News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Papagaios, passarinhos e passarões.

Started by Zé, 10 de November de 2010, 15:07

Previous topic - Next topic

"Salvador puxa orelhas ao plantel
ANDRÉ MORAIS
A época bracarense está a ser histórica em matéria europeia, mas deixa muito a desejar no plano interno. António Salvador não está a gostar nada, e, sabe O JOGO, ontem desceu ao balneário para arrasar os jogadores. Num tom duro, o discurso do presidente não foi menos suave. António Salvador pediu melhoras imediatas e não se limitou a apontar a fraca exibição contra o Beira-Mar, nem as duas derrotas consecutivas.
Domingos Paciência foi ilibado nas críticas presidenciais
No discurso inflamado ao plantel, António Salvador atirou-se unicamente aos jogadores. Para o presidente, a responsabilidade das duas últimas derrotas é deles e Domingos Paciência não foi sequer visado."
In o jogo

A ser verdade o conteúdo do texto, fico incrédulo como um jornalista tem acesso a informações que deveriam ficar no balneário. Pensei que "papagaios" era algo próprio de clubes que não o nosso, mas aparentemente enganei-me!

O assunto acima abordado, a juntar a um post que li neste fórum do fmrabbit, confesso que me deixa apreensivo quanto à estrutura do SCB.
A ser verdade, e quanto a isso não tenho dúvidas porque a forma de estar do fmrabbit  no fórum fala por si, acho que o Salvador não deveria puxar as orelhas somente ao plantel.

Afinal o que mudou de uma época para outra? Mudou o presidente? Mudou o Treinador? O Plantel é mais fraco?
A tudo isto respondemos: "Não".
Será que as pessoas atrás mencionadas deixaram de ser competentes? A resposta será idêntica: "Não". Acho que não!
Tanto quanto pude perceber o que mudou na estrutura foi o director executivo. Saiu Carlos Freitas e entrou Fernando Couto.
Tive sempre a impressão que Carlos Freitas, erradamente indicado como responsável pela política de contratações, tinha um papel preponderante na doutrinação, disciplina e consolidação do espírito de grupo. Este apoio ao normal desenrolar do dia-a-dia e o facultar de condições de trabalho era, e é, fundamental para Domingos desenvolver o seu trabalho normalmente. Como pode um treinador trabalhar uma equipa se há casos de jogadores que não acatam as regras estabelecidas?
Será que Fernando Couto dá continuidade a bom trabalho de Carlos Freitas?
Confesso que não sei, aliás devo dizer que tenho apreço por Fernando Couto, mas pelos problemas que tem surgido aparentemente Fernando Couto claudicou neste aspecto.
Não desejo de forma alguma que o Domingos seja um novo "Paulo Bento" que tinha que lidar e resolver problemas que surgiam constantemente e que cabiam à SAD leonina resolvê-los... Se há problemas como os denunciados, cabe à SAD e não ao treinador responsabilizar os prevaricadores, cabe a Fernando Couto fazer tudo que estiver ao seu alcance para proporcionar condições de trabalho ao grupo. Não só as condições de trabalho mas também a desejada harmonia. Se há jogadores que pensam que o SCB não é um clube com exigências, cabe a Fernando Couto como elemento da SAD junto da equipa técnica, tomar em mãos a situação. Cabe às estruturas directivas - e não a Domingos - responsabilizar esses jogadores e aplicar a devida sanção, nem que para o efeito deva afastar o elemento do grupo de trabalho. O exemplo deve ser dado e o grupo de trabalho enquanto estrutura fundamental  deve ter sempre a prioridade e  prevalecer mesmo em dtrimento do elemento individual- o jogador.
Força Gverreiros

JotaCC

Amigo Zé já tinha saudades dos teus posts é bom ter-te de volta, realmente tocas em pontos sensíveis e o mais importante para mim é a troca de Carlos Freitas pelo Couto e já se fez notar este ano muitas contratações falhadas, como Custódio, Leo Fortunato (empréstimo), Lucas entre outros.Acho difícil arranjar alguém como ele mas não vejo o Couto com capacidade para isso precisamos de alguém com "olho".





