News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/11

Started by JotaCC, 16 de November de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador assume recandidatura


É oficial. António Salvador apresentou, ontem, a recandidatura à presidência do Sporting Clube de Braga, para os próximos três anos. Tal como o 'Correio do Minho adiantou, Salvador assumiu a decisão em comunicado enviado aos sócios, cumprindo "a promessa feita aos associados na última Assembleia Geral". "Nunca deixarei o Sp. Braga cair num vazio directivo, mesmo em prejuízo da minha vida profissional e pessoal", revelou.

António Salvador esperou pelo último dia para a entrega da candidatura, desfecho esperado por dirigentes, sócios e adeptos: "faço-o porque, apesar do meu apelo, não surgiu nenhuma candidatura à liderança do nosso clube", explicou o presidente.

O acto foi confirmado à agência Lusa pelo presidente da mesa da Assembleia Geral, João Gomes Oliveira, que revelou ainda que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, está de volta a um cargo dirigente no clube, nomeadamente à presidência do Conselho Geral, órgão consultivo dos arsenalistas.

Da lista (a única apresentada), destaque ainda para os novos presidentes da mesa da Assembleia Geral - José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho - e Conselho Fiscal - Gaspar Vieira de Castro.
A ausência de outros candidatos motivou que António Salvador avançasse para um novo triénio: "faço-o também porque sinto e vivo o Sp. Braga de forma apaixonada e porque tenho um enorme respeito pelos seus associados, que são cada vez mais, e que fazem do Sp. Braga o maior representante da cidade, da região e de todo o concelho".

No entanto, o presidente "lamenta" que "neste período eleitoral não tivesse surgido nenhuma alternativa", como igualmente "lamento que este acto eleitoral tivesse sido aproveitado para algumas mensagens na comunicação social deturpando a realidade, dando a entender factos que nunca seriam aceites por mim", declarou.

Salvador pediu "desculpa à família pela decisão" tomada e esclarece que o tempo de ausência da decisão se deveu "única e exclusivamente à minha vida profissional e pessoal". "Esperei que surgisse uma nova solução para gerir os destinos do clube e nunca cedi a qualquer tipo de exigência ou houve pedido de apoios da minha parte".
A Assembleia Geral eleitoral já estava marcada para 3 de Dezembro, no auditório do Estádio Municipal de Braga, às 21 horas. António Salvador será eleito por aclamação, tomando posse para os próximos três anos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Zé Castro apontado à defesa arsenalista

Descontente com a escassa utilização no Corunha, Zé Castro não só solicitou a sua saída junto dos responsáveis do clube galego, como também lhes sugeriu o emblema para onde se quer mudar, o Braga, conforme informou ontem a rádio espanhola Cadena Ser.

Esta notícia vai assim ao encontro daquilo que O JOGO escreveu no final de Setembro, quando deu conta da presença do manager do Braga, Fernando Couto, no Riazor, onde assistiu ao Corunha-Almeria para observar Zé Castro, que nesse jogo actuou apenas nos segundos 45 minutos. Deste então, o central só realizou mais dois jogos, ambos como titular, totalizando apenas três aparições ao cabo de 11 jornadas disputadas em Espanha.

O Braga, neste momento, está bem servido de defesas-centrais (Moisés, Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato), mas a verdade é que encara Zé Castro como uma opção de futuro. Nas actuais condições, o defesa português não ingressará no Minho em Janeiro, mas, caso um dos centrais bracarenses saia, será uma das hipóteses a colocar em cima da mesa.

Sílvio está a ganhar ritmo e volta às opções

Mais uma opção para Domingos Paciência. Sílvio já debelou a gripe que lhe roubou uma semana de trabalho e a presença em dois jogos (Beira-Mar e Guimarães) e está neste momento a intensificar o ritmo de trabalho com vista à utilização contra o Arsenal. O internacional português não foi chamado por Paulo Bento precisamente por ter ficado muito debilitado, mas os sete dias que faltam para o próximo confronto garantem o regresso da melhor forma. Miguel Garcia, que fez um auto-golo em Guimarães, deve ser preterido do onze titular.

