News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/09

Started by JotaCC, 09 de September de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Matheus caminha rumo ao 'Dragão'

Depois de Paulo César recuperado, é mais uma boa notícia para Domingos Paciência. Matheus caminha a passos largos na recuperação e tudo indica que deverá estar operacional a tempo de ser convocado pelo técnico para o duelo de sábado, no 'Dragão', frente ao FC Porto.

O avançado brasileiro tem treinado condicionado no relvado devido a uma mialgia na coxa direita, mas nos últimos dias evoluiu favoravelmente e há mesmo sinais positivos que apontam Matheus ao 'Dragão'.

Domingos Paciência já deixou no ar a ideia de que poderá haver poupanças a pensar no jogo da 'Champions' com o Arsenal (quarta-feira), por isso, não é certa a escolha do brasileiro para o onze. Matheus deverá começar o jogo sentado no banco de suplentes, tendo em vista a titularidade em Londres, no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Domingos Paciência tem preparado a estratégia em segredo para o jogo de sábado e apenas hoje terá o grupo completo, numa sessão de trabalho agendada para as 10 horas. Está prevista a integração de Sílvio e Rodriguez, jogadores que estiveram ao serviço das selecções de Portugal e Peru, respectivamente.


Hugo Viana: "Não há favoritos"

No 'Dragão' à espreita da liderança e sem sentimentos de vingança. O duelo de sábado entre FC Porto e Sp. Braga traz à memória a pesada derrota da época passada, mas para Hugo Viana os 5-1 já passaram à história. Este ano, garante, o filme vai ser outro. Até porque, o Sp. Braga está "melhor" "e deu um passo em termos de qualidade" relativamente à temporada transacta.
Em campo, sublinha o médio, vão estar as duas melhores equipas do campeonato.

"Penso que a equipa que ganha o campeonato é a melhor e, neste momento, se o FC Porto está em primeiro e o Sp. Braga em segundo têm sido as melhores equipas até agora. Se vão continuar a ser não sei, mas se depender de nós vamos continuar a trabalhar para estar o mais acima possível", explicou em jeito de antevisão ao desafio, lembrando que o objectivo do Sp. Braga é atingir a liderança.

"A equipa está bem, com muita vontade. Sabemos da importância do jogo e sabemos que o campeonato está a começar, teremos muitas oportunidades de estar em primeiro, mas os objectivos são estar o mais à frente possível e, se pudermos estar já neste jogo, melhor. Sabemos que será um jogo muito difícil, contra uma equipa que tem estado muito bem, mas o FC Porto também sabe que o Sp. Braga neste arranque de campeonato tem estado ao nível dos últimos tempos", frisou.

De olho no topo do campeonato, Viana é claro quando questionado sobre qual o favorito: "não há favoritos. Hoje em dia todos os jogos são complicados. O campeonato está a começar, poderá ser um bom jogo em termos de espectáculo e espero que o Sp. Braga consiga sair do Dragão com um bom resultado".

A questão da derrota da temporada passada está indubitavelmente no pensamento, mas o médio garante que não há marcas e desvaloriza uma possível 'vingança': "foi uma derrota pesada, mas já passou muito tempo. O Sp. Braga já teve jogos mais importantes e não afectará em nada. Sentimento de vingança há em todos os jogos, que-remos ganhar sempre, não é por termos perdido o jogo no 'Dragão' que iremos com mais vontade. A vontade é a mesma, o querer o mesmo e o trabalho tem sido o mesmo", revelou.

Hugo Viana diz que o grupo ainda não pensa no duelo com o Arsenal, para a 'Champions', mesmo admitindo que uma vitória no sábado daria "mais confiança". Recém regressado a Braga, o jogo com os azuis e brancos poderá significar a estreia do médio. "Ainda não estou nos índices físicos que desejava, pois vinha a treinar à parte, mas será uma opção do treinador. Sou sempre mais um para ajudar", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Internacionais hoje ao serviço
PERU POUPOU RODRÍGUEZ

Domingos já terá hoje todo o grupo à disposição e assim poderá ultimar a estratégia para o jogo no Dragão. Sílvio, como se sabe, alinhou os 90 minutos na derrota em Oslo com a Seleção portuguesa e regressou na madrugada de ontem. O lateral foi para casa descansar.

