News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/10

Started by JotaCC, 17 de October de 2010, 08:27

Previous topic - Next topic

JotaCC

Segurança apertada para os adeptos sérvios


Mais de uma centena de agentes da PSP serão destacados para o jogo de terça-feira entre Sporting de Braga e Partizan de Belgrado, referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O comportamento dos adeptos sérvios é reconhecido pela negativa, como ficou evidente no jogo da própria selecção disputado na última semana, em Itália, em que o árbitro interrompeu a partida aos seis minutos, por entender que não estavam reunidas condições de segurança.

O Partizan de Belgrado arrasta uma falange de adeptos que é usual causar distúrbios. Por isso, todos os cuidados são poucos. Estima-se que serão quase duas centenas de sérvios a marcar presença no Estádio AXA no jogo de terça-feira, ainda assim há razões que justificam o alarme máximo ao nível da segurança.

Ainda no que diz respeito aos adeptos, estima-se que a lotação esteja longe de ficar lotada. Espera-se cerca de meia casa, quinze mil adeptos, tendo em conta a procura manifestada pelos bracarenses nas bilheteiras.

O preço dos ingressos variam entre os 12 e 65 euros. Para os adeptos com lugar anual, o bilhete custa 12 euros, enquanto os sócios que queiram assistir à partida terão de desembolsar 15 euros. Para acompanhante de sócio o ingresso custa 20 euros. Existem ainda bilhetes a 35 (bancada lateral superior) e 40 euros (central superior).

Os ingressos mais caros para este jogo da Liga dos Campeões custam 65 euros (cativos).
A chegada da comitiva do Partizan está prevista para amanhã ao início da tarde. Às 18.30 horas está agendada a conferência de imprensa com o treinador Aleksandar Stanojevic. Segue-se um treino dos jogadores do Partizan para se ambientarem ao recinto do jogo.

Stojkovic mal amado pelos bracarenses

Vladimir Stojkovic é o actual guarda-redes do Partizan. Um nome a reter, por certo, ainda lembrado pelos adeptos bracarenses, depois da celeuma no jogo disputado no Estádio AXA, em 2005/06, aquando o jogo entre Sporting de Braga e Estrela Vermelha. O clube sérvio empatou a uma bola e garantiu
o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA. Stojkovic foi uma das figuras do encontro, mas ficou na história ao protagonizar uma cena de provocação aos adeptos do Braga, no final do jogo, que esteve na origem dos confrontos entre dirigentes e jogadores


CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Stojkovic será bem recebido"

Volvidos cinco anos, mais a frio, Artur Monteiro lamenta profundamente a atitude que espoletou uma enorme confusão no final de um Braga-Estrela Vermelha e que teve o polémico e controverso Stojkovic como uma das principais figuras... pela negativa. O antigo director-excecutivo do Braga agrediu a pontapé o delegado do clube sérvio, fruto do que hoje garante ter sido o resultado de um "estado emocional muito elevado", mas acabou por ser o agora guarda-redes do Partizan a incendiar as bancadas. "Ele [Stojkovic] simulou que estava a disparar uma metralhadora para a assistência e o Paulo Santos e o Nunes foram na direcção dele para tirar satisfações. Gerou-se ali um conflito e a partir daí foi o que toda a gente viu", recordou o ex-dirigente a O JOGO. Desengane-se, porém, quem pensa tais actos possam levar os adeptos a vingarem-se na próxima terça-feira, dia em que o internacional sérvio regressa ao Estádio AXA. Artur Monteiro lembra que "as pessoas de Braga são afáveis, sabem distinguir o trigo do joio" e, por isso, não tem dúvidas quanto à recepção que espera o guardião. "Nós não enveredamos por esses caminhos. Somos pessoas de bem e, como tal, penso que o Stojkovic será bem recebido", sustentou.

