News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/11

Started by JotaCC, 05 de November de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Fractura afasta Matheus do jogo frente ao Beira-Mar


Regresso ao trabalho marcado por sorrisos, mas sem levantar o vapor, já que a máquina arsenalista entra logo em contacto com a liga portuguesa, já este Domingo, numa recepção ao Beira-Mar. Moisés é baixa confirmada e Domingos Paciência trabalha já nova dupla no eixo defensivo, mas as atenções centraram-se em Matheus, um dos homens golo da equipa, que foi submetido a exames complementares e o diagnóstico confirmou o pior cenário. Fractura do terceiro meta-carpo da mão esquerda...

A sua ausência no jogo com o Beira-Mar é praticamente um dado adquirido, apesar de depender obrigatoriamente de uma indicação do departamento médico. Apesar disso, e como as dúvidas devem manter-se no ar nas próximas horas, há ainda um dado a ter em conta: no plano teórico e dado o comportamento do Sporting Clube de Braga nos desafios caseiros, onde se tem exibido em nível elevado e confirmado sempre o seu favoritismo, Domingos Paciência poderá estar apostado em fazer regressar Paulo César ao onze para ocupar o lado esquerdo do ataque e reservar Matheus para outros confrontos que aparecem no horizonte arsenalista.

É que depois do embate com os aveirenses o ciclo é de respeito, uma vez que o vice-campeão nacional tem num calendário imediato um dérbi na cidade berço, diante do Vitória de Guimarães, uma noite de eleição na Liga dos Campeões, diante do Arsenal de Londres, e um compromisso no Estádio da Luz, para medir forças com o Benfica para a Taça de Portugal.
Nesse prisma, o brasileiro deve passar para a redoma, de forma a que a sua recuperação seja centrada nos embates de maior impacto e onde estão inclusivamente em jogo o futuro em duas competições.

À parte disso, e porque a situação em torno de Matheus não se assume como a única dor de cabeça, o timoneiro do emblema minhoto procura uma nova dupla no eixo defensivo, que pode passar pela utilização de Alberto Rodriguez e Léo Fortunato. Paulão está lesionado, Moisés está castigado, e os dois únicos centrais aptos são Rodriguez e Léo Fortunato.

A classe do peruano é sobejamente conhecida e nesse prisma não há que hesitar. Apesar da derrota, Léo Fortunato deixou boas indicações no jogo com o Rio Ave. Aliás, os dois jogadores fizeram dupla após a expulsão de Moisés e, sem terem atingido um patamar de brilhantismo, acabaram por cumprir nas tarefas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mossoró: «Estamos na luta»
ACREDITA NO APURAMENTO NA CHAMPIONS

Mossoró acredita nos "oitavos" da Champions, mas também dá como bem-vindo o apuramento já garantido para a Liga Europa. O médio brasileiro, mesmo assim, promete guerra até ao fim: "Estamos na luta e temos condições para vencer todas as equipas. Os dois primeiros jogos não correram bem, mas a equipa está a voltar à sua melhor forma e a ser humilde o suficiente para defender quanto tem de o fazer nestes jogos da Champions. No fundo, encontrou o seu caminho e ninguém é imbatível."

Aliás, Mossoró não teve problemas em reforçar que o Sp. Braga "tem condições para vencer o Arsenal", sendo que o momento ainda é de "comemorar" o triunfo histórico de Belgrado num jogo onde a equipa foi "muito inteligente". "Soubemos jogar no erro do adversário e aproveitámos um momento de bola parada", recordou. Mossoró quer agora "apostar forte no jogo com o Beira-Mar", pois também é necessário "voltar a vencer no campeonato" depois da derrota em Vila do Conde.

Já Sílvio reforçou que há futuro na Champions: "Se ganharmos o próximo jogo tudo é possível e neste momento está tudo em aberto."


RECORD

JotaCC

Matheus parado de 15 dias a um mês

Só mesmo Matheus não regressou cem por cento feliz de Belgrado, onde o Braga arrancou uma vitória histórica na Liga dos Campeões, na quarta-feira. O avançado brasileiro fez a viagem de regresso a Portugal já com a mão imobilizada e ontem efectuou exames complementares de diagnóstico que determinaram a fractura do terceiro metacarpo da mão esquerda, de acordo com um esclarecimento clínico publicado no sítio do Braga na internet. Esta lesão implica um tempo de paragem nunca inferior a 15 dias e pode chegar a um mês, podendo Matheus falhar jogos como Guimarães, Benfica e Arsenal.



