News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/02

Started by JotaCC, 22 de February de 2011, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salvar época na Europa

Carácter de decisivo. O duelo de quinta-feira com os polacos do Lech Poznan, a contar para a segunda 'mão' dos dezasseis avos-de-final da Liga Europa, tem o rótulo de decisivo e poderá 'salvar' a época do Sp. Braga, pálida a nível interno. É o futuro da equipa nos palcos europeus.

A derrota na Polónia, por 1-0, deixou a eliminatória em aberto e mantém viva a esperança do apuramento para a próxima fase da competição, mas a verdade é que o calvário de lesões não ajuda Domingos Paciência a preparar a estratégia. Com o jogo do campeonato a meio da eliminatória (que ditou nova derrota na Liga, frente ao Paços de Ferreira), o técnico foi obrigado a mexer na equipa e a poupar jogadores e viu mais uma baixa - a de Custódio.

O médio sofreu um traumatismo craniano, na sequência de um choque com um adversário, foi mesmo assistido no Hospital de Braga, mas teve alta ainda durante a noite. É agora mais um dos casos médicos em avaliação, sendo que apenas hoje com a divulgação do boletim clínico se irá saber se o médio recupera a tempo de integrar as opções.

Em dúvida está também Alan. O avançado brasileiro chegou a ser convocado para o jogo de domingo, mas foi poupado e acabou por assistir ao desafio na bancada, devido a uma mialgia.
Elderson, Vandinho, Paulão e Paulo César continuam em tratamento. Para colmatar as ausências, o técnico Domingos Paciência poderá ter de novo que recorrer ao satélite FC Vizela.



Vinicius: "Foi uma semana difícil mas vamos levantar a cabeça"


É uma semana intensa para o Sporting de Braga. E as derrotas não ajudam a ultrapassar o momento, marcado também pelo calvário de lesões que tem afectado a equipa arsenalista. Depois da derrota no jogo da primeira 'mão' da Liga Europa, na Polónia, e do desaire em casa com o Paços de Ferreira, o grupo tem já o pensamento no encontro da segunda 'mão', esta quinta-feira, com o Lech Poznan.

Vinicius garante que a equipa vai dar a volta e acredita no apuramento para os oitavos-de-final da prova europeia: "é complicado explicar o que tem acontecido, mas temos de trabalhar e levantar a cabeça. Foi uma semana difícil, com um jogo quinta-feira, outro no domingo e agora já outro esta quinta-feira, mas vamos levantar a cabeça e à conquista dos três pontos".

O médio, reforço de Inverno dos minhotos, diz não encontrar explicação para a fase menos positiva que a equipa atravessa. E deixa o apelo aos sócios e adeptos. "Era um jogo muito importante para nós (Paços de Ferreira), mas temos que levantar a cabeça e olhar para a frente para um jogo importante na eliminatória da Liga Europa. Peço a presença dos adeptos para apoiarem sempre esta equipa, porque merece, o Sp. Braga é um clube que merece todo o apoio dos adeptos. Vamos à procura de conquistar a eliminatória da Liga Europa", sublinhou o médio brasileiro.

O jogo de domingo marcou a estreia de Vinicius com a camisola arsenalista e o médio, que chegou da Olhanense há um mês, lamentou não ter sido o início desejado: "não foi a estreia que esperava. Perdemos um jogo muito importante para nós. Já jogo futebol há algum tempo e é normal a ansiedade, mas o clube contratou-me, apostou em mim e tenho que retribuir essa confiança", referiu, lembrando que trabalha todos os dias à procura da titularidade. "O objectivo é estar no grupo e ajudar", reforçou, acrescentando sentir-se "bem em Braga".
Quanto à posição em campo, o médio diz ser "um jogador habituado a jogar em todas as posições do meio-campo" e que cabe ao treinador as escolhas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Custódio vai a jogo Paulo César é hipótese

Os exames complementares que Custódio fez na noite de Domingo no Hospital de Braga tiveram resultados extremamente positivos para o Braga. O médio-defensivo não padece de qualquer lesão e, além do repouso obrigatório, não há consequências que o obriguem a parar mais do que dois ou três dias. O choque com Rondón deitou-o para fora do jogo com o Paços e fê-lo perder a consciência e a memória durante alguns minutos. Felizmente para Domingos e, essencialmente, para o jogador, os sentidos foram recuperados rapidamente. Por isso, e sem qualquer lesão traumática, o médio-defensivo lá estará no onze que quinta tentará virar a eliminatória da Liga Europa, contra o Lech Poznan.

