News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/10

Started by JotaCC, 05 de October de 2010, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Porta fechada para a Taça

É já a Taça de Portugal no pensamento. Depois de um dia de folga e da derrota frente ao Benfica, o plantel do Sp. Braga regressa esta manhã aos trabalhos, a partir das 10 horas, para dar início à preparação do jogo com o 1.º Dezembro.
Domingos Paciência decidiu fechar as portas do treino, aliás, à imagem do que tem acontecido nas últimas semanas, preparando a deslocação a Sintra longe dos olhares de adeptos e comunicação social.

A paragem no campeonato - devido aos compromissos da selecção nacional - foi aproveitada para a antecipação do duelo da Taça de Portugal, inicialmente agendado para dia 16. Tendo em conta que no dia 19 os arsenalistas recebem o Partizan, em jogo da terceira jornada da Liga dos Campeões, o encontro da terceira eliminatória da prova rainha do futebol português foi antecipado para o próximo domingo, dia 10.

A semana dos arsenalistas começa com algumas interrogações, já que há casos clínicos para reavaliar, nomeadamente Vandinho, que saiu lesionado do jogo de domingo. Também Rodriguez tem trabalhado limitado e ficou afastado da partida, mas as dúvidas apenas serão dissipadas quando for anunciado o boletim médico, ao final do dia.

Salino ganha influência

Leandro Salino ganha cada vez mais influência na equipa do Sp. Braga. A exibição no jogo com o Benfica, no passado domingo, no Estádio da Luz, elevou o médio brasileiro no 'ranking' da estatística do 'Correio do Minho'.

Salino foi eleito o melhor jogador arsenalista no duelo com os encarnados e é já encarado como uma peça-chave da estratégia no meio-campo minhoto. O médio obteve oito pontos, subindo assim na classificação e aproximando-se do guarda-redes Felipe, que lidera a tabela.

O duelo da última jornada do campeonato colocou em destaque Alan, que ocupa agora a quinta posição. O brasileiro cresceu em termos de rendimento face a outros desafios da Liga e foi o pulmão da equipa.
Destaque ainda para Madrid. O argentino entrou para o lugar do lesionado Vandinho e deu equilíbrio ao grupo. Andrés Madrid soma agora 35 minutos.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulão contra défice central

Paulão tem substituído Rodriguez com recorrência e luta em cada minuto para provar à SAD que o Braga está seguro no eixo central. Numa altura em que a estrutura bracarense procura um novo defesa-central para reforçar a equipa em Janeiro - Fernando Couto foi ver Zé Castro à Corunha -, o brasileiro vai dando conta do recado e atingindo uma bitola que na época anterior, pela falta de sequência, foi mais difícil de alcançar. O primeiro motivo para a clara subida de forma é precisamente a sequência que agora tem e em 2009/10 foi impossível de alcançar. A prova é que o jogo na Luz foi o quarto consecutivo do brasileiro (dois a titular e outros dois como suplente utilizado a partir da meia hora de jogo). Na época passada nunca alinhou em mais do que dois jogos seguidos e, quando repetiu presenças, fê-lo como suplente utilizado na recta final do jogo.

As lesões de Rodriguez têm sido a porta que permite este reaparecimento. Mas quando a época começou, Paulão já sabia que iria jogar com maior regularidade. Esteve para sair - chegou a pedi-lo a António Salvador - mas ficou porque entendeu que com a saída de André Leone subiria um posto na hierarquia arsenalista: de quarta para terceira opção para o eixo central. Domingos Paciência reforçou-lhe essa garantia e, na pré-época, testou-o com frequência ao lado dos centrais preferidos, Moisés e Rodriguez. Tudo por causa da certeza que ambas as duplas seriam repetidas várias vezes durante uma época que na altura já se previa desgastante em relação ao número de jogos a cumprir. O que Paulão não esperaria era já ter participado em tantas partidas em apenas dois meses e meio de competição: sete sobre o total de 13 disputadas pela equipa. E em alguns palcos improváveis: Celtic Park (Celtic), Sanchez Pizjuán (Sevilha) ou Estádio da Luz (Benfica).

Com 407 minutos jogados, Paulão tem quase metade dos 887 da época anterior. E no próximo jogo oficial - 1º de Dezembro, para a Taça de Portugal - vai aproximar-se ainda mais de uma marca que, se nenhuma lesão ou outro problema improvável acontecerem, será batida muito rapidamente.

Se a regularidade é importantíssima na perspectiva do jogador, na do clube e equipa técnica é mais relevante o facto de o jogador ter feito tudo até agora para provar que é uma alternativa capaz. Isento de erros graves, arrancou na Luz uma exibição seguríssima, já depois de ter sido o melhor central contra o Shakhtar e de ter dado conta do recado nas outras ocasiões em que foi chamado. Tem uma média positiva (5,14) nas avaliações de O JOGO, também nisso melhor do que os 4,93 do ano anterior.



