniciada pelo primeiro e terminada pelo último - pelo meio verificou-se uma chicotada psicológica -, foi conseguida na temporada de 1997/98. Ao contrário da actual, contudo, os bracarenses obtiveram somente cinco vitórias com a dupla de técnicos espanhóis e sofreram quase o dobro dos golos (nove) que encaixou Artur (quatro). Por isso, o embate com o Nacional poderá valer mais do que os tradicionais três pontos.


De volta à Choupana depois do adeus

O Braga está de regresso à Choupana, onde, há um ano, disputou a última jornada da Liga. Empatou (1-1) e disse adeus ao título, mas foi recebido em festa pelo inédito segundo lugar.


Conferência e treino já terão lugar na Madeira

Domingos Paciência, às 17h30, vai projectar o jogo no hotel em que a equipa ficará hospedada e só no final da conferência de Imprensa será divulgada a lista de convocados. Para as 18h30 está agendado um treino na Ribeira Brava, numa sessão que irá decorrer à porta fechada.


Viagem para o Funchal ao início da tarde de hoje

O Braga parte às 14h45 do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para o Funchal, onde jogará amanhã com o Nacional. A comitiva bracarense irá registar três ausências relevantes: Elderson e Rodriguez continuam lesionados e Kaká cumpre um jogo de castigo.


Ponta-de-lança vira todo-o-terreno

Ao cabo de praticamente duas épocas a trabalhar com Domingos Paciência, Paulo César tornou-se num jogador bem diferente daquele ponta-de-lança que o futebol português conheceu entre o Gil Vicente (2000/01) e o Braga, de Jorge Jesus (2008/09).

Foi no lado esquerdo do ataque que Paulo César ganhou o seu lugar ao sol no Braga e foi precisamente nessa posição que actuou em 21 dos 29 jogos que cumpriu como titular esta época. Contudo, as suas características e disponibilidade permitem-lhe ser útil também noutras funções. E a verdade é que já jogou nas outras posições do ataque, como atrás ou ao lado do ponta-de-lança - algo que aconteceu como titular seis vezes - e até ala-direito, o que se verificou uma vez. Aqui não entram as sete vezes em que foi suplente-utilizado e foi chamado para as mais diversas funções.

A polivalência de Paulo César atingiu o clímax com a adaptação a lateral-direito, lugar que ocupou ante o Dínamo e que havia desempenhado circunstancialmente em Leiria, após Miguel Garcia ser expulso. Hulk, Jara, Djaló e Yazalde - fazem todas as posições da frente - são os exemplos, em Portugal, que se podem comparar a Paulo César, mas...nunca jogaram a lateral. Isto num campeonato que encontra em João Aurélio, do Nacional, o polivalente mais activo e em Manuel Curto (Naval) a mudança mais radical: de ponta-de-lança passou a trinco.

O Jogo

Bruno3429

Ivo Vieira com muitas baixas para o Braga
D.S.

Agravou-se consideravelmente o panorama clínico no Nacional, com o treinador Ivo Vieira a debater-se com várias dúvidas na preparação da recepção de amanhã ao Braga. Certas eram já as ausências de Orlando Sá (luxação acrómioclavicular), Patacas (mialgia) e Pedro Oldoni (lesão muscular), da mesma forma que Felipe Lopes ainda não treinou em pleno na presente semana. Ontem, ao central brasileiro, a contas com um traumatismo num calcanhar, juntaram-se Skolnik (traumatismo num tornozelo) e João Aurélio (entorse). O trio limitou-se a tratamento, tal como Patacas e Orlando Sá - Oldoni fez corrida -, e apenas hoje será possível aquilatar a dimensão das baixas. O técnico agendou um treino nocturno, com início às 19h00, e só no final do mesmo será divulgada a lista de convocados.

O Jogo

JotaCC

Domingos corre atrás do próprio recorde
TREINADOR ARRANCOU 2009/10 COM 7 VITÓRIAS CONSECUTIVAS E JÁ VAI EM 5

Domingos Paciência tem amanhã um sério teste na perseguição do seu próprio recorde como treinador do Sp. Braga, procurando, pelo menos, igualar aquele início fabuloso na época passada, com sete triunfos consecutivos e que até parecia inatingível. Mas o tal jogo com o Benfica, que o próprio técnico já reconheceu ter sido a "mola" que fez reanimar o grupo, no dia 6 de março deste ano, ditou um caminho ainda intacto no que respeita a um ciclo que pode terminar em mais um facto histórico.