Assim sendo, e porque Alan também deve - segundo indicações técnicas - estar operacional, o Braga não perde nenhum dos 14 jogadores do plantel que teve à disposição na primeira mão. E para bem de todos, ainda se arrisca a ganhar. Vandinho, Paulão, Elderson e Paulo César estão em processo de recuperação e há esperanças em que algum recupere. Paulo César é o que, à partida, mais hipóteses tem. O brasileiro já corre há algum tempo e hoje vai dar um passo em frente, passando a outro patamar de exigência. Se correr bem, a hipótese do regresso imediato torna-se ainda mais forte. E o Braga precisa mesmo dele, uma vez que só há dois extremos, com um (Alan) condicionado. As outras três situações serão reavaliadas esta manhã pelo departamento clínico.



Voltam os reforços do satélite Vizela

Apesar das necessidades não serem, em princípio, tão evidentes como no jogo da primeira mão, Domingos terá de voltar a chamar os jovens do Vizela que estão inscritos na Liga Europa como membros da Lista B. Cristiano já sabe que será o guarda-redes suplente. Dani, pela experiência e hábito, também tem quase certo o lugar no banco de suplentes. Na Polónia foi Januário a ficar fora dos suplentes e agora é novamente ele o mais forte candidato à exclusão, atendendo a que o Braga se pode apresentar com três extremos disponíveis. Petterson e Toumany serão os rivais directos, mas tudo isso fica para Domingos Paciência decidir durante os dois treinos que faltam até ao jogo. Nesta lista de jovens não incluímos Aníbal, pois o central é presença recorrente nos convocados e só vai a Vizela nas semanas em que fica de fora.


Miguel Garcia e Lima de volta à titularidade

Para vencer o Lech Poznan, Domingos fará várias alterações na equipa. Muitas por obrigação, algumas por opção. Uma destas será o regresso de Lima à titularidade, provavelmente no meio e não na direita, como aconteceu na Polónia. Miguel Garcia também tem o onze escancarado, pois só há dois laterais de raiz. Não jogou contra o Paços de Ferreira por estar suspenso.

10 mil adeptos no estádio já são uma raridade

A má época arsenalista tem repercussões evidentes na afluência de adeptos ao estádio. Com excepção do jogo com o FC Porto, que atrai sempre muita gente, o Braga só uma vez ultrapassou (e por 439 adeptos) a fasquia dos 10 mil espectadores nos últimos sete jogos. Na época, curiosamente, só em sete ficou abaixo. E muito pouco abaixo...

Guerreiros vão à escola atacar novos sócios

Dentro da linha de acção habitual do marketing bracarense, dois jogadores do plantel estarão hoje de visita à Escola EB1 do Bairro da Alegria, na freguesia de S.Vítor. Mais uma oportunidade para granjear novos adeptos e fazer mais sócios jovens. Nos últimos dois anos o Braga conquistou mais de três mil associados no âmbito deste tipo de iniciativas.


Pior série em casa dos últimos 11 anos

O Braga não conseguiu vencer nenhum dos últimos quatro jogos que disputou no Estádio AXA e esta já é a sua sequência mais negativa desde 1999/00, no que aos jogos em casa diz respeito. No novo milénio, os arsenalistas registaram outras duas séries de quatro partidas consecutivas sem ganhar na condição de visitados, mas, bem vistos os resultados, a actual é ligeiramente pior do que as duas antigas.

Em 2002/03, o Braga também não venceu quatro jogos seguidos no 1º de Maio, amealhando dois empates e duas derrotas, uma sequência repartida entre Castro Santos (três jogos) e Jesualdo Ferreira (o último da série, com o Benfica). Na temporada seguinte, Jesualdo Ferreira não venceu os quatro primeiros encontros oficiais realizados no AXA, averbando uma derrota e três empates. Desta forma, a série actual é ainda menos frutífera que as duas anteriores, uma vez que a equipa de Domingos Paciência obteve um empate (Setúbal) e três derrotas (duas com o Paços de Ferreira, uma na Taça da Liga e outra no campeonato, e ainda frente ao FC Porto). De resto, o Braga já não triunfa em casa desde 3 de Janeiro, dia em que bateu o Guimarães (3-1) para a Taça da Liga.

