News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/03

Started by JotaCC, 21 de March de 2011, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Chegar aos lugares de cima

O empate em Liverpool que ajudou a garantir a passagem aos quartos-de-final da Liga Europa não está esquecido, mas já ficou para trás e agora o Sp. Braga está plenamente concentrado no jogo de logo à noite, a recepção ao Rio Ave, a contar para a 24.ª jornada do campeonato.

Na antevisão a esta partida, o técnico arsenalista, Domingos Paciência, considerou que as dificuldades de enfrentar os vilacondenses são evidentes, mas que uma vitória é muito importante para as aspirações dos Guerreiros do Minho que pretendem ainda chegar ao terceiro ou quarto lugar da prova.

"O Rio Ave é uma equipa que está a fazer um bom campeonato e que causa sempre grandes dificuldades aos adversários, mas queremos ganhar este jogo para nos aproximarmos do terceiro e quarto lugares, que são os nossos objectivos, conscientes de que temos ainda um jogo em atraso que nos pode das mais três pontos e permitir que nos adiantemos ainda mais na tabela classificativa", referiu o técnico.

Ukra e Keita de regresso


Os regressos de Ukra e Keita à lista de convocados do Sp. Braga, tendo em vista o jogo de logo com o Rio Ave, são as novidades lançadas por Domingos Paciência para o jogo da 24.ª jorn ada.
Ukra e Keita não estão inscritos na UEFA e ficaram de fora do jogo em Liverpool, que deu o apuramento para os quartos-de-final aos bracarenses, tal como Marcos e Marco Ramos que não foram e Inglaterra, mas também foram chamados pelo técnico para hoje.

Os 19 convocados para o encontro de hoje são os seguintes:


Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos.
Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká, Sílvio, Paulão e Marco Ramos.
Médios: Vandinho, Hugo Viana, Salino e Mossoró.
Avançados: Ukra, Keita, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Lima e Meyong.

Interesse do Sporting

"Só ouvi e li os elogios (feitos por candidatos à presidência do Sporting), não quero fazer mais comentários". Foi com estas palavras que Domingos Paciência abordou, ontem, o suposto interesse do Sporting no seu concurso, lembrando ainda que: "há uns tempos saíram várias notícias de que o treinador do Braga na próxima época seria o Leonardo Jardim e eu não comentei, por isso não vou comentar essas notícias agora".
Domingos afirmou mesmo que está, neste momento, completamente concentrado no Sp. Braga, admitindo ficar contente pelos elogios que tem recebido.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Equipas prováveis

Braga - Rio Ave
18h45 sport TV1

Estádio AXA

Árbitro Hugo Miguel [AF Lisboa]

Assistentes Hernâni Fernandes e Nuno Pereira

-
Braga

Treinador Domingos Paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

2 Rodriguez DC

28 Sílvio LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MD

8 Mossoró MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

18 Lima AV

-

26 Marcos GR

4 Kaká DC

32 Marco Ramos LE

25 Salino MD

7 Ukra AD

10 Hélder Barbosa AE

19 Meyong AV

11 Keita AV

Rio Ave

Treinador Carlos Brito

37 Paulo Santos GR

30 Wires LD

2 Gaspar DC

5 Jeferson DC

15 Tiago Pinto LE

6 Júlio Alves MD

11 Braga MO

8 Tarantini MO

7 Bruno Gama AD

88 Yazalde AE

9 João Tomás AV

-

24 Mário Felgueiras GR

18 Zé Gomes LD

33 Éder Monteiro DC

23 Ricardo Fernandes DC

10 Vítor Gomes MO

13 Mendes AD

17 Saulo AD

19 Sidnei AE

26 Cícero AV


A Análise De Coroado

Hugo Miguel

AF Lisboa

34 anos

internacional Não

nº de jogos 37

-
GRAU DE RISCO

Normal

-
Árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 3,28

personalidade 3,50

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,00

condição física 4,00

MÉDIA 3,36

-

Elemento discreto, sóbrio, de capacidades comprovadas para a prática da função, tem sabido aprender, progredir e afirmar-se paulatinamente na principal categoria, mesmo não contando com boas graças de quem dirige. Mais solto, com melhor mobilidade, revelando segurança nas interpretações que efectua, procura efectuar uma palavra prévia, uma chamada de atenção antes de agir disciplinarmente. A boa disposição que sempre evidencia é argumento excepcional no relacionamento com os intervenientes. Já arbitrou os bracarenses, foi na Madeira, na vitória sobre o Marítimo; também arbitrou os vila-condenses (empate com Académica, derrota com o Benfica).