Já Rodríguez acabou por ser poupado no jogo que o Peru realizou nos Estados Unidos e venceu (2-1), frente à Jamaica. O defesa-central tinha garantido por antecipação que só seria utilizado com o Canadá, no último sábado, precisamente para não arriscar uma lesão que o colocasse fora do confronto com o FC Porto. Sergio Markarián, o novo selecionador do Peru, fez mesmo assim questão que Rodríguez estivesse junto da equipa na viagem à Florida.



RECORD

JotaCC


Pedro Proença no FC Porto-Sp Braga

Pedro Proença foi designado para dirigir, no sábado, o encontro entre FC Porto-Sporting de Braga, primeiro e segundo classificados do campeonato.

Além deste embate que coloca em jogo a liderança da prova, realce para
o encontro de sexta feira e que inaugura a quarta ronda, o Vitória de Guimarães-Benfica,
que será dirigido pelo leiriense Olegário Benquerença.

Para o Sporting-Olhanense, a ser jogado também no sábado, foi escolhido
André Gralha, de Santarém.

Liga:
- sexta feira, 10 set:
Vitória de Guimarães -- Benfica, Olegário Benquerença (Leiria)
- sábado, 11 set:
Sporting -- Olhanense, André Gralha (Santarém)
FC Porto -- Sporting de Braga, Pedro Proença (Lisboa)
- domingo, 12 set:
Marítimo -- Paços de Ferreira, Cosme Machado (Braga)
Portimonense -- Rio Ave, Paulo Baptista (Portalegre)
União de Leiria -- Nacional, João Capela (Lisboa)
Académica -- Naval 1. de Maio, Bruno Esteves (Setúbal)
- segunda feira, 13 set:
Vitória de Setúbal -- Beira-Mar, Marco Ferreira (Madeira)

RTP

JotaCC

Hugo Viana
"FC Porto e Braga são as melhores equipas"


Para quem é vice-campeão nacional e volta a ocupar o segundo lugar no campeonato, tudo é possível, mesmo tudo, incluindo aquilo que chegou a ser encarado como um conto de fadas, absolutamente irreal. Se a mais de 600 quilómetros de casa, frente a uma equipa (Sevilha) 10 vezes mais poderosa em termos financeiros, o Braga conseguiu carimbar o passaporte para a fase de grupos da Liga dos Campeões, então o que dizer sobre um eventual êxito arsenalista na próxima deslocação ao Estádio do Dragão? Porta-voz de um grupo motivado, que se diz "bem e a treinar com muita vontade", Hugo Viana admite, inclusivamente, uma ultrapassagem ao FC Porto, o que significará alcançar a liderança no campeonato logo à quarta jornada. "Sabemos da importância do jogo, apesar de ainda estarmos no começo do campeonato, e por isso não faltarão oportunidades para passarmos para a liderança. Esperamos que isso aconteça. Será um jogo difícil, porque o FC Porto tem estado muito bem, da mesma forma que eles sabem que o Braga tem estado ao nível dos últimos tempos", avaliou.

Desafiado a eleger a equipa mais forte, o internacional português driblou com inteligência, optando por meter FC Porto e Braga no mesmo saco, por ordem pontual. "A equipa que ganha o campeonato, é sempre a melhor. Neste momento, o FC Porto está em primeiro lugar e o Braga em segundo, pelo que são as duas melhores equipas da prova", sentenciou, assumindo, sem complexos, o desejo de vencer. "Faremos os possíveis por ficar um pouco mais acima. É esse o nosso querer. O campeonato ainda está a começar e prevejo um bom espectáculo. Só espero que o Braga saia dele com um bom resultado", repetiu.