Para se encontrar algo pior é mesmo necessário recuar até ao início da época de 1999/00, altura em que os comandados de Manuel Cajuda passaram cinco jogos seguidos sem ganhar no 1º de Maio, somando o péssimo pecúlio de quatro derrotas e um empate.



Vinícius pede presença dos adeptos na quinta


Vinícius estreou-se domingo pelo Braga e da pior maneira, ao perder com o Paços, mas não quer mais pensar nesse jogo. "Temos que levantar a cabeça e olhar para frente, porque agora temos um jogo importante quinta-feira. Vamos à conquista da qualificação e peço a presença dos adeptos", sublinhou. Embora não esteja inscrito na UEFA, o médio está ansioso por outras oportunidades. "É normal, apostaram em mim e tenho que retribuir essa confiança. Trabalho para ajudar e sinto-me bem aqui. Sou um jogador que joga em todas as posições do meio-campo", lembrou.


O JOGO

JotaCC

A margem mínima nunca foi problema
deRROTAS INTERNACIONAIS por um golo SEMPRE superadAs
   
Só as competições europeias parecem capazes de salvar a época do Sp. Braga, que não pára de escorregar no campeonato. O tira-teimas com o Lech Poznan é já depois de amanhã e são precisos dois golos para seguir em frente. A favor dos arsenalistas joga a tradição: sempre que perderam pela margem mínima em provas da UEFA, conseguiram superar o adversário em casa! O pior é o momento de forma que a equipa atravessa e as opções reduzidas do treinador...

Atento ao clube do seu coração, o antigo capitão Barroso explica a má performance interna e deixa um conselho para o sucesso europeu. "As equipas da Liga conhecem bem o Sp. Braga e encaram-no como se de um grande se tratasse. Há muita motivação e é preciso saber responder com muito espírito de entreajuda e alma", reconhece, passando a bola para a Liga Europa: "Um golo deita tudo a perder e o Sp. Braga tem sofrido bastantes... Tem de haver muita atenção para se evitarem erros."

RECORD

JotaCC

Custódio e Alan vão a jogo

A boa notícia é que o risco de as opções diminuírem para o segundo jogo com o Lech Poznan praticamente não se coloca. Paulo César, Vandinho, Elderson e Paulão sem grandes chances.

Naquele exacto momento, Domingos Paciência já teria imenso com que se preocupar, pois o SC Braga perdia por 0-2 com o P. Ferreira, mas é bem provável que ao ver Custódio sair, ao minuto 32, em maca, antes até de ser informado que o seu jogador iria directo ao Hospital de São Marcos, o técnico deve ter imaginado um cenário ainda mais agudo para a recepção ao Lech Poznan.

Percebe-se porquê: é que, se as opções existentes já eram bem limitadas - a lista de jogadores entregue à UEFA sofreu um corte considerável devido a dispensas várias e às vendas verificadas em Janeiro -, subtrair Custódio para a segunda-mão desta eliminatória da Liga Europa equivaleria a um exercício consideravelmente mais complicado.

Afastem-se, no entanto, todas as projecções mais apocalípticas. No caso de Custódio, pelo menos, as informações mais recentes ajudam a formar a ideia de que o centro-campista bracarense poderá ser incluído na selecção para o desafio de depois de amanhã.

Com os exames clínicos entretanto realizados a indiciar ausência de qualquer gravidade resultante do acidental choque de cabeça com o pacense Mário Rondon, assim se explicando a razão por ter recebido quase imediatamente alta médica, o traumatismo craniano diagnosticado ao centro-campista não implica cuidados de maior.

A BOLA

JotaCC

Sueco dirige o SC Braga-Lech Poznan

O sueco Markus Strombergsson foi o árbitro escolhido para dirigir o jogo da segunda-mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, entre SC Braga e Lech Poznan, que se disputa quinta-feira, às 20.05 horas, no Estádio Axa.

