News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/12

Started by JotaCC, 20 de December de 2010, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga estuda propostas por Matheus

Anunciadas que estão as alterações que o plantel vai sofrer nesta pausa nas competições por causa das festividades, a estrutura do Sp. Braga encontra-se a estudar algumas propostas para a venda do avançado brasileiro Matheus, situação que a concretizar-se (algo que dificilmente não acontecerá) permitirá um bom encaixe financeiro para o clube.

Depois da excelente campanha realizada pelo clube na temporada passada e pelas exibições de Matheus na presente época, são vários os clubes que demonstraram interesse em assegurar os préstimos do avançado, sendo que três deles avançaram mesmo com as propostas que são agora analisadas pela SAD arsenalista.
O interesse dos uncranianos do Dnipro e dos franceses do Lille e do Auxerre faz com que neste momento o jogador represente uma excelente ocasião para o Sp. Braga fazer um novo e aliciante encaixe financeiro.

Matheus é detentor de 40 por cento do seu passe, enquanto o clube detém os restantes 60 por cento, pelo que um negócio, com números dentro do que é pretendido pelas duas portas, será um aliciante difícil de contrariar pelo Sp. Braga que, apesar de tudo, tem a saída do jogador perfeitamente colmatada, uma vez que no plantel constam ainda nomes como Meyong e Keita, para além de Lima, mesmo depois da saída anunciada de Elton.

Além disso, e no que diz respeito a contratações, para além da entrada, já assegurada, de Vinícius, o Sp. Braga já anunciou que vai avançar para mais contratações apenas perante a saída de algum elemento do grupo de trabalho.
Assim, caso Matheus acabe por sair, situação que parece começar a ser inevitável, o clube vai avançar para a contratação de mais um homem para a frente de ataque.
Os negócios estão a ser analisados e agora falta apenas saber se algum deles será concretizado para o Sp. Braga realizar mais um bom encaixe financeiro.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Artur e Marcos anti-reforços

Apesar da insistência em Felipe e da sua titularidade recorrente, o Braga não vai agora ao mercado para o substituir. A confiança em Artur Moraes é total e até Marcos passa a ser uma opção válida. A estrutura técnica rendeu-se à qualidade de Artur Moraes pelas exibições desde que este assumiu o onze. Foi isso, aliás, que também ajudou a acelerar a saída de Felipe, embora essa até já estivesse prevista há muito tempo, pois quando chegou o Braga já sabia que a permanência seria curta. Por isso, não chegará Diego (Setúbal), nem qualquer dos outros nomes ventilados. O Braga não mexe e fecha a baliza com Marcos, Diego e Cristiano.

À partida, Artur seria lançado no jogo da Taça de Portugal, contra o Benfica, mas por lesão de Felipe, entrou mais cedo na equipa. Entretanto fez quatro jogos consecutivos, a equipa só venceu um, mas em todos conseguiu evitar golos. Por isso vai finalmente assumir o estatuto de número 1, afinal aquele com que chegou em Julho, mas que adiou em Agosto quando surgiu a possibilidade de ter Felipe, desde cedo o preferido de Domingos e Salvador mas que não correspondeu minimamente ao que no passado fizeram os antecessores Eduardo ou Paulo Santos.

A melhoria de Marcos também evita uma nova aquisição. O guarda-redes chegou debilitado fisicamente, mas teve seis meses para recuperar e trabalhar duro, de forma a compensar o ano e meio sem ritmo de jogo. Hoje está bem mais capaz e pronto a, na pior das hipóteses, assegurar um banco de qualidade.

Na perspectiva futura, a aquisição de um guardião também parece desnecessária, uma vez que a recuperação de Quim corre melhor do que o previsto. Quim vai voltar a jogar e na Páscoa deve estar a 100%. Não terá tempo de o fazer este ano, mas em 2011/12 será peça chave do plantel. E Marcos tem contrato...


Felipe não estava compenetrado e ainda rendeu compensação

Mais do que os jogos falhados por Felipe, os motivos da libertação do mesmo têm que ver com o facto de os responsáveis, e principalmente alguns colegas, não o sentirem compenetrado com o espírito colectivo. Ou seja, Felipe jogava para si e com objectivos meramente pessoais, não sentindo como outros as derrotas colectivas. Essa situação já desagradava há algum tempo e agravou-se recentemente. E, apesar da total concordância do Braga em relação à sua saída, a SAD ainda foi ressarcida pelo Flamengo, num valor que ronda os 100 mil euros.


