News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/12

Started by JotaCC, 24 de December de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: "Recolocar o Sp. Braga no lugar que merece"



2011 será um ano de mais ambições. Com a missão de recolocar o Sp. Braga no lugar que tem ocupado nos últimos tempos. Na mensagem de Natal do presidente do clube arsenalista aos associados, António Salvador agradece o empenho sempre demonstrado pelos sócios no crescimento do clube - apoio e afecto que considera determinante "para a consolidação do nosso símbolo" - e aponta o caminho para o novo ano que se avizinha.

"Em 2011, iremos deparar-nos com novos objectivos e mais ambições, com a certeza que iremos continuar juntos na divulgação do nosso clube, abraçados a uma causa comum que apenas visa um único objectivo - fazer do Sp. Braga um clube cada vez maior, mais forte, mais ambicioso e, principalmente, mais respeitado no panorama futebolístico nacional e internacional".

António Salvador lembra que, no futebol, "há a consciência colectiva que temos de galgar posições e entrar na rota do sucesso que tem pautado o nosso caminho". Por isso, deixa a garantia: "em conjunto, tudo iremos fazer para recolocar o Sp. Braga no lugar que merece e que tem ocupado nos últimos tempos. Um sucesso que continuará a ser partilhado por todas as modalidades amadoras, que têm dignificado e elevado o nome do clube em Portugal e no estrangeiro".

O presidente aproveitou o momento para reforçar a mensagem aos sócios: "todos juntos cada vez seremos mais fortes".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ataque a Ukra em marcha

Domingos Paciência gosta de Ukra, a SAD bracarense tem interesse em acolhê-lo e o ataque a este novo alvo já começou. Nos últimos dias, o Braga pediu formalmente o jogador ao FC Porto, mas a resposta do líder do campeonato foi evasiva. Recusa? Não se pode falar disso. A situação de Ukra está ainda muito indefinida e os interessados acumulam-se, entre clubes portugueses e estrangeiros. Numa fase tão inicial do mercado de Inverno (oficialmente só abre a 2 de Janeiro) o FC Porto não se pode comprometer. Desde logo e principalmente porque, apesar de possível, a saída do extremo não é um facto consumado. André Villas-Boas já disse até que conta com ele para segunda metade da época, embora tenha mostrado compreensão a propósito da vontade de Ukra jogar. Depois, porque, a concretizar-se, todas as possibilidades terão de ser bem ponderadas na conjugação do interesse de clube e jogador. Se decidir ceder Ukra, o FC Porto ganha também uma arma importante para negociar noutros tabuleiros, em situações a curto ou médio prazo que podem interessar. O capítulo financeiro é outra vertente a não esquecer pelo FC Porto. No Verão chegou a apontar-se o Panathinaikos como potencial comprador de Ukra. O Braga não o pode fazer e isso retira-lhe imediatamente trunfos. O empréstimo sim, é uma situação mais viável, mas a SAD bracarense nunca se importaria de o acolher em definitivo, desde que isso não implicasse gastos imediatos exagerados, ou pelo menos fora da órbita do que tem sido praticado por António Salvador.

O Braga pretende um extremo que possa jogar nos dois lados e concorrer directamente com Alan e/ou Paulo César. Sougou, como muitas vezes já foi referido, é uma hipótese que agrada e completamente ao alcance. Mas as recentes notícias que apontam a saída de Ukra do FC Porto em Janeiro abriram uma nova frente de batalha e com pelo menos uma vantagem óbvia: o custo. É que o FC Porto tem interesse em ver jogar Ukra. A Académica não quer perder Sougou.

De qualquer forma, a sinalização está feita e basta para garantir um conversa mais concreta sobre os moldes em que o negócio se pode fazer. Mas só depois do ano virar e de o FC Porto estudar todos os pretendentes (e são imensos) ao concurso do jogador, para eliminar aqueles que não poderão trazer qualquer benefício nem ao clube nem ao atleta. O Braga, claro está, não se enquadra neste nível. Domingos pode, pois, ter esperanças. Quanto à SAD, será tão ou mais persuasiva quanto se confirme a venda de Matheus para acrescentar dois predicados importantes: maior necessidade e mais argumentos financeiros para convencer o FC Porto e o próprio jogador.