Contas da esperança

A qualificação do Braga para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões não se afigura nada fácil, mas também não é completamente impossível. Moisés sublinhou após a vitória contra o Partizan que enquanto existirem hipóteses os arsenalistas têm de continuar a acreditar no apuramento, e a verdade é que há, pelo menos, cinco que mantêm viva a chama da esperança. Qualquer delas, no entanto, está sempre dependente do que o campeão da Sérvia, que ainda não venceu qualquer jogo na prova, conseguir fazer nas duas jornadas que faltam. Não se lhe pede que vença Arsenal ou Shakhtar, mas, pelo menos, que roube pontos a uma ou às duas equipas que seguem nas primeiras posições do grupo H. A partir daí os bracarenses ficariam apenas dependentes dos seus resultados, que é como quem diz, de duas vitórias, para prolongarem o sonho.

Entre os cinco cenários que permitiram ao Braga qualificar-se para os "oitavos", em três deles a equipa de Domingos até poderia terminar no primeiro lugar. O mais real passaria pela vitória nos dois últimos encontros e pela derrota ou empate de Arsenal e Shakhtar contra o Partizan, pois os arsenalistas chegariam aos 12 pontos e o máximo que estes conseguiriam seriam 10. Nos restantes dois, os bracarenses não só teriam de esperar pelo deslize de um dos dois adversários directos, como estariam obrigados a golear aquele que baqueasse: os ingleses por sete golos de diferença, os ucranianos por quatro.

Há ainda a hipótese de o Braga se qualificar mesmo perdendo com o Arsenal. Neste caso, contudo, o Shakhtar teria de perder sempre até ao final, e a derrota contra os minhotos teria de ser por uma diferença, no mínimo, de quatro golos.


"Podemos vencer o Arsenal"

Após a vitória em Belgrado, todos acreditam no apuramento para os oitavos-de-final da Champions. Mossoró é um desses exemplos. Ganhar ao Arsenal, na próxima jornada, é fundamental e o brasileiro tem fé na vitória. "Sabemos de todas as dificuldades que vamos encontrar contra o Arsenal, mas temos condições para os vencer", afirmou, acrescentando que "não há equipas imbatíveis no futebol". O Braga perdeu com o Arsenal e o Shakhtar Donetsk, mas Mossoró reforça que o Braga "tem condições para vencer os próximos dois jogos", argumentando essa convicção com as últimas duas vitórias. "O Partizan é também uma equipa de qualidade e, se está na Champions, é porque fez por isso. Os dois primeiros jogos não nos correram bem, mas depois a equipa voltou a encontrar aquilo que é o seu forte, ou seja, uma marcação forte e saber jogar no erro do adversário. Nos últimos dois jogos, a equipa foi humilde", comentou Mossoró, que não ficará desiludido se a equipa passar para a Liga Europa: "O pensamento é qualificar e estamos na 'briga', mas é lógico que se não continuarmos na Champions a Liga Europa também será bem-vinda". Por agora, segue-se a Liga Zon Sagres: "Vamos pensar um jogo de cada vez e temos de entrar forte com o Beira-Mar, que está bem no campeonato".



Maior subida no ranking da IFFHS

O Braga foi o clube português que mais subiu no ranking da Federação de História e Estatística do Futebol. De acordo com a tabela relativa ao mês de Outubro, divulgada ontem, os arsenalistas saltaram 24 posições e já se encontram no top cem (são o 85º clube). Para isto muito contribuíram os resultados obtidos durante o mês passado, em que somaram três vitórias (1º de Dezembro, Partizan e Olhanense) e duas derrotas (Rio Ave e Benfica). Mesmo assim, o emblema da Cidade dos Arcebispos continua a ser o quarto entre os clubes lusos, atrás de FC Porto, Benfica e Sporting.



"Ir a Donetsk e ganhar"

Sílvio reconhece que se o Shakhtar tivesse perdido com o Arsenal seria "mais fácil para o Braga", mas não desiste e aponta o caminho do apuramento. "Temos que ir a Donetsk e ganhar, pois se vencermos o próximo jogo está tudo em aberto", disse. Sobre a irregularidade da equipa esta época, o lateral afirmou que "não há explicação; são jogos".



Qualifica-se Se...

Cenário 1

GANHAR a Arsenal e Shakhtar e estes não vencerem o Partizan. Neste caso terminará no primeiro lugar e o Arsenal no segundo.

Cenário 2

GANHAR a Arsenal e Shakhtar e os ingleses não ganharem ao Partizan. Também neste cenário poderá terminar num dos dois primeiros lugares. O primeiro só será alcançável se o triunfo contra o Shakhtar for por quatro golos de diferença, o que lhe permitirá sair vencedor no segundo critério de desempate (melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas em questão).

