News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/10

Started by JotaCC, 14 de October de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Artur Moraes: "Jogo com Partizan é decisivo"


Vem aí a terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e as contas dos jogadores do Sp. Braga batem certo com as dos adeptos. "Ganhar na terça-feira é fundamental" para as aspirações bracarenses em passar à fase seguinte da 'champions', afirmou ontem o guarda-redes brasileiro Artur Moraes, durante a visita ao Colégio João de Deus, em Santa Tecla. "Jogamos em casa, e temos uma boa oportunidade de mostrar a nossa força. Se queremos mostrar alguma coisa nesta grande competição temos de vencer este jogo com o Partizan", frisou o guardião.
Artur Moraes acredita que ainda é possível o apuramento para os oitavos-de-final, mas para isso "tudo vai depender de terça-feira", apontou. "Uma vitória frente ao Partizan coloca-nos com três pontos, e voltaremos entrar na luta e a sonhar".
Duas derrotas, em dois jogos, é para já o saldo negativo da estreia do Sp. Braga na Liga dos Campeões europeus. A falta de experiência foi o calcanhar de Aquiles da equipa arsenalista, reconheceu Artur Moraes.
"Começamos com um jogo em Londres, onde era muito difícil vencermos, e depois em casa, contra o Shakhtar, realizamos uma grande exibição, mas não tivemos a sorte de conseguir a vitória. É lógico que a experiência conta, e aprendemos muito nestes dois jogos. Com certeza, na próxima terça-feira, contra o Partizan, vamos ser uma equipa diferente", prometeu o guardião.
A vitória na 'champions', poderá também servir de mola pa-ra um ciclo triunfante na Liga Portuguesa, realçou o jogador.
"Vencer ajuda sempre. Independemente de ser na 'champions' ou no campeonato, estamos a precisar de vitórias e vitórias importantes. São elas que elevam a moral de uma equipa. Óbvio que vencer na terça-feira fará com que a gente respire melhor dentro da 'champions' e nos dará uma moral grande para no fim-de-semana, voltar à Liga e entrar com tudo", destacou.
E a inevitável velha questão. O Sp. Braga é candidato ao título? Já com quatro meses de futebol português, mais adaptado e conhecedor desta nova realidade na sua carreira, Artur Moraes respondeu com a experiência.
"Equipa e qualidade temos para lutar. Mas o que vai determinar se somos capazes de lutar ou não, penso que vai ser o final da competição. O nosso pensamento agora é jogo a jogo, encarar cada adversário da melhor maneira possível, com a maior seriedade e procurar vencer. Se vamos ser candidatos ou não ao título, no final é que vamos ver".
Visitas às escolas são boas
O guarda-redes brasileiro, ex-AS Roma, considerou ainda importante estas visitas do Sp. Braga às escolas, pois aproxima os adeptos do clube.
"Estas iniciativas patrocinam sempre a figura do jogador de futebol junto dos adeptos, e cria um ambiente de empatia junto das crianças que vivem estes momentos com grande alegria. Demonstra exactamente o que o adepto pensa. A alegria de estar próximo do jogador do clube que gostam".
E as vitórias ajudam. "Claro que vencendo tudo ajuda. O ambiente fica mais fácil, mais sadio, mais gostoso no relacionamento com o torcedor", destacou, tranquilo, Artur Moraes.

Guilherme e Artur Moraes distribuíram alegria

Depois do sucesso alcançado nas épocas anteriores, onde somaram quase três mil novos associados, o Sporting Clube de Braga deu ontem início às operações de charme junto das escolas da cidade e da região minhota. O Colégio João de Deus, em Santa Tecla, foi a primeira instituição a receber a visita dos Guerreiros do Minho esta temporada 2010/2011.
Os futebolistas profissionais do Sporting Clube de Braga, Guilherme e Artur Moraes, foram recebidos num clima de grande euforia e entusiasmo por 174 crianças, dos três aos dez anos. Depois dos apelos ao apoio ao clube, os atletas bracarenses não tiveram mãos a medir na distribuição de autógrafos. Foi um dia diferente no Colégio João de Deus, e que será certamente inesquecível para a maior parte dos jovens alunos, na maioria adeptos do clube arsenalista.
Em dia de folga do plantel, o guarda-redes Artur Moraes e o jovem médio ofensivo Guilherme saíram também reconfortados pelo banho de carinho.
Entre as crianças, Tomás Barbosa, de nove anos, foi o escolhido para receber uma camisola autografa pelos jogadores do Sporting Clube de Braga. Já sócio do clube, Tomás não cabia em si de contente. "Gosto muito do Braga e gostava fosse campeão. Às vezes vou ao estádio. Fui a Sevilha, no jogo fantástico em que o Braga apurou-se para a Liga dos Campeões", recordou o jovem aluno, fã do Alan.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vandinho volta na Champions

Nem tudo são más notícias para Domingos. Lote de baixas será drasticamente reduzido nas próximas horas, pois o capitão está quase recuperado.

