News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/03

Started by JotaCC, 09 de March de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp.Braga - Alan e Sílvio lesionados antes do Liverpool

Alan e Sílvio não treinaram ontem, devido a lesão, desconhecendo-se ainda se podem recuperar para a receção ao Liverpool, amanhã, da primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol.

Além de Alan (lesão do músculo oblíquo interno) e Sílvio (traumatismo na perna esquerda), também Custódio (lesão muscular na coxa direita) e Vinícius (lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda) saíram lesionados do jogo com o Benfica, domingo, da últ ima jornada do campeonato, e vão falhar o jogo europeu, sendo que Vinícius nunca poderia alinhar porque não está inscrito na UEFA.

Vandinho e Elderson ainda constam do boletim clínico hoje publicado, mas ambos devem estar em condições de ser opção para o treinador "arsenalista", Domingos Paciência.

O jogo com o Liverpool tem lugar no Estádio Municipal de Braga, amanhã, às 18:00, e será arbitrado por Serge Gumienny, da Bélgica.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mossoró com a corda toda

As portas da titularidade estão novamente escancaradas para Mossoró, que, no domingo, afastou de vez o azar que teimava em persegui-lo nos encontros com o Benfica. Um remate magnífico, que fez a bola entrar no ângulo superior esquerdo da baliza de Roberto, permitiu-lhe libertar toda a tensão que sentia contra o clube da luz, que na época passada esteve na origem de um castigo de três jogos que lhe foi aplicado pela CD da Liga e ainda da grave lesão que o atirou para o "estaleiro" por seis meses. O momento não poderia ter sido mais inesquecível e ajudou a confirmar a subida de forma do médio, cuja temporada, mesmo não estando a ser tão espectacular como a anterior, está a ser bem mais produtiva em matéria de golos. Aliás, o brasileiro nunca marcou tantos golos com a camisola dos arsenalistas como na actual. Já lá vão quatro em 23 jogos, três dos quais (Naval, Olhanense e Benfica) fundamentais para a equipa dar a volta a resultados até então adversos. Logo, o brasileiro tem legítimas aspirações em alinhar de início na recepção ao Liverpool, até porque Domingos Paciência não poderá contar com dois elementos que começaram o jogo com os encarnados (Ukra e Custódio). O técnico decide.


Sem estatuto definido desde incidente em Portimão

Mesmo sem o ritmo apresentado na época passada, Mossoró somava mais jogos como titular do que como suplente até ao dia 14 de Janeiro. Nessa noite contestou a sua substituição contra o Portimonense e, apesar de ter pedido desculpas publicamente a Domingos e aos adeptos, nunca mais foi aposta regular no onze. O brasileiro, que em 2009/10 era um dos intocáveis do treinador até se lesionar gravemente, tem alternado a equipa inicial com o banco e, para o campeonato, já não inicia um jogo desde a recepção ao Paços de Ferreira, que terminou com a derrota do Braga.


Alan e Sílvio realizam tratamento intensivo

O encontro com o Benfica deixou marcas em vários jogadores do Braga. Alan  (lesão no músculo oblíquo interno) e Sílvio (traumatismo na perna esquerda), por exemplo, nem sequer têm treinado com os companheiros de equipa, limitando-se a realizar tratamento a pensar no Liverpool. A dupla vai realizar hoje (10h30) um último teste para aferir a sua condição física, sendo que, no caso do lateral, não seria fácil arranjar um substituto, pois Elderson, o outro lateral-esquerdo inscrito na Liga Europa, ainda precisa de mais algum tempo até poder regressar à competição.

Nota ainda para a presença do nome de Vandinho no boletim clínico divulgado ontem, mas o médio deve voltar a jogar já contra os "reds". Nesta fase os casos mais bicudos são os de Custódio (mialgia na face posterior da coxa direita) e Vinícius (lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda), que estarão umas semanas afastados.


