News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/09

Started by JotaCC, 05 de September de 2010, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC

Explosividade de Matheus 'abafa' Meyong


De arma secreta a titular. Matheus é uma das revelações deste Sp. Braga versão 2010/11 e tem ganho pontos aos concorrentes mais directos, nomeadamente Meyong. Com a veia goleadora mais forte do que nunca, a explosividade de Matheus já 'abafou' o avançado camaronês (aliás, o melhor marcador da equipa no ano passado), que passou a sentar-se no banco de suplentes e nem na lista da UEFA está inscrito.

A ausência de Meyong no grupo para atacar a fase de grupos da 'Champions' foi a grande surpresa da lista enviada à UEFA, justificada pelas brilhantes exibições de Matheus e Lima, as duas pérolas do ataque arsenalista neste arranque de temporada, e pela forte concorrência de nomes como Elton e Paulo César.

A qualidade e influência de Matheus no rendimento da equipa, levam Domingos Paciência a apostar no brasileiro, como referência da estratégia ofensiva.
E com sucesso. A forma acutilante com que leva perigo à baliza adversária, e a entrega na disputa de bola, têm-se traduzido em golos, muitos deles determinantes para as aspirações definidas para esta temporada.

Foi, assim, contra o Celtic, com uma bomba que ditou a eliminatória a favor dos arsenalistas no primeiro jogo frente aos escoceses. Voltou a ser no arranque da Liga com o Portimonense, golo que abriu caminho ao triunfo. E com o Sevilha: primeiro em casa, ao escrever história com o golo da vitória; depois na capital da Andaluzia, onde brilhou ao inaugurar o marcador do heróico apuramento.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sarabia chega do Real

O Braga está muito perto de assegurar novo reforço quatro dias depois do encerramento das inscrições, pensando já na reabertura do mercado em Janeiro. Pablo Sarabia, de 18 anos, extremo-esquerdo do Real Madrid, está praticamente certo no plantel de Domingos Paciência nos primeiros dias de 2011. O jogador chegará por empréstimo do Real Madrid, faltando apenas definir por quanto tempo representará os arsenalistas. Ontem, a Imprensa espanhola avançava com a transferência de Sarabia por três milhões de euros e uma cláusula de recompra pelos merengues válida nos dois anos que se seguem à sua chegada a Braga, mas o negócio, sabe O JOGO, tem outros contornos. Após o empréstimo, que deverá ser de época e meia, o Braga ficará com opção de compra. Como concorrentes nesta corrida, os arsenalistas teriam, também segundo as notícias provenientes de Espanha, o Sporting, que o seguia com atenção.

Muito cobiçado nos últimos tempos por vários clubes de topo, incluindo Barcelona e Arsenal, Sarabia, um jogador rápido e com boa técnica individual, também poderia ter ingressado no Benfica aquando da transferência de Di María para os merengues, mas a verdade é que apenas Rodrigo e Alípio, este para a equipa júnior, foram incluídos no negócio. Face a este assédio, os madridistas renovaram-lhe, em Julho, o contrato até 2013. Agora querem ver como evoluirá este produto da cantera.

O extremo espanhol estava a jogar no Castilla - disputa a II Divisão B espanhola -, a segunda equipa do Real Madrid, onde evoluem os mais jovens valores formados na cantera. O Braga surge agora a Sarabia como a hipótese de disputar a Liga dos Campeões caso os arsenalistas garantam o apuramento para os oitavos-de-final da competição. Crescer como jogador é, pois, o propósito deste internacional jovem espanhol em Braga. Aliás, a derrota humilhante imposta pelos bracarenses ao Sevilha (4-3), com uma exibição de luxo e consequente apuramento para a fase de grupos da Champions, terá pesado na decisão do jogador de aceitar o convite do clube presidido por António Salvador.

Como extremo ou médio-interior-esquerdo, Pablo Sarabia é apontado como um dos futuros internacionais A de Espanha, campeã do mundo em título, e já uma certeza nas selecções jovens, tendo sido terceiro classificado no Mundial Sub-17, em 2009. A contratação da jovem promessa espanhola, que impressionou José Mourinho, vem reforçar a ala esquerda do ataque bracarense.

