News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/03

Started by JotaCC, 25 de March de 2011, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nunca eles jogaram tanto

Quando, em 2008/09, Sp. Braga de Jorge Jesus fez 48 jogos, os adeptos rejubilaram com o sinal claro de crescimento do clube. O próprio treinador não escondeu o orgulho por elevar a equipa aos patamares típicos dos grandes europeus e adivinhava que o futuro só podia ser melhor. Com o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, poucos dias depois de António Salvador ter dito a O JOGO que queria um clube que disputasse sempre entre 50 a 60 jogos por época, Domingos ofereceu-lhe um presente e assegurou, no mínimo 51 jogos em 2010/11. Se eliminar o Dínamo de Kiev e eventualmente chegar à final da Liga Europa, o número subirá para 54. Será sempre um recorde interno.

Neste momento, só Benfica e FC Porto (ambos com 54) tem mais jogos assegurados, culpa essencialmente dos melhores trajectos na Taça de Portugal e ainda da presença na Supertaça de Agosto. Mas para o Braga é que estes números estão desfazados da realidade habitual. Grande parte do plantel "só" fez, por exemplo, 39 jogos em 2009/10.

As competições europeias estão na génese de um número tão alto. O Braga fez quatro jogos no apuramento para a Champions, seis na fase regular e já tem mais seis garantidos na Liga Europa. A estes somam-se 30 feitos no campeonato, dois na Taça de Portugal e três na da Liga. Imaginem se estes dois últimos percursos fossem melhores...

Entre o plantel, Alan é o mais sobrecarregado com esta série. Participou em 39 dos 42 jogos disputados até agora, num total de 3177 minutos. É obra.


Fartura de extremos na origem de novos "10"

Ver Paulo César a "10" contra o Rio Ave não foi um acto isolado. O brasileiro já aí havia jogado contra o Benfica, num jogo em que, à semelhança do último, ver Mossoró no banco foi uma novidade. Domingos Paciência gosta de guardar o mágico como arma secreta e, mesmo que esse não fosse o caso, não o poderia colocar sempre a jogar. Daí que, desde a saída de Luis Aguiar, venha a improvisar com extremos. Antes de Paulo César foi Alan. E em mais do que uma ocasião.

Por ter quatro extremos habilitados para serem titulares, Domingos vai recorrendo a um e outro para a posição específica de médio-ofensivo. Por um lado, desenvolve novas competências. Por outro gere o físico de Mossoró e as necessidades da equipa.


Apoio será muito reduzido

Mesmo em estado de graça, o Braga terá poucos adeptos no Algarve para apoiar a equipa. O preço (37,5 euros) nem é o problema e o que mais se discute entre os adeptos é o horário de regresso em função da distância que separa Braga do Algarve. Não devem ser, portanto, mais de uma centena os que vão fazer a viagem.


Mossoró deve recuperar

Ainda não foi ontem que Mossoró trabalhou a cem por cento, mas há esperança que isso possa acontecer hoje, a tempo do jogador ser convocado para Olhão. Esse é mesmo o cenário mais provável, uma vez que a mialgia sofrida pelo jogador não é grave. Custódio e Elderson é que voltaram a apresentar-se a 100%. Serão opções e o segundo até titular.


Amanhã treino no Algarve

Para minimizar o desgaste inerente à mais longa deslocação da época, o Braga arrancará amanhã de manhã para o Algarve, treinando ao fim da tarde nessa região, onde Domingos dará a habitual conferência de Imprensa. Por isso, a convocatória deve ser antecipada para hoje, dia em que uma comitiva estará a dar autógrafos no Centro Escolar Cabanelas.


Djamal contra o Braga nas mãos de Rui Bento

A utilização de Djamal contra o Braga na próxima jornada está nas mãos de Rui Bento. O treinador do Beira-Mar decidirá se coloca o médio comprometido com os bracarenses em campo ou não, embora tenha já publicamente referido ser contra o afastamento de jogadores em final de contrato que não aceitem renovar. "Não deixo de utilizar jogadores por causa dessa situação", esclareceu o treinador. A posição do médio pode ainda estar dependente da Direcção do Beira-Mar, que esta semana assumiu descontentamento com as notícias da ligação do líbio ao Braga, não rejeitando tomar medidas se confirmasse que o jogador já estava comprometido com o próximo opositor. "Se for verdade, teremos de analisar", notou o líder António Regala.

A juntar a este cenário está a convocatória para a selecção da Líbia, que defronta o Mali na terça-feira, conhecida anteontem e que afasta Djamal dos trabalhos aveirenses até meio da semana. A recepção ao Braga foi antecipada para sábado (20h15) e, apesar de Djamal voltar a tempo de integrar a convocatória, irá perder vários treinos e estará sujeito a uma avaliação da condição física pela sobrecarga de viagens.


O JOGO





JotaCC

Sp. Braga: Recusa do Vitória de Guimarães em adiar o jogo aquece ânimos

Ainda faltam cerca de duas semanas para o dérbi minhoto entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães, mas os ânimos já estão a aquecer e, uma vez que as equipas estão muito próximas na tabela classificativa e lutam por objectivos semelhantes, a situação promete continuar a aquecer.