Invasão à inglesa

Depois da vitória sobre o Benfica (2-1), a equipa de Domingos Paciência devolveu o entusiasmo aos adeptos bracarenses, pelo que tudo indica que o Estádio AXA deverá registar uma excelente casa no jogo de amanhã, além de que não é todos os dias que se recebe a visita de um clube da dimensão do Liverpool.

Mas os "reds" também serão grandes responsáveis pela composição da boa plateia que é esperada para a primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. É que o clube inglês pediu nada mais nada menos do que 4500 bilhetes ao Braga, que lhe fez a vontade e enviou exactamente esse número de ingressos para a cidade dos Beatles. Esta é uma quantidade invulgar, já que praticamente duplica o número de bilhetes que normalmente são solicitados pelas equipas grandes - estrangeiras ou portuguesas - que se deslocam à Pedreira.

Na Liga ZON Sagres, por exemplo, a equipa adversária tem direito, no máximo, a cinco por cento da capacidade do estádio, o que no caso do AXA equivale a 2500 bilhetes. O Benfica foi o exemplo mais recente.



Rodriguez chamado à selecção

O seleccionador do Peru, Sergio Markarián, convocou oito jogadores que estão a actuar em equipas estrangeiras e desse lote faz parte o central do Braga Rodriguez (na foto). El Mudo vai assim participar nos dois jogos particulares que o Peru vai disputar nos dias 25 e 29 de Março em Barcelona (Espanha) contra as congéneres do Uzbequistão e do Equador. Estes jogos vão servir de preparação para a Copa América, que este ano se vai realizar na Argentina durante o mês de Julho.


UEFA nomeia árbitro de boa memória


O belga Serge Gumienny vai dirigir o jogo de amanhã entre o Braga e o Liverpool, da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Esta será a segunda vez que este árbitro se vai cruzar com os arsenalistas na presente temporada, porque foi ele que apitou o Braga-Celtic, da primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, num jogo em que a equipa de Domingos Paciência venceu por 3-0, com golos de Alan, Elderson e Matheus. De resto, este árbitro só teve outro contacto com conjuntos portugueses quando apitou uma vitória (1-0) dos sub-18 sobre a Nigéria na Meridian Cup, de 2005.



Fábio Aurélio falha o jogo devido a lesão

Fábio Aurélio lesionou-se com gravidade na última jornada do campeonato inglês, frente ao Manchester United, e vai falhar os dois jogos com o Braga. O lateral-esquerdo brasileiro vai ficar afastado dos relvados durante quatro semanas e engrossa, por isso, a lista de indisponíveis do treinador Kenny Dalglish, que também não poderá contar com os defesas Martin Kelly e Daniel Agger, que se encontram lesionados.

Outro jogador que não vai poder alinhar é Luis Suárez. O avançado uruguaio está impedido de jogar a Liga Europa esta época, depois de ter servido o Ajax na Liga dos Campeões. O clube holandês transitou para a Liga Europa e, por isso, o Liverpool fica privado nesta competição de uma das suas principais estrelas na actualidade. Face ao impedimento de Suárez, Andy Carroll, outro reforço milionário de Janeiro, é apontado no onze inicial, do qual nunca fez parte até ao momento.


Elderson ansioso por regressar à competição

Lesionado há quase duas semanas, Elderson não escondeu, numa entrevista ao "Footmercato.fr", alguma ansiedade por voltar à competição. "Sinto-me bem e estou a trabalhar no duro para voltar", revelou o internacional nigeriano, que confessou algum encanto pelo campeonato. "Há uma abundância de jogadores talentosos e com impressionantes qualidades técnicas em Portugal", explicou. O seu clube, de resto, também mereceu inúmeros elogios por parte do lateral-esquerdo. "O Braga é um grande clube e vou ficar por aqui, pois entendo que esta equipa pode competir com qualquer equipa do mundo", disse.

Jovens do Vizela na expectativa

Se Cristiano tem lugar garantido na lista de convocados de Domingos, pois não há outro guarda-redes inscrito, outros cinco jovens (Aníbal, Dani, Toumani, Peterson e Januário) aguardam com expectativa a decisão. Pelo menos mais dois podem ser chamados.

