News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by david, 24 de January de 2011, 07:14

Previous topic - Next topic

david

                                   Vandinho no alerta à luta pela Europa

CAPITÃO NÃO QUER FICAR FORA DA UEFA
   
Autor:  ANYÓNIO MENDES E RICARDO VASCONCELOS
02:34
segunda-feira, 24 janeiro de 2011
   
Vandinho lançou o grito de alerta no final do jogo com o V. Setúbal em que o Sp. Braga perdeu dois pontos na luta pela conquista do grande objetivo da época: garantir um lugar de acesso às competições europeias.

O capitão assumiu a voz de comando, reforçando o propósito do grupo que inúmeras vezes foi ditado por Domingos Paciência. Os minhotos querem entrar em definitivo no "campeonato" do terceiro e quarto lugar, mas ficaram com o rival de Guimarães à distância de 4 pontos e podem ver o Sporting fugir mais se os leões somarem pontos no jogo de hoje, frente ao Marítimo. A luta vai ficar ainda mais intensa, sendo que U. Leiria e Nacional podem ainda atrapalhar e estão neste momento com um ponto de vantagem sobre os arsenalistas.
Record.

JotaCC

Vandinho: "Não nos passa pela cabeça falhar a Europa"

O Sporting de Braga está apostado em regressar às vitórias o mais breve possível, para recuperar um lugar que permita o acesso às competições europeias. O empate no duelo de sábado com o Vitória de Setúbal foi um retrocesso nas aspirações dos arsenalistas. A equipa teve de recuperar de dois golos de desvantagem, e não conseguiu mais que um ponto. Tudo por causa de erros, que devem ser analisados pelo grupo de trabalho.

O capitão da equipa, Vandinho, deixa o alerta: "Errámos todos. Tentámos fazer o melhor possível, mas o resultado não foi aquele que esperávamos. Teremos de continuar a trabalhar para melhorar", apontou o atleta, no final do último jogo.

O médio arsenalista assume que a equipa "atravessa um momento mais difícil", mas afasta o cenário de queda na classificação. Confiante, o brasileiro assegura que a meta de início de época continua intacta. "Com duas ou três vitórias seguidas estamos outra vez lá em cima. Frente ao Vitória de Setúbal criámos imensas oportunidades que não conseguimos concretizar. Há que melhorar esse aspecto, também", frisou.

O resultado do último jogo empatou a vida ao Braga. Continua no sétimo lugar, mas agora mais distante da quarta posição, ocupada pelo Vitória de Guimarães. Mas Vandinho acredita que a equipa ainda vai a tempo de se instalar nos lugares que garantem o acesso à Europa. "Claro que não nos passa pela cabeça falhar um lugar nas competições europeias. Ainda falta disputar muito campeonato", salientou.

O médio brasileiro afirma que a chega dos reforços Vinícius, Marco Ramos e Ukra "fortaleceu o grupo". "Todos os atletas que vieram têm muita qualidade. Agora, tais como os que cá estão, terão de se esforçar para terem o seu espaço", apontou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ukra passa a 16º dragão no Minho

Ukra é o 16º jogador que atravessa a "ponte" entre Douro e Minho para reforçar o Braga vindo do FC Porto. António Salvador não teve, em sete anos e meio de presidência, parceiro tão bom como os dragões. Não admira que, na altura da confirmação do extremo, tenha elogiado o bom relacionamento entre as partes. A amizade só tem beneficiado o Braga e Ukra estará condenado ao sucesso. Basta-lhe confirmar a qualidade que lhe é reconhecida e seguir o percurso da maioria dos antecessores que aterraram no AXA com a chancela do Dragão. Dos 15 a que nos referimos, só dois podem ser considerados apostas fracassadas: Adriano e Diogo Valente, que raras vezes foram opção e nem se estrearam a marcar. Hélder Barbosa seguia o mesmo caminho, mas esta a subir bastante de produção. Outros houve que não brilharam intensamente, como Bruno Gama, Cândido Costa ou Hugo Leal. Mas chegaram a ser importantes em determinadas alturas.

A travessia começou na primeira época que António Salvador projectou. Em 2003/04, chegaram ao Braga, por empréstimo do actual líder do campeonato, Fredrick Soderstrom e Pena. Ambos foram titulares absolutos e o segundo até foi o melhor marcador da equipa. Na temporada seguinte, chegaram Cândido Costa e Paulo Santos, que se haveria de converter naquele que mais jogos fez pelo clube. Foram quatro épocas consecutivas como titular da baliza, as mesmas épocas em que continuaram a chegar dragões a Braga. Nunca a uma média constante, mas sempre sem parar. Com Ukra, ultrapassa-se a média de dois a cada ano. O presidente do Braga nunca começou uma época sem jogadores ex-FC Porto nos quadros. Fossem por empréstimo, ou a título definitivo, beneficiando também, nesses casos, das boas relações com Pinto da Costa para os conseguir. Luis Aguiar, Alan e Jorginho são bons exemplos.

