News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/02

Started by Bruno3429, 27 de February de 2011, 09:55

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Ultimar a batalha Naval

Não há margem de erro. Depois de duas derrotas consecutivas para a liga portuguesa, o Sporting Clube de Braga está praticamente obrigado a vencer amanhã na deslocação à Figueira da Foz.
O apuramento para os oitavos de fina da Liga Europa ampliou a confiança da formação orientada por Domingos Paciência e serve de lançamento para as lides nacionais, campeonato onde os arsenalistas têm tido um comportamento de altos e baixos.
Naturalmente que o objectivo primordial passa por estancar os resultados negativos e regressar ao trilho do sucesso. Nesse plano, o emblema minhoto pode até, em caso de triunfo, reduzir para dois os pontos de diferença para o quarto lugar, uma vez que o arquirival Vitória de Guimarães perdeu na abertura da ronda.
Diga-se ainda que Vandinho e Paulão são ausências certas para a Figueira da Foz e, nesse plano, Custódio e Kaká são certezas no onze inicial.
Elderson, que regressou à competição diante dos polacos, está sem ritmo e a gestão dos últimos dois dias assim o justificou, pelo o que a aposta vai manter-se em Sílvio no lado esquerdo da defesa, sendo que Miguel Garcia regressa ao onze, após ter cumprido castigo.
Há ainda um dado que pode baralhar o onze, já que Paulo César reentrou na luta...

Correio do Minho

Bruno3429

Fartura de Soluções dificultam a decisão
B.F.M.

As dores de cabeça de Domingos Paciência sucedem-se, mas as actuais não lhe devem tirar muito o sono. Se há uma semana, com o Paços de Ferreira, a dificuldade era encontrar uma alternativa a Ukra e Hélder Barbosa se um deles se lesionasse durante o encontro, por força das limitações físicas que Alan e Paulo César ainda apresentavam, amanhã, com a Naval, o problema é escolher apenas dois para serem titulares entre a fartura de soluções existente. Na primeira metade da época a questão nem seria colocada, uma vez que os dois brasileiros eram intocáveis para o treinador bracarense, mas os portugueses estiveram em evidência nos últimos jogos e têm aspirações legítimas ao "onze".

Há muito que Domingos Paciência não tinha tantas - e boas - soluções para os flancos. Ukra só chegou em Janeiro, mas conquistou rapidamente a confiança do treinador, que, face ao conjunto de soluções que tinha para o encontro com o Marítimo, não se coibiu de o juntar a Hélder Barbosa e Alan na equipa titular, ainda que o brasileiro tenha actuado numa posição mais central. A avaliar unicamente pelo resultado final, a aposta não poderia ter sido mais acertada. No entanto, foi só depois do intervalo, quando o técnico retirou um deles (Hélder Barbosa) para lançar um verdadeiro 10 (Mossoró), que a equipa jogou de forma mais equilibrada.

Ora, tendo em conta a experiência menos sucedida dos Barreiros, é crível que Domingos não venha a repeti-la na Figueira da Foz, até porque Mossoró começa a assemelhar-se cada vez mais com o jogador que foi na época passada até ao fatídico jogo com o Benfica (27 de Março). Resta saber quem irá o treinador dos arsenalistas escolher, ainda que a falta de ritmo faça de Paulo César, que esteve parado sensivelmente três semanas com um problema muscular, um dos principais candidatos a ser preterido. Mas tal como os concorrentes, também o brasileiro tem um trunfo de peso pelo seu lado: é só o segundo melhor marcador da equipa no campeonato.


Uma diferença de milhares

Ao contrário do que sucedeu em 2009/10, no qual mais de sete mil adeptos do Braga assistiram ao jogo com a Naval, esta temporada não deverão ser mais de 500 os bracarenses que estarão no "José Bento Pessoa". O facto de o jogo ser a uma segunda-feira, dia de trabalho, está a levar a que muitos pensem duas vezes antes de viajar até à Figueira da Foz.


Quarteto de Extremos

> ALAN
Responsável - juntamente com Lima - pela chegada do Braga aos oitavos-de-final da Liga Europa, é intocável para Domingos Paciência, que só não o utilizou em dois jogos esta época: com o Nacional, por castigo, e o Paços de Ferreira, devido a problemas musculares. Logo, será uma enorme surpresa se ficar de fora contra a Naval, até porque já não se destaca unicamente pelas assistências que faz. Em 2010/11 já contabiliza cinco golos, o último dos quais frente ao Lech Poznan.


> UKRA
Exceptuando o jogo com o FC Porto e os da Liga Europa, o ex-dragão actuou nos restantes encontros realizados pelo Braga desde que chegou ao clube, em Janeiro. Estreou-se a titular na Madeira e marcou o primeiro golo contra o Paços de Ferreira, na última jornada, na qual foi, de longe, o melhor dos arsenalistas. É um dos mais frescos do plantel, já que na primeira metade da temporada não foi tão utilizado como esperaria por André Villas-Boas.


> HÉLDER BARBOSA
Está a atravessar um excelente momento, recheado de exibições fulgurantes e salpicado com golos (três) e assistências (quatro). Foi um dos heróis dos últimos triunfos obtidos pelo Braga fora do AXA para a Liga - Portimonense e Marítimo -, marcando em ambos, e ainda na quinta-feira ofereceu a Lima a oportunidade - não recusada pelo brasileiro - de atirar por terra o Lech Poznan. Domingos conhece-o bem e tira o máximo partido das suas qualidades.