Alan considera que Guimarães é acessível


Alan admitiu que "o Braga precisava de uma vitória assim", para começar a recuperação. "Agora é descansar e passar um Natal feliz. Foi a melhor forma de terminar o ano. Este pode ser o jogo da mudança. Mostrámos ser uma grande equipa", frisou, no final da goleada à Académica. "Noutros jogos não temos tido a sorte de marcar. As outras equipas vão lá uma vez e fazem golo", ripostou, garantindo desta forma que a fadiga física nunca pesou e que a atitude competitiva é a mesma. "Às vezes é mesmo sorte", reforçou. Segue-se um Janeiro muito intenso, com Guimarães a abrir. Da mesma forma que ataca a bola, o extremo partiu para cima do rival. "São um adversário acessível. Temos de jogar como com a Académica e ganhar", sorriu. Em Fevereiro, há tempo para estudar o Lech Poznan. "É cedo para pensar na Liga Europa. Foi um bom sorteio", fechou.


Cristian Fabbiani apontado para reforçar ataque


A Imprensa argentina deu ontem conta do interesse do Braga em Cristian Fabbiani, ponta-de-lança do All Boys, que há cerca de um ano já teria estado na mira arsenalista. El Ogro como é conhecido, tem 27 anos e 1,88 metros. É um homem de área, mas este ano ainda não marcou qualquer golo. Em 2007/08 é que brilhou no Cluj, com 11 tentos em 27 partidas.

Lima seguro para rentabilizar apenas em 2011/12

Matheus é para vender e, por isso, Lima vai continuar. Também com interessados no seu concurso, o avançado só sairia se alguém batesse os 4,5 milhões em que está fixada a sua cláusula de rescisão. Como isso parece difícil de acontecer, será Lima a principal referência ofensiva na segunda metade da época. A SAD quer que o ex-belenense continue a valorizar e em Junho pode então transaccioná-lo.

Quinze dias para recuperar quatro jogadores


Elderson, Moisés, Lima e Vandinho devem estar operacionais para o jogo da Taça da Liga, contra o Guimarães, que, atendendo ao sorteio, pode mesmo ser decisivo em relação ao apurado no respectivo grupo. As férias natalícias de uma semana serão aproveitadas pelo quarteto para fazer trabalho suplementar e apresentar-se dia 27 quase recuperado, para então, na última semana, intensificarem processos. O avançado Lima é o único que já trabalha com bola.


O JOGO

JotaCC

Ucrânia chama por Matheus
dnipro oferece 3 milhões e o acordo está para breve

António Salvador e Domingos Paciência já conversaram e a decisão está tomada: Matheus é o avançado que o Sp. Braga vai vender na reabertura de mercado. Lima continua no plantel e será a principal referência ofensiva para atacar a segunda metade da temporada.

As razões são simples de explicar, mas antes importa falar dos contornos de um negócio que pode ser oficializado nos próximos dias. Matheus tem uma cláusula de rescisão de 5 milhões de euros, mas deve ser transferido por cerca de 3 milhões. O Dnipro da Ucrânia, atual 4.º classificado, leva enorme vantagem sobre toda a concorrência e até já tem acordo com o jogador, tendo o nosso jornal noticiado, em primeira mão, uma reunião entre o empresário do avançado e representantes do emblema do Leste europeu, a 27 de novembro, em Espanha. O treinador Juande Ramos quer Matheus para atacar o 2.º lugar, visto que a liderança não deve fugir ao Shakhtar Donetsk, adversário dos arsenalistas na fase de grupos da Liga dos Campeões. No Dnipro, que já se encontra a gozar o habitual período de férias de inverno, apenas regressa à competição em março, atua o antigo central do Benfica Alcides.

A confirmar-se o acordo, Matheus poderá assinar por três temporadas o contrato milionário que tantas vezes assumiu ambicionar. E que até já lhe custou vários dissabores com António Salvador.

Razões. O sonho do brasileiro é apenas uma das razões pelas quais a SAD vai abrir mão dele e segurar Lima. Mas a principal é mesmo o facto de o esquerdino estar em final de contrato e se recusar a renovar. Há muito que o presidente lhe tentou melhorar o salário e prolongar o vínculo, só que levou nega atrás de nega. E é neste contexto que surge outro dos motivos para Matheus sair: as novelas em torno do seu futuro em nada beneficiam a tranquilidade do grupo de trabalho. Quem não se lembra da "guerra" entre Salvador e um antigo empresário do jogador, que até envolveu alegadas ameaças via sms...

