News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/02

Started by JotaCC, 12 de February de 2011, 07:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: A 'pedreira' do equilíbrio

Tem sido uma 'pedreira' perigosa para os três grandes. E uma casa onde equilíbrio passou a ser a palavra dominante. O crescimento do Sp. Braga nos últimos anos está patente no registo e estatística dos confrontos com os principais clubes nacionais - FC Porto, Benfica e Sporting -, que passaram a ter, sobretudo desde a última temporada, vida difícil no terreno dos 'Guerreiros do Minho'.
Amanhã, quando o FC Porto pisar o relvado do Estádio Municipal de Braga vai estar, com certeza, na memória dos adeptos o golo do brasileiro Alan, que ditou o triunfo dos arsenalistas. A equipa bracarense quer repetir o feito e até tem os números a favor. É que nos últimos seis confrontos caseiros com os azuis e brancos, tem sido o equilíbrio a dominar: duas vitórias, dois empates e duas derrotas. O FC Porto venceu em Braga, em 2007/08 (1-2), e no ano seguinte (0-2), enquanto a primeira vitória do Sp. Braga data da temporada 2006/07, por 2-1, à qual se junta o triunfo da época transacta (por 1-0). Antes, contabilizam-se duas igualdades: 1-1 (2004/05) e 0-0 (05/06).

Villas-Boas antevê jogo "aliciante"


O treinador André Villas-Boas considerou "difícil e complicada" a deslocação ao recinto do Sporting de Braga, onde o FC Porto pretende a "somar a oitava vitória" consecutiva na Liga, em jogo agendado para amanhã.
André Villas-Boas, que falava na abordagem ao jogo com a formação arsenalista, antevê um desafio "interessante e aliciante" frente ao vice-campeão nacional em título.
O treinador garantiu que nenhum jogador irá actuar em Braga com o pensamento no embate de quinta-feira em Sevilha, da primeira 'mão' dos 16 avos-de-final da Liga Europa, e afastou praticamente a hipótese de Falcão poder ser utilizado.
Villas-Boas recusou ainda a ideia de que o jogo com o Sporting de Braga será decisivo em termos de definir já o FC Porto como campeão, em caso de vitória, lembrando que a segunda volta ainda está no início.
"Está tudo ainda em aberto até à última jornada ou até quando o FC Porto for matematicamente campeão", considerou André Villas-Boas, referindo ainda que o rival directo Benfica "está a atravessar um excelente momento" de forma.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Último esforço por Lima

A esperança de poder contar com Lima no encontro de amanhã, frente ao FC Porto, ainda não desapareceu em Braga. O cenário nesta altura é um pouco cinzento e, se o jogo fosse hoje, muito dificilmente o melhor marcador dos arsenalistas na Liga poderia ser utilizado. No entanto, o departamento médico liderado por João Pedro Araújo está a realizar um último esforço para minimizar o problema do avançado - traumatismo com ferida no joelho direito -, de forma a que este possa jogar e tentar ajudar a equipa a vencer e a prolongar a série de três meses sempre a facturar no campeonato. E percebe-se porquê. Afinal, o brasileiro foi um dos que mais contribuíram para esta sequência, marcando três golos em outros tantos jogos, tal como Paulo César - também se encontra limitado fisicamente - e Hélder Barbosa.

A última vez que o Braga ficou em branco para o campeonato foi em Outubro. O Rio Ave foi o protagonista dessa proeza, num momento algo atribulado para a equipa de Domingos Paciência, marcado por três derrotas consecutivas, embora isso não tenha retirado eficácia ao ataque. Ao embate de Vila do Conde seguiram-se outros nove sempre a facturar, com destaque para o da 14ª ronda, contra a Académica, no qual, mesmo sem Lima, os bracarenses alcançaram a sua maior goleada esta época: 5-0. Tal série só é superada por uma de 13 jogos sempre a marcar do Sporting e outra do FC Porto, que marcou em todas as jornadas realizadas até agora (19).