> PAULO CÉSAR
Parte ligeiramente em desvantagem em relação aos restantes extremos pelo facto de ter passado as últimas três semanas no "estaleiro" com problemas musculares, mas até aí era um dos indiscutíveis de Domingos. E as razões são óbvias. Afinal, o avançado é tacticamente muito importante no esquema do treinador, já que fornece uma preciosa ajuda ao lateral na hora de defender, e é "só" o segundo melhor marcador da equipa na competição, com cinco golos.


Miguel Garcia joga à direita

O regresso de Miguel Garcia à titularidade no lado direito da defesa do Braga será uma das grandes novidades do encontro com a Naval, uma vez que o lateral, que se encontra em final de contrato com os arsenalistas, falhou a recepção ao Paços de Ferreira devido a castigo. Com isto, Sílvio actuará novamente no lado canhoto, tal como sucedeu com o Lech Poznan, apesar de Guilherme e Marco Ramos já estarem novamente elegíveis.


Rodriguez de regresso

Domingos Paciência já trabalhou com praticamente todo o plantel no segundo dia de preparação para a deslocação de amanhã à Figueira da Foz, onde defrontará a Naval. As excepções foram os lesionados Paulão e Vandinho, bem como Elderson, que, apesar de ter jogado alguns minutos frente ao Lech Poznan, ainda não está fisicamente a cem por cento. No entanto, o treinador já pôde contar com Rodriguez, que na sexta-feira havia ficado no ginásio a realizar gestão de esforço, mas cujo lugar no eixo da defesa está garantido.


Naval: Equipa (re)adapta-se à luz artificial
T.L.

A preparação da equipa da Naval para receber o Braga, em jogo marcado para amanhã, às 20h15, entrou ontem numa nova fase: após três dias a treinar com luz natural, Carlos Mozer decidiu marcar os treinos de ontem e hoje para as 20h00, para que as condições das duas sessões se assemelhem àquelas que os jogadores irão encontrar na recepção aos minhotos. E se é evidente que os navalistas conhecem bem os cantos à própria casa, esta opção do treinador brasileiro justifica-se até porque a equipa da Figueira da Foz não faz qualquer jogo na condição de visitado à noite há praticamente seis meses, ou seja desde 30 de Agosto do ano quando defrontou o Sporting. Para hoje, antes do treino, está marcada a conferência de Imprensa de Mozer, sendo que a convocatória só será divulgada posteriormente, ou seja por volta das 22h00.

Na lista que o treinador irá elaborar, a grande novidade deverá ser o regresso de Gomis após castigo. O defesa-central foi expulso na recepção à Académica, falhando a deslocação ao Estádio do Bonfim para defrontar o Setúbal. De volta à equipa, falta agora saber se será o franco-senegalês ou Orestes a fazer companhia a João Real no eixo da defesa.

O Jogo

Pé Ligeiro

Ukra está de volta

Domingos Paciência chamou 20 jogadores para o jogo frente à Naval.

Relativamente à jornada europeia, há a relevar o regresso de Ukra às opções do SC Braga, até porque o internacional sub-21 não pode actuar na competição da UEFA, pois já havia sido utilizado pelo FC Porto antes de acertada a mudança para o Minho.

De voltam estão também Vinícius, Marco Ramos, Guilherme e Keita, eles que também não foram inscritos para a Liga Europa.

Pelo contrário, Vandinho, Paulão, Paulo César, Elderson e Quim ficaram de fora das opções bracarenses, todos devido a debilidades físicas.

Eis a lista completa dos convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos;

Defesas: Miguel Garcia, Kaká, Rodriguez, Sílvio, Marco Ramos, Guilherme e Aníbal;

Médios: Custódio, Hugo Viana, Salino, Vinícius, Mossoró, Alan e Hélder Barbosa;

Avançados: Ukra, Lima, Keita e Meyong.


ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Domingos desvaloriza rumores sobre Jardim


Depois da jornada triunfal na Europa a meio da semana e que projectou o SC Braga para os oitavos-de-final, as atenções minhotas voltam-se novamente para a Liga, com a jornada 21 a fica marcada pela visita à Naval.

Domingos Paciência diz não esperar facilidades no jogo de amanhã. E explica porquê:

- A Naval está diferente. Está mais confiante, mais forte. E também vai querer pontuar.

Seja como for, a intenção bracarense passa por vencer. O técnico bracarense até diz mais:

- É imprescindível ganhar o jogo. Com o campeonato a aproximar-se do seu final, há que somar o maior número de pontos e de vitórias. Está tudo muito confuso, há poucos pontos a separar os candidatos à Europa. Sim, a vitória de quinta-feira é factor de motivação. Mas, atenção, os jogos são completamente diferentes.

Na conferência de Imprensa de lançamento para o desafio de amanhã (20.15 horas), oportunidade também para abordar as notícias que apontam Leonardo Jardim como seu sucessor em Braga. Aparentemente, Domingos Paciência mostra-se indiferente a tantos rumores:

- Isso não me diz nada. Como treinador, já me acostumei a ouvir e ler muita coisa. Isso não me belisca minimamente. Só estou concentrado no jogo com a Naval. Se já me convidaram a renovar? Não vale a pena prolongar essa discussão. Já falei de mais sobre isso. Quero é conquistar os objectivos a que nos propusemos
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!