NOME

PABLO SARABIA GARCÍA

IDADE 18 anos (11/05/1992)

ALTURA 1,76 m

PESO 72 kg

POSIÇÃO extremo-esquerdo

CLUBES Real Madrid/Castilla

(2004 a 2010), Boadilla (2000 a 2003) JOGOS E GOLOS EM 2009 PELO CASTILLA 16/3

INTERNACIONALIZAÇÕES E GOLOS 28/9


Mourinho impressionado chamou-o aos treinos


Não se pense que José Mourinho, treinador do Real Madrid, está apenas atento às estrelas do plantel principal do clube. Mal se vinculou ao Real Madrid, e ainda de férias em Portugal, o técnico luso visionou vários DVD de jogadores da cantera merengue, pedindo informações sobre os atletas a Aitor Karanka, da sua equipa técnica. Pablo Sarabia foi um dos atletas em questão, pois José Mourinho não ficou alheio às qualidades técnicas do jovem internacional espanhol. No início da pré-temporada, El Especial debateu-se com várias ausências no plantel, fruto das chamadas de quase todos os seus craques ao Mundial'2010, realizado na África do Sul. Na altura recorreu à cantera para ter jogadores, e Sarabia lá estava.


Adeptos merengues contra a cedência

Em Espanha como em Portugal, as votações online nos sítios da Internet já se institucionalizaram. No sítio www.defensacentral.com, um dos mais visitados pelos adeptos do Real Madrid, os cibernautas deram um voto de confiança às qualidades de Sarabia. À pergunta "Que lhe parece o empréstimo de Sarabia ao Braga?", as respostas negativas foram esmagadoras. A cedência do jovem extremo-esquerdo, já uma das grandes figuras das selecções jovens que Iñaki Saez, antigo seleccionador, já considerou ser "o futuro da Roja" (a selecção principal de Espanha), recebeu, imediatamente, 67% por cento de respostas desfavoráveis , definindo como "mal" ou "muito mal" a sua saída para o Braga. Ficar com o plantel de José Mourinho era naturalmente o desejo de Sarabia, que, ao mesmo sítio, não escondera esse grande sonho: "Oxalá o Mourinho me chame para a primeira equipa."


Rodrigo foi ex-colega

Os clubes portugueses começaram a apostar forte em jovens valores do futebol espanhol. Rodrigo, também ele jogador do Real Madrid que actuava no Castilla, chegou ao Benfica envolvido no negócio de Di María. No entanto, Sarabia não se cruzará com o ex-companheiro de equipa no campeonato português, já que este foi cedido ao Bolton.



Mossoró foi o mais caro

A Imprensa espanhola avançou ontem que a saída de Sarabia para o Braga custaria três milhões de euros, valor proibitivo para o Braga, mesmo com o encaixe financeiro da presença na fase de grupos da Champions. A verdade é que o espanhol chegará por empréstimo do Real. Mossoró, que custou 700 mil euros, continua a ser a maior "loucura".



Operação Dragão tem início amanhã

O Braga começa amanhã, às 10h00, a preparar a deslocação ao Estádio do Dragão, terreno em que na época passada foi cilindrado por 5-1, interrompendo uma série de nove jogos do campeonato sem conhecer a derrota. O primeiro treino da semana será à porta aberta, e os adeptos bracarenses poderão acompanhar o trabalho dos seus ídolos.

A deslocação ao terreno do FC Porto é de elevado grau de dificuldade, certeza que fica sublinhada pela estatística. O Braga actuou 54 vezes em casa dos portistas e não costuma ter boas recordações. Para além da pesada derrota da temporada transacta, os arsenalistas somaram mais 43 desaires. Nos restantes jogos, verificaram-se sete empates e apenas três triunfos bracarenses. O último aconteceu em 2005, quando João Tomás, que bisou, e Wender apontaram os golos da vitória por 3-1. No ano seguinte, os arsenalistas voltaram a somar pontos - o último no Dragão - graças a um empate a uma bola. No total, as duas equipas defrontaram-se para o campeonato em 108 ocasiões.



