News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/12

Started by JotaCC, 30 de December de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Agostinho Oliveira é o novo director técnico



A estrutura técnica do Sp. Braga vai contar, brevemente, com mais uma aquisição. Agostinho Oliveira está prestes a regressar a uma casa que bem conhece para assumir as funções de director técnico para a área dos escalões de formação do clube.

Fonte ligada ao processo confirmou a contratação do treinador para assumir uma função de responsabilidade acrescida, tendo em conta a aposta que a direcção do Sp. Braga, com o presidente António Salvador como o maior impulsionador do processo, tem vindo a fazer e pretende reforçar nos escalões de formação do clube, desde as escolinhas, até aos atletas mais velhos.

Este é um projecto que pretende revitalizar a formação do clube, apostando forte nas equipas mais jovens como fonte de "abastecimento" da equipa principal.
O projecto idealizado e que está a ser posto em prática por António Salvador inclui mesmo a criação de uma academia - sonho antigo dos bracarenses - e o regresso de uma equipa B do Sp. Braga à acção.
Todo o processo para a criação da equipa B já está mesmo em andamento, faltando apenas a confirmação oficial da Federação Portuguesa de Futebol para que a equipa seja oficializada pelo clube.

Também o projecto de criação da academia está a ser desenvolvido, encontrando-se mesmo numa fase avançada do processo, pelo que o tão desejado sonho arsenalista deve arrancar em breve.
Agostinho Oliveira vai, por isso mesmo, ser uma figura central no desenrolar destas situações, sendo mesmo a cara mais visível destes processos, fazendo a ligação do futebol jovem do clube com a direcção e mantendo-se em constante contacto com o director desportivo Fernando Couto, que fará a ligação para a equipa sénior.

A entrada de Agostinho Oliveira não significa, no entanto, que a estrutura do Sp. Braga sofra qualquer alteração, mantendo-se a coordenação dos escalões de formação a cargo de Carlos Mangas.
Agostinho Oliveira foi o escolhido pela direcção do Sp. Braga para abraçar este ambicioso projecto, não só pelas capacidades que tem vindo a demonstrar ao longo dos anos, mas pelos conhecimentos que tem no mundo do futebol e por toda a sua dedicação ao futebol jovem.

Por toda uma série de razões, António Salvador escolheu Agostinho Oliveira como o homem certo para assumir o projecto que é uma das bandeiras do presidente arsenalista e que pretende também celebrar uma série de parcerias com diversos clubes, tudo no sentido de reavivar a formação do Sp. Braga


Maranhão foi oferecido e recusado pelo Sp. Braga


Está lançada mais uma polémica para o dérbi minhoto agendado para a próxima segunda-feira, entre Sporting de Braga e Vitória de Guimarães. A origem é o brasileiro Maranhão, jogador do Vitória que ontem confirmou em conferência de imprensa uma abordagem do clube arsenalista pelos seus serviços, no período de defeso, antes de assinar contrato pelo Vitória.

"Houve um interesse, mas a proposta do Vitória foi melhor e estou feliz em Guimarães. Não tenho dúvidas que esta foi a melhor opção. O grupo é muito bom e o técnico excelente", afirmou Maranhão, que em Junho assinou contrato válido por uma época com os vimaranenses.
As declarações do jogador do Vitória não caíram bem em Braga. Fonte do clube arsenalista deu conta que o Sporting de Braga recusou contratar o atleta, apesar de ter sido oferecido.

"Maranhão foi repetidamente oferecido pelo seu empresário que nos disse que o sonho do jogador era actuar na Liga dos Campeões. Perante tamanha insistência foi, de facto, um nome analisado e prontamente recusado pela estrutura profissional do clube", referiu uma fonte do Sporting de Braga.

À margem da polémica, Maranhão afirma-se pronto para voltar a ajudar a equipa: "Estou disponível e já posso ser utilizado. Espero dar uma sequência ao bom futebol e aos golos que marquei anteriormente", apontou o futebolista, na ante-visão do jogo com o Braga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Agostinho Oliveira é reforço

Nem só de jogadores se está a reforçar a SAD minhota. Agostinho Oliveira será o próximo a assinar, embora para trabalhar na área da formação. O ex-adjunto de Carlos Queiroz e, em várias situações transitórias seleccionador nacional, está assegurado, ainda que só nos próximos dias seja oficializado. Agostinho Oliveira será director-técnico, função que estará debaixo da alçada de Fernando Couto. E sem desvirtuar a paixão, uma vez que o treinador é natural de Póvoa de Lanhoso, bem próximo de Braga e jogou no clube 17 anos.

