News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/11

Started by JotaCC, 20 de November de 2010, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC

Elton: Arsenal "vai ser um grande jogo"

Sem vingança e com confiança para um grande jogo. O avançado Elton garante um Sp. Braga determinado em alcançar um "bom resultado" no duelo da próxima terça-feira, com o Arsenal, a contar para a quinta jornada do Grupo H, da 'Champions'. Mesmo depois dos 6-0 sofridos em Inglaterra, o ponta-de-lança brasileiro diz que a derrota passada não irá ter influência nos arsenalistas de Braga.
"Está toda a gente muito concentrada, confiante e a trabalhar duro e firme para que, na terça-feira, a equipa possa fazer um bom resultado em casa", sublinhou o jogador.
Consciente das dificuldades, perante um Arsenal de "qualidade", Elton é peremptório na antevisão ao desafio: "não pode-mos entrar no tema de vingança, temos de jogar o nosso futebol, sabendo que vai ser um jogo bastante difícil. O Arsenal é uma equipa bastante qualificada, mas estamos a jogar em casa, com os nossos adeptos a apoiar. Vai ser um grande jogo, esperamos que no fim termine com a vitória".
Se na Europa do futebol, o Sp. Braga está a dar cartas - ocupa o terceiro lugar do Grupo H, com seis pontos - a nível interno, no campeonato, o cenário é bem diferente. Os minhotos ocupam o 10.º lugar e sofreram três derrotas consecutivas.
"É um momento complicado, porque no Sp. Braga temos de pensar sempre em lutar pelo lugar mais alto da tabela, mas infelizmente tivemos três derrotas. Neste momento, temos de pro-curar esquecer. Estamos a jogar outra competição e temos de deixar o campeonato de lado para pensar só no Arsenal", frisou o jogador, reconhecendo que o grupo tem de melhorar em alguns aspectos."Procuramos conversar. Temos errado em alguns detalhes e erros num campeonato tão difícil como este estão a revelar-se cruciais. A equipa está consciente do que tem feito fazendo e sabemos onde temos que melhorar. Só assim podemos dar a volta".
Admitindo dificuldades na adaptação ao futebol português, Elton confessa estar pronto para mostrar qualidades. E rejeita uma possível saída e regresso ao Vasco da Gama. "Realmente a adaptação foi um pouco demorada, o futebol aqui é completamente diferente do Brasil. Mas estou mais ambientado ao estilo de jogo. Ainda não mostrei aquilo para que vim, nunca passei por um clube para não fazer nada. Aqui ainda não tive oportunidade de jogar e fazer golos", rematou, lembrando que o pensamento "é permanecer em Braga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Elton
"Quero mostrar o meu valor"

Famoso pelos golos que marcou ao serviço do Vasco da Gama, que no passado o levaram a ser apontado como alvo de FC Porto e Benfica, Elton tem sentido algumas dificuldades em afirmar-se em definitivo no Braga. O avançado, ídolo da exigente "torcida" dos vascaínos, foi opção em apenas sete jogos e na maior parte deles a partir do banco. As excepções foram as visitas a Setúbal, num encontro do campeonato, em que saiu ao intervalo, e a Sintra, no embate da Taça de Portugal contra o modesto 1º de Dezembro, no qual fez o único tento oficial que leva enquanto bracarense. Nada de mais natural para o brasileiro, pois, como fez ontem questão de recordar, "o futebol português é totalmente diferente" do que se joga do outro lado do Atlântico. "Aqui joga-se de forma mais rápida e mais agressiva; no Brasil há mais espaços. Mas já me sinto mais ambientado e, a cada dia que passa, tenho procurado dedicar-me ainda mais para que se note cada vez menos diferenças", ressalvou, convicto que Domingos Paciência já conhece bem as suas qualidades. De resto, essa é uma das razões que o levam a recusar regressar ao Brasileirão na reabertura do mercado. "O meu pensamento é, sem dúvida nenhuma, permanecer aqui. Ainda não mostrei o meu valor e quero fazê-lo", garantiu.

"Ajudar" e "agradar" os adeptos do Braga são objectivos que Elton traçou para o futuro, a começar já pelo encontro com o Arsenal. Afinal, os objectivos mínimos na Liga dos Campeões (apuramento para a Liga Europa) já foram garantidos, possibilitando a Domingos Paciência apostar em jogadores menos utilizados contra os gunners. Uma opção que favoreceria o avançado, que não saiu do banco no jogo da primeira volta, no Emirates Stadium, onde os arsenalistas foram goleados por 6-0. No entanto, ninguém pense que estão a encarar a recepção aos londrinos com um espírito de vingança. "Não podemos pensar nisso. Temos de jogar o nosso futebol, sabendo que será muito difícil, pois o Arsenal é uma equipa de qualidade. Mas nós jogamos em casa, teremos os adeptos a apoiar-nos e, por isso, esperamos fazer um grande jogo e chegar ao fim dos 90 minutos com a vitória", referiu Elton, que contabiliza apenas duas presenças na Champions, ambas no play-off contra o Sevilha.