O JOGO

JotaCC

Liderança: Presidente arsenalista é a mente por detrás do sucesso
Salvador: Da Pedreira fez uma mina

O Sp. Braga conseguiu a inédita proeza de qualificar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O feito histórico foi o culminar de sete anos de crescimento sob a batuta de António Salvador, de 39 anos, um desconhecido do mundo do futebol que chegou à Pedreira – como também é conhecido o Estádio Municipal de Braga – em 2003 e teve o condão de a transformar em mina de ouro.

Empresário bem-sucedido no ramo da construção civil e fervoroso adepto de futebol – é sócio do FC Porto há quase 30 anos e um dos favoritos de Pinto da Costa para lhe suceder no Dragão –, António Salvador iniciou a carreira de dirigente desportivo no Bairro Misericórdia, clube dos distritais da Associação de Futebol de Braga, do qual foi presidente em 1995 e 1996. A paixão pela modalidade e o talento para o negócio levaram a que, em finais de 2002, fosse desafiado por um grupo de amigos – entre eles o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado – a candidatar-se à presidência do Sp. Braga. O clube atravessava então um período difícil (nessa época ficou em 14º lugar).

Venceu as eleições e prometeu transformar o 'Arsenal do Minho' num emblema "com dimensão europeia". Quase ninguém o levou a sério – mas sete anos depois os resultados dão-lhe razão. Até 2003, o Sp. Braga tinha feito 22 jogos nas competições europeias. Daí para cá já fez 42. E desde 2004 só por uma vez (2006/2007) não ficou nas primeiras cinco posições da Liga...

António é mesmo Salvador.

NO CORAÇÃO DOS ADEPTOS


O Sp. Braga tem eleições marcadas para Outubro e António Salvador ainda não revelou se é candidato. Domingos Paciência pede que continue, os adeptos... exigem-no. A dúvida mantém--se, embora ninguém acredite que parta devido aos resultados apresentados.





Sporting queria o médio
Sp. Braga assegura Sarabia




O Sp. Braga terá chegado a acordo com o Real Madrid para a cedência de Pablo Sarabia, de 18 anos, que actuava no Castilla, clube-satélite dos merengues. O médio irá reforçar o vice-campeão português em Janeiro.

De acordo com o jornal 'As', os arsenalistas pagaram três milhões de euros pelo jovem, internacional espanhol sub-19, acrescentando que os minhotos ganharam a corrida ao Sporting, outro dos clubes interessados. O Benfica, aquando da venda de Angel Di María (25 milhões de euros), também manifestou interesse no jogador, mas acabou por ficar com Alípio e, posteriormente, Rodrigo (emprestado ao Bolton).

O Real Madrid, no entanto, terá deixado uma cláusula no contrato que lhe dá opção de compra nos primeiros dois anos de ligação de Pablo Sarabia ao Sp. Braga. O médio agradou a José Mourinho nos treinos de pré-temporada que efectuou, mas para a sua posição os blancos têm Özil, Kaká e Cañales, pelo que o jogador tinha poucas hipóteses de jogar.



CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sarabia chega a Braga em Janeiro com estatuto galáctico

Reforço custa três milhões e será o mais caro de sempre do clube minhoto.

Pablo Sarabia fez "perder" a cabeça a Domingos Paciência e António Salvador. O Sporting de Braga conseguiu um princípio de acordo com o Real Madrid para a transferência do jogador para o Minho, em Janeiro, quando reabrir o mercado, a troco de três milhões de euros. Os espanhóis ficam com opção de recompra até 2012.

A confirmar-se este valor, avançado pelo jornal As, Sarabia será o jogador mais caro da história bracarense. Até hoje, o passe de Mossoró foi o que implicou maior investimento por parte da SAD do Sporting de Braga, que em 2008 pagou 700 mil euros ao Marítimo pelo passe do médio brasileiro.

O rigor financeiro sempre foi uma bandeira da presidência de António Salvador, que este Verão investiu apenas 500 mil euros (e assegurou 7,5 milhões com a venda dos passes de Eduardo e Evaldo) no reforço da equipa, que na época passada foi vice-campeã e já este ano garantiu a presença na Liga dos Campeões. O passe de Silvio custou cem mil, Lima foi assegurado por 80 mil e o empréstimo de Luís Aguiar custou 400 mil euros. Todos os outros reforços, como Felipe, Hugo Viana, Custódio, Quim ou Marcos por exemplo, foram garantidos a custo zero.