Strombergsson tem 35 anos, é assistente social e árbitro de segunda categoria da UEFA, tendo recebido a insígnias da FIFA em 2006. Nunca apitou jogos entre equipas portuguesas nas competições europeias, mas já dirigiu um desafio dos sub-19 de Portugal, no qual os lusos foram derrotados por 5-0 pela Croácia.

Em Braga, Strombergsson será auxiliado por Henrik Andren e Peter Martinsson e ainda pelos auxiliares de linha Daniel Stalhammar e Tobias Mattsson. Jonas Eriksson é o quarto árbitro.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Ainda faltam cinco «Guerreiros» a Domingos


O Sporting de Braga continua a preparar o embate europeu com o Lech Poznan, marcado para esta quinta-feira, sem cinco jogadores. Do lote Quim, Elderson, Paulão, Vandinho e Paulo César só o lateral e o avançado ainda mantêm algumas esperanças de jogar.

Domingos Paciência orientou nova sessão de treino na manhã desta terça-feira e voltou a não ter cinco jogadores profissionais nos trabalhos.

O guarda-redes Quim, baixa desde o início da temporada, continua com o seu programa específico de reabilitação à rotura total do tendão de Aquiles, enquanto o central Paulão e o capitão Vandinho estão ainda limitados a tratamento e trabalho de ginásio por causa de lesões musculares.

Por outro lado, o nigeriano Elderson e o brasileiro Paulo César efectuam «reintegração progressiva ao treino» e são os dois únicos actuais lesionados com algumas possibilidades de entrar em campo na quinta-feira frente aos polacos.


ZEROZERO

JotaCC

Elderson e Paulo César aptos para defrontar Lech Poznan

Os dois jogadores, Elderson e Paulo César, devem regressar às opções do treinador Domingos Paciência na partida, de quinta-feira, frente ao Lech Poznan, para a Liga Europa.

O boletim clínico do SC Braga confirma a reintegração nos treinos de Elderson e Paulo César. O mesmo não sucede com Quim, Paulão e Vandinho, que prosseguem a recuperação das respectivas lesões.

A BOLA

JotaCC

Mossoró confiante na qualificação para os «oitavos» da Liga Europa

O médio brasileiro Mossoró está confiante que o SC Braga irá recuperar da derrotar frente ao Lech Poznan, na primeira mão (1-0), e garantir a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa.

«Jogamos em casa e com o apoio dos adeptos esperamos operar a reviravolta no marcador. Podemos prometer a todos que vamos lutar do primeiro ao último minuto. Vamos jogar para a vitória e focados no apuramento para os oitavos», realçou Mossoró.

O médio brasileiro descartou que o desaire diante o emblema pacense tivesse afectado a equipa: «Não é a derrota com o Paços de Ferreira que abala a confiança do grupo. Temos qualidade para fazer muito mais».

Mossoró acredita ainda que é possível garantir o terceiro posto na Liga portuguesa: «O Braga continua a ter as suas aspirações e o objectivo terceiro lugar permanece intacto. Agora, temos de deixar de sofrer golos e correr atrás do prejuízo».

A BOLA

Bruno3429

Lech Poznan chegou de surpresa a Portugal!
Por Pascoal Sousa

Para surpresa geral, incluindo da imprensa polaca e dos responsáveis do SC Braga, o Lech Poznan antecipou em 24 horas a viagem para Portugal, de forma a acelerar a adaptação ao clima mais quente e fazer dois treinos em relvado natural – algo que não era possível na Polónia, em virtude das temperaturas negativas.

A equipa de José Maria Bakero chegou há cerca de uma hora ao aeroporto Franscisco Sá Carneiro, tendo seguido depois para Braga de autocarro. Na cidade dos Arcebispos, a comitiva polaca fica instalada numa unidade hoteleira de cinco estrelas.