O optimismo de Hugo Viana quase desfaz em pedaços a goleada sofrida pelo Braga no mesmo Estádio do Dragão, na época anterior. "Foi realmente uma derrota pesada, mas já passou muito tempo e o Braga já disputou e venceu outros jogos igualmente importantes", argumentou, garantindo que os Guerreiros do Minho não se deixaram apoderar por maus pensamentos. "O sentimento de vingança é querer ganhar todos os jogos. Não vamos com mais vontade ao Dragão só por termos perdido lá na época anterior. A vontade, o querer e a aplicação no trabalho são os mesmos de sempre." Tudo será diferente, e logo a começar pelo potencial do adversário. "Este FC Porto talvez seja mais forte, mais consistente, mas o que interessa é o nosso trabalho. Julgo até que demos um passo em frente em termos de qualidade."


Arsenal em mente só por um bom resultado

A uma semana da estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões, o entusiasmo sobe de tom, mas não desvia a equipa das suas obrigações no campeonato. "São jogos diferentes. Um bom resultado no Estádio do Dragão dar-nos-á confiança para o Arsenal. Neste altura, o grupo só está a pensar no jogo com o FC Porto. Falar de outras coisas é prematuro", sugeriu Hugo Viana, confirmando a "força" do plantel arsenalista, apesar das mudanças. "Quem entrou no plantel, assimilou facilmente os métodos de trabalho do mister Domingos. Só pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa está de parabéns."



Pergunta O JOGO

Pelo que se viu no jogo de preparação contra o Freamunde, há possibilidades de poder alinhar de início contra o FC Porto. Sente-se preparado para se estrear no Estádio do Dragão?

O meu primeiro contacto com a bola foi no jogo particular com o Vizela. Ainda não atingi os índices físicos ideais; mas tenho trabalhado intensamente nesse sentido. Se jogarei de início ou não contra o FC Porto, tudo dependerá do mister. Como costumam dizer os meus companheiros, sou apenas mais um para ajudar. É isso que realmente conta.



Estabilidade é outra com contrato até 2013

Acabou a faceta de saltimbanco, quase sempre dependente de desígnios terceiros. Acertada a desvinculação do Valência, onde raramente foi feliz, Hugo Viana depressa correu para os braços de quem o desejava em Braga e nem hesitou em assinar um compromisso de longa duração. "Ter um contrato de três anos é sempre diferente do que apenas uma época de ligação. O meu objectivo sempre foi rescindir com o Valência e o Braga abriu-me as portas. Só posso estar grato", salientou, confirmando que o seu regresso sempre brilhou na linha do horizonte. "Estava a par do interesse do Braga desde o fim da época anterior e tive sempre a noção de que seria um processo difícil. Graças ao empenho do Braga, tudo correu bem."


Rodriguez e Sílvio hoje na "Pedreira"

Só esta manhã é que Domingos Paciência terá a totalidade do plantel à disposição para preparar a visita ao Dragão. Terminados os compromissos das respectivas selecções, Rodriguez e Sílvio regressaram de imediato a Portugal, como estava programado, e deverão marcar presença no treino de hoje, que voltará a realizar-se à porta fechada nos relvados de apoio do AXA. Titular frente à Noruega, o lateral-direito português chegou na madrugada de ontem, tendo, por isso, sido dispensado do treino matinal da equipa; já o central peruano terá chegado a Braga ao princípio da noite, eventualmente desgastado pelas várias horas de voo desde o continente americano e também pelo facto de ter disputado dois jogos particulares com as selecções do Canadá e da Jamaica, ambos vencidos pelo Peru por 2-0 e 2-1, respectivamente. Por tudo isto, ambos devem ser poupados a alguns exercícios.