Olho Vivo

Bem reaparecido, Zé!

Concordo, em parte, contigo. Mais do que na definição do plantel, creio que a maior importância do Carlos Freitas era estabelecer a ponte entre o plantel e Salvador. Não acho que o presidente deva intervir constantemente na esfera estritamente desportiva, em particular no que se convencionou chamar de balneário e, penso eu (com o pouco que conheço), isso não aconteceu durante o consulado de Freitas... talvez porque Salvador reconhecesse neste um homem que, por si só, saberia lidar com os problemas do dia-a-dia da gestão de um plantel.

Agora surge esta notícia. Não sei se é verdade o que foi relatado nem se o teor do discurso de Salvador foi o que foi noticiado. Sei é que não me agrada ouvir/ler que o presidente foi desancar o plantel ao balneário. Se foi uma palavra pontual, com o acordo do técnico, acho admissível. Contudo, habitualmente, estas situações deixam passar a ideia de que a autoridade do técnico foi ultrapassada. Isso é péssimo para a gestão do grupo  que o treinador tem diariamente de fazer.

Espero que haja bom-senso...

ric

No meu entender o Presidente pode e deve ir ao balneário embora tal não seja um hábito em AS pois conhece perfeitamente o seu espaço e raio de acção.

Um presidente ir ao balneario, reduto intimo da equipa, para dar um raspanete, um ralhete ou pura e simplesmente apelar para uma maior união e fortalecimento do espirito de grupo, não me parece nada de mal. Nem sequer que seja ir ao encontro do espaço natural da disciplina do Mister.
Agora já passar para o exterior essa conversa é que me parece mais complicado e...triste...

Agora tb sei que pode ser fácil a um jornalista, atirar com esta noticia. Depois de duas derrotas e com um jogo frente ao rival á porta , qual o presidente que não apelaria ao espirito de grupo e daria um puxaozito de orelhas?
é fácil de advinhar e essa "advinha" até pode ter acertado na mouche...


jaimec

Se for verdade, incomoda-me o facto de isto vir na imprensa ... para alem dos tais Papagaios, passarinhos e passarões... tambem ha chibos !

Pé Ligeiro

Este assunto é muito pertinente e ao mesmo tempo preocupante!
Como diz o Zé, é entendimento geral que a qualidade do actual plantel é indiscutível. O plantel não é inferior ao da época passada, antes pelo contrário. Houve de facto uma mudança, que embora não seja perceptível no dia-a-dia, poderá de facto fazer a diferença. Refiro-me à saída do Carlos Freitas e sua substituição pelo Fernando Couto. É um lugar-chave, que pode fazer a diferença. É alguém que tem uma palavra decisiva na gestão dos profissionais do clube, seja na sua contratação, seja na sua conduta ao longo da época. Não pode ser o treinador quem tem a preocupação primeira com a conduta dos jogadores, fora dos treinos. Um profissional de futebol (pago a peso de ouro), tem que ter uma conduta irrepreensível, quer nos treinos, quer fora deles. Todos sabemos que a má conduta fora dos treinos, prejudica o rendimento em campo, para além de proporcionar casos de indisciplina. Não podemos adoptar uma postura de admitir que um profissional de futebol faça, fora do recinto do clube, o que bem lhe apetecer, pois isto seria uma postura irresponsável, com prejuízos claros para o clube que lhe paga, principescamente, o ordenado a tempo e horas.

Um bom gestor é aquele que consegue ter sempre o controlo da situação e que age por antecipação e não à posteriori. É aquele que aponta soluções, que antevê problemas e evita que eles surjam. É um mediador de conflitos, capaz de os resolver, sem que haja repercussões negativas.
Para o lugar de "manager", sempre defendi alguém com perfil de bom gestor e não sei se o Fernando couto o será.