-
Árbitros assistentes

Hernâni Fernandes (AF Lisboa) / Nuno Pereira (AF Coimbra)

Hernâni Fernandes tem muitos mais anos de presença no quadro principal que o chefe de equipa. Ainda não conseguiu corrigir incorrecto espírito metediço dos primeiros tempos, o que motiva intervenções desajustadas. Nuno Pereira ainda não encontrou equilíbrio nos tempos de sinalização.


A figura do Braga: Sílvio
Lateral com selo de Selecção

Um empate em Anfield, uma qualificação para os quartos-de-final da Liga Europa, uma chamada à Selecção Nacional... A última semana foi uma das melhores a nível pessoal desde que Sílvio chegou a Braga, onde hoje o espera um tarefa bicuda: a de anular Bruno Gama, com quem partilhou o balneário do Rio Ave ao longo da última temporada.


Marco Ramos volta volvido um mês

O nome de Marco Ramos voltou a constar de uma lista de convocados do Braga. O lateral-esquerdo, único reforço de Inverno dos bracarenses que ainda não se estreou no campeonato, voltou a merecer a confiança de Domingos Paciência um mês depois de ter sido chamado pela última vez, para o jogo com o Paços de Ferreira, fez ontem precisamente um mês. No entanto, o ex-Lens, que somou os primeiros minutos com a camisola dos arsenalistas num encontro da Taça da Liga, com o Arouca, começará o encontro no banco.



Domingos feliz com elogios de Godinho Lopes


Apesar de Godinho Lopes não o ter desmentido, Domingos Paciência jogou à defesa na hora de comentar o anunciado pré-acordo com este candidato às próximas eleições presidenciais do Sporting para se tornar treinador da equipa leonina em 2011/12. A única coisa que assegurou ter lido e ouvido "foram elogios" por parte do líder e de outros membros que compõem a Lista A, como Luís Duque e Carlos Freitas, ex-manager do Braga. No entanto, não negou que estes o deixaram orgulhoso. "Sou treinador do Braga e ainda estou em defesa dos objectivos definidos no início desta época. Agora, fico contente com os elogios que tenho recebido ao longo deste tempo, quer de candidatos à presidência do Sporting quer dos adeptos do Braga, pois são sinal de que o trabalho desenvolvido está dentro do que perspectivámos", referiu o treinador, sensibilizado com os constantes apelos feitos pelos bracarenses para que renove o contrato com o clube. Mas tal como já havia sucedido com António Salvador, preferiu deixar essas questões para o final da temporada, deixando somente uma promessa: "Tenho contrato com o Braga até ao final da época e vou cumpri-lo."

Nesta fase, Domingos está unicamente concentrado no encontro com o Rio Ave, que poderá permitir ao Braga regressar aos lugares europeus. "Já fizemos as contas, e é fundamental vencer este jogo, porque, tendo outro em atraso, ele permite aproximar-nos do terceiro lugar. Agora, é difícil, porque Rio Ave e Olhanense estão a fazer um bom campeonato. Vamos preocupar-nos em vencer o primeiro", vincou antes de deixar uma mensagem aos atletas. "Peço máxima concentração e máxima atitude. Estamos contentes com o que fizemos na quinta-feira, mas temos de descer à terra e concentrarmo-nos na Liga", declarou.


"O Dínamo de Kiev é das equipas mais difíceis"


Numa fase tão adiantada da Liga Europa, é impossível estar a escolher adversários, mas, no entender de Domingos, ao Braga não poderia ter saído um mais complicado. "O Dínamo de Kiev já eliminou o Besiktas, o Manchester City e o Ajax. Portanto, temos uma equipa muito forte, com uma média de estatura bastante alta e que, a par do Villarreal, é das mais difíceis que estão nos quartos-de-final da Liga Europa", comentou o treinador, que considera ser indiferente o facto de os arsenalistas terem de jogar a primeira mão na capital da Ucrânia. "Se fizermos um bom resultado na primeira mão, é bom jogar a segunda aqui. Mas temos sempre de fazer dois jogos, por isso...", rematou.


