News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/10

Started by JotaCC, 10 de October de 2010, 07:50

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga
Domingos alerta para motivação do adversário

É inquestionável a diferença de qualidade entre o plantel do Sp. Braga e 1.º de Dezembro, mas Domingos Paciência não espera facilidades na deslocação a São Pedro de Sintra.

"Sabemos que é um momento único para este clube. Esperamos uma equipa muito motivada, com um empenho maior do que aquele que apresentará no campeonato. Isso, por si só, é sinónimo de dificuldades", disse o treinador dos arsenalistas, reafirmando o seu desejo de conquistar a Taça de Portugal. "A partir do momento que há um jogo para fazer, com uma competição onde o Braga quer entrar para ganhar, é natural que a motivação, o empenho e a dedicação têm que ser grandes", disse na conferência de imprensa sobre o desafio desta tarde (16.00).

Domingos Paciência garante que não haverá "grandes alterações" na constituição da equipa, mas assegurou que irá poupar o guarda-redes Filipe (entrará para o seu lugar Artur) e o lateral Elderson. Sem Sílvio, que se encontra ao serviço da selecção, o técnico bracarense chamou também o lateral júnior Dani, além de promover os regressos dos avançados Hélder Barbosa e Elton, que não integraram as últimas escolhas, para o jogo com o Benfica.


Taça de Portugal
"Gostava de ter uma camisola e um autógrafo do Matheus"

Carla Couto joga no 1.º de Dezembro. Se pudesse, entraria hoje  em campo para marcar ao Sporting de Braga.

Carla Couto marca golos, é a mais internacional (128 vezes) de todas as futebolistas portuguesas e joga há 14 anos na formação feminina do 1.º de Dezembro, cuja equipa masculina (da III Divisão Nacional) recebe, hoje (16.00), o Sporting de Braga, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Simultaneamente "adepta do 1.º de Dezembro e igualmente sportinguista", Carla Couto, que actua como avançada, admitiu, em entrevista ao DN, que dificilmente o clube sediado em Sintra eliminará o Sporting de Braga. Ainda assim, e apesar de reconhecer a superioridade e a maior capacidade - pelo menos teoricamente - do opositor, não atira a "toalha ao chão", deixou claro. Carla Couto apoiará o conjunto de Sintra nas bancadas do Estádio do 1.º de Dezembro.

"Temos de estar conscientes de que a diferença entre o 1.º de Dezembro e o Sporting de Braga é grande. O Sporting de Braga tem uma excelente equipa, mas acredito que as dimensões do campo do 1.º de Dezembro [recinto sintético], que são mais favoráveis às jogadoras do futebol feminino, podem dificultar a tarefa ao nosso adversário", disse Carla Couto.

A goleadora, que defende o emblema do 1.º de Dezembro, nutre uma admiração especial por um futebolista do Sporting de Braga. Falamos de Matheus. "Gosto muito dele. Considero que é um excelente jogador, um atleta com força, com querer e que nunca desiste de um lance. Pedia-lhe um autógrafo e uma camisola. Se pudesse, gostava de ter um autógrafo e uma camisola do Matheus", revelou a atleta, 128 vezes internacional pela principal selecção feminina portuguesa de futebol. "E qual o jogador mais bonito do Sporting de Braga?", perguntámos a Carla. E a resposta foi... "O Sílvio é o jogador mais giro do Sporting de Braga", referiu Carla Couto, que hoje não poderá, contudo, ver Sílvio a representar a equipa minhota. Isto porque o defesa-lateral está convocado para a selecção portuguesa que medirá forças fora de portas com a Islândia, na terça-feira, em partida da fase de apuramento rumo à fase final do Campeonato da Europa de 2012.

"Se pudesse, é claro que gostava de entrar em campo e de marcar um golo ao Sporting de Braga. Gostava que houvesse Taça em Sintra e que o 1.º de Dezembro ganhasse, naturalmente", comentou.

Segundo as palavras de Carla Couto ao DN, "não faltará motivação" à formação sénior masculina do 1.º de Dezembro. "Para nós, mulheres, estes jogos também são especiais e têm uma intensidade diferente", defendeu. Uma das razões pelas quais gostaria que o 1.º de Dezembro triunfasse prende--se com o facto de jogar no clube de Sintra há já "14 anos". Carla Couto é fã de Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Liedson e teve no antigo avançado holandês Van Basten um ídolo na juventude.