Avessos a experiências no mercado de Inverno


A poucos dias de reabrir a janela de transferências, começa a ser cada vez mais evidente que o Braga vai manter a tendência dos últimos anos. Ou seja, retocar o plantel com jogadores de créditos firmados ou com um profundo conhecimento do principal campeonato português, pois a segunda metade da temporada é o período de todas as decisões e não há tempo para fazer experiências. A contratação de Vinícius, que vinha dando nas vistas no Olhanense, ou a transferência praticamente consumada de Sougou (Académica) - um extremo que Domingos Paciência conhece desde os tempos de Leiria (2006/07) -, são as melhores provas dessa tendência, instalada a partir do momento em que António Salvador, famoso por ser um exímio negociador, tomou conta do clube. Dos 25 jogadores contratados durante o mercado de Inverno nas sete temporadas mais recentes, 15 jogavam em Portugal ou haviam passado recentemente pela liga.

A última época é o exemplo mais gritante desta tendência. Apesar de Luis Aguiar (Dínamo de Moscovo) e Rafael Bastos (Consadole Sapporo) terem sido recrutados a clubes estrangeiros, ambos já haviam passado por Portugal - o uruguaio por Estrela da Amadora, Académica e Braga; o brasileiro pelo Nacional. Todos os outros jogadores - Miguel Garcia (Olhanense), Renteria (FC Porto) e Olberdam (Marítimo) - tinham jogado a primeira metade da temporada no campeonato.

Curiosamente, foram os jogadores com menor conhecimento do campeonato português que mais depressa fizeram as malas. O israelita Bachar ou os brasileiros Bruno Silva e Wellington são os principais exemplos, embora também se possa recordar o sul-coreano Kim.


Rodriguez e Matheus entre os "achados"


O mês de Janeiro já rendeu ao Braga alguns jogadores que acabariam por fazer carreira no clube e ajudá-lo a conquistar o histórico segundo lugar no campeonato. Madrid (2004/05), Matheus (2005/06) e Rodriguez (2006/07) são os principais exemplos, e os últimos dois até podem permitir aos arsenalistas encaixar uma boa quantia de dinheiro durante este período de transferências, já que é vontade da SAD presidido por António Salvador negociá-los.



Salvador deseja um clube mais respeitado


"Galgar posições e entrar na rota do sucesso" são os desejos para o próximo ano de António Salvador, que ontem divulgou a habitual mensagem de natal a sócios e adeptos do Braga. O presidente arsenalista fez questão de agradecer "o empenho sempre demonstrado" por todos no crescimento que o emblema da cidade dos Arcebispos registou e apelou à união num ano especialmente complicado. "Em 2011, iremos deparar-nos com novos objectivos e ambições, com a certeza que iremos continuar juntos na divulgação do nosso Clube, abraçados a uma causa comum que apenas visa um único objectivo - fazer do Braga um clube cada vez maior, mais forte, mais ambicioso e, principalmente, mais respeitado no panorama futebolístico nacional e internacional", lia-se ainda na nota.



Três jogadores em risco de castigo


O próximo jogo do Braga na Liga terá ser de encarado com cuidado por Vandinho, Sílvio e Leandro Salino  se quiserem participar no primeiro encontro da segunda volta, com o Portimonense. Os três jogadores já foram admoestados com quatro cartões amarelos e da próxima vez que foram punidos já sabem que terão de cumprir castigo. Em sentido encontra-se Rodriguez, uma vez que o peruano já completou uma sequência cinco amarelos e não jogará em Alvalade.


Arsenalistas no arranque da segunda volta


À semelhança do que sucedeu na primeira volta, o Braga será um dos primeiros clubes a entrar em acção na segunda. O encontro Portimonense-Braga foi marcado para sexta-feira (14 de Janeiro), seis dias depois da equipa de Domingos Paciência se deslocar a Alvalade para defrontar o Sporting, na jornada que encerrará oficialmente a primeira volta do campeonato. Recorde-se que em Agosto, em véspera de defrontar o Sevilha, os bracarenses derrotaram os homens de Portimão por 3-1, com golos de Matheus, Paulo César e Leandro Salino - Elias facturou para os visitantes.