Bombardeiros Hugo Viana e Luis Aguiar a postos

O surpreendente onze que Domingos Paciência colocou em campo na primeira fase do jogo particular com o Freamunde é para levar a sério. Por essa altura, Paulo César recuperava de um traumatismo no pé direito e Matheus queixava-se de dores musculares na região posterior da coxa direita. Quase uma semana depois, o cenário mudou ligeiramente, pois apenas Paulo César se encontra realmente recuperado do respectivo problema físico. A recuperação de Matheus também se aproxima do fim, mas a sua utilização é tão improvável como ganha consistência a hipótese de o treinador apresentar no Estádio do Dragão um meio-campo reforçado com Hugo Viana (sobre a esquerda) e Luis Aguiar (na foto), numa posição intermédia de 10 ou segundo avançado, tornando a equipa mais forte na meia-distância, ao mesmo tempo que poupará duas importantes unidades (Paulo César e Matheus) para o duelo de quarta-feira com o Arsenal. O 4x4x2 losango aplicado frente ao Marítimo cederá a um 4x2x3x1 mais calculista, que contará com a instinto felino de Lima na frente e com a criatividade de Viana, Luis Aguiar e Alan, com Salino e Vandinho mais recuados, embrenhados nas manobras defensivas.



Matheus acelera rumo à recuperação total

Mais precioso do que nunca, especialmente depois de ter sido decisivo na eliminatória com o Sevilha, Matheus ainda não perdeu o estatuto de dúvida para o jogo com o FC Porto, em virtude de dores musculares na coxa direita. Desde a última vez que o Braga treinou à porta aberta (segunda-feira), as informações que escapam apontam para a recuperação gradual do brasileiro, que se tem dividido entre o ginásio e o relvado, mas o cenário mais certo é que não entre em acção contra o FC Porto (mesmo que seja convocado), sendo mais provável que o faça contra o Arsenal.



Extremo Walcott virou dúvida

Privado do avançado Robin van Persie até ao fim de Outubro, o Arsenal corre sérios riscos de também perder para os próximos compromissos o extremo Theo Walcott, que se lesionou no tornozelo direito ao serviço da selecção inglesa, frente à Suíça. O jogador foi substituído logo aos 13 minutos e, segundo avançou a BBC, deverá falhar os jogos com o Bolton e o Braga. As únicas boas notícias para Wenger é que Bendtner e Samir Nasri, ambos lesionados, são dados como recuperáveis.


O JOGO

JotaCC

Hugo Viana diz que não há favoritos no Dragão

Hugo Viana considera que F. C. Porto e Braga, adversários na quarta jornada da Liga, têm sido "as melhores equipas" deste início de época. O médio entende que não há favoritos para o jogo de sábado.

De regresso a Braga, agora com contrato assinado até 2013, e não na condição de emprestado pelo Valência, Hugo Viana pode fazer o primeiro jogo desta época no sábado – e logo no embate entre os dois primeiros classificados da Liga portuguesa.

"Até agora, F. C. Porto e Braga têm sido as melhores equipas. Se vão continuar a ser, não sei, mas pela nossa parte, em termos de trabalho e empenho, vamos fazer tudo para estarmos o mais em cima possível", afirmou ontem, quarta-feira, o médio português, acrescentando que "não há favoritos" para a partida do Estádio do Dragão: "Será um jogo muito difícil, contra uma equipa que tem estado muito bem, mas o F. C. Porto também sabe que o Braga tem estado ao nível dos últimos tempos. Talvez o nosso adversário esteja mais forte e mais consistente do que na época passada, mas nós continuamos na mesma linha ou melhor".

Viana recusou a ideia de que os arsenalistas poderão dispersar a atenção entre este encontro no Dragão e o da próxima terça-feira com o Arsenal, em Londres, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Champions, desvalorizando ainda a pesada derrota (5-1) sofrida na temporada passada pela equipa bracarense no estádio do F. C. Porto.