Neste momento, a equipa vai em cinco vitórias seguidas e vergou, após o triunfo no Axa ante os encarnados, Rio Ave, Olhanense, Beira-Mar e V. Guimarães, este na última 2.ª feira, três dias antes de garantir o inédito apuramento para as meias-finais da Liga Europa.

RECORD

JotaCC

Passo de gigante rumo ao tri

Ljubomir Obradovic fez questão de sublinhar que ainda faltam seis jornadas, mas o certo é que o FC Porto deu ontem um passo de gigante rumo ao objectivo do tricampeonato. Venceu em Braga e fechou o ciclo terrível das quatro primeiras rondas (em que foi à casa de Benfica, Sporting e ABC) mantendo-se na liderança, independentemente do resultado desta tarde do Madeira SAD-Benfica.

Já o ABC, com um plantel mais curto e ainda para mais com algumas mazelas em atletas preponderantes, somou a quarta derrota, após uma excelente fase regular.

O jogo foi muito equilibrado até cerca dos 18 minutos, com Tiago Pereira (grande exibição) a carregar a formação minhota. No entanto, na primeira vez que os portistas, muito bem liderados por Filipe Mota e já com Quintana na baliza, passaram para a frente, ganharam três golos de avanço (10-7). A partir de então, ainda que o ABC tenha recuperado da desvantagem de quatro golos, os azuis e brancos comandaram sempre as operações, sabendo sofrer e temporizar ou atacar e imprimir velocidade nas horas certas. Numa tarde de muito calor e bastantes falhas técnicas (17 do ABC e 15 do FC Porto), foram demasiados os erros de uma dupla de arbitragem desorientada.


O JOGO

Bruno3429

Paulão é prioridade para a próxima época
Por António Casanova

Paulão não é o único jogador do SC Braga em fim de contrato, mas a renovação do vínculo laboral deste defesa é considerada uma das prioridades do emblema minhoto.

Com rótulo semelhante só mesmo Artur Moraes, o dono da baliza bracarense, que solicitou nos últimos dias uma pausa nas negociações com o clube, depois de uma primeira reunião inconclusiva, invocando a necessidade de focar todas as atenções no que falta jogar até ao encerramento da campanha 2010/2011.

Há uma outra semelhança entre estes dois jogadores, para lá, naturalmente, de ambos terem nascido do lado de lá do Atlântico: ambos estão a protagonizar um final de temporada absolutamente irrepreensível, revelando influência decisiva nas manobras defensivas da equipa comandada por Domingos Paciência também ao nível da Liga Europa.

Aliás, o estrondoso sucesso europeu do SC Braga colocou igualmente Paulão e Artur Moraes nas bolsas de apostas de outros clubes europeus, com o nome do central a convocar a atenção especial de emblemas do Leste e também do Brasil.

Percebe-se, assim, o porquê de os bracarenses ainda não terem garantido a continuidade dos dois brasileiros para a época 2011/2012. A concorrência é, de facto, fortíssima e António Salvador, presidente do SC Braga, será obrigado a elevar consideravelmente os valores das propostas de renovação.

A Bola

Bruno3429

Miguel Garcia regressa ao onze
Por Pascoal Sousa

O regresso de Miguel Garcia às primeiras opções de Domingos Paciência é uma das notas de destaque na lista de 19 convocados divulgada há momentos pelo SC Braga para o jogo com o Nacional.

O lateral-direito falhou o desafio com o Dínamo Kiev, por castigo, obrigando o treinador a improvisar Paulo César no lugar.

Na Choupana, Miguel Garcia tem lugar assegurado no onze, mas Domingos vai ter novamente de adaptar Vandinho no eixo da defesa, em virtude do castigo de Kaká e da lesão de Rodriguez.

Os bracarenses iniciaram às 18.30 horas um treino no Complexo Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, sessão que se realiza à porta fechada.

