News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/10

Started by JotaCC, 21 de October de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

O 'homem dos milhões' dos Guerreiros do Minho


Chegou ao Sp. Braga já decorria o estágio de pré-época dos Guerreiros do Minho em Melgaço. Mesmo assim, Lima cedo se começou a impor nas manobras ofensivas da equipa orientada por Domingos Paciência, sendo utilizado em todas as partidas já disputadas pelo clube, apesar de não ter sido sempre titular.

O avançado brasileiro tem, no entanto, sido preponderante para as 'conquistas' que o Sp. Braga já alcançou na presente temporada. Recorde-se que foram dele três dos golos com que o Sp. Braga despachou os espanhóis Sevilha no apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Logo aí o brasileiro começou a demonstrar a sua veia de "matador".

Depois veio um golo frente ao FC Porto, no campeonato, que, no entanto, foi insuficiente para a os bracarenses assegurarem a vitória. Na passada terça-feira, Lima voltou a facturar, mais um excelente golo, e que ajudou a equipa a caminhar para o histórico primeiro triunfo na 'Champions', derrotando o Partizan de Belgrado.

No final do jogo em que completou o hattrick, em Sevilha, e que permitiu ao Sp. Braga "encaixar" 7,1 milhões de euros, o jogador referiu, em tom de brincadeira, que já começava a pagar o investimento que o clube fez na sua contratação.

Na passada terça-feira, Lima voltou a "pagar" mais uma prestação do seu custo, abrindo caminho ao Sp. Braga para a conquista de mais 800 mil euros. São cerca de oito milhões de euros que os Guerreiros do Minho já asseguraram muito por "culpa" do avançado brasileiro. Para um clube como o Sp. Braga é, sem qualquer dúvida, muito dinheiro conquistado com a ajuda preciosa de um jogador.

Lima está a mostrar-se em Braga, garantindo pontos e euros aos minhotos. Além disso, o jogador tem também sido 'enorme' na motivação da equipa, muito por culpa dos golos que tem apontado. O atleta é uma mais-valia e tem vindo a provar a sua qualidade, sendo também boa 'dor de cabeça' para Domingos no que diz respeito à escolha do onze inicial em cada jogo do Sp. Braga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Partizan pagou reforços

Para se ter uma ideia da importância que a presença na Liga dos Campeões tem para o Braga, basta constatar que os 800 mil euros arrecadados na primeira vitória de sempre na fase de grupos da prova chegaram para pagar todo o investimento feito este ano na aquisição de direitos desportivos de reforços. Esqueçam-se as luvas pagas a jogadores que assinaram em final de contrato e o Braga nem precisava de tanto para comprar Lima e Sílvio e assegurar Luis Aguiar por empréstimo do Dínamo de Moscovo. Este foi o trio de reforços que representou um investimento maior, sendo que todos o têm capitalizado, com golos, assistências e boas exibições. Principalmente Lima, o goleador dos grandes jogos que, em tom de brincadeira, disse após o hat trick de Sevilha, que o investimento de António Salvador nele já estava pago. Não só acertou em cheio, como ontem voltou a dar razões ao presidente para sorrir.

Os 800 mil euros encaixados permitiriam comprar quatro Limas. E ainda fazem sobrar 150 mil euros depois de contados os 650 mil gastos neste trio. A importância financeira desta vitória é tanto maior quando se faz o somatório geral da aventura europeia e se chega a um número que há bem poucos anos representava mais do que o orçamento da SAD: 10 milhões de euros.

Mesmo que perca os três jogos que faltam disputar e nem para a Liga Europa seja relegado (cenário improvável e indesejável), o Braga irá receber 35% do parte do market-pool (transmissões televisivas e publicidades estáticas) da UEFA reservado aos clubes portugueses. Por entrado directamente na Liga dos Campeões, o Benfica fica com 65% da parcela que, se for idêntica à do ano passado (a UEFA só revela mais tarde) são 5,4 milhões de euros. Ou seja, para os arsenalistas ficam reservados pelo menos 1,9 milhões de euros. Isto porque se diz que o organismo que gere o futebol europeu ainda vai aumentar esses valores.