JN

JotaCC

Sp. Braga
Viana sem pressa para a liderança

Primeiro e segundo classificados da Liga defrontam-se no sábado (21h15, TVI), mas, da parte do Sp. Braga, a visita aos líderes azuis-e-brancos não é vista como fulcral, até porque a procissão mal saiu da igreja.

"Sabemos da importância do jogo, mas o campeonato está no início. Não faltarão oportunidades para ficarmos em primeiro. Se puder ser nesta partida, melhor", disse Hugo Viana, para quem FC Porto (nove pontos) e Sp. Braga (sete) são os mais fortes da Liga: "A equipa que ganha o campeonato é a melhor pelo que, até agora, têm sido as duas melhores."

Viana diz que não há "favoritos" neste encontro e desvaloriza a derrota (5-1) do ano transacto: "Foi pesada, mas também já foi há muito tempo."

Paulo César está recuperado, enquanto Matheus continua em dúvida para a viagem até ao Estádio do Dragão.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Hugo Viana prevê equilíbrio no jogo entre 'as duas melhores equipas '


Queremos ser líderes

Médio do Sporting de Braga considera que não há favoritos, apesar de os «dragões» estarem 'mais fortes', do que na época passada.

Hugo Viana acredita que o Sporting de Braga pode terminar a quarta jornada na liderança do campeonato. Na antevisão do embate com o FC Porto, o médio considera que se vão defrontar as duas melhores equipas portuguesas do momento, defendendo que não há favoritos para a partida de sábado, no Estádio do Dragão. 'A equipa que ganha o campeonato é a melhor pelo que se o FC Porto está em primeiro e o Sp. Braga em segundo até agora têm sido as duas melhores. Se vão continuar a ser não sei', referiu Hugo Viana.
Depois do segundo lugar da época passada, os bracarenses sonham com a conquista do título e o internacional português não esconde que o objetivo da equipa de Domingos Paciência passa por chegar à liderança. De preferência, o mais rápido possível. 'A equipa está bem, a trabalhar com muita vontade. Sabemos da importância do jogo, mas o campeonato está a começar, teremos muitas oportunidades para estar em primeiro, todos desejamos que isso aconteça, mas o objetivo neste momento é estar o mais à frente possível', explicou o futebolista de 27 anos.
O ex-jogador do Valência admite que os «dragões» estão mais fortes do que na temporada transata, mas defende que também em Braga mora uma equipa 'talvez melhor', do que em 2009/2010. 'O FC Porto talvez esteja mais forte, mais consistente, mas o Sporting de Braga continua na mesma linha ou até melhor. Será um jogo muito difícil, contra uma equipa que tem estado muito bem, mas o FC Porto também sabe que o Sp. Braga tem estado ao nível dos últimos tempos. Não há favoritos', frisou Hugo Viana.
A seguir ao embate com o FC Porto segue-se a estreia na Liga dos Campeões, frente ao Arsenal, e Hugo Viana quer ir a Londres depois de um resultado moralizador: 'São jogos diferentes, mas era muito bom conseguirmos um bom resultado no Dragão para irmos com confiança para o Arsenal', destacou o médio português.
Na última vez que o Sporting de Braga se deslocou ao Estádio do Dragão saiu vergado a uma derrota por números muito pesados (5-1), mas Hugo Viana duvida que esse resultado tenha alguma influência na equipa para o jogo de sábado. 'Foi uma derrota pesada, mas já foi há muito tempo. O Sp. Braga já teve jogos mais importantes que esse e portanto não afectará em nada', completou Hugo Viana, que se juntou ao plantel perto do fim do fecho do mercado e, por isso, admite que ainda não se encontra nas melhores condições físicas.