Quando o Fernando Couto foi contratado escrevi o seguinte:

Quote from: Ferreira-Braga on 19 de June de 2010, 17:32
Quote from: PauloLopes on 19 de June de 2010, 17:01
Como perdemos o melhor "manager" português, fomos fazer o que já têm os outros, como são os casos do Rui Costa e Costinha, ou seja, neste momento está-se pelo menos a tentar fazer de ex-internacionais portugueses homens de futebol e negócios, a ver vamos no que isto vai dar.

Isso é uma realidade, que não sei até que ponto resultará. Uma coisa é ter sido bom jogador, outra é ser bom dirigente. Nada garante que alguém que tem jeito para dar uns pontapés na bola, possa ser um bom gestor. Isso aplica-se a qualquer clube...

Quanto à escolha do Fernando Couto, vou aplicar a postura inglesa de prudência "wait and see". À partida não seria a escolha que estava a contar, até pelas razões apontadas no parágrafo anterior. Por outro lado, se até aqui já havia muita gente (especialmente aqui em Lisboa) a dizer que o Braga era filial do Porto, agora terão motivos reforçados para o reafirmarem.


Espero que faça um bom trabalho! Desejo-lhe a maior sorte do mundo!

Não conheço a acção no dia-a-dia do Fernando Couto, mas o seu resultado não está aparentemente a produzir os efeitos desejados. Não deveria ser necessário (nem é desejável) que o presidente tenha que ir ao balneário dar reprimendas aos jogadores...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Augustita

Nao e por nada, mas o Fernando Couto tb tem um belo curriculum em termos de disciplina e participacao em borgas.........

Anabela

Também me lembro do caso Linz que saiu cá para fora, já no tempo do Freitas, se não me engano, embora a desavença tenha sido entre ele e o judas.
Também me recordo de outra situação parecida quando levámos 3 em alvalade no tempo do Carvalhal.

Agora, a minha dúvida aqui é só uma: será que é verdade? E se for verdade, será que o presidente não terá o direito de dar uma palavrinha aos seus "empregados"?

Augustita

Quote from: Anabela on 10 de November de 2010, 20:12

Agora, a minha dúvida aqui é só uma: será que é verdade? E se for verdade, será que o presidente não terá o direito de dar uma palavrinha aos seus "empregados"?


Claro q sim.
So q a ultima palavrinha (pelo menos tornada publica) q o Presidente deu aos jogadores nao foi assim ha tanto tempo. Acho q foi depois da goleada do Arsenal qd disse q o Braga entrou em campo morto.


Bracaro Augusto

Bem, penso que os jogadores, tirando algumas excepções, merecem um grande reprimenda, como parece que já levaram. Mas concordo com a idéia, de que alguém, que não só o presidente ou treinador, tem que ter uma voz bem ativa.
BRAGA SEMPRE !!!

scb83



Claro q sim.
So q a ultima palavrinha (pelo menos tornada publica) q o Presidente deu aos jogadores nao foi assim ha tanto tempo. Acho q foi depois da goleada do Arsenal qd disse q o Braga entrou em campo morto.

[/quote]

Talvez por já não ter sido a primeira vez que ele chamou a atenção ao grupo esta época é que não duvido da notícia. Da primeira vez foi só em tom de aviso, se calhar desta vez decidiu mostrar que não estava a brincar para que aqueles que não estejam a dar o máximo ou que possam estar a criar problemas entrem nos eixos.

duasbancadas

Desculpem lá, mas penso que estamos a procurar problemas onde eles não existem! Quando li a notícia d'O Jogo pensei logo "Temos presidente!" Agora se a notícia do "sermão" veio cá para fora por intermédio de papagaios ou outros pássaros, deixem lá a passarada em paz que esses nem em Portugal estão, foram a Angola carpir mágoas da cabazada do último fim de semana! Toda a gente sabe que o Pinto da Costa também tem - ou tinha - o hábito de descer aos balneários quando as coisas tremem p'ros lados do Dragão e não é por aí que aquilo deixa de funcionar como uma seita onde ninguém tem acesso! Já não foi a primeira vez que o Salvador manifestou o seu desagrado junto dos jogadores - directamente ou através dos jornais, embora eu não concorde com este último procedimento - e é bom que eles sintam que este Braga não é para prima-donas nem divas, é importante que sintam o peso da responsabilidade e da camisola, e se a descasca veio pros jornais, é como alguém já escreveu, era fácil de prever! Lembro-me que o Mourinho no Porto fazia treinos de porta aberta no dia a seguir a uma derrota, para os jogadores sentirem a insatisfação dos sócios...
Todo o apoio ao Salvador, todo o apoio ao mister e que os jogadores comam a relva do D. Afonso Henriques!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Luri

