News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by JotaCC, 05 de January de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros já preparam deslocação a Alvalade

O triunfo sobre o Vitória de Guimarães, por 3-1, a contar para a Taça da Liga já foi saboreado e ficou para trás, uma vez que o plantel dos Guerreiros do Minho regressou esta manhã aos trabalhos, tendo em vista a preparação do jogo frente ao Sporting, no próximo sábado, a contar para a jornada 15 da Liga Portuguesa de Futebol.

Debaixo de uma chuva intensa e perante apenas cerca de meia dúzia de resistentes adeptos, o plantel arsenalista começou a preparação do próximo jogo, realizando um treino dividido em duas partes, com os titulares da partida frente ao Vitória de Guimarães a efectuarem apenas corrida, enquanto o resto dos seus companheiros de plantel estiveram a cargo da equipa técnica realizando um treino normal, com a execução de diferentes exercícios, mas muito centrado na finalização.

No treino, Moisés, que foi substituído na partida com o Guimarães apresentando algumas queixas, treinou completamente integrado. Destaque para a ausência de Matheus que é certamente indicativa de que estará praticamente confirmada a sua saída do clube.
À parte dos resto do grupo continuam a treinar Elderson, Quim e o recém contratado Vinicius, com os dois primeiros a integrarem o boletim clínico, cumprindo os planos para recuperação das suas lesões, enquanto Vinicius já não faz parte do lote de lesionados, estando a recuperar a forma física ideal e podendo mesmo ser opção para o próximo jogo.



Meyong: "Vamos a Alvalade para ganhar"

Depois do triunfo no dérbi minhoto da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães, as atenções estão já centradas no campeonato e no próximo adversário Sporting. Meyong esteve em destaque no jogo de segunda-feira ao apontar o terceiro golo do Sp. Braga - um bonito chapéu já depois dos 90 minutos - e, no final do encontro, era o rosto da satisfação da equipa. O triunfo moralizou o grupo e deu confiança redobrada para a equipa encarar os desafios do campeonato.

Os arsenalistas ainda não venceram esta época fora de por-tas. Por isso, esperam trazer de Alvalade (sábado, jogo agendado para as 21.15 horas), os três pontos.
"Trabalhamos sempre para ganhar. Ainda não conseguimos vencer fora, mas vamos ter de ganhar um jogo fora e espera-mos ga nhar o jogo em Alvalade, vamos trabalhar para isso. O grupo está muito bem mentalmente e o ano de 2011 começou bem. Esperamos fazer um bom jogo contra o Sporting e ganhar. Porque vamos lá a Alvalade para ganhar", sublinhou o avançado camaronês.

Nas últimas duas épocas, Meyong marcou sempre em casa dos 'leões' e quer voltar a ajudar a equipa a vencer: "sou avançado, entro em todos os jogos com a intenção de marcar. Agora o mais importante é o Sp. Braga ganhar, é essa a minha primeira preocupação".
O ponta-de-lança destacou ainda a importância do triunfo frente aos vimaranenses, dérbi determinante "para tentarmos ficar em primeiro no nosso grupo". "Ganhámos bem e estamos de parabéns", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Matheus tem acordo com Dnipro

Matheus já tem as malas feitas e espera apenas pela autorização do Braga para viajar. A saída do avançado é uma certeza e o princípio de acordo com o Dnipro também. Matheus acertou um contrato válido até Junho de 2014 com o actual quarto classificado da Ucrânia, mas tem de esperar para consumar a transferência. Neste momento, tudo depende de António Salvador e da SAD minhota. É que propostas há várias para além da ucraniana e a lei do mercado vai imperar. Os milhões que acenam da Ucrânia agradam à SAD - fala-se em valores acima dos dois milhões de euros - mas recentemente outros clubes, franceses e, principalmente, espanhóis, entraram na jogada e dispostos a pagar mais.

Por isso, não é correcto nesta fase afirmar que Matheus vá, com total certeza, jogar na Ucrânia. É esse o destino mais provável e o Dnipro o único clube com o qual o jogador acertou valores. Mas a bola está do lado da SAD e já se sabe que António Salvador é inflexível quando trata de encontrar o melhor negócio para a sociedade que defende. E, neste momento, o Dnipro não é, nem de perto nem de longe, o melhor comprador.

Com apenas seis meses para cumprir do contrato actual, Matheus poderia sempre mudar-se a custo zero para a Ucrânia no final da temporada. Mas o desejo do brasileiro é sair a bem e em nenhuma circunstância o Braga o venderia para um clube cujas condições oferecidas ao jogador fossem substancialmente inferiores às da melhor proposta.