A lista de convocados do SC Braga é a seguinte:
Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;

Defesas: Miguel Garcia, Paulão, Sílvio, Marco Ramos e Aníbal;

Médios: Mossoró, Custódio, Hélder Barbosa, Ukra, Salino, Vandinho, Alan e Paulo César;

Avançados: Keita, Lima e Meyong.

A Bola

Bruno3429

Braga com Miguel Garcia mas sem Kaká na Madeira
AUTOR
Álvaro Gonçalves

Ver todos  O regresso de Miguel Garcia aos convocados do Sporting de Braga é a nota de maior destaque na lista de eleitos para o jogo frente ao Nacional da Madeira, a contar para a 27ª jornada da Liga Zon Sagres.

O lateral-direito falhou o jogo com o Dynamo Kyiv por cumprir castigo, mas no regresso às provas nacionais Domingos Paciência já poderá contar com o jogador, que deverá recuperar o lugar no onze.

Marcos, Marco Ramos, Ukra e Keita também estão novamente entre os eleitos, mas estes quatro falharam o embate com os ucranianos porque não estão inscritos pelo Sporting de Braga para a Liga Europa.

No entanto, Kaká, por cumprir castigo, é baixa para a partida frente ao Nacional, sendo que Vandinho, à imagem do que aconteceu na última quinta-feira, deverá jogar no eixo da defesa.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos

Defesas: Miguel Garcia, Paulão, Sílvio, Marco Ramos e Aníbal

Médios: Mossoró, Custódio, Hélder Barbosa, Ukra, Leandro Salino, Vandinho, Alan e Paulo César

Avançados: Keita, Lima e Meyong


Zerozero

Pé Ligeiro

Domingos: «Jogo de 5.ª feira é passado»
TÉCNICO QUER EQUIPA FOCADA NO NACIONAL 
 

Domingos Paciência alertou a equipa para a necessidade de vencer na Madeira o Nacional, tendo em vista a manutenção do último lugar do pódio do campeonato.

"Há um objetivo que queremos alcançar para conseguirmos realmente manter a ambição de ficar em terceiro. Por isso, este jogo é muito importante para fazer os três pontos, na medida em que ficamos com dois jogos para fazer em casa e mais um fora", disse este domingo, em conferência de imprensa.


Por isso, o técnico bracarense desvalorizou um eventual cansaço, referindo-se ao jogo com o Dínamo Kiev, da Liga Europa: "A equipa teve um jogo na quinta-feira de grande desgaste, mas isso é passado, há-que procurar estar o melhor possível - e o melhor possível, nesta altura, pode ser suficiente - e esperamos que os jogadores correspondam bem."

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

«Jogadores não vão descomprimir» - Domingos Paciência

Domingos Paciência abordou o jogo com o Nacional, amanhã, e mostrou muita confiança em relação à responsabilidade do plantel. Depois da festa em Braga devido à vitória histórica de quinta-feira sobre o Dínamo Kiev na Liga Europa, o treinador acredita que os bracarenses não vão descansar nem facilitar frente aos insulares, porque o terceiro lugar do campeonato é um objectivo assumido.

«A preocupação de um treinador é estar atento aos sinais que possam existir de desleixo e descompressão, para poder actuar no tempo certo. Mas isso não é possível acontecer na minha equipa, porque não permito que os meus jogadores façam isso. De certeza absoluta, que não vão descomprimir nem estar desconcentrados, porque sabem da responsabilidade deste jogo, pois queremos manter o terceiro lugar», referiu Domingos Paciência, confessando ainda que vai estar atento ao resultado do clássico de hoje à noite entre o FC Porto e o Sporting. Mesmo assim, sempre lembrou que o Braga apenas depende de si próprio, caso vença todos os últimos quatro jogos do campeonato. «Estamos um ponto à frente do Sporting. O Sporting tem um jogo no Porto, e sabemos que neste momento que é o nosso adversário para o terceiro lugar, por isso vamos estar atentos. Mas sabemos que dependemos de nós, pois se vencermos todos os jogos, vamos ficar no terceiro lugar».