Cenário 3

GANHAR a Arsenal e Shakhtar e os ucranianos não ganharem ao Partizan. Neste cenário também têm a hipótese de acabar no primeiro posto do grupo. Para isso, contudo, terá de derrotar os ingleses por sete golos de diferença, o que lhe possibilitará sair vencedor no segundo critério de desempate (melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas em questão).

Cenário 4

EMPATAR com o Arsenal e o Shakhtar não ganhar ao Partizan. O melhor que conseguirá será o segundo lugar. Para tal "só" terá de vencer os ucranianos por quatro golos de diferença, levando a melhor no segundo critério de desempate (melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas em questão).

Cenário 5

PERDER com o Arsenal, o Shakhtar averbar o mesmo resultado com o Partizan e depois vencer o último jogo. Neste caso, o máximo que poderá aspirar é o segundo lugar. Para tal também terá de vencer os ucranianos por quatro golos de diferença, saindo vencedor no segundo critério de desempate (melhor diferença de golos nos jogos entre equipas em questão).


O JOGO

JotaCC

Matheus ainda pode ir a jogo

Brasileiro fracturou osso da mão esquerda. Ocasião para mostrar de que fibra é feito.

Uma leitura rápida do boletim médico, ontem excepcionalmente divulgado pelo Braga, poderia gerar conclusões dúbias ou erróneas e eventuais ataques de pânico, quer por o rosto da notícia ser Matheus, um dos intocáveis na equipa de Domingos, quer por o termo fractura surgir literalmente associado à lesão do brasileiro.

Já para desfazer todas as dúvidas: o facto de o atacante ter fracturado o terceiro metacarpo da mão esquerda - o mesmo será dizer um dos pequenos ossos que existem nas palmas das mãos -, está longe de significar a ausência do jogador minhoto na jornada deste fim-de-semana.

Essa é, seguramente, a melhor notícia que Domingos Paciência poderia ter recebido, depois do susto que toda a comitiva arsenalista levou ao vislumbrar Matheus com o braço esquerdo imobilizado, enquanto abandonava o Estádio Partizana.

Até porque, durante os 88 minutos em que o avançado esteve em campo, contribuindo para a histórica vitória bracarense em Belgrado, proeza que nenhuma equipa portuguesa havia conquistado antes, ninguém se apercebera de qualquer queixa exibida por Matheus.


A BOLA

JotaCC

Quatro baixas garantidas e uma dúvida

O SC Braga não vai poder contar com Quim, Miguel Garcia, Paulão e Hélder Barbosa para a recepção de domingo ao Beira-mar, em jogo da 10.ª jornada da Liga Zon/Sagres, por sua vez Matheus permanece em dúvida.

O emblema bracarense emitiu esta sexta-feira o boletim clínico, onde a única dúvida é o avançado Matheus que fez tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado, devido às sequelas de fractura do terceiro metacarpo da mão esquerda.

O guarda-redes Quim cumpre programa de reabilitação devido à rotura total do tendão de Aquiles direito, e Miguel Garcia está em franca melhoria da tendinopatia do recto femoral direito.

Já Paulão fez tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado devido à lesão muscular de grau I no bicipete femoral direito, enquanto Hélder Barbosa, com uma entorse traumática do tornozelo esquerdo, efectuou tratamento e trabalho condicionado no ginásio.

A BOLA

JotaCC

Coentrão e Moisés no onze ideal da semana
Segundo golo do benfiquista também distinguido

O benfiquista Fábio Coentrão e o defesa central brasileiro do Sp. Braga, Moisés, fazem ambos parte da equipa da semana da Liga dos Campeões, disponibilizada pela UEFA e referente à 4.ª jornada da prova.

Para além de marcar presença no onze ideal, o internacional português vê também o seu segundo tento, na vitória do Benfica sobre o Lyon, ser considerado o golo da jornada.

"Uma combinação perfeita de contra-ataque rápido e classe na finalização", foi esta a descrição feita pelo site oficial da UEFA sobre o golo que colocou o Benfica a vencer os franceses por 4-0.

No onze ideal, Moisés e Coentrão fazem parte do quarteto defensivo, composto também pelo sérvio Ivanovic, do Chelsea, e pelo croata Srna (Shakhtar). A baliza fica entregue ao sueco Wiland do Copenhaga.

No meio-campo estão Chadli (Twente), Paul Scholes do Manchester United, o alemão Bastian Schweinsteiger do Bayern Munique e o jovem prodígio Gareth Bale (Tottenham).