Arsenal custa entre 12 e 65 euros

Já estão à venda os bilhetes para o importantíssimo jogo contra o Arsenal, que se realiza na próxima terça-feira. Há ingressos entre 12 e 65 euros e é provável que o Estádio AXA registe a maior enchente da época, uma vez que além da importância do duelo, o Arsenal é das melhores equipas do Mundo. Sócios com lugar anual pagam 12 euros e outros sócios terão de despender entre 17 e 20 euros. Público em geral tem à disposição bilhetes para três tipos de preço: 40, 50 e 65 ou euros.


Salvador confirmado até 2013

Há muito tempo que se previa este desfecho, mas só ontem, data limite para o fecho do segundo período de entrega de listas, é que António Salvador assumiu que vai continuar no Braga até 2013. O presidente entregou a João Gomes Oliveira a lista candidata, que por ser única será empossada por aclamação no dia 3 de Dezembro, na Assembleia eleitoral há muito agendada para as 21 horas, no auditório do Estádio AXA. Com o cumprimento de um novo mandato, Salvador completará 10 anos à frente do clube.

António Salvador lamentou que "não tivesse surgido nenhuma alternativa e que este acto eleitoral tivesse sido aproveitado para algumas mensagens na comunicação social deturpando a realidade" e garantiu terem sido os adeptos a estar na base da recandidatura. "Faço-o também porque sinto e vivo o Braga de forma apaixonada e porque tenho um enorme respeito pelos seus associados, que são cada vez mais, e que fazem do Braga o maior representante da cidade, da região e de todo o concelho", explicou, poucos dias depois de ter perdido com o Guimarães, precisamente o rival histórico do Minho.

"Nunca cedi a pressões e não alinho em tentativas de aproveitamento e manobras que nada têm a ver com o sucesso do Braga. Este pouco tempo de ausência da minha decisão deveu-se única e exclusivamente à minha vida profissional e pessoal, e peço desculpa à minha família pela decisão que agora tomo. Esperei que surgisse uma nova solução para gerir os destinos do clube e nunca cedi a qualquer tipo de exigência ou houve pedido de apoios da minha parte", esclareceu.

Do documento entregue ontem por António Salvador, constam apenas os nomes dos presidentes que vão assumir os outros órgãos sociais (Assembleia Geral e Conselho Fiscal), bem como o Conselho Geral. Depois, e até à Assembleia Geral, serão escolhidos os outros elementos.

Presidente será decano único da história arsenalista

António Salvador passará a ser o presidente mais antigo do Braga, que até agora nunca teve um decano, como o actual líder está prestes a tornar-se. O melhor elogio que pode ser dado a António Salvador, ainda que ele desejasse o contrário, é a ausência de adversários para as eleições. Foi assim agora, da mesma forma que aconteceu nas recandidaturas anteriores. A nação bracarense tem no presidente um ídolo e não equaciona perdê-lo.

A obra de Salvador fala por si. Em sete anos e meio de ligação aos arsenalistas, cumpriu sempre os objectivos desportivos a que se propôs. Em 2003 evitou a descida de divisão e, nas épocas seguintes, apurou-se sempre para a Europa. Além do mais, conquistou uma Taça Intertoto (2009), foi vice-campeão e estreou o clube na Liga dos Campeões (2010). Isto além do crescimento social, verdadeiramente assinalável. Falta-lhe a conquista de uma Taça, desejo pessoal.



Mesquita no Conselho Geral

Os presidentes dos novos órgãos sociais do Braga (Assembleia Geral e Conselho Fiscal) e Conselho Geral são diferentes em relação ao mandato anterior.

Mesquita Machado, presidente da Câmara Municipal de Braga e que em tempos também comandou os destinos do clube arsenalista, vai assumir a liderança do Conselho Geral, um órgão que reúne vários adeptos notáveis e que tem um cariz essencialmente consultivo, tendo sido, por exemplo, fundamental para ajudar a convencer António Salvador a recandidatar-se à presidência do clube. Desta forma, Mesquita Machado sucede no cargo a João Magalhães, regressando ao dirigismo desportivo, depois de ter deixado a presidência da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol no início de 2009, na sequência das críticas dos responsáveis bracarenses à arbitragem de Paulo Baptista no jogo com o Benfica, no Estádio da Luz, que terminou com a vitória dos lisboetas por 1-0, com um golo de David Luiz.