A contratação de Agostinho Oliveira não é mais do que a concretização de uma das promessas feitas por altura da reeleição: reforçar a aposta na formação, dotá-la de pessoas mais capazes e potencializar os jovens talentos de forma a que outros como Orlando Sá, Guilherme ou Aníbal (exemplos mais recentes) possam emergir e explodir na equipa principal de forma constante.

Agostinho Oliveira não extingue qualquer função anteriormente criada. Micael Sequeira, Carlos Mangas e Bruno Tiago, por exemplo, vão manter-se a trabalhar. A única diferença é que passa a ser ele a responder directamente a António Salvador e a fazer a ligação directa entre o futebol juvenil e o profissional. Além disso, o ex-membro da Federação Portuguesa de Futebol, terá em mãos outros dossiês particularmente relevantes. Desde logo a planificação de uma Academia, que vai avançar nos próximos meses, uma vez que até a Câmara Municipal de Braga já se mostrou receptiva a ajudar. Depois, o possível regresso de uma equipa B, modelo que serviu o Braga durante vários anos e dos quais se retiraram grandes figuras como Eduardo, Paulo Jorge, Edinho, Ricardo Rocha ou Diego Costa. A hipótese está em estudo e avançará caso os regulamentos mudem e permitam a subida de equipas B à Liga de Honra.

Com 63 anos e muita experiência internacional, Agostinho Oliveira é também, para o Braga, a pessoa indicada para estabelecer protocolos e parcerias com outros clubes, grandes e pequenos, ao nível da formação.


Outros rostos da formação

Carlos Mangas actua mais no terreno

Carlos Mangas foi recrutado interinamente para substituir Luís Martins aquando da saída de Carlos Freitas. Mangas continuará a ser coordenador do futebol juvenil e mantém funções, mas passa a trabalhar numa hierarquia inferior a Agostinho Oliveira. Carlos Mangas tem um conhecimento de causa maior do que o novo "reforço", por privar com treinadores e jogadores actuais há mais tempo.

Mangas será o primeiro a actuar e a prestar apoio a qualquer dos escalões - desde as escolinhas aos juniores - por ser aquele que mais próximo das equipas estará no terreno. Na prática, será um operacional também com palavra quando tocar a decidir projectos mais importantes.

Micael Sequeira lidera a prospecção global

Quando Micael Sequeira foi contratado - poucos dias depois de ter sido despedido do cargo de treinador principal do Aves - ficaram algumas dúvidas sobre as funções que iria assumir. É verdade que Sequeira trabalha com a formação, mas não de uma forma específica e apenas porque a prospecção que faz é globalizada a todos os escalões.

Ou seja, o bracarense é o chefe do gabinete de prospecção e substituiu Paulo Menezes. Faz prospecção de jogadores em todo o mundo, especialmente para os seniores, mas também, se a oportunidade assim o ditar, escalões não profissionais. No início da próxima época surgirão os frutos destas observações.

Bruno Tiago virado para o clube-satélite

As funções de Bruno Tiago são transversais. O ex-jogador trabalha debaixo da alçada de Fernando Couto nos assuntos que mais relevantes forem em determinado momento, o que significa que tão depressa está junto do plantel principal, como está junto da formação, especialmente das equipas mais próximas dos seniores.

Talvez por isso esteja, neste momento, mais virado para o Vizela, clube-satélite que acompanha regularmente, na tentativa de projecção de "rookies" para a equipa principal.

Noutras circunstâncias, Bruno Tiago também faz observação de talentos bem identificados e elabora relatórios para que a SAD se pronuncie.