À procura da melhor forma. Hugo Viana não deverá jogar de início



Apto para o Dragão

Matheus dá sinais de recuperação

O avançado Matheus poderá ser chamado para o jogo com o FC Porto. No treino de ontem do Sporting de Braga, o jogador brasileiro voltou a realizar trabalho condicionado, mas dá sinais de que pode recuperar a tempo de jogar no sábado. No entanto, mesmo que seja convocado, é pouco provável que Matheus integre a equipa inicial, devido à falta de ritmo. A mialgia obrigou o avançado a parar, pelo que não estará nas condições físicas ideais para aguentar os 90 minutos de jogo. Sílvio e Rodriguez ainda não treinaram.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Matheus deve ser opção para o Dragão

Boas notícias para Domingos Paciência. O brasileiro Matheus, uma das figuras bracarenses neste início de temporada, está quase recuperado de uma mialgia na coxa direita e deverá ser opção para o confronto de sábado (21.15) com o FC Porto, no Dragão. Entretanto, os internacionais Silvio e Rodriguez regressam hoje.


DN

JotaCC

Rodriguez regressa à base "fresquinho"

Sílvio e Rodriguez, dois jogadores que estiveram ao serviço das selecções de Portugal e do Peru, respectivamente, voltam hoje à rotina dos treinos no plantel bracarense. São duas unidades que, salvo alguma surpresa, têm lugar assegurado no onze do Sp. Braga que, depois de amanhã, defronta o FC Porto, no Estádio do Dragão.

Ambos regressam à base sem registo de mazelas físicas. Na estreia pela Selecção Nacional, Sílvio disputou os 90 minutos frente à Noruega, e, no máximo, será sujeito a trabalho diferenciado na sessão de hoje. No caso de Rodriguez, o cansaço será decorrente apenas da viagem desde Miami - onde, anteontem, o Peru venceu por 2-1 a congénere da Jamaica -, isso porque El Mudo foi o único jogador que não alinhou nesse particular. Situação que provocou surpresa, na medida em que Rodriguez é titular indiscutível na sua selecção. A explicação reside na proximidade do encontro com o FC Porto.

O Peru disputou dois ensaios na América do Norte: o primeiro, no dia 4, em Toronto, com o Canadá, e o outro frente à Jamaica, na passada terça-feira. Inicialmente, estava previsto Rodriguez defrontar apenas o Canadá. O central solicitou ao seleccionador Sérgio Markarián a dispensa do segundo jogo, para não se expor ao risco de uma lesão numa fase da época em que o Sp. Braga tem pela frente dois desafios de máxima exigência, com o FC Porto e o Arsenal, na estreia do grupo H da Liga dos Campeões.

A BOLA

JotaCC

«Braga vai ao Dragão a pensar na liderança»

O centro-campista do Sporting Clube de Braga Hugo Viana disse, ontem, que optou por regressar a Braga porque aqui encontrou a estabilidade que precisa para prosseguir a sua carreira. Já quanto ao jogo de sábado, no Dragão, promete que «será interessante», e que os arsenalistas vão para lá a pensar na liderança do campeonato.
O esquerdino Hugo Viana, um dos elementos jogadores a chegar (leia-se regressar) à pedreira, acredita que o Sporting de Braga poderá fazer um «grande jogo» no Estádio do Dragão, onde mora um FC Porto «forte e consistente», destacou o médio que se mudou, definitivamente, para a capital do Minho, depois de na última época ter vestido a camisola dos guerreiros por empréstimo dos espanhóis do Valência.
Sábado à noite, Hugo Viana garante que os jogadores comandados por Domingos Paciência vão estar apenas focados no jogo com os azuis e brancos. O embate com o Arsenal (na próxima quarta-feira, em Londres) é «importante» e, por isso, o esquerdino espera conseguir um «bom resultado» na invicta para moralizar e dar «mais confiança» à equipa para o embate no Emirates Stadium.
O que espera do jogo com o FC Porto?
Hugo Viana –  Estamos a trabalhar bem, com muita vontade, sabemos da importância do jogo mas o campeonato está a começar e, por isso, certamente que teremos muitas oportunidades para estar em primeiro e todos desejamos que isso aconteça. Mas, neste momento, o nosso objectivo passa, apenas, por estar o mais à frente possível. Mas, se pudermos estar já em primeiro lugar depois do jogo com o FC Porto melhor ainda. Sabemos que vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que tem estado bem, o FC Porto, mas eles também sentem que  nós estamos bem neste início de campeonato e temos estado ao nível do que fizemos na temporada passada, que foi muito boa.
Sente o FC Porto mais forte esta temporada?
Não sei, talvez esteja mais forte e consistente, mas nós temos apenas de estar focados no nosso trabalho. O FC Porto é diferente do ano passado, tem estado bem, mas nós mantemos a mesma linha e até considero que temos estado melhor do que aquilo que conseguimos na época passada. Por tudo isto, espero um bom jogo, interessante.
A visita ao Dragão antecede o jogo com o Arsenal. Isso pode influenciar?
São jogos diferentes, de provas distintas, mas seria muito bom se conseguíssemos um bom resultado no Estádio do Dragão, porque isso daria mais confiança a todos para o encontro com o Arsenal, em Londres. Mas, nesta altura, pensamos apenas no jogo com o FC Porto.