DN

JotaCC

Sp. Braga - Domingos espera 'muitas dificuldades' frente ao 1.º de Dezembro

"É um momento único para o 1.º de Dezembro. À partida, esperamos uma equipa com jogadores muito motivados e com um empenho muito maior do que se calhar acontece no seu campeonato", disse Domingos Paciência, na conferência de imprensa de antevisão do jogo antecipado da terceira eliminatória, agendado para hoje.
O técnico assegura que, nesta altura, os índices de motivação dos 'arsenalistas' vão no sentido de dizer aos jogadores "e aos adeptos que esta equipa quer reagir e mudar aquilo que de negativo aconteceu no passado".
"A partir do momento que há um jogo para fazer, com uma competição onde o Braga quer entrar para ganhar, é natural que a motivação, o empenho e a dedicação têm que ser grandes", adiantou.
Quanto ao relvado sintético do Campo Conde de Sucena, casa da equipa da III Divisão que recebe o encontro, o técnico garante que "a adaptação tem sido boa", sendo esta a segunda vez esta época que os vice-campeões nacionais disputam um jogo nestas condições.
Domingos Paciência garante que não haverá "grandes alterações" à constituição da equipa, mas vai poupar o guarda-redes Filipe e o lateral Elderson, não podendo contar com Sílvio, defesa direito ao serviço da seleção AA, destacando-se por isso a convocação do lateral júnior Dani.
O treinador do Braga deixou ainda os "parabéns" ao novo selecionador nacional, Paulo Bento, pela vitória contra a seleção dinamarquesa por 3-1, no Estádio do Dragão.
"O acordar foi diferente para toda a gente. Viu-se um Portugal muito alegre, os jogadores muito motivados, com grande intensidade, com muitas situações de golo e com três golos marcados", disse.
O Sporting de Braga, vice-campeão português de futebol, é a primeira equipa da Liga a entrar em ação na Taça de Portugal, ao defrontar hoje o 1.º de Dezembro, na terceira divisão, na abertura da terceira eliminatória, às 16:00.


Domingos Paciência chama guarda-redes Marcos e lateral júnior Dani

As entradas do guarda-redes Marcos e do júnior Dani são as grandes novidades na convocatória do Sporting de Braga para o jogo de hoje com o 1.º de Dezembro, da terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol.
Para o jogo que se disputa no campo Conde Sucena, em São Pedro de Sintra, Domingos Paciência deverá dar a titularidade na baliza ao guarda-redes Artur, habitual suplente de Felipe, que ficou fora dos convocados.
Sem Sílvio, na seleção, o técnico bracarense chamou também o lateral júnior Dani, além de promover os regressos dos avançados Hélder Barbosa e Elton, que não integraram as últimas escolhas, para o jogo com o Benfica.
Fora das opções ficaram também o lateral Elderson e o médio Vandinho, que se juntou aos lesionados Miguel Garcia, Rodriguez e Custódio.
O jogo com o 1.º de Dezembro, equipa da Série E da III divisão, disputa-se domingo a partir das 16:00, sob a arbitragem de Elmano Santos, da Madeira.

Lista dos 19 convocados:
- Guarda-redes: Artur e Marcos.
- Defesas: Paulão, Dani, Moisés, Léo Fortunato.
- Médios: Guilherme, Andrés Madrid, Salino, Luís Aguiar, Hugo Viana e Mossoró.
- Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Matheus, Lima, Meyong, Elton e Paulo César.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Repetir 1966

Para alguns adeptos mais antigos pode parecer que foi ontem, mas já lá vão 44 anos desde que o Braga conquistou pela primeira (e única) vez a Taça de Portugal. Foi a 22 de Maio de 1966 que os arsenalistas, comandados por Armando, Estêvão, Bino, Canário e... Perrichón, por quem pagaram na altura cerca de 20 vinte contos ao Boavista, derrotaram o Setúbal com um golo solitário do argentino. Desde então, nenhuma outra equipa conseguiu imitar a proeza da de José Valle. O melhor resultado alcançado foram três presenças na final do Jamor, nas longínquas épocas de 1976/77 e 1981/82, e, mais recentemente, na de 1997/98, com o espanhol Alberto Pazos como treinador - o FC Porto, de Jardel, Zahovic e companhia, foi o carrasco dos bracarenses.