O extremo-esquerdo espanhol da formação do Real Madrid jogou no Castilla, clube satélite dos merengues, na última temporada. E chegou a ser alvo do Benfica, mas os espanhóis não quiseram incluir o "protegido" de Fiorentino Perez na transferência de Di María.

Também o Sporting tentou a contratação da jovem estrela merengue, mas foi o clube minhoto a levar a melhor numa luta negocial com alguns meses. Sarabia renovou com o Real Madrid até 2013 no mês de Julho depois de uma abordagem do Barcelona e agora muda-se para Braga.

António Salvador quer investir no título nacional ainda este ano, antes de terminar mais um mandato na presidência dos "guerreiros do Minho".


A vez de Sílvio, o lateral que "não sabe jogar mal"

Fábio Coentrão está lesionado (mialgia na coxa direita) e foi dispensado da selecção. Assim, abre-se uma vaga na ala esquerda da defesa. O candidato n.º1 a ocupá-la é uma das mais recentes revelações do futebol luso: Sílvio, o lateral que "não sabe jogar mal".

A citação é de João Eusébio, treinador que levou Sílvio do Odivelas para o Rio Ave, em 2008. De lá para cá, o polivalente lateral (tanto faz o lado esquerdo como o direito), formado no Benfica, saltou para a ribalta da liga portuguesa. Este Verão, transferiu-se para o Sporting de Braga, a semana passada foi chamado à selecção, e na próxima terça-feira pode cumprir a 1.ª internacionalização, na Noruega, devido à falta de Fábio Coentrão (seu antigo colega no Rio Ave).

A outra opção é Miguel Veloso. Mas João Eusébio não tem dúvidas de que Sílvio, de 22 anos, pode render, sem problemas, o vilacondense Coentrão. "Ele é um jogador regular. Será capaz de jogar na selecção como o faz no Braga, o fazia no Rio Ave e o fará um dia num grande clube. O Sílvio não sabe jogar mal", afiança o técnico, em declarações ao DN.

Lembrando que Sílvio "não tem tanto talento" mas é "mais consistente" do que Coentrão, o antigo treinador do Rio Ave elogia o lateral nos moldes em que José Mourinho falou um dia de Paulo Ferreira ( "nunca será o melhor em campo, mas terá sempre nota alta"). Eusébio diz que o lateral "não deslumbra, mas joga sempre ao mais alto nível". E é isso que o pode levar ao onze de Portugal... ao mesmo tempo que Paulo Ferreira acaba de dizer adeus à "equipa das quinas".


DN

JotaCC

Abundância de qualidade para o miolo
APÓS CUSTÓDIO E HUGO VIANA

Domingos Paciência vai ter o problema mais agradável para qualquer treinador: gerir uma crise de abundância de qualidade a meio-campo. A chegada de Custódio e Hugo Viana deu-lhe opções imediatas de respeito, ainda que o trinco oriundo do V. Guimarães não tenha sido inscrito na Liga dos Campeões. A sobrecarga de jogos e o desgaste provocado pelas viagens serão fatores que obrigarão Domingos a planificar minuciosamente os minutos que concederá a cada atleta.

Nessa perspetiva, é interessante estar desde já assente que, a partir de janeiro, o Sp. Braga poderá contar com o tal prodígio do Real Madrid, Pablo Sarabia, um trunfo para jogar tanto na segunda volta da Liga portuguesa como na eventualidade de uma continuidade em prova nas competições europeias. É que, na fase de grupos da Champions, mesmo o 3.º lugar dá como prémio de consolação a transição para a Liga Europa.

Com Vandinho e Salino a liderarem a utilização a meio-campo desde o arranque dos jogos oficiais, com 629 e 540 minutos disputados, agora Domingos já não se pode queixar de falta de recursos. O técnico ganha, inclusivamente, margem para adaptar o seu 4x2x3x1 e dar-lhe variantes mais ajustadas aos desafios que se aproximam (FC Porto e Arsenal).