Na frente uma dupla composta por Gignac (Marselha) e pelo avançado veterano do AC Milan, "Pippo" Inzaghi, que faturou por duas vezes frente ao Real Madrid de Mourinho e Cristiano Ronaldo.

RECORD

JotaCC

Quatro baixas e Matheus em dúvida

O Sporting de Braga tem 4 atletas indisponíveis e uma dúvida para a recepção ao Beira-Mar, em jogo a contar para a 10ª jornada da Liga Zon/Sagres.

O clube minhoto deu a conhecer o boletim clínico, onde figuram os indisponíveis, Quim, Miguel Garcia, Paulão e Hélder Barbosa. Por seu turno Matheus está em dúvida devido a uma fractura na mão esquerda.

O guardião Quim e o lateral direito Miguel Garcia cumprem os respectivos programas de recuperação.

O central brasileiro Paulão, recebeu tratamento e trabalhou de forma condicionada no ginásio e no relvado, assim como o extremo Hélder Barbosa.

O JOGO

JotaCC

Ranking UEFA: veja o contributo de cada clube português
F.C. Porto lidera, Benfica afasta-se do Sporting


Actualizado a 4 de Novembro

A boa campanha das equipas portuguesas nas provas da UEFA em 2009/10, quando foi conseguido o melhor desempenho global dos últimos cinco anos, parece prosseguir em 2010/11, com Portugal a manter o sexto lugar no ranking. Um contexto que relança a pergunta: qual é a equipa que mais tem contribuído para a tendência de recuperação?

Ranking UEFA: Portugal segura o 6º lugar

Os números abaixo deixam a resposta: o F.C. Porto surge em primeiro lugar, à frente do Benfica e Sporting. Sp. Braga vem mais atrás, mas há uma tendência de aproximação entre os quatro grandes da actualidade no futebol português. Dragões e águias contribuem com mais de metade do total (52,3 por cento), mas o desempenho conjunto de Sporting e Sp. Braga já soma uns apreciáveis 39,8 por cento.

Há mais seis equipas a pontuar nos últimos cinco anos, mas o seu contributo não chega a nove por cento do total.

Total dos últimos cinco anos: 40.996
Contributo nos últimos cinco anos:

F.C. Porto: 11,419 (27,8%)
Benfica: 10,136 (24,7%)
Sporting: 9,441 (23,0%)
Sp. Braga: 6,867 (16,7%)
Nacional: 0,916 (2,2%)
Marítimo: 0,800 (2,0%)
U. Leiria: 0,500 (1,3%)
P. Ferreira: 0,393 (0,9%)
V. Setúbal: 0,309 (0,8%)
V. Guimarães: 0,214 (0,5%)

2010/11
Total*: 41 pontos a dividir por 5 equipas (8.200)
Sp. Braga=11 (2,200)
Sporting=9 (1,800)
F.C. Porto=9 (1,800)
Benfica=8 (1,600)
Marítimo=4 (0,800)
*Em actualização

2009/10
Total: 60 pontos a dividir por 6 equipas (10.000)
Benfica=20 (3,333)
F.C. Porto=19 (3,167)
Sporting=14 (2,333)
Nacional=5,5 (0,916)
P. Ferreira=1,5 (0,250)
Sp. Braga=0 (0)

2008/09
Total: 47,500 pontos a dividir por 7 equipas (6.785)
F.C. Porto=16 (2,285)
Sp. Braga=14 (2,000)
Sporting=12 (1,714)
Benfica=3 (0,429)
V. Guimarães=1,5 (0,214)
V. Setúbal=1 (0,143)
Marítimo=0 (0)

2007/08

Total: 55,500 pontos a dividir por 7 equipas (7.928)
Sporting=17 (2,428)
F.C. Porto=14 (2,000)
Benfica=13 (1,857)
Sp. Braga=7 (1,000)
U. Leiria=3,5 (0.500)
P. Ferreira=1 (0,143)
Belenenses=0 (0)

2006/07
Total: 48,500 pontos a dividir por 6 equipas (8.083)
Benfica= 17,5 (2,917)
F.C. Porto= 13 (2,167)
Sp. Braga= 10 (1,667)
Sporting= 7 (1,166)
V. Setúbal= 1 (0,166)
Nacional= 0

Sistema de cálculo da UEFA:
São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, considera-se o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias), dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa.
A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.
O ranking actual determina a distribuição das equipas nas provas europeias em 2012/13. Em 2011/12, Portugal terá cinco presenças: duas na Liga dos Campeões e três na Liga Europa.

MAIS FUTEBOL