Na prática, Matheus vive uma situação idêntica à de Alan no Verão passado. O extremo teve tudo acertado com o Al Sharjah, mas António Salvador nunca viabilizou a transferência, por entender que o valor que os árabes queriam pagar não era suficiente. Duas diferenças, porém: Alan não estava em fim de contrato e o Dnipro tem mais tempo para esperar por Matheus, uma vez que só recomeça o campeonato em Março.

Ontem, Matheus já não treinou, tal como O JOGO antecipou. As despedidas, de colegas e adeptos, também já foram feitas, sinal de que o jogador espera a qualquer momento apanhar o avião rumo à cidade que o vai acolher nos próximos anos. Salvador também quer o dossiê concluído nos próximos dias e, por isso, as negociações serão intensificadas. Domingos é que já não conta com o jogador, não vá este magoar-se num treino e inviabilizar um excelente negócio para todas as partes.


Lima, Keita e Meyong asseguram transição sem nova contratação

Apesar de ter como certa a perda de Matheus, a SAD não contratará outro avançado para o lugar do brasileiro, ficando apenas com Lima, Meyong e Keita para disputar o lugar de ponta-de-lança. Em regime de contenção financeira, o Braga tem também a convicção que a dupla africana pode em 2011 render o que não teve oportunidade de mostrar em 2010. Os últimos jogos (um golo de Keita, dois de Meyong) até dão razão ao clube, que já se viu afastado da Liga dos Campeões e Taça de Portugal, e, por isso, também não investirá. Além de Matheus, Domingos perdeu também Elton, que foi dispensado, e vê reduzido o grupo de cinco avançados para apenas três. Paulo César pode também jogar naquela posição.



Marco Ramos espera pelo Lens

Marco Ramos pode chegar a qualquer instante. O lateral-esquerdo que será concorrente de Elderson tem os termos do contrato com o Braga praticamente acertados, mas está à espera de rescindir contrato com o Lens. Os franceses também querem que o jogador parta, mas pretendem ganhar algum dinheiro.


George Lucas já rescindiu

Agora é oficial: George Lucas já rescindiu contrato e regressou ao Brasil, onde vai decidir o clube que representará em 2011. Contratado no Verão, o lateral nem foi inscrito na Liga, uma vez que não agradou a Domingos Paciência. Lucas recusou sair em Agosto, mas agora não quis ficar mais seis meses parado.


Artur Moraes
"Há jogos que não se podem perder"

Artur Moraes afirma-se cada vez mais como titular do Braga e usa as ferramentas tecnológicas para estreitar laços com os adeptos e expor as suas opiniões. Ontem, no site pessoal, deu conta da alegria por ter vencido o dérbi com o Guimarães. "Era muito importante para nós e principalmente para os nossos adeptos. Há jogos que não se podem perder e este dérbi era um deles", disse. "Agora estamos numa boa posição para continuar numa competição que queremos ganhar", completou.

Ainda sobre o jogo, Artur destacou a "intensidade e muita dinâmica" da equipa.


Para Alvalade deseja a mesma postura. "Estaremos preparados. Esta equipa está montada para tentar vencer todos os jogos em que participa. É verdade que o Sporting tem uma grande equipa, grandes jogadores, como o Liedson, mas não acredito que os jogadores do Sporting não pensem o mesmo do Braga", comentou. "Vai ser um grande jogo e tudo faremos para vencer, porque acredito que é possível", terminou.



Moisés está apto Elderson a caminho

Boas notícias para Domingos Paciência, prestes a ver o boletim clínico limpo e certo de que poderá contar com Moisés para liderar a defesa em Alvalade. O central saiu do jogo com o Guimarães com dores musculares, foi até substituído, mas mais por precaução, numa situação prevista antes do jogo começar. Ontem, no regresso aos trabalhos, o xerife não se queixou e trabalhou com normalidade, dentro do quadro de recuperação imposto aos titulares.

Sem Rodriguez, castigado, Moisés fará então dupla com Paulão, ficando o jovem Aníbal Capela de prevenção no banco de suplentes.

Quanto ao outro lesionado do grupo, Elderson faz reintegração progressiva ao treino. Significa isto que o traumatismo na coxa direita está praticamente debelado e que sua utilização depende agora do tempo que demorar a chegar à melhor forma. Com Miguel Garcia a viver um excelente momento, não é de crer que Domingos lance imediatamente o nigeriano na equipa titular. Mas é sempre agradável voltar a ter um lateral-esquerdo de raiz à disposição, num plantel que continua à espera da chegada de Marco Ramos, também para essa posição.