O Vitória de Guimarães decidiu não facilitar a tarefa do Sp. Braga nas competições europeias, recusando-se a adiar a data do dérbi. Tal situação fez com que a Liga tivesse que fazer cumprir os regulamentos e o jogo está marcado para dia 11 de Abril.
Na opinião de António Duarte, conhecido sócio arsenalista e antigo director do clube, esta recusa dos vizinhos já se esperava, mas não vai prejudicar o Braga.

"Com o pedido de adiamento da partida, o Sp. Braga queria defender alguma verdade desportiva no campeonato e no futebol português. O jogo com o Vitória de Guimarães disputa-se no meio das duas eliminatórias da Liga Europa que o Braga tem que disputar e, como tal, acaba por estar em causa também o futebol português. Não houve qualquer sentido de ajuda por parte da direcção do Vitória de Guimarães, mas também acredito que não se deve perder muito tempo com isto. É uma questão que está resolvida, serve para animar as coisas para o jogo, é claro, mas penso que não vale a pena andar a perder tempo com esta situação", referiu o sócio acrescentando que "com vizinhos destes não vale a pena perder muito tempo. Parece que já esqueceram que no passado, quando precisaram da nossa casa para jogar, ela foi disponibilizada de imediato e com toda a honra sem que lhes fossem imputados quaisquer custos".

"Vitória tomou a decisão certa para os seus objectivos"

Apesar desta recusa do Vitória de Guimarães vir aquecer os ânimas e poder aumentar ainda mais a celeuma e a rivalidade entre os dois clubes, os sócios vimaranenses estão plenamente de acordo com a decisão da direcção do clube, por acreditarem que apenas pretende defender os objectivos vitorianos.

Carlos Ribeiro, sócio vimaranense, é uma das caras da concordância com a direcção, referindo que: "independentemente do pedido de adiamento do jogo ter sido feito pelo Sp. Braga ou outro clube qualquer, não está em causa a representação do país nas competições europeias. Penso que o Guimarães tomou a decisão de forma correcta, tendo em vista os seus próprios objectivos.
O Vitória não pode abdicar de uma ligeira vantagem como esta para facilitar ainda mais a vida ao adversário, seja ele qual for. E, além do mais, ainda bem recentemente aconteceu a mesma coisa com o Paços de Ferreira. A decisão da Liga Portuguesa de Futebol é perfeitamente correcta porque esta entidade só tem que fazer cumprir os regulamentos e é o que vai acontecer. O Vitória tem objectivos muito claros e limita-se a lutar por eles".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sem adiamento

Dérbi minhoto a 11 de abril


O Sporting de Braga-Vitória de Guimarães ficou agendado para 11 de abril, depois dos dois clubes não terem chegado a acordo para o adiamento da partida, como era vontade dos «arsenalistas». A Direção vitoriana não acedeu ao pedido do clube rival, cabendo à Liga decidir a data do encontro, que inicialmente estava previsto para dia 10, três dias depois da deslocação do Braga a Kiev.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Super-homem à vista

Tudo em Alan revela poder: 40 jogos em 42 possíveis realizados pela equipa


Desde que o SC Braga iniciou a temporada a nível oficial, vai para oito meses, Alan completou 40 jogos em 42 possíveis. Falhou dois encontros para o campeonato, frente a Nacional e Paços, e em todos os restantes esteve presente - enfrentou assim o calor de Sevilha e o frio de Donetsk com a exuberância e dedicação que o levaram a pisar o sintético do Estádio do 1.ª de Dezembro, quando o Braga jogou em Sintra para a Taça de Portugal.

A BOLA

Bruno3429

Mossoró ainda condicionado
Por Redacção

Márcio Mossoró é a grande dúvida no SC Braga para o jogo de domingo com o Olhanense, relativo à 23.ª jornada da Liga.

O boletim clínico, actualizado esta sexta-feira, indica que o médio brasileiro continua limitado a tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado, devido a uma mialgia na região anterior da coxa esquerda.

A recuperação em tempo útil para a deslocação ao Algarve mantém-se uma incógnita.

Quim (recupera de rotura total do tendão de Aquiles direito), Rodriguez (mialgia na região posterior da perna esquerda) e Vinicius (tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado devido a lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda) são os restantes casos clínicos do plantel.

A Bola

JotaCC

«Estamos melhor que o Sporting» - Paulo César

O avançado brasileiro Paulo César considera que o SC Braga «está melhor que o Sporting» e em condições de lutar com os leões pelo terceiro lugar na Liga.

«Estamos melhor que o Sporting neste momento, estamos a crescer de forma, a fazer bons jogos lá fora e também no campeonato. Queremos continuar assim até final da época», disse Paulo César esta sexta-feira, à margem de uma sessão de autógrafos no Centro Escolar de Cabanelas, em Vila Verde.

O SC Braga defronta domingo o Olhanense, em jogo em atraso da 23.ª jornada. Uma vitória no Algarve colocaria os bracarenses a um ponto da equipa de Alvalade.