Pack para ida a Liverpool tem dois preços

Para os adeptos que quiserem viajar no voo da comitiva do Braga para Liverpool, na segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, há dois preços à disposição: 580 euros (quarto duplo) e 650 (single), já com o bilhete para o jogo incluído. A viagem para a cidade dos Beatles está marcada para a manhã do dia 16 (quarta-feira) e o jogo será no dia seguinte em Anfield Road, quando forem 20h05.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga só tem olhos para o compromisso da Liga Europa, depois do triunfo caseiro sobre o Benfica
Sílvio e Alan em dúvida para jogo com Liverpool

Sílvio e Alan falharam mais um treino de preparação do Sp. Braga para a Liga Europa, mas Domingos Paciência acredita na recuperação do defesa e do extremo a tempo do duelo com o histórico Liverpool, agendado para amanhã (18h00).

O defesa Sílvio limitou-se a fazer tratamento a um traumatismo sofrido na perna esquerda na última jornada. O mesmo aconteceu com o extremo brasileiro Alan, que não se livrou de queixas musculares.

Custódio e Vinícius também faltaram ao treino de ontem, devido a uma mialgia na fase posterior da coxa esquerda e uma lesão na coxa esquerda, respectivamente. Ambos estão fora das contas de Domingos para o jogo com o Liverpool, que deverá ter casa cheia, segundo previsões dos responsáveis do Sp. Braga, que esperam cerca de 25 mil adeptos na 'pedreira'.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

O golo 100 está a nascer

Bracarenses a um remate certeiro de marca redonda na Europa. Que tal o Liverpool, hã?


O 13.º jogo internacional do SC Braga na presente temporada pode ficar gravado na história a letras douradas. Uma vitória sobre o Liverpool, no primeiro confronto dos oitavos-de-final da Liga Europa, já se qualificaria de especial importância no currículo de qualquer equipa, mas as imagens de felicidade no Estádio AXA, amanhã à noite, merecerão um destaque superlativo.

Uma certeza que estaciona à entrada da área e avança directa às redes da baliza que será defendia pelo espanhol Reina. É que o clube minhoto está a apenas um remate certeiro de atingir a centena de golos nas provas europeias: 14 na Liga dos Campeões, 13 na extinta Taça da Taças, 67 na Liga Europa (Taça UEFA) e cinco na Taça Intertoto.

Só o nome do adversário encerra um sem número de dificuldades, mas alguns dos emblemas da elite futebolística do Velho Continente, como o Sevilha e o Arsenal também já foram vítimas, esta época, da capacidade de superação dos bracarenses naquele palco. Exemplos que ajudam a equilibrar a balança e a explicar os poderes da Pedreira em desafios de cartaz tão luminoso: que a pontaria volte, amanhã, a não pedir o livro de reclamações...

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga prepara receção ao Liverpool

A equipa do Sp. Braga quer surpreender o Liverpool

A equipa do Sp. Braga prepara a receção ao Liverpool, marcada para amanhã, frente ao Liverpool, em jogo a contar parra a 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa.

O peruano Rodriguez está apto e fará dupla com Kaká no eixo da defesa. Por diferentes motivos estarão ausentes Vinicius e Elderson.

Mossoró deve ser a novidade no onze inicial após ter brilhado frente ao Benfica.

O futebolista Hugo Viana, apesar das dificuldades que espera encontrar, está esperançado em obter um bom resultado.

RTP

JotaCC

Alan, Vandinho e Sílvio no relvado

Alan, Vandinho e Sílvio voltaram a experimentar as sensações do relvado na véspera do embate frente ao Liverpool, a contar para a Liga Europa, e realizaram os exercícios dos 15 minutos aberto à Comunicação Social do treino deste manhã do Sporting de Braga.

Nos últimos tempos, aqueles três futebolistas dos guerreiros minhotos apenas desenvolviam trabalho acompanhados de elementos do departamento médico, por se encontrarem em recuperação de lesões.

Elderson, que também se encontra a recuperar de problema físico, ainda chegou a encaminhar-se para o campo anexo ao Estádio Axa, mas acabou por voltar para trás.