Decididamente, Domingos Paciência acertou em cheio ao apostar na antecipação do jogo da Taça de Portugal, com a dupla vantagem de poder lançar tranquilamente as coordenadas para a recepção ao Partizan de Belgrado tendo já na mão o passaporte carimbado para a próxima eliminatória da segunda prova mais relevante do mapa competitivo nacional, após o triunfo (2-1) no campo sintético do 1.º de Dezembro.

Mais dias para preparar o jogo que decide o futuro do Sp. Braga na Champions League ou, inclusivamente, a sua continuidade nas provas europeias é sinónimo inequívoco de possibilidades redobradas de o técnico ver o contingente de jogadores disponíveis ser consideravelmente reforçado. Isto, depois de nos últimos tempos, terem surgido, numa cadência absolutamente inaudita, relatos de novas baixas no conjunto arsenalista (anteontem, também Mossoró, Paulão e Léo Fortunato abriram ficha no departamento clínico).

A melhor das notícias que Domingos irá ter nas próximas horas está indiscutivelmente relacionada com a iminência do regresso de Vandinho aos treinos normais.

Capitão da equipa e peça influentíssima nas manobras bracarenses (o dono da camisola 88 voltou a começar mais uma época com o estatuto de intocável bem reforçado), o brasileiro lesionou-se no Estádio da Luz e desde então ficou aos cuidados do corpo médico.

O cenário de dúvida que envolvia Vandinho parece devidamente afastado. O centro-campista prepara-se para ter alta e a sua presença no onze, na terceira jornada da Champions League, mais do que verosímil é uma garantia de sossego para o treinador do conjunto bracarense.

A BOLA

JotaCC

Paulão "apontado" ao Partizan
prioridade do departamento médico é recuperá-lo

Com Rodríguez e Léo Fortunato fora de combate, Paulão é a grande prioridade do departamento médico bracarense, no sentido de garantir a recuperação do central para o jogo com o Partizan de Belgrado, na próxima 3.ª feira, em Braga. Caso contrário, Domingos ficará sem qualquer opção de raiz para a parceria com Moisés.

Ainda é cedo para ter uma certeza, mas a expectativa é boa e Paulão, que se lesionou esta semana durante o jogo-treino com o Aves, pode mesmo ser dado como apto quando Domingos Paciência elaborar, na próxima 2.ª feira, a lista de convocados. Recorde-se que a estes casos clínicos acrescentam-se ainda os de Miguel Garcia e Vandinho, para além do guarda-redes Quim. Muitas baixas para um momento nuclear da época e uma preocupação séria para Domingos Paciência.



Salvador com "via verde" para recondução
Conselho Geral vai reunir nos próximos dias

O Conselho Geral do Sp. Braga, que é presidido por um juiz jubilado, vai reunir-se nos próximos dias e tudo aponta para que reforce uma ideia neste momento incontestável: a reeleição de António Salvador. O presidente não apresentou qualquer candidatura nos prazos que correram, mas tanto o clube como a SAD estão muito longe de cair num vazio diretivo.

O impasse vai terminar em breve com a recondução de António Salvador, que pode aproveitar o momento para refrescar a sua equipa. Líder do clube há sete anos e meio, Salvador pode ser mais uma vez reconduzido no cargo, tal como aconteceu em 2007.

Então, o Conselho Geral, face à ausência de candidatos, convocou uma assembleia geral e António Salvador foi reconduzido por aclamação. Um cenário que vai repetir-se até ao final deste mês. A cidade e o clube não admitem outro caminho e a verdade é que não há alternativas para o projeto vitorioso do atual líder do clube bracarense.



RECORD

JotaCC

Paulão apto para a Champions

Depois do susto, o alívio. Para Paulão e, especialmente, para Domingos Paciência, a reavaliação feita à lesão contraída pelo defesa brasileiro não indica um quadro clínico de difícil resolução. Assim, Paulão tem tudo para recuperar a tempo de jogar contra o Partizan, no jogo de terça-feira que redefinirá os objectivos europeus da campanha arsenalista. E, com tantas baixas na defesa, o jogador deve mesmo ser titular. Para o eixo, resta apenas Moisés, uma vez que Léo Fortunato e Rodriguez também estão parados.