500 adeptos em Alvalade

O Braga já tem à venda nos locais habituais 500 bilhetes para o jogo em Alvalade, no próximo sábado. Cada ingresso custa 10 euros, mas os sócios podem, se preferirem, adquirir o pack, que inclui viagem de autocarro, por 25 euros. Nesse caso, a saída será às 14h30 do dia do jogo e o regresso imediatamente a seguir ao final da partida.



Vinícius está inscrito mas ainda limitado

Vinícius fez corrida no primeiro treino da semana, mas estará disponível para ser convocado para o Sporting. Já inscrito, o brasileiro deve esbarrar na falta de ritmo, que o limita bastante. Há quase um mês que não joga.



O JOGO

JotaCC

Madrid: em dois anos a volta que a vida deu

Em Janeiro de 2009 foi para o Porto. Em Janeiro de 2011 o seu futuro ainda é incerto. Dos seis que saíram, só falta colocar o argentino.

Onde estava Madrid em Janeiro de 2009? A caminho do FC Porto, para o maior salto da sua carreira. Entre Campeonato e Champions, o argentino disputou 10 jogos pelos dragões e foi campeão nacional.

Para onde vai Madrid em Janeiro de 2011? É uma incógnita. Jogador e SC Braga procuram, em conjunto, uma solução desportiva que vá ao encontro das expectativas do médio de jogar com mais regularidade.

Madrid é dos jogadores mais bem pagos do plantel e tem contrato até Junho de 2012.

Neste momento, o dinheiro é um aspecto secundário para o futebolista quando comparado com o desejo de recuperar o estatuto que chegou a ostentar no passado - de trinco mais valioso a actuar em Portugal.

Impossível? Madrid provou que não na fase em que o SC Braga mais precisou dele, quando Vandinho foi suspenso por três meses pela Comissão Disciplinar da Liga.

Com o empenho que se exigia, o argentino afastou o fantasma das lesões e arrancou para uma recta final de pleno fulgor, ajudando, e muito, a equipa a assegurar a vice-liderança do Campeonato.


A BOLA

JotaCC

Adeptos 'arsenalistas' atingiram Venâncio Tomé com objecto
Sp. Braga multado por agressão a árbitro

O Sp. Braga foi esta terça-feira multado em 6350 euros por incidentes provocados pelos seus adeptos, na segunda-feira, no desafio com o V. Guimarães (3-1), na Taça da Liga.

Após o golo madrugador dos visitantes, aos quatro minutos, obtido em posição de fora do jogo, a ira dos adeptos 'arsenalistas' virou-se para o árbitro auxiliar. 

Entre os vários objectos arremessados da bancada, um deles atingiu a cabeça do assistente do lisboeta Duarte Gomes, Venâncio Tomé, obrigando mesmo à interrupção do jogo. Uma infracção que foi punida com cinco mil euros.

A moldura penal prevista no ponto 1 do artigo 145 do Regulamente Disciplinar, das agressões simples com reflexo no jogo por período superior a cinco minutos, prevê que a multa possa ir até aos 15 mil euros, mas a interrupção foi temporalmente menor, daí se inferindo a pena mínima. 

O comportamento incorrecto do público, regulado pelo artigo 151, também prevê uma coima entre 250 e 2500 euros, sendo que a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional optou por sanção de 1350 euros ao Braga e 700 euros aos vimaranenses, dada a reincidência dos adeptos de ambos.

A conduta dos adeptos do Benfica no jogo com o Marítimo também valeu uma multa de 1200 euros ao clube 'encarnado'. 

A primeira jornada da terceira fase resultou ainda em cinco futebolistas castigados com um jogo de suspensão, dois deles do V.  Guimarães, Jorge Ribeiro e Freire, expulsos no 'derby' minhoto, com a rivalidade a ultrapassar os limites no terreno de jogo e bancadas.   

João Pedro (Olhanense), William (Arouca) e Pedro Penela (Penafiel) também foram suspensos.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga


George Lucas rescinde e regressa ao Brasil


O Sporting de Braga e o defesa brasileiro, George Lucas, chegaram a acordo para a rescisão do contrato que ligava as duas partes até junho de 2012. O lateral direito chegou a Portugal no início da época, mas nunca se conseguiu impor e nem sequer fez parte das opções de Domingos Paciência para a Liga dos Campeões. George Lucas, que deverá assinar contrato com uma equipa da I Divisão brasileira, deixa os «arsenalistas» sem ter jogado qualquer tempo em jogos oficiais.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Hugo Viana: «É um jogo como os outros...» regressa em alta à casa de partida
Autor:  EUGÉNIO QUEIRÓS
SIMÃO FILHO

No dérbi minhoto Viana foi capital. Melhor dizendo: Hugo Viana. O médio, de 27 anos, formado nas escolas do Sporting, está a aproveitar o espaço deixado em aberto pela saída de Luís Aguiar para ser ele a conduzir o jogo da equipa bracarense. Frente ao V. Guimarães fê-lo com poder quase absoluto e até deu origem aos dois golos de bola corrida, servindo Lima e isolando Meyong. Agora, já coloca os olhos no próximo compromisso, em Alvalade, mas sem dramatizações: "É um jogo como os outros..."