Por fim, as questões técnicas. Domingos aprecia a sua velocidade e sentido de baliza, mas em época e meia no banco dos minhotos nunca lhe entregou a titularidade de forma clara. Nos jogos contra adversários teoricamente difíceis, Matheus era importante para o contra-ataque e muitas vezes a equipa até entrava de início sem um ponta-de-lança, mas regra geral, e para jogar em ataque continuado, as escolhas recaem na regularidade de Paulo César, na esquerda, e no faro de golo de Lima (ou Meyong, em 2009/10).

Evidências. Nas entrelinhas, o negócio é dado em Braga como muito provável e há outro facto que merece referência: Matheus não defrontou a Académica, alegadamente por lesão. Mas treinou na manhã seguinte...



Alan: «V. Guimarães é acessível...»
perspetiva arranque do novo ano com um TRIUNFO

A época natalícia costuma a ser marcada por mensagens de solidariedade e amizade, mas no futebol não é fértil em falinhas mansas ou postais de boas-festas. Muito menos quando se avizinha um dérbi. E no Minho o ano de 2011 vai começar a ferver.

"O V. Guimarães é um adversário acessível... Vamos fazer um bom jogo e ganhar com toda a certeza", disparou Alan quando questionado sobre a receção aos rivais minhotos para a ronda inaugural da fase de grupos da Taça da Liga. É no mesmo tom que o extremo aborda o que deseja para a segunda metade da temporada.

"Queremos continuar com exibições como a que fizemos frente à Académica", refere, lançando um breve olhar sobre o passado recente da equipa: "Estamos preparados para fazer bons jogos e somar muitos triunfos. É para isso que estamos a trabalhar e os nossos adeptos merecem. Não considero que os jogos que temos feito a mais esta época tenham afetado o nosso rendimento, mas há várias explicações para ainda não estarmos no topo da tabela: houve jogos em que fizemos tudo bem, só que a bola não entrou, e tivemos outros em que nos vimos reduzidos a dez unidades e isso complicou imenso a nossa tarefa."

Bem diferente foi a receção à Académica. "Fez-nos esquecer um pouco os últimos resultados. Estamos todos de parabéns e o nosso Natal vai ser bem mais feliz. Acredito que pode ser o jogo da mudança! Estivemos muito bem e os golos dão sempre mais moral."

Por fim a Europa, onde os arsenalistas vão medir forças com os polacos do Lech Poznan: "Apesar de tudo, foi um bom sorteio para nós. Agora, temos de os analisar, mas sabemos que não vai ser fácil."


RECORD

JotaCC

Sougou diz que é boa altura para refletir

Sougou acredita que a Académica vai voltar a jogar como dantes depois das férias natalícias. Questionado sobre o que terá que mudar, o jogador senegalês afirmou que esta é a altura ideal para 'refletir', sobre os erros cometidos e voltar a ser a equipa que chegou a ser a sensação durante parte da primeira volta do campeonato, considerando ainda que é difícil explicar as goleadas sofridas nos dois últimos jogos. 'É difícil de explicar. Não sei como aconteceu. Estávamos a jogar tão bem e, de repente, sofremos duas pesadas derrotas difíceis de compreender', lamentou Sougou.
Em final de contrato, Sougou diz que não recebeu qualquer proposta de nenhum clube, incluindo o Sporting de Braga que parece querer reforçar o ataque com o avançado dos «estudantes».


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Elton sem honra nem glória

Se houvesse dúvidas relativamente à saída de Elton do SC Braga, elas dissiparam-se por completo quando o brasileiro chegou ao aeroporto Sá Carneiro carregado de bagagem.

O fardo era provavelmente tão pesado quanto aquele que o jogador cedido pelo Vasco da Gama carregou durante os cinco meses que passou em Braga, onde simplesmente não apareceu...

O brasileiro reconhece que a passagem por Braga, que não queria dar por terminada tão depressa, correu mal: «Passei fase muito difícil, em Portugal o futebol é muito diferente do Brasil. Demorei a adaptar-me, mas nesta fase já estava relativamente bem enquadrado na equipa.»