A baixa de Fortunato é garantida. Já Rodriguez, mantém esperança de estar operacional, ainda que o mais provável é que não esteja a 100% e, por isso, fique de fora. Lesionado desde a recepção ao Shakhtar, o peruano não voltou a sair do ginásio e ainda não será hoje que acelera o processo. Por ser reincidente, Rodriguez só será lançado quando houver absoluta certeza de que não há resquícios de problemas musculares. Se isso acontecer até ao dito jogo, então o número 2 avança. Mas o cenário é muito improvável.

Paulão contraiu um traumatismo na coxa esquerda logo no princípio do jogo com o Aves. Ontem sentiu-se bem melhor e será agora tratado com todas as cautelas. A importância do próximo jogo obriga a que o Braga apresente a melhor equipa possível. Rodriguez é o favorito do treinador para jogar ao lado de Moisés, mas Paulão vive a melhor fase desde que chegou ao Braga e está a confirmar-se como uma alternativa à altura dos melhores. Levava cinco jogos consecutivos, muito mais do que o que conseguiu fazer na época anterior. Até para si esta lesão foi um susto gigantesco, pois travaria a afirmação evidente.

De qualquer forma, e porque uma lesão de natureza muscular pode sempre ser recidiva, antes ou durante o jogo, Vandinho e Aníbal Capela estão já de prevenção. Miguel Garcia seria a solução natural face à ausência de centrais, uma vez que fez toda a formação no eixo da defesa e, apesar de jogar na direita há muitos anos, continua a perceber os processos e encaixaria facilmente no meio da defesa. Mas também está lesionado, o que deixa a equipa ainda mais desfalcada. Se não recuperar, serão Vandinho e Aníbal a avançar caso surja essa necessidade. O médio também consta do boletim clínico, mas vai recuperar a tempo. Não tem rotinas de central, mas é alto, rápido e bom no desarme. Tem feito a posição esporadicamente, em treinos e/ou jogos-treino e merece crédito. Aníbal é defesa de raiz, mas está cedido ao satélite Vizela e não tem experiência europeia. Mas será chamado aos treinos da equipa principal, pois está inscrito na UEFA.



Vandinho sem rotinas mas com crédito

Em jogo, Vandinho não deve ter mais do que alguns minutos como defesa-central, todos quando teve de substituir um colega de emergência. A experiência é, contudo, importantíssima para que seja uma opção válida para o lugar. Sem centrais de raiz é normal que o treinador adapte um trinco, especialmente quando dispõe de uma opção de qualidade para o substituir no meio-campo, neste caso Madrid. E a adaptação de Vandinho merece crédito não só pelos atributos físicos, ao nível dos melhores centrais. Além de ser alto e forte, o brasileiro é muito inteligente tacticamente, joga na antecipação como ninguém, é rápido e forte no desarme.

Miguel Garcia
Também luta contra o tempo


Lesionado há algumas semanas, o lateral luta contra o tempo para ser opção contra o Partizan. Garcia está numa fase avançada da recuperação e até já pisa o relvado. Pelo tempo da sua ausência, é improvável que seja escolhido para jogar no meio caso falte um central. Mas, de todas as opções que poderiam ser adaptadas, Garcia é o que melhor conhece a posição. O alentejano foi formado no Sporting como central e derivou para a direita por falta de alguns centímetros, situação que hoje pode contornar com a maturidade. Sabe como tem de jogar um central tem na defesa a sua especialidade, uma vez que como lateral é pouco ousado.

Aníbal Capela
Um internacional à espera

Foi dos poucos jogadores aproveitados da última equipa de juniores. E não é para menos. Aníbal é titular da Selecção Nacional de sub-20 e vai estar no próximo mundial da categoria. É uma das grandes promessas bracarenses e, este ano, até já esteve no banco de suplentes contra o Celtic, numa fase em que Léo Fortunato não estava inscrito e Paulão se encontrava lesionado. Actualmente, Aníbal está cedido ao Vizela. Mas como aquele clube é satélite, vai regressar esta semana à capital do Minho para suprimir as lacunas. E, no contexto actual, por ser o quinto central inscrito na Liga dos Campeões, deve mesmo voltar a ser convocado.


Artur Moraes
"Qualidade para lutar pelo título"

Apesar de ainda não ter jogado no campeonato, Artur Moraes sente que a equipa do Braga pode ser campeã. "Considero que a equipa tem qualidade para lutar pelo título, mas será o final da temporada que irá determinar se fomos ou não capazes", respondeu.