O tempo tem o dom de curar algumas feridas e hoje Artur Monteiro percebe os motivos que estiveram na origem da enorme tensão que rodeou esse jogo, relativo à primeira eliminatória da extinta Taça UEFA. O ex-director-executivo arsenalista, que agora se dedica em exclusivo à sua carreira profissional (professor), conta que a Imprensa da Sérvia dava quase como garantida a "obtenção de uma grande vitória". O Braga, no entanto, não foi em cantigas e regressou a casa com um empate sem golos que abria boas perspectivas para o encontro da segunda mão, no qual acabou por ceder nova igualdade, desta vez com golos (1-1), e foi eliminado. Um resultado que o ex-dirigente não quer ver repetido terça-feira. "O Braga tem uma excelente equipa e confio plenamente nos treinadores e nos jogadores. Admiro muito a sua forma de jogar, pois tem uma bitola de alta competição. Por isso, acredito que vai conseguir presentear os adeptos com uma vitória", vaticinou.


O emotivo e o provocador

Duas personalidades completamente distintas acabaram por ficar ligadas a um dos momentos mais feios da história do Estádio AXA. Oriundo de família bracarense e com um passado de sucesso como dirigente do ABC, Artur Monteiro sucumbiu às emoções de um encontro tenso em que desempenhava o papel de delegado ao jogo do Braga e perdeu a cabeça, agredindo um dirigente do Estrela Vermelha que, por acaso, revelava falta de "fair-play" exigindo que o árbitro acabasse o embate entre as duas equipas. O acto marcou a carreira do ex-director-executivo dos minhotos, que a partir desse momento não mais esqueceria o nome de Stojkovic. Polémico e provocador quanto baste, o guarda-redes deixou o anonimato ao realizar um exibição de sonho na "Pedreira", que, na altura, garantiu o apuramento dos sérvios para a segunda eliminatória da extinta Taça UEFA. Daí ao Vitesse, ao Nantes e ao Sporting foi um saltinho.


Aníbal preparado para ser lançado

Chamado de urgência para colmatar o enorme vazio existente no eixo da defesa do Braga, Aníbal tem tido o que se pode chamar de semana de sonho. O central tem treinado ao lado do indiscutível Moisés e, se Rodriguez, Fortunato e Paulão ainda apresentarem problemas físicos na terça-feira - só o último parece ter possibilidades de estar a cem por cento -, o internacional português até poderá vir a ter uma hipótese de entrar na equipa que iniciará o encontro com o Partizan. A responsabilidade será grande, até porque o encontro é relativo à maior competição de clubes da UEFA (Liga dos Campeões), mas Rui Dias, que até terça-feira treinou o jovem arsenalista em Vizela, acredita que este está pronto para "enfrentar este desafio". "Pelo carácter que o Aníbal revela, acho que ele responderá bem se for chamado. O único problema poderá ser a falta de experiência, uma vez que se trata de um jogo da Liga dos Campeões e o envolvimento é completamente diferente. Mas acredito nas suas capacidades", referiu o treinador dos vizelenses a O JOGO.

Apesar da tenra idade (19 anos), Aníbal vem revelando qualidades que levam os responsáveis do Braga a pensar que poderá vir a tornar-se num grande central no futuro. Aliás, foi precisamente por isso que os arsenalistas decidiram emprestá-lo ao Varzim no começo da temporada, embora o destino final tivesse sido Vizela, onde é um dos intocáveis de Rui Dias. De resto, o treinador aprecia bastante a sua forma de jogar. "Não tenho dúvidas que, na idade dele, é um dos centrais mais fortes em Portugal; e muito bom nos duelos individuais e muito consistente", descreveu Dias, que lhe aponta a velocidade como o ponto mais fraco. "Ele está a melhorar a olhos vistos neste aspecto [velocidade]. Por isso, tem tudo para ser um excelente jogador", garantiu.


AXA vai registar assistência a rondar as 13 mil pessoas

O jogo com o Partizan poderá ser decisivo para o futuro do Braga nas competições europeias, mas nem por isso está a provocar um grande interesse nos adeptos do clube. A afluência às bilheteiras não tem sido tão intensa quanto o esperado atendendo a importância do encontro da terceira jornada da fase de grupos da Champions, o que leva os responsáveis do clube arsenalistas a perspectivarem a presença de sensivelmente 13 mil pessoas no Estádio AXA. A confirmar-se, o número será ligeiramente mais baixo ao registado no embate com os ucranianos do Shakhtar Donetsk, da ronda anterior, que foi seguido por cerca de 15 mil pessoas.

