News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Academia do S. C. Braga: uma reflexão.

Started by Zé, 05 de November de 2007, 19:39

Previous topic - Next topic


Academia do S. C. Braga: uma reflexão.
(parte I)

O presidente do SCB, António Salvador, informou a intenção de construir uma academia. Antes de iniciar esta análise, uma dúvida: que tipo de infra-estrutura é uma "Academia"? Um espaço com zonas de treino, com zonas de lazer, e outras zonas abertas ao público;  ou um espaço, melhor dizendo, um complexo destinado exclusivamente ao SCB, desde os escalões de formação até ao futebol profissional.
Seja qual for o tipo de infra-estrutura, acho consensual que o SCB irá ter melhores condições de trabalho. Muitas das lacunas existentes na formação e mesmo nos AA, serão eliminadas. A par das melhorias evidentes a nível do treino, o SCB  irá crescer também a nível de património, lacuna essa, muitas vezes enumerada, como indicador do crescimento de um clube.
Todavia, apesar de todas a vantagens, uma questão se levanta: o financiamento. Quanto custará? Será que o clube poderá suportar os custos de aquisição de terrenos, de construção e de manutenção da mesma? Eis, na minha opinião o busílis da questão. A minha opinião irá pender(a favor ou contra) mediante o custo da Academia. Se, eventualmente, a aquisição de terrenos e construção da Academia significar um desvio significativo de verbas e, posteriormente, um acréscimo de custos com a manutenção, digo peremptoriamente que sou contra tal projecto. Se eventualmente os custos de aquisição dos terrenos e a construção da mesma forem compartilhados por outra instituição, leia-se CMB, assim como os custos de manutenção serem no futuro suportados por equipamentos de turismo, então a minha opinião será a favor da construção da mesma. A minha maior preocupação é o sucedido ao Boavista com a construção do novo estádio. Apesar de haver ajudas de vária índole, os custos com o estádio são(também) uma consequência da actual fragilidade financeira do Boavista... Eis uma situação que jamais desejaria ver no SCB.
Como facilmente chegaram à conclusão, o custo, influencia a minha opinião em relação à Academia. Se o custo é a chave da questão, logo tem a palavra a CMB, como a entidade que poderá proporcionar ou não este equipamento desportivo.
Algumas vozes se levantam contra eventuais apoios da CMB ao SCB... os argumentos são vários e, penso, que devem ser tidos em conta. Contudo, na minha opinião, o facto do SCB dispor de uma Academia acabará por beneficiar a cidade de Braga, assim, acho que a CMB deve comparticipar nos custos da mesma. O SCB é por excelência o maior clube da região, possibilitando assim a prática desportiva a centenas, talvez milhares, de habitantes da nossa cidade. A CMB, por falta de Know-how , delega, e muito bem, essa tarefa, que é sua, ao SCB. Repito, a facultação da pratica desportiva aos habitantes de Braga é uma obrigação da CMB e não do clube SCB. Além deste pormenor importante, o SCB será a única, ou das poucas, instituições, que possibilita o desporto de competição ao mais alto nível, aspecto esse que a CMB mesmo que quisesse não poderia facultar, se me fiz entender. Portanto, na minha opinião, a CMB tem obrigações para com o SCB que extravasam os 300 mil euros do protocolo.
Além do importante aspecto supra citado, as melhorias das condições de trabalho dos vários escalões, com a consequente deslocamento para o novo espaço, irá libertar alguns equipamentos desportivos que são actualmente utilizados pelo SCB  para o uso de algumas agremiações e população em geral.
Outro aspecto é a projecção da imagem da cidade que poderá estar inerente ao crescimento do clube. As consequências para a cidade de um clube maior serão de vária índole. O SCB projecta o nome da cidade além fronteiras... quando me lembro que há cidades e regiões a gastar fortunas na projecção das mesmas, acho que o SCB o faz bem mais barato. Como sabemos, o futebol tem tempo de antena e destaque no mundo inteiro. Algum de nós saberia que existe uma cidade em Espanha chamada de VillaReal se não fosse o futebol?
Desde a criação de riqueza que o futebol e outras modalidades podem proporcionar a várias áreas económicas, até a aspectos como o orgulho colectivo, um SCB grande e forte acabará por beneficiar a nossa cidade por inteiro.
O SCB é um clube que é importante para a cidade não só desportivamente, mas também económica, cultural e socialmente.


ps- tive dúvidas onde colocar este texto uma vez que pretende abordar várias vetentes. se os moderadores acharem que deve ser incluído num outro tópic entetanto aberto...faça favor!
Força Gverreiros

Nuno À-Braga


TRINCADO

Boa análise Zé. Acrescento que o Braga deverá criar condições para os jovens estudarem na academia, e quem tiver negativas é expulso. A formação intelectual e cívica dos jovens fará deles, muito mais facilmente, grandes jogadores. Parece-me que isto é importante.