Há, no entanto, uma crença inabalável nos homens de Domingos Paciência que será desta que vão conseguir acabar com este longo jejum do clube da Cidade dos Arcebispos, depois de na temporada transacta terem caído nos quartos-de-final da Taça, aos pés do Rio Ave, na mais dolorosa fórmula de desempate possível: as grandes penalidades. Para isso têm de superar um primeiro adversário chamado 1º de Dezembro, cujo melhor resultado na prova-rainha do futebol português remonta a 2003, quando foram eliminados pelo Sporting na quarta eliminatória [ver caixa]. Entre ambos existem duas divisões de diferença, mas é precisamente nestas ocasiões que os pequenos gostam de pregar umas partidas aos grandes. Por isso, o treinador bracarense optou por convocar as principais figuras da equipa, embora seja de crer que vá aproveitar este encontro para realizar algumas poupanças. Afinal, o desgaste da participação na fase de grupos da Liga dos Campeões tem sido intenso e foi precisamente a pensar nesta competição - jogam com o Partizan de Belgrado no dia 19 - que os minhotos pediram para antecipar a sua entrada em cena na Taça. Um tropeção logo na estreia não vinha nada a calhar para quem vive uma fase menos boa.

Liedson e Clayton estragaram a festa dos sintrenses em 2003

A visita do Braga não será a primeira de um clube da liga principal ao Estádio Conde de Sucena. Em 2003, num jogo de má memória para Hugo, agora no Beira-Mar, o Sporting foi a Sintra derrotar o 1º de Dezembro na quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os brasileiros Liedson (44') e Clayton (66', de grande penalidade) fizeram os dois únicos golos do encontro, estragando a festa aos sintrenses, que desde então nunca mais atingiram essa fase da prova.

1º de Dezembro | Braga

Treinador Basto Lopes

31 Miguel Aleixo GR

2 Tó Branco LD

25 Ronny DC

2 Mamadou DC

22 Angel LE

11 Gonçalo Monteiro MD

13 Anastácio MD

15 Gil MO

10 Ricardinho AD

8 Ricardo Cunha AE

7 Ricardo Pereira AV

12 João Ascenso GR

19 Rui Miguel LD

23 Sérgio Nunes DC

6 Rui Monteiro MD

15 Gil MO

16 Filipe MO

17 Luis Veloso AD

5 Fabrício AV

14 Tino AV

Treinador Domingos Paciência

1 Artur GR

43 Dani LD

16 Moisés DC

3 Paulão DC

40 Guilherme LE

23 Madrid MD

45 Hugo Viana MD

8 Mossoró AD

10 Hélder Barbosa AE

19 Meyong AV

18 Lima AV

26 Marcos GR

16 Fortunato DC

22 Luis Aguiar MO

25 Salino MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

85 Élton AV

99 Matheus AV



Domingos Paciência

"Vamos entrar na prova para vencer a Taça"

Ao crescimento exponencial do Braga nos últimos anos tem faltado a conquista de um troféu interno. A equipa esteve perto de o concretizar em 2009/10, mas falhou-o na recta final da época, acabando o campeonato no segundo lugar. No entanto, Domingos Paciência está convencido que desta é que vai ser. E nem mesmo a aparente fase atribulada da equipa lhe tira a confiança no começo de mais uma edição da Taça de Portugal. "No futebol há períodos bons, menos bons e maus. E quando não se está a ganhar é preciso trabalhar mais para voltar a estar lá em cima. O futebol é mesmo assim. Mas garanto que vamos entrar nesta competição para vencer", referiu o treinador bracarense, convencido que esta fase é passageira. "Apesar dos maus resultados, penso que vamos ultrapassar este mau momento e vai voltar ao nível do passado. A motivação é grande e posso garantir aos adeptos que o grupo está com muita vontade de voltar às vitórias", revelou.

Tendo em conta o historial de ambos os clubes, o jogo com o 1º de Dezembro poderá ser uma boa oportunidade para o Braga voltar a sorrir. Contudo, Domingos não dá nada como garantido e até acha que a equipa poderá encontrar "dificuldades" contra os sintrenses. "É um momento único na história deste clube, que vai querer desfrutá-lo ao máximo. Por isso, esperámos uma equipa motivada e a jogar com mais empenho do que joga no seu campeonato", afirmou, antes de confidenciar que "Dani terá a sua oportunidade" no lado direito da defesa e que Guilherme será outra das suas apostas.