O brasileiro não tem tido muitas oportunidades para jogar por causa de Felipe. Mas não é o titular o único que o atormenta. "A luta não é só com Felipe. É dura com ele, Diego e Marcos.Todos têm capacidade para jogar. Estou a trabalhar para ter uma oportunidade e, quando isso acontecer, como na Taça de Portugal, vou agarrá-la. Foi isso que fiz", considera. Ainda assim, o treinador não o deve lançar na primeira equipa contra o Partizan. "Um jogo decisivo", considera Artur. "Esperamos somar a primeira vitória.Temos uma boa oportunidade, até porque jogamos em casa, e temos de mostrar a nossa força. Uma vitória deixa-nos com três pontos e, assim, teremos todas as hipóteses de continuar em prova", detalhou.

Os detalhes foram mesmo o que falhou contra o Shakhtar. "Tivemos um jogo muito difícil em Londres, contra um adversário poderosíssimo. Com o Shakhtar apresentámos um bom futebol, criámos diversas oportunidades, só que não as concretizámos e eles marcaram quando tiveram hipótese. A experiência em jogos europeus também conta e, por isso, vamos ser uma equipa diferente nos próximos jogos", garante, seguro de que as vitórias em catadupa também ajudariam. "Quando se está em cima e se ganha, tudo é mais fácil. O ambiente fica mais limpo, mais sadio. As vitórias ajudam sempre. Se vencermos o Partizan vamos respirar melhor na Champions e isso dá moral para a Liga", fechou.


Artur e Guilherme recrutam promissores guerreiros


No regresso às escolas, depois de mais de 20 acções similares nos dois anos anteriores, o Braga escolheu Artur Moraes e Guilherme para publicitarem a marca do clube e conseguirem, pela simpatia e disponibilidade, mais guerreiros para a legião. O Jardim/Escola João de Deus teve cerca de 180 crianças à espera dos craques e recebeu-os com euforia. Apesar de pequeninos (média de idades a rondar os 4/5 anos), os bracarenses já conheciam bem vários jogadores da equipa e, muitos deles, vestiram-se a rigor para os receber. A euforia só terminou depois da dupla entregar postais autografados a cada um dos alunos, que para casa levaram também propostas para se tornarem sócios sem terem qualquer gasto. A SAD aposta forte naqueles que ainda não têm clube definido.

3000 | Em dois anos, o Braga fez 3 mil sócios em consequência das acções de marketing efectuadas nas escolas do concelho e subiu o número total para 24 200.




Mossoró é um caso para avaliar dia a dia


A fasceíte plantar que o boletim clínico indica a propósito da lesão de Mossoró deixou os adeptos interrogados acerca da gravidade da mesma. Não há razão para alarmismos, pois a fasceíte não é mais nem menos do que um traumatismo na planta do pé. Mas o tempo que o "inchaço" demora a desaparecer é sempre incerto e depende do cuidado individual de cada afectado, que deve caminhar o menos possível. Por isso, é impossível prever quanto tempo Mossoró estará de baixa. Pode estar recuperado em três dias, como em três semanas. O Partizan não está, portanto, completamente fora de combate.

Sílvio no regresso ao trabalho


Depois da folga de quarta, o Braga volta a trabalhar esta manhã (10 horas) à porta fechada, prática que se vai manter até ao jogo com o Partizan. Numa semana em que há tantos ausentes, Domingos Paciência reincorpora hoje novamente Sílvio, de regresso da Selecção Nacional. O lateral do momento não jogou um único minuto e está fresco para ser opção em qualquer um dos lados no próximo jogo. Perante a situação clínica de Miguel Garcia, deve alinhar à direita.



O JOGO

JotaCC

'Sp. Braga tem jogo decisivo com Partizan '

Artur Moraes mantém ambições na Champions

O guarda-redes do Sporting de Braga, Artur Moraes, considera que o jogo de terça feira, frente ao Partizan, para a terceira jornada da Liga dos Campeões, é decisivo para as aspirações dos «arsenalistas» na competição. O «guardião» brasileiro defende que o Sporting de Braga ainda tem hipóteses de se apurar para a próxima fase da prova, mas reconhece que os próximos dois jogos serão decisivos. 'O jogo com o Partizan é decisivo para o futuro do Braga na Liga dos Campeões. Se ganharmos teremos todas as hipóteses de continuarmos em prova. Temos uma equipa com qualidade, embora os dois primeiros jogos não tenham corrido bem. O Arsenal é um adversário poderosíssimo e frente ao Shakhtar críamos diversas oportunidades, só que não as concretizámos. Eles marcaram todas as vezes que tiveram hipótese', lamentou Artur Moraes.
Noutro sentido, Domingos Paciência chamou Aníbal e Palmeira, jogadores cedidos ao Vizela, para colmatar as «baixas» de Paulão e Léo Fortunato no treino de ontem do Sporting de Braga. Moisés é o único «central» disponível.