Se o tratamento Lima tem realizado não surtir o efeito desejado, Domingos terá então de escolher entre Meyong e Keita para preencher a vaga do brasileiro. Se por um lado a aposta no camaronês parece mais lógica, atendendo ao facto de ser um avançado com maior mobilidade e capacidade para segurar a bola, por outro, a proximidade do encontro com o Lech Poznan, para a Liga Europa, aconselha a utilização do senegalês, pois uma eventual lesão de Meyong, aliada a uma eventual recaída de Lima, poderia deixar o treinador sem pontas-de-lança para o confronto contra os polacos. Seja qual for a decisão, não se perspectiva fácil de tomar.


Sem marcar em casa só aconteceu uma vez

Desde que é treinado por Domingos Paciência, o Braga realizou 23 jogos em casa para o campeonato e só por uma vez ficou em branco. Isso aconteceu na 13ª jornada da época passada, altura em que os arsenalistas empataram com a Naval (0-0). Neste particular, o Braga só não ganhou outros dois jogos, mas mesmo nesses facturou: Beira-Mar (2-3) e Setúbal (2-2). Curiosamente, amanhã vai ter pela frente um FC Porto que esta época só não marcou ao Benfica, na Taça.



Para Djurdjevic, o Braga é uma equipa desequilibrada

Djurdjevic passou quatro épocas no Guimarães - em Portugal jogou também no Farense e Belenenses - e agora volta a ser rival do Braga. O sérvio esquerdino é o jogador do Lech Poznan, adversário dos arsenalistas na Liga Europa, que mais diz aos portugueses e, em entrevista ao jornal Gazeta de Poznan, não esteve com rodeios para destacar o principal problema da equipa de Domingos Paciência. "Eles marcam bastantes golos, mas também sofrem muito. Não é uma equipa equilibrada, pois o ataque é mais forte do que a defesa", disse, enaltecendo, porém, a capacidade do Braga em fazer "rápidas transições da defesa para o ataque". "Apesar das saídas do Moisés e do Matheus, eles têm um plantel forte", prosseguiu Djurdjevic, de 34 anos, dizendo ainda aos polacos que "o estádio do Braga é único". "Mas o nosso é melhor", riu-se, concluindo com um pedido clássico para a primeira-mão: "Ganhar sem sofrer golos seria muito bom".


Último ensaio aberto só no início

O Braga treinou ontem de manhã à porta fechada e hoje vai realizar a última sessão de trabalho antes do importante jogo de amanhã, frente ao FC Porto. A mesma tem início marcado para as 15h30, nos campos de apoio ao Estádio AXA, e só poderá ser presenciada por jornalistas e adeptos nos primeiros 15 minutos, pelo que depois Domingos Paciência vai procurar esconder o jogo, ele que por volta das 17h30 vai à sala de Imprensa projectar o encontro.


Ukra, Paulo César e Elderson ainda de baixa

Se arriscar dar Lima como indisponível para o jogo com o FC Porto é prematuro, Ukra, Paulo César e Elderson são baixas certas. Os três jogadores ainda se encontram de baixa, como se percebeu pela divulgação do boletim clínico da equipa, do qual consta ainda Quim. Enquanto que português, que no treino de terça-feira sofreu uma contusão da coxa direita, e o brasileiro (contusão na coxa esquerda) só deverão estar novamente aptos para a recepção ao Paços de Ferreira, o nigeriano poderá necessitar um pouco mais de tempo para curar a mialgia na face posterior da coxa direita.



O JOGO

JotaCC

Joelho de Lima vai até ao fim
BRASILEIRO SÓ HOJE SABE SE PODERÁ DEFRONTAR OS DRAGÕES

É uma dúvida que persiste a um dia do jogo, pois ainda não foi ontem que Lima se viu definitivamente descartado para defrontar o FC Porto. A questão que marcou a semana de trabalho dos minhotos vai mesmo até ao fim e o avançado brasileiro realiza esta tarde o derradeiro teste podendo, mesmo assim, ser ainda convocado à condição. Domingos Paciência pretende utilizar a sua referência atacante e melhor marcador com 13 golos acumulados em todas as competições numa partida tão relevante, mas o treinador também não deve arriscar Lima só para alguns minutos.