O brasileiro foi devolvido à precedência e prepara-se para enfrentar uma nova maré de azar, pois o Vasco da Gama anunciou entretanto que não conta com ele para a campanha do Brasileirão 2011.


Chegada de Sougou iminente


O SC Braga está a fazer tudo o que lhe é possível para contratar o extremo Sougou na janela de Inverno e, em princípio, esse objectivo será concretizado.

Nas negociações com a Académica surge agora um dado novo a dar mais andamento ao processo, envolvendo o nome de Hélder Barbosa. Pouco utilizado por Domingos Paciência na fase inicial da temporada, o extremo seria recebido com agrado por Jorge Costa, que desta forma manteria a harmonia no plantel - na prática, os estudantes perderiam um extremo e ganhariam outro...

Na tentativa de conquistar Sougou rapidamente e a baixo custo, o SC Braga admite também abdicar dos direitos desportivos que detém sobre Diogo Valente a favor da Académica. O esquerdino encontra-se cedido aos estudantes pelo SC Braga, com quem tem contrato até 2012, ainda que o FC Porto detenha uma percentagem do seu passe.


A BOLA

JotaCC

Braga em descanso... até ao Vitória

O plantel bracarense só regressa aos treinos na tarde do próximo dia 27, depois de cumprir um período de férias que permitiu que alguns jogadores pudessem, inclusive, viajar para o outro lado do Atlântico de modo a passar o Natal com as respectivas famílias.

A equipa de Domingos Paciência tem como próximo adversário o rival V. Guimarães, em jogo da terceira fase da Taça da Liga, agendado para 3 de Janeiro, pelas 21.15 horas, no estádio Axa.


A BOLA

JotaCC

Bracarenses em descanso até dia 27

O plantel orientado por Domingos Paciência entra hoje de férias natalícias para regressar aos trabalhos no próximo dia 27, de modo a que o técnico dos minhotos prepare o encontro do terceiro dia de Janeiro, contra o Vitória de Guimarães.

Alguns jogadores do Sporting de Braga aproveitam este período de férias para viajar para o outro lado do Atlântico de modo a passar o Natal com as respectivas famílias.

O JOGO

JotaCC

Atenção Sp. Braga: Lech Poznan deve perder médio por três meses
Tomasz Bandrowski pode ser operado no final do ano

Tomasz Bandrowski pode desfalcar o Lech Poznan, adversário do Sp. Braga na Liga Europa, durante três meses. O médio defensivo tem enfrentado limitações físicas na coxa ao longo da temporada e vai observado no final do ano.

«Estou em contacto com um especialista de Munique e irei lá para uma consulta a 30 de Dezembro. É muito provável que tenha de ser operado», explica Bandrowski. Os duelos entre Sp. Braga e Lech Poznan estão agendados para 17 e 24 de Fevereiro.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Léo Fortunato confirma rescisão

Defesa brasileiro foi pouco utilizado por Domingos Paciência e vai regressar ao Brasil, onde tem propostas para prosseguir a carreira.

«Agradeço ao SC Braga pela oportunidade mas resolvi rescindir e regressar ao Brasil. Tenho propostas concretas e, até ao final do ano, devo definir o meu futuro. Não tive muitas oportunidades por isso resolvi voltar para jogar mais», disse Léo Fortunato citado pelo Lancenet, confirmando que a rescisão foi acertada esta segunda-feira de forma amigável.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Léo Fortunato rescinde e regressa ao Brasil
Defesa de 27 anos fez apenas três jogos nos arsenalistas

O Sp. Braga continua a reajustar o plantel para a segunda metade da época. Depois do guarda-redes Felipe, agora é o defesa Léo Fortunato a rescindir o contrato que o ligava aos minhotos. O defesa brasileiro vai regressar ao Brasil, mas ainda não tem clube, segundo explicou ao jornal Lance.

«Agradeço a oportunidade que me foi dada, mas decidi rescindir. Não tive as oportunidades que procurava», referiu o defesa central, que chegou ao Minho emprestado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte.

Em cinco meses, Léo Fortunato participou apenas em três partidas oficiais. O atleta de 27 anos jogou oito minutos na recepção à Naval 1º Maio e 90 na visita a Vila do Conde, ambas para o campeonato. Para a taça jogou o tempo inteiro no terreno do 1º Dezembro.

MAIS FUTEBOL