RECORD

Bruno3429

Sílvio no lugar de Coentrão
MANUEL CASACA/ LUÍS PENA VIEGAS

Sílvio tem à vista a estreia na Selecção Nacional, sendo ele a escolha lógica para ocupar o lugar do lesionado Fábio Coentrão no jogo de terça-feira, em Oslo, frente à Noruega. Novidade nas escolhas de Agostinho Oliveira, o futebolista do Braga é lateral-direito de raiz, mas adapta-se com facilidade ao lado contrário, onde, de resto, actuou durante toda a temporada passada, no Rio Ave. Está a viver um excelente início de época, tendo espantado a Europa com as suas exibições frente ao Sevilha, no play-off da Liga dos Campeões, e até José Mourinho já veio elogiá-lo dizendo que, em Portugal, é ele o jogador que mais o impressiona. Na sexta-feira ficou no banco (jogou Miguel), mas irá render Fábio Coentrão em Oslo, somando assim a sua primeira internacionalização.

O conhecimento que tem da posição e o à-vontade com qualquer dos pés fazem com que seja ele a opção mais avisada de Agostinho Oliveira para o importante jogo contra os noruegueses. Ainda na última jornada da Liga, marcou o golo da vitória do Braga sobre o Marítimo num remate de... pé esquerdo. Só mesmo a inexperiência seria uma desvantagem, mas Sílvio, que tem apenas 22 anos (faz 23 no fim do mês), já mostrou ter personalidade forte e capacidade de gerir as emoções. Aliás, subiu aos poucos na carreira (da III Divisão, no Atlético do Cacém, para a II, no Odivelas, e depois para a Liga, no Rio Ave) e na estreia pelo Braga foi chamado a frio, ao intervalo do primeiro encontro com o Sevilha, não se mostrando minimamente impressionado.


Lesão muscular afasta o dono da posição

Fábio Coentrão dizia no final do encontro com Chipre que acreditava na sua recuperação, prometendo até sacrificar-se para jogar na Noruega, mas ontem de manhã foi dado como irrecuperável e deixou a concentração. "Foi decidido dispensar o atleta face à impossibilidade de recuperação para o jogo frente à Noruega", informava a Federação ao início da tarde. O jovem lateral tem uma "mialgia da região proximal posterior da coxa direita".

Coentrão, que durante o jogo foi assistido e ainda voltou ao relvado, vê assim interrompida uma sequência de cinco encontros oficiais consecutivos como titular da selecção portuguesa (desde o Mundial que o lugar era dele), enquanto cria um problema ao seleccionador interino, que não tem nenhum substituto directo para pôr em campo. Duda, lesionado, ficou fora dos convocados, emergindo assim o estreante Sílvio como a solução mais lógica.

O Jogo

JotaCC

Pérola do Real Madrid, Pablo Sarabia, vai chegar em Janeiro

Bracarenses asseguram Sarabia, um imenso talento da casa branca. O médio, de 18 anos, será cedido, mas fica reservada a opção de compra.

Meio mundo atrás de Pablo Sarabia e o esquerdino do Real Madrid, que joga na equipa B, o Castilla, está apontado ao Sp. Braga na reabertura do mercado, em Janeiro.

O jovem jogador, que no mês passado renovou contrato com o Real Madrid até 2013 face ao assédio movido pelo Barcelona, está praticamente garantido no plantel de Domingos Paciência a partir de Janeiro, com o clube bracarense a ficar habilitado a exercer a opção de compra findo o prazo de empréstimo.

Sarabia é um talento emergente do futebol espanhol, internacional em quatro categorias nos escalões de formação, e a sua entrada no quadros do Sporting de Braga começou a ser negociada no dia do sorteio para o quadro principal da Liga dos Campeões, que se realizou no Mónaco no dia 26 de Agosto.

Os primeiros contactos foram realizados dentro do maior secretismo, uma vez que o esquerdino era também perseguido pelo Arsenal, treinado por Arsène Wenger, um dedicado especialista na área da formação, personalidade sempre atenta aos novos talentos. Ao que tudo indica, os bracarenses adiantaram-se na corrida face aos bons contactos entretanto estabelecidos com o Real Madrid.

A imprensa espanhola de ontem relatava que Pablo Sarabia chegaria a Braga vendido pelo Real Madrid a troco de três milhões de euros, mas essa informação não corresponde à verdade, os bracarenses de forma alguma equacionam a compra de um jogador por esses valores.


A BOLA