Opção de compra é cara

Mesmo tendo como objectivo continuar em Braga, ou não fosse o clube uma boa "montra" para outros emblemas europeus, Elton poderá partir no fim da época. É que a opção de compra estipulada no contrato assinado em Agosto não é propriamente barata. Segundo algumas fontes familiarizadas com o processo, são precisos mais de três milhões de euros para o vice-campeão nacional adquirir os direitos económicos do avançado, que, tal como Felipe, chegou por empréstimo de um grupo de empresários. Se os arsenalistas quiserem manter o brasileiro sem gastar uma avultada quantia de dinheiro, há sempre a hipótese de o vínculo de cedência dos direitos desportivos ser renegociado, um cenário com o qual Marcelo Robalinho, Marcelo Goldfarb e Bruno Paiva estariam dispostos a concordar. De lado parece estar a hipótese de voltar ao Brasil, onde o Vasco tem preferência sobre o jogador.


Culpa das derrotas repartida por todos


O momento do Braga no campeonato é "complicado" e Elton não o nega. As coisas não têm corrido bem e, de acordo com o avançado, "a equipa está consciente do que vem fazendo" e do que "tem de fazer para dar a volta por cima". No entanto, não considera justo que se atribuam as culpas dos maus resultados a algumas exibições menos conseguidas de Felipe. "A responsabilidade é de todos. Independentemente de A ou B falharem, quando o Braga perde, perdem todos e o contrário a mesma coisa. Todos sabem que temos de melhorar. Por isso, vamos ver onde temos errado, corrigir isso e tentar com que os erros não apareçam novamente", respondeu, sublinhando a importância de "esquecer rapidamente as três derrotas sofridas".



O massacre europeu

É possível uma equipa ter uma das mais baixas percentagens de posse de bola e ser a mais massacrada com faltas? É. Que o diga o Braga, que à entrada para a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões tem o maior registo de faltas sofridas da prova, com um total de 74, apesar de os seus adversários até terem mais tempo a bola em seu poder. Para este dado muito contribui o estilo de jogo dos arsenalistas, que têm apostado no contra-ataque para causar problemas aos opositores, obrigando-os a recorrer à falta para travar Paulo César, Lima, Matheus ou Alan. Aliás, o último era até há bem pouco tempo o jogador mais maltratado. Agora é segundo neste capítulo, mas já foi ao chão 14 vezes (à média de 3,5 por jogo).


Sítio com novo figurino

Entrou ontem em funcionamento o novo sítio do Braga na internet. Depois de alguns problemas, nomeadamente com "piratas informáticos", os responsáveis arsenalistas decidiram que estava na hora de mudar o figurino da página e tornaram-no mais atractivo e simples de navegar. As primeiras impressões dos adeptos são, para já, positivas.



Paulo César é o maior dilema


Chamar ou não Paulo César? Este é um dos principais dilemas de Domingos para o encontro contra o Arsenal. O extremo é importante para a estratégia dos bracarenses, pois participa activamente no ataque e ainda dá uma preciosa ajuda ao lateral a defender, mas ainda consta do boletim clínico - Quim é o outro nome que surge no documento -, o que significa que não está recuperado da lesão que o vem perturbando. É certo que até ao dia do jogo a equipa ainda treinará três vezes, mas a falta de ritmo poderá levar o treinador a deixar o brasileiro de fora, de forma a tê-lo a cem por cento na recepção ao Nacional.


Cerca de 15 mil com Arsenal

Apesar de alguns adeptos considerarem que o preço dos ingressos para o encontro com o Arsenal não é muito convidativo, a verdade é que estão a vender-se a bom ritmo. Os dirigentes bracarenses esperam mesmo que cerca de 15 mil pessoas se apresentem nas bancadas do Estádio AXA para apoiar a equipa contra os gunners.


Gunners sem voos

A greve geral da próxima semana, na qual participarão os controladores aéreos, levaram a Ryanair a anular os voos que tinha para Portugal entre 23 e 24 de Outubro. Com isso, condicionaram a viagem aos adeptos do Arsenal que queriam deslocar-se a Braga. Logo, é provável que o apoio à equipa de Arsène Wenger  seja menor que o esperado.