Conversas para adiar jogo com o Guimarães


A data dos jogos dos quartos-de-final da Liga Europa (7 e 14 de Abril), contra o Dínamo de Kiev, levou o Braga a solicitar a alteração do dia do encontro com o Guimarães, que está agendado para 10 de Abril. Os bracarenses têm conversado com os responsáveis do clube vimaranense para os convencer a adiar o encontro, explicando-lhes a importância de defrontarem os ucranianos sem terem qualquer jogo pelo meio, pois poderão contribuir ainda mais para o ranking de países da UEFA, no qual Portugal ocupa a sexta posição, ajudando a que no futuro mais equipas portuguesas participem nas competições europeias. Resta saber qual será a decisão dos vitorianos, uma vez que os dois emblemas minhotos são adversários directos na luta pelos lugares europeus no campeonato.

Ontem, Domingos não se cansou de agradecer ao Olhanense o facto de ter aceitado alterar a data do encontro entre as duas equipas, que deveria ter-se realizado há uma semana. Recorde-se que o mesmo já havia sido tentado com o Paços de Ferreira, mas os castores recusaram.


O JOGO

JotaCC

Hora de dar descanso
ALGUNS DOS "guerreiros" PODEM SER POUPADOS

Domingos admite fazer algumas poupanças na partida de hoje com o Rio Ave, tendo em conta o grande desgaste de alguns jogadores na partida histórica de Anfield Road. "Há alterações que podem ser produzidas no onze, pois alguns jogadores acabaram muito cansados o jogo com o Liverpool, onde a exigência foi muito grande", referiu ontem na conferência de imprensa que se seguiu a mais um treino à porta fechada.

O treinador arsenalista poderá sobretudo poupar alguns jogadores da linha ofensiva, como é o caso de Paulo César. É provável que Ukra, que não foi a Liverpool por não ter sido inscrito nas competições europeias, regresse à titularidade.

RECORD

JotaCC

«Dínamo está ao alcance do Braga» - Matheus

Adversário do SC Braga na Liga Europa perdeu este domingo com o Dnipro, equipa de Matheus. Antigo extremo não jogou por lesão mas diz que ucranianos não são papões. Emblema minhoto enviou emissário para observar opositor.

O Dínamo de Kiev, adversário do SC Braga nos quartos-de-final da Liga Europa, perdeu ontem por 0-1 frente ao Dnipro, equipa que em Dezembro levou Matheus a troco de um milhão de euros.

O brasileiro não jogou por causa de uma lesão muscular [estreou-se há duas semanas, frente ao Tavriya], mas assistiu ao desafio e confirmou aquilo que já suspeitava.

«Este Dínamo está ao alcance do Braga. É uma equipa forte no contra-ataque, mas um Braga ambicioso e organizado irá de certeza superiorizar-se a este adversário», disse Matheus.

A confiança é tanta que nas entrevistas aos jornais locais considerou o SC Braga favorito. No balneário do Dnipro até já chovem apostas.

«Apostei com os companheiros que o Braga ia passar à meia-final. Estou confiante porque conheço o valor da equipa, a personalidade e serenidade que exibe em jogos de grande responsabilidade», resume o ex-99 bracarense.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Domingos Paciência põe água na fervura depois de eliminar Liverpool
"Vamos descer à terra"

"É muito importante vencer este jogo, pois o objectivo é chegar ao terceiro, quarto lugar. O Rio Ave é uma equipa perigosa", disse ontem Domingos Paciência, na antevisão do embate de hoje (18h45, Sport TV 1), diante da formação orientada por Carlos Brito.

Os bracarenses vêm de um apuramento histórico para os quartos-de- final da Liga Europa, depois de eliminarem o Liverpool na quinta-feira, mas apesar da satisfação pelo momento Domingos recusa embandeirar em arco: "Vamos descer à terra, ao campeonato."