O treinador Domingos Paciência e um futebolista do clube estarão presentes na conferência de Imprensa de antevisão do encontro de amanhã, após o treino.

A BOLA

JotaCC

Mossoró: «Vamos fazer melhor do que no domingo»
Médio do Sp. Braga motivadíssimo após a vitória frente ao Benfica

Márcio Mossoró respira confiança por todos os poros. O extraordinário golo apontado ao Benfica voltaram a fazer incidir os holofotes sobre o médio brasileiro. Inspirado também com as palavras, Mossoró assegura que frente ao Liverpool o Sp. Braga pode fazer ainda melhor.

«Vamos estar muito concentrados. Sabemos que o Liverpool joga bem no contra-ataque e estamos preparados. Vamos fazer ainda melhor do que no domingo. São as vitórias que trazem alegrias. Estávamos confiantes, fizemos um grande jogo e agora há mais confiança», explicou Mossoró aos jornalistas esta quarta-feira.

Para o Deco do Minho, vencer «sem sofrer golos é um bom resultado». «Diria mesmo que é fundamental», referiu na sua curta declaração.


Sp. Braga: Vandinho de fora e Alan chamado à condição
Nove baixas colmatadas com cinco atletas que estão cedidos ao Vizela

É uma lista de convocados depauperada pelas lesões, aquela que o Sp. Braga divulgou esta quarta-feira, tendo em vista o duelo com o Liverpool. Além de Marcos, Guilherme, Ukra, Keita e Marco Ramos, não inscritos na Liga Europa, Domingos não pode contar com os indisponíveis Vandinho, Elderson, Custódio e Vinícius. Ao todo, nove baixas.

À semelhança do sucedido diante do Lech Poznan, o técnico socorreu-se de alguns jovens que estão cedidos ao satélite Vizela. Cristiano, Dani, Aníbal, Peterson e Januário integram o grupo de 19 jogadores eleito para o confronto com os reds.

Para agudizar as limitações, Domingos ainda não sabe se Alan estará a 100 por cento. Segundo explicou o treinador, o extremo treinou limitado esta quarta-feira. Vandinho, clinicamente recuperado, não vai jogar para não correr riscos. «Não podemos perder um terceiro médio defensivo», explicou o técnico do Sp. Braga.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano;

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão, Kaká, Aníbal, Sílvio e Dani;

Médios: Mossoró, Leandro Salino, Hugo Viana e Peterson;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Meyong, Alan e Januário.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Paulão entre as opções

O regresso de Paulão é a novidade forte na convocatória do SC Braga para a recepção ao Liverpool. A grelha de opções foi bastante alterada em relação ao último encontro realizado pelos minhotos, com o Benfica, para o campeonato, mas o treinador Domingos Paciência manteve o número (19) de jogadores convocados.

Na prática, saíram cinco futebolistas para a entrada de outros tantos na lista, com o central Paulão a emergir como a novidade mais sonante, depois de ter falhado o jogo frente ao Benfica por lesão.

De resto, a convocatória para a primeira mãos dos oitavos-de-final da Liga Europa reflecte o cenário esperado, com os jovens Cristiano, Dani, Peterson e Januário (que servem o Vizela, clube satélite dos arsenalistas) a conquistarem, de novo, alguma visibilidade na montra europeia pelo Braga.

Ukra, reforço de Inverno mas impedido de ser utilizado na Liga Europa pelos bracarenses, porque esta época já tinha disputado a competição ao serviço do FC Porto, Guilherme e o guarda-redes Marcos saíram da convocatória, assim como os lesionados Vinícius e Custódio. Por opção, Vandinho não vai a jogo.

A partida frente ao Liverpool disputa-se amanhã no Estádio Axa, em Braga, com início marcado para as 18 horas, e será dirigida pelo árbitro Serge Gumienny, da Bélgica.