Keita
"Taça da Liga é um objectivo"

Keita deve manter a titularidade contra o Guimarães, mas não porque Domingos Paciência vá fazer poupanças e antes porque o senegalês é agora primeira opção. Por isso, o esclarecimento que se impõe e que passou a ser oficial: o jogador vai continuar no plantel e não será emprestado ao Olhanense. "Claro que quero continuar", respondeu entre muitos sorrisos, alguém que trabalhou durante cinco meses sem merecer uma oportunidade, mas que marcou na primeira vez que foi titular. "São opções técnicas. O treinador é que sabe. Quem está a jogar está a fazer uma boa época", afirma, timidamente, reportando-se a Lima e Matheus.

Agora mais motivado, Keita quer ganhar ao Guimarães para conquistar a Taça da Liga. "Esta prova é um objectivo do clube", confirmou. Depois da derrota com o Benfica, para a Taça de Portugal, esta é a única oportunidade de o Braga conquistar um troféu este ano. "A Taça de Portugal também era importante, mas infelizmente perdemos. Agora olhamos para a Taça da Liga", lamentou.

No jogo do campeonato, o Guimarães venceu o Braga depois de ter estado a perder, num jogo muito polémico dentro e fora do campo. "Todos sabem que vai ser difícil, mas jogamos sempre para ganhar", atirou. "Este confronto é sempre especial, é um grande dérbi", termina, com os mesmos sorrisos com que iniciou. O tempo para Keita é mesmo de felicidade.


Peña no Caracas

Ainda não é adquirido, mas o Braga já sabe que o FC Caracas está interessado em Peña e que o médio-ofensivo quer ficar pela Venezuela. Pouco utilizado no Portimonense, o médio-ofensivo procura uma solução imediata que lhe garanta minutos, pois sabe que disso depende a presença na Copa America de Julho, ao serviço da sua selecção.

O Caracas aparece então como um candidato fortíssimo. Está a apenas um ponto do líder, jogará a Taça Libertadores e tem fama de bom pagador, ao contrário do Estudiantes de Mérida, clube onde Peña se formou.



Rodriguez e Matheus aptos para a operação Guimarães

Foi apenas de dois dias, tal como estava previsto, o atraso de Rodriguez e Matheus. A dupla já trabalhou ontem e entra nas contas de Domingos Paciência para o jogo com o Guimarães. O peruano é um reforço de peso, pois Moisés ainda está indisponível.


Salvador chegou aos 40 e também ofereceu prenda

António Salvador completou ontem 40 anos, mas à semelhança de Pinto da Costa - renovou com Villas-Boas - preferiu oferecer um presente aos sócios e não recebê-lo. Agostinho Oliveira pode ser visto dessa forma. Salvador está à frente do Braga desde os 33 anos.



Keita e Diego foram à creche de Braga

Keita e Diego deram autógrafos e sorrisos às crianças da Creche de Braga, em Palmeira entre o som dos tambores. O segundo até ofereceu uma camisola oficial ao aluno João Reis.


O JOGO

JotaCC

Paulo Jorge

"Contrato muito mais vantajoso" em Chipre

Passou 11 temporadas ao serviço do Sp. Braga. Tinha contrato. Mas no final da temporada de 2008-09, o seu agente apareceu-lhe com uma proposta tentadora de Chipre. Aceitou. "Sem o meu empresário, não teria sido possível conseguir um contrato que é muito mais vantajoso que aquele que tinha em Braga", explica o defesa-central de 30 anos. Paulo Jorge considera que um bom agente é indispensável para a carreira de um futebolista e é fundamental numa altura em que os clubes portugueses fecham as portas aos jogadores nacionais. "Temos excelentes empresários, com uma visão alargada, que permitem que muitos futebolistas que correm o risco de cair no esquecimento acabem por ser colocados em clubes estrangeiros onde têm oportunidade de mostrar o seu valor", sublinha o atleta, adiantando que sem os empresários a vida de muitos futebolistas portugueses seria bem mais complicada.


PUBLICO

JotaCC

Ex-adjunto de Carlos Queiroz é o novo director técnico da formação do Sp. Braga
Agostinho é reforço

Agostinho Oliveira vai regressar ao Sp. Braga, agora como director técnico da formação. O ex-adjunto de Carlos Queiroz na selecção nacional foi contratado para coordenar todos os escalões jovens do emblema minhoto.