Os extremos parecem ser o "fétiche" de Salvador, que curiosamente nunca recorreu a defesas-centrais. Laterais, apenas Cândido Costa e César Peixoto, e mesmo esses com apetência para jogarem nas alas. Por falar em alas, Alan corre a passos largos para ultrapassar Paulo Santos em números de jogos contabilizados. Basta mais uma época. Luis Aguiar é o rei dos golos.

A título de curiosidade, refira-se que o trajecto contrário foi feito apenas por Bruno Gama, Madrid, Orlando Sá e Kieszek.

Quatro fizeram o trajecto inverso e nenhum com sucesso

Apesar da excelente relação e de frequentemente serem apontados jogadores bracarenses ao FC Porto, a verdade é que foram muito poucos aqueles que fizeram o trajecto inverso nestes sete anos e meio de excelentes relações entre os dois clubes. Bruno Gama foi contratado pelo FC Porto ao Braga em 2003/04, mas mais tarde seria cedido por empréstimo. Madrid chegou ao Dragão para fazer meio ano com Jesualdo Ferreira, que fora seu treinador no Minho, e voltar a base. Orlando Sá foi a grande venda minhota (3,2 milhoes de euros) e Kieszek foi o último a mover-se. Mas, para já, sem sucesso.


Futuro prometedor ofusca o passado

Estar uma temporada sem competir pode ser fatal na carreira de um jovem que esteja na recta final da sua formação, mas essa pausa forçada não se tem reflectido no rendimento de Guilherme. O crescimento revelado pelo brasileiro, sustentado com um par de boas exibições e um excelente golo marcado ao Setúbal, faz crescer água na boca dos adeptos, que já discutem sobre se deve ou não ser titular frente ao Arouca (Taça da Liga), e ofuscam por completo essa fase marcante do seu passado. A "culpa" desse indisponibilidade para jogar foi dos regulamentos da FPF, que não permitem que um jogador estrangeiro com menos de 18 anos seja inscrito por um clube se os familiares não residirem em Portugal.

Apesar de tudo, conta quem o conhece bem, como Dito, que Guilherme "conseguiu superar bem essa fase, pois "revelou sempre uma enorme força mental". "Existiam pessoas que me aconselhavam a mandá-lo embora, mas eu acreditei sempre nas suas qualidades e preferi tê-lo cá", conta o ex-treinador dos juniores do Braga, uma das pessoas com quem o brasileiro falou após ter apontado o primeiro golo como sénior. No entanto, não se colocou em bico dos pés por isso. "Mostrou-se firme, com os pés no chão e à espera de uma oportunidade. Nada do que ele fez me surpreende. Ele tem potencial para, mais tarde ou mais cedo, ser titular. Espero que seja mais cedo", desejou Dito, que gostaria de o ver jogar na sua posição verdadeira, isto é, como médio de transição. "Embora a polivalência seja uma das suas armas e de se dar bem como lateral, como provou contra o Benfica, o Guilherme é um 8 e é aí que se pode tirar o máximo proveito dele", explicou.


Próximo objectivo: entrar no clube dos casados

Natural de Três Rios (Rio de Janeiro) Guilherme rapidamente conquistou os adeptos do Braga, depois de ter tido alguns dissabores no país natal. O médio passou pelas categorias de base do Vasco e do Fluminense, mas não conseguiu impor-se. Só quando saltou para o Paraíba do Sul é que despertou a atenção do clube minhoto, no qual espera aguçar o apetite de alguns "tubarões". A única transferência que deverá realizar em breve, porém, deverá ser para o clube dos casados.


Vandinho nem sequer imagina ficar fora da Europa

Vandinho lamenta os dois pontos perdidos diante do Setúbal, mas garante que a recuperação acontecera. "Não passa pela cabeça de ninguém ficar fora das competições europeias", disse. O capitão deu a cara depois de mais um resultado frustrante. "Demos o melhor, mas o resultado não foi o que queríamos. Temos de trabalhar para dar a volta a esta situação", resumiu, desalentado.

O médio sabe que a equipa podia ter vencido, pois "criou muitos lances de golo" e sente-se satisfeito por constatar que "todos deram o máximo", apesar de isso não bastar. "Não posso prometer nada aos adeptos, a não ser o que sempre prometemos que é trabalhar para vencer", disse, em jeito de mensagem, frisando que nada está perdido pois "falta muito campeonato para jogar e com duas ou três vitórias seguidas voltamos aos lugares cimeiros".

Na próxima semana, a equipa pode estrear três reforços. Vandinho aprova-os, mas nunca em detrimento dos colegas de início de época. "O treinador é que sabe quando os lança. Vão ter de trabalhar muito para jogar. Saiu gente, mas quem ficou tem todas as condições para jogar", sublinhou, recusando votar sobre se o grupo está mais forte ou mais fraco.