Os convocados: Artur e Cristiano (guarda-redes); Miguel Garcia, Dani, Rodriguez, Kaká, Paulão, Aníbal e Sílvio (defesas); Peterson, Leandro Salino, Hugo Viana e Mossoró (médios); Januário, Hélder Barbosa, Alan, Paulo César, Lima e Meyong (avançados).


«Ainda melhor do que no último domingo» - Mossoró

Mossoró foi o herói do SC Braga no último domingo, frente ao Benfica, e pretende prolongar o bom momento dos minhotos na recepção ao Liverpool. O médio-ofensivo apresentou um discurso ambicioso na abordagem a essa partida da Liga Europa.

O brasileiro deu garantias de que os bracarenses jogarão «muito concentrados», a única atitude possível para contrariar uma equipa «que joga bem em contra-ataque», caso dos ingleses.

Contudo, Mossoró foi ainda mais categórico na confiança: «Estamos preparados para fazer um bom jogo e, se possível, um jogo ainda de melhor qualidade ao do último domingo.»

Quais os benefícios, então, do triunfo sobre o Benfica? «As vitórias trazem alegria. Deu mais confiança e o importante é transportar esse sentimento para amanhã», respondeu o brasileiro, perspectivando o melhor resultado possível. Qual? «Vencer sem sofrer golos», apontou.


«É possível fazer história» - Domingos Paciência

Domingos Paciência, treinador do SC Braga, abordou a partida de amanhã, frente ao Liverpool, relativa aos oitavos-de-final da Liga Europa, com uma nota de esperança. «Só há dois caminhos possíveis. Ou ficamos por aqui ou fazemos história. O SC Braga é um clube com mais projecção na Europa. Vamos acreditar que é possível».

Incidindo o seu discurso no Liverpool, o treinador dos minhotos considerou que o adversário «tem atravessado dificuldades no campeonato inglês, mas continua a ser uma equipa forte, capaz de, por exemplo, fazer o que fez ao Manchester United no último fim-de-semana». O que não invalida acreditar que o SC Braga «tem possibilidades de seguir em frente, pois num jogo há vários aspectos que afectam o rumo dos acontecimentos».

O pensamento dos guerreiros está concentrado em proporcionar «grandes momentos de futebol», sem perder o rumo «de não sofrer golos, o que é muito importante no sentido de conseguir levar a decisão da eliminatória para a segunda mão», destacou Domingos Paciência.

A BOLA

JotaCC

Domingos quer continuar a «fazer história»

Com um discurso confiante, motivado pela vitória do passado Domingo diante do actual campeão nacional, Domingos Paciência abordou, ao final da manhã, o desafio desta quinta-feira, diante do Liverpool. A leitura do técnico arsenalista é simples: se a sua equipa bateu as águias, pode «ganhar a qualquer equipa» e lembrou que pela frente há apenas «dois caminhos possíveis»: «Ou ficamos por aqui ou fazemos história».

«O Sporting de Braga é um clube com mais projecção na Europa. Vamos acreditar que é possível». Palavras de confiança de Domingos Paciência no início da conferência de imprensa de antevisão ao desafio de amanhã, com o Liverpool, lembrando, logo de seguida, o resultado positivo que a sua equipa alcançou no passado Domingo, frente ao Benfica: «Gostaria que esses resultados surgissem mais vezes. Tenho sido obrigado a mexer na equipa várias vezes devido a lesões e isso retira alguma qualidade e continuidade. Mas o que fizemos contra o Benfica demonstra que podemos ganhar a qualquer equipa. Queremos deixar tudo em aberto para a segunda-mão. Pode acontecer qualquer resultado», atirou o treinador dos minhotos.

Quanto ao adversário, que Domingos admite conhecer «na perfeição», os elogios são muitos: «São rápidos na frente, têm avançados potentes e assentam o seu jogo nos dois médios mais defensivos e nos dois extremos». Nomes? «Dirk Kuyt, Andy Carroll, Raul Meireles... Enfim, atletas de grande qualidade. Conhecemos todos muito bem, pois os jogos deles entram pela nossa casa adentro. O futebol inglês é diferente dos outros, tem uma grande incerteza e por isso é que gostamos de o ver. É um futebol espectacular», referiu, desvalorizando assim as ausências de Steven Gerrard e do uruguaio Luis Suárez.