Depois de admitir alterações no onze, o técnico dos arsenalistas discordou ainda de que a Liga esteja nivelada por baixo. "Houve uma equipa [FC Porto] que aproveitou a má entrada de todas as outras", vincou.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Domingos Paciência: é "fundamental" vencer

O treinador do Sporting de Braga quer ganhar na receção aos vilacondenses e na deslocação a Olhão, na tentativa de chegar ao terceiro ou quarto lugares
O treinador do Sporting de Braga disse, este domingo, que é "fundamental" vencer o Rio Ave, segunda-feira, para que a equipa se aproxime do terceiro e quarto lugares.
Domingos salientou a importância de vencer os dois próximos jogos, apesar de saber que "é difícil, contra uma equipa que está a fazer um bom campeonato, que é o caso do Rio Ave e o Olhanense que também está a fazer um grande campeonato, são duas equipas difíceis, mas vamos ver".
O treinador dos bracarenses pede aos jogadores "máxima concentração, máxima atitude, perante o nosso público, contentes com o que fizemos quinta-feira, mas vamos descer à terra" e que se concentrem no campeonato, "que é o grande objetivo do Braga para esta época".

RTP

JotaCC

Braga procura quebrar tendência negativa dos jogos pós-Europa

Desde que foi relegado para a Liga Europa, o Sporting de Braga ainda não venceu qualquer jogo do campeonato após um jogo europeu. A eliminatória com o Liverpool não entra nas contas porque os minhotos adiaram a partida com o Olhanense e os dois jogos com os ingleses foram consecutivos, mas quando o adversário foi o Lech Poznan a equipa de Domingos Paciência não conquistou os três pontos no regresso às competições nacionais.

Após a derrota por 1-0 na Polónia, os bracarenses perderam na Pedreira por 2-1 com o Paços de Ferreira e depois do triunfo por 2-0 sobre o Lech Poznan, que permitiu a passagem aos oitavos-de-final, os vice-campeões nacionais empataram a zero na Figueira da Foz, diante da Naval.

Esta tendência de resultados menos positivos após os jogos europeus já se notava desde o play-off de acesso à Liga dos Campeões, com o Sporting de Braga a ganhar apenas três jogos em provas internas depois de disputar oito partidas europeias. Sabendo disso, e depois de os minhotos terem alcançado pela primeira vez os quartos de final da Liga Europa ao eliminarem o Liverpool, Domingos Paciência avisou os seus jogadores de que é preciso «descer à terra».

A mensagem do treinador dos bracarenses é de fácil percepção. Após uma época em que tem surpreendido a Europa, o Sporting de Braga tem desiludido no plano interno, depois de na temporada passada ter sido a grande surpresa ao terminar no segundo lugar. No entanto, a equipa de Domingos ainda pode recuperar o tempo perdido no campeonato, pois o terceiro lugar está ao alcance da equipa.

Sporting, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães são as equipas que estão à frente do Sporting de Braga e, à excepção dos pacenses que apenas defrontam o Benfica hoje, as outras duas perderam pontos nas duas jornadas que os bracarenses ainda têm que disputar, em virtude do adiamento do encontro com o Olhanense.

Logo, se o Sporting de Braga conquistar os seis pontos frente a Rio Ave e Olhanense passará a somar 37 pontos e subirá para o quarto lugar, a apenas um ponto do Sporting, sendo que os leões ainda têm que se deslocar à Pedreira.

Por essa razão, Domingos, que ao que tudo indica deverá estar de saída de Braga, poderá conseguir em duas épocas consecutivas as melhores temporadas dos bracarense e ficar, assim, com mais esse registo na carreira e na história do clube, elevando a fasquia para quem lhe suceder.

Alheio a estes factos, o Rio Ave vai tentar conquistar o sexto jogo consecutivo sem perder, sendo que a série de vitórias consecutivas (4) foi quebrada apenas na jornada anterior na recepção ao Sporting, que acabou num empate a zero.

O confronto histórico diz que em Braga nos jogos para o campeonato contra o Rio Ave manda a equipa local. As 12 vitórias, quatro delas consecutivas, os dois empates e as duas derrotas provam isso, no entanto os homens de Carlos Brito já foram desmancha-prazeres na temporada passada em Braga, ao eliminarem os minhotos nos quartos de final da Taça de Portugal na marcação de grandes penalidades.