Depois de se ter libertado do Valência, Hugo Viana foi aposta de Domingos já quando a época tinha começado em Braga, o que de certo modo retardou a afirmação de um jogador que assinou um contrato válido por três épocas. Vítima do bom momento de outros jogadores do plantel, Hugo Viana pagou também a fatura da goleada em Londres frente ao Arsenal, quando foi pela 1.ª vez esta época titular. Ei-lo que surge de novo em pleno, autoritário e pela segunda vez consecutiva titular: frente à Académica, quando até se estreou esta temporada a marcar; e, agora, frente ao Vitória, com uma exibição de qualidade.

"Tendo em conta o adversário e o facto de ser o 1.º jogo do ano, esta partida com o Vitória era importante para nós e ainda bem que conseguimos este resultado que nos dá um moral de que bem precisamos", referiu. "A equipa está a crescer e estamos todos empenhados em recuperar os pontos que perdemos na Liga", acrescentou, apontando de imediato para o próximo jogo, em Alvalade, onde Hugo Viana, que é natural de Barcelos, se afirmou já na distante época de 2001/2002. Com a sua estreia a ocorrer em Alvalade, precisamente num jogo do campeonato em que o adversário foi o V. Guimarães, a 1 de outubro de 2001 (vitória do Sporting por 5-0).

"Trabalhamos sempre para vencer e sabemos que também este será, como os últimos, um jogo bastante complicado, pois hoje em dia não há jogos fáceis, mas vamos trabalhar no sentido de sairmos vitoriosos dessa partida", desenvolveu.

Falando de si, o médio bracarense considera natural que o seu rendimento esteja a subir, suportado por mais minutos de utilização "e também com mais confiança". Mas, como fez questão de frisar, "respeitando sempre as decisões do treinador pois somos e sempre fomos um grupo unido".

Presente e passado

Quanto ao regresso a Alvalade, Hugo Viana não confessa sentimento extraordinário. "É um jogo como os outros, um jogo fora, de certeza complicado, e só queremos trabalhar bem e sair de lá com um bom resultado", observou quem, na sua época de estreia, foi logo campeão nacional pela mão de Bölöni, que o utilizou em 26 jogos numa época que o agora jogador bracarense começou apenas com 18 anos


Record

JotaCC

Vinícius e Elderson evoluem à parte

Em processo de recuperação física, após a vitória por 3-1 sobre o V. Guimarães para a Taça da Liga, os bracarenses retomaram trabalhos esta manhã numa sessão curta, que não ultrapassou uma hora. Domingos Paciência direccionou ainda antes do final os titulares para exercícios de reforço muscular. Os restantes seguiram o mesmo caminho mais tarde.

No que respeita ao boletim clínico, nota para os progressos do defesa-esquerdo Elderson, claramente em fase adiantada de recuperação mas ainda descartado dos planos para a deslocação de sábado a Alvalade.

O nigeriano fez corrida, evoluindo à parte do grupo tendo a companhia do reforço Vinicius, que está a cumprir programa específico com vista à sua melhor integração no plantel minhoto.

Repescados nos juniores, o guarda-redes senegalês Pape e o defesa-esquerdo Fernando compuseram o quadro de atletas da sessão matinal. O SC Braga volta a treinar amanhã, pela manhã, à porta fechada.

A BOLA

Bruno3429

Bruno Paixão apita Sporting-SC Braga
Por Redacção

Bruno Paixão foi o árbitro escolhido para apitar o jogo entre o Sporting e o SC Braga, o jogo de maior destaque da 15.ª jornada da Liga. Já Duarte Gomes foi o escolhido para o UD Leiria-Benfica, enquanto Carlos Xistra irá marcar presença no FC Porto-Marítimo.

Árbitros da 15.ª jornada da Liga

Sexta-feira
Portimonense-Vitória de Setúbal: Jorge Sousa (Porto)

Sábado
FC Porto–Marítimo: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Sporting-Sporting de Braga: Bruno Paixão (Setúbal)

Domingo
Rio Ave–Olhanense: Cosme Machado (Braga)
Nacional-Beira-Mar: Diogo Santos (Aveiro)
Académica-Paços de Ferreira: João Ferreira (Setúbal)
Vitória de Guimarães-Naval: Bruno Esteves (Setúbal)
União Leiria–Benfica: Duarte Gomes (Lisboa)

A Bola