Apesar de tudo, ainda faltam alguns dias para o encontro e a situação pode vir a sofrer uma alteração. O hábito na Cidade dos Arcebispos é que a correria às bilheteiras para adquirir os ingressos para os jogos aconteça poucas horas antes de estes começarem, pelo que existe a secreta esperança que os adeptos venham a criar um grande ambiente em torno da equipa de Domingos Paciência.


Adensa-se a dúvida à volta de Paulão


As portas do AXA só se abrem amanhã, mas já hoje poderá ficar a saber-se se Paulão tem condições para defrontar o Partizan, na terça-feira. O central brasileiro ainda não retomou os treinos sem limitações desde o particular com o Aves, realizado terça-feira, e, depois de numa primeira fase todos acreditarem que a sua recuperação era possível, as dúvidas são agora mais densas. Praticamente afastados das opções de Domingos Paciência estão Rodriguez e Fortunato.



Krstajic esforça-se para jogar em Braga

Embora o jogo do Partizan com o Braga não mereça muito destaque na Imprensa sérvia, mais preocupada com o dérbi com o Estrela Vermelha de Belgrado, que se realiza no fim-de-semana, é possível saber que não é só Domingos Paciência que tem dores de cabeça por causa de lesões de jogadores. O central Krstajic também não está nas melhores condições físicas e, nesta altura, ainda não sabe se terá autorização por parte do departamento médico do Partizan para viajar para a Cidade dos Arcebispos. No entanto, o veterano jogador (36) acredita que não falhará o embate com o Braga.


O JOGO

JotaCC

Aníbal de prevenção na dúvida de Paulão
INTERNACIONAL SUB-19 PODE IR DO VIZELA À CHAMPIONS

Estas coisas do destino podem trazer rasgados sorrisos a quem menos espera. Aníbal Capela é um destes casos, pois o jovem defesa-central pode passar diretamente de um jogo do Vizela para outro da Champions ao serviço do clube detentor do seu passe.

A pouco mais de 48 horas da receção ao Partizan, Domingos Paciência ainda não sabe se poderá contar com Paulão. O defesa-central brasileiro treinou-se ontem de forma condicionada, devido a um traumatismo na coxa esquerda que sofreu no jogo-treino frente ao Aves, na última terça-feira. Assim, resta Aníbal, um internacional Sub-19, para fazer parceria com Moisés no centro da defesa. O que seria inédito, mas Aníbal merece a confiança da equipa técnica.

Trinco adaptado

Como é natural, o treinador dos minhotos já preparou a alternativa e o nome do jovem de 19 anos não é de descurar, embora a importância do jogo, que pode determinar o futuro europeu da equipa, abra outras hipóteses dentro do plantel. Neste caso, claro, pode também acontecer uma adaptação com um recuo de um dos médios-defensivos, talvez Vandinho, ou mesmo Madrid.

De qualquer forma, a única certeza que há neste momento é que a hipótese de Paulão recuperar não está ainda definitivamente descartada, sendo certo que Léo Fortunato e Rodríguez, os restantes centrais do grupo, estão fora de combate, ambos igualmente devido a lesões musculares.



O "sim" óbvio de Salvador
CONSELHO GERAL JÁ TEM GARANTIAS DE CONTINUIDADE

Agora é só uma questão de pormenor para se marcar o dia da nova assembleia geral que vai confirmar, por aclamação, António Salvador como presidente do Sp. Braga para os próximos três anos.

Reunido anteontem para desbloquear o impasse diretivo na sequência da inexistência de candidaturas à presidência do clube, o Conselho Geral do clube vai oficializar ainda hoje o convite a António Salvador, repetindo-se o que sucedeu em 2007.