Por fim, o jogo de hoje será um reencontro de vários jogadores com a ex-equipa. No Sporting de Braga, Sílvio, Vandinho, Paulo César e Keita já vestiram as cores do Rio Ave, sendo que o mesmo se sucede do lado contrário com Mário Felgueiras, que inclusive esta época já jogou pelos dois clubes, Paulo Santos, Tiago Pinto, Mendes, Bruno Gama, João Tomás, Cícero e Yazalde. O número por parte do Rio Ave ainda poderia ser maior, mas o médio Ricardo Chaves, que também já vestiu a camisola dos minhotos, não foi convocado por Carlos Brito.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga-Rio Ave (antevisão): descer do céu para a multidão
Portas abertas num momento ímpar na história do clube minhoto

Se o presente é de festa, é preciso assegurar o futuro. O Sp. Braga tem de descer à terra num momento ímpar na história do clube, com o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa. A missão passa por trazer o sucesso europeu para a vertente doméstica, sob pena de ser caso isolado, sem repetição a curto prazo. Os minhotos jogam para a Europa mas o Rio Ave promete ser osso bem duro de roer. O jogo está marcado para esta segunda-feira, às 18h45.

É que a equipa de Carlos Brito está na mó de cima. Cinco jogos consecutivos sem perder, com quatro triunfos e um empate com o Sporting. Mas o que os números não mostram (embora ajudem) é a qualidade do futebol vila-condense, que tem subido a olhos vistos. Por isso, para Domingos, todo o cuidado será pouco.

O clube quer uma multidão para acolher a equipa. Numa iniciativa que o clube vai repetindo, os portões do Municipal bracarense vão abrir-se para quem desejar saudar os «heróis de Liverpool». O quarto lugar, objectivo traçado no início da época, não é uma miragem. Muito longe disso. Os tropeções dos outros candidatos têm permitido que, mesmo numa temporada irregular, o Sp. Braga possa, perfeitamente, fechar em beleza.

Se vencer o Rio Ave e o Paços de Ferreira perder com o Benfica, a equipa «arsenalista» salta para o quarto posto, mesmo com um jogo a menos. Ficará a quatro pontos do Sporting, com possibilidade de reduzir para um. E ainda têm de receber os leões!

Até lá, precisam domar um conjunto em alta. Contra o Sporting, o Rio Ave só falhou na finalização, mas mostrou bem que tem de ser levado a sério. Carlos Brito já conta com Zé Gomes e Wires e um deles deverá substituir o engripado Lionn. Domingos tem um quadro clínico bastante desanuviado, por comparação com o passado recente.

Na temporada passada, o Sp. Braga sofreu para vencer o Rio Ave por 1-0. Marcou Andrés Madrid. A equipa de Vila do Conde, de resto, só por duas vezes, em 16, conseguiu vencer em Braga para a Liga. A última já tem mais de dez anos e foi conseguida com um golo solitário de Armando Sá, que mais tarde jogaria nos «arsenalistas». Vicissitudes do futebol. A ideia é tentar repetir. E, assim, estragar a onda de festa dos «guerreiros do Minho».


Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur; Miguel Garcia, Kaká, Rodriguez e Sílvio; Vandinho, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Ukra.

Outros convocados: Marcos, Paulão, Marco Ramos, Salino, Hélder Barbosa, Keita, Paulo César e Meyong.

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Jeferson, Gaspar e Tiago Pinto; Júlio Alves, Tarantini e Braga; Bruno Gama, João Tomás e Yazalde.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Éder, Ricardo Fernandes, Vítor Gomes, Wires, Saulo, Cícero, Mendes e Sidnei.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (crónica)
Dos «quartos» para o quarto

Por João Tiago Figueiredo

Foi feliz o regresso do Sp. Braga ao campeonato. Domingos ganhou a Carlos Brito (1-0), num jogo de confirmações. O Sp. Braga confirmou a candidatura, pelo menos, ao quarto lugar. O Rio Ave confirmou-se como uma das boas equipas deste campeonato. A prova de que não são precisos grandes orçamentos para se fazerem boas equipas. E com nove portugueses em onze. Não fosse o mau arranque de temporada, por exemplo, e Carlos Brito poderia estar hoje a ombrear com equipas mais calejadas em voos altos. A avaliar pelas amostras recentes, não seria difícil de acreditar.