Quarta-feira, véspera da partida com o SC Braga, o Lech Poznan faz um treino no Estádio Axa, às 20 horas, aberto à Comunicação Social nos primeiros 15 minutos. Meia hora antes, Bakero faz a antevisão do jogo com os bracarenses.
O treinador espanhol chamou 19 jogadores para o jogo da segunda-mão da Liga Europa:

Guarda-redes: Kotorowski e Buric

Defesas: Kikut, Arboleda, Bosacki, Gancarczyk, Henriquez, Wolakiewicz e Kaminski

Médios: Djurdjevic, Injac, Krivets, Kielb, Stilic, Wilk e Mozdzen

Avançados: Rudnevs, Ubiparip e Slusarski

A Bola

JotaCC

Mossoró promete concentração

Mossoró prometeu esta terça-feira um Sporting de Braga concentrado para, na quinta-feira, inverter a derrota diante do Lech Poznan (1-0) na primeira mão e apurar-se para os oitavos de final
Estamos a trabalhar para isso. Sabemos que estamos em desvantagem,
mas jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos. A vitória não tem acontecido
em casa nos últimos tempos, mas vamos lutar até ao final para vencer e passarmos
a eliminatória", afirmou no final de mais uma visita de uma comitiva do
clube a uma escola do concelho.

    O médio ofensivo assegurou que os jogadores estão "focados e concentrados"
e prometeu aos adeptos "arsenalistas" que vão "correr do primeiro ao último
minuto em busca do apuramento".

    O Sporting de Braga vive um momento difícil no campeonato, tendo somado
no domingo a segunda derrota consecutiva, agora em casa, diante do Paços
de Ferreira, e caiu para o sétimo lugar na tabela classificativa. 

    Para Mossoró, a equipa tem tido alguma "infelicidade, principalmente
nos jogos em casa", e não quer ver repetido na quinta-feira o que tem acontecido
nos últimos jogos em casa -- os adversários adiantarem-se no marcador.

    "Na segunda volta já temos duas vitórias fora, mas ainda não conseguimos
vencer em casa. Temos trabalhado e lutado, mas os adversários têm vindo
jogar em contra-ataque e nós temos facilitado um bocado. Esperemos que  quinta-feira
seja ao contrário e consigamos explorar as fragilidades e os pontos fracos
do adversário", desejou.

    Mossoró lembrou que se o Sporting de Braga não conseguir o apuramento
para as competições europeias "seria inédito" na sua carreira em Portugal,
mas mostrou-se confiante.

    "Faltam ainda 10 jogos e temos todas as condições para chegar ainda
em terceiro lugar, mas temos de pensar jogo a jogo", disse.

    Elderson e Paulo César já treinaram integrados no plantel e, embora
ainda constem do boletim clínico hoje divulgado, a sua utilização na quinta-feira
é uma possibilidade, ao contrário de Vandinho e Paulão, que continuarão
de fora.

    O Sporting de Braga treina na quarta-feira às 15:30 e, uma hora antes,
Domingos Paciência e um jogador fazem, em conferência de imprensa, a antevisão
da partida com o Lech Poznan. 

RTP


eduardo_manulo



Bairro da Alegria transbordou de...alegria

Mossoró e Ukra, profissionais do nosso clube, foram recebidos, hoje, pelas 15.15 horas, ao som de Cânticos alusivos ao SC Braga, pelos cerca de 180 alunos da EB1 do Bairro da Alegria, sediada junto ao novo Hospital desta cidade. O banho caloroso por parte de todos aqueles que receberam a comitiva e o espaço devidamente decorado com as cores e símbolos do clube (cartazes; cachecóis; camisolas e balões), criando uma atmosfera ainda mais entusiástica, provaram que o apoio ao SC Braga não esmoreceu. Pelo contrário, continua em alta.

Com é hábito, o Coordenador do estabelecimento recebeu um galhardete e o livro do clube e o Francisco, do 3º ano, foi o feliz contemplado com a camisola oficial do clube, autografada pelos jogadores. Seguiu-se a sessão de autógrafos, a mais desejada, e o convívio, num ambiente verdadeiramente festivo, numa demonstração clara de que, com estas acções, os mais novos constituirão o futuro do clube.

No final da sessão, Mossoró abordou a recepção ao Lech Poznan, amanhã, dia 24 de Fevereiro, às 20h05, a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Uma partida, como sublinhou o camisola 8, que os Gverreiros do Minho querem vencer. "Jogamos em casa e com o apoio dos adeptos esperamos operar a reviravolta no marcador. Podemos prometer a todos que vamos lutar do primeiro ao último minuto. Vamos jogar para a vitória e focados no apuramento para os oitavos", frisou.








Quem não sente, não entende! SCB1921@