A lesão não foi grave, recorde-se, mas a ferida que Lima sofreu no jogo de há uma semana, no Caldeirão dos Barreiros, foi tão profunda que obrigou o avançado brasileiro a regressar da Madeira com cinco pontos a mais de sutura do que os 3 que a equipa conquistou em campo nos Barreiros.


RECORD

Bruno3429

Baiano de volta à montra
Por Rui Amorim

Pacense bem encaminhado para chegar ao Minho na segunda tentativa. Lateral-direito está em final de contrato na Mata Real, jovem e talentoso, acaba de fazer o jogo 50 na Liga.

A política foi assumida na reabertura do mercado de transferências e, aparentemente, o seu prazo de validade não expirará tão cedo. A renovação do plantel do Sporting de Braga é um processo em constante actualização e Baiano poderá ser um dos nomes a dar continuidade a esse princípio amplamente assumido.

O nome do lateral-direito do Paços de Ferreira já circula nos corredores da SAD minhota há algum tempo. No final da última campanha, inclusivamente, captou mesmo especial atenção, quase ganhando contornos definitivos a sua mudança da Mata Real para a Pedreira. As abordagens não chegaram ao aperto de mão, uma possibilidade que agora se admite, tendo em vista a próxima época.

O procedimento da Administração liderada por António Salvador, é sabido, não dispensa uma articulação de critérios rigorosos e absolutamente implacáveis na caminhada negocial, evidenciando uma notável precisão temporal. O reatamento do namoro nesta fase distingue a forma atenta e cuidada como o clube planeia o futuro, evitando erros de casting sempre.


A Bola

Pé Ligeiro

Lima reintegrado

O SC Braga cumpre, este sábado, o último treino antes da recepção de domingo ao FC Porto. A novidade é a reintegração de Lima nos trabalhos habituais do plantel, podendo por isso ser convocado para o jogo com os dragões.

Já Ukra continua a fazer treino condicionado, estando a correr à parte do resto da equipa. Entregues ao departamento médico do clube estão Elderson, Paulo César e Quim, que continua no ginásio.

No final do treino, cerca das 17.30 horas, o treinador Domingos Paciência fará a antevisão da partida e serão revelados os convocados.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sílvio nos convocados

Recuperado de problemas físicos, Sílvio está de regresso aos convocados do SC Braga, tendo em vista a recepção deste domingo ao FC Porto. Em sentido inverso, o treinador Domingos Paciência não poderá contar com Elderson e Ukra.

Na lista há ainda a realçar a presença do avançado Lima, que recuperou da lesão que o apoquentou ao longo da semana, depois do jogo com o Marítimo, vitorioso para os bracarenses.

Eis a convocatória:

Guarda-redes: Artur e Marcos;

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão, Kaká e Sílvio;

Médios: Vandinho, Custódio, Salino, Guilherme, Hugo Viana, Mossoró e Alan;

Avançados: Hélder Barbosa, Lima, Meyong e Keita.


«Jogamos em casa e queremos sempre vencer» - Domingos

Para o treinador do SC Braga é difícil atribuir favoritismos para o encontro deste domingo com o FC Porto. Domingos Paciência reconhece grande mérito ao adversário por liderar o campeonato, mas diz que a sua equipa joga em casa e quer sempre ganhar.

«Nesta altura não é fácil atribuir favoritismos. Da nossa parte, jogamos em casa e tentamos sempre vencer. Mas sabemos que é um jogo difícil, diante do FC Porto que lidera o campeonato por mérito próprio», disse Domingos Paciência, que, de qualquer forma, espera «um grande jogo e que ganhe o melhor». «E que esse seja o Braga», atirou.