JotaCC

Uma academia para um clube é um complemento importante para a formação, captação e estagios de outras equipas pode trazer muitas vantagens não só para o clube como para a cidade, pode cativar esta miudagem a gostarem mais do BRAGA ao irem para a academia, agora é necessario uma bom gestão e markting.

PARTE II



Desconheço por completo se o SCB vai ter ou não uma Academia, ou se eventualmente a CMB vai comparticipar na construção da mesma, pois julgo ser a única forma de não comprometer definitivamente o futuro do clube.
Tenho consciência que caso a CMB comparticipar neste projecto, o SCB vai, finalmente, encurtar distâncias em relação aos ditos "grandes". À primeira vista, pode parecer que será ética e moralmente reprovável um clube crescer em infra-estruturas com dinheiro dos contribuintes. Pelas razões atrás expostas, rebato estes argumentos, e julgo que tal não acontece com muitos casos por esse Portugal fora, onde clubes são beneficiados, sem critérios, com milhões e milhões de euros.
Há clubes que recebem ajudas das respectivas Câmaras. Algumas ajudas são singelas, outras mais significativas.
Muitos argumentam que a CMB já "deu" um estádio ao SCB. E o que aconteceu com o Leiria? E a Académica? E o Beira Mar? E com o Guimarães, em que  a CMG financia uma infra-estrutura que é pertença do clube.

Clubes promotores de estádios, como é o exemplo do SLB, SCP, FCP e BFC receberam ajudas de milhões e milhões de euros de subsídios declarados e outros camuflados para financiar o custo dos mesmos. O que isto quer dizer? Quer dizer melhores jogadores, melhores plantéis, por outras palavras... títulos.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=105353&idCanal=90

http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=295563

Como podem comprovar, as minhas palavras não são vãs. Se existem clubes que hoje são "grandes", só o são porque tiveram ao longo dos tempos injecções de "capital" que lhes permitiram viver sem rigor e em absoluta opulência. Se não fosse assim, o descalabro seria inevitável.

A par destes clubes, os ditos grandes, que foram, e são, altamente beneficiados, lembro-me por exemplo do Belenenses, que ficou fora do Euro 2004, receber um subsídio da CMB na ordem dos 7,5 milhões de euros. Por quê? Porque se os outros tiveram, também tinham direito a "mama"... quem pagou foi a CML.

Quando se fala de subsídios, não podemos esquecer, naturalmente, a Madeira. O Governo Regional da Madeira, ao longo dos anos subsidiou os clubes regionais sem regras. Se agora as ajudas continuam a existir, mas enquadradas num protocolo entre o IDRAM(Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira), o que equivale a subsídios para clubes da Bwin na ordem dos 2,3 milhões de euros anuais, mais ajudas relativas à insularidade, nomeadamente alojamento e deslocações, no passado, os valores eram simplesmente astronómicos. A título de exemplo, em 2005 o GR Madeira subsidiou clubes e associações desportivas em 23 milhões de euros. O total acumulado entre 2001 e 2005, foi... (aceitam-se apostas, vamos lá amigos)... foi de 131 milhões de euros.

A propósito... já que estamos a falar de academias, centros de estágios ou lá como queiram chamar... O FCP tem um centro de estágio, certo?
Sabem os contornos do negócio?
Então é assim...
O FCP tem um centro de estágios que custou 16 milhões de euros. Como o local do centro de estágio é em Gaia, a CMG concebeu uma fundação para gerir o espaço. Até aqui tudo bem... não fosse que o empréstimo de 16 milhões de euros esteja a ser pago pela autarquia de Gaia, o conselho de administração da fundação, ser composto maioritariamente por elementos do FCP e o FCP pagar uma renda mensal de 500 euros.
Força Gverreiros

ric

Eu , por mim, deixava que Salvador apresentasse os contornos do que quer ( e deve fazê-lo brevemente ,,,) para que possamos discutir com mais pormenor a questão. O que o Zé nos acrescenta são algumas ideias e opiniões válidas bem reflectidas. No entanto, como sempre disse , é um pouco "chover no molhado" falar disto sem qq pormenor em concreto. Reparem que AS disse recentemente que  nada está definido. Nem sequer o local.
No post que coloquei sobre "os 7 trabalhos de Salvador" o primeiro trabalho é este precisamente: aclarar esta "academia". Depois partiriamos para a sua discussão particularizada. E até pq esta acção terá que ser ratificada em AG pois, segundo julgo, será obra do SCB e não da SAD.