Moisés é o melhor central

Perde para Rodriguez nos jogos realizados pelo Braga - chegou ao clube dois anos depois do peruano -, porque "só" realizou 76 jogos, mas Moisés ganha na pontaria, marcando seis golos e sendo o goleador do actual quarteto de defesas-centrais. Números que na edição de ontem, devido a um erro, não foram publicados, mas que hoje provam a importância de Moisés.


O JOGO

JotaCC

ABC perde por dois

O ABC perdeu, na Sérvia, o primeiro de dois jogos que ali vai realizar a contar para a terceira eliminatória da Taça Challenge. Perante um Radnicki Kragujevac desconhecido, os minhotos mostraram-se superiores durante um largo período da partida, mas as falhas na finalização acabaram por ditar um desfecho que, apesar de negativo, não hipoteca a possibilidade de o ABC seguir em frente nas competições europeias.

No final, o treinador bracarense adiantou a sua visão deste primeiro encontro frente aos sérvios: "Tivemos muitas falhas no capítulo da finalização. Não conhecíamos as características do adversário e durante a primeira parte fomos tentando avaliar os seus pontos fracos e fortes. Depois deste jogo, fico com a sensação de que esta equipa está ao alcance do ABC."

Radnicki Kragujevac 27-ABC 25

Sports Hall Jezero, em Kragujevac

Árbitros Peter Hascik e Zbislav Otapka (Eslováquia)

Dejan Zlatanovic e Dusan Petrovic (Gr), Milan Djukic, Danijel Kostic (1), Nikola Jovicki (/1), Momcilo Bozovic (3), Milos Prodanovic, Milos

Lojanicic, Zoran Radojevic (8),Milos Tica (1), Ivan Radojicic, Nemanja Cvetinovic (1), Ivan Milincic (5) e Milos Milic (1).

Treinador Slobodan Jokanovic

o intervalo 12-13

Humberto Gomes e Bruno Dias (Gr); Fábio Vidrago (6), Tiago Pereira, Carlos Matos (2), Luís Bogas (8), Rui Lourenço (7), José Ricardo Costa (2), Jaime Barreiros, Álvaro Rodrigues, Hugo Rosário, João Rodrigues, Miguel Sarmento e Nuno Rebelo.

Treinador Jorge Rito


O JOGO

JotaCC

Luís Aguiar, utilitário cheio de extras

O que torna Luís Aguiar tão especial aos olhos de Domingos? A raça, as assistências e os golos: é o melhor marcador do Braga na Europa.

Luís Aguiar chegou a Braga com o comboio em andamento. Por isso falhou os dois primeiros jogos, frente ao Celtic, da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Nessa altura, aguardava que o Dínamo autorizasse nova cedência aos bracarenses. Logo que Domingos o recebeu, o uruguaio carimbou presença em todos os desafios até agora disputados pelo Braga, incluindo a Taça de Portugal. Fez, portanto, o pleno. O seu pleno: 18 jogos em 18 possíveis.

Será Luís Aguiar uma espécie de fetiche para Domingos? Se o é, também o foi para Jorge Jesus, que explorou até ao tutano o elevado rendimento deste médio todo-o-terreno, cuja versatilidade o autoriza a pisar várias zonas em campo.

Na história
Poucos sabem que Luís Aguiar tem o seu nome impresso na história europeia do Braga. Quando se fala em goleadores que marcaram uma era no clube pensa-se em Karoglan, João Tomás ou até em Meyong. Mas nenhum deles é o rei dos golos nas competições da UEFA. Esse estatuto pertence a Luís Aguiar.

É de facto surpreendente que um médio com as suas características tenha sido capaz de apontar sete golos numa só época, em 2008/2009. Seis na extinta Taça UEFA, um na Taça Intertoto, na vitória por 3-0 sobre os turcos do Sivasspor. O registo perdura até hoje. Em teoria, só Meyong, com meia dúzia de tentos, pode ameaçar o recorde do uruguaio. Mas não nesta fase de grupos da Champions, pois o camaronês não está inscrito. O máximo que o avançado pode fazer é celebrar os golos do Braga na Liga milionária na bancada, ou sentado em frente à televisão, quando a equipa joga fora.

A Luís Aguiar só falta marcar na Champions. Mas já deu a marcar. É o jogador do Braga que fez mais assistências - duas - no grupo H. A última aconteceu em Belgrado, na primeira vitória de uma equipa lusa na capital da Sérvia.


A BOLA