Em relação ao adversário de amanhã, Domingos Paciência reservou palavras elogiosas. «O Nacional tem 35 pontos, por isso tem a ambição natural de poder chegar a um lugar europeu. Joga muito neste jogo, e de certeza absoluta, vamos enfrentar um Nacional forte. E já provou nos últimos jogos, que é uma equipa confiante, por isso esperamos muitas dificuldades para este jogo».

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência espera um Nacional forte, mas quer vencer na Choupana

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, disse hoje esperar ganhar o jogo de segunda-feira com o Nacional, que encerra a 27.ª jornada da Liga Zon/Sagres, e manter assim o terceiro lugar na prova.

"Há um objectivo que queremos alcançar para conseguirmos realmente manter a ambição de ficar em terceiro. Por isso, este jogo é muito importante para fazer os três pontos, na medida em que ficamos com dois jogos para fazer em casa e mais um fora", disse em conferência de imprensa.

Domingos Paciência, contudo, reconheceu: "A equipa teve um jogo na quinta-feira de grande desgaste, mas isso é passado, há que procurar estar o melhor possível ".

"O Nacional é, nesta altura, uma equipa mais confiante e com um objectivo bem definido. Com 35 pontos, tem perfeitamente ainda ambição de poder chegar a um lugar europeu, portanto, também joga muito neste jogo e de certeza absoluta que vamos ter um Nacional forte", admitiu.

O JOGO

JotaCC

Domingos: «Não permito relaxamentos»
Treinador do Sp. Braga diz que o Nacional «joga muito neste jogo»

Depois da festa, mais um jogo e mais um objectivo para cumprir. Por isso, segundo Domingos Paciência, técnico do Sp. Braga, não pode haver relaxamentos nem desleixos. Até porque, sob o seu comando, tal é proibido. E não é difícil controlar a euforia que se possa viver.

«Acima de tudo, conheço bem o grupo de trabalho. E eles sabem perfeitamente que no futebol as coisas sucedem-se a uma velocidade alucinante. Depois de ganhar, temos de voltar a jogar e voltar a ganhar. Eles sabem que conseguiram um feito inédito neste clube, mas há outro jogo e temos de encará-lo com grande vontade e querer, procurando os três pontos. É preocupação de um treinador estar atento a esses sinais que possam existir de desleixo e descompressão, para actuar no momento certo. Isso não é possível comigo, pois não o permito. E de certeza absoluta que não vão descomprimir, nem estar desconcentrados pois sabem da responsabilidade que este jogo encerra», afirmou.

Sobre o desgaste que a sua equipa está sujeito, o treinador dos minhotos foi claro: «É evidente que preocupação é geral no sentido de ver como equipa está. Sabemos perfeitamente que o jogo provoca desgaste em termos físicos e psicológico, tentar fazer com que passado recente seja esquecido o mais depressa possível. Sabemos que há um objectivo que queremos alcançar e para alcançar o 3º lugar, que é possível, este jogo é muito importante. Ficamos com mais dois jogos para fazer em casa e mais um fora, pelo que este jogo torna-se importante. Sabemos que equipa teve jogo na quinta-feira, mas isso é passado e há que procurar estar ao melhor nível possível. Esperemos que os jogadores correspondam bem.»

Nacional mais confiante

Na Choupana, os bracarenses só venceram uma vez, mas o líder da formação de Braga acredita que é possível voltar a vencer. «O Nacional é nesta altura uma equipa mais confiante e com um objectivo bem definido, porque com 35 pontos está perfeitamente com a ambição de poder chegar a um lugar europeu. Também joga muito neste jogo e de certeza que vamos ter um Nacional forte. Já o provou nos últimos jogos e esperamos muitas dificuldades», disse Domingos Paciência, confrontado com a história: «Demonstra as dificuldades que temos em jogar neste estádio. Para ganhar os três pontos teremos de ser uma equipa muito forte. A faltar quatro jornadas acreditamos que é possível o Braga ganhar os jogos todos. A equipa está confiante e consciente do que tem de fazer pelo caminho até o final da Liga».

O técnico dos minhotos garantiu ainda que o FC Porto-Sporting não lhe dizia muito, embora revele que o grupo vai esta atento: «Sabemos que dependemos de nós e se ganharmos os jogos até final podemos ficar em 3.º lugar.»

MAIS FUTEBOL