Léo Fortunato suspira pela Taça

Com Paulão indiscutível como primeira alternativa ao eixo central, Léo Fortunato tem tido semanas complicadas. Apesar de ter chegado lesionado, o defesa sabe que não será fácil conquistar um lugar, nem sequer tomar o lugar do colega brasileiro. Para o ex-Cruzeiro, o jogo da Taça de Portugal, marcado para daqui a três semanas, afigura-se como uma luz ao fundo do túnel para registar a primeira titularidade. O cenário é provável, até porque Moisés é totalista e o adversário (1º de Dezembro) é da III Divisão. Para os adeptos, será a oportunidade de conhecer finalmente os atributos do jogador. É que Fortunato só jogou oito minutos contra a Naval, muito pouco para aquilatar das suas características.


Um mês exacto sem folgar

A folga de ontem foi santa para o plantel. Há exactamente 30 dias que o grupo não sabia o que era passar um dia sem trabalhar. O volume de jogos neste período (quatro para o campeonato, dois para a Liga dos Campeões) obrigaram o treinador a trabalhar sem conceder descanso.

Este mês, o calendário dá uma folga e, por isso, ontem os jogadores tiveram o dia livre. A partir de hoje, segue-se nova bateria de trabalho tão longo como intenso. Na mira estão os jogos com 1º Dezembro, Partizan e Olhanense.


Primeira vez sem um extremo

A ausência de Paulo César na equipa titular que jogou contra o Benfica revestiu-se de uma dupla surpresa. Não só porque o brasileiro ficou de fora, mas principalmente porque o seu substituto não foi um extremo puro. E no Braga de Domingos Paciência, a ausência de um verdadeiro ala sobre a direita é notícia. Isto porque foi a primeira vez que tal aconteceu em 42 jogos do treinador na capital do Minho. Domingo, foi Salino que ocupou o espaço. Mas o ex-Nacional é, habitualmente, um médio centro.



Números provam teoria de Domingos

A ausência de tempo para trabalhar o Braga, bem como o enorme azar no sorteio dos calendários do campeonato e da Liga dos Campeões, têm sido a justificações mais utilizadas por Domingos Paciência para explicar o aparente menor rendimento da equipa esta época quando comparado com o da anterior. O técnico deixou bem vincado antes e depois do embate com o Benfica que entraram 14 novos jogadores no plantel, e que só depois de muito trabalho é que todos os processos começam a correr de feição. E a verdade é que os números dão-lhe razão. É que ao invés do que sucedeu na última temporada, na qual Hugo Viana foi a única cara nova que entrou para o onze inicial - os restantes atletas, mesmo não tendo sido tão utilizados, já se conheciam -, na actual cinco dos 13 reforços inscritos no campeonato foram titulares em mais de metade dos encontros da prova. Felipe, Elderson e Lima lideram o grupo, com sete entradas na equipa inicial em outros tantos jogos, seguidos de perto por Salino, com seis, e Sílvio, com quatro.

Embora cerca de metade do onze seja formado por caras novas, Domingos Paciência tem tentado não destruir a espinha dorsal da equipa que, na última temporada, alcançou um brilhante segundo lugar no campeonato. Moisés, Alan e Vandinho, respectivamente, continuam entre os intocáveis do treinador bracarense, que, por outro lado, tem usado Matheus e Paulo César consoante as necessidades ou o estado físico dos atletas no momento.



Cinco reforços aguardam por uma oportunidade


Exceptuando Felipe, Sílvio, Elderson, Salino e Lima, só mais três reforços já foram utilizados por Domingos Paciência no campeonato: Élton, Hélder Barbosa e Léo Fortunato. Todos somam menos de 90 minutos de utilização. Outros (Artur, Diego, Eduardo, Custódio e Keita) há, contudo, que ainda aguardam por uma oportunidade do treinador para mostrar serviço, apesar de serem suplentes regulares ou de por uma ou outra ocasião se terem sentado no banco.


Eduardo assume culpa, mas pode ser despedido

Está perto da conclusão o caso Eduardo. O lateral-esquerdo já assumiu a culpa por se ter apresentado ao trabalho com uma taxa de álcool no sangue no valor de 1,6 gramas e aguarda agora por uma decisão da SAD em relação ao castigo a ser-lhe aplicado, que poderá passar, na melhor das hipóteses, por uma multa pesada ou, no pior dos cenários, a rescisão unilateral do contrato que assinou no defeso e que é válido por três temporadas. No entanto, António Salvador e seus pares só vão reunir-se amanhã, dia que antecede a Assembleia Geral do clube, obrigando o lateral-esquerdo a permanecer do lado de fora das instalações dos bracarenses por mais um ou outro dia. Isto, claro, se entretanto o líder arsenalista decidir pela sua continuidade, permitindo-lhe regressar aos treinos com o restante plantel ainda no decurso desta semana ou no início da próxima. A partir daí ficará nas mãos de Domingos Paciência, que até o caso ser tornado público ainda não o tinha convocado para qualquer encontro oficial. Quem sabe se Eduardo não teria tido uma oportunidade de mostrar as suas qualidades no jogo da Taça de Portugal, com o 1º de Dezembro, se tudo isto não tivesse acontecido.