O JOGO

david

                                 Lateral-esquerdo comunitário a caminho

Por António Casanova

Elderson, decididamente, não chega para as encomendas e Domingos Paciência prepara-se para ver os quadros bracarenses reforçados com mais um lateral-esquerdo, durante a reabertura do mercado de transferências.

A aquisição de um novo defesa é considerado absolutamente prioritário pelos responsáveis arsenalistas e nem as festas natalícias interromperam a procura de um concorrente efectivo para o jovem internacional nigeriano.

A obrigatoriedade de recolocar o Sporting de Braga na rota do sucesso e no topo da classificação - chegar aos primeiros quatro lugares é a meta - dita a aposta num maior equilíbrio do plantel e a asa esquerda era claramente das mais deficitárias do conjunto minhoto. A prova disso mesmo esteve na aposta feita pelo técnico em Sílvio, com o habitual lateral-direito a ser, em diversas ocasiões, transferido para o lado oposto, no intuito de tapar um buraco detectado à vista desarmada, consequência também de alguma inexperiência e dos verdes anos de Elderson.

Mais: depois da aposta falhada em Eduardo (há muito que o brasileiro não mora em Braga), os bracarenses não querem voltar a correr riscos e a busca do desejado reforço para o sector mais recuado da equipa, além de estar a ser destacadamente intensificada, parece direccionada para o mercado europeu. A aposta recairá, preferencialmente, num defesa com estatuto comunitário.

A BOLA sabe também que o Braga tem todo o interesse em concretizar o negócio até final deste ano ou, na pior das hipóteses, na primeira semana de 2011.

Leia mais na edição impressa de A BOLA

JotaCC

«O meu Natal é sorriso dos meus filhos» - Domingos Paciência

Domingos Paciência passa este Natal em casa, no Porto. «E com a melhor companhia do mundo, a família», diz o treinador do SC Braga.

«É um lugar comum afirmar isto, mas é a mais pura verdade. Valorizamos a família todos os dias, fazemos tudo a pensar nos nossos e quando chega o Natal, os sentimentos são ainda mais fortes, mais especiais. É essa a magia desta quadra», desenvolve.

«O meu Natal é sentir a alegria dos meus filhos, é ver sorrisos nos rostos deles e desejar, também, que todas as crianças, mas todas mesmo, um dia, possam ser felizes», partilha o técnico.

A BOLA

JotaCC

Um milhão por época
jorge mendes está a negociar matheus
   

Não se pode falar de Euromilhões, mas é a prenda de Natal mais desejada por tantos e tantos jogadores. Matheus está prestes a assinar o contrato de uma vida e, tudo indica, vai auferir um milhão de euros por ano. A proposta dos ucranianos do Dnipro é válida por três temporadas e a mais vantajosa em termos financeiros. Neste momento, só falta o Sp. Braga aceitar os cerca de 3 milhões de euros que oferece a equipa orientada pelo espanhol Juande Ramos. Recorde-se que o veloz esquerdino tem uma cláusula de rescisão cifrada em 5 milhões de euros, mas por estar em final de contrato os responsáveis arsenalistas não estão em condições de fazer grandes exigências.

Para desbloquear este negócio entrou em cena o todo-poderoso Jorge Mendes. O empresário de Cristiano Ronaldo está a "ajudar" António Salvador a rechear os cofres da SAD com a venda de um jogador que em janeiro de 2006 chegou quase a custo zero oriundo do Marco.

Há muito que Matheus é alvo de cobiça, mas agora urge negociá-lo e já nem por Braga se esconde o desejo que a transferência se concretize. O Cluj foi o primeiro clube a avançar com uma proposta concreta, ofereceu ao brasileiro 600 mil euros por época, só que este declinou a oferta alegando que o campeonato romeno tinha pouca visibilidade e, ao mesmo tempo, mostrou-se confiante de que iriam surgir contratos mais chorudos. Recentemente foi a vez de o CSKA de Moscovo entrar em cena e o Dnipro contra-atacou, não hesitando em abrir os cordões à bolsa...