Contas feitas, o Braga tem garantidos 12 milhões de euros mínimos (e faltam as bilheteiras), mais do que o recorde facturado em vendas de jogadores no último exercício da SAD (11,5) ou do que os 8,4 milhões de euros que valeu a época anterior em publicidade, receitas de transmissões televisivas e vendas de camarotes.

Numa analogia muito mais interessante, podemos até dizer que a Liga dos Campeões pagou os custos com plantel profissional e restante pessoal da SAD. Na época passada chegaram 11 milhões de euros para isso. Este ano será preciso pouco mais.


Apuramento paga orçamento da época

A vitória contra o Partizan foi importante também na vertente desportiva, afinal aquela que os adeptos, jogadores e treinadores mais apreciam. O Braga volta a entrar na rota do apuramento para a próxima fase, embora necessite, no mínimo, de mais duas vitórias. Se isso acontecer, então a Liga dos Campeões pagará... toda a época. Em traços gerais, sim, é isso mesmo. Chegar aos oitavos-de-final garantiria ao clube mais 3 milhões de euros de prémio bruto. A isso acresce mais uma receita de bilheteira no AXA. Sem ser exacto, cada jogo de Champions vale cerca de 200 mil euros de bilhetes. Com os oitavos-de-final a somar aos três jogos da fase de grupos e ao do play-off contra o Sevillha, a caixa registadora contará cerca de 1 milhão de euros.

Contas de somar feitas, são 16 milhões de euros a que acresce mais uma parte do bolo de market-pool que depende sempre do número de jogos realizados. E ainda a receita da terceira pré-eliminatória, contra o Celtic, que apesar de tudo é residual, pois os detentores de lugares anuais não pagaram. Mesmo assim, serão cerca de 17 milhões de euros, exactamente o orçamento da SAD nas duas últimas temporadas. Com lucro garantido no actual exercício, para o ano as expectativas aumentam.


"Continuo a ser o mesmo..."

A teoria de que Madrid está um jogador diferente do que era nas épocas em que Jesualdo Ferreira ainda orientava o Braga tem ganho apoiantes nos últimos tempos. As oportunidades para jogar não têm surgido com tanta frequência como na altura, como facilmente se percebe pelas estatísticas, mas a verdade é que, com o médio de início, os arsenalistas só perderam um jogo. E mesmo nesse - Celtic (2-1), fora - acabaram por fazer a festa (da qualificação para o play-off da Liga dos Campeões) no final. Não admira, por isso, que não sinta grandes diferenças. "Continuo a ser o mesmo Madrid, só que à minha maneira", garantiu o argentino, que não esconde algum desconforto quando tem de falar das suas qualidades. Ainda assim, afiançou ter-se sentido bem ao lado de Vandinho. "Treinamos todos os dias juntos, conhecemo-nos bem e, por isso, podemos jogar juntos. O importante é jogar, independentemente de quem for o nosso colega", vincou Madrid, a surpresa reservada por Domingos Paciência para o jogo com o Partizan, na qual correu cerca de 9,7 quilómetros, cometeu três faltas e acertou 73 por cento dos passes.

Cumprida a "obrigação" de conquistar a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, é tempo de o Braga se concentrar novamente no campeonato. O Olhanense é o próximo adversário e, segundo Madrid, será "tão ou mais difícil que o Partizan". "Trabalhamos para estar sempre lá em cima e sábado vamos ter mais um jogo para tentar subir mais alguns lugares", acrescentou.


Ingressos entre 1 e 20 euros

Já estão à venda os ingressos para o jogo com o Olhanense, agendado para sábado, às 21h15, em Braga, e com direito a transmissão televisiva na Sport TV 1. Os preços variam entre um euro para os sócios até aos 21 anos e os 20 para os adeptos. Os associados com idade superior a 21 terão de despender quatro euros para a parte superior das Centrais Poente ou Nascente, e cinco para a inferior.


Alan com lesão num ombro

O jogo com o Partizan foi de azar para Alan, que viu um problema antigo no ombro esquerdo voltar a importuná-lo. O extremo será hoje reavaliado, mas a lesão não deverá ser impeditiva de defrontar o Olhanense, uma das equipas às quais marcou em 2009/10. Mesmo assim, junta-se a Rodriguez no lote das dúvidas. Miguel Garcia é que está definitivamente de fora do embate com os algarvios.