O Sp. Braga, no entanto, mandou no jogo, diga-se. Empurrado pela onda de euforia que vinha de um Municipal bracarense que foi crescendo, crescendo até quase encher, a equipa minhoto queria celebrar a preceito o feito de Liverpool. Convidou a família, abriu o recinto e mostrou vontade. Alan deu o primeiro sinal logo aos dois minutos. Seria um aviso ambíguo: precavia a fome dos «arsenalistas» e, ao mesmo tempo, o desacerto. O próprio Alan, que teve mais dois lances de cabeça que poderiam dar golo, foi o expoente máximo.

Mas houve mais. Em dois minutos, por exemplo, duas bolas no ferro. Primeiro para o Rio Ave. Na primeira verdadeira hipótese que dispôs, João Tomás desviou de Artur, mas não do poste. Na resposta, Paulão atirou para a trave. Noite de azar para o central brasileiro, protagonista do lance mais caricato do desafio, quando, já na segunda parte, deixou sair pela linha de fundo, propositadamente, um lance que poderia dar golo. Há coisas inexplicáveis. Esta foi uma delas e o próprio Paulão percebeu-o logo de seguida.

Mas não se pode avançar para o segundo tempo sem passar por um lance capital. No último suspiro antes do intervalo, João Tomás ficou na cara de Artur e caiu. Seria penalty e expulsão. Hugo Miguel transformou tudo isto num amarelo por simulação, iludido pela queda teatralizada.

Viana rebenta com a invencibilidade

O Sp. Braga resistia com base nesse erro e ganhava forças para o assalto decisivo. Poderia ter vindo mais cedo, por duas ocasiões. Na primeira valeu Jeferson a evitar que Paulo César festejasse. Na segunda foi outra vez o poste a ganhar protagonismo. Alan ia desesperando.

Passaram dez minutos e o Rio Ave marca. Falso alarma. Fora-de-jogo milimétrico mas existente de Braga. Gastaram-se outros dez...e veio a festa. Hugo Viana, que já estava a ser dono e senhor do futebol bracarense a meio campo, lançou um míssil. Nas bancadas lançaram-se os foguetes. A bola ainda sofreu um ligeiro desvio em Gaspar, suficiente para trair Paulo Santos, mas não para mudar a autoria e, sobretudo, o mérito. É de Hugo Viana a história do jogo.

O golo matou as aspirações do Rio Ave. Brito ainda trocou os extremos, refrescando a frente e procurando um contra-ataque milagroso. Mas o golpe tinha sido forte demais. Terminava a série invicta do Rio Ave. Não sem, antes, ser batido outro recorde. O de minutos sem sofrer golos na Liga. O marco anterior datava da temporada 81/82 e situava-se nos 534 minutos. Agora, passou os 600.

O Sp. Braga sobreviveu a um desafio complicado e está, provisoriamente no quarto lugar. Ainda tem um jogo a menos. Juntou o quarto, aos «quartos» conquistados em terras britânicas. Se a época terminasse agora, já seria de glória. Até lá, há mais batalhas para os «guerreiros do Minho».

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (destaques)
Hugo Viana: amadurecimento comprovado

Por João Tiago Figueiredo

Hugo Viana: maturação completa

Está um jogador bem mais completo e foi um auxílio precioso para um Vandinho menos inspirado. Dono e senhor das bolas paradas, foi o principal dinamizador do ataque bracarense e ajudou muito a defender. Falta-lhe apenas velocidade para aguentar a raça que quer mostrar. Não há jogadores perfeitos, mas muitos, com a maturação, crescem a olhos vistos. O amadurecimento de Hugo Viana é evidente. E, claro, já seria sempre destaque pelo golo que marcou. O desvio de Gaspar ajudou, mas o pontapé já levava o caminho certo.

Alan, faltou ser feliz

Criou, rematou e...falhou. Parecia que estava em todo o lado e foi, de longe, o homem mais perigoso do Sp. Braga. Esteve bem a assistir, mas pecou na finalização. Não fosse isso e o Sp. Braga poderia estar em vantagem ao intervalo. Na segunda parte, afinou demais. Tanto que atirou ao poste. Não foi o mais azarado da noite, mas andou lá perto.

Paulão: o que foi aquilo?
De Alan disse-se que não foi o mais azarado. A distinção vai direitinha para Paulão. Tal como o compatriota também atirou uma bola ao ferro, mas fez mais. Num lance caricato, em que podia colocar a equipa em vantagem, deixou uma bola sair pela linha de fundo, por entender que estava em posição irregular. E estava. Só que a bola vinha, claramente, de um adversário. Acontece...