"Vejo futuro da Selecção com bons olhos"

Domingos Paciência teve ontem "um acordar diferente". A culpa foi a da vitória de Portugal contra a Dinamarca, que deixou o treinador do Braga e ex-internacional português mais confiante. "Hoje [ontem] acordámos todos contentes comparativamente aos últimos jogos. Os jogadores jogaram com grande naturalidade, num ritmo de jogo elevado e criaram muitas oportunidades. O Paulo Bento está de parabéns e vejo o futuro com bons olhos", destacou Domingos, que entrou pelo mesmo diapasão do novo seleccionador de Portugal e frisou que "a vitória sobre a Dinamarca só terá sentido se se vencer a Islândia".



Sintético sintrense agrada

Apesar de pairar no ar o fantasma da lesão sofrida por Hugo no sintético do 1º de Dezembro, em 2003/04, quando o agora capitão do Beira-Mar actuava no Sporting, o Braga não está com receio do piso em que hoje vai iniciar a sua participação na edição desta época da Taça de Portugal. Antes pelo contrário. Conforme o previsto, os arsenalistas fizeram ontem um treino de adaptação ao relvado sintético do Estádio Conde de Sucena e as ilações foram bem positivas. O treinador bracarense, Domingos Paciência, ficou muito agradado com o que viu e expressou essa satisfação junto dos responsáveis do clube sintrense.

Ainda assim, refira-se que o Braga não guarda as melhores recordações de jogos em pisos sintéticos. É que, na única vez que jogou num recinto semelhante na era de Domingos Paciência, perdeu. Tal aconteceu no início da temporada passada, mais concretamente na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Elfsborg. Depois de terem perdido em casa, por 2-1, na primeira mão, os arsenalistas deslocaram-se à Suécia e, como é usual nos países nórdicos, encontraram um relvado sintético. A equipa de Domingos demorou a adaptar-se e aos 30 minutos já perdia por 2-0, resultado que se manteve até ao fim e afastou-a prematuramente da competição.


Marcos supera Diego

O brasileiro Marcos estreou-se ontem nas convocatórias do Braga. Domingos Paciência optou por convocar o veterano guarda-redes em detrimento do jovem Diego, que, tal como Felipe, acabou por ficar na Cidade dos Arcebispos. Destaque ainda para as chamadas de Hélder Barbosa e Élton, bem como para as ausências de Keita e George Lucas.

Salvador vai a Sintra

António Salvador não quer perder a estreia do Braga na edição desta temporada da Taça de Portugal e já confirmou a sua presença hoje em Sintra. Aliás, o presidente arsenalista participará num almoço com o presidente da autarquia local, Fernando Seara, e com o líder do clube sintrense, Fernando Cunha, entre outras personalidades.

Bola da Nike será a usada

Embora nas primeiras fases da Taça de Portugal a FPF não imponha o uso de uma determinada bola, a verdade é que o Braga terá hoje de jogar com uma da Nike, que normalmente é utilizada pelo 1º de Dezembro nos encontros da II Divisão. A adaptação ao esférico, diferente do utilizado pelos bracarenses nos jogos da liga principal - é Adidas -, já foi efectuada.


O JOGO

JotaCC

Tentar uma gracinha
sintrenses elogiam sp. braga mas espreitam surpresa

Os elogios ao Sp. Braga são muitos, mas a vontade de fazer uma surpresa ainda é maior. Alberto Bastos Lopes, 50 anos, treinador do 1.º Dezembro, acredita que os sintrenses podem assumir o papel de tomba-gigantes na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal e afastar os bracarenses.

"Ninguém ganha jogos antes de estes começarem. O Sp. Braga tem 99% de hipóteses de ganhar, é vice-campeão nacional, tem grandes jogadores e a obrigação de assumir o favoritismo. Olho para o Sp. Braga como um grande", assume o técnico, ao mesmo tempo que se mostra esperançado em fazer Taça.

"A nós compete-nos trabalhar, dignificar o clube e, se possível, fazer uma gracinha", revela, invocando uma história passada para justificar a sua esperança. "Quando estava no Odivelas venci o Salgueiros na Taça de Portugal (1992/93), que na altura era treinado pelo Zoran Filipovic e estava na 1.ª Divisão. Isto leva-me agora a acreditar que também é possível", relembra."Os tempos são outros, mas porque não o 1.º Dezembro tentar ser o tomba-gigantes? Respeitando o Sp. Braga, vamos tentar a nossa sorte", assegura o treinador.