Estrelas em Pico de regalados

Mais uma semana, mais uma visita a uma escola do distrito de Braga. Desta vez a contemplada foi o Centro Escolar de Pico de Regalados, onde vão deslocar-se hoje dois jogadores do plantel arsenalista para distribuir autógrafos e conviverem um pouco com os alunos. A visita está prevista para as 15 horas e promete fazer as delícias dos mais pequenos.



Moreira quer desforra e promete "um inferno"

No Partizan de Belgrado, adversário sérvio de boa memória dos bracarenses, jogam dois conhecidos do futebol luso. Um mais do que o outro. Stojkovic, emprestado pelo Sporting, apenas deu nas vistas pelas polémicas com os leões, enquanto Moreira, guineense de nascimento mas português de coração, amadureceu no Sacavense e despontou no Boavista até se transferir para o Standard de Liège, da Bélgica... há dez temporadas. Neste hiato apenas voltou por uma vez, em 2006/07, para representar o Aves. "É claro que tenho saudades de Portugal", reconheceu, a O JOGO, o médio de 32 anos. Rotulando como "muito difícil" um eventual retorno, o médio já pensa na desforra com o Braga, em jogo da próxima ronda da Liga dos Campeões. "Eles que aguardem um verdadeiro inferno. Os nossos adeptos são loucos e vão ser o nosso 12º jogador", anotou, com sorrisos, para acrescentar: "Ao vencermos podemos, ao menos, pensar na Liga Europa", atirou, entretanto em inglês para os jornalistas sérvios, isto porque, mesmo após quatro anos "é difícil atinar com a língua", sorriu.


O JOGO

JotaCC

Os dois concorrentes dão-se bem juntos
COM LIMA E MATHEUS A VITÓRIA É mais fácil

Ao 7.º jogo europeu da época, Domingos Paciência juntou finalmente Lima e Matheus no onze e o Sp. Braga ganhou pela primeira vez na fase de grupos da Champions. O que pode parecer uma coincidência ganha contornos de reflexão para o futuro quando se contabilizam os jogos internos em que os dois brasileiros integraram a equipa titular.

Com Portimonense, Marítimo e Naval, os três jogos no Estádio Axa, Lima e Matheus ganharam sempre quando juntos no ataque desde o início, mas como em tudo na vida até aqui há uma exceção que confirma a regra: ambos alinharam os 90 minutos do jogo em Setúbal e tudo acabou num nulo...

De qualquer maneira, não deixa de ser curioso este dado, uma vez que estamos a falar de uma dupla que é... concorrente, mas aos poucos Domingos tem procurado um espaço para ambos nas suas opções iniciais. O resultado de anteontem foi apenas o último exemplo, sendo que Lima e Matheus voltaram a ter o seu nome na ficha dos marcadores, num outro dado estatístico em que estão também de mãos dadas.

Lima fez o quarto golo europeu da época, depois do hat-trick que protagonizou em Sevilha, onde Matheus também faturou. O esquerdino acumula igualmente 4 golos na Europa, juntando os que marcou nos jogos em casa frente a Celtic e Sevilha.

Daqui para a frente tem a palavra Domingos Paciência, que passou a primeira fase da temporada a jogar só com Matheus e/ou Lima como referência ofensiva. O ex-Belenenses assumiu a titularidade logo no primeiro jogo (3-0 ao Celtic), mas depois passou grande parte dos jogos europeus a render precisamente Matheus a partir do banco.


RECORD

ruilopes

Clubes que arrendem estádios para desportos isentos de IVA
21 Outubro 2010 | 00:01
Elisabete  Miranda  - elisabetemiranda@negocios.pt

Supremo Tribunal anula dívida de 150 mil euros ao Estádio do Braga.
Os clubes de futebol que arrendem os seus estádios a terceiras entidades para o desenvolvimento de práticas desportivas não precisam de pagar IVA. A decisão, contrária à que vinha sendo defendida pela Administração Fiscal, foi proferida recentemente pelo Supremo Tribunal Administrativo (STA).