Sinceramente queria comentar 2 ou 3 coisas mas...para já é chover no molhado...

Olho Vivo

As ideias do Zé merecem um comentário detalhado que deixarei para mais tarde. Apenas uma observação. É (muito) pertinente a denúncia dos apoios públicos concedidos aos três metralhas (em particular), o que ajuda a desmistificar a ideia constantemente veiculada nos media de que há um apoio público aos clubes profissionais de futebol, sob o patrocínio de algumas câmaras municipais, que é ilegítimo e imoral porque (subentende-se) em relação à metralhada ou não existe esse apoio público ou ele merece outra legitimidade.

Mas isso não invalida que seja necessário também que, face aos dinheiros públicos afectos anteriormente ao desporto profissional pela Câmara de Braga (nomeadamente com o actual estádio AXA), haja não só a necessidade de que este apoio seja direccionado a fins que de algum modo beneficiem o concelho, mas também a preocupação de expor com clareza aos munícipes o porquê do projecto merecer o apoio público. Repetindo a ideia que já aqui expus variadíssimas vezes, o clube não pode ficar com o odioso destas questões sob pena de grande parte daquela que é a sua base de "recrutamento" (os munícipes de Braga), reagirem com indignação, voltando costas ao clube. Não é, creio eu, o que se pretende...

xpt_nautilus

Sem duvida que estas duvidas sao muito pertinentes. Por norma o adepto do SCBraga é residente no concelho. Para mim seria ideal separar as aguas. A CMBraga nao tem qualquer tipo de obrigação para a construção da Academia do SCBraga. Que utilidade tem realmente para um habitante de Alcochete (Sporting), ou em Gaia (Porto)? Pode usufruir as instalações de uma associação privada? Não tendo a certeza, arrisco num retundo Não. Além do mais face ao avoltado investimento que a CMBraga ja fez no passado, creio que o SCBraga tem obrigatóriamente de começar a ser tornar autonomo da CMBraga. Podemos dar inumeros exemplos opostos ao que estou a dizer, no entanto temos de admitir que nao sao correctos. Mas o que me fez participar neste topico nao é tanto a questao de quem "deve" pagar esta Academia, mas sim será que ele vale assim tanto a pena? Para uma academia ser viavel, tanto financeira como desportivamente, tem de se apostar nos jovens que la sao formados. Agora repare-se na actual politica de contratação de jogadores. 2 GR estrangeiros pagos a peso de ouro e temos um emprestado ao Vitoria que está a dar cartas. Temos um defesa esquerdo que deve receber uma exurbitancia, quando possivelmente teriamos um nos juniores que poderia fazer o mesmo papel ou até mesmo melhor. Recheamos o meio campo com jogadores e nao apostamos seriamente num que pode vir a ter um futuro risonho, Stelvio. Andamos no Brasil a contractar Philco, Lenny, etc quando temos um Joao Pedro, Matheus, que teriam lugar nesta equipa, emprestados. Mais, que me recorde, o ultimo jogador que saiu da cantera que é titular é o Paulo Jorge que ja foi lançado em 2002/03. Ou seja o que quero dizer é que ou se aposta na formaçao e ai valerá a pena investir a serio numa academia ou entao será quase deitar dinheiro para o lixo. Para mim esta é que é a grande questão. Será que as direcções futuras terão esta coragem? Apostar em jogadores com 18/19 anos e po-los a jogar? Sinceramente creio que nao. Atente-se no exemplo do Benfica e do Porto. Têm ambos Academias e quantos jogadores lançaram nestes 2/3 anos?

Se calhar isto seria até outra reflexão.

Olho Vivo

Outra variável a ter em conta na avaliação da necessidade ou não de uma Academia, é o que, a este nível, está a "concorrência" a fazer:


Paredes vai pagar o centro de treinos

PROJECTO SEM CUSTOS CRIADO FORA DA CIDADE DO PORTO

A primeira promessa eleitoral de Joaquim Teixeira tem pernas para andar. Com efeito, o Boavista terá mesmo um centro de treinos em Paredes e a confirmação não poderia vir de fonte mais apropriada: o autarca local. De acordo com Celso Ferreira, "a Câmara está receptiva a arcar com todos os custos da obra".