O JOGO

JotaCC

Jogo da Taça de Portugal antecipado uma semana

O jogo da Taça de Portugal, contra o 1º de Dezembro, foi antecipado em uma semana. Assim, o Braga jogará em Sintra dia 10 e não dia 17, data inicial. troca prende-se com a proximidade e importância do jogo com o Partizan (19 de Outubro) para a Liga dos Campeões.



Vandinho recuperável para o 1º de Dezembro


Afinal, a lesão de Vandinho não é assim tão problemática e o médio deve recuperar a tempo do jogo com o 1º de Dezembro. O resultado dos exames realizados ontem pelo médio não indicaram nada de grave e, desta forma, descansaram os responsáveis bracarenses.



O JOGO

JotaCC

Caso de Eduardo decidido amanhã
RESPONDEU À NOTA DE CULPA

O brasileiro Eduardo já respondeu à nota de culpa emitida pelos responsáveis do Sp. Braga. O atleta assumiu as suas responsabilidades e não contrapôs nenhuma das acusações que lhe foram feitas – recorde-se que no passado dia 20 apresentou-se ao trabalho por volta das 9 horas com 1,6 gramas de álcool no sangue, estando suspenso desde então.

O desenlace deste caso será conhecido amanhã, altura em que a SAD tomará uma posição e determinará qual o castigo a aplicar ao jogador, o qual poderá ir de uma multa pecuniária... à rescisão do contrato.



Taça permite rotação
DESAFIO ANTECIPADO PARA O PRÓXIMO DOMINGO

A antecipação do jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao 1.º Dezembro, de Sintra, para o próximo domingo, vai permitir a Domingos Paciência operar a rotação do plantel que estava no plano para esta fase da temporada.

Com a jornada das seleções a deixar apenas Sílvio, convocado por Paulo Bento para os jogos com a Dinamarca e Islândia, fora do convívio do plantel, a equipa técnica vai aproveitar para recarregar as baterias do grupo de jogadores que têm sido mais utilizados, pensando já no jogo da Champions, frente ao Partizan.

De hoje, com treino novamente à porta fechada, até sábado, a ideia é incidir o foco nos atletas que estão há muito em lista de espera para mostrarem a sua utilidade. E neste lote há nomes com créditos firmados, como é o caso de Mossoró e Meyong (ambos foram à Luz mas não jogaram), ou mesmo Keita e Elton. Num plano mais abrangente de oferecer ritmo competitivo a quem não o teve, claro que o jovem Guilherme (brasileiro que veio dos juniores), também terá a sua oportunidade, mas a realidade é que nem todos os "notáveis" vão poder descansar.



Vandinho paga fatura de recomeço infernal
BRASILEIRO VAI TER DE DESCANSAR

Substituído ao minuto 62 no jogo de anteontem, Vandinho será hoje reavaliado, mas já é certo que o capitão vai ter de descansar e não será opção para o jogo de Taça, domingo, ante o 1.º Dezembro. Vandinho tem uma lesão muscular ao nível dos gémeos e já há algum tempo que procura "disfarçar" as dores, mas desta vez não deu mesmo...

A verdade é que o trinco dos arsenalistas está a pagar a fatura de um início de época sempre a abrir e viveu nos últimos 2 jogos (também foi substituído com o Shakhtar) uma situação inédita em Braga nas duas últimas épocas, onde foi sempre primeira opção a tempo inteiro.

O problema é que Vandinho esteve meio ano à espera de poder voltar a competir de forma oficial, dado o castigo de três meses que lhe foi aplicado pela Liga na sequência ainda do célebre caso do túnel do jogo com o Benfica, na época passada, em Braga.

Vandinho jogou pela última vez na época passada no dia 29 de janeiro, na jornada 17, em que os arsenalistas receberam e venceram (1-0) o Sporting. Depois disso, teve de cumprir o tal castigo de três meses e só voltaria a estar disponível para a última ronda do campeonato, na Madeira, frente ao Nacional. Foi convocado para esse jogo, mas acabou por não ser utilizado por Domingos Paciência numa fase em que Madrid estava em grande forma e havia ainda a questão do título por decidir.