«Temos que nos focar no jogo com o Olhanense, equipa difícil em sua casa. Queremos vencer para nos aproximarmos do Sporting e fazermos pressão pelo terceiro lugar», vincou o brasileiro.

Desafiado a definir a prioridade dos minhotos entre um feito na Liga Europa e o pódio no campeonato, Paulo César foi perentório: «O objectivo do SC Braga é fazer as duas coisas».

«Não sei se o Dínamo Kiev é mais ou menos difícil que o Liverpool, mas é uma das grandes equipas da Liga Europa. No entanto, considero que está ao nosso alcance», referiu, projectando um eventual embate com o Benfica nas meias-finais da prova.

«Primeiro temos de passar o Dínamo Kiev e o Benfica o PSV, mas sem dúvida que seria muito bom para o futebol português ter duas equipas na meia-final de uma competição europeia», observou.

Por fim, Paulo César mostrou-se defensor da continuidade de Domingos Paciência no SC Braga: «É um excelente treinador, já entrou na história do clube mas essa é uma decisão da Direcção».

A BOLA

JotaCC

Mossoró trabalha condicionado e é dúvida para defrontar Olhanense

O médio brasileiro, a debelar uma mialgia, é a grande dúvida para o embate frente ao Olhanense, partida em atraso da 23ª jornada.

De acordo com o boletim clínico do emblema minhoto, Márcio Mossoró continua a trabalhar condicionado, dividindo o seu tempo entre o ginásio e o relvado. O médio, recorde-se, está a contas com uma mialgia na região anterior da coxa esquerda.

Por seu lado, Quim, que continua a recuperar de rotura total do tendão de Aquiles direito, e Vinicius, a tratar uma lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda, são os restantes baixas no plantel do SC Braga.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Mossoró condicionado, Rodríguez em tratamento

O Sporting de Braga continua a preparar o embate de domingo contra o Olhanense sem duas das principais peças da equipa: o central Alberto Rodríguez padece de uma mialgia e apenas efectua tratamento enquanto Márcio Mossoró continua a trabalhar condicionado.

Domingos Paciência orientou esta manhã um treino à porta fechada que escondeu parte das informações. O boletim clínico dos arsenalistas permitiu, assim, perceber o estado de alguns jogadores que devem falhar a deslocação ao Algarve.

Quim é baixa certa, continuando o seu programa de reabilitação à rotura total do tendão de Aquiles. Rodríguez, defesa peruano, também está limitado a sessões de tratamento no departamento médico. Vinícius, com uma lesão tendinosa na coxa esquerda, faz tratamento e trabalho condicionado de ginásio e relvado, onde conta com a companhia de Mossoró, ainda a recuperar de uma mialgia.

Este sábado, pelas 12h30, o treinador do Sp. Braga vai até à sala de imprensa do Estádio AXA fazer a antevisão da partida. Antes disso, os Guerreiros treinam novamente à porta fechada.



Daúto: «Sp. Braga é das três melhores equipas lusas»

Daúto Faquirá anteviu esta sexta-feira o confronto com o Sp. Braga, referente à 23ª jornada da Liga Zon Sagres e não teve problemas em deixar fortes elogios ao adversário. Rui Duarte, o capitão do Olhanense, teve discurso similar mas garantiu que os jogadores algarvios vão deixar tudo em campo «para limpar a última imagem e somar os três pontos».

Daúto Faquirá queria entrar em campo «ontem» para apagar a goleada de 0-4 aos pés do Marítimo. Como tal não é possível, o treinador do Olhanense aposta numa grande exibição frente ao Sp. Braga, este domingo, para esquecer o pesado desaire. Mas elogia, e muito, o rival deste jogo em atraso.

«Depois do último jogo o melhor que nos podia acontecer é jogar frente ao Sp. Braga, que é vice-campeão nacional, é uma equipa com uma dimensão diferente da nossa», começou por dizer. «Temos vontade e vamos trabalhar para conseguir um resultado positivo contra uma das três melhores equipas portuguesas. O Sp. Braga é fortíssimo mas fora de casa tem menos pontos que nós em casa [ndr: o Olhanense só perdeu com o FC Porto no seu terreno]. Mas precisamos de ter cuidado porque neste momento estão moralizados fruto da vitória na Liga Europa», acrescentou Daúto.

Também Rui Duarte, capitão dos rubro-negros, falou à comunicação social e aos adeptos sobre esta partida.  «Todos sabem que o Olhanense em casa tem sido forte, mas o Sp. Braga também é uma equipa difícil, que tem feito uma boa campanha na Liga Europa e que na Liga dos Campeões ultrapassou adversários de nível. No campeonato começa a equilibrar-se aos poucos. Acho que o favoritismo é repartido. Mas com as nossas armas e o apoio dos sócios faremos tudo para conquistar os três pontos», prometeu o número 16.

«Nunca escondemos que o objectivo era ultrapassar os 29 pontos que fizemos no ano passado e, faltando-nos sete jogos, penso que sem grande dificuldade iremos fazê-lo. Espero que a equipa consiga e dê já uma boa resposta a este último jogo. A goleada na Madeira foi apenas um percalço», desvalorizou Rui Duarte.

ZEROZERO