João Tomás, inconformado compulsivo.

Que grande dor de cabeça que é este avançado para os centrais! É um inconformado compulsivo, sempre a pedir bola, a querer mais. Exige de todos o máximo, porque também ele dá o que tem e o que não tem. Fica ligado aos dois grandes momentos do Rio Ave na primeira parte. Colocou uma bola no poste e foi derrubado por Artur na área, acabando por ver o amarelo por pretensa simulação. Mal o árbitro. Mas a sua queda teatralizada não ajudou.

Jeferson, no sítio certo

Grande exibição do central do Rio Ave, esta noite em Braga. Leu muito bem as investidas do rival e foi aparecendo, uma vez atrás da outra, no sítio certo para as limpar. O corte que evita o golo de Paulo César, logo no reatamento, é soberbo.


Domingos e o penalty: «O João Tomás cai antes do toque»
Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (reportagem)

Por João Tiago Figueiredo

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa, no final do triunfo sobre o Rio Ave, por 1-0:

«É evidente que temos que estar satisfeitos porque era importante ganhar este jogo e era fundamental para alcançarmos o objectivo que é ficar em terceiro ou quarto lugar. Já previa que fosse um jogo muito difícil, até porque depois do jogo com o Liverpool era natural que os jogadores acusassem algum cansaço. Poderia fazer descansar alguns jogadores ou dar-lhes o prémio de disputar este jogo e preferi esta opção. Felizmente fizemos um bom jogo e tivemos várias oportunidades, o Rio Ave também teve, mas fomos mais equipa durante o jogo todo.»

«A equipa agora está mais confiante pelo que fez nos últimos tempos e o grupo está mais forte e coeso. Agora temos de aproveitar o jogo que temos em atraso (fora, com o Olhanense) para chegar mais acima.»

[Sobre o lance do alegado penalty sobre João Tomás] «O João Tomás também disse na época passada que não fez falta sobre o Moisés [num lance que daria o golo do Rio Ave] e foi-se a ver e fez. Vi na televisão e a minha sensação é que o João Tomás cai antes.»


Vandinho: «Venceu quem jogou mais»
Sp. Braga-Rio Ave, 1-0 (reportagem)

Por João Tiago Figueiredo

Vandinho, capitão do Sp. Braga, comentando no final do jogo o triunfo por 1-0 sobre o Rio Ave:

«Quando entrámos em campo já sabíamos que, se ganhássemos, íamos subir na tabela. Penso que demonstrámos o nosso valor e conseguimos o resultado que queríamos. Este grupo tem vontade de vencer sempre qualquer obstáculo. O nosso objectivo é ganhar jogo a jogo. Somamos mais três pontos e temos agora um jogo com o Olhanense que não vai ser fácil. O penalty? Hoje venceu quem jogou mais. Tivemos mérito.»

Maisfutebol

Bruno3429

Para Domingos o "Braga foi mais equipa"

Domingos considera que o Braga foi "mais equipa" hoje e por isso mereceu a vitória. O treinador do Braga mostrou-se feliz pela vitória sobre o Rio Ave, esta noite, por 1-0.
"Na primeira parte tivemos muitas oportunidades para fazer golos. É verdade que o Rio Ave também poderia ter marcado, mas nós fomos mais equipa ao longo de todo o jogo", referiu o treinador que procura agora alcançar o Sporting na tabela classificativa.


Sporting de Braga vence Rio Ave por 1-0 e está na zona de Liga Europa

O Sporting de Braga venceu o Rio Ave por 1-0, com um golo de Hugo Viana aos 27 minutos do segundo tempo, a contar para a 24ª jornada da liga Portuguesa. O Braga chega assim aos lugares europeus, ultrapassando o Guimarães.

Numa primeira parte praticamente sem incidências de golo, o Braga foi superior criando mais oportunidades, por Ukra e Lima.

Já o Rio Ave, foi mais contido no ataque, só que nas duas vezes que apareceu com perigo na área contrário ficou perto de marcar, com João Tomás a acertar no poste de cabeça. Muito perto do intervalo o mesmo João Tomás deixou-se cair na área após passar pelo guardião Artur, o árbitro mostrou-lhe o cartão amarelo.