Este é o segundo adversário inglês do Sporting de Braga esta época nas competições europeias, que até já ganhou ao Arsenal. As comparações são inevitáveis e o facto de os reds não estarem tão bem quanto os gunners na Premier League, nada significa, diz Domingos: «Não. O Liverpool é uma equipa muito difícil. Vem de uma vitória sobre o Manchester United e a qualquer momento põe tudo o que sabe cá fora. É diferente do Arsenal. O Liverpool é mais profundo, tem mais amplitude no seu jogo. O Arsenal joga com as linhas mais próximas».

Perante tantos argumentos a favor do adversário Domingos inverte o discurso e lembra que a sua equipa «tem possibilidades de seguir em frente», lembra os vários aspectos que, num jogo, afectam o rumo dos acontecimentos e deixa a fórmula: «Queremos proporcionar grandes momentos de futebol» e «não sofrer golos» levando, assim, «a decisão da eliminatória para a segunda-mão», rematou o treinador.

Em relação à convocatória, destaques para as chamadas de Alan, à condição, e cinco atletas do clube-satélite. Vandinho ficou novamente de fora por não se encontrar a cem por cento.

Eis os convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano;
Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão, Kaká, Aníbal, Sílvio, Dani;
Médios: Mossoró, Leandro Salino, Hugo Viana, Peterson;
Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Lima, Meyong, Alan e Januário.


ZEROZERO

JotaCC

Vandinho falha receção ao Liverpool
Médio está recuperado mas foi poupado
   
A ausência de Vandinho e a chamada de quatro jogadores do "satélite" Vizela são os destaques dos convocados do Sp. Braga para a receção ao Liverpool, na quinta-feira, a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

Domingos Paciência foi obrigado a chamar Cristiano, Dani, Peterson e Januário, que alinham no Vizela, devido às várias lesões que assolam o plantel.

Baixa certa é a de Vandinho, que está clinicamente apto, mas Domingos decidiu não arriscar uma eventual nova lesão do médio, já que os também trincos Custódio e Vinícius estão lesionados e ficaram fora dos eleitos.

Já o defesa central Paulão recuperou da lesão que o afastou dos relvados nas últimas semanas e foi chamado pelo treinador da equipa minhota, assim como Alan e Sílvio, refeitos das mazelas que os impediram de treinar na terça-feira, ainda que o extremo brasileiro tenha treinado esta quarta-feira com limitações.

Marcos, Guilherme e Ukra falham o jogo com o Liverpool por não estarem inscritos na UEFA.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga pelas 18 horas de quinta-feira, e será arbitrado por Serge Gumienny, da Bélgica.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Aníbal, Kaká, Sílvio, Dani e Paulão

Médios: Hugo Viana, Salino, Mossoró e Peterson

Avançados: Januário, Alan, Meyong, Hélder Barbosa, Paulo César e Lima



Gerrard fora da lista do Liverpool para Braga
Dalglish chamou 24 jogadores


O médio Steven Gerrard ficou fora da lista de convocados do Liverpool para a deslocação ao terreno do Sp. Braga, no jogo da 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

Num comunicado publicado no seu sítio oficial, o Liverpool não adiantou qualquer motivo para a ausência do capitão da lista de 24 jogadores, na qual está o médio português Raul Meireles.

O treinador dos reds, Kenny Dalglish, chamou vários jogadores que não podem jogar contra o Sp. de Braga, como o uruguaio Luís Suarez, que não está inscrito, ou os lesionados Martin Kelly e Jonjo Shelvey.