Salvador, recorde-se, queria ver alternativas para não se sentir "eterno e preso" ao Sp. Braga, mas o seu "sim" é óbvio, pois seria nefasto deixar agora cair o clube num vazio e logo numa época determinante para o equilíbrio das contas da SAD.

Meia casa. Entretanto, a equipa prossegue a preparação normal para o jogo de 3.ª feira, frente ao Partizan. É uma partida decisiva perante o adversário que também perdeu os dois primeiros jogos da fase de grupos da Champions, mas nem isso tem chamado o público às bilheteiras. Na melhor perspetiva, espera-se meia casa no Estádio Axa, ou seja, cerca de 15 mil adeptos. A não ser que as saudades dos jogos em casa façam convencer os mais indecisos...


RECORD

JotaCC

Ambições diferentes para Benfica e Sp. Braga

A terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões disputa-se esta terça e quarta-feira, com diferentes ambições para os dois representantes portugueses, Benfica e Sporting de Braga.

O Benfica procura esta quarta-feira a segunda vitória na competição em Lyon, diante do líder invicto do Grupo B, e após a derrota na Alemanha face ao Schalke 04 (2-0), os "encarnados" estão praticamente "obrigados" a conquistar pelo menos um ponto, para não complicar mais as contas de acesso aos oitavos-de-final.

No outro encontro do grupo, o Hapoel Telavive, a mais fraca equipa do grupo, ainda sem qualquer ponto conquistado, deverá ser presa fácil para o Schalke 04 que, com três pontos, torce pela derrota "encarnada", forma de alargar distâncias e consolidar o segundo posto.

Em relação ao Sporting de Braga, a presença nos oitavos-de-final parece mais complicada, embora matematicamente ainda seja possível.

Depois da goleada em Inglaterra perante o Arsenal (6-0) e derrota por 3-0 em casa com o Shakhtar, o Sporting de Braga não poderá ceder mais pontos, para assegurar, pelo menos, o terceiro lugar do grupo e a entrada na Liga, e procurará esta terça-feira vencer em casa Partizan de Belgrado, que tem na baliza o "leão" Stojkovic.

As duas equipas só conhecem a derrota nesta edição da Liga dos Campeões e a que vencer o encontro de terça-feira fica com um "pé" ainda na luta pelos "milhões" e bem posicionado para assegurar o menos mau: a Liga Europa.

A equipa que voltar a perder diz praticamente "adeus" à Liga dos Campeões (matematicamente não fica afastada) e com acesso mais difícil a continuar na Europa.

O Arsenal, claramente a melhor equipa do grupo, recebe a formação ucraniana e quer alargar distâncias e isolar-se na liderança, apenas com triunfos, deixando o Shakhtar no segundo posto.

O JOGO

JotaCC

Maratona campeão europeu de estrada


O Maratona venceu este domingo a Taça dos Clubes Campeões Europeus, conquistando o título nas vertentes masculina e feminina da prova que decorreu em Torres Vedras.

Hermano Ferreira, da Conforlimpa, foi o vencedor da prova masculina, de meia-maratona, terminando o percurso com o tempo de 1:01.24 horas e uma vantagem superior a um minuto sobre o segundo terceiro classificados, Nuno Costa e Rui Pedro Silva, respectivamente, ambos da Maratona.

Na prova feminina, Dulce Félix (Maratona) foi a primeira a cruzar a meta – 15 quilómetros em 50.21 minutos – seguida da companheira de equipa Anália Rosa. Filomena Costa (Sp. Braga) completou o pódio.