Lima estreia-se no banco

Pela primeira vez desde que começou a temporada, Lima começou um jogo do campeonato no banco de suplentes. Até à recepção ao Setúbal, o avançado, que lidera a lista de melhores marcadores do Braga na competição, com seis remates certeiros, era o único jogador do plantel arsenalista que havia sido titular em todas as jornadas.


Início da operação Arouca

Apesar de a equipa atravessar um período algo tremido em termos de resultados, há adeptos que não perdem uma oportunidade para seguir os treinos da equipa e hoje terão mais uma oportunidade. Domingos Paciência agendou para as 10 horas o início da semana de trabalhos, que culminará com o jogo com o Arouca, da última jornada da terceira fase da Taça da Liga.


O JOGO

Bruno3429

Guilherme, o puto maravilha
Por Pascoal Sousa

É um miúdo de apenas 19 anos. Mas no universo de adeptos do SC Braga a popularidade de Guilherme está ao nível de um Mossoró ou de um Lima.

É um fenómeno ainda muito localizado, regional, mas que se explica facilmente: há já algum tempo que as escolas do clube não forneciam à equipa principal um talento tão entusiasmante como o jovem brasileiro.

O golo fantástico que apontou ao Vitória de Setúbal - o primeiro na Liga - foi celebrado pelas bancadas com uma explosão de alegria que traduz as elevadas expectativas que recaem sobre este médio polivalente, capaz de desempenhar múltiplas funções no onze. Domingos tem utilizado Guilherme na defesa, mais frequentemente no ala canhota.

Natural de Três Rios, no interior do Rio de Janeiro, Guilherme começou no futsal. Aos 16 anos assinou pelo Paraíba do Sul, clube pelo qual jogou nos seniores, na Série C do Brasileirão. Graças à rede de Carlos Freitas, chegou ao SC Braga para representar os juniores, onde o seu talento rapidamente ganhou fama.

Esta época, depois de uma dura negociação, a SAD adquiriu 70 por cento do seu passe ao Paraíba do Sul, em troca de apenas 80 mil euros.

A Bola

JotaCC

Ukra e Marco Ramos mostram-se aos sócios

Os adeptos do SC Braga puderam ver, esta manhã, pela primeira vez, os novos reforços Ukra e Marco Ramos. O avançado cedido pelo FC Porto envergará a camisola número 7.

No plantel às ordens de Domingos Paciência destaque ainda para a ausência do guarda-redes Artur Moraes (dispensado por razões particulares) e para o júnior brasileiro Kanu.

O treinador da formação minhota não contou com Hugo Viana e Lima, dupla que permaneceu no ginásio. Condicionados, Vinícius (trabalho específico de reforço), Sílvio (em dúvida) e Paulo César (faz corrida, sendo baixa quase certa) são interrogações para o jogo com o Arouca, da Taçada Liga.

A BOLA

JotaCC

Ukra enverga a camisola 7
Adeptos avaliam reforços do Sp. Braga

Uma manhã gélida recebeu o reforços Marco Ramos e Ukra, que pela primeira vez puderam ser avaliados pelos sócios numa sessão de treino à porta aberta. A novidade é que o ex-Olhanense, que chega por empréstimo do FC Porto, vai envergar a camisola 7 ao serviço do Sp. Braga. Uma camisola que nas últimas épocas tinha passado por Pizzi, Osvaldo, Mossoró e Jorginho.

Os titulares do encontro frente ao V. Setúbal foram poupados, pelo que o grupo dos mais descansados, onde estavam incluídos o defesa-esquerdo ex-Lens e o extremo chegaram a fazer um mini-treino de conjunto onde aproveitaram para se ir ambientando às ideias do conjunto arsenalista, mas sem grande detalhes a realçar além da conhecida capacidade técnica do internacional jovem português e um par de remates do luso-francês.

Nota para o facto de Hugo Viana e Lima terem ficado no ginásio, em trabalho de recuperação, com o guardião Artur a ser dispensado para tratar de assuntos particulares. O lateral Sílvio pisou o relvado somente a meio da manhã, quando chegou ao campo secundário do Estádio Axa na companhia de Vinícius e Quim. Pouco depois, também o avançado Paulo César, de sapatilhas, realizou alguns exercícios.

O Sp. Braga defronta o Arouca no próximo domingo, pelas 14 e 30, para a Taça da Liga. Após a derrota em casa com o Paços de Ferreira, a qualificação para as meias-finais está bastante complicada. Sendo assim, abre-se margem para que Domingos possa introduzir algumas surpresas nas suas escolhas, nomeadamente podendo dar oportunidade aos reforços de disputarem pelo menos alguns minutos em ambiente competitivo.

Amanhã volta a haver treino matinal aberto e na quarta-feira dois elementos do plantel vão realizar mais uma visita a um estabelecimento de ensino da região.

RECORD