Motivação extra

Defrontar o Sp. Braga não acontece com frequência, pelo que Alberto Bastos Lopes acredita numa motivação extra dos seus jogadores. "É natural que isso aconteça. Vão defrontar jogadores que só veem na televisão e que muitos até admiram. Alguns até os viram no Benfica-Sp. Braga da semana passada e agora vão tê-los pela frente. É uma oportunidade única", destaca, convicto das capacidades da sua equipa.

"Sei o que valem, o que podem fazer e o trabalho que vão ter, sabendo que do outro lado vai estar uma equipa que sabe jogar à bola. Penso que vai ser um grande jogo", antevê, considerando que o principal obstáculo poderá ser a chuva.

Sintético

"O tempo vai afastar muita gente das bancadas. Já ouvi dizer que estão preocupados com o nosso relvado sintético, mas asseguro que é bom. Claro que com a chuva fica mau, mas isso acontece com todos. O nosso relvado é de geração recente, o 1.º Dezembro gosta de jogar à bola e consegue-o fazer aqui", explica, desejoso que as condições climatéricas ajudem ao espetáculo:"Se não chover poderá assistir-se a um bom jogo."

A tática para o encontro, essa já está pensada. "Caráter, concentração, atitude e não cometer erros", defende, justificando a abordagem: "Eles já são fortes, se errarmos mais difícil ficará."



Elderson e Keita com queixas
FALHAM ENCONTRO COM O 1.º DE DEZEMBRO

Elderson e Keita surgiram com queixas musculares e acabaram por permanecer em Braga, não integrando a lista de 19 convocados com vista ao desafio com o 1.º de Dezembro, prestes a comemorar... 130 anos.

Habitual titular, o lateral-esquerdo nigeriano participou em todos os jogos do campeonato, pelo que será uma baixa de peso no onze bracarense. Já o ex-avançado do V. Setúbal, ainda não se estreou na Liga e perde agora uma oportunidade soberana de mostrar serviço a Domingos.



RECORD

JotaCC

Domingos Paciência: «O inimigo fomos nós»
deixou algumas críticas à sua equipa
19:57
domingo, 10 outubro de 2010

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, gostou do triunfo da sua formação frente ao 1.º de Dezembro, na Taça de Portugal, por 2-1, mas admitiu que os seus pupilos podiam ter feito melhor.

"Conseguimos o objetivo, que era passar, mas mentiria se dissesse que estou satisfeito. Não fizemos, de maneira alguma um bom jogo. Quando não conseguimos ser uma equipa, um todo, torna-se complicado. Alguns jogadores aproveitaram, outros não", revelou.

"A Taça proporciona estes jogos. Do outro lado há equipa motivadas, com jogadores que se querem apresentar a grande nível. Criámos problemas a nós próprios. O inimigo fomos nós", rematou.


RECORD

JotaCC

«Arsenalistas» sofrem para derrotar 1.º Dezembro

O Sp. Braga foi vencer, este domingo, ao terreno do 1.º de Dezembro, por 2-1, tendo garantido a passagem para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Os vice-campeões realizaram uma primeira meia hora de bom nível, onde ganharam a uma vantagem que acabou por ser crucial.

Aos 19 minutos, livre na esquerda cobrado por Luis Aguiar, o guarda-redes Miguel Aleixo defende para a frente, Paulo César dá um toque de cabeça e Elton empurra ao segundo poste.

Cinco minutos depois o Sp. Braga voltou a marcar. Livre da esquerda cobrado por Luis Aguiar e Ricardo Pereira ao aliviar mal acaba por fazer um autogolo.

O 1.º de Dezembro reagiu e aos 39 minutos reduziu. Ricardo, de grande penalidade, enganou Artur e reduziu a vantagem do adversário. Pouco minutos depois nova grande oportunidade para garantirem o empate, com Ricardo Cunha a cabecear à barra.

A equipa da terceira divisão nunca desistiu de tentar chegar ao golo do empate, mas acabou por não conseguir e o Sp. Braga garantiu a continuidade na Taça de Portugal.


«O inimigo deste jogo fomos nós» – Domingos

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, analisou a vitória frente ao 1.º de Dezembro (2-1) e culpou a sua equipa pelos problemas sentidos.

«É este tipo de jogos que a Taça de Portugal proporciona. Gostaria de chegar aqui e fazer um bom jogo para sair com uma boa imagem, mas do outro lado estava uma equipa motivada, com jogadores a quererem a fazer um grande jogo. Pena é termos criados problemas a nós próprios. O inimigo deste jogo fomos nós», afirmou Domingos Paciência, em conferência de imprensa.


A BOLA