Classificações:

Masculinos: (21,197 km):
1. Hermano Ferreira (Conforlimpa) 1:01.24 horas
2. Nuno Costa (Maratona) 1:02.51
3. Rui Pedro Silva (Maratona) 1:02.55
4. Paulo Gomes (Conforlimpa) 1:02.59
5. José Rocha (Maratona) 1:03.16
6. Rui Teixeira (Maratona) 1:03.16
7. Fernando Silva (Maratona) 1:03.17
8. Licínio Pimentel (Conforlimpa) 1:03.44
9. Ricardo Ribas (Maratona) 1:05.13
10. Jan Kreisinger (Kromeriz) 1:05.41
11. José Ramos (Conforlimpa) 1:05.53
12. Hélder Ornelas (Conforlimpa) 1:06.40
Desistiu: Yousef el Kalai (Conforlimpa)

Por equipas:
1. Maratona (POR) 16
2. Conforlimpa (POR) 24
3. AK Kromeriz (CHE) 58
4. Herming Lobeklub (DIN) 79
5. AC Partizam (SER) 100
6. CD Spartans (IRL) 108
7. U. Guadalajara (ESP) 109
8. Olimpus San Marino (SMR) 125

Femininos (15 km):
1. Dulce Félix (Maratona) 50.31 minutos
2. Anália Rosa (Maratona) 51.04
3. Filomena Costa (Sporting Braga) 52.09
4. Elisabete Lopes (Maratona) 52.33
5. Daniela Cunha (Maratona) 53.20
6. Ercília Machado (Sporting Braga) 53.59
7. Mª Ruiz Castellanos (Canal Isabel II) 55.12
8. Fernanda Miranda (Sporting Braga) 55.16

Por equipas:
1. Maratona (POR) 7
2. Sporting de Braga (POR) 17
3. Canal Isabel II (ESP) 28
4. Mayo AC (IRL) 35
5. LAC TV Untergarss (SUI) 48

A BOLA

Pé Ligeiro

Angola chama por Erivaldo 

Erivaldo, jogador de apenas 16 anos, está a motivar uma pequena batalha entre Angola e Portugal. Tudo porque o jovem avançado do Sporting de Braga, natural de Luanda mas a residir em Portugal desde os três anos, recebe amanhã, segunda-feira, o passaporte português, abrindo-se desde logo a porta da selecção sub-17 de Portugal.

A notícia foi avançada por A BOLA esta semana e já motivou uma reacção dos responsáveis federativos angolanos, mais precisamente do vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Artur Silva, que se encontra em Portugal em negócios e já moveu esforços para chegar à fala com Erivaldo e convencê-lo a representar os «Palancas Negras».

«Vou empenhar-me neste caso, conversar com o Erivaldo e explicar-lhe o trabalho que está a ser desenvolvido em Angola ao nível do futebol de formação. Gostaria de o convencer a jogar pelo seu país natal, porque não podemos perder os nossos jogadores desta forma», referiu Artur Silva.

Lamentando o desconhecimento dos jovens valores angolanos a actuar em Portugal ou em outros países europeus, o vice-presidente da FAF assume que esse factor é uma das prioridades no seu mandato: «A Federação já colocou em prática um plano de observação de futebolistas angolanos que, actualmente, estão a viver e a jogar fora do país, mas temos sempre de fazer mais e melhor. No caso concreto de Portugal, temos recorrido à nossa embaixada mas é preciso ficar alguém no terreno. Será uma pessoa com grande vocação para seguir estes miúdos que têm raízes em Angola e não podem perder-se em benefício de outras selecções.»

In ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Domingos ensaia estratégia para defrontar Partizan

O Sp. Braga cumpriu, esta manhã, mais uma sessão de treinos à porta fechada, como de resto vem sendo regra nos últimos dias, com Domingos Paciência a delinear a estratégia para o jogo com o Partizan, já na próxima terça-feira, relativo à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em dúvida para o encontro continuam Mossoró e Paulão, que recuperam ainda de lesões e constituem a principal preocupação do técnico bracarense. Certas são as ausências dos centrais Rodriguez e Léo Fortunato, além de Quim e do defesa Miguel Garcia.

A equipa minhota regressa ao trabalho segunda-feira às 10 horas, com os primeiros 15 minutos de treino abertos para a comunicação social, estando a conferência de imprensa de antevisão do jogo marcada para as 12h30.

À mesma hora, a comitiva do Partizan, integrada por Stojkovic e pelo português Moreira, tem chegada marcada. A equipa sérvia cumpre depois, às 19 horas, um treino de adaptação ao relvado do Estádio Axa.

A BOLA