«Champions». Tudo é possível


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Quaresma é fã do Sp. Braga mas torce pelo F.C. Porto
Acredita que o Benfica «pode ir longe» na Champions e que o Sporting vai dar a volta a uma fase complicada

Apesar de estar a jogar na Turquia, Quaresma tenta estar atento ao campeonato nacional. Em entrevista ao Maisfutebol/TVI, o jogador do Besiktas admitiu que não tem acompanhado todos os jogos, mas não deixou de partilhar as suas impressões, alertando para o facto de a Liga ainda estar no início.

O F.C. Porto está «melhor». O Benfica «pode ir longe» na Liga dos Campeões. Quaresma espera que o Sporting «reencontre o seu caminho» e diz que o Sp. Braga «é das equipas que mais gosto dá ver jogar».

Besiktas: «Foi a melhor escolha que já fiz»
«Aprendi muito com o mister Paulo Bento»

Já trabalhou com o André Villas-Boas. Que ideia tem dele como treinador?
«Passámos alguns momentos juntos no Inter, mas como treinador não posso falar muito porque nunca fui treinado pelo André. Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e que seja campeão. Penso que está a fazer um excelente trabalho e que ainda tem muita coisa para dar. É uma grande pessoa.»

Como vê este F.C. Porto?
«Forte e com vontade de voltar aos títulos, que é algo a que o clube está habituado. Sinceramente acho que o F.C. Porto está muito bem e espero que continue assim.»

Ficou surpreendido com a ida do João Moutinho para o F.C. Porto?
«No mundo do futebol nada me surpreende. Não vou falar sobre a sua situação porque não sei o que se passou. Nem quero saber. Só ele e as pessoas que estiveram à volta disso é que sabem o que realmente se passou. Só espero que o João possa ser feliz no F.C. Porto e possa ajudar a equipa.»

O Benfica está mais fraco que não época passada?
«Isto ainda agora começou. Muitos dos jogadores vieram de selecções e de competições, é normal que se sintam um pouco cansados. Acredito que o Benfica poderá voltar ao ritmo em que acabou a época passada. Não acho que esteja mais fraco. Ainda é muito cedo para acharmos isso.»

O que pode fazer este Benfica na Liga dos Campeões?
«Pode ir longe, porque tem um grande treinador, tem qualidade e grandes jogadores. Tem uma grande equipa. Como português, gostava que o Benfica representasse muito bem o nosso país e que pudesse chegar o mais longe possível.»

Como vê o Sporting sem Moutinho e Veloso e com Paulo Sérgio?
«Sinceramente não tenho acompanhado muito os jogos do campeonato português, porque não passam muito na Turquia. Uns saem, outros entram. Faz falta quem está. Acho que o novo treinador é uma pessoa que trabalha para ganhar e para que a sua equipa volte ao que era e a lutar pelos títulos. Acho que é isso que faz falta ao Sporting, voltar aos títulos.»

Mas este início de época tem sido complicado...
«Todos nós temos fases boas e más. O Sporting está a passar por uma fase complicada, mas espero que se levante e que reencontre o seu caminho, que é lutar pelo título, como sempre habituou os sportinguistas.»

O quê que o Sp. Braga pode fazer numa época de Liga dos Campeões?
«Acho que ainda é tudo novo para o Sp. Braga. Se calhar não está a conseguir lidar com a pressão e com a importância que tem a prova. Mas tem um grande treinador e é das equipas que mais gosto dá ver jogar em Portugal. Também acho que não tem tido sorte. Vi o último jogo que fez [para a Champions], em que perdeu por 0-3. Acho que não merecia perder, porque criou muitas oportunidades de golo. Acho que a sorte também não está a acompanhá-lo. Espero que a sorte o acompanhe mais, porque merece. Tem uma grande equipa. Joga um futebol muito bonito e, além disso, tem um grande treinador.»

F.C. Porto, Sp. Braga, Benfica e Sporting, quem é o favorito?
«Neste momento o melhor é o F.C. Porto. Entre esses quatro grandes é o que está melhor. Pessoalmente gostava que fosse o F.C. Porto.»

MAIS FUTEBOL