Esticar a corda

O representante legal do ainda avançado dos minhotos chama-se Danko Dikic e, como é normal nestas situações, abriu todas as portas possíveis e imaginárias quando confrontado sobre a reabertura de mercado. "O Matheus não dá preferência a nenhum clube ou campeonato. Sem falar de nomes, posso dizer que ele também já recebeu abordagens da Alemanha, Turquia e Espanha", afirmou o empresário croata que, no balneário do Sp. Braga, também representa o central Rodríguez, curiosamente outro elemento em final de contrato e que a SAD espera rentabilizar na reabertura de mercado em janeiro.

Mas o caso do momento é mesmo Matheus. O brasileiro nem sequer viajou para o país natal neste período de férias para resolver a sua situação. As reuniões têm-se multiplicado, mas a que Record noticiou em novembro com o Dnipro pode vir a revelar-se a mais proveitosa e... acertada.

Intermediário. Como já foi referido, Jorge Mendes está a ajudar no negócio, mesmo não sendo o empresário de Matheus. Um cenário idêntico passou-se em Guimarães quando Bebé se transferiu para o Manchester.

RECORD

JotaCC

António Salvador expressa os votos de ambição maior para 2011, na mensagem de natal dirigida aos sócios do Sporting de Braga

Mensagem de António Salvador aos sócios do Sporting de Braga:

Caro associado,


Numa altura tão importante, é fundamental reforçar os laços que nos unem a um símbolo, a uma causa e a uma identidade muito própria que é ser do Sporting Clube de Braga, destacando e agradecendo o empenho sempre demonstrado no crescimento do nosso Clube. Para si, que ao longo de todo o ano contribuiu, com o seu afecto, apoio e entusiasmo, para o crescimento e consolidação do nosso símbolo, o meu muito obrigado.



Em 2011, iremos deparar-nos com novos objectivos e mais ambições, com a certeza que iremos continuar juntos na divulgação do nosso Clube, abraçados a uma causa comum que apenas visa um único objectivo - fazer do Sporting Clube de Braga um Clube cada vez maior, mais forte, mais ambicioso e, principalmente, mais respeitado no panorama futebolístico nacional e internacional.



No Futebol, há a consciência colectiva que temos de galgar posições e entrar na rota do sucesso que tem pautado o nosso caminho, sendo certo que, em conjunto, tudo iremos fazer para recolocar o SC Braga no lugar que merece e que tem ocupado nos últimos tempos. Um sucesso que continuará a ser partilhado por todas as Modalidades (ditas) Amadoras, que têm dignificado e elevado o nome do nosso Clube em Portugal e no estrangeiro.



Deixo ainda uma palavra de agradecimento e encorajamento aos nossos (cada vez mais) sócios, reforçando a mensagem que todos juntos cada vez seremos mais fortes.


Boas Festas e um 2011 recheado de sucesso,


O Presidente do Conselho de Administração


António Salvador Rodrigues

ANTENA MINHO

JotaCC

«Com um friozinho de... Natal», diz Moisés

Portugal está no coração do defesa e o brasileiro do SC Braga escolhe o nosso país para atravessar a quadra.

«Até faz um friozinho que ajuda a sentir ainda mais o espírito do Natal», afirma o central, mais habituado a regressar a casa nesta celebração.

«Este ano escolhi não ir ao Brasil. Vai ser um Natal muito diferente mas será alegre, porque estarei igualmente com a minha família, e se tudo correr bem, até os meus irmãos vão chegar a tempo de fazermos a festa juntos», ilustra o futebolista.

«No Brasil, e na minha região, o peru é o prato principal da ceia de Natal, mas também não vou dispensar um bom bacalhau, até para cumprir essa tradição bem portuguesa. Acima de tudo, o importante, nesta quadra, é pensar nos outros e ver de que forma podemos ajudar os outros a serem mais felizes», conclui o bracarense.


A BOLA