A direcção do Sp. Braga tem planos ambiciosos para a formação, que prevêem a criação de uma academia e uma rede de 'olheiros' especializados na detecção de talentos precoces. A escolha de Agostinho Oliveira, antigo jogador do Sp. Braga, deve-se à vasta experiência do técnico de 63 anos como quadro da Federação Portuguesa de Futebol, onde orientou todas as selecções portuguesas, liderando nos últimos meses os sub-23.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Para liderar a formação


Sporting de Braga aposta em Agostinho Oliveira


Ex-«adjunto» de Carlos Queiroz na seleção é o preferido de António Salvador e o contrato pode ser fechado esta semana.

O Sporting de Braga deverá apostar em Agostinho Oliveira para liderar o projeto do clube que visa melhorar a sua formação. O ex-«adjunto» de Carlos Queiroz na seleção portuguesa é o preferido de António Salvador para o cargo e os contactos já estarão em fase adiantada, sendo previsível que o acordo seja confirmado até ao final da semana.
Recorde-se que o presidente dos «arsenalistas» apontou a formação como estando no topo das suas prioridade para os próximos três anos, sonhando com a construção de uma Academia que vise potenciar as camadas jovens do Sporting de Braga. A construção da Académica deverá mesmo ser uma realidade, até porque Mesquita Machado, presidente da autarquia, já se disponibilizou para ajudar, e é neste cenário que entra Agostinho Oliveira. O ex-selecionador sub-21 é um homem muito experiente no que toca à formação, já que durante os anos que esteve ao serviço da FPF esteve quase sempre ligado às seleções jovens.
Em Setembro, o técnico natural da Póvoa do Lanhoso não viu a sua ligação à FPF renovada depois de ter ficado interinamente à frente da seleção principal, dada a suspensão e posterior dispensa do então selecionador, Carlos Queiroz.

Agora no Sp. Braga. Poucos tempo depois de ter sido afastado da FPF, Agostinho Oliveira prepara-se para um novo projeto



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Marco Ramos chegará a custo zero

Defesa do Lens é mais um negócio de ocasião para um SC Braga atento ao mercado.

O reforço para o lado esquerdo da defesa do SC Braga não implicará, afinal, custos para os cofres da SAD, para além daqueles que decorrem de uma negociação com um jogador que chega com estatuto livre.

Essa será a cereja no topo do bolo no processo de aquisição de Marco Ramos, defesa ainda vinculado ao Lens, que procurará nos próximos dias rescindir amigavelmente com o emblema da Ligue 1.


Fernando Alexandre fica em definitivo

Médio defensivo entra nas negociações da transferência de Vinícius para o SC Braga.

O Olhanense prepara-se para ficar com a totalidade do passe de Fernando Alexandre que se encontra emprestado pelos bracarenses, uma vez que Keita que estava inicialmente englobado na transferência de Vinícius para Braga, não rumará a Olhão.


A BOLA

JotaCC

Braga diz que Maranhão sonharia jogar na Champions

A resposta a Maranhão foi célere. Fonte oficial do Braga nega que o clube lhe tenha feito qualquer proposta, uma vez que o jogador nunca interessou. "O jogador Maranhão foi repetidamente oferecido pelo seu empresário. Perante tamanha insistência foi, de facto, um nome analisado e prontamente recusado pela estrutura profissional do clube", disse. A mesma fonte avança ainda que "o empresário chegou a dizer que o sonho do avançado era jogar a Liga dos Campeões ao serviço do Braga."


O JOGO

JotaCC

Vinícius faz trabalho de campo

Vinícius, primeiro reforço de Inverno do SC Braga, já integra normalmente os trabalhos da equipa. O jogador contratado ao Olhanense esteve nas últimas semanas em tratamento a uma rotura, lesão que está praticamente curada.

Na sessão realizada à porta fechada, Domingos voltou a afinar o onze que vai defrontar o V. Guimarães na Taça da Liga, no próximo dia 3, no Estádio Axa.

Rodriguez está plenamente integrado na dinâmica da equipa e em condições de alinhar no derby. O peruano viu o quinto cartão amarelo na partida com a Académica, castigo que terá de ser cumprido frente ao Sporting, na 15.ª ronda da Liga Zon Sagres.

Custódio, castigado, é carta fora do baralho. Em trabalho condicionado mantêm-se Moisés, Elderson, Vandinho e Lima.


A BOLA