Na segunda parte, a primeira oportunidade de relativo perigo vai surgir aos 62 minutos, quando o Rio Ave vai chegar ao golo, mas em fora de jogo pelo jogador com nome do adversário, Braga.

Pouco depois, Gaspar vai salvar o golo do SC Braga com um carrinho. Lima estava pronto a fazer a golo mas o remate a ser desviado.

Aos 73 minutos, vai surgir o golo da equipa bracarense, com Hugo Viana a bater um livre à direita, a bola desvia na cabeça de Gaspar e engana Paulo Santos. Estava feito o 1-0 para a equipa da casa.

Até ao final do jogo, de registo uma nova oportunidade para os bracarenses, com Hélder Barbosa a rematar para a defesa de Paulo Santos.

No final, vitória do SC Braga por 1-0, o clube minhoto já está em lugares europeus, e se o Paços de Ferreira perder esta noite poderá chegar ao 4º posto da Liga Portuguesa.


Jogo no Estádio Axa, em Braga.

Sporting de Braga -- Rio Ave, 1--0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Hugo Viana, 73 minutos.


Equipas:

- Sporting de Braga: Artur Moraes, Miguel Garcia, Paulão, Kaká, Sílvio, Vandinho, Hugo Viana, Alan (Mossoró, 60), Ukra, Paulo César (Hélder Barbosa, 65) e Lima (Salino, 78).

(Suplentes: Marcos, Rodriguez, Marco Ramos, Salino, Mossoró, Hélder Barbosa e Meyong).

- Rio Ave: Paulo Santos, Wires, Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Júlio Alves (Vítor Gomes, 53), Tarantini, Bruno Gama (Saulo, 80), Braga, Yazalde (Mendes, 66) e João Tomás.

(Suplentes: Mário Felgueiras, Zé Gomes, Éder, Vítor Gomes, Mendes, Saulo e Cícero).


Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tarantini (31), João Tomás (45+1), Kaká (53), Sílvio (71), Mossoró (72), Gaspar (72), Miguel Garcia (80), Saulo (81), Vítor Gomes (87) e Salino (90+1).

Assistência: 20 643 espetadores.

O Jogo

Bruno3429

Tiro de Hugo Viana dá vitória ao Sp. Braga
Minhotos foram muito perdulários


O Sp. Braga venceu o Rio Ave em casa, por 1-0, com o golo do triunfo a surgir aos 73 minutos após um livre direto de Hugo Viana. Os minhotos fizeram uma grande exibição mas pecaram na finalização: Em 24 remates só 5 foram à baliza e 2 aos postes!

Record

JotaCC

SC Braga pressiona Sporting

O SC Braga ao derrotar, em casa, esta segunda-feira, o Rio Ave, por 1-0, autogolo de Gaspar, ascendeu provisoriamente ao quarto lugar e começa a pressionar o Sporting.

O SC Braga cumpriu com o objectivo derrotar o Rio Ave e conseguir subir ao quarto lugar. Na primeira parte, a equipa da casa criou inúmeras várias oportunidades de golo, por Alan, Lima, Paulo César e Kaká, mas o Rio Ave também poderia ter chegado ao golo por Yazalde ou João Tomás, que teve um cabeceamento ao poste.

Na etapa complementar, a equipa da casa voltou a entrar determinada, perigosa e com Alan, aos 52 minutos, a cabecear violentamente ao poste, num lance em que os adeptos já gritavam golo.

O SC Braga não desistiu e aos 75 minutos inaugurou o marcador. Hugo Viana apontou o livre e o defesa Gaspar desviou a bola para a própria baliza. Até ao final da partida o marcador já não sofreu a alterações e a equipa da casa somou os três pontos.

Clique aqui para consultar a ficha de jogo, as incidências da partida, os comentários, as estatísticas individuais e as estatísticas de equipa.


«Fomos mais equipa» - Domingos Paciência

O treinador do SC Braga considera que a vitória frente ao Rio Ave encaixa bem na sua equipa, que, na opinião de Domingos Paciência, fez mais na partida do que o adversário.

«Felizmente fizemos um bom jogo. Na primeira parte tivemos muitas oportunidades para fazer golos. É verdade que o Rio Ave também poderia ter marcado, mas nós fomos mais equipa ao longo de todo o jogo», disse.

A BOLA