O caso que dá origem a este Acórdão (427/2010) remonta aos anos de 2003 e 2004, e envolve o Sporting Clube de Braga. Naqueles anos, o clube arrendou o seu estádio e um gimnodesportivo à Federação Portuguesa de Futebol e a uma empresa privada, não lhes tendo cobrado IVA, coisa que o Fisco considerou ilegal, tendo avançado com uma liquidação adicional do imposto.





JotaCC

Guerreiros preparam recepção ao Olhanense à porta fechada

Embalados pela vitória frente ao Partizan, os bracarenses não descansam e já preparam a recepção ao Olhanense, a contar para a 8ª jornada do campeonato.

O treino desta quinta-feira iniciou-se às 10h00, nos campos de apoio do Estádio Axa. Uma sessão de trabalho que decorre à porta fechada, por indicação da equipa técnica.

Ainda esta quinta-feira, pelas 15h00, uma comitiva do Sp. Braga, integrando dois jogadores do plantel, marcará presença no Centro Escolar de Pico de Regalados, para distribuir autógrafos pelos alunos daquela escola.

A BOLA

JotaCC

«Tenho estado no sítio certo» — Lima

O avançado Lima, autor de golos importantes, não se considera o homem das grandes decisões no Sp. Braga, antes diz ter a felicidade de estar no sítio certo para marcar.

O jogador que participou, juntamente com Elderson, numa sessão de autógrafos no Centro Escolar EB1 do Pico de Regalados ao início da tarde desta quinta-feira, lembrou também a importância dos companheiros de equipa no sucesso colectivo. «Não me considero o homem das grandes decisões. Nada disso. Há outros jogadores e todos trabalham para ajudar o Braga. Eu sou apenas mais um. Mas como sou avançado tenho aparecido no momento certo e felizmente isso aconteceu logo em dois grandes jogos», admitiu Lima.

O brasileiro reconheceu ainda que o triunfo conseguido na última terça-feira sobre o Partizan, o primeiro na Liga dos Campeões, alimentou o moral dos minhotos. «Sem dúvida que sim. Depois de uma série de resultados menos positivos, o grupo ficou mais motivado. O próximo jogo será diferente do da Liga dos Campeões, mas é óbvio que o nosso objectivo continua a ser o mesmo: vencer», sublinhou.

Os golos ao Sevilha e ao Partizan valeram milhões aos bracarenses. Impunha-se a pergunta: terá Lima já pedido à Administração uma percentagem? «Realmente é muito engraçado e é bom que o clube esteja a arrecadar esses valores, até porque fez um grande investimento e agora está o ter o justo retorno», respondeu Lima, entre sorrisos, e antes de dizer que o Olhanense está a fazer uma boa época e que, por isso, será um adversário bem difícil.

Refira-se que o plantel bracarense treina-se esta sexta-feira às 10 horas, uma sessão fechada e que antecede e conferência de Imprensa do treinador Domingos Paciência.

A BOLA

JotaCC

Arsenalistas são os que mais faltas sofreram
jogadores "travados" 59 vezes na Champions

O Sporting de Braga é a equipa com mais faltas sofridas nas três primeiras jornadas da Liga dos Campeões, enquanto Alan é o segundo mais castigado.

Segundo as estatísticas da UEFA, em três encontros, os jogadores do Sporting de Braga já foram travados 59 vezes em falta, uma média de 19,67 por jogo, sendo que Alan já foi parado ilegalmente em 14 ocasiões.

A outra equipa portuguesa em prova, o Benfica, apenas sofreu 37 faltas nos três jogos.

Expulso na quarta-feira na derrota dos encarnados frente ao Lyon (2-0), o argentino Nicolas Gaitan é o jogador com mais cartões amarelos, num total de três.

O Sp. Braga é também a equipa com mais golos sofridos, num total de 9, tendo marcado apenas 2.

Em termos de posse de bola, o Benfica é a sexta equipa que menos posse de bola tem na Liga dos Campeões, tendo em média 26 minutos nos três encontros, menos um do que o Sporting de Braga.

O avançado português Cristiano Ronaldo é o jogador que mais remata na Liga dos Campeões, com 11 remates enquadrados e 12 "tiros" para fora.

O médio do Benfica Carlos Martins é o quinto jogador com mais remates para fora, com cinco.


RECORD