Quote from: duasbancadas on 10 de November de 2010, 22:26
Desculpem lá, mas penso que estamos a procurar problemas onde eles não existem! Quando li a notícia d'O Jogo pensei logo "Temos presidente!" Agora se a notícia do "sermão" veio cá para fora por intermédio de papagaios ou outros pássaros, deixem lá a passarada em paz que esses nem em Portugal estão, foram a Angola carpir mágoas da cabazada do último fim de semana! Toda a gente sabe que o Pinto da Costa também tem - ou tinha - o hábito de descer aos balneários quando as coisas tremem p'ros lados do Dragão e não é por aí que aquilo deixa de funcionar como uma seita onde ninguém tem acesso! Já não foi a primeira vez que o Salvador manifestou o seu desagrado junto dos jogadores - directamente ou através dos jornais, embora eu não concorde com este último procedimento - e é bom que eles sintam que este Braga não é para prima-donas nem divas, é importante que sintam o peso da responsabilidade e da camisola, e se a descasca veio pros jornais, é como alguém já escreveu, era fácil de prever! Lembro-me que o Mourinho no Porto fazia treinos de porta aberta no dia a seguir a uma derrota, para os jogadores sentirem a insatisfação dos sócios...
Todo o apoio ao Salvador, todo o apoio ao mister e que os jogadores comam a relva do D. Afonso Henriques!

Ora nem mais!
E os Nossos Grendes Jogadores já o estavam a pedir. E quem melhor do que a Entidade maior do nosso Enorme Club para ir ao Balneário dar essa reprimenda? Se o Carlos Freitas coisa e tal isso é passado. Estamos a mudar uma página na nossa história clubistica e é normal que estes casos surjam e fico contento pela atitude do nosso Presidente porque como diz o ditado " quem não se sente não é filho de boa gente". Nós Adeptos somos os pais que demos à luz um filho chamado António salvador  ;D

Tenho lido por aqui que dizem que o nosso plantel está melhor do que o ano passado e discordo solenemente. Não temos centrais suficientes suplentes com a qualidade do Leone e não temos um lateral como o Evaldo que escondia a má qualidade do Paulo César.

Lipeste

#13
As fugas de informação são sempre uma ***** e sinónimo de um balneário "aberto" ...face aos resultados internos e futebol jogado em alguns jogos, ainda bem que AS desceu ao balneário e na minha opinião já o deveria ter feito à mais tempo (se é que não o fez).

Em relação ao comportamento de alguns jogadores fora das quatro linhas, o despedimento do Eduardo parece não ter sido suficiente para os intimidar, é necessária mão dura e aplicar castigos exemplares para aqueles que infringem as regras...não partilho a opinião daqueles que acham preferivel não falar destes assuntos para que os jornais não escrevam sobre eles...é importante que se fale, é importante que os jogadiores sintam o quanto os adeptos reprovam as suas atitudes e é tambem importante que sintam que com tais comportamentos o seu profissionalismo é colocado em causa na praça pública.
Gostaria muito de falar um pouco mais sobre o assunto, falar de casos concretos e questionar um sem fim de porquês mas no forum nunca o faria, tudo tem um limite e neste assunto o meu limite é este.  

Quanto ao F. Couto foi uma aposta pessoal de AS...mesmo não tendo curriculum no cargo para o qual foi contratado, a verdade é que sempre foi um homem de balneario e por isso espera-se que o saiba blindar...em relação a tudo o resto, contratações em particular, não me parece justo apontar-lhe o dedo, a esse nivel o seu trabalho verá-se a partir de Janeiro porque toda esta época foi preparada por C. Freitas.