O Liverpool joga na quinta-feira com o Sp. Braga, às 18 horas, numa partida que será arbitrada pelo belga Serge Gumienny.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Reina, Jones, Hansen e Gulacsi

Defesas: Flanagan, Mendy, Glen Johnson, Kyrgiakos, Carragher, Kelly, Skrtel e Wilson

Médios: Joe Cole, Meireles, Spearing, Maxi, Lucas, Poulsen e Shelvey

Avançados: Suárez, Carroll, Pacheco, Kuyt e Ngog


Domingos poupa Vandinho
frente ao Liverpool
   
Domingos Paciência quer continuar a fazer história no Sp. Braga e espera que a última vitória diante do Benfica catapulte os seus jogadores para mais uma noite de glória, desta feita diante do Liverpool.

"Era muito importante não sofrer golos em casa. Tudo faremos para vencer e sabemos que temos de ser organizados, inteligentes na ocupação dos espaços e rápidos a sair depois da recuperação da bola", afirmou, antes de deixar um apelo:

"Os adeptos que querem viver mais um momento único como o que vivemos, por exemplo, frente ao Arsenal que peçam duas horinhas de folga ao patrão e venham ao estádio."

O treinador dos arsenalistas resolveu poupar Vandinho para o embate de amanhã, visto ter os outros dois médios-defensivos do plantel também lesionados (Custódio e Vinícius).

Certo no meio-campo estar Mossoró. O herói do jogo com o Benfica também revelou enorme otimismo:

"Estamos mais confiantes e queremos colocar toda a nossa alegria em campo para vencermos o jogo. Sabemos que o Liverpool uma equipa perigosa a sair em contra-ataque, mas estamos preparados para os travar."


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: aprender a crescer frente a ingleses

Há uns anos era o terror, agora apenas um dia difícil de trabalho. A maturação europeia do Sp. Braga, com presenças quase ininterruptas ao longo das últimas épocas, ajuda e muito a perder o medo das equipas britânicas. A evolução dos resultados é notória.

O Sp. Braga já disputou dez partidas contra equipas inglesas e venceu apenas duas. Precisamente as últimas duas realizadas na condição de visitado. 3-0 ao Portsmouth a 23 de Outubro de 2010 e 2-0 ao Arsenal no dia 23 de Novembro de 2010.

Antes disso, insista-se, o pânico. Tudo começou na temporada 1978/79, num combate de má memória contra o West Bromwich Albion. Derrota 0-2 em casa e outra em Inglaterra por 3-0.

No total, duas vitórias, um empate e sete derrotas. A favor dos britânicos.

Já agora, o Liverpool tem melhores recordações dos embates frente a equipas portuguesas. 16 partidas, oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O último desaire teve lugar na pretérita temporada, contra o Benfica e no Estádio da Luz: 2-1 no dia 1 de Abril de 2010.

Registo do Sp. Braga frente a equipas inglesas:

Liga dos Campeões

2010/11
Arsenal-Sp. Braga, 6-0
Sp. Braga-Arsenal, 2-0

Taça UEFA<

1978/79
Sp. Braga-West Bromwich, 0-2
West Bromwich-Sp. Braga, 3-0

1984/85
Sp. Braga-Tottenham, 0-3
Tottenham-Sp. Braga, 6-0

2006/07
Sp. Braga-Tottenham, 2-3
Tottenham-Sp. Braga, 3-2

2007/08
Bolton-Sp. Braga, 1-1

2008/09
Sp. Braga-Portsmouth, 3-0

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Sp. Braga-Liverpool: fazer história é pensar em grande
Minhotos em busca da inédita passagem aos quartos-de-fnal

Por Pedro Jorge da Cunha

A expressão andou de boca em boa ao longo de todo o dia em Braga. «Fazer história», atingir o até agora inatingível, derrubar um dos monstros sagrados do futebol mundial. Depois de Sevilha, Celtic e Arsenal, o Liverpool chega ao Estádio AXA. O que esperar deste duelo relativo aos oitavos-de-final da Liga Europa?

Se olhássemos apenas ao palmarés, o melhor era o Sp. Braga nem entrar em campo. Os reds têm um museu com odor a glória. Cinco Ligas dos Campeões, três Taças UEFA, mais três Supertaças Europeias e um infindável número de conquistas internas.