No que diz respeito à Assembleia Geral, João Gomes Oliveira, que noutros tempos também foi presidente da Direcção, está de saída. O novo presidente deste órgão é José Mendes, professor catedrático na Universidade do Minho, onde desempenha o cargo de vice-reitor para a Inovação e Empreendedorismo.

Por sua vez, Gaspar Vieira de Castro vai ser o responsável pelas contas. O novo homem forte do Conselho Fiscal substitui, nesta função, António Martins Ferreira.


O JOGO

JotaCC

Felipe volta a tremer e os pontos... a voar
guardião ficou mal na fotografia dos últimos jogos

Ninguém escapa à crise no Sp. Braga! O sensacional Domingos Paciência da época passada está a ter dificuldades em inverter a tendência de maus resultados. As mudanças no onze, principalmente a nível do meio-campo, são uma constante, e até o guarda-redes que chegou cheio de moral do Brasil tem cometido erros atrás de erros. A SAD abriu os cordões à bolsa para garantir um sucessor à altura de Eduardo, mas a verdade é que Felipe já é alvo de contestação. Segue-se a receção ao Arsenal, equipa com melhor ataque da Champions e que, após o desaire na Ucrânia, precisa de vencer no Axa!

Mas puxemos o filme atrás. Os arsenalistas somam três desaires consecutivos para o campeonato e o guardião tem muitas culpas no cartório, em especial no 3.º golo do Beira-Mar. Em Guimarães, nem o facto de o central vitoriano Ricardo lhe tapar parte do campo de visão o desculpa por ter deixado passar a bola entre as mãos. Mas os lapsos vêm mais de trás e até podem ter custado muitos euros: na receção ao Shakhtar, por exemplo, foi mal batido no 0-1, em Londres cometeu a grande penalidade que iniciou a goleada e já em Sevilha tinha ficado mal na fotografia no golo de Luís Fabiano, ao ponto de o "frango" ter tido eco na imprensa brasileira.

Mesmo assim, Felipe continuou nas bocas do Mundo. Por um lado, pelo alegado interesse do Fluminense e, por outro, porque o jogador assumiu o desejo de ser chamado à seleção pela mão do seu velho conhecido Mano Menezes. Nos DVD que o seu representante faz passar para o Brasil constam, apenas, os pontos que já deu à equipa: frente ao Partizan esteve em bom plano a evitar o 1-1, na Mata Real evitou a derrota e em Vila do Conde travou maior humilhação.

O ex-Corinthians parece (ainda) não ter o lugar em risco, até porque Domingos desde cedo mostrou não acreditar em nenhum dos outros guarda-redes do plantel. Da Roma chegou Artur Moraes para ser suplente, Marcos apenas se treina, Felgueiras foi devolvido e Diego emprestado.


RECORD

JotaCC


O anúncio
António Salvador avança no Sp. Braga

 
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, apresentou ontem a sua recandidatura à presidência do clube, actual 10.º da Liga, para os próximos três anos, "porque não surgiu outra candidatura". À frente da mesa da assembleia geral surge José Mendes (vice-reitor da Universidade do Minho), enquanto o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, candidata-se à presidência do conselho geral, órgão consultivo. Ao conselho fiscal candidata-se Gaspar Vieira de Castro.

PUBLICO

david

Keita trabalha sem limitações
Por Pascoal Sousa

O senegalês Keita reintegrou normalmente o treino matinal de hoje, depois de quase duas semanas a recuperar de uma tendinopatia.

O avançado ainda não se estreou oficialmente pelo Braga e nem sequer está habilitado a defrontar o Arsenal, uma vez que não está inscrito na Champions, mas passa a ser mais uma opção de ataque para Domingos, no Campeonato.

Hélder Barbosa está progressivamente a entrar na dinâmica de trabalho do plantel, prevendo-se que possa estar totalmente recuperado para a recepção ao Nacional, dia 28, para a 11.ª jornada da Liga Zon Sagres.

Quim (rotura tendão de Aquiles), Mossoró (amigdalite) e Paulo César (lesão na coxa esquerda) mantêm-se sob os cuidados do departamento médico.

O SC Braga volta a treinar amanhã, às 10 horas, à porta fechada, nos relvados de apoio do Estádio AXA.
15:20 - 16-11-2010
A bola.