Assim sendo, o Boavista verá construído em Paredes uma nova casa, com todas as potencialidades para uma equipa de alta competição e simultaneamente para toda a formação. "Não está definida a quantidade de equipamento desportivo que o centro terá, mas estará dotado do melhor, à imagem do que acontecerá na nossa cidade desportiva."

Mais espaços desportivos. Paredes tem também em marcha um projecto de 10 milhões de euros para a edificação de espaços desportivos municipais. Estão previstos um estádio, dois campos de treino sintéticos, duas piscinas, seis courts de ténis e um pavilhão.

A ideia é que o Boavista tenha um espaço semelhante. O projecto ainda não está em marcha. "Existe apenas um acordo de princípio assente num compromisso sério", explica Celso Ferreira. "Vamos abrir o processo e estou convencido que avançaremos até ao final do ano", prosseguiu, na esperança de que no início de 2010 o Boavista já esteja instalado.

E se o clube do Porto tirará as vantagens óbvias de garantir uma estrutura de treino ao nível dos melhores sem nada desembolsar, Paredes também não ficará a perder. "Os benefícios que uma instituição com o prestígio do Boavista pode trazer são imensos. A estrutura pode ajudar na formação desportiva dos jovens de Paredes e noutras situações, como a medicina desportiva, nas quais não estamos tão à vontade.

Além disso, passa a haver condições para a alta competição no concelho e todos os sectores saem beneficiados. Será uma total partilha de recursos", garantiu o presidente da Câmara.

in RECORD


Parece-me igualmente importante ponderar o que se discute neste tópico:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5013.0



A.Castro

Bem não é propiamente uma resposta mt facil de dar....pk nem sequer tenho a noção ou faço ideia de que verbas estaremos a falar...e de que modo é que o clube é prejudicado pelo alargamento do património...
A segunda vertente é k realmente as camadas jovens do sporting de braga necessitam de um lugar fixo para trabalhar...não é como somos obrigados a fazer....andar com a casa as costas....tipo camélias,lomarense, rodovia...
E agora eu gostava de falar acerca das camadas jovens do braga e como estão entregues a pessoas sem ambição e vontade....supostamente um sporting de braga...com as camadas jovens deveria estar a formar um centro de jogadores...deveria ser o clube mais forte da região....mas deveria tb ter olheiros por campos da A.F.Braga...já não digo em todos mas pelo menos nakelas ekipas k na altura estivessem a fazer um bom campeonato..É k realmente sendo o Braga um clube de formação eu pergunto me onde estara o mal de não conseguirmos lançar jovens com frekuencia....ou os crakes tipo C.Ronaldo,Simão,R.Costa, Figo, Quaresma,Nani...e poderia continuar, so existem em Lisboa???E que eu me lembre e peço mil perdões a kem ficar eskecido...nestes ultimos anos o braga alem do stelvio e do ricardo...Quim e Tiago!!!Sendo estes 2 jogadores kuase smp presentes nas convocatórias da seleção nacional...mas k sairam do clube de borla......e dai surgiu uma cadeia de hipermecados....

Saudações braguistas....
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Nuno À-Braga

 Como me dizia um Sábio, aqui do fórum (que não identifico, mas que se pode identificar, se quiser), há uns dias, outra consequência negativa da questão dos preços exorbitantes, é que a questão da ACADEMIA e do PROJECTO e dos NEGÓCIOS MAL CHEIROSOS que pareciam estar em agenda parece... ESQUECIDA!

NÃO VAMOS CAIR NA ESPARRELA de continuarmos a contribuir para que os sócios sejam informados, pois não?
A falta de ética da actuação de quem tem tratado desta questão no SCB é gritante.

ric

Este tópico volta, 3 anos depois a ser pertinente.
por isso o trouxe "á baila"...

guadascbraga

pergunto ,,,,,academia para continuar com a mesma politica de brasileirada,,,,nao obrigada,mas se for para mudar tudo bem -vejam so este ano mandamos esmprestados o pizzi,o guilherme,o yazalde,o felgueiras .etc e ficamos com alguns brasileiros que aviam era de pagar para jogar no nosso clube

ric


eduardo_manulo

Brevemente teremos novidades sobre este tema.
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Duarte

Quote from: eduardo_manulo on 22 de December de 2010, 10:53
Brevemente teremos novidades sobre este tema.
Estará relacionado? Olhem só para esta notícia! Será a academia?

"Outra das propostas que vai ser apreciada é o programa de desenvolvimento desportivo que o Sporting Clube de Braga se propõe implementar nesta época, e que a Câmara deverá comparticipar com 440 mil euros."

http://www.antena-minho.pt/destaques.php?id=591
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com