Conclusão: de 29 de janeiro a 28 de julho (data do Sp. Braga-Celtic que abriu a época oficial 2010/11 no Estádio Axa), Vandinho passou o tempo a treinar-se, alinhou em alguns particulares, esteve de férias e voltou para a nova estação cheio de vontade em mostrar serviço.

Gestão

Utilizado sempre a tempo inteiro nos primeiros 4 jogos oficiais desta época, Vandinho acabou por ser motivo de gestão de esforço durante a eliminatória com o Sevilha que levou a equipa até à fase de grupos da Liga dos Campeões. O médio alinhou no primeiro jogo, no Estádio Axa, e esteve ausente da partida que se seguiu, em Setúbal, para o campeonato, voltando ao ativo em Sevilha uma semana depois. Ou seja, o médio evitou a sobrecarga de 3 jogos numa semana e acabou por aguentar-se até agora.


RECORD

JotaCC

Entre deuses e demónios

Quatro derrotas, um empate e uma vitória em apenas três semanas. Domingos vinculado a uma das piores sequências da era Salvador. Jogo da Taça de Portugal para quebrar enguiço.

O futebol tem destas coisas: um dia Deus, outro demónio; um dia bestial, outro besta quadrada. Ingrato? Injusto? Desumano? Sim, pode ser tudo isso, mas as regras do jogo são bem claras: a linha que separa os dois mundos é extremamente frágil e a vida de treinador, mais ainda em Portugal e, particularmente, em Braga, está exposta a riscos tremendos (não será só uma coincidência a confirmação de que Domingos Paciência é o décimo treinador arsenalista desde que António Salvador assumiu, em Fevereiro de 2003, a liderança do clube...).

O sucesso e o insucesso medem-se, irremediavelmente, pelo volume de vitórias e derrotas somadas ou consentidas e, depois de um ano inteiro vivido no altar da glória, com todos os bracarenses prostrados a seus pés, pela singularidade e brilhantismo associados à privilegiada presença entre os deuses da Champions League, o técnico do Sp. Braga vê-se metido num furacão de tamanho nunca visto desde que assumiu a liderança da equipa.

Um caso evidente de problemas de crescimento? Um passo que foi dado com medidas erradas e bem maior que a perna? Custos da inexperiência? Domingos saberá, melhor do que ninguém, a verdadeira razão ou terá os argumentos mais sérios e férreos para explicar o choque súbito e brutal com realidade duríssima, a convocar fantasmas de um passado que não sendo propriamente longínquo já parecia definitivamente escondido e esquecido no sótão minhoto.

Fardo pesado

Sim, porque não há forma de camuflar as evidências de um contra-ciclo que se arrasta desde a visita ao Dragão. Dos 2-3 sofridos frente ao FC Porto ao 0-1 com que se despediram, anteontem, do Estádio da Luz, os homens de Domingos Paciência carregam ainda sobre os ombros o incómodo e pesadíssimo fardo de nove golos encaixados nas primeiras duas jornadas da Champions League.

Numa sequência de seis jogos realizados em apenas três semanas, só há registo de um triunfo, em casa, frente à Naval, emergindo também o empate de Paços de Ferreira como episódio perfeito da inusitada incapacidade arsenalista para se livrar de tão mau karma (o jogo esteve 2-0 e acabou 2-2...).


A BOLA

JotaCC

Vandinho com mialgia

As queixas físicas de Vandinho no jogo com o Benfica estão dissipadas. O jogador está a contas com mialgia na face posterior da coxa direita, pelo que está confinado a tratamento e trabalho condicionado.

O médio brasileiro terá, assim, algum tempo de paragem pela frente, não obrigatoriamente prolongada, uma vez que uma mialgia se trata habitualmente de uma consequência de fadiga muscular.

Vandinho juntou-se assim a Miguel Garcia, Rodriguez e Custódio, todos também a desenvolver trabalho condicionado, no lote de indisponíveis para Domingos Paciência, além do guarda-redes Quim.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Vandinho com uma mialgia na coxa direita
Grupo treinou à porta fechada após desaire no Estádio da Luz

Vandinho apresenta uma mialgia na coxa direita, na ressaca do desaire do Sp. Braga no Estádio da Luz. O médio brasileiro saiu lesionado na etapa complementar, ainda antes do golo de Carlos Martins, que deu a vitória ao Benfica.

Nesta terça-feira, o Sp. Braga divulgou o seu boletim clínico, onde consta a mazela de Vandinho, nesta altura remetido a «tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.»

O plantel arsenalista treinou à porta fechada, com mais quatro nomes a merecer a atenção do departamento médico. Quim prossegue o seu programa de reabilitação, Custódio apresenta um estiramento e Miguel Garcia e Rodriguez também debelam mialgias.

MAIS FUTEBOL