O treinador do FC Porto também teceu elogios ao SC Braga, dizendo mesmo que se trata de um candidato ao título. Domingos, porém, rejeita esse rótulo: «No início do campeonato isso poderia ser válido, olhando ao que o Braga fez na época passada e ao plantel que dispunha. Nesta altura, é diferente. Matematicamente ainda é possível, mas é muito difícil. Para nós, o campeonato é outro, queremos ultrapassar o V. Guimarães e alcançar o Sporting.»

Domingos Paciência, por outro lado, também tece elogios ao adversário, desvalorizando a ausência de Falcao e não corroborando da opinião de Jorge Jesus, que considera que o FC Porto está numa fase menos empolgante. «Nós, os treinadores, tentamos sempre passar uma mensagem de grande força das nossas equipas e de fragilidades sobre os outros. Entre duas equipas que lutam pelo título isso é normal», disse.

A verdade é que o FC Porto continua a liderar o campeonato sem derrotas e Domingos deixou a receita que pode funcionar como antídoto: «É preciso ter mentalidade forte, jogar com nível de concentração elevado e aproveitar os momentos em que o SC Braga estiver por cima.»

«Somos provavelmente a única equipa que marcou dois golos no Dragão e não vencemos. Desta feita, vamos tentar marcar e não sofrer», deixou ainda.

A BOLA

JotaCC

Ukra falha receção ao FC Porto
SÍLVIO DE REGRESSO AOS CONVOCADOS

O regresso de Sílvio e as saídas de Elderson e Ukra são as novidades dos convocados do Sp. Braga para a receção ao FC Porto, domingo, da 19.ª jornada da Liga ZON Sagres.

Sílvio esteve afastado da competição algumas semanas devido a lesão, mas está de volta aos eleitos do treinador da equipa bracarense, Domingos Paciência, e diretamente para o onze, rendendo o lesionado Elderson no lado esquerdo da defesa.

De fora ficou Ukra, jogador emprestado pelos portistas em janeiro, que se lesionou no início da semana.

Lima, uma das dúvidas na preparação do jogo com os dragões, recuperou e é opção para o técnico, ao contrário de Paulo César, que continua lesionado.

O Sp. Braga é quinto classificado, com 27 pontos, e o FC Porto é o líder do campeonato, com 53.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20H15 de domingo, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Marcos
Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão, Kaká e Sílvio
Médios: Custódio, Guilherme, Hugo Viana, Salino, Vandinho e Mossoró
Avançados: Alan, Meyong, Keita, Hélder Barbosa e Lima

RECORD

JotaCC

Domingos Paciência: "Prevê-se que seja um grande jogo"

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que espera vencer domingo o FC Porto, na 19ª jornada da Liga de futebol, para aproximar-se de Vitória de Guimarães e Sporting na classificação, os seus "adversários directos".

Domingos Paciência considerou que "não é fácil" eleger um favorito para a partida, porque o factor casa pode não pesar tendo em conta que vai defrontar o líder, "por mérito próprio", do campeonato.

"Prevê-se que seja um grande jogo, com duas grandes equipas, que ganhe o melhor e que o melhor seja o Braga", desejou hoje Domingos na conferência de imprensa de antevisão.

Os minhotos ocupam a quinta posição, com 27 pontos, a dois do Vitória de Guimarães e a cinco do Sporting, e para aproveitar eventuais deslizes desses "adversários directos" "é muito importante ganhar o jogo de amanhã domingo", defendeu.

"No início do campeonato, pelo que fez na época passada e pelo plantel que dispunha, é natural que o Braga fosse um candidato ao título, agora é difícil estar a fazer essas contas, ainda que matematicamente seja possível. O nosso campeonato é outro, é passar o Guimarães e alcançar o Sporting", afirmou.

O Sporting de Braga é quinto classificado, com 27 pontos, e o FC Porto é o líder do campeonato, com 53.

O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Braga, às 20:15 de domingo, e será arbitrado por Duarte Gomes, de Lisboa.


O JOGO