«Não há favoritos»
Quem é favorito para o jogo?

Não há favoritos. Hoje em dia, todos os jogos são muito complicados e o campeonato está ainda a começar. Poderá ser um bom jogo, em termos de espectáculo, e esperamos que o Sporting de Braga saia do Dragão com um bom resultado.
Poderá estrear-se a titular no Dragão?
Depende do treinador. Eu sou mais um para ajudar.
O meu primeiro contacto com a bola foi com o Vizela FC, num jogo-treino. Até aí, eu vinha a treinar à parte há algum tempo e, por isso, não estou ainda com os índices físicos que gostaria. Mas trabalho forte, todos os dias, para estar bem o mais rapidamente possível.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

Domingos "culpado" pela chegada de Villas-Boas ao futebol

Domingos Paciência era o ídolo de André Villas-Boas quando, na década de 90, o agora técnico dos "dragões" abordou o então treinador Bobby Robson para lhe revelar descontentamento pelo facto do ponta-de-lança não jogar no FC Porto.

"Se calhar foi o jogador que espoletou o início da minha carreira. Quando abordei o treinador do FC Porto foi para mostrar-lhe insatisfação pelo facto do Domingos não estar a jogar. Morava no meu prédio e na irreverência da minha juventude permiti-me discordar", lembrou o técnico portista, na antevisão ao encontro com os "arsenalistas".

A "história curiosa" foi hoje recordada pelo agora técnico dos "dragões", André Villas-Boas, que confessou ser um "apreciador das qualidades de Domingos", agora como "líder e treinador".

"Não é normal os feitos do Braga, a regularidade que demonstra. De um ano para outro perdeu pedras fundamentais, mas mantém um patamar elevado. Um grupo forte. Tem estrutura sólida, extremamente bem montada, com presidente e treinador ambiciosos e jogadores extremamente motivados e bem organizados", justificou.

A prematura ousadia e conhecimentos de André Villas-Boas levaram-no a enveredar pela carreira desportiva, que começou em 2003, enquanto assistente de José Mourinho (observava os adversários), tendo na época passada mudado radicalmente com a estreia na Liga, enquanto treinador principal, chegando a meio da época à Académica de Coimbra.

A subida "meteórica" na carreira continuou esta temporada com o convite para treinar o FC Porto, seu clube do coração.

"Quero estar aqui o maior número de anos possível, sabendo que com este presidente o normal são dois anos, tenho de o convencer a ficar cá dez. Não só porque amo o clube desde sempre, mas também pelo ambiente. A cultura do clube, a cidade e as pessoas do norte representam uma certa forma cultural de estar na sociedade com o qual me identifico e que não se pode encontrar em todos os lados", explicou Villas-Boas.

PUBLICO