Domingos Paciência deixou um discurso de conquista, sempre com a vitória frente ao Benfica como ponto de partida. É evidente que esse 2-1 atenua um pouco os efeitos de uma temporada decepcionante no campeonato. Veio no melhor momento para o Sp. Braga, de facto.

Outra boa notícia é a ausência de Steven Gerrard no Liverpool, que se junta há anunciada exclusão de Luís Suarez. Menos dois problemas para Domingos, que já terá muito com que se preocupar. Raul Meireles, Maxi Rodriguez e Dirk Kuyt, pelo menos estes três, são homens com capacidade para resolver qualquer jogo.

Raul Meireles esteve também a falar com os jornalistas e até deixou uma confissão. O médio sonha com uma final entre Liverpool e F.C. Porto. Um sonho que pouco ou nada lhe servirá, se o Sp. Braga pensar em grande e fizer, de facto, história.

O Estádio AXA volta a engalanar-se. Mesmo com nove ausências na lista de convocados, ninguém pode silenciar a ambição do Sp. Braga. Não há mordaça capaz de calar o desejo de Domingos e dos seus pupilos. Nas duas últimas visitas a Braga, as equipas inglesas (Portsmouth e Arsenal) perderam. Para começo de conversa chega perfeitamente.


Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodríguez, Kaká e Sílvio; Leandro Salino, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Lima e Paulo César.

Outros convocados: Cristiano, Dani, Aníbal, Capela, Peterson, Hélder Barbosa, Meyong e Januário.

LIVERPOOL: Reina; Carragher, Skrtel, Kirgyakos e Glen Johnson; Poulsen, Lucas e Raul Meireles; Maxi Rodriguez, Ngog e Dirk Kuyt.

Outros convocados: Jones, Hansen, Gulacsi, Flanagan, Mendy, Kelly, Wilson,
Joe Cole, Spearing, Shelvey, Carroll e Pacheco.

Maisfutebol

Bruno3429

Kenny Dalglish: «Temos as mesmas possibilidades do Sp. Braga»
Técnico do Liverpool simples e cauteloso na abordagem ao jogo

Por Pedro Jorge da Cunha

A cada palavra, a mesma evidência: Kenny Dalglish, treinador do Liverpool, é um homem simples. De gostos simples e pensamentos simples. Basta atentar à estratégia partilhada com os jornalistas para o jogo em Braga.

«Quando tivermos a bola vamos tentar fazer golos. Quando não a tivermos iremos defender. Teremos de ser cautelosos, pois o Sp. Braga é forte. Estou confiante.» Engenhoso, de facto. E simples. Simples como o futebol do Liverpool. Simples, prático e convincente, principalmente nos últimos tempos.

Os reds, apesar do sexto lugar na Premier League, vêm de uma grande vitória frente ao Manchester United. De qualquer forma, a antiga glória inglesa faz questão de elogiar e mostrar grande respeito pelo Sp. Braga.

«Favoritos, nós? Nunca pensei nisso. Acho que as duas equipas têm exactamente as mesmas possibilidades. Admiro muito aquilo que o Sp. Braga conquistou ao longo das últimas épocas. O jogo vai ser difícil, não tenho dúvidas. O ano passado tiveram uma época fantástica, este ano nem tanto, mas são muito organizados. Se não formos competitivos vamos ter problemas.»

«O Raul gosta de estar no Liverpool e mostra-o no relvado»

Na conversa mantida com os jornalistas presentes no Estádio AXA, Kenny Dalglish aproveitou para elogiar Raul Meireles.

«É um futebolista muito inteligente. Pode jogar em várias posições no meio-campo, adora treinar e jogar. É um grande profissional e está há vários anos na selecção de Portugal. O Raul gosta de estar no Liverpool e isso reflecte-se no relvado.»

Sobre Steven Gerrard, Dalglish explicou que não está em Braga por «prudência». «Está a recuperar de uma lesão que requer algum cuidado», disse o técnico, que poderá dar mais alguns minutos de utilização. O ex-avançado do Newcastle continua à procura da melhor forma física.

«É um atleta importante e tem de ser preservado», explicou Dalglish, sempre com simplicidade.

Maisfutebol